Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3256 Respostas
  • 611335 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #45 em: Maio 30, 2007, 08:37:13 pm »
Pelo que sei a Holanda encontra-se bastante satisfeita com a suam prestação no Afeganistão.
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
MLU.
« Responder #46 em: Maio 30, 2007, 08:46:13 pm »
Como dizes, tem logica a FAP optar pelo LITENING 3 mas é preciso que todas as aquisições funcionem pela lógica.

Olham para as PANDUR 2, todas as viaturas da Republica Checa vão ter o ``kit´´ anfibio. No caso Português, apenas as VBRs dos fuzileiros serão equipadas com um kit anfibio da ULTRA.

Apesar de mt gente achar (e eu concordar) que o PANDUR 2 não é de todo um meio aconselhado para operações de desembarque.

Friso no entanto a boa escolha de equipar o PANDUR com blindagem ``Add On´´ isto apesar do fornecedor (SSAB) do aço não ser conhecido por um fabricante de blindagens como no caso de empresas como a Plasan Sasa, Rafael e outras.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2341
  • Recebeu: 144 vez(es)
  • Enviou: 424 vez(es)
  • +572/-320
Re: MLU.
« Responder #47 em: Maio 30, 2007, 10:06:52 pm »
Citação de: "tsahal"
Olham para as PANDUR 2, todas as viaturas da Republica Checa vão ter o ``kit´´ anfibio. No caso Português, apenas as VBRs dos fuzileiros serão equipadas com um kit anfibio da ULTRA.


Acho cque deveriam ter protecção contra areia, para poderem operar eficientemente no deserto da margem sul..  :lol:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #48 em: Maio 31, 2007, 12:45:00 am »
So espero que não se compre o PANTERA por a Bélgica ter comrpado..
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Junho 01, 2007, 03:52:40 am »
Que venha um qualquer, MAS QUE VENHAM...  :?
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #50 em: Junho 02, 2007, 02:46:26 am »
Saudações guerreiras

Na notícia publicada não está nada que me possa colocar um sorriso de orelha a orelha. Podem publicar seja o que for, mas eu continuo na minha. É só mais do mesmo e só não é pior porque provavelmente não se pode fazer pior, ou... descer ainda mais baixo.

Acho melhor continuar a acreditar no Pai Natal, no caso de continuarem a sonhar. Se não forem muito dado ao Pai Natal, então que seja a história da carochinha.

Cumprimentos
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
MLU.
« Responder #51 em: Junho 03, 2007, 02:43:46 pm »
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema.

Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Re: MLU.
« Responder #52 em: Junho 04, 2007, 01:51:10 am »
Citação de: "tsahal"
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema.

Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.

Citação de: "p_shadow"
Essa foto do F-16B com Litening remonta a 2000, salvo erro, quando a Rafael testou a integração do pod nos nossos F's.

Mais recentemente, a FAP pôde testar num ambiente mais "operacional" outros modelos de TGP em exercícios NATO. E parece que os Pantera ficaram na retina...


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #53 em: Junho 04, 2007, 12:03:19 pm »


no caso da imagem não dar, carreguem:
http://www.airliners.net/open.file?id=1 ... id=1073836

Vende-se
Alvo ministro da defesa  :lol:
« Última modificação: Julho 10, 2008, 04:28:42 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #54 em: Junho 08, 2007, 02:45:29 am »
Saudações guerreiras

Citação de: "Tsahal"
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema.

Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.


Não ponho em causa o fazer sentido da “coisa”! Aliás, já há muito faz sentido ter um instrumento com a capacidade seja de um “Pantera” ou “Litening” ou outro qualquer que seja compatível com o F-16 e desde que satisfaça as reais necessidades da FAP. Aquilo que se deve questionar é exactamente aquilo que não faz sentido.

Na minha opinião não faz sentido publicar seja o que for, porque nada é claro quanto ao seu teor, coisa que também já não é novidade! Se formos a analisar o que a notícia traz é relativo a quê? Temos a certeza que isto está relacionado com o tal concurso para a aquisição dos “pods”? Temos a certeza que afinal não é bem assim e que os 12 F-16 encaixotados irão ser montados?

