ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Lancero em Julho 15, 2007, 07:26:33 pm

Título: "Presas fáceis de mercenários"
Enviado por: Lancero em Julho 15, 2007, 07:26:33 pm
Citar
2007-07-15 - 13:00:00

Alerta: Ex-contratados em situação precária
Presas fáceis de mercenários

Os militares obrigados a deixar as Forças Armadas após o fim dos seus contratos poderão ser presas fáceis para organizações terroristas. Já existem aliás casos de militares que oferecem, em anúncios, os seus serviços a quem os queira adquirir. Entre eles destaca-se, por exemplo, a oferta de formação em armamento, explosivos, técnicas de sabotagem e táctica de guerrilha.

O alerta foi lançado pela Associação Nacional de Contratados do Exército (ANCE), que acusa o Governo de não prestar o devido apoio à reintegração social dos militares que terminam o contrato nas Forças Armadas, deixando-os “ao abandono”. “Para qualquer militar, não existe um gabinete de apoio para reclassificação profissional e procura activa de emprego”, sublinhou ao CM Rosalino Soares, presidente da ANCE, que responsabiliza o Governo pela situação difícil em que se encontram muitos ex-militares.

No desemprego e sem apoio estatal, mas com importantes conhecimentos na arte da guerra, os ex-militares ficam assim na mira das organizações de mercenários e outros grupos de subversão. “Todos os militares em regime de contrato aprendem, no mínimo, a utilizar o mais diverso tipo de armamento e tácticas de combate”, salientou Rosalino Soares, que alertou para o facto de, tal como nos EUA, já existirem empresas de recrutamento de mercenários a actuar em Portugal.

“Por falta de interesse e responsabilidade do Ministério da Defesa, ninguém sabe que tipo de saídas profissionais estão a ter os ex-militares, ou não, quem os contacta e para quê”, referiu o presidente da ANCE. E acrescentou: “Há organizações terroristas que passam por Portugal, basta lembrarem-se de começar a recrutar estes militares em situações precárias...”. “A irresponsabilidade é de tal ordem que só quando acontecer algo de grave é que vão tomar medidas”, rematou. Contactado há vários dias pelo CM, o Ministério da Defesa não fez qualquer comentário ao assunto.

Rui Afonso, de 33 anos, foi forçado a sair do Exército há cinco anos após uma lesão num exercício. Sem emprego e apoio estatal, o ex-alferes de Operações Especiais optou por tirar um curso de formadores e hoje oferece, através de um anúncio na internet, formação nas mais diversas áreas da arte da guerra. “Temos de fazer pela vida”, justificou ao CM Rui Afonso, que afirma sentir-se “enganado” pelas Forças Armadas, por não lhe ter sido prestado qualquer apoio.

Disponível para oferecer os seus serviços a quem os quiser adquirir, Rui Afonso disse que, apenas duas semanas após ter publicado o anúncio, já foi contactado por privados para dar formação de tiro.

"É UM PERIGO E DEVIAM SER ACOMPANHADOS"

A contratação de ex-militares especialistas, nomeadamente de Operações Especiais, por parte de organizações terroristas “é possível e é um perigo”, disse ao Correio da Manhã o general Garcia Leandro, presidente da direcção do Observatório de Segurança e Terrorismo.

De acordo com o ex-director do Instituto de Defesa Nacional, esses ex-militares que estão a oferecer os seus serviços “deviam ser devidamente acompanhados no futuro” pelos poderes públicos. O general sublinhou, no entanto, que o observatório “não tem informação nenhuma a este respeito”, quer dizer, não tem informação e conhecimento de casos. Mas, acrescenta o general, “em termos teóricos é compreensível que esses militares de Operações Especiais estejam a oferecer os seus serviços, como é o caso de muitos americanos e ingleses”. Lembra, por exemplo, as empresas de segurança que estão a contratar antigos militares para o Iraque.

"RISCO POTENCIAL"

O presidente da Associação Nacional de Sargentos, António Lima Coelho, considerou que a contratação de ex-militares em situação precária por grupos terroristas é um “risco potencial, que temos de saber travar”. A solução, segundo apontou, é o “cumprimento do regime de incentivos”. “Não basta criar leis bonitas, é preciso cumpri--las”, defendeu Lima Coelho, que garante que são “muitos os casos de ex-militares em dificuldade”.

MULHERES TAMBÉM SE QUEIXAM

O problema dos militares em regime de contrato que passam à disponibilidade também afecta as mulheres. É o caso da ex-tenente Alexandra Paiva Amaral, que estava grávida de 6 meses quando terminou o contrato, mas não teve direito a receber o subsídio de maternidade. “É injusto que qualquer militar que cumpriu integralmente as regras do serviço militar, ali trabalhando e descontando durante 9 anos, não venha a ter direito ao subsistema de protecção familiar e à maternidade e paternidade”, afirmou a ex-tenente.

TESTEMUNHO

Eu, Alferes RC de Operações Especiais do Exército Português, NIM: 38430392, Rui Afonso, na situação de Reserva de Disponibilidade, venho publicamente agradecer à ANCE – Associação Nacional de Contratados do Exército por todo o apoio e aconselhamento prestado, aquando da minha saída ILEGAL do Exército, quando me encontrava de baixa médica devido a cirurgia no joelho esquerdo e lesionado permanentemente na referida região articular, ao serviço da Pátria, sem que após 5 anos de luta alguém das Forças Armadas tenha solucionado a minha situação, depois de tantas exposições, reclamações, telefonemas e reuniões de trabalho na DGPRM, sempre acompanhado pela ANCE, as últimas dirigidas ao próprio Exmo Sr. Ministro da Defesa Nacional, Casa Militar da Presidência da República, grupos Parlamentares da AR, bem como alguma Comunicação Social, e apesar das boas indicações, até à data nada de concreto.

A minha revolta foi grande e o sentimento de vingança enorme, atenuado apenas por sentir que no meio desta hipocrisia institucional, repleta de funcionários públicos incompetentes e de políticos mercenários, existiu, existe e existirá sempre uma ANCE para apoiar os militares que são descartados por um Exército, até sem papel activo na sociedade; na sua reintegração na vida civil, pois por estar debilitado fisicamente, nem direito tive ao subsídio de desemprego, não estava apto para o trabalho perante a Segurança Social e o Centro de Emprego.

Actualmente sou uma mais-valia desaproveitada pelas Forças Armadas do meu País, devido ao conhecimento técnico de diversas especialidades subjacentes às Operações Especiais que possuo, desenvolvido durante a minha prestação de serviço militar, que considero perigoso, até se este tipo de informação cair em mãos erradas, agora que se fala tanto de terrorismo, e mais uma vez pude contar com a ANCE, que me ajudou a refazer o meu currículo profissional, porque da forma que estava só servia mesmo para entregar no recrutamento de uma qualquer força terrorista internacional. São estes milhares de militares que todos os anos são desaproveitados por quem ainda não despertou para a realidade de um futuro que poderia ser bem melhor, mas que se avizinha muito negro para as gerações do presente e vindouras.

Sempre com esperança num futuro melhor para todos os militares RV-RC, OBRIGADO ANCE, por existires!

O ANÚNCIO

Exmos/as Srs-Sras Empresários-as, Instituições e Organizações,

Venho colocar os meus serviços técnicos de formador certificado (CAP nº EDF 402921/2006 DL, válido até 2011-03-26) à disposição de V. Exas, na prestação de serviço, nas seguintes áreas, conforme definidas no respectivo perfil profissional:

1) Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;

2) Primeiros Socorros;

3) Módulos de Operações Especiais:

- Técnicas de Montanhismo: Escalada, Rappel, Slide, Ventral, Funicular, Teleférico.

- Técnicas de Socorrismo, Evacuação e Transporte de Feridos.

- Estudo de Informações sobre Áreas/Zonas para Planeamento Diverso.

- Operações Aerotransportadas em Allouete e Puma: Rappel, Corda Rápida, Salto Terrestre e Aquático, STABO, SPIE.

- Operações Anfíbias: Fluviais e Marítimas.

- Armamento, Tiro e Fogos Reais.

- Transmissões/Comunicações.

- Topografia, Fotografia Aérea e Sistemas Operativos de Navegação via – GPS.

- NBQ – Nuclear, Biológico e Químico.

- Sapadores: Explosivos, Minas e Armadilhas.

- Informação e Contra-Informação: Prisioneiros de Guerra, Interrogatórios, Resistência, Técnicas de Fuga e Evasão, Observação e Relatos.

- Técnicas de Sobrevivência.

- Técnica e Táctica Geral de Operações Especiais: Técnica de Combate, Combate em Áreas Edificadas, Pistagem e Contra-Pistagem.

- Operações Especiais de Acção Directa: Patrulhas, Acções de Reconhecimento e Vigilância de Áreas/Zonas, Observação e Escuta, Golpe de Mão, Emboscada, Flagelação, Sabotagem.

- Operações Especiais de Acção Indirecta: Técnicas e Tácticas do GOE, Comando e Organização de Áreas em Operações Não Convencionais.

- Operações Psicológicas: Planos de Acção Psicológica, Técnicas e Meios de Comunicação, Propaganda-Difusão, Execução de Conferência de Imprensa.

- Guerra Subversiva: Técnicas e Táctica de Guerrilha, Comando de Acções de Guerrilha Urbana, Comando de Unidades na Execução de Sequestro, Recrutamento, Organização, Instrução e Comando de Força Irregular, Técnicas de Resistência, Técnicas de Clandestinidade.

- Contra-Subversão: Detecção e Neutralização de Elementos de Redes Clandestinas, Controlo da População, Rebater Ideologias do Inimigo, Captura do Inimigo e Protecção de Pessoas, Instituições e Serviços.

Aproveito para informar V. Exas que a minha experiência profissional a nível da Formação Técnica (Formador/Instrutor de diversas Especialidades/Cursos Militares) é de 3 anos e 4 meses, desenvolvida no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego, encontrando-me, desde Março de 2006 e até à data, a desempenhar as funções de Formador, nas áreas da SHST e dos Primeiros Socorros, em vários Centros de Formação e Empresas.

- Grupos até 12 formandos (máximo).

- Material Pedagógico: Elaboração de manuais técnicos, filmes temáticos e computador portátil.

NOTA: Nos módulos de Operações Especiais, os planos das acções de formação são específicos por unidade temática. NÃO EXISTE QUALQUER TIPO DE ACORDO DE CONFIDENCIALIDADE ENTRE O FORMADOR E O EXÉRCITO PORTUGUÊS, "PODENDO O INTERESSADO GOZAR DE TODAS AS REGALIAS QUE LEGALMENTE LHE PERTENCEREM" (Diploma COE-CFO n.º 012/99, do Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército, em Lamego, Portugal).

DISCURSO DIRECTO

"Sinto-me enganado, contribui com o meu esforço e a meio do jogo mudaram as regras"

Rui Afonso, ex-militar

"Só quando acontecer algo de grave é que vão tomar

medidas"

Rosalino Soares

"Ainda não é uma realidade mas é um risco potencial. Temos de saber travar"

Lima Coelho

"Em termos teóricos é possível que esses militares estejam a oferecer os seus serviços"

Gen. Garcia Leandro

40 MIL MILITARES

Existem cerca de 40 mil efectivos nas Forças Armadas: 10 500 na Marinha, quase 22 mil no Exército e 7500 na Força Aérea

1057 MILHÕES COM PESSOAS

O Ministério da Defesa orçamentou cerca de 1057 milhões de euros para despesas de pessoal nas Forças

Armadas em 2007

AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO

Associações militares acusam Governo de não garantir formação aos jovens contratos, de forma a terem emprego quando saem da tropa

MERCENÁRIOS NA GUERRA DO IRAQUE

O número de mercenários no Iraque já é maior do que as tropas de combate dos Estados Unidos. Os mais de 180 mil civis que trabalham no Iraque fora do comando militar são pagos pelos contribuintes americanos.

- Tropas dos EUA no Iraque – 160 000

- Custo anual por soldado – 120 000 dólares

- Contratos arquivados:

- Americanos – 21 000

- Iraquianos – 118 000

- Outras nacionalidades – 43 000

- Total – 182 000

- Seguranças privados – 48 000
Ana Patrícia Dias / J.R.
 


Fonte (http://http)
Título: Abandono
Enviado por: Pstolaas em Julho 15, 2007, 10:10:19 pm
Infelizmente é normal tudo o que acontece aos ex militares de RC...
Tambem eu, com formação de operaçoes especiais fui completamente abandonado pela a instituição ao fim de 6 anos de contrato.

Só quando acontecer algo grave contra o estado portugues é que vão abrir os olhos, e temos o exemplo dum pais aqui mesmo ao lado: a Espanha, mts elementos da ETA, foram ex militares da Forças Especias Espanholas, que ao sairem do Exercito, Marinha, Força Aéra Espanhola aplicam agora os seus conhcecimentos militares contra o Governo Espanhol...
Infelizmente é uma relalidade, e pode muito bem acontecer com o nosso País...
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Julho 15, 2007, 10:30:00 pm
Meus caros!

Isso chama-se TRAIÇÂO!!

