Livros sobre armamento

  • 32 Respostas
  • 11772 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7281
(sem assunto)
« Responder #30 em: Fevereiro 25, 2005, 11:49:17 pm »
Janus, prefiro a M1917 por causa:

- Das miras;
- Da segurança (é muito superior à "asa"da Mauser;
- Da culatra resistente (sobretudo as Winchester ou Remington).

Agora que Mauser 98k é a mais versátil, disso não há dúvida.
Se tivesse que ter uma carabina para uma vida era uma VZ24 com uns pózinhos.

Sobre a No 4: tenho uma Mk1 (Fazakerly 1944) e atira muito bem!
Instalei-lhe uma base CAD-Technik (é só desaparafusar e aparfusar e pronto!) e com mira telescópica fica bem porreira...
Tem uma história engraçada: desde muito tempo sonhei com uma e julgava que era um sonho impossível. Uma vez ao visitar um armeiro perto de casa (!) encontrei uma que tinha sido "desportivizada" cortando a coronha e retirando a "handguard". Não tinha carregador. Tinha muita ferrugem e o resto da coronha irrecuperável. Agora é o meu orgulho. E só me custou 22 contos em 1998. Depois tive que comprar as restantes peças aos bocadinhos...

Já agora quanto aos punções da Mannlicher: eu devia estar com uma bebedeira nesse da do V no círculo. Tem de facto marcas no circulo: um "c"; um "s"... tenho-as em óleo e estão bem sujas. Mas quando tiver tempo "secano-as" e mostro-lhe do que falo.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 01, 2005, 10:53:39 pm »
Aprecio as suas observações sobre a M1917.  No fim é uma arma feia mas boa.  Quanto à VZ24--tem razão, é uma variante superior da Mauser.  Aliás, os checos faziam umas ótimas armas.

Sobre a sua SMLE No. 4—penso que as vezes dá maior prazer descobrir um "diamante em bruto" do que is buscar uma jóia já toda polida.  Há uns anos atrás encontrei quase esquecida num canto de um armeiro uma carabina Mauser FN contracto venezuelano dos anos 30, toda suja e coberta de massa seca.  Mas via-se que por baixo disso tudo a arma estava praticamente nova.  Comprei-a por um preço muito bom (não tão bom quanto 22 contos!) e depois de passar dois dias a limpá-la com muito cuidado e paciência, para não estragar a condição original da arma, consegui restaurá-la à sua "glória" anterior.  Apesar de ter sido uma das Mausers mais baratas da minha colecção, é uma das que aprecio mais, pela descoberta que foi.

Citar
Já agora quanto aos punções da Mannlicher: eu devia estar com uma bebedeira nesse da do V no círculo. Tem de facto marcas no circulo: um "c"; um "s"... tenho-as em óleo e estão bem sujas. Mas quando tiver tempo "secano-as" e mostro-lhe do que falo.


Aguardo com curiosidade!
 

*

Wildcard_pt

  • 126
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Janeiro 17, 2006, 07:52:04 pm »
Citação de: "Luso"
Janus, já viu algum livro Jane´s sobre armas ligeiras?
Gostava de ter uma colectânea actualizada...
E já agora, conhece algum wildcat 6.5mm do .223 Rem?


Boa Tarde Luso.

Já que o custo destes livros pode ser "astronomico", procure online no Emule por ex.

Encontrei lá alguns dos livros que constam no site da Jane's.
Perguntai ao inimigo quem somos