Revolta no Mundo Árabe

  • 864 Respostas
  • 163584 Visualizações
*

scrupulum

  • 101
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #180 em: Março 29, 2011, 07:03:11 pm »
Revoluçoes arabes e OTPOR

Todos  constatamos, alguns com uma certa surpresa (pois a Tunisia e o Egito sao aliados tradicionais dos EUA ), o apoio imediato que os EUA deram aos movimentos revolucionarios na Tunisia, Egito e agora na Libia.
Todos reparamos tambem que, enquanto os serviços de segurança da Tunisia ou do Egito tentavam controlar as respectives rebeliões, os EUA aconselharam os ex-ditadores a nao bloquearem os acessos ao Facebook e ao Tiwitter, no que foram obedecidos…na intenção de enviar ao mundo sinais de abertura e numa tentativa vã de apaziguar os amotinados com um pacote de medidas dos quais fazia parte o livre acesso a estas duas importantes redes sociais.

Recuando um bocado no tempo, lembro-me de têr lido em qualquer parte que durante as manifestaçoes no Irão aquando das ultimas eleições neste pais, os EUA pediram à Tiwitter para adiar uma operação de manutenção no seu servidor a fim de não pertubar as comunicações entre os opositores do regime .

Lê-se aqui e ali na net que talvez estas duas redes sociais, Facebook e Twitter,  façam parte de um projeto americano extremamente eficaz,  um plano para a promoção da « democracia » em todo o mundo; um plano em que a OTPOR é um dos principais instrumentos.

Para começar, não liguem à semelhança entre os logotipos, (um punho fechado), dos movimentos de revolta na Tunisia, Egito e Marrocos e a organização OTPOR (atual CANVAS :  Center for Applied Non Violent Action and Stratégies), talvez nao passe de uma coincidência !

A OTPOR, uma organização sérvia, essencialmente constituida por estudantes e dirigida por Srdja Porpovic , foi a responsavel pela queda do regime de Slobodan Milosevic, e este logotipo do punho fechado sobre um fundo preto era para parodiar o regime bolchevique instalado no pais.

Os estudantes sérvios nao estavam « sozinhos » no seu combate contra o regime . Nos principios do ano 2000, um grupo de membros da OTPOR, deslocou-se à Hungria, ao hotel Hilton de Budapeste, em suposta viagem de estudo. Na realidade foram encontrar-se com Robert Helvey, antigo coronel do exército americano e especialista nos movimentos de subversão e  de revolta. O objetivo deste encontro era formar os estudantes sérvios nas técnicas de resistência não violenta de Gene Sharp , (Nota : Gene Sharp escreveu um manual que descreve as 198 taticas para derrubar um regime).

Robert Helvey  trabalha para o Albert Einstein Institution, uma das  fundações americanas que financiaram a OTPOR. As outras são a Freedom House e a Open Society, fundações cujos dirigentes e funcionarios sao na sua maioria ex-membros da CIA ou antigos militares : James Woolsey (antigo diretor da CIA), Steve Forbes, Samuel Huntington, Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz, …
As ligações destas fundações com a CIA e com grupos de interesses « discretos« , são do conhecimento geral e obtêm-se facilemente muitas referencias na net.

A OTPOR não se ficou por aqui e depois da queda de Milosevic, transformou-se numa escola para ensinar as mesmas técnicas revolucionarias. Esta escola chama-se CANVAS e aqui se ensina tambem a arte de bem utilizar as redes sociais com fins politicos.
O Egito e a Tunisia sendo dos paises arabes com mais gente ligada à net, a coisa tornou-se mais facil para os ativistas egipcios ou tunisinos como Ahmed Maher, um egipcio que com o apoio da Freedom House, se deslocou a Belgrado, na Sérvia, para ai ser treinado por Srdja Popovic, ex-discipulo do guru americano Gene Sharp e fundador de CANVAS (ex-OTPOR).