Que não nos tenham desmilitarizado, concordo.
Agora "morder na mão de quem nos ensinou a ladrar", não isso não.

Temos gerações antes de nós que padeceram do mesmo, e mais grave pois enfrentaram teatros operacionais, e não se rebelaram dessa forma.

E mais, todos sabiam bem ao que iam quando assinaram os respetivos contratos de termo certo.
Não passam de desculpas para valores mediucres de cidadania, pois juraram fidelidade a uma bandeira, ou já esqueceram.

Haja respeito!
Título:
Enviado por: SSK em Julho 15, 2007, 10:37:06 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
Meus caros!

Isso chama-se TRAIÇÂO!!

Que não nos tenham desmilitarizado, concordo.
Agora "morder na mão de quem nos ensinou a ladrar", não isso não.

Temos gerações antes de nós que padeceram do mesmo, e mais grave pois enfrentaram teatros operacionais, e não se rebelaram dessa forma.

E mais, todos sabiam bem ao que iam quando assinaram os respetivos contratos de termo certo.
Não passam de desculpas para valores mediucres de cidadania, pois juraram fidelidade a uma bandeira, ou já esqueceram.

Haja respeito!
ys7x9
Título:
Enviado por: tgcastilho em Julho 15, 2007, 10:54:57 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
Meus caros!

Isso chama-se TRAIÇÂO!!

Que não nos tenham desmilitarizado, concordo.
Agora "morder na mão de quem nos ensinou a ladrar", não isso não.

Temos gerações antes de nós que padeceram do mesmo, e mais grave pois enfrentaram teatros operacionais, e não se rebelaram dessa forma.

E mais, todos sabiam bem ao que iam quando assinaram os respetivos contratos de termo certo.
Não passam de desculpas para valores mediucres de cidadania, pois juraram fidelidade a uma bandeira, ou já esqueceram.

Haja respeito!


Nuno,amigo o pobo ta contigo!!LOL
Título:
Enviado por: Luso em Julho 15, 2007, 11:00:19 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
Meus caros!

Isso chama-se TRAIÇÂO!!

Que não nos tenham desmilitarizado, concordo.
Agora "morder na mão de quem nos ensinou a ladrar", não isso não.

Temos gerações antes de nós que padeceram do mesmo, e mais grave pois enfrentaram teatros operacionais, e não se rebelaram dessa forma.

E mais, todos sabiam bem ao que iam quando assinaram os respetivos contratos de termo certo.
Não passam de desculpas para valores mediucres de cidadania, pois juraram fidelidade a uma bandeira, ou já esqueceram.

Haja respeito!


Valores?
Mas que valores é que o sistema actual promove?
Não será mesmo o mercenarismo?
Os valores de que falam são já brisas ténues vindas de outros tempos, ditos "obscurantistas".
Isto é o resultado das "luzes".
Do "pogresso"...
Depois resta saber a que bandeira se "jura", porque as bandeiras vão representando realidades diferentes.

O tema é muito interessante sobretudo se o analisarmos na prespectiva filosófica, da alta política.
Título:
Enviado por: papatango em Julho 15, 2007, 11:10:05 pm
Mas o problema ainda nem sequer começou.
Não estamos ainda a falar do pessoal que entrou como contratado depois de 2004
Título:
Enviado por: Luso em Julho 15, 2007, 11:19:50 pm
Uma ideia para os senhores militares:

LIsboa tem duas instituições de ensino para jovens, os Pupilos e o Colégio.

E no Norte (e Sul)?

Com esta canalhada bruta e ignorante, onde se poderão formar elites "de facto", essas sim com valores e tradições?

Não é nas escolecas e nas universidades-tacho-estufaspolíticas.

Pode estar aí uma oportunidade de negócio.
Título:
Enviado por: Viriato - chefe lusitano em Julho 16, 2007, 02:46:56 pm
Por isso é que eu penso que a idade maxima para RC seria os 21anos e só poderiam prestar 4 anos de serviço no maximo, isto porque encontram-se individuos com 30 anos de idade ainda nas forças armadas em RC e eu pergunto o que será destes individuos quando sairem de lá sem qualquer formação????
Título:
Enviado por: SSK em Julho 16, 2007, 05:34:56 pm
Por que será que o pessoal que o pessoal dos DAE são todos dos QP, se não estou enganado...
Título:
Enviado por: raphael em Julho 16, 2007, 07:11:28 pm
Boas tardes,

Não sei se essa informação acerca do DAE é correcta, de qualquer modo a Armada leva vantagem sobre os outros ramos porque possui um QP para praças, o que é algo que já tarda tanto em surgir para a FAP e Exército!

Um abraço
Raphael
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Julho 16, 2007, 07:13:16 pm
Por enquanto essa informação ainda é verdadeira. Pelo menos foi o que me disseram no Vale do Zebro quando fui fazer as provas para os fuzileiros
Título:
Enviado por: SSK em Julho 16, 2007, 07:28:16 pm
Citação de: "raphael"
Boas tardes,

Não sei se essa informação acerca do DAE é correcta, de qualquer modo a Armada leva vantagem sobre os outros ramos porque possui um QP para praças, o que é algo que já tarda tanto em surgir para a FAP e Exército!

Um abraço
Raphael


Caro Raphael, o caminho que está a ser tomado é o inverso ao que você quer. O caminho é acabar com o QP das praças, a marinha vai resitindo, mas até quando...
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 16, 2007, 09:15:18 pm
Citação de: "Viriato - chefe lusitano"
Por isso é que eu penso que a idade maxima para RC seria os 21anos e só poderiam prestar 4 anos de serviço no maximo, isto porque encontram-se individuos com 30 anos de idade ainda nas forças armadas em RC e eu pergunto o que será destes individuos quando sairem de lá sem qualquer formação????


A Força Aérea por um lado aproximou-se disso, reduziu o tempo máximo de contrato de 9 anos e meio para 6 anos, mas em contrapartida aumentou a idade máxima para se entrar para praça, que passou de 21 para 24 anos, mas existem muitas variantes como antes os praças entravam com o 9º ano mas agora tem que ter o 11º/12º ano.
Os oficiais milicianos podem entrar até aos 27 anos se não tou enganado mas tem que possuir formação universitária, etc.
Tou a falar um bocado de cor mas é uma questão de ir ao site da FAP confirmar.
Título:
Enviado por: sniper14 em Julho 16, 2007, 10:15:38 pm
SSK disse:
Por que será que o pessoal que o pessoal dos DAE são todos dos QP, se não estou enganado...

Porque será?? :roll:
Título:
Enviado por: raphael em Julho 16, 2007, 11:34:41 pm
Essa opçao também so é possivel por haver um quadro de praças na Armada, caso contrario não era possivel o DAE ser todo QP! Nos outros ramos, as forças especiais têm de ter pessoal suficiente para funcionar e os praças são parte importante da força motriz.
Na minha opinião deveriam talvez ponderar os há muito falados contratos por vinte anos, renováveis com uma periodicidade bi-anual (por exemplo), dava não so para tropas especiais, pilotos e militares em funções que exijam grandes conhecimentos técnicos e uma longa formação que um tempo máximo de contratos de 06 anos não permite tirar partido, para a organizaçao militar.
sorry pelo longo ponto de vista.

um abraço
raphael
Título:
Enviado por: SSK em Julho 16, 2007, 11:40:35 pm
não tem de pedir desculpa pela opinião, isto por aqui ainda é uma democracia, apesar das fortes críticas...

Se bem entendi a sua opinião.

Um contrato de 20 anos iria fazer dos trintões/quarentões ilustres desempregados. E depois, como seria...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 17, 2007, 12:53:50 pm
O SSK acabou de tocar num aspecto essencial quando se fala nesse tipo de contractos. Tenho um familiar que é reformado dos US Marine Corps, chegou a Sargento-Chefe. O tipo teve uns 20 anos e reformou-se, neste momento está a fazer basicamente o mesmo que estava a fazer para as Forças Armadas Americanas mas ganha muitissimo mais. Os EUA é um país com um poder económico que lhe permite fazer isso, mas Portugal tem dinheiro para reformar pessoas com 40 e poucos anos? Eu acho que não! Apesar da reforma não ser nada por aí além, a verdade é que seria incomportável para o estado. Se fosse apenas contratos de 15/20 anos e rua, aí iriamos ter individuos com 40 anos desempregados depois de décadas nas Forças Armadas. Eu conheci cabos ainda do tempo da FAP, em que já lá estavam à 10 anos e agora tinham que ir embora. Imaginem individuos que ingressaram com 18 anos e que agora já tinham 30 (ou perto disso), não sabiam nada excepto a tropa. O futuro dessas pessoas não me parece nada prometedor!

Eu pessoalmente acredito que estes contractos de 6 anos são perfeitos, porque mesmo os tipos que se deixam ficar, não iram sair em idades comprometedoras para arranjar trabalho. Só mesmo unidades como a Companhia de Precursores, FOE, Comandos, etc.; é que se calhar precisam de contractos até 8 anos, não só para rentabilizar o investimento, bem como para que o militar em questão tenha a possibilidade de amadurecer dentro das fileiras. Quadros para praças seria uma boa alternativa a aumentar o tempo de contractos, mas tal como os Sargentos e Oficiais, teriam que passar por uma escola onde receberiam uma formação mais completa e exigente.
Título:
Enviado por: Pstolaas em Julho 17, 2007, 09:08:39 pm
sem duvida os EUA tem uma organização incomparavel, é impossivel comparar um pais como Portugal com os EUA...
Título: Re: "Presas fáceis de mercenários"
Enviado por: zecouves em Setembro 18, 2007, 11:13:19 am
Citação de: "Ranger Rebelde"

3º Não haverá ninguém que estando de baixa médica e lesionado, passe à disponibilidade, situação ILEGAL e IRREGULAR, porém existiu em 2002 no CIOE de Lamego, entre outras de cariz grave e revoltante. Agora dispenso falsos moralismos por disponibilizar os meus serviços técnicos uma vez que sou formador técnico certificado em diversas áreas, incluindo as que constam na reportagem do CM. Esta situação o MDN quis "abafar" e depois de contactos telefónicos, várias exposições, reuniões de trabalho e de falsas promessas de resolução da minha situação, nestes últimos 5 anos nada se fez, na prática, sinal que os verdadeiros mercenários são os "políticos nomeados" para cargos ministeriais, apenas pela cor partidária e não pelo serviço prestado à Pátria.



Que reportagem do CM é essa?
Título:
Enviado por: ze em Setembro 18, 2007, 10:22:38 pm
Boas. Esta é a minha primeira mensagem,espero vir a participar mais nesse forum(sempre que poder).
camarada RANGER REBELDE estou 100% contigo.
Título:
Enviado por: foxtrotvictor em Setembro 19, 2007, 07:47:01 pm
Nos anos oitenta, quando estava para sair, circularam uns convites de “caserna” para  uma entrevista em Lisboa,  com o representante de um determinado partido político que hoje tem representação na Assembleia Nacional de Angola. Era para ministrar instrução.
Título:
Enviado por: zecouves em Setembro 19, 2007, 09:36:26 pm
Citação de: "foxtrotvictor"
Nos anos oitenta, quando estava para sair, circularam uns convites de “caserna” para  uma entrevista em Lisboa,  com o representante de um determinado partido político que hoje tem representação na Assembleia Nacional de Angola. Era para ministrar instrução.


Essa estória de mercenários portugueses sempre existiu muito antes do Serviço Militar ser Voluntário.

Em Angola, pessoal ex-comando a dar instrução e a "ajudar" em operações militares o MPLA era mato.
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 19, 2007, 10:15:47 pm
Citação de: "zecouves"
Em Angola, pessoal ex-comando a dar instrução e a "ajudar" em operações militares o MPLA era mato.


Esses eram os 'cooperantes' e numa fase 'final' da guerra civil. Inicialmente, o pessoal comando que lá ficou no pré e pós independência alinhou pela FNLA e pela FRA.
Título:
Enviado por: 3520 em Setembro 19, 2007, 10:15:58 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "Nuno Calhau"
Meus caros!

Isso chama-se TRAIÇÂO!!

Que não nos tenham desmilitarizado, concordo.
Agora "morder na mão de quem nos ensinou a ladrar", não isso não.

Temos gerações antes de nós que padeceram do mesmo, e mais grave pois enfrentaram teatros operacionais, e não se rebelaram dessa forma.

E mais, todos sabiam bem ao que iam quando assinaram os respetivos contratos de termo certo.
Não passam de desculpas para valores mediucres de cidadania, pois juraram fidelidade a uma bandeira, ou já esqueceram.

Haja respeito!

Valores?
Mas que valores é que o sistema actual promove?
Não será mesmo o mercenarismo?
Os valores de que falam são já brisas ténues vindas de outros tempos, ditos "obscurantistas".
Isto é o resultado das "luzes".
Do "pogresso"...
Depois resta saber a que bandeira se "jura", porque as bandeiras vão representando realidades diferentes.

O tema é muito interessante sobretudo se o analisarmos na prespectiva filosófica, da alta política.


