Novo blindado 4x4

  • 1128 Respostas
  • 372346 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
(sem assunto)
« Responder #210 em: Junho 27, 2008, 06:13:41 pm »
Citação de: "tyr"
(...) eu digo que se tiver que escolher entre uma viatura RG media ou pesada e uma Pandur, para me deslocar num TO tipo Afeganistão, ai não existe a minima duvida que uma viatura do tipo RG bate aos pontos a PANDUR, pois estas viaturas protegem contra MINAS, IEDS, RPG7 etc... (a pandur, não protege a tripulação contra cargas explosivas debaixo do casco, pois é uma viatura para combate, o que implica que não pode ser demasiado alta e devido a isso não é viavel ter o famoso casco em V).


É aqui o meu receio na escolha da viatura... pensar só no "curto" prazo (TO tipo Afeganistão, contra guerrilha/terroristas) e esquecer que tb temos necessidade de pensar em combate contra inimigos mais "regulares"... para equipar as unidades devemos ter viaturas de combate 4x4 ligeiras, mas também inventar recursos para ter uma "pool" de viaturas tipo RG que equipe de forma "ad-hoc" as unidades enviadas.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #211 em: Junho 27, 2008, 06:37:37 pm »
as viaturas do tipo RG, são viaveis em conflitos convencionais (substituindo as viaturas ligeiras, medias e pesadas em funções logisticas), pois num conflito convencional existe uma panoplia de funções onde o emprego de um pandur é desperdiçar recursos, mas que usar uma viatura sem blindagem é irresponsavel (se houver outra opção).
num conflito convencional os abastecimentos logisticos são extremamente vulneraveis a emboscadas (e se tivermos uma viatura logistica que obrigue o IN a gastar misseis ACAR, então esse mesmo inimigo tera que optar o que prefer, destruir uma viatura logistica ou destruir um carro de combate) e a ataques com minas.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
(sem assunto)
« Responder #212 em: Junho 27, 2008, 07:53:36 pm »
Ainda em 2002, por exemplo, vimos os israelitas a utilizarem tanques Merkava IV para ir buscar soldados que estavam numa área que ficou isolada, porque não havia mais nada adequado (ao contrário dos tanques convencionais o Merkava tem motor à frente e uma porta traseira que permite transportar uma maca - ou mais dependendo da versão).

Por isso, também acho que ambulâncias Pandur... enfim...
Justifica-se pelo facto de reduzir ao minimo possível as necessidades logísticas, mas para guerra não convencional, missões de patrulha em áreas infestadas de insurgentes armados de RPG's, o Pandur-II não é a melhor plataforma.

De qualquer forma, não nos devemos preocupar com isso tão cedo, dado as forças portuguesas estarem de saída...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

sturzas

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #213 em: Junho 27, 2008, 10:16:48 pm »
Viva a todos

...de saída de um. Mas dado a volatilidade geo-política actual e global (não tenho capacidades de prever o futuro), muito naturalmente e dado os compromissos por nós, Portugal, assumidos, talvez possamos entrar noutro.

Todavia e, na minha opinião imperativo, é dotar todos aqueles que lá vão, de meios minimamente capazes para que possam desempenhar a função/missão com o objectivo de reduzir ou minimizar ao máximo todas as possíveis casualidades (baixas).

Uma coisa é termos os meios humanos com capacidade e determinação para desempenhar certa missão... outra é empregarmos esses mesmos meios humanos, com meios materiais (neste caso blindados 4x4), adaptados às necessidades. Os HUMMWE, foram "re-blindados à pressa" para o Afeganistão, cenário de maior intensidade em que estávamos empenhados; talvez se em vez de HUMMWE's, tivéssemos equipamentos mais adequados para o cenário envolvente, talvez as nossas baixas fossem maiores, porque se tivéssemos esse tipo de material deixaríamos se ser QRF; as opções militares de emprego de forças em determinado teatro de operações (TO) está directamente relacionado com a capacidade material de o desempenhar ou não, aliado ao factor político, como é evidente.

Achei bastante curioso ver aquela foto do nosso M11 Panhard no Afeganistão, com sistema de gaiola... Não menosprezando todos os restantes, e, independentemente da análise política da intervenção/participação portuguesa no Afeganistão, ainda bem que são os melhores que lá estão a desempenhar a missão... duas mortes... uma directa outra por acidente...

