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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: Miguel em Abril 23, 2006, 12:51:15 pm

Título: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Miguel em Abril 23, 2006, 12:51:15 pm
caros amigos aqui vai um documento dos ENVC, sobre as novas LFC

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg20.imageshack.us%2Fimg20%2F6088%2Fsanstitre22jj.th.jpg&hash=3c35d3ee2bc5a596fd847cae31b87046) (http://http)

Vou colocar aqui também sobre os NPO e NCP, e em breve sobre o NAVPOL :arrow: Excelente a lancha de assalto rapido da LFC com metralhadoras de 7,62 :twisted:
Título:
Enviado por: pedro em Abril 23, 2006, 01:02:04 pm
Um excelente projecto e ate poderia ser exportado.
Cumprimentos :lol:
Título:
Enviado por: Luso em Abril 24, 2006, 11:19:17 am
Já agora, quantos calibres de canhões ligeiros automáticos existem ou existirão em Portugal?
Esta pergunta vem a propósito da peça de 20mm e da sua aparente obsolescência...
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Abril 25, 2006, 12:26:37 am
Do site dos ENVC:

Lanchas de Patrulha Costeira


      Tarefas principais a desempenhar :

Patrulhar, vigiar e fiscalizar, no exercício da autoridade do Estado, o espaço marítimo sob jurisdição nacional, na área normal de operação, bem como de apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho;
Executar operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da Busca e Salvamento no Mar (SAR), de colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima, e de cooperar nas acções decorrentes da promulgação do estado de sítio e de emergência, devendo ainda executar acções de colaboração no socorro e na assistência em situação de catástrofe, calamidade ou acidente;
Colaborar na patrulha das águas territoriais e áreas críticas, incluindo acções que visem a manutenção da liberdade de utilização das águas e dos portos nacionais, bem como efectuar transporte e projecção de forças de operações especiais, com a capacidade de projectar uma Lancha de Assalto Rápida (LAR).

 



 
ENVC - LFC
Classificação - Regras High Speed Light Craft (HSLC) da DNV  - 1A1 LC PATROL RPOR E0 NV HMON ICS
   
Dimensões Principais  
Comprimento Total . . . . . . . . . . . . . .59,9m
Comprimento entre Perpendiculares. . 55,8m
Boca Máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9,9m
Boca na imersão de projecto . . . . . . .9,3m
Imersão de projecto . . . . . . . . . . . . .2,7m
Pontal AR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,0m
Pontal MN/AV . . . . . . . . . . . . . . . . . .7,65m
Deslocamento Leve . . . . . . . . . . . . . 640 ton
Deslocamento Projecto . . . . . . . . . . .690 ton
 
Outras Características:  
- Casco disporá de uma Tolda corrida e livre de bordo a bordo com um comprimento de 13 m
   por 5,0 m acima da linha base;
- Castelo com um comprimento de 14 m e com 7 m de altura acima da linha base;
- Superestrutura constituída por 2 níveis: 1.º Nível com um comprimento de 34 m e com 9,5 m de largura,
   2.º Nível com um comprimento de 13 m e 9 m de largura.
       
Alojamentos:
5 Oficiais – 3 alojamentos
6 Sargentos – 2 alojamentos
16 Praças – 4 alojamentos
   
Propulsão:
4 Motores Diesel de 9400 KW;
2 Linha de Veios de hélices de passo variável e reversível;
2 Hélices de passo variável com diâmetros de 2 m;
2 Caixas redutoras.
   
Instalação Eléctrica:
2 Grupos electrogéneos de 400 KW cada;
1 Grupo electrogéneo de emergência de 200 KW;
1 Quadro eléctrico principal;
1 Quadro eléctrico de emergência.
   
Perfil de Operação:
Velocidade inferior a 14 nós     30%
Velocidade entre 14 e 15 nós . 50%
Velocidade entre 15 e 20 nós . 10%
Velocidade máxima mantida    10%
 
Velocidade:
Velocidade máxima mantida . . . . . . . 25 nós
Velocidade de cruzeiro / operação . . 14 – 15 nós
Velocidade mínima mantida . . . . . . . .<2 nós
Velocidade máxima a ré . . . . . . . . . .>6 nós
     

Autonomia:
Combustível . . . . .  (3360 milhas). . .10 dias / 14 nós
Cap. Víveres . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 dias para 27 pessoas
     

Tempo de Missão:
Podem permanecer em missão no mar por períodos até 10 dias.
       
Sistemas e Serviços de Informação instalados:
Principais:
Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (SIGP);
Sistema Integrado de Navegação (SIN);
Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (SICC).
Sistemas e Serviços de Informação:
Serviços básicos de rede, incluindo correio electrónico, serviços Web, serviços de directoria e de escritório electrónico;
Serviços de segurança da informação;
Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca (SIFICAP);
Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
Electronic Chart Display and Information System (ECDIS);
Web Information Services Environment (WISE);
Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast)
Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha).
     
 
Armamento:
uma peça de 20 mm, a vante da Ponte, com possibilidade de associação a uma direcção de tiro.
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Abril 25, 2006, 12:35:36 am
aqui vai uma imagem(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.envc.pt%2Fmarinha%2Flfc%2FLFC_edg_75.jpg&hash=63c0aa452112b1e2e79ad33af6ddfbd7)
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 25, 2006, 11:17:09 am
Quantas estão previstas e para quando?
Título:
Enviado por: Miguel em Abril 25, 2006, 05:36:47 pm
Citação de: "Lancero"
Quantas estão previstas e para quando?


5 unidades
Título:
Enviado por: antoninho em Abril 25, 2006, 10:06:05 pm
para quando? para as calendas se nem os npo saiem, ainda não percebi este ano eram os patrulhas e depois os ncp então os motores destes não estariam para chegar e porque não mterem-nos nos npo e os destes depois nos ncp...
Título:
Enviado por: Shar[K] em Maio 28, 2006, 12:13:31 am
Citar
A quantos Km é equivalente 1 nó?

Penso que 1nó = 1.6kph

Tenho uma duvida se é 1.6 ou 1.8 mas acho que é 1.6
Título:
Enviado por: emarques em Maio 28, 2006, 12:39:50 am
Citação de: "Shar[K
"]
Citar
A quantos Km é equivalente 1 nó?
Penso que 1nó = 1.6kph

Tenho uma duvida se é 1.6 ou 1.8 mas acho que é 1.6

1 nó = 1 milha marítima/hora.
1 milha marítima: 1852 m
Título:
Enviado por: TaGOs em Outubro 30, 2006, 03:12:10 pm
Citar
Vou colocar aqui também sobre os NPO e NCP, e em breve sobre o NAVPOL Wink


Caro Miguel para quando os projectos dos outros navios?  

Cumprimentos
Título: 5, 8 ou 3 ???
Enviado por: paraquedista em Outubro 31, 2006, 03:36:40 am
Quando se falou na Aquisicao das fragatas Holandesas foi referido que o numero de Patrulhas Oceanicos seria reduzido em 2 unidades (de 10 passaram a 8) e que se iriam adquirir mais 3 Patrulhas de Costa...

Fiquei sem saber se a encomenda inicial dos 5 LFC, passa a 8 ou se serao apenas 3...

Sera que alguem sabe mais sobre isto.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 31, 2006, 03:12:36 pm
Julgo que o programa as 5 LCF se mantém, mas ninguem sabe ao certo para que datas, já que a avaliar pelo que se passa com os NPO's, com pelo menos 2 anos de atraso relativamete ao inicialmete apresentado, muitas dúvidas se colocam.

O que se refere a "patrulhas de costa", acho que serão pequenas lanchas a serem construidas, provavelmente noutros estaleiros (Alfeite?)
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 31, 2006, 03:14:24 pm
Citar
Fiquei sem saber se a encomenda inicial dos 5 LFC, passa a 8 ou se serao apenas 3...

Sera que alguem sabe mais sobre isto.


Em princípio o que foi dado a entender, é que passariam a ser 8 LFC, já que de inicio estavam programados 5.
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 31, 2006, 03:36:08 pm
Citação de: "luis filipe silva"
Citar
Fiquei sem saber se a encomenda inicial dos 5 LFC, passa a 8 ou se serao apenas 3...

Sera que alguem sabe mais sobre isto.

Em princípio o que foi dado a entender, é que passariam a ser 8 LFC, já que de inicio estavam programados 5.


De certeza?

Eu li foi que os NPO passavam de 10 para 8 para "ajuda" á aquisição das KD.

Pensei que as LFC continuavam a ser 5
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 31, 2006, 03:36:52 pm
Citar
Em princípio o que foi dado a entender, é que passariam a ser 8 LFC, já que de inicio estavam programados 5.


Se assim for, tanto melhor. :?

Dado que as corvetas exigem maior tripulação, temos homens para 10 navios.  Uma decisão destas, constrangida por problemas circunstanciais de dinheiro não comprometerá o futuro?
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 31, 2006, 05:16:48 pm
Citar
Actualmente temos 7 corvetas operacionais das duas classes e sabe-se que a Marinha faz milagres para cumprir as missões que tem a seu cargo na maior ZEE da União Europeia com 7 unidades, obrigando-a uma enorme flexiblidade de uso.
Como já tenho referido diversas vezes, a Marinha não fiscaliza toda essa enorme zona. Nem fiscalizará, a menos que um dia um navio de prospecção de petróleo ou qualquer minério, seja avistado em operação.
As zonas de pesca resumem-se a uns quantos "bancos de pesca" em águas menos profundas, e esses sim são "às vezes" fiscalizados
pela Armada.


Citar
Mas serão 8 navios suficientes?  

Dado que as corvetas exigem maior tripulação, temos homens para 10 navios. Uma decisão destas, constrangida por problemas circunstanciais de dinheiro não comprometerá o futuro?

Será que não percebi? ou vai querer mandar fazer patrulhas até os "encher" com as guarnições das corvetas?

Eu sempre achei que o número devia ser de 8, pois fariam 2 serviço nos Açores (e quase que lhe garanto que serão só dois), e o resto no Continente. Para a Madeira irão 2 LFC.

A Armada tem de reduzir no pessoal em excesso onde puder.
Título:
Enviado por: LM em Novembro 22, 2007, 03:15:33 pm
Uma questão de alguem que nem "marinheiro de água doce" pode ser chamado...

