KC-390 na FAP

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #480 em: Janeiro 25, 2020, 08:38:50 pm »
Primeiro obrigado pela participação no fórum,  não é todos os dias que uma grande fabricante de aeronaves tem um representante no fórum "da ma língua" :mrgreen:

Já agora software do kc-360 é compatível com o LINK-16 ou terão de ser feitas alterações.

Agradeço mas não trabalho com a EDS, apesar de ser de São José dos Campos e formado na área. Muitos da família e conhecidos trabalham lá, já que é uma fabrica que emprega milhares de pessoas por aqui. Mas essas informações que eu coloquei foram as divulgadas na época do ocorrido apesar da relutância da Embraer em divulgar qualquer coisa além de notas genéricas.

Mas tenho certeza de que a aeronave se comportará bem, já que era um pre requisito da aeronave


Tikuna, a questão que deve ser clarificada não é tanto a TAS/MAS ( minimum Air Speed) do Reabastecedor vs a TAS/MAS possivel do acft a ser abastecido, mas sim a turbulência provocada pelo thrust das turbofans do KC390, e o seu efeito nos helis .

No A400 foi necessário colocar mangueiras com maior comprimento para afastar MAIS, os Helis da aeronave abastecedora, devido á turbulência provocada motores do dito.

Provavelmente no KC390 será necessário efectuar uma alteração semelhante, se, e digo se tal aumento de distância  permitirá que a turbulência provocada, deixe de afectar a segurança/estabilidade de voo, dos helis a abastecer, será que me faço entender ??

Abraços

Eu entendo perfeitamente o seu ponto. A vantagem da turbina em relação a hélice é a maior uniformidade da massa de ar e além disso, mais concentrado longe do centro da aeronave reabastecida. Verifique a posição do motor do KC-390 e da sonda de reabastecimento nesse render em relação aos helicopteros:





Vale destacar que a aeronave estará com potencia reduzida, e creio que será um reabastecimento até mais confortável. Obvio que a tendencia da massa de ar de saída é se expandir, porém não vejo muito empecilho já que está localizada bem afastada da aeronave em si. Claro que tudo isso foi testado e validado em laboratório, mas o que nos resta é aguardar os testes a serem conduzidos  em ambiente real, pois aqui eu e você estamos elucubrando cenários que retiramos de simples observações e experiências passadas.

O que sabemos é que a aeronave foi pensada pra isso, e tanto eu quanto você, pagadores de impostos de nossos respectivos países, queremos o melhor para o projeto funcionar bem para nossas forças armadas


Saudações

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #481 em: Janeiro 25, 2020, 10:52:19 pm »
Bem, tendo os kc390 a possibilidade de reabastecer por exemplo, C295 versão ASW, abre se logo uma possibilidade para substituir os P3 à boa maneira portuguesa.
Teoricamente, até podia ser uma boa forma de manter a capacidade ASW sem gastar mais de 300 M.

Cumprimentos
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #482 em: Janeiro 25, 2020, 11:01:16 pm »
Bem, tendo os kc390 a possibilidade de reabastecer por exemplo, C295 versão ASW, abre se logo uma possibilidade para substituir os P3 à boa maneira portuguesa.
Teoricamente, até podia ser uma boa forma de manter a capacidade ASW sem gastar mais de 300 M.

Cumprimentos

claro que temos de poupar uma vez que vamos gastar 827 milhões em cinco aeronaves de transporte táctico e que ainda vão dar provas do que valem !!

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #483 em: Janeiro 26, 2020, 01:39:45 pm »
Bem, tendo os kc390 a possibilidade de reabastecer por exemplo, C295 versão ASW, abre se logo uma possibilidade para substituir os P3 à boa maneira portuguesa.
Teoricamente, até podia ser uma boa forma de manter a capacidade ASW sem gastar mais de 300 M.

Cumprimentos

Caro MDN, CEMFA, CEMGFA, militares da FAP das mais variadas patentes, civis e militares... não leiam isto, é uma péssima ideia!!!!  :N-icon-Axe:

Que tiro no pé que era se algum "génio" se lembra de fazer isso. O C-295 MPA/ASW é bom, é um bom complemento, mas nunca terá as mesmas capacidades (payload) que um P-3, e sejamos realistas, fazia sentido no dia-a-dia a FAP ter que enviar uma segunda aeronave (o KC) para dar ao 295 uma autonomia equivalente ao P-3 ou P-8 (no futuro  :mrgreen:)? Então gastasse combustível e horas de voo em duas aeronaves para fazer aquilo que 1 P-3 faz sem problemas? Ainda por cima diariamente? Dá jeito numa situação pontual, em que por exemplo se tenha que manter 1 ou 2 C-295 a voar numa certa área numa missão SAR, ou numa situação de conflito que tenhas de manter várias aeronaves de vigilância no ar 24/7... mas nas operações diárias, fica mais barato usar só um P-3/P-8...

