Programa de substituição do C-130

  • 2520 Respostas
  • 547384 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7897
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5155/-235
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1980 em: Maio 18, 2020, 11:15:06 am »


Nunca me hei-de esquecer da demagogia barata que o Professor Anacleto usava contra os submarinos, num dos seus vários números de magister dixit, o dito disse que os submarinos eram armas de guerra ultrapassadas, pq os radares(!) e os satélites(!) permitiam saber em tempo real onde estavam.



Ele "sabe"  :o do que fala! Não esquecer que o pai era o Cmdt. Seixas Louçã, comandante do NRP Gago Coutinho em 25/04/1974...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5339 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1981 em: Maio 18, 2020, 12:34:35 pm »
CG não podemos comparar a posição tomada por muitos membros do Fórum face ao MLU das VdG ou à aquisição dos KC, face à posição do BE.

Nós aqui defendemos uma resolução diferente, e na opinião de muitos, para melhor, destes dois programas mencionados, usando a verba já alocada para a aquisição de novas fragatas (ao invés do MLU) e a aquisição de uma aeronave maior (para o lugar do KC). Isto é, a verba mantém-se para o mesmo fim.

A ideia do BE é simplesmente retirar a verba destes dois programas para outras coisas que dão votos fáceis. E eles fariam o mesmo para outros programas semelhantes, como a substituição ou modernização dos F-16, caso esta estivesse planeada.

Quanto à legitimidade da proposta, e se vai acontecer, nunca se sabe, mas como eles usam o truque baixo da verba ir para o SNS, o povo como é óbvio vai seguir a ideia sem pensar duas vezes.


Por isso essas declarações de um deputado palermóide bloquista são só isso mesmo, declarações; não façamos delas mais do que elas são, mas também não sejamos hipócritas ao negar que a maioria de nós, caso tivesse esse poder, não mandaria a modernização das Vasco da Gama e a compra dos KC-390 às malvas porque não é verdade. No entanto por razões completamente diferentes às avançadas pelo BE, é certo.

Creio que o Português que empreguei foi correcto e completamente perceptível, dc.

O que quis adiantar é que seja o Executivo de Esquerda, Centro ou Direita, como as coisas estão neste momento pode-se infelizmente afirmar com elevado grau de certeza que as Forças Armadas serão outra vez uma das sacrificadas perante esta nova crise. E se as chefias continuarem coniventes, a acenar afirmativamente com a cabeça de modo a garantirem o seu cargo, futuro e choruda aposentação, e só depois lhes der um rebate de consciência na reserva ou na reforma, tudo continua na mesma tal como está. E em vez da Irlanda almejaremos afinal ser a Albânia da Europa Ocidental.

Como me disseram recentemente: a NATO pode ser a razão por detrás do avanço de certos programas, nem que seja por força dos compromissos internacionais; mas também está preparada para delegar noutro(s) estado(s)-membro(s) as obrigações que deixemos de cumprir sem grandes hesitações.
« Última modificação: Maio 18, 2020, 12:35:24 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1982 em: Maio 18, 2020, 12:51:31 pm »
Eu percebo o que disseste CG, mas pode ser facilmente interpretado como se o que é dito aqui no Fórum sobre os repectivos programas fosse condizente com o dito pelo BE.

Quanto à questão da NATO, é que não tenho dúvidas nenhumas, não fosse esta organização, coitados de nós, ainda andávamos com as João Belo como principais navios combatentes e estas seriam eventualmente substituídas por NPOs. A NATO é a única coisa que nos faz manter um nível mínimo de capacidade, e mesmo assim temos um poder político que lhes cospe na cara com promessas falsas dos tais 2% do PIB por ano para a defesa.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1983 em: Maio 18, 2020, 08:01:48 pm »
Como me disseram recentemente: a NATO pode ser a razão por detrás do avanço de certos programas, nem que seja por força dos compromissos internacionais; mas também está preparada para delegar noutro(s) estado(s)-membro(s) as obrigações que deixemos de cumprir sem grandes hesitações.
Então com base no que já foi mencionado no tópico de substituição dos F-16, será bastante provável o cancelamento da substituição dos C-130, passando nós a fazer parte de uma pool NATO ou europeia de aviões de transporte táctico/estratégico em prol de avançar com a aquisição de novos caças?

Ou vamos ter aviões de transporte todos XPTO que até conseguem apagar incêndios utilizando vinho do Porto mas vamos ficar sem aviação de caça?

Cumprimentos,
« Última modificação: Maio 18, 2020, 08:03:43 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1984 em: Maio 18, 2020, 11:22:09 pm »
CG não podemos comparar a posição tomada por muitos membros do Fórum face ao MLU das VdG ou à aquisição dos KC, face à posição do BE.

Nós aqui defendemos uma resolução diferente, e na opinião de muitos, para melhor, destes dois programas mencionados, usando a verba já alocada para a aquisição de novas fragatas (ao invés do MLU) e a aquisição de uma aeronave maior (para o lugar do KC). Isto é, a verba mantém-se para o mesmo fim.