Temo que a discussão esteja a ser mais especulativa do que realista. Parece que ainda não aprendemos com os políticos que vamos tendo por cá! Se os cortes e cativações de verbas a torto e a direito são uma realidade e se a aquisição de material novo (salvo os NPO, se até lá o casco não apodrecer) só está adiada para o mandato a seguir ao segundo que o sr. engenheiro pretende ganhar, porquê abrir-se uma excepção para a compra de tais coisas que alguém civilizado nunca ouviu falar? Se nem para a gasosa há dinheiro, quanto mais para 12/15/50 “pods”!  

O que me cheira, com essa história do concurso, é a mais um procedimento pró-forma e nada mais! Bem pode a moirama dormir descansada.

------------------------------

A Bélgica adquiriu, para os seus F-16, “pods” exclusivamente para o reconhecimento fotográfico. A sua origem é a França. Não sei se mais um ou outro país europeu com F-16 possui essa vertente. Julgo que não, mas posso estar errado, dado não ter confirmado.

Cumprimentos
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #55 em: Junho 08, 2007, 09:13:53 am »
A Belgica e a Noruega são os utilizadores de Pantera, e a Holanda e o UK LITENING II.
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Junho 08, 2007, 11:59:11 am »
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras

Citação de: "Tsahal"
Tem sido dito que a FAP usa o sistema LITENING, segundo soube, a FAP não possui qualquer sistema LITENING. O que aconteceu, foi que a 7 anos atras, um F16 da FAP testou o respectivo sistema.

Esse projecto recente de aquisição faz, sendo assim, sentido.

Não ponho em causa o fazer sentido da “coisa”! Aliás, já há muito faz sentido ter um instrumento com a capacidade seja de um “Pantera” ou “Litening” ou outro qualquer que seja compatível com o F-16 e desde que satisfaça as reais necessidades da FAP. Aquilo que se deve questionar é exactamente aquilo que não faz sentido.

Na minha opinião não faz sentido publicar seja o que for, porque nada é claro quanto ao seu teor, coisa que também já não é novidade! Se formos a analisar o que a notícia traz é relativo a quê? Temos a certeza que isto está relacionado com o tal concurso para a aquisição dos “pods”? Temos a certeza que afinal não é bem assim e que os 12 F-16 encaixotados irão ser montados?

Temo que a discussão esteja a ser mais especulativa do que realista. Parece que ainda não aprendemos com os políticos que vamos tendo por cá! Se os cortes e cativações de verbas a torto e a direito são uma realidade e se a aquisição de material novo (salvo os NPO, se até lá o casco não apodrecer) só está adiada para o mandato a seguir ao segundo que o sr. engenheiro pretende ganhar, porquê abrir-se uma excepção para a compra de tais coisas que alguém civilizado nunca ouviu falar? Se nem para a gasosa há dinheiro, quanto mais para 12/15/50 “pods”!  

O que me cheira, com essa história do concurso, é a mais um procedimento pró-forma e nada mais! Bem pode a moirama dormir descansada.

------------------------------

A Bélgica adquiriu, para os seus F-16, “pods” exclusivamente para o reconhecimento fotográfico. A sua origem é a França. Não sei se mais um ou outro país europeu com F-16 possui essa vertente. Julgo que não, mas posso estar errado, dado não ter confirmado.

Cumprimentos


 Tanto pessimismo  
 Ainda à muito pouco tempo, poucos meses, ninguém fazia a minima ideia que a FAP ia adquirir o JHCMS, mas no entanto já estão Viper´s a voar com o "capacete"  :wink:
 Vamos lá ser optimistas (nem que seja uma vez)...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #57 em: Junho 19, 2007, 07:26:18 pm »
Reportagem da SIC em Monte Real.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #58 em: Junho 19, 2007, 08:27:29 pm »
Excelente noticia, fala-se agora em 33 F16MLU  :D

15 F16 por esquadra e 3 de reserva.

Ficamos melhor que com os 28 inicialmene previstos.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Junho 19, 2007, 11:39:54 pm »
Faz-se a defesa do espaço aéreo dos países Bálticos agora o de Portugal deixamos para os espanhois ...  :evil:
« Última modificação: Junho 20, 2007, 11:47:43 am por Cabecinhas »
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---