Uma LFC poderia, em termos nauticos e operacionais, actuar junto à costa da Guiné-Bissau e ter como apoio Cabo Verde? De quanto em quanto tempo teria que voltar a Cabo Verde e da zona para Lisboa?

Atenção que não é questão politica, é apenas tentar entender autonomia / raio de acção / comportamento no mar de uma embarcação com estas caracteristicas...
Título:
Enviado por: nelson38899 em Novembro 22, 2007, 03:31:57 pm
boas

Autonomia:
Combustível . . . . .  (3360 milhas). . .10 dias / 14 nós
Cap. Víveres . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 dias para 27 pessoas
   
Tempo de Missão:
Podem permanecer em missão no mar por períodos até 10 dias

www.envc.pt (http://www.envc.pt)

Cump.
Título:
Enviado por: LM em Novembro 22, 2007, 03:40:17 pm
Agradeço a informação dos 10 dias, mas alguem tem mais detalhes...? Em média ao fim de quanto tempo tem que ter uma "revisão" que obrigue a voltar a em Lisboa?

Pode, em qualquer altura do ano, fazer de 10 em 10 dias o percurso GB-CV? E CV-Lx?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Novembro 22, 2007, 04:52:27 pm
boas

O objectivo destas lanchas é de patrulha costeira e não de alto mar, por isso não sei se estará apta a esse tipo de percurso. Para fazer esse percurso acho que os NPO seriam mais aconcelhados, pois foram construidos para aguentar as marés do atlantico norte. Caso esteja errado gostava que me corrigissem.



Cump.
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Novembro 22, 2007, 04:53:50 pm
LM escreveu:
Citar
Agradeço a informação dos 10 dias, mas alguem tem mais detalhes...? Em média ao fim de quanto tempo tem que ter uma "revisão" que obrigue a voltar a em Lisboa?
Dois anos.

Citar
Pode, em qualquer altura do ano, fazer de 10 em 10 dias o percurso GB-CV? E CV-Lx?

Pode, mas não vejo o porquê de uma viagem tão longa e dispendiosa de 10 em 10 dias. Até porque entre ida e volta era capaz de gastar os dez dias só nas viagens.

Os navios fazem uma comissão de dois ou três meses, e permanecem na zona atribuida, parando para abastecer e descansar as tripulações.
Título:
Enviado por: zocuni em Novembro 22, 2007, 10:16:48 pm
Citação de: "luis filipe silva"
Eu sempre achei que o número devia ser de 8, pois fariam 2 serviço nos Açores (e quase que lhe garanto que serão só dois), e o resto no Continente. Para a Madeira irão 2 LFC.

A Armada tem de reduzir no pessoal em excesso onde puder.


Tudo bem,Luis Filipe Silva

Existe algum critério técnico para se abdicar de um NPO no Arquipélago da Madeira.Será que não seria necessário?Desculpe minhas indagações de leigo,confesso que não entendi.

Abraços,
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 22, 2007, 10:43:16 pm
Correndo o risco de dizer grandes disparates, penso que tem a ver com as condições do mar, nomeadamente com a ondulação. Na Madeira e na Costa Sul do Continente (Algarve) as ondas são normalmente de menor dimensão, podendo "dispensar-se" o NPO, em oposição ao Açores e à Costa Ocidental do Continente... :?
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Novembro 23, 2007, 01:25:50 am
Pereira Marques escreveu:
Citar
Correndo o risco de dizer grandes disparates, penso que tem a ver com as condições do mar, nomeadamente com a ondulação. Na Madeira e na Costa Sul do Continente (Algarve) as ondas são normalmente de menor dimensão, podendo "dispensar-se" o NPO, em oposição ao Açores e à Costa Ocidental do Continente...

Tem toda a razão amigo!....
Título:
Enviado por: zocuni em Novembro 23, 2007, 01:35:19 am
Sendo assim,tudo bem.Obrigado pelo esclarecimento técnico.

Abraços,
Título:
Enviado por: antoninho em Novembro 23, 2007, 11:07:21 am
Segundo me apercebi o que poderá levar os NPO para águas da Madeira será a imigração clandestina vinda da costa africana, ou seja quando as Canárias já não forem opção para estes, devido ao aumento da vigilância nessa zona. Aí será de todo o interesse ter NPO a vigiar o corredor Madeira, Algarve....
Título:
Enviado por: nelson38899 em Novembro 23, 2007, 11:29:46 am
Citação de: "antoninho"
Segundo me apercebi o que poderá levar os NPO para águas da Madeira será a imigração clandestina vinda da costa africana, ou seja quando as Canárias já não forem opção para estes, devido ao aumento da vigilância nessa zona. Aí será de todo o interesse ter NPO a vigiar o corredor Madeira, Algarve....


Boas

Alem da fluxo de emigrantes á que ter em conta, a fluxo clandestino dos f18 espanhois pelas ilhas selvagens. :twisted:

Cump,
Título:
Enviado por: LM em Novembro 23, 2007, 11:47:41 am
Obrigada pelas respostas - de facto o meu exemplo (patrulha na costa da GB e base em CV) não teve grande lógica... mas uma muito pequena estrutura logísitica em Bissau e estava resolvido o problema...

E sobre o "transito" de uma embarcação (lancha costeira...) entre Lx e CV e GB...? Teria condicionalismos impostos pelas condições da estação do ano? Ou basta, tendo em conta as previsões diárias, arribar em caso de possíveis problemas? E, em um mar do tipo Algarve - Marrocos, qual a distancia de afastamento da costa para uma patrulha "normal"?

Como já disse, devido à minha condição de aspirante a "marinheiro de água doce", só queria ter uma ideia das "capacidades de navegação" deste tipo de embarcação...
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Novembro 23, 2007, 02:59:41 pm
LM escreveu:
Citar
Obrigada pelas respostas - de facto o meu exemplo (patrulha na costa da GB e base em CV) não teve grande lógica... mas uma muito pequena estrutura logísitica em Bissau e estava resolvido o problema...
A estructura de apoio será sempre em Cabo Verde que é um país estável, ou no Senegal.

Citar
E sobre o "transito" de uma embarcação (lancha costeira...) entre Lx e CV e GB...? Teria condicionalismos impostos pelas condições da estação do ano? Ou basta, tendo em conta as previsões diárias, arribar em caso de possíveis problemas? E, em um mar do tipo Algarve - Marrocos, qual a distancia de afastamento da costa para uma patrulha "normal"?

Não sei qual a relevância da distância da costa. Hoje há GPS e inúmeros meios de orientação. Será que o amigo LM parou no tempo das caravelas?? :?

Caro LM. Um navo de 600 toneladas não tem grandes limitações em fazer uma viagem até à Guiné. Muitas traineiras muito mais pquenas fizeram a viagem entre Angola e Portugal, e deslocavam 30 toneladas.
Título:
Enviado por: LM em Novembro 23, 2007, 03:30:21 pm
Citar
Não sei qual a relevância da distância da costa. Hoje há GPS e inúmeros meios de orientação. Será que o amigo LM parou no tempo das caravelas??


Não, simplesmente julgava (errado, pelos vistos) que perto da costa o mar é mais calmo... a duvida nada tinha a ver com orientação.

Mas a segunda parte da sua resposta já me retirou as dúvidas, obrigado  :wink:
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Novembro 23, 2007, 03:45:08 pm
Citar
Não, simplesmente julgava (errado, pelos vistos) que perto da costa o mar é mais calmo... a duvida nada tinha a ver com orientação.

Não, não está errado. É de facto mais calmo, mas temos que respeitar o mar territorial dos países por onde se navega que é de doze milhas.
Título:
Enviado por: LM em Setembro 30, 2008, 11:33:47 pm
Tendo em conta o NPO até tenho medo de perguntar... mas qual a situação das LFC...? Já há datas, contracto, verba...?
Título:
Enviado por: JQT em Setembro 30, 2008, 11:45:53 pm
Caro LM: Non, rien de rien...

Está tudo encalhado com os NPO, incluindo o Navpol. O investimento anunciado na recuperação da capacidade de construção do Arsenal do Alfeite aponta para uma eventual mudança de estaleiro construtor, já que a Marinha não se entende com os ENVC.

O que está visto é que o actual governo não está motivado para resolver este assunto. Provavelmente vai sobrar para o próximo.

JQT
Título:
Enviado por: LM em Outubro 02, 2008, 11:13:39 am
Citação de: "JQT"
Caro LM: Non, rien de rien...

Está tudo encalhado com os NPO, incluindo o Navpol. O investimento anunciado na recuperação da capacidade de construção do Arsenal do Alfeite aponta para uma eventual mudança de estaleiro construtor, já que a Marinha não se entende com os ENVC.
JQT


Obrigado pela resposta. Confesso uma grande curiosidade em saber um dia o que diabo aconteceu neste processo dos NPO e as consequencias nas relações entre os ENCV e a Marinha... duvido que seja problema politico (salvo a falta de acção em colocar ordem) e/ou de falta de verbas, deve ser algo mais complicado: erro projecto, erro construção, tentativas de alteração projecto durante construção,... e surpreso por não haver informações "não-oficiais" a circular.
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 02, 2008, 11:35:49 am
Caro LM

quanto quer apostar que NUNCA se saberá, pois encobrem-se todos uns aos outros e , como tradição cá no burgo, a culpa morrerá solteira :?:
Título:
Enviado por: jmg em Outubro 02, 2008, 06:11:31 pm
Citação de: "P44"
Caro LM

quanto quer apostar que NUNCA se saberá, pois encobrem-se todos uns aos outros e , como tradição cá no burgo, a culpa morrerá solteira :?:


No meio de algumas boas decisões acho que o Sr Paulo Portas falhou na aposta com os ENVC.
Alguém por acaso me sabe explicar esta preferência em detrimento do Arsenal do Alfeite ou da Lisnave?
Título:
Enviado por: JQT em Outubro 02, 2008, 07:13:04 pm
Citação de: "jmg"
No meio de algumas boas decisões acho que o Sr Paulo Portas falhou na aposta com os ENVC.
Alguém por acaso me sabe explicar esta preferência em detrimento do Arsenal do Alfeite ou da Lisnave?