 :Palmas:
Título:
Enviado por: Luso em Setembro 25, 2007, 02:06:50 pm
Isto é um roubo, uma fraude, uma aldrabice pegada! é a quebra de confiança que os cidadãos depositam no Estado. É uma quebra de contrato grave. Mais uma.
Título:
Enviado por: CyruS em Setembro 25, 2007, 04:55:59 pm
Luso:
Infelizmente este é o país que temos.
Queixam-se do Hugo Chavez? Queixam-se das borradas entre o Gordon Brown e o outro?
Esqueçam o que se passa lá fora por um pouco e olhem com atenção para o que se passa cá dentro.
Conforme me foi dito por um juiz desembargador: " Se o Zé Povinho é apanhado a enganar o Estado, a tentar poupar uns tostões, vai de cana. Se for um administrador de um Empresa Pública, coitadinho... Apenas se enganou a fazer as contas e acabou por deixar escorregar uns milhões para dentro do bolso. "
Enquanto o povo português não tomar consciência da podridão que domina a  "Democracia e o Estado de Direito que é Portugal", continuaremos a ter casos destes e quiçá ainda mais graves. É preciso acordar e JÁ! É preciso cortar o mal pela raiz! É urgente prevenir um futuro bem negro e que pode tornar a voltar irmão contra irmão, como nas Guerras Liberais (http://http).
Título: Penude
Enviado por: GEP em Setembro 25, 2007, 08:47:56 pm
Caro Rebelde
A frase de Fernado Pessoa inscrita no refeitório de Penude,é : "Cheio de Deus,não temo o que virá,pois venha o que vier,nunca será maior que a minha alma.",certo?
Título:
Enviado por: sturzas em Setembro 26, 2007, 02:46:48 am
Viva a todos:

Penso que a frase de Fernando Pessoa (mais propriamente Álvaro de Campos, um dos muitos heterónimos de Fernando Pessoa), diz: "CHEIO DE DEUS, NÃO TEMO O QUE VIRÁ... POIS VENHA  QUE VIER, NADA SERÁ MAIS FORTE DO QUE A MINHA FÉ"

Abraços
Título:
Enviado por: P44 em Setembro 26, 2007, 08:26:53 am
Citação de: "CyruS"
Luso:
Infelizmente este é o país que temos.
Queixam-se do Hugo Chavez? Queixam-se das borradas entre o Gordon Brown e o outro?
Esqueçam o que se passa lá fora por um pouco e olhem com atenção para o que se passa cá dentro.
Conforme me foi dito por um juiz desembargador: " Se o Zé Povinho é apanhado a enganar o Estado, a tentar poupar uns tostões, vai de cana. Se for um administrador de um Empresa Pública, coitadinho... Apenas se enganou a fazer as contas e acabou por deixar escorregar uns milhões para dentro do bolso. "
Enquanto o povo português não tomar consciência da podridão que domina a  "Democracia e o Estado de Direito que é Portugal", continuaremos a ter casos destes e quiçá ainda mais graves
. É preciso acordar e JÁ! É preciso cortar o mal pela raiz! É urgente prevenir um futuro bem negro e que pode tornar a voltar irmão contra irmão, como nas Guerras Liberais (http://http).


x2
Título: Refeitorio Penude
Enviado por: GEP em Setembro 26, 2007, 05:25:43 pm
Caro Rebelde.
Esclarecido sobre a frase inscrita em Penude.
( Tomei algumas refeições nesse refeitório em 1972,quando Penude era esse refeitório,uma carreira de tiro duas barracas em madeira e dois dormitórios)
Saudações
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 17, 2007, 04:58:49 pm
Camarada Ranger, sei bem o que passas-te... a minha historia é um pouco diferente, mas acabamos ambos na rua sem "respostas" daquela que foi a instituição que servimos com muito sacrifício. Ser também OE era um sonho para mim, negado sucessivamente pelos meus comandantes que "despachavam" ser eu um Sargento "imprescindível á UN".

Outros que como nós, fazem cursos nas tropas especiais, lembram-se ainda que o único dia que choraram na tropa foi quando receberam a boina!!! no arre-macho parece que se chora todas as semanas.. enfim...
Nestes 10 anos de tropa chorei 2 vezes... quando recebi a minha boina vermelha e quando me vim embora...

Na realidade, por uma quezília com um oficial, filhinho de general, acabei por apanhar 3 dias de detenção por faltar a um passeio... Tentei de todas as formas provar que aquela situação foi premeditada pelo senhor, mas nada do que disse e PROVEI foi tido em conta. Acabei por ter de "aceitar" os dias de detenção, o que impossibilitou para sempre a minha continuidade no Exercito, sendo proibido até de ser candidato à ESE. As chefias nem sequer querem saber quem tem razão. Da-se mais crédito a um oficial, que por todas as UN onde passa, é ponto de instabilidade, de mau companheirismo, e que apenas participa a torto e a direito do pessoal. Terá credito este senhor, que por falta de formação se impõe pelo RDM?? um senhor que no seu curriculum conta para aí com 15 participações contra inferiores hierárquicos??.. a razao é sempre ele quem a tem... diz o RDM e ele aproveita-a para se impor. com participações atraz de participações.
Para mim um comandante de companhia que é o primeiro a desistir de uma missão: porque nao aguenta a pressão... Nunca na vida teria crédito algum no exercito... para mim deixou de a ter e 2 meses depois participou de mim... disse á boca cheia que haveria de participar de mim porque eu tinha um carro melhor do que o dele....
A minha maior vergonha foi servir este trolha...

Nao me desviando do assunto do Afonso, digo que realmente os RC são apenas mólho para as paradas militares...
Apoio-te em quase tudo que dizes, se bem que tenho outro ponto de vista sobre determinados aspectos.
Como Sargento RC "COMANDO" já fui igualmente contactado por algumas empresas, que achei duvidosas...
Agora apenas penso como marido e pai que sou.
Senti-me totalmente abandonado quando saí do Exercito, não sabia fazer muito mais daquilo que tu tens na tua apresentação. Ter conhecimentos de acções de tropas especiais é de facto muito perigoso, se postas ao serviço de entidades que nos oferecem verbas avultadas, para que nós trabalhemos para eles... mas também nunca digo que está for de hipótese não trabalhar para uma destas organizações.

A verdade é que o meu Exercito não quer saber de mim/ti/ou de voçes RC´s, sei apenas que troquei 10 anos da minha vida por um pontapé no cu.
O que mais me custava era ir ao Centro de Emprego... sentia-me inútil.
Fui sargento nos Comandos, mas na prática tê-lo sido não valoriza em nada a minha vida, quando quero procurar emprego. Que equivalência me dá isso?? Nenhuma. Nem nisto tenho valor. O exercito não me passa um diploma que tenha valor para qualquer efeito...  Ter sido Sargento ou Oficial RC nada vale...

Essas leis de incentivos, são um engano para todos quantos são RC.
O exercito nao cumpre, nem faz cumprir, no caso dos concursos ás forças de segurança.
As queixas aos orgãos, como casa militar do PR, MDN, EME e outros, nunca têm resposta.. ou se a têm é "inutil".

Juventude, aprendam com estes "velhos RC´s" que da tropa só trazem dissabores. Andam a ser enganados.
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 18, 2007, 03:58:45 pm
Citação de: "markseia"
Camarada Ranger, sei bem o que passas-te... a minha historia é um pouco diferente, mas acabamos ambos na rua sem "respostas" daquela que foi a instituição que servimos com muito sacrifício. Ser também OE era um sonho para mim, negado sucessivamente pelos meus comandantes que "despachavam" ser eu um Sargento "imprescindível á UN".

Outros que como nós, fazem cursos nas tropas especiais, lembram-se ainda que o único dia que choraram na tropa foi quando receberam a boina!!! no arre-macho parece que se chora todas as semanas.. enfim...
Nestes 10 anos de tropa chorei 2 vezes... quando recebi a minha boina vermelha e quando me vim embora...

Na realidade, por uma quezília com um oficial, filhinho de general, acabei por apanhar 3 dias de detenção por faltar a um passeio... Tentei de todas as formas provar que aquela situação foi premeditada pelo senhor, mas nada do que disse e PROVEI foi tido em conta. Acabei por ter de "aceitar" os dias de detenção, o que impossibilitou para sempre a minha continuidade no Exercito, sendo proibido até de ser candidato à ESE. As chefias nem sequer querem saber quem tem razão. Da-se mais crédito a um oficial, que por todas as UN onde passa, é ponto de instabilidade, de mau companheirismo, e que apenas participa a torto e a direito do pessoal. Terá credito este senhor, que por falta de formação se impõe pelo RDM?? um senhor que no seu curriculum conta para aí com 15 participações contra inferiores hierárquicos??.. a razao é sempre ele quem a tem... diz o RDM e ele aproveita-a para se impor. com participações atraz de participações.
Para mim um comandante de companhia que é o primeiro a desistir de uma missão: porque nao aguenta a pressão... Nunca na vida teria crédito algum no exercito... para mim deixou de a ter e 2 meses depois participou de mim... disse á boca cheia que haveria de participar de mim porque eu tinha um carro melhor do que o dele....
A minha maior vergonha foi servir este trolha...

Nao me desviando do assunto do Afonso, digo que realmente os RC são apenas mólho para as paradas militares...
Apoio-te em quase tudo que dizes, se bem que tenho outro ponto de vista sobre determinados aspectos.
Como Sargento RC "COMANDO" já fui igualmente contactado por algumas empresas, que achei duvidosas...
Agora apenas penso como marido e pai que sou.
Senti-me totalmente abandonado quando saí do Exercito, não sabia fazer muito mais daquilo que tu tens na tua apresentação. Ter conhecimentos de acções de tropas especiais é de facto muito perigoso, se postas ao serviço de entidades que nos oferecem verbas avultadas, para que nós trabalhemos para eles... mas também nunca digo que está for de hipótese não trabalhar para uma destas organizações.

A verdade é que o meu Exercito não quer saber de mim/ti/ou de voçes RC´s, sei apenas que troquei 10 anos da minha vida por um pontapé no cu.
O que mais me custava era ir ao Centro de Emprego... sentia-me inútil.
Fui sargento nos Comandos, mas na prática tê-lo sido não valoriza em nada a minha vida, quando quero procurar emprego. Que equivalência me dá isso?? Nenhuma. Nem nisto tenho valor. O exercito não me passa um diploma que tenha valor para qualquer efeito...  Ter sido Sargento ou Oficial RC nada vale...

Essas leis de incentivos, são um engano para todos quantos são RC.
O exercito nao cumpre, nem faz cumprir, no caso dos concursos ás forças de segurança.
As queixas aos orgãos, como casa militar do PR, MDN, EME e outros, nunca têm resposta.. ou se a têm é "inutil".

Juventude, aprendam com estes "velhos RC´s" que da tropa só trazem dissabores. Andam a ser enganados.


Markseia,

Como é que ficou a questão do teu concurso à GNR? A situação da tua idade como é que ficou? Tinhas ou não razão? A questão aqui no forum ficou em aberto porque "desapareceste", lembraste? http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... t=markseia (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5319&highlight=markseia)

Quanto ao teu problema com o Oficial, tiveste mesmo azar por apanhares uma besta desse tamanho, lamento.

Antes de concorrer ao RC o potencial candidato tem que ter noção que o contrato com as forças armadas tem um fim. Se é justo ou não, ... são os politicos que o definem, não a instituição militar.

Podes também informar neste forum sobre quais as tuas qualificações académicas quando ingressaste no RV/RC, quanto ganhavas por mês e quanto ganhaste nas quatro missões internacionais em que participaste, bem quanto recebeste de subsidio de reintegração. Acho que é uma informação que um velho RC também devia passar à Juventude que está a pensar no RC.

Ficamos a aguardar então por essa informação ...

abraço
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 19, 2007, 06:02:20 pm
Ja o fiz aqui antes... camarada Major... no tópico: Arriscar ou não?
Mas como disse, não sirvo de exemplo... pois as leis da prestação de serviço em RV/RC mudaram tudo... agora já não se chega ao meu posto (o ultimo: 1ºSar de 2º escalão), parece que já não têm 2 duo décimos de indemnização e acho que têm de escolher entre o desemprego ou o subsidio de reintegração.. por isso acho justo que agora se reclame por igualdade de tratamento... numa lei que "FOI" DE INCENTIVOS  e agora é ao contrário.