Talvez os movimentos revolucionarios nas arabias nao sejam tão inocentes ou expontâneos como nos querem fazer crer ! Mas aqui fica a questão : sera por puro altruismo que as citadas fundações americanas e o seu « braço armado » OTPOR-CANVAS apoiam estas revoltas ? Ou, pelo contrario, existe uma grande estratégia oculta em curso de execuçao ?
« Última modificação: Março 29, 2011, 09:45:12 pm por scrupulum »
scrupulum aka legionario
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #181 em: Março 29, 2011, 08:28:12 pm »
Portanto, encontrar formas de as pessoas falarem umas com as outras, sem a censura do Estado, é resultado da acção de algum grupo conspirativo ?
Calculo que quando os portugueses se juntaram para vencer os espanhóis em Aljubarrota, também tivesse sido resultado do twitter ...  :mrgreen:

Há um ponto em que a maluqueira atinge um ponto em que já só com forte doses de qualquer medicamento.

É evidente que as redes sociais permitem e possibilitam este tipo de movimentações populares.
Serão todos absolutamente espontâneos ?

É claro, ABSOLUTAMENTE CLARO, que há sempre alguém que começa.
Ou você acha que as últimas iniciativas deste tipo em Portugal, nasceram por obra e graça do divino espirito santo ?

Toda a gente se aproveita da liberdade que a Internet permite, e é por isso que os regimes ditatoriais investem gigantescas fortunas para tentar impedir  Internet de se transformar num veículo de liberdade.

A Grande pátria socialista chinesa por exemplo, vai investir mais de 60.000 milhões de dólares em meios de repressão para defender a ditadura, a maior parte dos quais destinados a policiar a internet e impedir as redes sociais de prosperar.
A Grande Pátria Democrática Islâmica do Irão, também é dos países mais activos na repressão da Internet.

A China já comercializa software desenvolvido, para tracejar a origem dos «twits» do twitter. Esse software foi utilizado pelo genocida socialista Bashar al-Assad para prender pessoas nas últimas semanas.
Várias crianças (menores de idade, e tanto quanto li, um deles com 14 anos) foram aprisionadas pela polícia e por causa disso, houve mais manifestações no sul do país.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cunha

  • 85
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #182 em: Março 29, 2011, 10:53:15 pm »
Face ao que se está a passar na Líbia, onde literalmente se deitou lenha para a fogueira, esta operação apenas vai servir para agravar a situação, e à instabilidade que se mantém mesmo na Tunísia e Egipto, isto para não falar da Síria, Iémen, Arábia saudita e Catar, impõe-se um enorme e inquietante ponto de interrogação sobre tudo isto?
Saudações Patrióticas.
 

*

scrupulum

  • 101
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #183 em: Março 30, 2011, 10:57:00 am »
O que os "intervencionistas" não dizem é que esta série de revoluções "expontaneas" no mundo arabe tem como objetivo final a China . A grande balança da estratégia mundial tem dois pratos, um deles pende a favor da China , com os seus excedentes comerciais e a divida americana de que é propriétaria. Os Eua não querem ficar reféns da China e o contra-peso que encontraram de maneira a restablecer um certo equilibrio é o controlo dos fornecedores de petroleo dos chineses. Nesta optica, talvez que a Venezuela, um dos fornecedores potenciais de petroleo à China, se deva preparar tambem para fazer face a uma revolução libertadora.
« Última modificação: Março 30, 2011, 05:07:18 pm por scrupulum »
scrupulum aka legionario
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #184 em: Março 30, 2011, 04:16:42 pm »
Não é novidade nenhuma que as ditaduras têm problemas com todo o sistema que dê à população algum tipo de liberdade.

Quando apareceu a imprensa, também se considerou que era uma invenção do Diabo, porque permitia a divulgação de ideias diferentes das oficiais da Igreja.