Não é bem assim. Vejamos, o programa tal qual foi idealizado pela Marinha era de:

1. A Marinha projectar os navios e contruir o primeiro (que serviria de protótipo) no AA.
2. Os ENVC e os EN do Mondego construirem os restantes, depois de tudo acertado com a experiência do primeiro navio.

Isto era o correcto e que servia para revitalizar a indústria naval ao mesmo tempo que a Marinha tinha a liderança do projecto e obtinha exactamente o que pretendia. Foi assim que o programa foi lançado ainda no governo Guterres I, e foi assinado o protocolo entre os três estaleiros. Mas eis que, passado algum tempo, saí um despacho do Secretário de Estado da D.N. que altera tudo, excluindo os ENM e o AA e passando os ENVC a comandarem as operações. Obviamente que houve aqui influência dos ENVC, e isto a não foi alheia a intenção desse governo de privatizar os estaleiros (depois de num primeiro momento querê-los pura e simplesmente fechar, tal como queria com as OGMA). Com o programa das construções militares, os ENVC revitalizavam-se e incorporavam alguma tecnologia militar. Simplesmente, a Marinha passou à condição de cliente/parceira menor, ou se quisermos, parceira menor que por acaso é quem vai ficar com os navios.

E aqui é que falhou Paulo Portas, ao ter alinhado nisto provavelmente entusiasmado com a conversa dos ENVC em revitalizar os estaleiros, e de haver interesse no estrangeiro. À boa maneira das empresas portuguesas, por tudo e por nada os ENVC anunciavam a toda a gente que as marinhas de Marrocos, Argélia, Argentina, Tunísia, Indonésia estavam interessadas, como se os contratos já estivessem garantidos. Show off.

Os ENVC passaram a ser responsáveis pelo projecto (que já estava muito adiantado pela Marinha), no qual mandavam mais que o cliente. E depois acontecem coisas como a Marinha querer motores MTU e os ENVC comprarem Wartsila, ou começarem a construir e montar os blocos dos navios sem estarem totalmente apetrechados contrariamente ao previsto, até porque o projecto não estava concluído, de maneira a se terem cascos a flutuar (para a fotografia) o mais depressa possível. E isto com a concordância do Ministério da Defesa, que fez com que as verbas dos dois NPO há muito que já tenham sido transferidas para os ENVC; ou seja os navios já estão pagos apesar de não terem sido aceites pelo cliente. E os ENVC já começaram a gastar a verba dos NCP, comprando os motores, à revelia da Marinha.

Nem vale a pena dizer que construir logo dois protótipos, duplicando os possíveis erros, e não estando o projecto concluído, é um disparate completo.

A Marinha também terá as suas responsabilidades, mas os ENVC não se têm comportado nada bem.

Como já antes disse aqui: os problemas começam no facto de todas as entidades envolvidas pertencerem ao Estado. E assim surgem os interesses das várias burocracias, os interesses políticos e nunca se consegue um relacionamento normal cliente-fornecedor. Em condições racionais, o facto de um estaleiro do estado fornecer a Marinha teria todas as condições para funcionar. Mas estamos a falar do Estado Português: é um caso perdido de incapacidade e de incompetência inerentes.
Título:
Enviado por: LM em Outubro 02, 2008, 10:00:18 pm
Caro JQT excelente lançar de luz neste caso tão "escuro"! Devia ser colocado também no tópico NPO para futura referencia das gerações.

Um aparte: o AA teria/ tem capacidade de construir um navio "protótipo" do "porte" do NPO sem investimentos avultados?
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 03, 2008, 08:46:51 am
Citação de: "jmg"
Citação de: "P44"
Caro LM

quanto quer apostar que NUNCA se saberá, pois encobrem-se todos uns aos outros e , como tradição cá no burgo, a culpa morrerá solteira :?:

No meio de algumas boas decisões acho que o Sr Paulo Portas falhou na aposta com os ENVC.
Alguém por acaso me sabe explicar esta preferência em detrimento do Arsenal do Alfeite ou da Lisnave?


favorecimentos politicos...entre outras coisas
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 03, 2008, 08:50:53 am
Citação de: "LM"
Caro JQT excelente lançar de luz neste caso tão "escuro"! Devia ser colocado também no tópico NPO para futura referencia das gerações.

Um aparte: o AA teria/ tem capacidade de construir um navio "protótipo" do "porte" do NPO sem investimentos avultados?


pior do que o que os ENVC fizeram é dificil... :roll: e o AA tem mil vezes mais experiencia em construir navios para a Armada (nomeadamente navios patrulha, hidrográficos, lanchas de desembarque, navio balizador) do que os ENVC, que até á data o único navio de guerra que alguma vez construiu foi a "Alm Magalhães Correia" da malfada classe Alm Pereira da Silva
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 03, 2008, 11:15:18 am
P 44 escreveu:
Citar
que até á data o único navio de guerra que alguma vez construiu foi a "Alm Magalhães Correia" da malfada classe Alm Pereira da Silva

Então e os outros? Os patrulha da classe Maio, as LFG da classe Argos?Quando é para denegrir, até a memória nos falha!... Claro que eu TAMBÈM sou a favor do Arsenal, mas não confundamosas coisas. Os NPO foram desenhados pela Armada, em colaboração com uma empresa alemã, e não pelos ENVC.
Título:
Enviado por: JQT em Outubro 03, 2008, 09:09:38 pm
Citação de: "LM"
Caro JQT excelente lançar de luz neste caso tão "escuro"! Devia ser colocado também no tópico NPO para futura referencia das gerações.

Obrigado! :)

Citar
Um aparte: o AA teria/ tem capacidade de construir um navio "protótipo" do "porte" do NPO sem investimentos avultados?


Penso que sim, teoricamente. Digo isto porque, apesar de as carreiras de construção precisarem de recuperação/reconstrução (o que está previsto no processo de investimento no AA), existe sempre um plano inclinado e uma doca sêca disponíveis. Só que usá-los provavelmente comprometeria a normal actividade de manutenção da esquadra. Uma alternativa seria a montagem dos navios (construídos em blocos feitos no AA) noutro estaleiro (Navalrocha, em Lisboa, por exemplo).

Quanto à capacidade técnica do AA em construir navios militares, é suposto estar intacta, até porque na actividade de manutenção por vezes acaba-se por fazer construção (reparação, modificação). Mas também aqui devemos ter em mente que, por muitos pergaminhos que tenha, o AA nunca construíu um contratorpedeiro, fragata ou corveta. Construíu navios de patrulha, mas mesmo isso foi há 40 anos. Desde então apenas a LDG Bacamarte, um ferry, as lanchas de patrulha costeira e fluvial, e com armamento limitado a 20mm. Eu acredito que o AA conseguisse construir um NPO (mais para mais, este modelo de NPO), em tempo útil, mas provavelmente teria de fazer alguns exercícios de aquecimento, para compensar a falta de prática.

Recordo que, por exemplo, o Reino Unido perdeu a capacidade de construir navios de cruzeiro de forma eficiente e competitiva em apenas duas décadas em que os seus estaleiros não construíram nada (anos 70 e 80). Aqui é diferente, até porque não está em causa construir noutro lugar, mas os anos passam, os funcionários também e nem sempre a experiência é transmitida capazmente, sobretudo se não houver oportunidades de a colocar em prática.

P44: os ENVC não têm tido oportunidade de construir navios, mas não têm parado de construir navios civis (e o NPO não é exigente de construir), alguns deles nada básicos (nomeadamente químicos).

JQT
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 04, 2008, 10:25:52 am
Citação de: "luis filipe silva"
P 44 escreveu:
Citar
que até á data o único navio de guerra que alguma vez construiu foi a "Alm Magalhães Correia" da malfada classe Alm Pereira da Silva
Então e os outros? Os patrulha da classe Maio, as LFG da classe Argos?Quando é para denegrir, até a memória nos falha!... Claro que eu TAMBÈM sou a favor do Arsenal, mas não confundamosas coisas. Os NPO foram desenhados pela Armada, em colaboração com uma empresa alemã, e não pelos ENVC.

OK, não sabia, calma :wink:

mas nem todos foram construidos nos ENVC:
Citar
Fiquei pois muito surpreendido quando vim a saber que os três navios-patrulha que tinham sido construídos em estaleiros franceses, e que chegaram ao Tejo no dia 19 de Janeiro de 1956, tinham recebido os nomes de "Funchal", "Porto Santo" e "S. Nicolau". Quanto aos dois últimos tudo bem, pois tinham-lhes sido atribuídos nomes de ilhas mas o primeiro, porquê baptizá-lo com o nome de uma cidade uma vez que havia ainda disponíveis nomes de várias ilhas portuguesas?

Quando fiquei a saber que os dois navios-patrulha da mesma classe construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram baptizados "Brava" e "Fogo", que o construído nos Estaleiros Navais do Mondego se chamava "Boavista" e os dois construídos no Arsenal do Alfeite tinham recebido os nomes de "Santo Antão" e "Santa Luzia" todos os cinco nomes de ilhas do arquipélago de Cabo Verde,
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... pag33.html (http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_mai2000/pag33.html)

e das 4 Argos - NENHUMA foi construida nos ENVC:
Citar
Lanchas de Fiscalização Rápida
 
Classe "Argos" - Segunda geração
 
Preâmbulo
 
Com a entrega à Marinha da primeira de uma série de 4 Lanchas de Fiscalização Rápida (LFR) da classe "Argos", justifica-se a oportunidade da apresentação dos novos meios navais
 

(...)
O contrato para fornecimento das novas lanchas veio a ser assinado entre a Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa do Ministério da Defesa Nacional (DGAED) e o Arsenal do Alfeite (AA), a 6 de Março de 1998. Por sua vez, o AA subcontratou a construção de 2 das lanchas aos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz. Enquanto a DGAED reteve a gestão administrativa do programa, o controlo administrativo e a gestão técnica foram atribuídos à Direcção de Navios da Marinha (DN).


http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... pag12.html (http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_mai2000/pag12.html)
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 04, 2008, 10:27:11 am
Citar
P44: os ENVC não têm tido oportunidade de construir navios, mas não têm parado de construir navios civis (e o NPO não é exigente de construir), alguns deles nada básicos (nomeadamente químicos).