A ideia do BE é simplesmente retirar a verba destes dois programas para outras coisas que dão votos fáceis. E eles fariam o mesmo para outros programas semelhantes, como a substituição ou modernização dos F-16, caso esta estivesse planeada.

Quanto à legitimidade da proposta, e se vai acontecer, nunca se sabe, mas como eles usam o truque baixo da verba ir para o SNS, o povo como é óbvio vai seguir a ideia sem pensar duas vezes.


Por isso essas declarações de um deputado palermóide bloquista são só isso mesmo, declarações; não façamos delas mais do que elas são, mas também não sejamos hipócritas ao negar que a maioria de nós, caso tivesse esse poder, não mandaria a modernização das Vasco da Gama e a compra dos KC-390 às malvas porque não é verdade. No entanto por razões completamente diferentes às avançadas pelo BE, é certo.

Creio que o Português que empreguei foi correcto e completamente perceptível, dc.

O que quis adiantar é que seja o Executivo de Esquerda, Centro ou Direita, como as coisas estão neste momento pode-se infelizmente afirmar com elevado grau de certeza que as Forças Armadas serão outra vez uma das sacrificadas perante esta nova crise. E se as chefias continuarem coniventes, a acenar afirmativamente com a cabeça de modo a garantirem o seu cargo, futuro e choruda aposentação, e só depois lhes der um rebate de consciência na reserva ou na reforma, tudo continua na mesma tal como está. E em vez da Irlanda almejaremos afinal ser a Albânia da Europa Ocidental.

Como me disseram recentemente: a NATO pode ser a razão por detrás do avanço de certos programas, nem que seja por força dos compromissos internacionais; mas também está preparada para delegar noutro(s) estado(s)-membro(s) as obrigações que deixemos de cumprir sem grandes hesitações.

Deixem espaços vazios a nível aéreo e naval e depois queixem-se de ver F-110 no mar e Typhoons nos nossos céus.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 507
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +71/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1985 em: Maio 19, 2020, 01:58:51 pm »

Deixem espaços vazios a nível aéreo e naval e depois queixem-se de ver F-110 no mar e Typhoons nos nossos céus.

Desde que fossem partilhados, finalmente veríamos algo nos mares a controlar os barcos de pesca chineses que por cá andam!
« Última modificação: Maio 19, 2020, 01:59:59 pm por oi661114 »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1986 em: Maio 19, 2020, 02:27:49 pm »
Partilhados? Anda tudo doido!
Partilhar a vertente de transporte estratégico e MRTT ainda fazia sentido, agora partilhar navios de guerra e aviões de caça, é partilhar toda uma componente estratégica e dissuasora do país.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 507
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +71/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1987 em: Maio 19, 2020, 02:30:40 pm »
Partilhados? Anda tudo doido!
Partilhar a vertente de transporte estratégico e MRTT ainda fazia sentido, agora partilhar navios de guerra e aviões de caça, é partilhar toda uma componente estratégica e dissuasora do país.

Mas qual defesa do país? O que sobrou se não fosse esta pandemia, iria ser tudo vendido.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1988 em: Maio 19, 2020, 02:53:35 pm »
Essa afirmação de vender tudo, vem de onde e de que contexto, e que tem a ver com a pandemia, ou que faz com que a pandemia tenha impedido a suposta "venda" de sabe-se lá o quê a que te referes?

Não percebi o contexto, a única coisa que percebi é que és fã de partilhar umas F110 com os espanhóis... fragatas estas topo de gama... para "combater" barcos de pesca chineses... algo que tem tanta lógica como operar B-52 em conjunto com os americanos para bombardear os fogos florestais...

Mas metendo "sal na ferida", e para terminar com afirmações absurdas, se os espanhóis mandassem nesta m*rda toda, e partilhassem navios com os portugueses, seria sem sombra de dúvida OPVs, apenas para controlar o mar que hoje ainda é nosso, as F-100 e F-110 continuariam a ser operadas inteiramente por guarnição espanhola e em operações militares a sério.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 507
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +71/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1989 em: Maio 19, 2020, 03:00:14 pm »
Essa afirmação de vender tudo, vem de onde e de que contexto, e que tem a ver com a pandemia, ou que faz com que a pandemia tenha impedido a suposta "venda" de sabe-se lá o quê a que te referes?

Não percebi o contexto, a única coisa que percebi é que és fã de partilhar umas F110 com os espanhóis... fragatas estas topo de gama... para "combater" barcos de pesca chineses... algo que tem tanta lógica como operar B-52 em conjunto com os americanos para bombardear os fogos florestais...
 
Mas metendo "sal na ferida", e para terminar com afirmações absurdas, se os espanhóis mandassem nesta m*rda toda, e partilhassem navios com os portugueses, seria sem sombra de dúvida OPVs, apenas para controlar o mar que hoje ainda é nosso, as F-100 e F-110 continuariam a ser operadas inteiramente por guarnição espanhola e em operações militares a sério.