Os regimes opressores, não gostam da liberdade. Isso é um facto.
Quem pode estar espantado com a existência de movimentos que pretendem defender e expandir essa liberdade ?
Toda a gente sabe que as ditaduras têm dificuldade em existir se houver liberdade
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

scrupulum

  • 101
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #185 em: Março 30, 2011, 05:30:56 pm »
Pois sim, mas os EUA/França/GBR e seus aliados, nao estão a travar um combate pela liberdade dos povos nem pela democracia, mas sim pelos interesses dos trusts que dominam o mundo Global. Estes trusts constituem uma verdadeira oligarquia à escala mundial que despreza as naçoes e as especificidades culturais : eles querem nivelar tudo através dum sistema unico a que chamam errada e abusivamente de democracia. O que os preocupa (aos trusts) não é a falta de liberdade dos libios ou dos iranianos, mas sim a falta de liberdade que têm Total , BP, Monsanto, etc.  para fazerem o que querem, onde querem e quando querem.
scrupulum aka legionario
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #186 em: Março 30, 2011, 07:04:05 pm »
Citar
pois sim, mas os EUA/França/GBR e seus aliados, nao estão a travar um combate pela liberdade dos povos nem pela democracia, mas sim pelos interesses dos trusts que dominam o mundo Global
Bom, essa é a sua opinião, e desculpe-me mas do meu ponto de vista é uma opinião completamente disparatada.

Parte do principio de que a Liberdade é uma criação dos Trusts que dominam o mundo global.

A Russia soviética e os assassinos comunistas desenvolveram exactamente esse raciocínio para explicar as diferenças entre os dois sistemas e defender o terror e a opressão que caracterizaram os regimes comunistas/marxistas/socialistas.

Os comunistas chamaram à democracia «Democracia Burguesa»
Para distinguir essa democracia das ditaduras assassinas que matavam, violavam e torturavam inocentes, e que se auto-demominavam REPÚBLICAS DEMOCRÁTICAS E POPULARES.
ERA TUDO FEITO MUITO REVOLUCIONARIAMENTE E DEMOCRATICAMENTE. ERA TORTURA DEMOCRÁTICA E REVOLUCIONÁRIA COMPLETAMENTE ANTI-CAPITALISTA.  :mrgreen:  :mrgreen:

A historieta dos trusts e restante estrumeira, é apenas desculpa das ditaduras e dos regimes criminosos que escaparam à queda do muro de Berlim, e que continuam desesperadamente a tentar encontrar justificação para continuarem a matar.

É POR ISSO QUE SENDO O KADAFI UM PORCO ASSASSINO, AINDA CONTINUAM A APARECER PESSOAS A DEFENDE-LO COM BASE NOS ARGUMENTOS RIDICULOS E PATETICOS DOS TRUSTS, MALDITOS CAPITALISTAS E AFINS.

Em nenhum lugar do mundo, empresas como a MONSANTO ou a BP são mais atacados que nos países da Europa ou nos Estados Unidos.
A BP, por causa do que aconteceu no Golfo do México vai levar uma talhada monstruosa.

Se aquilo tivesse acontecido na China, PAGAVA-SE UNS MILHÕES A UM PORCO CORRUPTO QUALQUER DO PARTIDO COMUNISTA E OS CHINESES ERAM OBRIGADOS A BEBER O PETRÓLEO SE FOSSE PRECISO E A CALAR O BICO, SOB PENA DE MORTE.

Essa é a verdade.
Todos sabemos que é assim.
Mesmo aqueles que não se conformam com o resultado da Guerra Fria.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #187 em: Março 30, 2011, 07:07:31 pm »
Nota: Entretanto o grande camarada socialista Bashar Al-Assad, presidente da Síria, já disse que a culpa é da comunicação social internacional, e de uma conspiração para derrubar a grande democracia Siria.

Onde é que ele se terá inspirado para descobrir esta conspiração dos malvados capitalistas  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20931
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #188 em: Março 30, 2011, 09:33:33 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20931
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #189 em: Abril 01, 2011, 10:54:48 pm »
 

*

HaDeS

  • 223
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #190 em: Abril 05, 2011, 06:21:33 pm »
Citar
Otan piorou o conflito na Líbia, dizem rebeldes; Qatar enviará armas a grupos anti-Gaddafi
Os rebeldes líbios fizeram um acordo com o Qatar para receber o novo armamento que precisam com urgência e estão em negociações com o Egito na tentativa de fechar o mesmo acordo, segundo fontes da direção insurgente em Benghazi, reduto dos opositores do ditador Muammar Gaddafi, entrevistados pela agência de notícias EFE.