Citação de: "markseia"
Sim lazaro tem toda a razão, nem tudo é mau eu próprio o vou dizendo por aqui...
A mim só me restou agradecer todas as oportunidades que me foram dadas enquanto servi o exercito, toda a confiança que em mim depositaram para comandar homens nas missões e toda a consideração que tiveram por mim os meus camaradas, que comigo serviram durante este tempo de serviço.
Fiz grandes amizades como qualquer um de nós o fez em tempo militar... que duram e durarão...
Agora lhe garanto, que foram mais as vezes que me "cortaram as pernas" do que aquelas que me deixaram fazer um curso do meu interesse. Aliaz o único foi mesmo o de Comandos, que já fiz quando me faltavam 2 anos pra vir embora.. o ÚNICO EM QUASE 10 ANOS..
Não serei o melhor exemplo uma vez que cheguei a 1ºSargento coisa impossível neste novo sistema.
Fiz uma missão como Furriel, outra como 2ºSargento e duas como 1º Sargento e sim ganhei bom dinheiro nas missões!!! no total devo ter ganho nas missões uns 10 mil contos e ainda no subsidio de reintegração 5 mil contos. Fui um privilegiado!!!
No entanto ao dizer-vos isso, nunca poderei servir de tabela pra um qualquer aspirante ao serviço militar, pela condicionante do posto e das Unidades onde servia. Nem todas as especialidades vão ás missões... e no início destas missões rodava-se por 3 ou 4 unidades, e iam sempre os mesmos de 2 em 2 anos- precisamente o que aconteceu comigo!!
Hoje em dia será bem mais fácil ir a uma missão, pois é coisa que não falta ao nosso exercito.
Também lhe digo que se não fossem estas missões... poucas pessoas lá apareciam.
No dia em que estas acabarem, acaba-se os praças no Exercito!!! Por isso se voltou ao Kosovo e se voltará á Bosnia daqui a 2 anos... e quiça Timor !!



(e sobre isto que escrevi neste topico...como eu previa... lá voltamos à Bósnia se bem que com a GNR... e Timor...)


Agora ...do que me lembro...
Eu, aquando da minha ida à inspecção com 18 anos, levava ja o certificado com o 12ºano completo.
Entrei por isso pr o CFS-SEN na EPI em 1995 com 19 anos, se bem que alguns igualmente com o mesmo 12ªano completo foram pr o CFO.
Ganhava o tal "pré" que nao pagava sequer uma viagem de autocarro e comboio, de casa até Mafra (400km).
Depois do curso fui colocado em St Margarida como 2º Furriel e naquela altura nem me lembro quanto ganhava, mas já dava para as viagens... (a 200km de casa) melhorou, e meti o RV em St Margarida...
(vou procurar as folhas de vencimento e dar o valor exacto do que recebi em cada posto.. se as encontrar...)
Aqui na BMI fiquei até ser 1º Sargento
Fiz 3 missoes
1 como Furriel
1 como 2ºsargento
1 como 1ºSargento
Depois fui pr os COMANDOS
Fiz mais uma missão.
O que ganhava nas missões era qualquer coisa como, o ordenado de cá mais o subsidio de 60 ou 70 euros por dia, dependendo do posto que tivesse na altura. Não sei precisar mas acho que ainda guardo as folhas de vencimento.. e que ainda continua a ser essa a tabela hoje em dia...penso eu!!


Aos novos aspirantes a RC digo que passei grandes momentos da minha vida ao serviço do exercito:
Conduzi viaturas nossas e de outros exercitos como M113 e quase todos os blindados desta classe, V150, Panhards, Hummves, Leopard´s, V200-Chaimites, willys, as famosas casal 125, DAF, Iveco, Mercedes, UMM, moto4, Land Cruisers...
Andei de CC M60, Leopard, de Recover, andei de helicópteros Halowhet, Puma, Blackwack, Bell, Augusta, Mi 8, Chinnook...
Estive em Aviano na semana de ataques a Belgrado e vi de perto os espectaculares caças americanos... a sairem para os ataques e a volatrem pr "recarregar" baterias..
Fiz intercambios/exercicos conjuntos com americanos, espanhóis, italianos, dinamarqueses, ingleses, brasileiros e turcos(excelentemente equipados), franceses alemães e mais alguns... disparei as armas deles, usei os seus equipamentos, andei nas suas viaturas...
Fiz rapell, slide, funicular, ventral, pararelas, tarzam, escaladas, saltei de pontes, barragens, helicópteros, torres, escarpas e paredes...
Dei tiro.. muito tiro...Disparei Tow, Law, .50, .30, 9mm, armas 7,62, armas 5,56,Uzi, Galil, Sig, Walther, Famas, M16, Makarov, FBP, morteiro, morteirete, Karl-Gustaff, granadas : de mao ou em HK79 ou em St-Barbaras...
Fiz sobrevivência (comi silvas, urtigas, raízes, bichinhos, fiz pão, filtrei agua, cozi batata em saco de plástico, fiz café em garrafas de plástico..)
Fiz progressões e assaltos e patrulhas apeado, motorizado blindado, de botes, de moto4, aerotransportado..
Desminagem, escoltas, força de reacção rápida..
Cerco e busca
Fiz Prisioneiros de guerra, muitas marchas, muitas corridas continuas, muitos fart-lecks, mar-for...rastejei...
Construi engenhos explosivos, detonei "bombas", rebentei portas, paredes
Fiz inúmeros exercícios na BMI onde fui a flecha de batalhão e de brigada (muito estatuto cá pro RC!!!), muitos dias de mato, de camuflagem, de assaltos, patrulhas, progressões, escalões e desembarques.. exercicios conjuntos da BMI espectaculares com todas aquelas "maquinas" de lagartas em movimento..."BMI on Tour", orions, rosas bravas,
Pistas de obstáculos militares (ai Jesus... a pista de combate dos Comandos em St Guida!! que sacrifício), pentatlo,  pista molhada, pista de silencio.. corda rápida
joguei futesal pela equipa do Campo Militar de Sta Margarida  nos campeonatos do exercito
Tive Cartografia, provas topográficas e de orientação... com carta, sem carta, por bossula, com GPS...

Os momentos maus... foram sempre superados pelos bons momentos, se bem que eu sou visto, apenas por um único dia mau em 10 anos de serviço em que me lixei pr sempre...

Adquiri muitos conhecimentos

Dei muita instrução

Ganhei 5 medalhas, 2 louvores, 4 referencias elogiosas e 1 punição

Mas fundamentalmente SOU FELIZ PORQUE FIZ MUITOS MUITOS MUITOS AMIGOS e amigas!


Quanto ao concurso da GNR até hoje nunca fui sequer informado de nada.. nem sequer uma nota a dizer que tivesse sido eliminado... muito menos me explicam a razão de tal silêncio... Remetem-se ao silêncio.. típico das nossas chefias militares...
Ja não tenho tempo para aturar estes "senhores dos anéis" com argumentos ocos e palavreado burguês que nem eles próprios sabem o significado... resigno-me a pensar que de alguma forma a minha situação contribuiu para abrir os olhos pr algumas injustiças.
Agora tenho uma filha para criar e uma casa pra sustentar.
Fiz pela vida... tenho uma licenciatura para fazer e muito trabalho todos os dias.
Título:
Enviado por: markseia em Outubro 19, 2007, 06:03:30 pm
Desculpem o tamanho dos meus tópicos...   c34x
Título:
Enviado por: zecouves em Outubro 19, 2007, 06:53:06 pm
Citação de: "markseia"
Desculpem o tamanho dos meus tópicos...   c34x


Acho que disseste o suficiente.

Quanto à GNR, acho que podes/podias fazer melhor para esclarecer o assunto, mas tu é que sabes ...
Título:
Enviado por: Ricardo em Novembro 02, 2007, 04:53:30 pm
O que é STROBE?
Título:
Enviado por: sapador_duarte em Janeiro 27, 2008, 04:53:55 pm
e por isso que o pessoal E.O.D. do exercito e todo dos quadros...
mas esta e uma grave falha do sistema, um gajo dedica anos de vida a servir a patria e depois e chutado pelo estado... ainda por cima agora os civis podem concorrer a gnr... devia ser so militares e depois se necessario completavam as vagas com civis... sempre era uma opçao profissional para os militares, para nao falar que a instruçao de combate poderia ser muito util como policias
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Abril 01, 2008, 07:48:05 pm
Isto está a ir de mal a pior!

Policia com sindicato, a GNR com mais não sei quê ou quantos, forças armadas  etc. etc.

É só reacionarios!

Um Abraço.
Título:
Enviado por: P44 em Abril 01, 2008, 09:53:51 pm
Meu Caro, a maior parte dos Países Civilizados tem Sindicatos de Policia.

Para as condições miseráveis a que alguns se sujeitam, os custos que têm de acarretar em serviço (sabia que têm de pagar a farda do seu bolso, em caso de ficar danificada em acção...que têm de pagar o conserto do carro-patrulha se tiverem um acidente?...só 2 exemplos)

Para tão brava gente que tem de defender a sociedade (e está de mãos atadas, pois pobre do policia que der um tiro num criminoso...), acho que têm todo o direito.

Sem contar com o desprezo que lhes movem os Juízes e os Tribunais...quantas vezes ainda estão os agentes a preencher papeis, já o gatuno que detiveram foi posto cá fora por um Juiz, e ainda se vai rir na cara deles?????
Título:
Enviado por: Luso em Abril 01, 2008, 10:31:40 pm
Citação de: "P44"
Meu Caro, a maior parte dos Países Civilizados tem Sindicatos de Policia.

Para as condições miseráveis a que alguns se sujeitam, os custos que têm de acarretar em serviço (sabia que têm de pagar a farda do seu bolso, em caso de ficar danificada em acção...que têm de pagar o conserto do carro-patrulha se tiverem um acidente?...só 2 exemplos)

Para tão brava gente que tem de defender a sociedade (e está de mãos atadas, pois pobre do policia que der um tiro num criminoso...), acho que têm todo o direito.

Sem contar com o desprezo que lhes movem os Juízes e os Tribunais...quantas vezes ainda estão os agentes a preencher papeis, já o gatuno que detiveram foi posto cá fora por um Juiz, e ainda se vai rir na cara deles?????


É tudinho resultado da percepção dos abrileiros da autoridade como agentes da opressão. E isso também se vê na crise da educação.
Além disso, curiosamente são os abrileiros que fazem leis que, em vez de dar liberdade aos cidadãos, responsabilizandos-os, preferem libertar-se.. de responsabilidades, proibindo.

Quero o melhor para os agentes de segurança. Tal como melhores leis.
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Abril 02, 2008, 07:09:21 pm
Com esta minha afirmação, não estou contra os "policias", como me acusam!
Nem a favor da anarquia generalizada, subentenda-se que prezo muito a lei e a ordem.  
Por esse motivo estou a lembrar, que essa foi profissão que escolheram voluntariamente!
Se não queriam, "não comiam" (como diz o caro Rebelde).
Juraram fidelidade a bandeira, aceitaram ser militares (refiro-me claro ao RDM) e ou militarizados, como tal...

Um Abraço.
Título:
Enviado por: Miguel em Abril 02, 2008, 09:33:09 pm
Ranger Rebelde

Agora com a Europa do Tratado de Lisboa, vai poder emigrar como militar para qualquer exercito que lhe pague :wink:

Coloquei um topico especial.
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 02, 2008, 10:18:47 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
E por ser a profissão que se escolhe há que "comer e calar" todas as alterações injustas que vão sendo efectuadas a meio de "contratos"? Refiro-me a esta situação específica, porque foi o que sudedeu a partir de Setembro de 2007 com os Militares em RV/RC ao alterarem as regras a meio do "jogo"... é o mesmo que assinar um contrato qualquer e depois vem alguém dizer que as cláusulas foram alteradas a desfavor do 2º contraente, restando a solução, "ou paga, ou lixa-se"!!!

Só desejo que a sua entidade patronal, se a tiver, nunca lhe faça o que os (des)governantes incompetentes de Portugal têm vindo a fazer às Forças de Segurança Pública e toda a Família Militar, sem excepção. Felicidades!


Não estou a olhar para a justiça ou injustiça das alterações, mas assim era impossível alterar seja o que for...
Acho que raras devem ser as profissões/patrões que não viram nos últimos anos o "contrato" mudado - Estado ou privado.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Abril 02, 2008, 11:24:12 pm
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Ranger Rebelde"
E por ser a profissão que se escolhe há que "comer e calar" todas as alterações injustas que vão sendo efectuadas a meio de "contratos"? Refiro-me a esta situação específica, porque foi o que sudedeu a partir de Setembro de 2007 com os Militares em RV/RC ao alterarem as regras a meio do "jogo"... é o mesmo que assinar um contrato qualquer e depois vem alguém dizer que as cláusulas foram alteradas a desfavor do 2º contraente, restando a solução, "ou paga, ou lixa-se"!!!

Só desejo que a sua entidade patronal, se a tiver, nunca lhe faça o que os (des)governantes incompetentes de Portugal têm vindo a fazer às Forças de Segurança Pública e toda a Família Militar, sem excepção. Felicidades!

Não estou a olhar para a justiça ou injustiça das alterações, mas assim era impossível alterar seja o que for...
Acho que raras devem ser as profissões/patrões que não viram nos últimos anos o "contrato" mudado - Estado ou privado.


Olha eu :idea:
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Abril 03, 2008, 07:11:55 pm
Pois olhe, não é o único!