JQT


^Plenamente de acordo, daí o facto de esta novela ser AINDA MAIS escandalosa!
Título:
Enviado por: jmg em Outubro 04, 2008, 11:46:17 am
Citação de: "P44"
Citar
P44: os ENVC não têm tido oportunidade de construir navios, mas não têm parado de construir navios civis (e o NPO não é exigente de construir), alguns deles nada básicos (nomeadamente químicos).

JQT

^Plenamente de acordo, daí o facto de esta novela ser AINDA MAIS escandalosa!


A marinha também é culpada por não colocar alguma pressão neste processo.
Título:
Enviado por: LM em Outubro 04, 2008, 11:55:50 am
Da explicação do JQT deduzo que grande parte da culpa desta trapalhada ridicula é o projecto não definir quem "manda", quais os direitos/deveres do cliente e do fornecedor, agravado pelo facto do dono ser o mesmo e fraco a responsabilizar - pode haver alguma incapacidade tecnica e/ou erros de ambas as partes, mas ficam no limbo do problema inicial.

Esta frase talvez mostre uma solução?:
"o AA subcontratou a construção de 2 das lanchas aos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz. Enquanto a DGAED reteve a gestão administrativa do programa, o controlo administrativo e a gestão técnica foram atribuídos à Direcção de Navios da Marinha (DN)."
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 06, 2008, 10:04:18 pm
P 44 escreveu:
Citar
e das 4 Argos - NENHUMA foi construida nos ENVC:

Não são 4 foram 10.
http://www.envc.pt/ (http://www.envc.pt/)
Ver no portfolio, lanchas de navegação fluvial.
Destas 10, quatro foram construídas nos ENVC. Quando se quer denegrir, existe a desinformação, ou a omissão de dados concretos.
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 07, 2008, 08:06:56 am
Oh Luis

e que tal acalmar o mau feitio?
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Outubro 07, 2008, 10:57:17 am
Citar
Oh Luis

e que tal acalmar o mau feitio?

Dá-me aí duas Rennies... Uma por ti e outra pelo Benfica :evil:
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 13, 2008, 11:44:49 am
enquanto isto, na Argélia

http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=108533 (http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=108533)

 :roll:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Outubro 13, 2008, 11:48:56 am
fica aqui a foto

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.meretmarine.com%2Fobjets%2F500%2F14602.jpg&hash=d19ac2fe131aa7a5fe14a75c9d5939fc)
Título:
Enviado por: LM em Março 22, 2009, 04:40:16 pm
Para futuro registo deste tópico:
Sol 17Mar09 (http://http)

(...)Em relação às lanchas de fiscalização costeira, que vão substituir os barcos patrulha da classe Cacine, datados de 1970, a primeira será entregue até final de 2012, o segundo par em 2013 e o terceiro par em 2014.

O projecto das lanchas será desenvolvido numa parceria com um estaleiro alemão «muito importante a nível europeu e com muita experiência em navios militares de alta complexidade», o que, segundo Severiano Teixeira, constitui uma «enorme mais-valia» para os ENVC e poderá mesmo abrir novos mercados à empresa.(...)

http://www.esdpa-org.eu/news/mar09/news_0903017.html:

(...)Under a contract signed during the visit, the MoD procurement agency DGAED (Direcção Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa) has ordered five 700 Tonnes coastal patrol vessels called LFC (Lancha de Fiscalização Costeira). The basic design review of the type will be carried by Damen Schelde Naval Shipbuilding under a contract signed by the Dutch company and ENVC SA. The contract cover an option for three more vessels(...)

Agora uma questão: o que temos para oferecer na "parceria" com o estaleiro "Damen Schelde Naval Shipbuilding"? Ou parceria é a maneira de dizer "contratamos o apoio ao projecto e vamos pagar por esse serviço"...?
Título:
Enviado por: antoninho em Março 22, 2009, 08:57:12 pm
Alemães não é????????
E depois os jornalistas é que são distraídos.

http://www.damennaval.com/ (http://www.damennaval.com/)
Título:
Enviado por: Lancero em Março 22, 2009, 10:58:50 pm
Citação de: "LM"
Agora uma questão: o que temos para oferecer na "parceria" com o estaleiro "Damen Schelde Naval Shipbuilding"? Ou parceria é a maneira de dizer "contratamos o apoio ao projecto e vamos pagar por esse serviço"...?


Poderemos ter a oferecer a construção de um NAVPOL
Título:
Enviado por: P44 em Março 23, 2009, 11:29:12 am
Mas a schelde não é Holandesa? o MDN falou dos alemães (!?)

cada vez percebo menos  :shock:
Título:
Enviado por: ShadIntel em Março 23, 2009, 11:54:11 am
Alguém ouviu o próprio MDN falar especificamente em alemães ?
É mesmo um erro do ministro ou poderá ter havido alguma confusão por parte da comunicação social entre Deutshe e Dutch, ou entre o projecto do NPL e o das LFC ?
Título:
Enviado por: P44 em Março 23, 2009, 11:59:27 am
Citação de: "ShadIntel"
Alguém ouviu o próprio MDN falar especificamente em alemães ?
É mesmo um erro do ministro ou poderá ter havido alguma confusão por parte da comunicação social entre Deutshe e Dutch, ou entre o projecto do NPL e o das LFC ?


salvo erro na TV ele falou de Alemães
Título: LFC.
Enviado por: tsahal em Março 23, 2009, 12:41:13 pm
Depois de tudo que foi dito ainda ha malta a debater isso dos estaleiros serem Holandeses ou Alemães!!!! Amanhã serão Chineses quem sabe!

A ver se é desta que isto fica esclarecido! No dia 17, o MDN nunca referiu qualquer empresa Alemã relativamente as LFCs visto que a dois metros dele tavam la responsaveis Holandeses da Royal Schelde a assinar dois contratos relativos às LFCs!

Mt obrigado.
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 23, 2009, 12:51:25 pm
Tsahal escreveu:
Citar
A ver se é desta que isto fica esclarecido! No dia 17, o MDN nunca referiu qualquer empresa Alemã

É verdade... Ele apenas referiu estaleiros de renome internacional, não se referindo a qualquer país.
Título:
Enviado por: P44 em Março 23, 2009, 12:54:59 pm
:(

o pessoal equivocou-se, só isso :?
Título: LFC.
Enviado por: tsahal em Março 23, 2009, 01:09:54 pm
exactamente luis filipe silva!
Título:
Enviado por: LM em Março 23, 2009, 03:09:32 pm
Tendo em conta a "entrada" para o projecto da Royal Schelde:

- é de contar com uma alteração significativa no desenho (exterior) já conhecido?

- se sim, a Royal Schelde tem algum navio parecido já existente que poderá servir de base ao nosso?
Título: LFC.
Enviado por: tsahal em Março 23, 2009, 04:15:30 pm
A Damen vai fazer o BDR da LFC e apoiar a ENVC em diversas areas como por exemplo o procurement. Segundo foi dito, as caracteristicas da LFC que constam do catalogo da embarcação não vão ser alteradas.

Não é preciso ser mt inteligente para ver o que a Damen vai fazer. Um navio é um projecto e antes de ser construido, fazem planos de construção no papel, em pc, formar os tecnicos, ect..... para depois construir. Para construir dentro dos prazos e com qualidade é preciso que a cadeia de abestecimento funcione bem e que a construção seja acompanhada por quem ja construiu dezenas de unidades.

Pelo menos para evitar o mesmo filme do NPO, chegaram a conclusão que é melhor trabalhar em parceria com quem ja anda nisso da construção naval militar ha anos. Os velhos do restelo que não venham agora dizer que o ENVC fez no passado fragatas modernas porque isso foi no passado e hoje em dia a realidade é outra!
Título:
Enviado por: Feinwerkbau em Março 23, 2009, 06:24:22 pm
e talvez seja importante referi

http://www.damennaval.com/nl/main-stream-activities_amphibious-support-ships-%2526-naval-auxiliaries_enforcer-landing-platform-dock.htm
Título: NPL.
Enviado por: tsahal em Março 23, 2009, 06:47:05 pm
Visto que a Damen está na LFC, ja faltava alguem misturar as coisas mas não a Damen por agora n ta envolvida no NPL. Como ja foi dito N vezes aqui, o concurso de construção será feito ao abrigo da revisão da LPM. Qualquer participão de algum empresa antes é mera especulação!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Setembro 22, 2010, 03:48:33 am
UI! este topico ja tam 4 anos!
Onde e que eu ja vi isto! :mrgreen:
reparei que parou precisamente 10 dias depois do MDN assinar o despacho para a aquisiçao das 5 LFC
a saga das LFC´s so agora esta a começar  e eu vou estar atento para que nao se diga tanta barbaridade por falta de conhecimento, como aconteceu no topico dos NPO`s
vamos la arrumar a casa!