Ia dar jeito que todos os C-295 fossem modificados para poderem ser reabastecidos, podia até estar incluído num futuro MLU para a versão W. Mas tenho sérias dúvidas que considerem isso uma prioridade. Caso se confirme a capacidade do KC reabastecer helicópteros, também se deveria optar por reconfigurar os restantes Merlin, eu até diria para meter tudo no padrão dos CSAR, com as contramedidas e equipamentos militares que os 516 têm, à excepção claro da cauda retráctil.
« Última modificação: Janeiro 26, 2020, 10:36:10 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #484 em: Janeiro 26, 2020, 02:28:57 pm »
Bem, tendo os kc390 a possibilidade de reabastecer por exemplo, C295 versão ASW, abre se logo uma possibilidade para substituir os P3 à boa maneira portuguesa.
Teoricamente, até podia ser uma boa forma de manter a capacidade ASW sem gastar mais de 300 M.

Cumprimentos

Caro MDN, CEMFA, CEMGFA, militares da FAP das mais variadas patentes, civis e militares... não leiam isto, é uma péssima ideia!!!!  :N-icon-Axe:

Que tiro no pé que era se algum "génio" se lembra de fazer isso. O C-295 MPA/ASW é bom, é um bom complemento, mas nunca terá as mesmas capacidades (payload) que um P-3, e sejamos realistas, fazia sentido no dia-a-dia a FAP ter que enviar uma segunda aeronave (o KC) para dar ao 295 uma autonomia equivalente ao P-3 ou P-8 (no futuro  :mrgreen:)? Então gastasse combustível e horas de voo em duas aeronaves para fazer aquilo que 1 P-3 faz sem problemas? Ainda por cima diariamente? Dá jeito numa situação pontual, em que por exemplo se tenha que manter 1 ou 2 C-295 a voar numa certa área numa missão SAR, ou numa situação de conflito que tenhas de manter várias aeronaves de vigilância no ar 24/7... mas nas operações diárias, fica mais barato usar só um P-3/P-8...

Ia dar jeito que todos os C-295 fossem modificados para poderem ser reabastecidos, podia até estar incluído num futuro MLU para a versão W. Mas tenho sérias dúvidas que considerem isso uma prioridade. Caso se confirme a capacidade do KC reabastecer helicópteros, também se deveria optar por reconfigurar os restantes Merlin, eu até diria para meter tudo no padrão dos CSAR, com as contramedidas e equipamentos militares que os 516 têm, à excepção claro da cauda retráctil.

má ideia ?????
É uma péssima ideia !!!
Daqui a pouco alguns especialistas iluminados a  " NEON "estarão a alvitrar a hipótese de substituir os doze 101 por 48 Kualitas civis porque transportam o mesmo numero de militares e se um for abatido provocará menos baixas !!!

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #485 em: Janeiro 26, 2020, 03:54:12 pm »
Atenção.

O KC-390 é totalmente fabricado e projetado pelo pessoal da Embraer Defesa, não tem nada a ver com Embraer Aviação Comercial que fica em São José dos Campos.

Embraer Defesa fica na cidade de Gavião Peixoto, separadas por "apenas" 370 Km de São José dos Campos, Há pouco ou nenhum contato entre as engenharias. O mais importante é que cada uma das empresas trabalha em seus projetos e não há nexo ou troca de informações entre elas.

Quem está na Suécia trabalhando no F-39 vai se restringir a este programa e não tem contato algum com o pessoal daqui. Medida de segurança.

Se um funcionário da empresa aperta parafuso, conecta painel, instala fibra ótica num Legacy ou projeta asas para um E2, ele só faz isso, se limita a isso, seu conhecimento vai até aí, é uma medida de segurança institucional e tecnológica, é o mesmo princípio adotado desde sempre pela Coca Cola ou por quem criou a fórmula do WD-40. Simples, mas funciona.