Também eu fui "traído", como o senhor afirma estarem a ser tratadas as forças deste país.E nem por isso baixei os braços. Refiro-me em concreto ao estado (Exercito, CTT, etc.)
Estou no privado há mais de 6 anos e por sinal, muito satisfeito!A título de exemplo:
Ainda ontem, vi alterados os contratos de alguns motoristas da minha empresa, para empelhadoristas da mesma.
E sabe que mais, os desgraçados tiveram que "comer e calar". Como pode ver, é a conjuntura. :D

Um Abraço.
Título:
Enviado por: P44 em Abril 04, 2008, 09:51:09 am
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Ranger Rebelde"
E por ser a profissão que se escolhe há que "comer e calar" todas as alterações injustas que vão sendo efectuadas a meio de "contratos"? Refiro-me a esta situação específica, porque foi o que sudedeu a partir de Setembro de 2007 com os Militares em RV/RC ao alterarem as regras a meio do "jogo"... é o mesmo que assinar um contrato qualquer e depois vem alguém dizer que as cláusulas foram alteradas a desfavor do 2º contraente, restando a solução, "ou paga, ou lixa-se"!!!

Só desejo que a sua entidade patronal, se a tiver, nunca lhe faça o que os (des)governantes incompetentes de Portugal têm vindo a fazer às Forças de Segurança Pública e toda a Família Militar, sem excepção. Felicidades!

Não estou a olhar para a justiça ou injustiça das alterações, mas assim era impossível alterar seja o que for...
Acho que raras devem ser as profissões/patrões que não viram nos últimos anos o "contrato" mudado - Estado ou privado.


Mas quando isso aconteceu com os malandros da função pública, e a corja dos professores, acharam bem , não acharam...? c34x
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 04, 2008, 10:36:58 am
Também já fui vítima...
Mas, por exemplo, antes perder regalias no seguro de saúde e trabalhar mais duas horas por dia para a empresa ser válida do que ir para o Fundo de Desemprego.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Abril 18, 2008, 02:56:26 pm
Existe um tópico próprio para as questões relacionadas com o Ingresso nas Forças de Segurança:

:arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... &start=225 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6241&start=225)
Título:
Enviado por: Jaromil em Abril 21, 2008, 11:12:42 pm
Pois bem não posso ficar indiferente neste diálogo! Os cidadãos deste país não são lixo, gasta-se e deita-se fora, aliás agora até mesmo ao lixo já se faz algo de melhor reciclasse! Usar e deitar fora é algo que as nossas Forças Armadas têm feito estes anos todos, ao contrário de Forças Armadas de outros países. As Forças Armadas não sobrevivem sem os RV/RC de modo que precisam de os ter nas fileiras e por conseguinte deviam respeitar e dar uma certa dignidade a estes cidadãos que resolvem servir o seu país através das FA. Sim, porque não são só os militares do Quadro Permanente que servem o seu país, os outros também o fazem e alguns com grande sacrifício.
Não só este regulamento de incentivos é demagogia pura, como também no meio do caminho alteram as condições e para pior. Bem sei que isto é comum aqui em Portugal, contudo cada um sente as suas e deve lutar por elas.
O Estado Português é responsável por USAR em seu proveito estes cidadãos e integra-los novamente na sociedade! Como fazer isso? Simples! A nossa vizinha Espanha obriga a todos aqueles que querem sair das FA a fazerem um curso de formação profissional numa área de interesse. Ora aqui está um pequeno exemplo de algo que pode ser feito e que não acho que seja muito difícil. Querem outro? Integrar os militares nas Forças de Segurança, conseguindo exclusividade para entrada na GNR e uma maior percentagem, do tipo 60%, na PSP, SEF, entre outras. Querem outro exemplo? Não faltaram exemplos, aliás há muitos trabalhos realizados nessa área.
Alguns que leram estes exemplos exclamarão “mas isso já esta contemplado no regulamento de incentivos!”, pois sim meus Srs mas além do Estado não cumprir o que lá está escrito, é muito leve, ou seja prevê realmente algumas vagas na PSP e noutros serviços mas são poucas, entre muitas outras coisas! Não vou estar a fatigar consultem o site da ANCE e esta lá muita coisa!
Não acredito que os ex-militares se virem contra esta Nação, principalmente um RANGER, mas não há duvida que deitados ao abandono, numa altura da vida que ainda tem muita adrenalina, vontade de acção, formação nessas áreas e alguém com um punhado de notas na mão lhes acenar é de encarar a possibilidade de realmente aceitarem. Contudo continuo a dizer que não acredito que facilmente algum ex-militar se de a fazer ou a participar em alguma organização de terror contra o seu próprio país! Assim espero pelo menos.... agora tráfico de droga, gangues organizados, contrafacção tudo isso é bem possível, aliás já vi alguns casos....
E bem fico-me por aqui, por agora ....
Título:
Enviado por: markseia em Abril 26, 2008, 03:03:35 pm
É bom que estas oportunidades surjam para que ex-militares e claro está os actuais que fogem a sete pés das Forças Armadas... no entanto continua a haver o mesmo problema de sempre para quem serviu muitos anos as FA:

Aqueles que serviram as fileiras durante 8 ou 10 anos raramente conseguem superar as provas fisicas exigidas para estes concursos. Varios amigos  meus, ex militares que concorreram, dizem que é muito dificil para alguem com mais de 28 anos conseguir fazer os 100 metros em 14,30 segundos ou fazer os 1000m em 3,40min. e saltar 1 metro de altura!!! Para ex militares com mais de 30 anos é tarefa quase impossivel segundo eles. Dei por mim a pensar que realmente a condição fisica não é favoravel para quem a partir dos 30 é considerado e faz provas fisicas do 2º escalão nas forças armadas. Nas forças de segurança não sei se é subdividido o escalão fisico pela idade mas creio que assim será. Para quem tem mais de 30 anos é muito dificil...  
Se duvidam e tiverem oportunidade  exprimentem faze-las...
Provas fisicas adequadas á idade de cada concorrente nao é tido em consideração.

Provas fisicas de admissão à PSP (...não é facil... principalmente para quem "alombou" com os costados nos Comandos Paras ou nas OE e se desgastou fisicamente ao longo dos anos...):

Corrida 100 Metros planos  14,30seg.     
Salto em comprimento s/ corrida 2 mts.    
Dois saltos do muro s/ apoio 1 mt.
Salto em elevação s/ corrida 0,45 mt.
Flexões de braços na trave 5    
Flexões de tronco à frente 30    
Corrida de 1000 metros    3,40 min.


COMANDOS:

 (Provas físicas do meu curso)
 ( Acho que agora está diferente )
Corrida de 2800 m em 12 minutos,
47 abdominais em 2 minutos,
7 elevações na barra,
35 extensões de braços no solo,
passagem da paliçada
salto da vala de 3 metros,
salto do muro de 90 centímetros,
passagem no pórtico de 5 metros,
e 15 metros de natação em fato de banho.

 

OPERAÇÕES ESPECIAIS

 2500 metros em 12 minutos;
47 exercícios abdominais em 2 minutos;
5 elevações do corpo, suspenso numa barra fixa, passando o queixo por cima da mesma;
Executar 32 flexões e extensões de braços no solo;
Saltar, com balanço, uma vala de 3 metros;
Saltar um muro com 90 cm de altura;
Passar, de pé, um Pórtico de 4,70x0,30 metros;
Transpor um túnel labiríntico com 8,30 metros de comprimento;
Nadar 15 metros, em qualquer estilo e em fato de banho.

Se alguém conseguir a informação de quantos ex-militares com mais de 30 anos entraram nos últimos cursos da PSP agradecia que aqui expusesse esses dados  a ver a veracidade desta informação.

Com mais de 30 anos.... não é fácil!!!!
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 26, 2008, 04:02:06 pm
Eu pessoalmente acho que não é por aí. Acho que os testes fisicos da PSP são perfeitamente comportáveis (mesmo para quem tem 30 e mais anos), basta ter um pouco de treino.

Eu acredito que o que torna mais dificil para o pessoal que esteve nas Tropas Especiais, a entrada para a PSP são:

- a escolaridade exigida;
- os testes escritos.

O meu caro Markseia, sabe muito bem que por exemplo, um Comando tem uma resistência fisica e psicológica acima da média, mas isso não o torna automáticamente num tipo inteligente. Ambos sabemos que há muito menino que tem boinas verdes, vermelhas, azuis e outras tantas que não deve nada à inteligência.
Título:
Enviado por: markseia em Abril 26, 2008, 09:15:45 pm
Acha mesmo que sao acessiveis?? Pois eu não... mas nem eu, nem as forças armadas, e nem as de segurança acham que a capacidade fisica de um jovem de 20/27 anos é igual a um de 30 ou mais... por isso se mudou os limites dos testes fisicos em escalões...
Vê facilidade num homem com 30 anos fazer 100 metros em 14 segundos?? Só mais 4 segundos que recorde português e europeu que é de 9.86s, conquistado por Francis Obikwelu. Só para alguem com peso ideal... e isso é o que "nos" acontece raramente na casa dos 30... casados, com filhos... E saltar um muro de 1m de altura igualmente... só mesmo com muito treino.

A resistência física não é sinonimo de velocidade...

Quanto à inteligência nao é um problema das boinas mas sim do sistema educativo nacional. Basta estarmos na cauda da Europa neste aspecto, para saber que é um problema do povo português. Mas também se a escolaridade exigida é tão alta, nao vejo porque nao conseguirem passar nos testes escritos...


De muito menino parco em inteligência estao cheias "todas" as nossas instituições... desde os militares  aos advogados apanhados com droga a médicos condenados por negligencia a policias corruptos passando pelo futebol pelo ensino, pela politica  e mundo empresarial e tantos outros...

e claro está que as fileiras das FA são um must... houvessem provas de conhecimento ou entrevistas rigorosas e ninguem ia pra tropa só porque no civil nao tem emprego..

Mas voltando ao assunto:- O que nao acho normal é que para um policia do QP com idade superior a 30 anos tenha que fazer PAF´s de segundo escalão e um candidato com a mesma idade deles (e gostava de vêr um policia a fazer estas provas..)  tenha que competir com miudos de 20 anos. Ta clarissimo que nao se safa...
Só isso...
Título:
Enviado por: tyr em Maio 05, 2008, 05:42:11 pm
Eu estou quase no 3º escalão e acho estes testes de admissão a psp estremamente asseciveis (exepto para pessoal com lesões ou coirões que passou o serviço militar a beber minis).
e quem não esta em condições com 3 meses de treino chega lá na boa.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 20, 2008, 02:22:24 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "O Veterano"
Terça-Feira, Maio 20, 2008

Militares Contratados assumam o vosso Poder II

As missões de apoio à Paz são um outro motivo para que vão permanecendo nas fileiras do Exército Português, pelo menos como esperança, porque na prática só uma minoria tem essa possibilidade de participar e na maioria dos casos por mais que uma vez, enquanto outros nem uma única oportunidade têm.

Cria-se assim um ciclo contínuo em que a Instituição vai controlando estatisticamente as entradas e saídas, mantendo o Soldado Profissional anestesiado e pouco consciente, principalmente dos seus direitos, porque quanto a deveres eles são mais que muitos, mas quando algum Soldado mais desperto, apela aos seus direitos, a manipulação surge de imediato e por todos os meios voltando a anestesiar a sua consciência, não sabemos por quanto mais tempo isto vai ocorrer, mas que ocorre agora ocorre.
Temos como exemplo, o estatuto do trabalhador estudante que depende mais do Comandante, Director ou Chefe do que propriamente, o cumprimento de um direito, existindo mesmo casos em que os Comandos das Unidades não permitem sequer a apresentação de provas de como o militar está a estudar, desculpando-se na operacionalidade em que a Unidade está empenhada, dizemos nós falta de vontade.

Quanto às instalações que são dirigidas aos Soldados Profissionais, na maioria das Unidades do Pais, ainda temos as célebres Casernas com beliches para 20 ou 30 militares, bem ao modo e tempo em que Portugal ainda estava presente, em África, na Guerra Colonial.

Sabemos nós que num País desenvolvido da Europa Comunitária, os nossos Soldados Profissionais já deveriam ter em todas as Unidades de Portugal alojamentos para um máximo de 4 militares com uma casa de banho por alojamento.

É também por este tipo de circunstâncias que nós vemos como é que o nosso Exército trata os seus Soldados Profissionais, apesar de existirem umas instalações modelo que não estão habitadas e servem para quando representações militares de outros países nos visitam lhes sejam apresentadas como exemplo de como em Portugal se tratam os Soldados Profissionais, simplesmente não há nem respeito, nem bom senso, porque o modelo não passa disso mesmo.

Fonte: http://voluntariado-exercito.blogspot.com (http://voluntariado-exercito.blogspot.com)


Não acredito que ganhem algum crédito por partes do militares contratados ao apresentarem meias-verdades só para terem razão à viva-força.

Antes de começar uma campanha contra alguem pensem bem em que devem bater primeiro.

Boa sorte!
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 20, 2008, 04:15:15 pm
OK Ranger fica com a tua.

Já agora vai visitar os regimentos de infantaria nortenhos, por exemplo, e depois diz qq coisa quanto as esforço feito nas condições de vida do pessoal.

O pessoal pode ser amorfo mas não é parvo. Não ganhas ninguem para a tua causa quando a ANCE diz uma coisa e quem vos ouve vive outra um pouco diferente. O discurso tem que ser no minimo coerente com o que realmente se passa, digo eu.