Despacho n.º 27717/2009
No quadro da Resolução do Conselho de Ministros n.º 183/2004, de
16 de Novembro, publicada no Diário da República, 1.ª série, de 22 de
Novembro de 2004, foi aprovado um programa estruturado e completo
de aquisição de navios ao longo de 11 anos — o Programa Relativo à
Aquisição de Navios Destinados à Marinha Portuguesa — PRAN.
O PRAN foi adjudicado, mediante ajuste directo, à Estaleiros Navais
de Viana do Castelo, S. A., atendendo à sua aptidão técnica e com vista
a assegurar a uniformidade e continuidade dos fornecimentos iniciados
com os contratos de aquisição de dois navios de patrulha oceânicos e
de dois navios de combate à poluição, celebrados em 15 de Outubro de
2002 e 19 de Maio de 2004, respectivamente.
Em 19 de Dezembro de 2005, foi celebrado um contrato base destinado
a estabelecer, de modo vinculativo entre o MDN e os ENVC, as
bases do contrato de aquisição das lanchas de fiscalização costeira, em
concretização do contrato quadro celebrado no âmbito do PRAN.
Em 17 de Março de 2009, foi celebrado entre o Estado Português e
os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A., o contrato de aquisição
relativo à construção de cinco lanchas de fiscalização costeira, com
opção de aquisição de mais três navios.
A construção destes navios exige do Estado Português, atendendo à
complexidade, novidade e natureza dos projectos, um especial cuidado
no acompanhamento das diversas fases deste processo, na medida em
que se tratam de bens de natureza militar destinados a serem equipados
com tecnologia também predominantemente militar.
Assim, e atento o disposto nas cláusulas 23.ª e 50.ª do referido contrato,
torna -se necessário criar uma missão de acompanhamento e fiscalização,
organismo de carácter temporário, integrando técnicos especialistas do
material a construir e a instalar que assegurem, nas diferentes fases do
projecto, de construção e instalação dos equipamentos, o cumprimento
das especificações técnicas contratuais e demais obrigações que resultam
do contrato.
Neste contexto, o Ministro da Defesa Nacional determina o seguinte:
1 — É criada a missão de acompanhamento e fiscalização (MAF)
da execução do contrato de aquisição de cinco navios de fiscalização
Diário da República, 2.ª série — N.º 250 — 29 de Dezembro de 2009 52399
costeira, celebrado no dia 17 de Março de 2009, entre os Estaleiros
Navais de Viana do Castelo, S. A., e o Estado Português.
2 — A MAF será chefiada por um oficial superior da Marinha e integra
um máximo de 12 elementos pertencentes aos quadros da Marinha,
nomeados, em comissão normal, pelo Ministro da Defesa Nacional, sob
proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada.
3 — Sob proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada, são nomeados
os militares abaixo mencionados para integrarem a MAF:

22179, capitão -de -mar -e -guerra, EMQ, José Manuel Modas Daniel.  Chefe da missão.
20189, capitão -tenente, EN -MEC, Paulo Alexandre Marques Pires da Silva. Oficial adjunto para a arquitectura naval e integração de sistemas.
501186, capitão -tenente, EN -AEL, João Paulo Simões Madeira.Oficial adjunto para os sistemas de produção e distribuição de
energia e de armas, sensores e electrónica.
22893, primeiro -tenente, AN, Luís Miguel Belém Rocha. Oficial adjunto para a logística, gestão orçamental e financeira.
Nota. — Acumula funções na MAF NPO/NCP.
9100496, primeiro -tenente, TSN, Filipe José dos Santos Coutinho. Oficial adjunto para os sistemas de produção e auxiliares da
plataforma.
4 — A MAF tem como função geral verificar o cumprimento e receber
toda a informação e documentação a fornecer no âmbito do contrato,
representar o Ministério da Defesa Nacional e actuar como elo de ligação
com a ENVC, podendo relacionar -se com outras entidades, sendo -lhe
cometidas, para esse efeito, as competências mencionadas nos n.os 5 e 6.
5 — No âmbito da gestão contratual, as competências da MAF são
as seguintes:
a) Verificar a conformidade do objecto do fornecimento com os termos
definidos na cláusula 2.ª e nos anexos A, B, C e D e assinar os respectivos
autos, certificados e quaisquer outros documentos;
b) Verificar a conformidade do local e prazos de entrega dos bens e
dos serviços objecto do contrato, em obediência ao planeamento e às
metas de progresso definidas, nos termos dos anexos I, J e M;
c) Aprovar os certificados correspondentes às metas de progresso de
acordo com o anexo I;
d) Verificar a satisfação das condições de pagamento estipuladas na
cláusula 14.ª e emitir as correspondentes declarações de conformidade
a remeter à entidade liquidatária;
e) Emitir os certificados de cumprimento das condições contratuais
condicionantes dos pagamentos, incluindo o termo de quitação;
f) Verificar a conformidade das cauções com as condições enunciadas
nas cláusulas 8.ª e 10.ª;
g) Verificar e comunicar as ocorrências consideradas como casos de
força maior, nos termos da cláusula 35.ª;
h) Identificar e comunicar os atrasos na entrega de bens e serviços
de acordo com o anexo M;
i) Verificar e comunicar as situações de incumprimento que impliquem
penalidades e determinar o respectivo montante nos termos previstos na
cláusula 39.ª e no anexo P;
j) Aprovar a escolha da seguradora e da apólice para os contratos de
seguro, bem como o cumprimento dos termos previstos na cláusula 30.ª;
l) Verificar a conformidade do seguro de cobertura de riscos por
acidente, nos termos previstos na cláusula 32.ª;
m) Propor, por escrito, quanto a modificações de classe I e II, tal como
definidas nos n.os 4 e 5 da cláusula 47.ª e no anexo D;
n) Assegurar as acções atinentes à classificação de segurança, nos
termos previstos na cláusula 36.ª do contrato e no anexo N;
o) Propor, por escrito, a alteração de afectação das verbas contratualmente
designadas, consoante as necessidades da gestão contratual e a
necessidade de suportar alterações e modificações contratuais ou outras
despesas relacionadas com a gestão e execução do contrato, desde que
tal não implique o aumento do respectivo valor global;
p) Manter a entidade de tutela informada sobre a evolução da execução
do contrato, designadamente através de relatórios semestrais e
de um relatório final.
6 — No âmbito da gestão técnica contratual, as competências da
MAF são as seguintes:
a) Aprovar as peças do projecto, do caderno de provas, das especificações
de materiais, da documentação técnica e logística, do plano de
treino, dos lotes de sobressalentes e ferramentas e de outros elementos
que, nos termos do contrato, tenham de ser sujeitos à aprovação do
Ministério da Defesa Nacional;
b) Acompanhar as provas de entrega e de aceitação e aprovar os seus
resultados nos termos do anexo C em representação do Estado;
c) Aprovar a composição dos bens de apoio logístico (lotes de ferramentas
e de sobressalentes) e dos respectivos preços, em conformidade
com o anexo D;
d) Proceder à aprovação dos sistemas, dos equipamentos e dos componentes
principais propostos pela ENVC, nos casos em que correspondam
a marcas, modelos e tipos que não estejam expressos no anexo B;
e) Promover o fornecimento do material, da informação e dos serviços
da responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, nos termos
previstos na cláusula 22.ª do contrato e no anexo E;
f) Diligenciar junto da Marinha a nomeação dos participantes no
acompanhamento do desenvolvimento de software, nos termos e condições
previstos na alínea k) do n.º 1 da cláusula 6.ª do contrato e no
anexo O;
g) Decidir, por escrito, quanto a modificações de classe III, tal como
definidas no n.º 6 da cláusula 47.ª e no anexo D;
h) Verificar o cumprimento, por parte da ENVC, das obrigações de
garantia técnica e logística e de garantia de continuidade do apoio técnico
e logístico, nos termos previstos na cláusula 28.ª e nos anexos D e Q;
i) Dirigir temporariamente todo o pessoal que integre as primeiras
guarnições, que assista ou participe em provas e em acções de formação
e treino ou que desempenhem outras funções que se revelem
necessárias;
j) Promover a formação e treino das guarnições;
l) Promover a articulação entre a ENVC e a Marinha para a integração
dos navios, designadamente nas áreas de apoio técnico, da informação
logística do abastecimento, e para o apetrechamento dos organismos de
manutenção do 2.º e 3.º escalões.
7 — A MAF não tem natureza orgânica e fica na directa dependência
funcional do Ministro da Defesa Nacional.
8 — Os militares que integram a MAF exercem as respectivas funções
ao abrigo do disposto no artigo 138.º do Estatuto dos Militares
das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 236/99, de 25 de
Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 197 -A/2003,
de 30 de Agosto.
9 — No prazo de 30 dias após o início da sua actividade, a MAF
deverá propor ao Ministro da Defesa Nacional o programa da sua actividade
e respectivo orçamento de despesas, que deverão ser actualizados
semestralmente, por ocasião da apresentação dos relatórios previstos na
alínea o) do n.º 5 do presente despacho.
10 — Os encargos financeiros decorrentes do funcionamento da MAF
são assegurados pelas verbas inscritas no programa de aquisição de cinco
lanchas de fiscalização costeira na Lei de Programação Militar (capítulo
«Marinha»; medida «Capacidade de fiscalização», projecto «Missão
de construção das lanchas fiscalização costeira»).
11 — Delego, com poderes de subdelegação, no Chefe do Estado-
-Maior da Armada, almirante Fernando José Ribeiro de Melo Gomes,
competência para a gestão e o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos
pela MAF no que concerne às competências enunciadas no n.º 6,
bem como competência para fixação do número de membros da MAF,
sua nomeação, exoneração e substituição, em função das necessidades
criadas pelo desenvolvimento do contrato de aquisição.
12 — Delego no director da Direcção -Geral de Armamento e Equipamentos
de Defesa, vice -almirante Carlos Alberto Viegas Filipe, a
gestão e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela MAF no
que concerne às competências enunciadas no n.º 5.
13 — A MAF inicia funções na data de entrada em vigor do contrato
de aquisição de cinco lanchas de fiscalização costeira, celebrado no
dia 17 de Março de 2009, e extingue -se automaticamente no prazo de
seis meses após a recepção definitiva da última lancha de fiscalização
costeira.
14 — O presente despacho entra em vigor desde 18 de Dezembro
de 2009.
21 de Dezembro de 2009. — O Ministro da Defesa Nacional, Augusto
Ernesto Santos Silva.
202721173
52400 Diário da República, 2.ª série — N.º 250 — 29 de Dezembro de 2009
 
Como podem ver, pelas funçoes da MAF, é impossivel que um navio no final da sua construçao nao esteja dentro dos parametros do cliente!  
Se nao está e porque a MAF nao fez o trabalho dela!
Esta equipa ja trabalha com os ENVC e a DAMEN     e.......

