Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Lusitano89

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #375 em: Janeiro 21, 2019, 02:05:13 pm »
Reabastecedor Bérrio vai manter-se mais uma década no ativo




A Marinha ainda vai fazer uma última operação de "manutenção profunda" ao navio reabastecedor Bérrio, superior a 10 milhões de euros, para prolongar a sua vida útil até 2028.

O porta-voz do ramo, comandante Pereira da Fonseca, explicou esta segunda-feira ao DN que essa operação vai iniciar-se em 2022 e demorar cerca de um ano. Renovar o interior dos tanques para manter sem impurezas o combustível a transferir e fazer a revisão das máquinas, do casco, dos geradores e outros equipamentos são algumas das medidas necessárias ao prolongar da atividade operacional daquele navio lançado à água há meio século (novembro de 1969).

O chefe do Estado-Maior da Marinha, que será ouvido terça-feira na Comissão parlamentar de Defesa sobre a revisão da Lei de Programação Militar (LPM) para os próximos 12 anos, afirmou há meses que substituir o Bérrio era a "segunda prioridade" do ramo - após a aquisição de mais patrulhas oceânicos novos.

Com a aprovação da nova LPM e a prioridade dada à intervenção da indústria portuguesa na aquisição e construção de novos equipamentos para as Forças Armadas, a construção do novo navio reabastecedor - previsivelmente nos estaleiros de Viana do Castelo - deverá iniciar-se apenas em 2025 e demorar três anos.

O valor global da reparação só poderá ser determinado depois de feita uma "inspeção técnica pormenorizada" ao navio, que permita "identificar o volume e a profundidade da intervenção". Agora, tendo em conta a natureza e dimensão do Bérrio.

Por isso, embora sendo prematuro avançar com um valor, o custo dessa operação variará entre os 10 milhões e os 20 milhões de euros, precisou Pereira da Fonseca.

"Espera-se que este novo reabastecedor esteja pronto em 2028", acrescentou o porta-voz da Marinha.

Até lá e durante o período de docagem do Bérrio, num estaleiro ainda por designar, a Marinha vai apoiar-se no "eventual apoio logístico" da NATO em caso de necessidade.

Questionado sobre o porquê de não manter esse apoio aliado por mais algum tempo, evitando investir mais de uma dezena de milhões de euros num navio em fim de vida útil, Pereira da Fonseca explicou que essa opção decorre de "não haver muitos reabastecedores" entre os países da NATO - e os que há estão normalmente em operação.

O Bérrio foi construído nos estaleiros ingleses Swan Hunter (próximo de Newcastle). Lançado à água a 11 de novembro de 1969, entrou oficialmente ao serviço da Marinha britânica em julho de 1970. Portugal comprou-o em 1993, a fim de substituir o São Gabriel.

Quanto ao futuro reabastecedor português, o investimento previsto é de 150 milhões de euros e isso "inclui o apoio logístico Integrado, material e equipamentos a serem fornecidos pelo Estado", precisou o porta-voz da Marinha. O início da sua construção está prevista para 2025, sendo o caderno de encargos preparado "com um ano de antecedência".


:arrow: https://www.dn.pt/poder/interior/reabastecedor-berrio-vai-manter-se-mais-uma-decada-no-ativo-10464414.html?fbclid=IwAR0IQkd67qV1Dd7J8EBtPGvPVJWpsWtEtECmKEoIYD6J9-XrMNfhg0NPy_8
 

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asalves

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #376 em: Janeiro 21, 2019, 02:29:38 pm »
incha tuga, paga mais 20 milhões a mais por causa da incompetência
 

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nelson38899

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #377 em: Janeiro 21, 2019, 02:35:13 pm »
E que tal este?

Citar
Há pouco mais de uma semana, a Marinha do Brasil (MB) foi informada, de maneira ainda extraoficial, de que representantes do Ministério da Defesa britânico, da Marinha Real (Royal Navy) e da Real Frota Auxiliar (Royal Fleet Auxiliary, RFA) se encontram ultimando a relação dos meios navais do Reino Unido que serão descomissionados a partir do segundo semestre deste ano.