Fizeste-me lembrar o estilo bombástico com que publicaste a questão dos duodécimos como se esta se fosse aplicar a todos os contratatdos, independentemente do ano de ingresso, lembras-te? Em parte tinhas razão por ser uma injustiça e um tiro no RC, mas de facto não era aplicável a todos ...

Trabalhei com militares com o estatuto de trabalhador-estudante (furrieis e Cabos) e na minha unidade esse estatuto foi sempre respeitado, apesar de ter consequencias negativas no serviço. Aliás, eu e outros camaradas meus démos grandes "baldas" a um ou outro cabo da secretaria ou da arrecadação para serem actualmente advogados.

Obviamente que é complicado querer usufruir do estatuto de trabalhador-estudante e simultaneamente estar numa unidade operacional, possivelmente em fase de aprontamento ou de stand-by.

O sistema não está bom, mas reafirmo: perdem credibilidade com meias-verdades ( até acrescento: algumas imprecisões).


Boa sorte camarada.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 20, 2008, 05:22:21 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "zecouves"
OK Ranger fica com a tua.

Já agora vai visitar os regimentos de infantaria nortenhos, por exemplo, e depois diz qq coisa quanto as esforço feito nas condições de vida do pessoal.

O pessoal pode ser amorfo mas não é parvo. Não ganhas ninguem para a tua causa quando a ANCE diz uma coisa e quem vos ouve vive outra um pouco diferente. O discurso tem que ser no minimo coerente com o que realmente se passa, digo eu.

Fizeste-me lembrar o estilo bombástico com que publicaste a questão dos duodécimos como se esta se fosse aplicar a todos os contratatdos, independentemente do ano de ingresso, lembras-te? Em parte tinhas razão por ser uma injustiça e um tiro no RC, mas de facto não era aplicável a todos ...

Trabalhei com militares com o estatuto de trabalhador-estudante (furrieis e Cabos) e na minha unidade esse estatuto foi sempre respeitado, apesar de ter consequencias negativas no serviço. Aliás, eu e outros camaradas meus démos grandes "baldas" a um ou outro cabo da secretaria ou da arrecadação para serem actualmente advogados.

Obviamente que é complicado querer usufruir do estatuto de trabalhador-estudante e simultaneamente estar numa unidade operacional, possivelmente em fase de aprontamento ou de stand-by.

O sistema não está bom, mas reafirmo: perdem credibilidade com meias-verdades ( até acrescento: algumas imprecisões).


Boa sorte camarada.

Imprecisões??? Venham elas... é para isso que aqui estamos. Sanar de uma vez por todas essas tais imprecisões, em prol da verdade sobre o que realmente significa o militar contratado para o Exército...


Para começar quero que fique bem claro que não sou contra a tua/vossa "luta". Se os teus posts refletem a posição da ANCE, então só não concordo é com o vosso esquema mental quanto à forma como as coisas devem ser conduzidas/ditas.

Quanto a imprecisões o meu post já disse algumas, basta compará-las com o texto que postaste.

Os teus/vossos manifestos têm um erro basilar: partem do particular e generalizam. E depois como volto a re-reafirmar: as Forças Armadas são o que os governantes querem. Lá porque tiveste problemas com a hierarquia (foste injusticado, segundo dizes e eu acredito) acho que não deves confundir a hierarquia do Exército (e a tua ira contra a mesma) com quem define as regras do jogo: o poder politico.

O militar contratado tem que significar o que a sociedade civil, por intermédio de quem elege, quer que signifique. A hierarquia do Exército é a que menos importa no meio disto tudo. Digam o que querem das Forças Armadas e a seguir atribuam meios suficientes, é isto só (é muito), mais nada.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 21, 2008, 09:14:22 am
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "zecouves"
Já agora vai visitar os regimentos de infantaria nortenhos, por exemplo, e depois diz qq coisa quanto as esforço feito nas condições de vida do pessoal.
Ora aí está a realidade, e para que se saiba, não terão todos os militares RV/RC direito a essas mesmas condições? O restante Continente e Ilhas não são Portugal???

Citação de: "zecouves"
O sistema não está bom...
Palavras sábias, sem dúvida... Está péssimo, cada vez pior!!! Os cortes dos incentivos ao RV/RC são bem o espelho dessa realidade, afectaram tanto os militares que na altura já prestavam serviço, como as gerações futuras, que não poderão usufruir do que já tinha sido uma conquista dos direitos dos militares nesses regimes.

Esperemos então que a vergonhosa campanha publicitária do Exército na angariação de jovens desempregados, não sirva os interesses dos mercenários políticos e lhes dê estímulo em destruir o que já fora alcançado, como tem feito até à data... Não será a "táctica inversa" mais eficaz para os militares em RV/RC e o próprio Exército Português? :!:  :!:

Os cortes ao incentivos foram uma decisão politica e não militar, como tu bem sabes.

Essa da "vergonhosa" campanha publicitária do Exército é mais uma bombástica daquelas que tu/ANCE gostas/gostam de proferir...

Não se está a vender detergente nem pomadas com efeito milagroso. As pessoas sabem ao que vão ... e o Exército tem que cumprir as missões que lhe estão atribuidas, para tal precisa de pessoas, certo?

É irónico acusares a hierarquia do Exército que cobrir os "mercenários politicos" (palavras tuas), mas tu, por sua vez, em vez de os elegeres como teu alvo os tais mercenários, atacas a hierarquia do Exército, portanto passando ao lado dos já referidos mercenários. Eles agradecem concerteza.

As hierarquias têm sempre a alternativa, segundo deixas transparecer, da politica da "terra queimada": se o poder politico diminui os incentivos aos RC, portanto temos menos voluntários, portanto ficamos de braços cruzados, para não pactuar com esta situação criada pelos "mercenários politicos"  não se tenta captar pessoal, perdemos a capacidade de cumprir missões que justificam a razão de existir das Forças Armadas e a Instituição cai por si, certo ? É isso que defendes?
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 21, 2008, 02:45:33 pm
Acho muito bem que dês a cara o que demonstra que, agora que estás na vida civil, és uma cidão com sentido civico, no caso, preocupado em relação aos interesses do pessoal RC, presente e futuro.

Uma vez mais generalizas, isto é, para defenderes as tuas ideias, utilizas como exemplo a ignorancia de alguns foristas sobre o RC para generalizares e criares a imagem de um bando de jovens portugueses ignorantes e indefesos a cair na vil malha tecida por um bando de malfeitores, no caso o Exército. Tem paciência!

Sabias que a melhor fonte de informação sobre o RC ainda é o passa-palavra? O que aliás demonstra a ineficácia e a incompetência do Exército em captar voluntários para as suas fileiras. :cry:

Fica a saber que a missão do exército não passa somente pelas forças no exterior. Suponho que nunca tenhas ouvido falar dos Planos LIRA, ALUVIÃO e VULCÃO? Obviamente que não sabes nem sonhas de outros pedidos que todos os dias chegam ao Exército de apoio à sociedade civil, etc, etc.

Para terminar, então explica lá tin-tin por tin-tin (se quiseres, claro) o que na tua opinião o Exército Português (nunca falas dos outros ramos, se calhar é por estares zangado com o Exército ...) devia fazer para salvar/salvaguardar a situação do RC's?, do Exército.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 21, 2008, 06:04:30 pm
OK camarada continua a bater nas Forças Armadas...:roll:

Fica para outra reencarnação.

Boa sorte na tua demanda!  :Soldado2:
Título:
Enviado por: legionario em Maio 21, 2008, 07:30:57 pm
Nalguns paises como a França, existe um quadro de praças, e é encorajada uma longa permanencia nas fileiras ; alias, o pessoal tem uma reforma ao fim de 15 anos de serviço e medidas de reconversao à vida civil (que nem sempre funcionam).

Ser militar é uma das mais velhas profissoes do mundo, e muitos paises usam forças ditas mercenarias, incluindo os EUA com os Marines , onde muitos dos soldados sao estrangeiros que se alistaram para ter a cidadania americana...

Nao ha nada de errado em se ser militar mercenario ; existe mal, é quando os militares faltam à sua deontologia e ao seu codigo de honra : pilhagens, massacres e bombardeamentos de civis, violaçoes...como fazem hoje em dia muitos paises ditos democraticos!

No nosso pais, existe um desperdicio de recursos humanos nas FA's; o pessoal é muitas vezes impedido de continuar a servir apesar de ter uma preciosa experiencia e formaçao.
Título:
Enviado por: zecouves em Maio 22, 2008, 05:29:43 pm
Estamos perante um problema nacional que não se circunscreve unicamente aos que são ou foram militares.

O que se quer efectivamente das Forças Armadas? Qual o papel que deve desempenhar neste País? Como devem estar organizadas? Por mim até é licíto discutir se elas são, ou não, necessárias. Este é um debate que devia ser alargado a todas as esferas da sociedade civil.

Deste debate e das suas conclusões devia resultar uma decisão pragmática.

Confiamos a defesa da nossa integridade territorial a outros? A Islândia já fez isso.

Queremos Forças Armadas só para o cumprimento dos nosso compromissos internacionais e para isso basta um punhado de mercenários bem treinados. Sai caro para poupa dores de cabeça a algumas pessoas ..., mas se for consensual ...

Queremos Forças Armadas que sejam também um forte vector de valorização técnico-profissional da juventude nacional e portanto contribuindo decisivamente para a competitividade da mão-de-obra portuguesa? Como consequencia teriamos Forças Armadas como um factor estratégico de coesão e valorização nacional. ... À semelhança do futebol ...

Um amigo meu perguntou-me no fim-de-semana passado para que gastávamos tanto dinheiro em F-16? Eu respondi que para ele poder voar em voo comercial de Lisboa para Londres (ele faz este voo com frequencia) era necessário assegurar que o nosso espaço aéreo era seguro , logo ... F-16 Tugas. Em alternativa a Força Aérea Espanhola podia desempenhar exactamente esse papel... ele pensou um pouco e disse F**** espanhóis?? Venham F-16 Tugas!! ... Outros opinaram o contrário desde que tal opção não pese muito na sua carteira como contribuintes :cry:

Infelizmente os portuguese só se mobilizam na véspera dos Europeus e Mundiais de Futebol.

Alguns lucram bastante com a nossa ignorancia e apatia.

Alguns lá vão tentando sacudir o satus quo bem hajam
Título:
Enviado por: Luso em Maio 22, 2008, 05:55:43 pm
Citação de: "zecouves"
Outros opinaram o contrário desde que não pese na sua carteira como contribuintes :cry:


O primarismo desses últimos opinantes  - e que eu também já ouvi - demonstra a nulidade dos seus autores. Como seres humanos integrados numa sociedade, é de se esperar que um adulto responsável que opta por assumir uma nacionalidade, podere um mínimo sobre a razão de ser de um País e das funções mínimas de um Estado. Afinal devem-se pagar impostos sabendo de antemão que destino é que estes mesmo impostos devem ter. Não meditar um pouco nesta problemática é prescindir da sua cidadania.
De acordo com um raciocínio que "postei" na Área Livre, as pessoas, em democracia terão a liberdade de direito de ser inconsequêntes, vãs e irrelevantes.
Mas será mesmo assim?
Na prática sim e isso vê-se, caso contrário este "postal" e o anterior não teriam sentido.
Isto implica dizer que a democracia é muito preversa porque relativiza o verdadeiro e o falso, o virtuoso e o corrupto, o interessado e o desinteressado.
Pessoalmente começo a ficar farto de um regime que dá o mesmo valor ao voto de um ignorante idiota de um cidadão honesto e interessado. É obsceno.
Título:
Enviado por: ShadIntel em Maio 22, 2008, 06:36:23 pm
Citação de: "Luso"
Pessoalmente começo a ficar farto de um regime que dá o mesmo valor ao voto de um ignorante idiota de um cidadão honesto e interessado. É obsceno.

Se me permite uma pequena correção, ainda que torne a realidade mais depriminte: o voto dos tais ignorantes idiotas tem muito mais valor do que o dos "bons" cidadãos. Essa outra versão dos "idiotas úteis" (onde será que eu já vi isso... :roll: ) é que pode ser manipulada, os cidadãos honestos e interessados (espécie em via de extinção, talvez devêssemos criar uma associação de proteção...) não passam de uma dor de cabeça para o regime, como crianças a quem se diz "isto é conversa de adultos, vai mas é brincar com os pitbulls do vizinho...".
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 22, 2008, 07:17:09 pm
Citação de: "zecouves"
Estamos perante um problema nacional que não se circunscreve unicamente aos que são ou foram militares.

O que se quer efectivamente das Forças Armadas? Qual o papel que deve desempenhar neste País? Como devem estar organizadas? Por mim até é licíto discutir se elas são, ou não, necessárias. Este é um debate que devia ser alargado a todas as esferas da sociedade civil.

Deste debate e das suas conclusões devia resultar uma decisão pragmática.

Confiamos a defesa da nossa integridade territorial a outros? A Islândia já fez isso.

Queremos Forças Armadas só para o cumprimento dos nosso compromissos internacionais e para isso basta um punhado de mercenários bem treinados.

Queremos Força Armadas sejam também um forte vector de valorização técnico-profissional da juventude nacional e portanto contribuindo decisivamente para a competitividade da mão-de-obra portuguesa?