Alteraçao numero 1
 Nos termos do n.º 6 da cláusula 2.ª do contrato de aquisição, as
partes devem reverter em alteração contratual as modificações às especificações
técnicas do contrato, resultantes do acordo sobre a extensão
das recomendações produzidas no âmbito do Basic Design Review, com
as consequentes repercussões no preço e prazo de entrega das lanchas
de fiscalização costeira;
 A velocidade máxima mantida, requisito operacional fundamental
do navio, deverá ser revista em função da configuração da instalação
propulsora que vier a ser seleccionada, resultante das recomendações
produzidas no âmbito do Basic Design Review;
 e deverá ser revisto de forma a acomodar os
novos indicadores do parâmetro velocidade máxima mantida, bem como
conter um novo parâmetro de avaliação, o deslocamento do navio.
É acordada a presente alteração n.º 1
, nos seguintes termos:
1.ª
A presente alteração n.º 1 ao contrato é elaborada por forma a reflectir
contratualmente as consequências das recomendações produzidas no
âmbito do Basic Design Review (BDR), mencionado no n.º 6 da cláusula
2.ª do contrato de aquisição.
2.ª
1 — As partes comprometem-se, desde já, a elaborar, no prazo máximo
de três meses a contar da data de entrada em vigor do contrato de
aquisição, uma alteração contratual que acomode as modificações às
especificações técnicas do contrato aceites pelas partes, resultantes das
recomendações elaboradas no âmbito do BDR, com as consequentes
repercussões no preço e prazo de entrega das lanchas de fiscalização
costeira.

Calma! nada de alarmes! as alteraçoes sao nesta faze que tem que surgir
Basic Design Review
As LFC neste momento estao a entrar na fase de projecto promenorizados das diversas especialidades!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Setembro 22, 2010, 11:38:46 am
entretanto em Abril de 2010.....

...............Agora, o Governo estima receber cerca de 110 milhões de euros da alienação de material de guerra - praticamente um terço dos 290 milhões de euros previstos na LPM aprovada em 2006. E só com a obtenção dessas verbas é que as Forças Armadas poderão avançar para um conjunto de novos programas.

De acordo com os dados, os projectos que "só arrancam" se o Ministério da Defesa receber aquelas verbas são: peças para as novas lanchas de fiscalização costeira (LFC) da Armada, 18 carros de combate Leopard 2A6 para o Exército, seis helicópteros ligeiros (em princípio destinados a substituir os Alouette III da Força Aérea) e mais um Lynx (helicóptero para a Armada).

A LPM de 2006 previa a alienaçao  de dez caças F-16, quatro helicópteros Puma, 14 aviões de transporte táctico Aviocar, 56 carros de combate M60, duas fragatas João Belo, e munições - durante o primeiro sexénio de vigência da lei.

O unico negocio concretizado foi a venda das duas fragatas joao Belo  por 13 milhoes de EUROS
Como ninguem que comprar  as nossas sucatas ..........
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Setembro 22, 2010, 01:38:20 pm
Camarada chaimites em último recurso temos aqui os  2 Bofors 40mm que  vao sair dos NPO´S  :rir:

Viste a reportagem da tvi no jornal da tarde?
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Instrutor em Setembro 23, 2010, 03:29:00 pm
Nova classe de lanchas de patrulha costeira – LFC-2005 (PG)
5 encomendadas + 3 planeadas

Indicativo Nome Início da Construção Aumento ao
Efectivo
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Construtor: Estaleiros Navais de Viana do Castelo

Deslocamento (ton.): 690 (máximo)

Dimensões (comprimento x boca x calado): 69,9 x 9,9 x 2,7 metros

Propulsão: 4 x diesels; potência total de 12605 cv; dois veios com hélices de passo variável e reversível.

Velocidade (nós): 25 (máxima)

Autonomia (mn): 3360

Electricidade: 2 x diesel-geradores de 400 kw cada; 1 x diesel-gerador de emergência de 200 kw

Armamento:

-          1 x canhão de 40 mm/70 Bofors

Radares:

-        1 x (navegação)

Tripulação: 20 + 7 (tripulantes adicionais)

 

Descrição: Contrato-programa assinado em 17-Nov-04 e contrato-quadro assinado em 19-Dez-05, prevendo entregas a decorrerem entre 2006 e 2011. Derivado dos atrasos no programa dos NPOs, não se conhecem previsões de entrega. Segundo a LPM aprovada em Julho de 2006, três outras unidades estão planeadas em substituição dos dois NPO cancelados. Esta nova classe de lanchas costeiras tem como missões patrulhar e fiscalizar as águas nacionais e ZEE, efectuar operações de busca e salvamento, actuar em situações de catástrofe, projectar forças de operações especiais (podendo embarcar uma lancha rápida de assalto), apoio de mergulhadores e à guerra de minas, além de presença naval e treino. A especificação indica virem a ser navios tecnologicamente muito avançados e invulgarmente bem equipados dentro do seu género, sobretudo tendo em conta a sua dimensão e missões atribuídas. Destinam-se a substituir os navios-patrulha da classe Cacine, que duplicam em dimensão.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Cláudio C. em Setembro 24, 2010, 08:44:15 pm
Canhão 40mm/L70 então mas  esse não é o canhão que equipa os Classe Cacine e que vão ser substituídos pelo Marlin nos NPO?
Tipo não faria muito mais sentido equipar as LFC também com o Marlin 30mm? Eu sou um leigo mas parece-me que estao a colocar sucata numa plataforma nova... Ainda falam em tecnologicamente muito avançadas...
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Instrutor em Setembro 24, 2010, 09:56:45 pm
É essa a intenção de colocar também a peça de 30mm, a informação nos estaleiros esta desactualizada.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Setembro 25, 2010, 05:05:07 pm
Boas!
 

a informaçao  nos ENVC nao esta desactualizada
o processo de constuçao de um navio passa por varioas fases antes de se dar inicio a construçao:

1º contrato -  prograna:  estuda-se a possibilidade de construçao de um projecto
2ª contrato -base:           desenvolve-se o projecto base do navio
3º contrato de aquesiçao:  o cliente aceita  a construçao do navio
4ª o cliente forma uma MAF (missao de acompamhamento e fiscalizaçao)
4º Revisao do projecto de base: o cliente( MAF ) e ENVC  reveem o projecto de base e fazem as alteraçoes entendidas ao contrato base
5º elabora-se o projecto detalhado
6º da-se inicio a construçao

As lanchas de fiscalizaçao encontram-se na fase de revisao do projecto de base
As informaçoes que andam por ai em forum´s,  comunicaçao social e internet fazem parte do contrato pograma e do contrato base
portanto, nao podem ser tomadas como defenitivas e sao todas susceptiveis de alteraçoes!
 A peça que se defeniu na revisao do projecto base (Basic Design Review)  foi uma de 20mm com direçao eletronica de tiro e sensores eletropticos
Agora fala-se da possibilidade de colocar a mesma dos NPO`s de forma a tornar a logistica mais simples

Neste momento todas as informaçoes conhecidas pelo publico en geral sobre as LFC`s ainda sao susceptiveis de serem alteradas
tal como a velocidade maxima mantida e o deslocamento ja foram alterados
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Setembro 25, 2010, 11:24:49 pm
Boa noite

A aquisiçao da arma para as LFC`s esta dependente  da disponibilizaçao de verba por parte do MDN.
caso contrário terá mesmo que se optar por alguma que a Marinha tenha em stock,   ou entao, por alguma  retirada  das embarcações que entretanto vao ser abatidas
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Junho 16, 2011, 11:44:15 am
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/ajustedirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=242538


http://www.contromation.com/
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: HSMW em Junho 16, 2011, 02:16:24 pm
Citação de: "chaimites"
http://www.contromation.com/
A página inicial diz tudo... Castelhano, inglês e brasileiro.
FDP!!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: JQT em Junho 16, 2011, 05:58:40 pm
Por ajuste directo e havendo boas empresas portuguesas no ramo da automação que com uma encomenda de 5+3 navios poderiam entrar no ramo da automação naval. Nada que surpreenda vindo dos Migueis de Vasconcelos do Largo do Rato.

Espero que o novo governo cancele este contrato.

JQT
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Junho 17, 2011, 08:09:34 pm
Repararam em tudo menos no ponto que eu queria que reparassem!

Citar

SERVIÇOS DE COLABORAÇÃO NA FASE DE ANTEPROJECTO DAS LFC
Preço contratual : 60.000,00 €

Prazo de execução: 90 dia(s)

Local de execução: •Portugal - Viana do Castelo - Viana do Castelo


Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Agosto 02, 2011, 10:26:00 am
Estao a ser realizados os ultimos testes ao projeto  das LFC`s

 

Citar

N.º Procedimento: 321964

  NIF Nome entidade adjudicante
500100527 Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A.


NIF Nome entidade adjudicatária
DE138406110 SCHIFFBAU-VERSUCHSANSTALT POTSDAM



Objecto do contrato: TESTES HIDRODINAMICOS EM TANQUE DAS  LFC`s C249/253


Data da celebração de contrato: 06-07-2011

Preço contratual : 67.150,00 €

Prazo de execução: 60 dia(s)

Local de execução: •Portugal - Viana do Castelo - Viana do Castelo


Citar

N.º Procedimento: 321987

  NIF Nome entidade adjudicante
500100527 Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A.


NIF Nome entidade adjudicatária
DK29602131 SCANVIBRA ApS


Objecto do contrato: CALCULOS DE RUIDO E VIBRAÇÔES E ESTRUTURA DAS  LFC´s  C 249/253


Data da celebração de contrato: 06-07-2011

Preço contratual : 58.000,00 €

Prazo de execução: 30 dia(s)

Local de execução: •Portugal - Viana do Castelo - Viana do Castelo

Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Agosto 04, 2011, 10:21:40 pm
Este topico ameaça tornar-se longo :mrgreen:

A noticia nao é nova mas ja que saiu para a imprensa eu reproduzo aqui!

 
Acordo com a Damen nao foi concretizado

A Damem foi colocada  de fora do projecto da LFC`S e substituida pelo Arsenal do Alfeite

A Damen considerou o projecto  das LFC´s arriscado,  e queria implementar  soluções técnicas já experimentadas noutras lanchas construidas para outro pais!

Face a irredutabilidade das partes  e demora nas negociações os ENVC resolveram assumir papel de liderança no projecto, pedindo colaboração técnica ao Arsenal do Alfeite!
Colaboração essa que foi prestada e o modelo das LFC`S encontra-se neste momento  em  testes hidrodinâmicos em tanque!


 O contrato de construçao preve a entrega da primeira unidade até final de 2012 .....................se entretando o governo nao cancelar a encomenda
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: nelson38899 em Agosto 05, 2011, 09:48:44 am
Pelo menos fico contente que o projecto continue avançar!