Apesar de muitos oficiais dos setores de Material e de Gestão dos Programas da Marinha desconhecerem o posicionamento pessoal do novo Comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, sobre “compras de oportunidade”, uma fonte do Poder Naval qualificou de “irrecusável” a oferta do Navio Reabastecedor e de Apoio Logístico que irá figurar nessa lista – nesse caso, o Wave Ruler (A390), um navio de 196,5 m de comprimento e 31.500 toneladas de deslocamento, com cerca de 16 anos de uso, próprio para o aprovisionamento de forças-tarefa empenhadas em travessias de longo alcance.

https://www.naval.com.br/blog/2019/01/18/exclusivo-royal-navy-avisa-a-mb-de-que-ate-fevereiro-tera-lista-dos-meios-que-darao-baixa/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Stalker79

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #378 em: Janeiro 21, 2019, 02:45:26 pm »
Quase de certeza absoluta que esses 20 milhões davam para comprar um Wave inglês em vez de andarmos a arrastar o "morto" mais dez anos....
 >:(
 

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Lightning

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #379 em: Janeiro 21, 2019, 03:00:07 pm »
Os britânicos têm reabastecedores que não têm duplo casco, esses não nos interessam.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #380 em: Janeiro 21, 2019, 03:15:12 pm »
Os britânicos têm reabastecedores que não têm duplo casco, esses não nos interessam.


Os da classe Wave tem, são navios recentes, entraram ao activo em 2003. São os mesmo que supostamente os britanicos já andaram a "oferecer" á marinha do Brasil.
Mas eles têm dois, um podia vir para cá.

https://en.wikipedia.org/wiki/Wave-class_tanker

 ;)
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #381 em: Janeiro 21, 2019, 03:22:17 pm »
E quais os valores que estão a ser pedidos por estes Wave?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Stalker79

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #382 em: Janeiro 21, 2019, 03:31:34 pm »
E quais os valores que estão a ser pedidos por estes Wave?


Ainda não é conhecido qualquer valor. Mas a julgar pela venda ao Brasil do HMS Ocean por um preço igual ao do refit que tinha feito há pouco, cerca de 100 milhões de $.
Um Wave custou muito menos do que o HMS Ocean, e se contarmos que os 2 Phalanx CWIS não virão incluidos de certeza que o preço andará pelos 20 milhões de € mais coisa menos coisa.
(Só os 2 Phalanx custam algo como 30 milhões de $)
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #383 em: Janeiro 21, 2019, 05:23:52 pm »
E quais os valores que estão a ser pedidos por estes Wave?


Ainda não é conhecido qualquer valor. Mas a julgar pela venda ao Brasil do HMS Ocean por um preço igual ao do refit que tinha feito há pouco, cerca de 100 milhões de $.
Um Wave custou muito menos do que o HMS Ocean, e se contarmos que os 2 Phalanx CWIS não virão incluidos de certeza que o preço andará pelos 20 milhões de € mais coisa menos coisa.
(Só os 2 Phalanx custam algo como 30 milhões de $)

Os Wave Ruler tiveram um custo de £100 milhões/Navio, se fossem vendidos por €30 ou até €40 milhões era uma aquisição muito boa para um navio com dezasseis/dezassete anos, com apenas uma guarnição de 80 elementos e a capacidade de embarcar um 101.

http://www.naval.com.br/blog/2018/06/01/exclusivo-ingleses-sondam-interesse-da-mb-em-um-navio-tanque-classe-wave/


Tal aquisição:
- Evitaria que o Bérrio fosse encostado por dois anos, ficando a MdG sem abastecedor, e que se gastassem €10 milhões ou até mais, e isto se não acontecer o que ninguém refere, que depois de se efectuar a inspecção ao Navio se chegue á conclusão que as reparações não se justificam num navio com casco simples e já com cinquenta anos, para apenas operar mais seis ou sete anos !
- permitiria que com a diferença dos 150 milhões alocados na construção do reabastecedor, cuja aquisição ficaria para daqui a vinte/vinte e cinco anos, se podesse utilizar essa verba na construção de outros navios, como navios caça minas, patrulhas costeiros, aquisição de helis médios/ligeiros ou mesmo as VBL(r) para os Fuzos, etc, etc.

https://en.wikipedia.org/wiki/Wave-class_tanker








Na minha opinião o que se deveria fazer era sondar o MoD Britânico para se adquirir um dos Navios, pois para mim já ontem era tarde.
A necessidade de adquirir dez NPO's não é tão prioritária quanto termos um substituto do Bérrio, até porque a Marinha não necessita de dez NPO's se possuir seis ou oito unidades já são suficientes para as missões que terão que executar.


