tenente
Sempre quero ver onde a TAP vai estacionar os novos acfts pois a base da CIA, é em Lisboa, e com a falta de stands que agora já há.....
Lisboa vai poder receber maior avião do mundo
https://eco.sapo.pt/2019/01/08/lisboa-vai-poder-receber-maior-aviao-do-mundo/
O plano para a ampliação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai transformá-lo: 40 balcões e check-in, maior sistema de bagagens e mais 22 posições de estacionamento o que pressupõe uma intensificação do investimento da ANA até 2028. Outra das novidades é que, com as alterações, seja possível que aeronaves como o A380 e o B747, dos maiores aviões de passageiros do mundo, aterrem em Lisboa.
O acordo entre a ANA e o Estado, adianta a edição do Jornal de Negócios [acesso condicionado] desta terça-feira, prevê um investimento que supera, pelo menos nesta fase, os encargos com o aeroporto do Montijo, sem contar com acessibilidades e compensações à Força Aérea.
O aeroporto de Lisboa verá fechada também a pista 17/35, que vai permitir aumentar o espaço para o parqueamento de aviões, e a ampliação do espaço de check-in, recolha de bagagens, mangas de embarque e desembarque e processamento de raio-x.
A ideia, reforça ainda a edição do jornal, é que as alterações reforcem a posição de “hub” do aeroporto.
Caro tenente, parece que o problema vai ser resolvido.
Daniel peço-te paciência para leres a minha resposta.
Vai, Vai,
claro que vai, mas de certeza que não será pelas medidas aqui anunciadas.
Quando encerrarem a 17/35 quero ver um emergência declarada na 03 a bloquear a pista de serviço vou gostar de ver o que acontece ao trafego sem ter pista para operar. Não esquecer que o Montijo apenas abrirá em 2022, e isto de 2022, vamos esperar para ver.
Agora, quanto ao estacionamento, acho muito bom arranjar mais stands mas para isso acontecer, fecha-se definitivamente uma pista ??
Então vejamos, o AHD de um ano para o outro arranja as tais mais 22 posições de estacionamento, ou seja conseguirá ter no solo um máximo de 90 posições.
O máximo de movimentos hora/pista será de 42-46, dependendo do numero das aterragens/descolagens e das sequências dos tipos de aeronaves nas ditas operações.
Como sabemos, pelo menos eu sei, se um heavy descolar a frente de um ligeiro este tem de esperar mais para não sofrer na esteira, com a turbulência criada durante a descolagem anterior e, como tal, lá se vão complicar as contas para o máximo de capacidade, e aqui o sr Antonoaldo da TAP, mais uma vez, falha no objectivo quando diz que os atrasos provocados á TAP, são quase todos, motivados pela entidade aeroportuária, neste caso a culpa reside no elevado numero de voos de ligação operados c/ ATR's e Embraers.
Mas utilizar ATR's, sr Antonoaldo com o volume de pax em ligação que a TAP tem, não seria mais lógico empenhar um 319
? repare para a ponte aérea LIS-OPO, que quantidade de bagagem fica para trás.
Logo se o máximo de movimentos não é conseguido, e posso adiantar que raramente o é, o que é que vai acontecer ao trafego no solo
nada de bom pois, não nos podemos esquecer que os tempos de rotação se mantêm e desse modo os stands que estão a pensar nascer, os tais 22, só vão complicar mais o volume de movimentos de equipamentos e staff nas plataformas, e quanto a pista, bem, a pista essa permanece uma única e, para processar mais 20% de trafego !!!!!
Alguém pensou nesta questão
Nem o dobro das saídas rápidas resolvem esta situação de aumento de volume de trafego, a unica possibilidade de atenuar esta situação será o prolongamento do taxi way, nascente, paralelo á 03/21, esse prolongamento sim, evitará o cruzamento da pista para descolar sempre que a 21 estiver de serviço !!!
Porque que é que esta obra tarda em avançar
Há decadas, sim decadas que deveria estar concluida, mas como temos muitas prioridades..........vai esperando.
Aqui sim sr Antonoaldo tem razão acertou no alvo !!
Continuando.......
Então, mas se aumentamos o numero de aeronaves no solo, os tais 22 stands, e com apenas uma pista, a espera vai ser maior, e como tal, os atrasos serão em numero superior e também de maior duração, mas será que a culpa é da ANA, mais uma falha do tiro do sr Antonoaldo quanto ao responsável por estas, limitações, pois a responsabilidade da gestão do trafego na área de manobra, não é da ANA é da NAV, a única responsabilidade imputada á ANA e não é pequena, é a de fechar a 17/35, mas, mas, o sr é a Favor sr Antonoaldo, pois quer mais aeronaves estacionadas em Lisboa, não é ?