E espero que comecem rapidamente a serem construídas, não só para defender os mares Portugueses mas também para dar trabalho ao pessoal dos ENVC.

Novela longa são os NPO, que já dura à mais de 10 anos e não vê fim!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Desertas em Agosto 05, 2011, 12:05:29 pm
Citação de: "nelson38899"
E espero que comecem rapidamente a serem construídas, não só para defender os mares Portugueses mas também para dar trabalho ao pessoal dos ENVC.

Novela longa são os NPO, que já dura à mais de 10 anos e não vê fim!

E os patrulhas que estas Lanchas vão substituir não aguentam muito mais tempo em funções .
Ainda bem que o projecto continua a avançar .

Um Abraço
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: afonsinho em Agosto 09, 2011, 12:32:42 pm
ahahaha esta de parabens o sr que teve coragem de mandar os gajos da damen embora e dar o trabalho tecnico a outra empresa nacional!!!  :G-beer2:
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Agosto 09, 2011, 07:41:19 pm
As competências ganham-se. fazendo!

Os atrasos no NPO2000 tambem deram os seus frutos positivos.
Mas, ainda estamos um pouco longe de poder fazer tudo em Portugal.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Novembro 28, 2011, 06:51:17 pm
Acho que tenho que dar os parabens aos camaradas  da sala de desenho
A LFC quando for construida vai ser linda!
Aqui esta o desenho final da LFC:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg811.imageshack.us%2Fimg811%2F7901%2Flfc33.jpg&hash=267744fd185a842320bf9bbf43b45224)

Classificação - Regras High Speed Light Craft (HSLC) da DNV  - 1A1 LC PATROL RPOR E0 NV HMON ICS
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: GI Jorge em Novembro 28, 2011, 07:24:13 pm
Citação de: "chaimites"
Acho que tenho que dar os parabens aos camaradas  da sala de desenho
A LFC quando for construida vai ser linda!

Substitua o "quando" por "se". A frase fica mais correcta.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: chaimites em Novembro 28, 2011, 08:20:17 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "chaimites"
Acho que tenho que dar os parabens aos camaradas da sala de desenho
A LFC quando for construida vai ser linda!

Substitua o "quando" por "se". A frase fica mais correcta.

Tens razão, vamos esperar que a falta de visão empresarial do Estado não  impeça este projecto de ir avante,
na minha opinião estamos a falar de uma construção com bastante mais mercado  e melhor conseguida que o  MPO2000.

Aguardemos
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: miguelbud em Novembro 28, 2011, 08:55:27 pm
Citação de: "chaimites"
Acho que tenho que dar os parabens aos camaradas  da sala de desenho
A LFC quando for construida vai ser linda!
Aqui esta o desenho final da LFC:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg811.imageshack.us%2Fimg811%2F7901%2Flfc33.jpg&hash=267744fd185a842320bf9bbf43b45224)

Classificação - Regras High Speed Light Craft (HSLC) da DNV  - 1A1 LC PATROL RPOR E0 NV HMON ICS

Parece a irmã mais nova da Holland Class.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: tenente em Agosto 30, 2016, 01:22:54 pm
Eram estas as futuras ex LFC que os ENVC iriam construir para a nossa Marinha, e também possuiam, na fase inicial, um armamento principal de uma Bofors de 40mm.

Pelo alçado do Navio, até me parece um modelo muito bem conseguido.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2FSans%2520titre%25203_zpsnijtwocd.jpg&hash=e7ddb25eec501563164ed07f35247455) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/Sans%20titre%203_zpsnijtwocd.jpg.html)

Abraços
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: mafets em Agosto 30, 2016, 02:15:10 pm
Já agora: http://barcoavista.blogspot.pt/2009/07/lanchas-de-fiscalizacao-costeira.html (http://barcoavista.blogspot.pt/2009/07/lanchas-de-fiscalizacao-costeira.html)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-dkAzmZv9I2Q%2FTysCtpE2gSI%2FAAAAAAAABng%2FBca_Ji7cM30%2Fs1600%2Flfc.jpg&hash=74119c926d80b2a2ce3409deafb881c0)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_8vV4aVw1DhI%2FSl5zJuCOTVI%2FAAAAAAAAAYI%2FCLZe7JN2OHk%2Fw1200-h630-p-nu%2Flfc.jpg&hash=d8277acbc0f909b908ccfc14ff0cb996)

https://www.revistamilitar.pt/revista/2461 (https://www.revistamilitar.pt/revista/2461)

(https://www.revistamilitar.pt/recursos/imagens/imgs2007/RM2461_Cem_Lanchas.jpg)

E do Alfeite: http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=170 (http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=170)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.arsenal-alfeite.pt%2Fimages%2Fbloco508.jpg&hash=a5025f4f445b8a2bbc7cf070a763d7da)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.arsenal-alfeite.pt%2Fimages%2Fbloco505.jpg&hash=27618569798c19749132556b558d4ec1)

Saudações
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Agosto 30, 2016, 09:50:13 pm
Que desenterranço foi este?  :D
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Crypter em Agosto 30, 2016, 10:04:25 pm
Que desenterranço foi este?  :D

Mesmo! Here we go again...
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Lightning em Agosto 30, 2016, 10:25:16 pm
Acho que com a compra das Tejo este projecto ficou na gaveta.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Setembro 01, 2016, 11:45:14 am
Era de investir 20 milhões na construção de uma, convidar empresas do setor para equipa-la com o que ha de melhor,  e exibi-la como demonstradora de tecnologia.

procurando futuros clientes
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: mafets em Setembro 01, 2016, 12:03:53 pm
Era de investir 20 milhões na construção de uma, convidar empresas do setor para equipa-la com o que ha de melhor,  e exibi-la como demonstradora de tecnologia.

procurando futuros clientes
Lá iam os 20 milhões destinados aos helicópteros ligeiros da FAP...  :P ;D

Saudações
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Setembro 07, 2016, 01:18:58 pm
Navio de fiscalização das pescas e combate à poluição encomendado pelo governo Dinamarques a um estaleiro Galego (Cardama) e recusado por não cumprir especificações.
preço original 22 milhões preço atual 16 milhões!
A agencia frontex esta a ponderar a sua aquisição!

 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi68.tinypic.com%2F16091m1.jpg&hash=67ec14394ae64ffdf44c8c79e884428d)

o navio encontra-se encostado a uma doca em vigo desde 2011 é novo e esta como nós gostamos: desarmado!!!!
PS: este faz lembrar a historia do Atlantida!

 ex M/SNordsøen, atualmente C 242 Cardama
Boa aquisição por 16 milhões
1200tons
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: tenente em Setembro 07, 2016, 02:05:58 pm
Navio de fiscalização das pescas e combate à poluição encomendado pelo governo Dinamarques a um estaleiro Galego (Cardama) e recusado por não cumprir especificações.
preço original 22 milhões preço atual 16 milhões!
A agencia frontex esta a ponderar a sua aquisição!

 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi68.tinypic.com%2F16091m1.jpg&hash=67ec14394ae64ffdf44c8c79e884428d)

o navio encontra-se encostado a uma doca em vigo desde 2011 é novo e esta como nós gostamos: desarmado!!!!
PS: este faz lembrar a historia do Atlantida!

 ex M/SNordsøen, atualmente C 242 Cardama
Boa aquisição por 16 milhões
1200tons

e estamos á espera de quê ????
O preço até é abaixo de 20 milhões, valor que o MDN estipula como limite para algumas aquisições de equipamentos ............................ poupamos quatro milhões que dão para comprar duas Marlin para os Classe Tejo,  :G-beer2: :G-beer2: :G-beer2: :G-beer2:,desculpem enganei-me para os  classe Viana do Castelo !!! ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Major Alvega em Setembro 07, 2016, 04:20:03 pm
Parece que foi feito à nossa medida! Uns anitos parado e encostado no cais à espera de destino. Não tem armamento. Os radares parecem ser daqueles comerciais de uso nautico. Não tem sensor electro-optico.
Isto, melhor não podia ser!!!!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Setembro 07, 2016, 08:00:24 pm
A Guardia Civil quer ficar com ele!

http://www.defensa.com/frontend/movil/La-Guardia-Civil-Podria-Quedarse-El-Buque-De-Vigilancia-Nords%F8en-Y-Mejorar-Asi-Su-Despliegue-Exterio-vn18894-vst154 (http://www.defensa.com/frontend/movil/La-Guardia-Civil-Podria-Quedarse-El-Buque-De-Vigilancia-Nords%F8en-Y-Mejorar-Asi-Su-Despliegue-Exterio-vn18894-vst154)
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Março 20, 2024, 12:19:30 am
Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas impõe-se a pergunta:

Que é feito deste projeto,  praticamente concluído, e que a marinha levou dos antigos ENVC, no âmbito da extinção do mesmo?

Foram gastos cerca de 5 milhões de € nele   e deve andar perdido numa gaveta do picas!

Dinheiro deitado à rua?
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: nelson38899 em Março 20, 2024, 10:55:58 am
Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas impõe-se a pergunta:

Que é feito deste projeto,  praticamente concluído, e que a marinha levou dos antigos ENVC, no âmbito da extinção do mesmo?

Foram gastos cerca de 5 milhões de € nele   e deve andar perdido numa gaveta do picas!

Dinheiro deitado à rua?

Do que sei, agora é um trimaran, o novo NPC, e será feito em fibra.

Não me parece que os ENVC sejam os eleitos. 
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Pescador em Março 20, 2024, 02:19:21 pm
A Guardia Civil quer ficar com ele!

http://www.defensa.com/frontend/movil/La-Guardia-Civil-Podria-Quedarse-El-Buque-De-Vigilancia-Nords%F8en-Y-Mejorar-Asi-Su-Despliegue-Exterio-vn18894-vst154 (http://www.defensa.com/frontend/movil/La-Guardia-Civil-Podria-Quedarse-El-Buque-De-Vigilancia-Nords%F8en-Y-Mejorar-Asi-Su-Despliegue-Exterio-vn18894-vst154)

Se a GNR sabe disto vai busca-lo para patrulha oceânico
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: ICE 1A+ em Março 20, 2024, 07:22:33 pm
Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas impõe-se a pergunta:

Que é feito deste projeto,  praticamente concluído, e que a marinha levou dos antigos ENVC, no âmbito da extinção do mesmo?