A Embraer é considerada área de segurança nacional, não existe isso de conhecer alguém lá dentro e saber o que ocorre, tão pouco fazer supostas visitas guiadas.

Sobre o incidente com PT-ZNF, nada tem a ver com o que foi dito acima, absolutamente nada. Não posso revelar.

Antes de dar meu bom dia, talvez a gente tenha boas novas em breve envolvendo a EDS e outros campos de defesa no Brasil, é que Bolsonaro está na Índia. Bom dia a todos.

Outra boa notícia é que o Brasil terá acesso a fundo de US$ 100 bi dos EUA na área de defesa.

Após a designação do Brasil como aliado preferencial Extra-Otan pelos Estados Unidos, os dois países tentam fechar acordo de cooperação militar que pode dar às empresas brasileiras de defesa acesso a um fundo americano de quase US$ 100 bilhões anuais para o desenvolvimento de produtos na vanguarda tecnológica do setor.

Não é apenas compra de material, é investimento em tecnologia de ponta. Sabem que tem acesso a este fundo??? Coreia do Sul e Israel.. só isso. Portugal pode se beneficiar disso também.

Graças a nova política externa do governo Bolsonaro.

Bom dia a todos.

Pergunto se Portugal opera helicópteros com sonda REVO.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #486 em: Janeiro 26, 2020, 04:34:26 pm »
100 mil milhões de dólares é perto de metade do PIB português, quem nos dera a nós ter acesso a 10% desse fundo. Mas certamente há muita coisa por contextualizar neste "fundo".

E Portugal não terá benefício absolutamente nenhum desse fundo. Mais provavelmente é o contrário, pois o Brasil deixará de precisar dos fundos europeus para financiar os seus programas, como aconteceu com o KC-390.

Ou então há um grande mal entendido na notícia, já que acabei de ler que em 2019 o fundo total do RDT&E foi de 96 mil milhões (biliões). Duvido que o Brasil sozinho receba um fundo equivalente, mas sim que faça parte de um lote de países a receber o total dos 100 mil milhões.
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #487 em: Janeiro 26, 2020, 10:41:38 pm »
má ideia ?????
É uma péssima ideia !!!
Daqui a pouco alguns especialistas iluminados a  " NEON "estarão a alvitrar a hipótese de substituir os doze 101 por 48 Kualitas civis porque transportam o mesmo numero de militares e se um for abatido provocará menos baixas !!!

Abraços

Que tal pedirmos à Leonardo para além de projectar o Koala armado, também lhe colocar uma sonda de reabastecimento em voo? De certeza que ia ser o Koala mais bem equipado da Nato, capaz de operações militares seguras pois transporta poucos militares, ataque de enxame, e operações SAR longa distância com apoio do KC390.

Que génio  :mrgreen:
 
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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #488 em: Janeiro 26, 2020, 10:51:08 pm »
E porque não uns 60 Cessnas para a 501? A lógica é a mesma, e com jeitinho consegue-se fazer o mesmo que se fez com os FTB-337, colocar uns ninhos de metralhadores e rockets na asas!  :mrgreen:
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #489 em: Janeiro 26, 2020, 10:52:11 pm »
Duvido que o Brasil sozinho receba um fundo equivalente, mas sim que faça parte de um lote de países a receber o total dos 100 mil milhões.

É isso mesmo. É um fundo mundial que atende primariamente os aliados dos EUA e tem como objetivo pegar parcerias para os próprio EUA em desenvolvimento de projetos. E quem tem proridade? Israel, Coreia do Sul, UK e etc etc... É morte de vários projetos da Base industrial de Defesa. Até o jornalista Roberto Caiafa que é conhecido por apoiar as compras americanas se posicionou contrariamente na live dele disponível no youtube, dizendo o mesmo: Matam-se os projetos nacionais e dá aos EUA a capacidade e poder nos projetos conjuntos financiados com esse fundo.

Mas nem sei o porque de isso ser citado aqui, já que o KC-390 está em uma parceria totalmente diferente.

 

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Kalil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #490 em: Janeiro 26, 2020, 11:22:58 pm »
Bem, tendo os kc390 a possibilidade de reabastecer por exemplo, C295 versão ASW, abre se logo uma possibilidade para substituir os P3 à boa maneira portuguesa.
Teoricamente, até podia ser uma boa forma de manter a capacidade ASW sem gastar mais de 300 M.