Mas, continuando com a resolução dos problemas do aeroporto e responsabilidade sobre a falta de pontualidade da TAP, ora vejamos que agente de handling serve o cliente TAP ??
será a ANA
Não, não é, é a Ground Force, e a dita está com problemas de staff nomeadamente, no terminal de bagagens e na Placa, nem menciono o check-in e as portas de embarque, deixo para depois.
A falta de staff nas duas áreas referidas só origina que as assistências ás aeronaves sejam efectuadas com pouco pessoal e que muitas vezes esse pessoal, OR's e oficiais de placa, cheguem, ás aeronaves já com elas nos stands, claro que a culpa não será destes elementos mas do seu numero ser reduzido para o volume de trafego assistido.
Além deste problema de staff da GF
temos uma situação mais grave que acontece diariamente. A formação do staff TAP que na placa coordena as operações de assistência.
Este staff, colocado na placa não tem a experiência para sequer carregar as aeronaves quanto mais para ter a responsabilidade de coordenar as funções de assistência ás aeronaves no solo.
Muitos dos atrasos que diáriamente assolam a TAP poderiam ser evitados se, estas funções fossem executadas por pessoal mais velho e com mais experiência, mas as empresas o que querem é que o serviço seja feito, mesmo que mal feito, mas o mais barato possível.
Sr Antonoaldo uma vez mais o sr Falha o alvo e o que deveria fazer antes dispara para todas as direcções era arrumar a sua casa pois este staff é da TAP, ensine-os primeiro se lhes conseguir incutir um pouco de humildade e vontade de aprender melhor de outro modo os seus pseudo RED CAPS,
é um insulto para um verdadeiro Red Cap, chamar-lhes isso, não valem um décimo de um RED CAP, estão anos luz.
Para terminar e falando de processamento de pax nas zonas de controlo, convirá não esquecer que uma das zonas de maior congestionamento no AHD, está relacionada com o SEF. Por variados motivos para aqui não chamados, os tempos de espera, nestas zonas de controlo chegam a ser por vezes muitíssimos elevados. nem mesmo com a ampliação das zonas de contenção e aumento de boxes do SEF se conseguiu debelar estas situações de " Bottleneck " ,
sabe-se lá porque, bem eu até sei porquê, mas desculpem que não digo, pois dou-me muito bem com alguns elementos do SEF, e eles tem as suas razões que eu até entendo e aceito.
Uma vez mais sr Antonoaldo, o SEF não é gerido pelo Aeroporto, a responsabilidade dos elevados tempos de espera tem de ser imputadas a tutela deste serviço, desculpe mas é assim.
Os controlos de RX apesar dos tempos de espera registados, não tem vindo a ser área responsável por atraso das Companhias Aéreas.
Concluindo, estes problemas aqui sucintamente aflorados, vem acontecendo há mais de vinte anos, em escala menor, claro, mas não deveriam já ter sido muito minorados ou mesmo extintos ??
Deviam sim senhor mas outros valores mais altos se " Alevantam " Daniel, e enquanto todas as entidades que operam no Aeroporto não se decidirem a sentar-se á mesma mesa e simplesmente debaterem estas limitações e assumirem as suas falhas, franca e honestamente, nunca será possível que as melhorias necessárias sejam implementadas, e, como o podem ser, se se atiram as culpas constantemente de uns para os outros.
A culpa é sempre do macaco.
Bom seria e para todos os envolvidos, que os problemas do AHD fossem de uma vez por todas solucionados, com as pseudo medidas apresentadas, mas só acredita nisso que não sabe do que fala/escreve, pois quem vive/trabalha diariamente no aeroporto de Lisboa sabe que estas medidas serão implementadas avulsamente e geridas por quem não sabe/tem experiência logo as situações irão se arrastar a velha máxima homem certo no local certo, apenas se aplica a algumas funções operacionais, poucas, da aviação e do controlo Aéreo, o resto é para inglês ver.
PS o meu enfase na TAP é só porque é o maior operador do Aeroporto de Lisboa e tem a sua base também em Lisboa, daí o impacto dos constrangimentos, referidos pelo seu presidente, na sua operação diária, nada mais.
Um aparte eu não sabia que lisboa só depois do alargamento é que vai poder receber B747, assisti dezenas destas aeronaves e em Lisboa e não só, mas tudo bem, estou sempre a aprender com quem escreve, e que bem escrevem .........
Abraços