As fontes também afirmaram que desde que a Otan tomou o comando da operação aliada a situação “mudou totalmente para pior”, já que seus bombardeios se repetem sobre as mesmas áreas, em vez de serem localizados nos arredores de Misrata e outras regiões onde seriam mais efetivos.

Nesta segunda-feira, confrontos entre os rebeldes e as forças de Gaddafi tiveram como palco pelo quarto dia consecutivo a cidade petrolífera de Brega.

Segundo a correspondente da “Al Jazeera”, SueTurton, os rebeldes conseguiram avançar em direção a oeste com ajuda dos ataques das forças de coalizão, depois de terem recuado devido à ofensiva das forças do governo.

Ainda de acordo com a repórter, os insurgentes estão com receio de avançar pela estrada principal, na costa de Brega, devido às suspeitas de que as forças de Gaddafi teriam colocado minas ao longo da rodovia.
Operações podem durar seis meses

As operações dos aviões britânicos que participam na manutenção da zona de exclusão aérea na Líbia durarão pelo menos seis meses, afirmou o chefe da Real Força Aérea britânica (RAF) em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”.

“Estamos planejando com base em pelo menos seis meses e a partir de então veremos”, declarou o marechal Stephen Dalton. Segundo ele, a Líbia é a atual prioridade da RAF e a operação, no momento, era sustentável e não coloca em perigo os esforços britânicos em outros lugares.

Já os Estados Unidos informaram que vão retirar seus aviões do espaço aéreolíbio na tarde de hoje, segundo informações da “Associated Press”, citando um oficial da Otan. Durante a manhã desta segunda-feira, os aviões americanos permanceram na ativa devido a um pedido do órgão. Não foi informado se a retirada será permanente ou temporária.
Itália reconhece conselho de oposição a Gaddafi

A Itália reconhece o opositor Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio como “único interlocutor legítimo” e considera que as propostas de saída da crise do regime de Gaddafi “não são confiáveis”, afirmou nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini.

“A Itália decidiu reconhecer o Conselho”, declarou Frattini após um encontro com um enviado do CNT, Ali Al Issawi.

“O regime de Trípoli está enviando pessoas à Grécia para fazer propostas. Estas propostas não são confiáveis. Não é possível aceitá-las”, disse Frattini em referência a uma visita no domingo de um enviado do regime a Atenas para negociar uma saída para a crise na Líbia.

FONTE: UOL

 

*

akko

  • 1
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #191 em: Abril 07, 2011, 02:21:54 am »
É delicioso dissecar as análises Ocidentais sobre as Revoltas no Mundo Árabe, lembra fatalmente a historiografia, Ocidental, sobre as Santas Cruzadas que contrasta radicalmente com a visão árabe do mesmo acontecimento e o «Santas» das Cruzadas desmoronam perante massacres, purgas e violações, que hoje seriam consideradas como um Crime Contra a Humanidade.

Para analisar cabalmente o fenómeno divulgado como «Revolta no Mundo Árabe» é fundamental, em primeira instância, perceber que há o Mundo Árabe e as Nações Muçulmanas. Depois é vital compreender a legitimidade aclamada de alguns regimes, fazendo inevitavelmente a destrinça entre os regimes déspotas, republicanos e monárquicos assim como aqueles que forçosamente coabitam com organizações radicais armadas e poderosas.

Se não sabemos porque é que o Hizbulah não fez uma ofensiva no norte de Israel, quando o Estado hebreu bombardeava o Hamas em Gaza, sul de Israel, e quando o Hizbulah e o Hamas são as duas principais organizações armadas visceralmente anti-Israel... estamos longe de compreender o fenómeno revolucionário em curso.