PS quanto ao armamento se os phalanx fossem retirados sempre se podiam adquirir dois sistemas Marlin 30mm, por  €6 milhões e ficava muito mais barato. :mrgreen:
Abraços
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 06:04:54 pm por tenente »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #384 em: Janeiro 21, 2019, 06:45:39 pm »



Caro Tenente, nem mais nem menos. Na pior das hipoteses colocava-se pelo menos um dos CIWS que supostamente estão encostados em armazem para o LPD.
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« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 07:08:50 pm por HSMW »
 

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zocuni

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #385 em: Janeiro 21, 2019, 07:24:19 pm »

Os Wave Ruler tiveram um custo de £100 milhões/Navio, se fossem vendidos por €30 ou até €40 milhões era uma aquisição muito boa para um navio com dezasseis/dezassete anos, com apenas uma guarnição de 80 elementos e a capacidade de embarcar um 101.

http://www.naval.com.br/blog/2018/06/01/exclusivo-ingleses-sondam-interesse-da-mb-em-um-navio-tanque-classe-wave/


Tal aquisição:
- Evitaria que o Bérrio fosse encostado por dois anos, ficando a MdG sem abastecedor, e que se gastassem €10 milhões ou até mais, e isto se não acontecer o que ninguém refere, que depois de se efectuar a inspecção ao Navio se chegue á conclusão que as reparações não se justificam num navio com casco simples e já com cinquenta anos, para apenas operar mais seis ou sete anos !
- permitiria que com a diferença dos 150 milhões alocados na construção do reabastecedor, cuja aquisição ficaria para daqui a vinte/vinte e cinco anos, se podesse utilizar essa verba na construção de outros navios, como navios caça minas, patrulhas costeiros, aquisição de helis médios/ligeiros ou mesmo as VBL(r) para os Fuzos, etc, etc.

https://en.wikipedia.org/wiki/Wave-class_tanker








Na minha opinião o que se deveria fazer era sondar o MoD Britânico para se adquirir um dos Navios, pois para mim já ontem era tarde.
A necessidade de adquirir dez NPO's não é tão prioritária quanto termos um substituto do Bérrio, até porque a Marinha não necessita de dez NPO's se possuir seis ou oito unidades já são suficientes para as missões que terão que executar.


PS quanto ao armamento se os phalanx fossem retirados sempre se podiam adquirir dois sistemas Marlin 30mm, por  €6 milhões e ficava muito mais barato. :mrgreen:
Abraços

Quanto a ser uma tremenda aquisiçao nao tenho duvida alguma.Agora convém ver alguns aspectos ,isso é um reabastecedor de 31.5 mil toneldas,temos uma frota que exija tudo isso?É que a amutenão de um bicho desses e cara.
Se faz sentido então tudo bem pelo menos de minha parte.
zocuni
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #386 em: Janeiro 21, 2019, 08:50:29 pm »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #387 em: Janeiro 21, 2019, 08:59:28 pm »
A Marinha tem dois Phalanx extra armazenados, pelo que não havia necessidade de adquirir Marlin para o Wave.
Talent de ne rien faire
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #388 em: Janeiro 21, 2019, 09:06:49 pm »
A Marinha tem dois Phalanx extra armazenados, pelo que não havia necessidade de adquirir Marlin para o Wave.

Epá já falaste demais NVF, eles não sabem, compravam mais duas marlin e depois, olha, já havia em stock para os futuros NPO's. ;)

Abraços
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Charlie Jaguar

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #389 em: Janeiro 21, 2019, 09:55:57 pm »
Mais um motivo para deitar a mão a um dos Waves. ;)


https://www.wirralglobe.co.uk/news/16964145.cammell-laird-wins-royal-fleet-auxiliary-maintenance-contracts-worth-619m/

Abraços

Era uma tremenda aquisição. E a possibilidade de poder operar com um EH-101 CSAR, com hangar e tudo, podia torná-lo numa espécie de "faz tudo" até à chegada do LPD, e decerto muito mais capaz que o Bérrio quando foi chamado a isso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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