Cumprimentos


Esta foi um bocado à pirómano 😂😂 prometo não voltar a lançar achas para a fogueira, ela já arde muito bem sozinha.. 🙏

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #491 em: Janeiro 27, 2020, 12:24:25 am »
Mas nem sei o porque de isso ser citado aqui, já que o KC-390 está em uma parceria totalmente diferente.

O colega Fukushima é que veio atirar aqui para o tópico o assunto do fundo americano, a seguir ao texto da confidencialidade da Embraer.  ::)

Esta foi um bocado à pirómano 😂😂 prometo não voltar a lançar achas para a fogueira, ela já arde muito bem sozinha.. 🙏



Não se brinca com coisas sérias, ainda algum futuro MDN se lembra de passar aqui no Fórum e ainda vai transmitir essas ideias para o parlamento...
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #492 em: Janeiro 27, 2020, 09:18:11 am »

Tikuna, a questão que deve ser clarificada não é tanto a TAS/MAS ( minimum Air Speed) do Reabastecedor vs a TAS/MAS possivel do acft a ser abastecido, mas sim a turbulência provocada pelo thrust das turbofans do KC390, e o seu efeito nos helis .

No A400 foi necessário colocar mangueiras com maior comprimento para afastar MAIS, os Helis da aeronave abastecedora, devido á turbulência provocada motores do dito.

Provavelmente no KC390 será necessário efectuar uma alteração semelhante, se, e digo se tal aumento de distância  permitirá que a turbulência provocada, deixe de afectar a segurança/estabilidade de voo, dos helis a abastecer, será que me faço entender ??

Abraços

Eu entendo perfeitamente o seu ponto. A vantagem da turbina em relação a hélice é a maior uniformidade da massa de ar e além disso, mais concentrado longe do centro da aeronave reabastecida. Verifique a posição do motor do KC-390 e da sonda de reabastecimento nesse render em relação aos helicopteros:





Vale destacar que a aeronave estará com potencia reduzida, e creio que será um reabastecimento até mais confortável. Obvio que a tendencia da massa de ar de saída é se expandir, porém não vejo muito empecilho já que está localizada bem afastada da aeronave em si. Claro que tudo isso foi testado e validado em laboratório, mas o que nos resta é aguardar os testes a serem conduzidos  em ambiente real, pois aqui eu e você estamos elucubrando cenários que retiramos de simples observações e experiências passadas.

O que sabemos é que a aeronave foi pensada pra isso, e tanto eu quanto você, pagadores de impostos de nossos respectivos países, queremos o melhor para o projeto funcionar bem para nossas forças armadas

Saudações

Tikuna desculpa mas o que vejo são desenhos da aeronave em AAR a dois helis e os desenhos não provam absolutamente nada.

O que se pretende é saber até que ponto a realidade, rpt a realidade e, a realidade, não a ficção, nos assegura que o AAR efectuado a partir do KC390, pode ou não afectar o desempenho em voo ou mesmo impedir que os helis, sejam reabastecidos, e essa realidade prende-se com os testes em voo com AAR, e pelo que sei o KC390 nunca o efectuou a helis.

A concentração dos gazes á saída dos escapes dos turbofans é muitíssimo maior que a provocada pelos motores turbo hélice, tal concentração se para as aeronaves de asa fixa provoca alguma instabilidade durante a operação de aproximação e durante o reabastecimento, para os Helis é bastante mais notória pois faz com que a massa de ar necessária á sustentação do heli sobre o seu rotor fique muito mais instável o que torna o voo muito mais vulnerável a oscilações e consequente aumento do risco de incidente/acidente em voo.

Se nos A400 foi necessário aumentar a extensão das mangueiras de abastecimento para afastar um pouco mais os helis da aeronaves abastecedora, nos KC390 penso que o mesmo terá que ser feito, e não sei, dai a realidade ser necessária, se mesmo assim a turbulência criada não for impeditiva de tal operação.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 27, 2020, 09:28:11 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #493 em: Janeiro 27, 2020, 10:19:19 am »
Em resumo... o KC-390 foi projectado com o desígnio de poder abastecer helicópteros. Falta efectuar os testes nos modelos já construídos. Mas foi projectado com esse objectivo.   
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #494 em: Janeiro 27, 2020, 01:44:58 pm »

Bom dia a todos.

Pergunto se Portugal opera helicópteros com sonda REVO.





http://www.operacional.pt/helitech-portugal-2010/

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"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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