Inequivocamente, também, se não compreendermos o sunismo e o xiismo, assim como factores que os unem, desunem e combatem entre si, estamos perante uma monumental e perigosa lacuna. Por fim, apesar de poder alongar-me nesta lista, é inevitável conhecer e compreender também, sem preconceitos, o que significa Islamismo, Salafismo, Charia, Fatwa,  etc etc e muito etc.

Depois deste exaustivo exercício iremos compreender que as ditas Revoluções o Mundo Árabe apenas têm um denominador comum, as redes sociais da internet, tal como estas têm em qualquer acção insurreccional, pacifica ou não, em todo o mundo. Em nada mais poderemos fazer o paralelo entre os cenários tunisino, egípcio, líbio, jordano, sírio, libanês, iemenita ou, de forma emergente, marroquino. A absurdidade de incluir neste conjunto, árabe, o Irão é como incluir o país que alberga a maior população muçulmana no planeta, a Indonésia que árabe, indiscutivelmente, também não é.

O famoso efeito dominó revolucionário é uma ficção. A aspiração de Liberdade é a ilusão que o Ocidente pretende ver ocorrer nestes países... em breve surgirá a realidade e o Ocidente compreenderá, finalmente, porque é que os libertários tantas vezes gritaram, e gritam, Allah Akbah.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #192 em: Abril 07, 2011, 11:25:23 am »
Citar
É delicioso dissecar as análises Ocidentais sobre as Revoltas no Mundo Árabe, lembra fatalmente a historiografia, Ocidental, sobre as Santas Cruzadas que contrasta radicalmente com a visão árabe do mesmo acontecimento e o «Santas» das Cruzadas desmoronam perante massacres, purgas e violações, que hoje seriam consideradas como um Crime Contra a Humanidade.
Também seria delicioso ver como os árabes na sua versão «colorida» da História, falam da libertação da Peninsula Ibérica, após a entrada dos exércitos de Tarik no ano de 711.
É impressionante ver como os árabes pintaram a História de cores brilhantes à medida que avançavam e impunham os seus preceitos regras e religião, a gente que não tinha pedido para ser invadida. O que foi a expansão da religião muçulmana pelo mundo a menos que uma cruzada islâmica ?
Nesta História, não há nem santos nem demónios.

Citar
Para analisar cabalmente o fenómeno divulgado como «Revolta no Mundo Árabe» é fundamental, em primeira instância, perceber que há o Mundo Árabe e as Nações Muçulmanas
Estas questões por acaso até já têm sido referidas com algum detalhe neste fórum. Que mundo árabe e mundo muçulmano são coisas distintas, é das coisas que tem sido sempre lembrada, quando alguém se esquece do facto.

Citar
Se não sabemos porque é que o Hizbulah não fez uma ofensiva no norte de Israel, quando o Estado hebreu bombardeava o Hamas em Gaza, sul de Israel, e quando o Hizbulah e o Hamas são as duas principais organizações armadas visceralmente anti-Israel... estamos longe de compreender o fenómeno revolucionário em curso.
Também já discutimos essas questões aqui, e estamos fartos de saber que o Hezbollah é um movimento Xiita controlado pelos imãs pedófilos das mesquitas de Qom, e pelo regime terrorista do criminoso Ahmadinejad do Irão, enquanto que os terroristas do Hamas são Sunitas.
Os terroristas iranianos apoiam o Hamas apenas por conveniencia. Se não houvesse Israel, matavam-se uns aos outros.
A somar à diferença entre sunitas e xiitas, está o facto de o principal país xiita ser persa e não árabe, quando árabes e persas se odeiam mais que árabes e judeus (embora esse ódio seja disfarçado pelas conveniências).