Deves pensar que já faltou mais para que os espanhóis comecem a realizar as operações de fiscalização que nós não temos capacidade para o fazer e que a UE/NATO exigem .
Quanto ao vender o país basta olhar para todas as empresas estratégicas para Portugal que ainda permanecem em mãos portuguesas, desde correios, combustíveis, controlo aéreo, estradas, energia, transportes, etc.

E até te digo mais, só temos F-16 e EH-101, porque somos obrigados, para não falar doutros programas.
« Última modificação: Maio 19, 2020, 03:12:23 pm por oi661114 »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1990 em: Maio 19, 2020, 03:33:25 pm »
Mas isso todos sabemos, e já vem de bem antes da pandemia. No entanto nada tem a ver com a capacidade militar do país, nem com o tópico...

A minha resposta inicial foi face ao que disseste em que uma operação partilhada das F-110 era um cenário "menos mau", e eu não estou de acordo com isso, tal como acho que não fazia sentido para os espanhóis, partilharem os navios mais modernos que têm/terão connosco.

Mas de volta ao tópico, o meu verdadeiro receio não é o KC, segundo aquela proposta do BE, é alguém lembrar-se que, em vez abdicarmos  da "jóia da coroa da indústria aeronáutica nacional" para obter os tais fundos para o SNS, abdiquem de outra vertente das FA, para prosseguir com a ideia do BE.

E caso surja uma proposta deste género, precisamos de chefias de punho de ferro capazes de a refutar.
 

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 117 vez(es)
  • +135/-92
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1991 em: Maio 19, 2020, 04:05:48 pm »
Mas isso todos sabemos, e já vem de bem antes da pandemia. No entanto nada tem a ver com a capacidade militar do país, nem com o tópico...

A minha resposta inicial foi face ao que disseste em que uma operação partilhada das F-110 era um cenário "menos mau", e eu não estou de acordo com isso, tal como acho que não fazia sentido para os espanhóis, partilharem os navios mais modernos que têm/terão connosco.

Mas de volta ao tópico, o meu verdadeiro receio não é o KC, segundo aquela proposta do BE, é alguém lembrar-se que, em vez abdicarmos  da "jóia da coroa da indústria aeronáutica nacional" para obter os tais fundos para o SNS, abdiquem de outra vertente das FA, para prosseguir com a ideia do BE.

E caso surja uma proposta deste género, precisamos de chefias de punho de ferro capazes de a refutar.

Si leen alguna vez la prensa espanhola, no verán nunca malos comentarios hacia Portugal, todo lo contrario, para los espanholes, el Gobierno Portugués, es el ejemplo de todo lo bien hecho, mientras al espanhol se le critica con dureza. Es fácil leer artículos de prensa acerca del "milagro portugués".
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1992 em: Maio 19, 2020, 04:26:45 pm »
E até te digo mais, só temos F-16 e EH-101, porque somos obrigados, para não falar doutros programas.

Somos obrigados porque?
Vários países da NATO não tem caças e continuam na NATO.
« Última modificação: Maio 19, 2020, 04:27:13 pm por Lightning »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 327 vez(es)
  • +97/-42
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1993 em: Maio 19, 2020, 04:40:02 pm »
Mas isso todos sabemos, e já vem de bem antes da pandemia. No entanto nada tem a ver com a capacidade militar do país, nem com o tópico...

A minha resposta inicial foi face ao que disseste em que uma operação partilhada das F-110 era um cenário "menos mau", e eu não estou de acordo com isso, tal como acho que não fazia sentido para os espanhóis, partilharem os navios mais modernos que têm/terão connosco.

Mas de volta ao tópico, o meu verdadeiro receio não é o KC, segundo aquela proposta do BE, é alguém lembrar-se que, em vez abdicarmos  da "jóia da coroa da indústria aeronáutica nacional" para obter os tais fundos para o SNS, abdiquem de outra vertente das FA, para prosseguir com a ideia do BE.

E caso surja uma proposta deste género, precisamos de chefias de punho de ferro capazes de a refutar.

Quem??

Com a total subordinação dos militares ao poder politico pós-25 de abril...queres o quê concretamente?

manda quem pode obdece quem deve!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 507
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +71/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1994 em: Maio 19, 2020, 04:41:18 pm »
E até te digo mais, só temos F-16 e EH-101, porque somos obrigados, para não falar doutros programas.

Somos obrigados porque?
Vários países da NATO não tem caças e continuam na NATO.

Se querias manter a zona económica exclusiva, tinhas que assegurar a capacidade SAR dessa zona. Quanto aos F-16, é precisamente para não dependeres de terceiros para a defesa aérea do espaço territorial e da zona exclusiva, porque como vês, os países que não têm essa capacidade, as missões são efectuadas por terceiros (por exemplo a Lituânia).