Um amigo meu perguntou-me no fim-de-semana passado para que gastávamos tanto dinheiro em F-16? Eu respondi que para ele poder voar em voo comercial de Lisboa para Londres (ele faz este voo com frequencia) era necessário assegurar que o nosso espaço aéreo era seguro , logo ... F-16 Tugas. Em alternativa a Força Aérea Espanhola podia desempenhar exactamente esse papel... ele pensou um pouco e disse F**** espanhóis?? Venham F-16 Tugas!!
Outros opinaram o contrário desde que não pese na sua carteira como contribuintes :cry:


Disse o repito, a nossa sociedade só se mobiliza em relação ao futebol, e em relação aos DEUSES que são os jogadores da selecção e os seus lideres supremos.
Já tive várias discussões e tertulias acerca da utilidade das forças armadas e os objectivos delas, mas é inutil, acabo sempre por encontrar uma parede de ignorância extrema.

As pessoas protestam muito quando se fazem compras militares, ou afins mas toda a gente se calou, quando se fizeram 10 estádios de utilidade duvidosa, e que seriam o veiculo para a atracção de turistas para Portugal.. O nosso país, ou melhor a nossa sociedade começa a maçar-me  e a cansar-me.
Título:
Enviado por: legionario em Maio 22, 2008, 07:17:46 pm
Com tanta rétorica, os veteranos e militares em geral, escusam de ficar descansados!

E portanto este topico é muito pertinente. Os militares nao sao kleenex's, que se usa e deita fora...é uma nobre profissao e quem a exerce merece a melhor das atençoes por parte do poder politico.

O pessoal que passa à disponibilidade, sobretudo aquele que efectuou varias missoes exteriores deve beneficiar de medidas de reconversao e de acompanhamento na vida civil...

Por outro lado, o pessoal, mesmo praça, que deseje fazer da vida militar a sua profissao, deve ter a oportunidade de o fazer...o pais so tera a ganhar com a experiencia destes homens e mulheres.
As médias de idades em muitos dos melhores regimentos profissionais da europa sao relativamente elevadas, o que constitui uma garantia segura em termos de experiencia, competencia, resistência ao stress em situaçoes de combate...etc

A Europa esta a caminhar para um exército comum, e vamos ter que rever muita coisa em matéria de doutrina militar...
Dentro de 20 ou 30 anos, a maior parte das naçoes europeias fera confiança numa força militar unificada baseada nos "chapeus de chuva nucleares" da GBR e França.

Provavelmente Portugal e a maior parte das naçoes europeias, so conservarao as gendarmerias (GNR, Carabineri, Guardia civil...) como unicas forças (para-) militares nacionais.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 23, 2008, 11:09:14 am
O Reino Unido?! Mas esses estão mais para serem mais um estado dos EUA do que um membro da UE.
Título:
Enviado por: legionario em Maio 23, 2008, 12:18:55 pm
Tambem penso que o R.U. sera sempre uma especie de "quinta coluna" dos americanos na europa...

Por isso, sou muito mais favoravel ao reforço dos laços entre os paises lusofonos !  Se assim nao for, Portugal tendera a diluir-se face à pressao cultural (economica, militar...) dos paises anglo-saxoes.

Voltando ao topico : a funçao militar, por diversas razoes que pessoas mais esclarecidas que eu poderao explicar, é uma funçao que tem algo de sagrado . A Historia de cada um dos Estados independentes que hoje existem, esta ligada à sua Historia militar.  

Os homens e mulheres que servem e sao a ossatura da Instituiçao Militar nem sempre vêm a sua dedicaçao retribuida . Mandar para a rua um militar que quer continuar a servir porque essa é a sua vocaçao, e que para alem disso, possui reais competencias ...é, entre outras coisas, um desperdicio e uma estupidez.
Título: Testes escritos PSP
Enviado por: Joana_41 em Junho 01, 2008, 09:44:56 pm
Boa noite a todos.

Candidatei me à PSP e neste momento sinto me um pouco baralhada acerca dos exames escritos. Alguem me pode dar umas "luzes" sobre o tipo de perguntas que poderá sair?

Sei que seremos avaliados nas àreas de Portugues, Matematica, Historia e Geografia.

Se alguem me conseguir dar uma ajuda, agradeço bastante!

Boa semana
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 01, 2008, 09:54:54 pm
Esse tipo de questões devem ser colocadas no tópico corresponde:

"Ingresso nas Forças de Segurança":
 :arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6241 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=6241)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 06, 2008, 10:39:41 am
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 06, 2008, 11:42:27 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.


Porquê ? eles nao pagavam bem ? :):)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Junho 06, 2008, 11:49:30 am
Citação de: "legionario"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu por acaso fui contactado num outro fórum por uns bacanos de uma empresa do género...mandei-os dar uma volta.

Porquê ? eles nao pagavam bem ? :):)


Esta não é a minha area, mas e que tal depois de acabar a "tropa", não tirar um curso profissional ou até um curso Universitário, não será isso mais vantajoso para o nosso país, do que ir morrer por outro país.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 06, 2008, 11:51:45 am
Eu dei-me como voluntário para as Forças Armadas do meu país...esse tipo de "empresas" dão-me calafrios. Acho que os Norte-Americanos estão a usar muito estas empresas porque têm que dar Jobs para os seus Boys, neste caso trabalhos para a ala mais radical do partido Republicano (que apoiou o Bush).
Título:
Enviado por: legionario em Junho 06, 2008, 12:12:09 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu dei-me como voluntário para as Forças Armadas do meu país...esse tipo de "empresas" dão-me calafrios. Acho que os Norte-Americanos estão a usar muito estas empresas porque têm que dar Jobs para os seus Boys, neste caso trabalhos para a ala mais radical do partido Republicano (que apoiou o Bush).


Nao sao so os americanos que pagam a mercenarios...
Na europa, temos tambem os espanhois , franceses, ingleses, ...que recrutam soldados nao nacionais...
assim como outros paises como : quase todos os paises do golfo Persico, a Singapura, o Brunei, a Libia...

Aqui à tempos falei com um destes "affreux" , e interpelei-o com as razoes morais e éticas do costume . Respondeu-me com um conhecido leitmotiv anarquista : " numa sociedade que destruiu a aventura, a unica aventura que resta é destruir a sociedade" . Isto sim, da calafrios !
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 06, 2008, 03:18:26 pm
Mas eu não estou a falar de unidades militares, estou a falar de empresas de "seguranças" ou mercenários, ou seja lá como os queiram chamar.

Para mim tanto me faz se os Franceses, Espanhóis, Britânicos recrutem estrangeiros, eu pessoalmente não quero nem gostaria de ver estrangeiros com a farda Portuguesa.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 03, 2008, 10:24:55 am
Como sendo cidadão como este senhor, não vejo qual o problema das forças armadas, fazerem publicidade com os seus meios, mais do que uma vez em espaço públicos, o exercito está a lutar com instituições particulares por "mão de obra".
Como desabafo, há dinheiro mais mal gasto na administração publica, do que uma simples carrinha, com 4 militares. Eu até gostava de saber se este senhor também manda emails, para outras instituições públicas, quando vê administradores públicos a andar num Mercedes, pago pelos nossos impostos, a usar cartões de crédito ou telefone pago com o nosso bolso, entre outras coisas.
Título:
Enviado por: typhonman em Julho 04, 2008, 04:30:23 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
Citação de: "Dr. Mário Santos Pechirra, V. N. de Gaia"
Domingo, Junho 29, 2008

----- Mensagem encaminhada de pechirra.ms... -----
   Data: Sun, 29 Jun 2008 20:57:57 +0100
     De: pechirra.ms...
 Assunto: A imagem de desespero do Exército
   Para: info@mail.exercito.pt (http://mailto:info@mail.exercito.pt)
     Cc: noticias@jn.pt (http://mailto:noticias@jn.pt), carlosmvarela@netcabo.pt (http://mailto:carlosmvarela@netcabo.pt), provedor2006@dn.pt (http://mailto:provedor2006@dn.pt),
cartas@mail.expresso.pt (http://mailto:cartas@mail.expresso.pt),
talequal@talequal.com.pt (http://mailto:talequal@talequal.com.pt),
dinformacao@lusa.pt (http://mailto:dinformacao@lusa.pt), opiniao@sol.pt (http://mailto:opiniao@sol.pt), jornal@semanario.pt (http://mailto:jornal@semanario.pt), p.gaiao@semanario.pt (http://mailto:p.gaiao@semanario.pt), l.marcos@semanario.pt (http://mailto:l.marcos@semanario.pt),
destak@destak.pt (http://mailto:destak@destak.pt), leitor@destak.pt (http://mailto:leitor@destak.pt), metro@metroportugal.com (http://mailto:metro@metroportugal.com),
elsa.pascoa@metroportugal.com (http://mailto:elsa.pascoa@metroportugal.com),
lucilia.galha@metroportugal.com (http://mailto:lucilia.galha@metroportugal.com),
bruno.martins@metroportugal.com (http://mailto:bruno.martins@metroportugal.com),
luis.carmo@metroportugal.com (http://mailto:luis.carmo@metroportugal.com),
mfalcao@gmail.com (http://mailto:mfalcao@gmail.com), jcosta@meiahora.pt (http://mailto:jcosta@meiahora.pt), vconde@meiahora.pt (http://mailto:vconde@meiahora.pt),
ccosta@mediacapital.pt (http://mailto:ccosta@mediacapital.pt),
atendimento@sic.pt (http://mailto:atendimento@sic.pt), sicinternacional@siconline.pt (http://mailto:sicinternacional@siconline.pt), claudiarodrigues@sic.pt (http://mailto:claudiarodrigues@sic.pt), patricia.chaves@rtp.pt (http://mailto:patricia.chaves@rtp.pt), raul@bomdia.lu (http://mailto:raul@bomdia.lu),
poroutrolado@rtp.pt (http://mailto:poroutrolado@rtp.pt), antena1.direccao@rtp.pt (http://mailto:antena1.direccao@rtp.pt), rdp.antena2@rtp.pt (http://mailto:rdp.antena2@rtp.pt),
jose.marino@rtp.pt (http://mailto:jose.marino@rtp.pt), rdp.africa@rdp.pt (http://mailto:rdp.africa@rdp.pt), tito.freitas@rdp.pt (http://mailto:tito.freitas@rdp.pt),
rdp.acores@rtp.pt (http://mailto:rdp.acores@rtp.pt), telejornal.acores@rtp.pt (http://mailto:telejornal.acores@rtp.pt), gp_ps@ps.parlamento.pt (http://mailto:gp_ps@ps.parlamento.pt), gp_pcp@pcp.parlamento.pt (http://mailto:gp_pcp@pcp.parlamento.pt), blocoar@ar.parlamento.pt (http://mailto:blocoar@ar.parlamento.pt), PEV.correio@pev.parlamento.pt (http://mailto:PEV.correio@pev.parlamento.pt), secretaria.geral@sg.mdn.gov.pt (http://mailto:secretaria.geral@sg.mdn.gov.pt), geral@dgie.mdn.gov.pt (http://mailto:geral@dgie.mdn.gov.pt), secgerpjm@mail.telepac.pt (http://mailto:secgerpjm@mail.telepac.pt), idn@idn.mdn.gov.pt (http://mailto:idn@idn.mdn.gov.pt), iesm@iesm.mdn.gov.pt (http://mailto:iesm@iesm.mdn.gov.pt),
rtamagnini@mf.gov.pt (http://mailto:rtamagnini@mf.gov.pt), dirp@sg.mai.gov.pt (http://mailto:dirp@sg.mai.gov.pt), aofa@sapo.pt (http://mailto:aofa@sapo.pt), asmir@asmir.pt (http://mailto:asmir@asmir.pt), antonio.basto@apvg.pt (http://mailto:antonio.basto@apvg.pt),
geral@ligacombatentes.org.pt (http://mailto:geral@ligacombatentes.org.pt),
aaca@tugamail.com (http://mailto:aaca@tugamail.com), afuzileiros@netvisao.pt (http://mailto:afuzileiros@netvisao.pt), d.nacional@adfa-portugal.com (http://mailto:d.nacional@adfa-portugal.com), belem@presidencia.pt (http://mailto:belem@presidencia.pt),
crecrbraga@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrbraga@mail.exercito.pt),
crecrcoimbra@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrcoimbra@mail.exercito.pt),
crecrfaro@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrfaro@mail.exercito.pt),
crecrpdelgada.chefe@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrpdelgada.chefe@mail.exercito.pt),
crecrviseu@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrviseu@mail.exercito.pt),
crecrporto@mail.exercito.pt (http://mailto:crecrporto@mail.exercito.pt),
gabcmdtlog@mail.exercito.pt (http://mailto:gabcmdtlog@mail.exercito.pt),
eme@mail.exercito.pt (http://mailto:eme@mail.exercito.pt),
webmaster@mail.exercito.pt (http://mailto:webmaster@mail.exercito.pt),
rmn@mail.exercito.pt (http://mailto:rmn@mail.exercito.pt), qgzmm@mail.exercito.pt (http://mailto:qgzmm@mail.exercito.pt), amsj@mail.exercito.pt (http://mailto:amsj@mail.exercito.pt),
ahm@mail.exercito.pt (http://mailto:ahm@mail.exercito.pt),
bsm@mail.Exercito.pt (http://mailto:bsm@mail.Exercito.pt),
bibex@mail.exercito.pt (http://mailto:bibex@mail.exercito.pt),
qgctat@mail.exercito.pt (http://mailto:qgctat@mail.exercito.pt),
creclelvas@mail.exercito.pt (http://mailto:creclelvas@mail.exercito.pt),
bism@netcabo.pt (http://mailto:bism@netcabo.pt),
citoap@mail.exercito.pt (http://mailto:citoap@mail.exercito.pt),
csrms@mail.exercito.pt (http://mailto:csrms@mail.exercito.pt), cioe.comandante@mail.exercito.pt (http://mailto:cioe.comandante@mail.exercito.pt), cme@mail.exercito.pt (http://mailto:cme@mail.exercito.pt), coft@mail.exercito.pt (http://mailto:coft@mail.exercito.pt), csde@mail.exercito.pt (http://mailto:csde@mail.exercito.pt), dsi@mail.exercito.pt (http://mailto:dsi@mail.exercito.pt),
doutrina@mail.exercito.pt (http://mailto:doutrina@mail.exercito.pt),
die@mail.exercito.pt (http://mailto:die@mail.exercito.pt), este.mail.nao.existe@mail.pt (http://mailto:este.mail.nao.existe@mail.pt), dss@mail.exercito.pt (http://mailto:dss@mail.exercito.pt), dsm@mail.exercito.pt (http://mailto:dsm@mail.exercito.pt),
etat@mail.exercito.pt (http://mailto:etat@mail.exercito.pt), 0167966701@netcabo.pt (http://mailto:0167966701@netcabo.pt), epc@mail.exercito.pt (http://mailto:epc@mail.exercito.pt),
epi@mail.exercito.pt (http://mailto:epi@mail.exercito.pt),
EPST@MAIL.EXERCITO.PT (http://mailto:EPST@MAIL.EXERCITO.PT), ESPEpart@netc.pt (http://mailto:ESPEpart@netc.pt), ccsl@mail.exercito.pt (http://mailto:ccsl@mail.exercito.pt),
hmp@mail.exercito.pt (http://mailto:hmp@mail.exercito.pt), hmr2@mail.exercito.pt (http://mailto:hmr2@mail.exercito.pt), io@mail.exercito.pt (http://mailto:io@mail.exercito.pt),
jornal.do.exercito@mail.exercito.pt (http://mailto:jornal.do.exercito@mail.exercito.pt),
mm@mail.exercito.pt (http://mailto:mm@mail.exercito.pt),
musmilcoimbra@mail.exercito.pt (http://mailto:musmilcoimbra@mail.exercito.pt),
casao.militar@ogfe.pt (http://mailto:casao.militar@ogfe.pt), rc4@mail.exercito.pt (http://mailto:rc4@mail.exercito.pt), ra4@mail.exercito.pt (http://mailto:ra4@mail.exercito.pt),
rc3@mail.exercito.pt (http://mailto:rc3@mail.exercito.pt), re1@mail.exercito.pt (http://mailto:re1@mail.exercito.pt), rg1@exercito.mail.pt (http://mailto:rg1@exercito.mail.pt),
rg3@mail.exercito.pt (http://mailto:rg3@mail.exercito.pt), Ri2@mail.exercito.pt (http://mailto:Ri2@mail.exercito.pt), ri8@mail.exercito.pt (http://mailto:ri8@mail.exercito.pt),
ri14@mail.exercito.pt (http://mailto:ri14@mail.exercito.pt), ri19@mail.exercito.pt (http://mailto:ri19@mail.exercito.pt), epsm@mail.Exercito.pt (http://mailto:epsm@mail.Exercito.pt),
bst@mail.exercito.pt (http://mailto:bst@mail.exercito.pt), museudoar@emfa.pt (http://mailto:museudoar@emfa.pt), afa.gabcmd@emfa.pt (http://mailto:afa.gabcmd@emfa.pt),
admfa@emfa.pt (http://mailto:admfa@emfa.pt), relpublic@emfa.pt (http://mailto:relpublic@emfa.pt), recrutamento.fap@emfa.pt (http://mailto:recrutamento.fap@emfa.pt),
recrutamento.norte.fap@emfa.pt

