Os NH-90 e os PUMA's

  • 6 Respostas
  • 6919 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
Os NH-90 e os PUMA's
« em: Junho 11, 2004, 01:02:27 pm »
Quanto à previsível vinda de uma esquadra da helicópteros NH-90 ainda não percebi se serão para substituir os actuais Pumas da FAP ou se estes serão substituídos pelos maiores EH-101.

Os EH-101 parecem-me helicópteros de grande porte e com capacidades de transporte de que a nossa FAP nunca gozou (apesar de estarem longe dos Chinook, e eu já advoguei a necessidade de aquisição noutros locais deste forum, para equipar o GALE, em número de pelo menos 5).

Quanto aos NH-90, pelo tamanho e capacidades poderiam ser bons substitutos dos Puma, que já começam a dar mostras de desgaste pelos anos que têm.

No entanto fica a pergunta:

Para a previsível substituição dos actuais Aluhette-3 haverá planos de aquisição de um helicóptero mais pequeno?

Ainda quanto aos Pumas actuais.

Do actual lote que a FAP possui, será que não se poderiam reservar pelo menos 5 aparelhos que seriam totalmente revistos e adaptados para serviços de Protecção Civil?

Não esqueço que no verão passado vieram 3 Pumas alemães (mais novos, é certo) para ajudar no combate aos incêndios.

Com 5 Pumas, que até poderiam permanecer sob gestão da FAP, mas afectos a este tipo de missões, passaríamos a ter 5 aparelhos adaptados para o combate a fogos e resgate em acidentes.

Será tecnicamente possível renovar e adaptar esses aparelhos para que funcionem mais uns anos para este tipo de missões?

Que responda quem percebe melhor do que eu sobre estas matérias.
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 11, 2004, 01:16:15 pm »
Ok, vamos lá ver se lhe consigo esclarecer as suas dúvidas.

Citar
Quanto à previsível vinda de uma esquadra da helicópteros NH-90 ainda não percebi se serão para substituir os actuais Pumas da FAP ou se estes serão substituídos pelos maiores EH-101.

Os Pumas serão substituídos pelos EH-101. O primeiro EH-101 chegará em Setembro deste ano e as entregas estarão concluídas em 2006 altura em que toda a frota PUMA será retirada. Tal o PUMA como o EH-101 foram/serão operados pela Força Aérea.

É o exército que tem encomendados 10 NH-90 e não a força aérea. Estes NH-90 servirão para cumprir os requesitos do GALE e finalmente dar ao exército uma certa liberdade neste tipo de operações - visto que antes a dependência da Força Aérea causava alguns atritos entre os 2 ramos.

Citar
Os EH-10 parecem-me helicópteros de grande porte e com capacidades de transporte de que a nossa FAP nunca gozou (apesar de estarem longe dos Chinook, e eu já advoguei a necessidade de aquisição noutros locais deste forum, para equipar o GALE, em número de pelo menos 5).

Portugal não necessita de Chinook´s para nada. Pelo menos por agora.

Citar
Para a previsível substituição dos actuais Aluhette-3 haverá planos de aquisição de um helicóptero mais pequeno?

Fala-se no EC-120 Colibri ( já utlizado pelos espanhois ) de modo a substituir o AL3, nomeadamente nas funções de treino visto que o transporte ligeiro/reconhecimento antes assegurado pelos AL3 da FAP passará a ser responsabilidade dos novos helis ligeiros do GALE.

Citar
Ainda quanto aos Pumas actuais.

Do actual lote que a FAP possui, será que não se poderiam reservar pelo menos 5 aparelhos que seriam totalmente revistos e adaptados para serviços de Protecção Civil?

Não esqueço que no verão passado vieram 3 Pumas alemães (mais novos, é certo) para ajudar no combate aos incêndios.

