O tempo de resposta da FAP é 15 minutos, da primeira parelha (2 F-16) do QRA. A parelha de reserva deve ser uma meia hora, com mais 2 F-16. Isto não é generalizado para toda a FAP, pois outros meios (incluindo os restantes F-16) terão tempos de resposta consideravelmente mais longos, excepto os Merlin/C-295 em SAR. E 15 minutos, é o tempo entre ser dado o alerta e os caças levantarem voo, não é o tempo de interceptar a ameaça, que dependendo da distância, pode demorar muito mais tempo. Então se for para interceptar uma ameaça a chegar à Madeira, 1 hora depois tens lá os F-16.
Ter um segundo QRA, com ST, vai obrigatoriamente aumentar os custos. Mesmo que não seja nada de astronómico, estamos a falar de ter 2 aeronaves e respectivos pilotos e pessoal de terra, prontos 24/7. Isto tem sempre custos. Depois é aquela questão, teríamos sequer pilotos para isso, ao ponto de ter vários pilotos de Super Tucano para assegurar um QRA 24/7? Não podem ser os mesmos 2 pilotos em alerta as 24h, terá de haver rotatividade, logo são pelo menos 4 pilotos, senão mesmo 6 (8 horas a cada par).
Investir noutro QRA? Que seja para os Açores e Madeira!