Citar
O famoso efeito dominó revolucionário é uma ficção. A aspiração de Liberdade é a ilusão que o Ocidente pretende ver ocorrer nestes países... em breve surgirá a realidade e o Ocidente compreenderá, finalmente, porque é que os libertários tantas vezes gritaram, e gritam, Allah Akbah.
O efeito dominó existe. Tanto que os países que tiveram até ao momento problemas até estão ao lado uns dos outros. Tunisia, Líbia e Egipto.
A Síria e o Iraque também se incluem neste grupo repúblicas laicas.

Nas republicas laicas, é onde se notará mais o problema dos extremistas islâmicos. Há evidentemente activistas islâmicos em muitos desses movimentos.
O que se deve estudar é a possibilidade de, embora existindo, esses movimentos serem na realidade uma minoria. Além disso, gritar Allah-o-Akbar é ainda mais comum nas repúblicas laicas.
Uma minoria que, no caso do Egipto, foi até apanhada de surpresa.

É evidente que se tiverem toda a liberdade para promoverem as suas teorias de governo islâmico eles podem conseguir vantagens e até ganhar eleições.
É por isso que se fala tanto no modelo turco.
Não porque os turcos sejam árabes (que também não são), mas porque a Turquia ainda tem uma democracia tutelada pelo exército, sendo o exército a garantia de que o extremismo islâmico não acabará por controlar um processo de abertura que será lento.
Na Turquia, a ocidentalização do país demora há quase um século (e o processo turco foi radical, e a expressão mais dramática dessa mudança, está na introdução do alfabeto latino num país islâmico).

Mas na verdade, o que acontece é que parece que há árabes que também acham que a Liberdade é um valor importante.
Já se os movimentos democráticos podem de facto triunfar, é duvidoso. A solução mais lógica, será a da criação de regimes laicos, que instituam regras democráticas, mas que mantenham um controlo por parte do exército (que tem que ser laico).

Isto impedirá que numa eleição um grupo islâmico ganhe, e subverta a democracia.
Tal subversão é por definição anti-democrática, mesmo que tenha maioria.
Nenhum povo tem legitimidade para votar democraticamente o fim da democracia, porque tal voto constitui uma violação da liberdade das gerações futuras, às quais o fim da democracia retiraria a liberdade de escolher.

A democracia tem sempre que ser mantida, porque é uma garantia de liberdade para aqueles que ainda não votam e mesmo para aqueles que ainda não nasceram.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #193 em: Abril 08, 2011, 11:39:14 pm »
Citação de: "akko"
A aspiração de Liberdade é a ilusão que o Ocidente pretende ver ocorrer nestes países... em breve surgirá a realidade e o Ocidente compreenderá, finalmente, porque é que os libertários tantas vezes gritaram, e gritam, Allah Akbah.

Independentemente das motivações das revoltas, você toca num ponto importante, eu também já estou farto de abrir a televisão e ouvi-los dizer Allah, Allah.

E o mais inquietante de tudo é que eu não sei muito bem o que eles defendem, para além de dizerem que querem liberdade, e de insistentemente berrarrem alto e bom som Alá é grande.

Eu só não os quero ver com esta ladainha muito perto do Algarve.

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Revolta no Mundo Árabe
« Responder #194 em: Abril 09, 2011, 08:34:59 pm »
Citação de: "papatango"
Nenhum povo tem legitimidade para votar democraticamente o fim da democracia, porque tal voto constitui uma violação da liberdade das gerações futuras, às quais o fim da democracia retiraria a liberdade de escolher.

A democracia tem sempre que ser mantida, porque é uma garantia de liberdade para aqueles que ainda não votam e mesmo para aqueles que ainda não nasceram.

Offtopic:

Eu sei que este tópico não é sobre o do iberismo, mas penso o mesmo que aqui está escrito em relação a esse assunto.
Acho que nenhuma geração de Portugueses pode votar democraticamente o fim da independencia, pois está a por em causa gerações futuras ao obriga-los a serem Espanhois apesar de poderem preferir serem Portugueses, além disso os actuais Portugueses que quererm ser Espanhois não tem problema nenhum em irem para lá viver e trabalhar se for esse o desejo deles, pois estando ambos os paises na União Europeia todo esse processo está facilitado.