Foram gastos cerca de 5 milhões de € nele   e deve andar perdido numa gaveta do picas!

Dinheiro deitado à rua?

Do que sei, agora é um trimaran, o novo NPC, e será feito em fibra.

Não me parece que os ENVC sejam os eleitos.

O projeto pertence à marinheca, os ENVC ou agora a Westsea não tem qualquer propriedade sobre o mesmo.
O Arsenal do Alfeite participou, também, ativamente nele.
( bem podiam aproveitar … tinham uma bela forma de os financiar)
Quanto ao novo projeto,  é mais um efeito secundário das vacinas.. não me vou pronunciar.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: dc em Março 20, 2024, 11:48:21 pm
Provavelmente não farão nada com ele, nem mesmo uma tentativa de actualizá-lo para os dias de hoje. Se o projecto do trimaran dos novos NPC não vingar, pode ser que se voltem para as LFC originais.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: P44 em Março 22, 2024, 07:19:44 am
Provavelmente não farão nada com ele, nem mesmo uma tentativa de actualizá-lo para os dias de hoje. Se o projecto do trimaran dos novos NPC não vingar, pode ser que se voltem para as LFC originais.

E andamos nisto

Mais uma moedinha mais uma voltinha

Enquanto isso com tanto estudo alguém meteu dinheiro ao bolso
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Pescador em Março 22, 2024, 04:12:44 pm
Todos os projectos marvel cor de rosa são para arrastar mais tempo, enquanto os actuais altos figurões se vão safando e orientando a espera da sua meta.

A Bimby. Ok é do PRR, mas vamos ver em que percentagem vai ficar. Não me admira que, ou aquilo vem mal equipado ou se vier melhor equipado, vamos pagar  1/3 . Sem contar com as trotinetes aéreas e outros meios acessórios que lhe vão meter.
depois de muita tinta, não vai dar porra nenhuma de projeto de substituição de Fragata, porque não faz sentido nenhum.

Agora as lanchas, que será uma a ver como se comporta. Depois logo se Vê,
Se tivermos como exemplo os NPO, depois de 2030 andaremos a falar nisso

A famosa 3ª serie de barcaças com chunning. Também conhecidos por "complexidade de Fragata +" ou quiçá será já de destroyer, vamos ver quando acaba a novela. Vamos quanto a temporadas, já parece aquela série dos tronos

Entretanto sabemos que o Grupo de Trabalho das fragatas, ao fim de muito croquete e água das pedras nada deu

Talvez tenhamos mais uma M. Melhor que as que temos e que podiam era melhorar mais alguma coisa
Pena não serem as Anzac
Isto falando em segunda mão e para "já"

"Ontem", era para já se ter decidido um acordo vantajoso com os Holandeses, que nos fazem tudo, para duas novas a sair no inicio de 2030.

Como eles vão ficar sem terras com as inundações, podíamos prometer-lhes o Algarve como 2ª habitação.(sempre é melhor holandesas que.....)Não vou dizer que eles andam por aqui
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: P44 em Março 22, 2024, 05:54:51 pm
Todos os projectos marvel cor de rosa são para arrastar mais tempo, enquanto os actuais altos figurões se vão safando e orientando a espera da sua meta.

A Bimby. Ok é do PRR, mas vamos ver em que percentagem vai ficar. Não me admira que, ou aquilo vem mal equipado ou se vier melhor equipado, vamos pagar  1/3 . Sem contar com as trotinetes aéreas e outros meios acessórios que lhe vão meter.
depois de muita tinta, não vai dar porra nenhuma de projeto de substituição de Fragata, porque não faz sentido nenhum.

Agora as lanchas, que será uma a ver como se comporta. Depois logo se Vê,
Se tivermos como exemplo os NPO, depois de 2030 andaremos a falar nisso

A famosa 3ª serie de barcaças com chunning. Também conhecidos por "complexidade de Fragata +" ou quiçá será já de destroyer, vamos ver quando acaba a novela. Vamos quanto a temporadas, já parece aquela série dos tronos

Entretanto sabemos que o Grupo de Trabalho das fragatas, ao fim de muito croquete e água das pedras nada deu

Talvez tenhamos mais uma M. Melhor que as que temos e que podiam era melhorar mais alguma coisa
Pena não serem as Anzac
Isto falando em segunda mão e para "já"

"Ontem", era para já se ter decidido um acordo vantajoso com os Holandeses, que nos fazem tudo, para duas novas a sair no inicio de 2030.

Como eles vão ficar sem terras com as inundações, podíamos prometer-lhes o Algarve como 2ª habitação.(sempre é melhor holandesas que.....)Não vou dizer que eles andam por aqui

Eu estou tentado a apostar que a bimby nem sequer verá a luz do dia
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: nelson38899 em Março 23, 2024, 08:47:19 am
Estás enganado!
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: saabGripen em Março 23, 2024, 09:55:46 am
O FORUM DEFESA é bipolar.
Oscila entre pessimismo negro e a alegria de comprar fragatas japonesas.

                                                    ;D   :'(   ;D   :'(

                                             :new_argue:       :G-beer2:

Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Pescador em Março 23, 2024, 12:18:16 pm
O FORUM DEFESA é bipolar.
Oscila entre pessimismo negro e a alegria de comprar fragatas japonesas.

                                                    ;D   :'(   ;D   :'(

                                             :new_argue:       :G-beer2:

Oscila entre a realidade que se apresentam nas escolhas, nas (in)decisões e tretas afins. Que a lista é longa, a começar nos NPO, armas AA, MLUs, outros equipamentos que falta em todo o lado, até a simples munições.
Depois vêm os leitores de revistas e limpa cinzeiros, alimentar propaganda patética ou, promover compras a jeito de amigos e contactos de fundo

Por isso sim ,tem dois lados. Os que vêm e tem visto/verificado a realidade e, os do canal Disney
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: P44 em Março 23, 2024, 12:34:10 pm
O FORUM DEFESA é bipolar.
Oscila entre pessimismo negro e a alegria de comprar fragatas japonesas.

                                                    ;D   :'(   ;D   :'(

                                             :new_argue:       :G-beer2:

Oscila em saber o que a casa gasta

Claro que há quem goste de viver no mundo encantado dos brinquedos da Popota.
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: P44 em Abril 22, 2024, 04:42:45 pm
Ao invés de andarem a querer reinventar a roda com holisticidades e disrupções não podiam aproveitar a parceria com a Damen para encomendar umas destas???
(https://i.ibb.co/TvyQYpv/1713800351319.jpg)
Citar
Bullet proof and ready to go!

FCS 3307 Patrol Vessel Osamede boasts an armoured wheelhouse, complete with a fully automated bridge system and digital readouts. She is able to sail at speeds of up to 29 knots and, for when this is not enough, has an onboard RHIB for high speed interception. Osamede is back from a long-term project in Nigeria and fresh from a full refit at Damen Shipyards Cape Town. The vessel is standing by and ready to go.   

#Damen #patrol #shipbuilding #maritime #trading

Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: mafets em Abril 22, 2024, 04:52:08 pm
Ao invés de andarem a querer reinventar a roda com holisticidades e disrupções não podiam aproveitar a parceria com a Damen para encomendar umas destas???
(https://i.ibb.co/TvyQYpv/1713800351319.jpg)
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Bullet proof and ready to go!

FCS 3307 Patrol Vessel Osamede boasts an armoured wheelhouse, complete with a fully automated bridge system and digital readouts. She is able to sail at speeds of up to 29 knots and, for when this is not enough, has an onboard RHIB for high speed interception. Osamede is back from a long-term project in Nigeria and fresh from a full refit at Damen Shipyards Cape Town. The vessel is standing by and ready to go.   

#Damen #patrol #shipbuilding #maritime #trading


Tenho ideia que já o vi por cá qualquer coisa parecida...  :mrgreen:

(https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&png=1&delay_optim=1&webp=1&epic=NTA3ubqe86xdFWeaPcZIp24H1kKTIyJQ3j54LALhgjCGY4RRYROBGopDWXRWVUExN8qHduaYXNsXQOt7JBGYr6LYbwK//k5jgCxhShXwVdH7hgI=)

Saudações

P.S. Já me contentava com uma dúzia destes...  ;)

(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2020/02/FB100-750x525.jpg)
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: Pescador em Abril 22, 2024, 05:48:50 pm
Ao invés de andarem a querer reinventar a roda com holisticidades e disrupções não podiam aproveitar a parceria com a Damen para encomendar umas destas???
(https://i.ibb.co/TvyQYpv/1713800351319.jpg)
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Bullet proof and ready to go!

FCS 3307 Patrol Vessel Osamede boasts an armoured wheelhouse, complete with a fully automated bridge system and digital readouts. She is able to sail at speeds of up to 29 knots and, for when this is not enough, has an onboard RHIB for high speed interception. Osamede is back from a long-term project in Nigeria and fresh from a full refit at Damen Shipyards Cape Town. The vessel is standing by and ready to go.   

#Damen #patrol #shipbuilding #maritime #trading


Tenho ideia que já o vi por cá qualquer coisa parecida...  :mrgreen:

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Saudações

P.S. Já me contentava com uma dúzia destes...  ;)

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Falta aquele enorme convés porta drones, porque uma lancha de fiscalização precisa de muitos e daqueles valentes com misseis coiso. Aliás, é a inversão de conceitos, Navios Patrulha Oceânicos de 80 metros e 1800 toneladas desarmados e cegos para turismo longínquo e depois lanchas costeiras quase porta aviões. Para lanchas costeiras bastaria um ou dois quadcopter
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: P44 em Abril 22, 2024, 07:38:23 pm
Tinha logo que nos calhar o professor pardal  :N-icon-Axe:

É que não temos sorte nenhuma  :bang:
Título: Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
Enviado por: dc em Abril 22, 2024, 10:47:15 pm
Não tivessem arruinado o Alfeite, e hoje teriam este estaleiro não só a garantir a manutenção dos navios da Marinha, como construir de raiz navios de patrulha costeira, desenvolvidos pelo próprio ou fabricados sob licença de um projecto já com provas dadas.