bom dia
A realidade desta possivel vinda digo possivel,pois ainda nao vi em lado nenhum,revistas da especialidade,jornais, ou ate mesmo pelo Governo,dai eu achar que isto tudo nao passa de boatos.
A segunda questao aqui e pelo que ouvi por parte do EMFA e seu representante,na mensagen de Natal e Ano novo em que fez mencao a vinda da aeronave KC 390 e os Blackhawk, nao ouvi em momento algum nem por este e nem pela Ministra da Defesa, nada relativo a este tema dos Super Tucanos (ST),o que existe e apenas a opiniao de que deveria de haver para este Ramo (FAP) um dossier para a aquisicao de Helis medio porte, os famosos heli evacuativos, e a compra de avioes leves de ataque propulsionados por helice, para o teatro de operacoes na RCA.
Caso isto se venha a concretizar acredito sim que para um imediato nao muito distante, portugal devera comprar mais Blackhawks mas numa versao com capacidade de combate transporte e apoio as tropas terrestres, isto nao invalida a tal compra dos ST...uma vez que viria a preencher em parte uma lacuna deixada pelo Alfajet,,,mas ficara sempre a faltar uma aeronave a reaccao, tipo o M346 ou outro, vamos aguardar...
Bom ano 2023
https://caiafamaster.com.br/portugal-e-super-tucano-chefe-do-cemgfa-almirante-silva-ribeiro-confirma-compra-na-tv-portuguesa/
No último dia 29 de agosto, e durante um programa de grande audiência na TV portuguesa, o CEMGFA, almirante Silva Ribeiro, confirmou a decisão de compra de “aeronaves a hélice” para serem empregadas em Missões de Paz na África, assim como helicópteros.
O modelo favorito de asas fixa “a hélice” da Força Aérea Portuguesa é o Embraer A-29 Super Tucano, enquanto nas asas rotativas (helicópteros), acredita-se que o favorito seja o AW 169 da italiana Leonardo, ambos destinados ao mesmo fim, emprego em missões de paz no exterior.
Saudações
Este moço não disse o modelo porque não se quis comprometer com negócios que afinal são falados nos bastidores, tal é a insistência do modelo falado e da tal parceria com o Brasil, com que os políticos desde desgoverno e alguns carolas da tropa estão interessados.
Não disse mas falou em cenários em África e isso diz tudo
A questão do treino nada tem a ver, porque ai há outras opções
Mas dentro da panela é esta opção de negocio bilateral, tal como fizeram com os mini estratégicos. Numa Força Aérea que precisa urgente de MLU nos F16 e pensar o futuro de outra esquadra, precisa no MLU dos Merlin e de helicópteros médios com capacidade de combate e resgate e, até de aviões de patrulha/combate marítimo, seja opção por modelos do C295 adaptados a isso, ou substituição dos P3 ou melhor as duas situações no espaço de tempo alargado. Já para não falar que os Helis da marinha enfim..........
Ou seja, fizeram o mesmo que os mentores do mega navio expedicionário queriam. Um elefante branco expedicionário de nada e o País sem fragatas. Porque não vamos ter fragatas depois de 2030, já que as existentes nessa altura valem zero. E agora pouco valem
Mas uma vez, digo, que tudo indicia que a única preocupação desta gentinha é as missões em África.
Transportadores, "avionetas", bons veículos blindados de transporte(Vantac) ou mesmo Pandur básicos, pois com equipamento reduzido(lança granadas automático e metralhadoras) indicando apenas operações em teatros africanos(nem porta morteiros metem, embora devessem).
Veja-se as graves faltas para outros teatros, seja em modelos de Pandur, bem como de modelos Vantac , mlu que não se iniciam aos Leopard 2, os que já não se fazem aos M109 e aquisição de outra artilharia moderna de 155, seja rebocada ou auto.
Fica tudo pela ligeireza expedicionária. E se dermos uma volta aqui pelo Forum e nas várias "entradas" com as noticias lá expostas, vemos exatamente isto, ao cairem quase todos os MLUs, a falta de manutenção e, falta de aquisições ou aquisições incompletas
Era para isto que queriam o mega transportador? Para umas FA tipo de América do sul/África
Tachos carago. Tachos de adidos e afins