Embraer e FAB iniciam estudos para versão armada do jato KC-390
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207368-embraer-e-fab-iniciam-estudos-para-plataformas-de-missoes-especiais
Veremos algum a voar com a Cruz de Cristo?
Idealmente, tal nunca irá acontecer. É que voltamos à questão dos custos unitários, e se um C-390 base (sem o K e sem as contramedidas) já custa mais de 100 milhões, um C-390 "ISR", custará forçosamente mais.
ISR desarmado consegue-se fazer com drones pelo 100 vezes mais baratos (ou podemos dizer que, pelo preço de 1 C-390 ISR, comprávamos uns 100 drones nacionais).
Enquanto plataforma armada, é preferível ter UCAVs (que mais tarde ou mais cedo precisamos de adquirir), certificar os C-295 para receberem armamento
ou reforçar a frota existente com alguns C-295 ISR (custo unitário muito inferior ao C-390), continuar a investir nos P-3 e futuramente (espera-se) adquirir os P-8.
Uma versão armada, seja enquanto plataforma ISR, seja MPA, do C-390, colocaria o custo unitário desta aeronave perigosamente próximo do custo de cada P-8. E entre ter P-8, ou um C-390 MPA que nunca será comparável... venha o P-8, que tem potencial para levar, além do armamento base, mísseis de cruzeiro, anti-radiação e até hipersónicos. É outro campeonato.
Até lá, é tirar partido da plataforma P-3, e ir comprar uns SLAM-ER, e também adquirir armamento para os F-16, onde realmente faz falta.