Sem dúvida prova cabal, das capacidades humanas dos nossos soldados, não das materiais.

Cumprimentos
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #214 em: Junho 27, 2008, 11:08:12 pm »
Numa guerra tipo afeganistão não existe missão de maior empenho que o da QRF (sempre que existem problemas, eles ficam com grande probabilidade de avançar).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

sturzas

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #215 em: Junho 29, 2008, 02:21:35 am »
Viva a todos

Tal como o forista Tyr, escreveu e com base analitica no que escrevi anteriormente, tendo em conta a missão preconizada, penso que as forças portuguesas equipadas com meios materiais (viaturas, armas pessoais, etc), destinadas para a missão que lhes é exigida (QRF), acho que necessitamos de algo mais consistente que nos garanta (a quem está no TO, como é evidente), uma capacidade de sobrevivência mais satisfatória.

Por outras palavras, e de forma suscinta, não temos mais caixões a chegar, devido à formação técnico/práctica dos nossos homens, que a desempenham com todo o valor... questão de sobrevivência...

Mas se esses mesmos efectivos estivessem mais seguros do ponto de vista básico de protecção, talvez a sua utilização prática fosse diferente de uma força QRF...

Cumprimentos
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #216 em: Junho 29, 2008, 04:50:40 pm »
Eu acho que o facto de atribuir ao nosso pessoal a missão de reserva, é um atestado de COMPETÊNCIA passado às nossas tropas.
Eu já expliquei a uns tempos atrás a importância da missão de reserva.
O nome pode levar a confusão mas como explicou o camarada TYR, a reserva é tipo 112 e cada vez que uma força não consegue resolver o assunto chama-se a QRF ao barulho.
A QRF não é uma missão de repouso na retaguarda.....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 680
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +11/-10
(sem assunto)
« Responder #217 em: Julho 14, 2008, 11:12:26 pm »
 

*

AMRAAM

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #218 em: Julho 15, 2008, 10:16:35 am »
Citação de: "antoninho"
http://www.aviationweek.com/aw/video/index.jsp?video_
name=http://aviationweek.feedroom.com?fr_story=FRdamp279235&rf=bm

¿Vehiculos 4x4?... :conf:
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"
 

*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #219 em: Julho 15, 2008, 11:28:08 am »
Citação de: "AMRAAM"
Citação de: "antoninho"
http://www.aviationweek.com/aw/video/index.jsp?video_
name=http://aviationweek.feedroom.com?fr_story=FRdamp279235&rf=bm
¿Vehiculos 4x4?... :conf:

Sim, abra a página e veja o video "Lockheed's JLTV Trio".
 

*

AMRAAM

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #220 em: Julho 15, 2008, 01:03:05 pm »
Citação de: "Creoula"
Citação de: "AMRAAM"
Citação de: "antoninho"
http://www.aviationweek.com/aw/video/index.jsp?video_
name=http://aviationweek.feedroom.com?fr_story=FRdamp279235&rf=bm
¿Vehiculos 4x4?... :conf:
Sim, abra a página e veja o video "Lockheed's JLTV Trio".

Efectivamente ya me di cuenta de la existencia de ese video,pero cuando uno abre el link, el primer video que aparece es sobre los misiles Amraam,asi que al no hacer ninguna indicacion hacia el video de abajo,yo entendi que el video que queria mostrar era el primero que aparecia ,de ahi mi anterior mensaje,pero que vamos este asunto no tiene mucho mas ni pretendo dicutir ni nada por el estilo...  :wink:
SALUDOS!!
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #221 em: Julho 30, 2008, 04:31:18 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
(sem assunto)
« Responder #222 em: Julho 30, 2008, 04:39:01 pm »
Temos disso armazenado em S. Jacinto, mas como os páras actualmente não têm missão onde os empregar, estão digamos a ganhar pó nos hangares! :shock:
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
(sem assunto)
« Responder #223 em: Julho 30, 2008, 05:20:35 pm »
No meu tempo tb havia uns na BAI (tancos).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #224 em: Julho 30, 2008, 05:28:15 pm »
Ainda existem para serem utilizadas pelos Prec's
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."