A imagem de desespero do Exército

Dirijo-me de forma perfeitamente consternada e insatisfeita perante a
postura do Exército. O facto de se promoverem iniciativas nos
shoppings com carácter de angariação não é novidade, sobretudo quando
vêmos a postura estritamente comercial e agressiva das instituições de
crédito, nestes espaços. Mas a presença constante, permanente, no
mesmo espaço, sempre com o mesmo equipamento, sempre os mesmos
intervenientes, com o mesmo objectivo, repetidamente, roça o ridículo!
Reporto-me ao espaço do Shopping Center Dolce Vita no Porto em que a
presença militar, no caso concreto do Exército Português, com o
carácter de angariação, a meu ver, atingiu limites de surreal!
Por várias ocasiões a instituição marcou presença e nessas ocasiões a
instituição apresentou-se da mesma forma, tamanho, cor, feitio, e
objectivo.

Se o Exército não se consegue projectar para com a
população civil, de uma forma “desinteressada”e utilitária, fora da
vertente de “recrutamento”, aí temos um problema gravíssimo para com o
comum cidadão, contribuinte, dado que aí não estaremos a contribuir
para umas forças armadas, apelidadas de, “profissionais”, antes
estaremos a investir numas forças armadas do “Show Off” em que os
“números e a estatística” são o imperativo, em relação ao investimento
na qualidade e eficácia dos efectivos, colocando em causa todo o
alicerce da existência de forças armadas no contexto de estado
democrático, em que o militar mais não é do que um mercenário
irresponsável, sem uma missão coerente instituída para com a sociedade
civil!

É tal o que ressalva da atitude e da presença do Exército, num Shoping
Center (creio que não terá sido até agora o único, o que só virá
agravar as minhas afirmações!), com igual presença, dos seus
efectivos, desde a abertura até ao fecho das portas, durante vários
dias seguidos, em ocasiões pouco espaçadas, no mesmo local, constitui
tal uma perseguição institucional legitimada de índole estritamente
“comercial”. Por quem e qual o interesse? É esta a missão atribuída à
instituição? Por quem e qual o interesse? Friso.
Daquilo que entendo, por parte do que é veiculado pela comunicação
social, as forças armadas não estão a conseguir cativar o voluntariado
“necessário” muito por força de condicionantes de índole política e de
reprodução social das cúpulas.

A atitude agressiva e persecutória do Exército, através desta
promiscuidade (direi de desesperada!)  com o espaço comercial, mina,
pois, de forma cumulativa (pois os três ramos das forças armadas
formam um Único Alicerce a nível Constitucional da República
Portuguesa) a integridade e a postura da Força Aérea e da Marinha.
É perante esta situação, de irresponsável gestão do erário público, e
de promiscuidade ao nível da missão das forças armadas, que me insurjo
e, acredito, mereço uma resposta digna da minha condição de Cidadão
Cumpridor.


Atentamente,
Dr. Mário Santos Pechirra
Vila Nova de Gaia


Ora aí está uma boa quantidade de ódio, não so pelo conteudo mas tambem para o numero de "mails" para onde foi enviada esta mensagem.  :lol:
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 04, 2008, 05:11:18 pm
As Forças Armadas não são como a GNR ou a PSP que se veem todos os dias na rua, exepto meia duzia de vezes (dia de Portugal, dia do Exército, etc) ninguém vê um carro de combate no seu dia-a-dia, nem Comandos, nem Pandurs, etc,

Gostava então que dissessem uma solução para um Exército que vive de voluntários poder cativar novos elementos sem ser com esposições em sitios frequentados por pessoas? Podiam por uns filmes publicitários no intervalo do telejornal :wink: ? Devem querer que o Exército vá fazer esposições para a lua?

É que criticar é muito fácil, é só dizer "Acho isto mal."
Então agora digam soluções para isso que acham mal...
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Julho 04, 2008, 05:14:07 pm
Código: [Seleccione]
Podiam por uns filmes publicitários no intervalo do telejornal Wink ?

Essa ideia já eu a tinha mencionado uma vez. Acredito que existe muita matéria nas mais diversas especialidades de todos os ramos.
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 04, 2008, 05:32:30 pm
E o que é que isso tem a ver com o Exército fazer publicidade com os seus meios ou não como diz tão mal esse mail?

Afinal o seu problema é os direitos ou a publicidade? Então se o Exército não tivesse retirado esse direitos, já não havia problema em fazer publicidade?
Título:
Enviado por: João Oliveira Silva em Agosto 26, 2008, 04:38:46 pm
Citar
Fico a aguardar o tal emprego digno e necessário consagrado na Constituição da República Portuguesa...


Está na fila... há 450 mil portugueses inscritos nos centros de emprego e a receber subsídio de desemprego.
Depois há mais uns milhares com um emprego que, apesar de lhes facultar algum rendimento, não o consideram à altura da sua dignidade.
Logo, o seu número será para aí o milhão e cem mil.
Há... a propósito: o meu emprego lutei eu por ele. Lutei e vou à guerra todos os dias, de manhã bem cedo até ao principio da noite.
Cumprimentos,
Título:
Enviado por: bravo6 em Novembro 23, 2008, 11:01:31 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
com mais força fiquei para continuar esta luta

Guerra do Ultramar (ultramar.terraweb.biz)
Destinado à comunidade de Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar (Angola, Guiné e Moçambique) e de ex-Militares que estiveram nas ex-Províncias Ultramarinas (Cabo Verde, Índia, Macau, São Tomé e Princípe e Timor) no período de 1959 a 1975

A Lei do "DESENRASCA-TE" http://ultramar.forumeiros.com/informac ... te-t80.htm (http://ultramar.forumeiros.com/informacao-generica-f2/a-lei-do-desenrasca-te-t80.htm)

Enviado pelo veterano J. Antero Ferreira http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/mo ... rreira.htm (http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/mocambique_JAnteroFerreira.htm)


Espero que essa força não esmoreça e que cresça com um apoio ainda maior.

Mesmo para os civis, cujos pais e familiares estiveram no Ultramar, é importante que se faça justiça, pois o apoio do país a estes nossos veteranos é miserável, vergonhoso e até para alguns ofensivo.
Não podemos deixar que este desrespeito continue.

Para além de não lhes darem o apoio necessário para uma vida digna, deram-lhes mentes amputadas para o resto da vida, cuja doença é incurável.

PTSD afecta milhões: http://ultramar.terraweb.biz/Noticia_Tr ... gazine.htm (http://ultramar.terraweb.biz/Noticia_Traumas%20de%20Guerra_PublicoMagazine.htm)

@Ranger Rebelde: Ao analisarmos este documento podemos entender, de certa maneira, a ausência dos ditos veteranos (aos milhares) que andam espalhados por Portugal e que não marcam presença.
Estou plenamente de acordo com tudo o que defendes e lutas, defendo os direitos pelos que lá estiveram e estão doentes para o resto da vida.

Protejam os Audazes.
Título: CIOFE
Enviado por: tenentecarlos em Fevereiro 10, 2009, 12:09:21 pm
Olá Camaradas! Eu inscrevi-me no CIOFE e tenho recebido mails sobre ofertas de emprego e ofertas de formação subsidiadas... acho k vale a pena. Sempre me atenderam bem e responderam a todas as minhas dúvidas sobre incentivos. Para mim o CIOFE tem sido 5 estrelas
É só o meu testemunho.
Obrigado :)
Título: Re: "Presas fáceis de mercenários"
Enviado por: veiga em Março 15, 2010, 06:17:15 pm
amigos pois eu tb servi o pais e tb aprendi muitas praticas militares e tb depois de 5 anos o meu contrato tb nao foi renovado e vim pra rua mas isso passa-se em todo o lado ate no meio civil agora nao podemos utilizar o que aprendemos contra os nossos principios e pais eu tive de me virar vindo pra suiça
lemben-se dos 10 mandamentos nao os catolicos mas os outros
Título: Re: "Presas fáceis de mercenários"
Enviado por: veiga em Março 16, 2010, 08:45:30 pm
Caro Ranger Rebelde

Concordo com o que diz mas eu refiro-me a vender esses serviços para dar recrutamento a terroristas , por mais injustiçados que nos sentimos nao nos devemos de esqueçer que pode-se virar esses serviços contra a nossa patria a que se jurou servir mas o mais inportante a nossa gente se e que me estou a fazer entender  :G-beer2:
Título: Re: "Presas fáceis de mercenários"
Enviado por: foxtrotvictor em Março 17, 2010, 04:31:54 pm
Citação de: "Ranger Rebelde"
Bem que a PSP e outras forças de segurança estão a necessitar urgentemente de umas formações na área do tiro... c34x

No caso dor formadores de armamento e tiro da minha “actual casa”, agradecemos a oferta, mas dispensamos. É que se a sua formação é só a da “nossa antiga casa”, essa já nós temos.