Estiveram cá 4 Pumas alemães e não 3. Essa opção foi equacionada mas penso que foi de momento posta de lado pois considerou-se que seria muito caro manter ao serviço alguns Pumas. E com certa razão. Os nossos Pumas já possuem mais de 30 anos de serviço ao contrário dos Pumas alemães que por cá passaram, bem mais "novos". A manutenção seria muitíssimo cara, compensa mais comprar os Mi-8 que por hora de voo custam metade de um Puma.

Citar
Será tecnicamente possível renovar e adaptar esses aparelhos para que funcionem mais uns anos para este tipo de missões?


É possível ( basta instalar a manga ) mas como disse, manter os nossos Puma no activo saíria bastante caro.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 11, 2004, 01:25:15 pm »
Ricardo:

Obrigado pelos esclarecimentos.

Mas ainda assim, pelas fotos parece-me que os NH-90 não são própriamente helicópteros ligeiros.

Os Colibri ou outros, estão de facto previstos e será para concretizar?

É que pela sua resposta, parece-me que se os NH-90 ficarem por conta do Exército, os "atritos" de que fala continuarão, dado que a FAP necessitará de helicópteros mais pequenos para treino e reconhecimento, e assim a situação inverte-se.
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 11, 2004, 01:31:18 pm »
Rui os NH-90 no exército não serão, como é óbvio, helis ligeiros.

O exército, para o GALE, tem em encomenda 10 NH-90 para funções de transporte táctico e tem requerimento de 9 helis ligeiros ( os EC-635 que foram cancelados ). O novo modelo ainda não foi decidido.

Citar
Os Colibri ou outros, estão de facto previstos e será para concretizar?

Sim. Resta confirmar o modelo. Mas em princípio será o Colibri.

Citar
É que pela sua resposta, parece-me que se os NH-90 ficarem por conta do Exército, os "atritos" de que fala continuarão, dado que a FAP necessitará de helicópteros mais pequenos para treino e reconhecimento, e assim a situação inverte-se.


Não exactamente. A Força Aérea já não possui nenhuma força de infantaria para projecção ( como antes com os paras ). Logo basta-lhe manter a capacidade de formar pilotos e para isso os EC-120 Colibri são uma boa escolha. Os EH-101 darão a FAP a tão necessária capacidade de SAR e CSAR.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 11, 2004, 01:38:35 pm »
Boas



  Rui parece que vai uma pequena confusão nessa cabeça.



Citar
Mas ainda assim, pelas fotos parece-me que os NH-90 não são própriamente helicópteros ligeiros.

   Claro que não, o GALE vai ter dois tipos de helicopteros, médios- NH-90, e ligeiros- neste momento ainda não se sabe quais serão.

Citar
Os Colibri ou outros, estão de facto previstos e será para concretizar?

   Nada está decidido, fala-se é que o EC-120 será o pretendido.

Citar
É que pela sua resposta, parece-me que se os NH-90 ficarem por conta do Exército, os "atritos" de que fala continuarão, dado que a FAP necessitará de helicópteros mais pequenos para treino e reconhecimento, e assim a situação inverte-se.


   Os NH-90 irão memso para o exército. Quanto a esses "atritos" eles não se irão verificar pois a FAP vai ter helis ligeiros para treino, a parte de reconhecimento passará para o exército, acho que a FAP não precisa de tal missão, pelo menos a nivel de helis.


    Só uma pequena correção ao Ricardo, foram de facto 3 Pumas que a Alemanha mandou em 2003 para nos ajudar a combater incêndios. Continua planeado usar os nossos Pumas no combate a incêndios já a partir de 2005.
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 11, 2004, 01:41:08 pm »
Citar
Só uma pequena correção ao Ricardo, foram de facto 3 Pumas que a Alemanha mandou em 2003 para nos ajudar a combater incêndios. Continua planeado usar os nossos Pumas no combate a incêndios já a partir de 2005.


 :oops:
Estava convencido que eram 4. Acabei agora também de confirmar que eram 3.
As minhas desculpas.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 11, 2004, 01:47:33 pm »
Bem, pelo menos desta vez não errei no número  :cry: