ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: BC304 em Março 25, 2009, 12:58:00 pm
-
Eu sei que esta é uma pergunta complicada quando se fala de aviação de combate, temos que ter em conta o papel de determinado modelo, etc. Mas no vosso entender qual o melhor caça da actualidade?
Eu que sou leigo nesta matéria penso que essa honra pertence ao F22 Raptor, um caça de 5ª geração que é o expoente máximo em termos de caças de combate. Digam de vossa justiça.
-
Sim, tem de ser o melhor, pois é o unico caça de 5ª geração da actualidade.
Depois tem montes de pormenores que fazem dele o expoente máximo dos caças da actualidade, seja a capacidade stealth, seja pela manobralidade, seja pelo armamento a ser incorporado (ex misseis AIM-9), seja pelo fantástico radar que trás... podiamos escrever muitas mais palavras sobre esta fantástica máquina!
É o melhor caça do mundo, e vai demorar alguns anos a aparecer algo que se lhe assemelhe!
Mas esta é só a minha opinião...
-
Uma vez ouvi num documentário sobre o F22 algo como "Chegámos ao topo. Dificilmente se seguirá algo mais avançado que isto. O que vier a seguir, se vier, já não terá piloto, pois o corpo humano não vai conseguir suportar as manobras que poderá fazer".
É natural que vença o F-22 ou F-35.
-
Apesar do F22 ser um caça de 5ªgeração, pelo menos já foi abatido duas vezes uma por um eurofighter britânico e outro agora mais recente um f18, no qual eu até pus fotos desse f18.
Por isso o meu voto vai para o eurofighter, que é um caça muito manobrável e tem bastante poder de fogo e um radar bastante poderoso.
-
Isto assim fica um bocado complicado.
Temos aqui caças de campeonatos diferentes, outros com provas por dar e não é o MIG-31 um interceptor :mala:
-
Nelson recentemente veio a publico que um eurotyphoon italiano foi abatido por um grippen, nessa linha de pensamento consideramos os gripen como o melhor caça actual... o meu voto vai para o F-22.
-
Com um radar mais potente e Amrrams 120D com alcaçe superior a 120km um dos nossos F-16 MLU, pode perfeitamente abater um F-22, nada é impossível.
-
E a seguir?
AK vs. M16 vs. G3?
ou
Abrams vs. Leopard vs. T-qualquer coisa?
-
E a seguir?
AK vs. M16 vs. G3?
ou
Abrams vs. Leopard vs. T-qualquer coisa?
:lol: :lol:
-
Com um radar mais potente e Amrrams 120D com alcaçe superior a 120km um dos nossos F-16 MLU, pode perfeitamente abater um F-22, nada é impossível.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg421.imageshack.us%2Fimg421%2F7798%2Ff18fgunf22031pc.jpg&hash=f16cc77d0d984f76d13270c87755aa5a)
-
Old camarada, explica-me essa imagem??? Fui militar do exercito nao da FAP, que aviao esta marcado pelo radar??? e que aviao pertence o cookpit
-
Old camarada, explica-me essa imagem??? Fui militar do exercito nao da FAP, que aviao esta marcado pelo radar??? e que aviao pertence o cookpit
F-22A Raptor na mira de um F/A-18F Super Hornet.
-
Old camarada, explica-me essa imagem??? Fui militar do exercito nao da FAP, que aviao esta marcado pelo radar??? e que aviao pertence o cookpit
Se distingue la silueta de un F22 Raptor en el HUD de un F18 SuperHornet
Lo puse a modo de curiosidad. Cualquier aparato moderno puede ser "el mejor" dependiendo de las circunstancias. Aun asi y todo mi voto para el Raptor;)
http://www.abovetopsecret.com/forum/thread202946/pg1 (http://www.abovetopsecret.com/forum/thread202946/pg1)
-
Muito Bom, la se foi o stealth.... e 250 milhoes de euros.....a que força aérea pertence o F18 Super Hornet??
-
Muito Bom, la se foi o stealth.... e 250 milhoes de euros.....a que força aérea pertence o F18 Super Hornet??
Seguro Seguro que a la Navy :roll:
-
US Navy :arrow: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Hornet (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Hornet)
-
US Navy :arrow: http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Hornet (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Hornet)
Me di cuenta mientras cenaba!! Ya esta cambiado. Disculpe el error
-
O Instrutor é do Exército, para ele tudo o que voa é da Força Aérea , penso que não se pode levar a mal.
-
Fica aqui algumas imagens e informações dos modelos a votos:
F-22 Raptor
Role Stealth Air superiority fighter
National origin United States
Manufacturer Lockheed Martin Aeronautics
Boeing Integrated Defense Systems
First flight YF-22: 29 September 1990
F-22: 7 September 1997
Introduction 15 December 2005
Status Active
Primary user United States Air Force
Number built 135 as of February 2009[2]
Program cost US$65 billion[3]
Unit cost US$137.5 million (2008 flyaway cost)
Variants X-44 MANTA
FB-22
Armamento:
1 - M61A2 Vulcan 20 mm
AIM-120D AMRAAM
JDAM
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F2%2F25%2FTwo_F-22A_Raptor_in_column_flight_-_%2528Noise_reduced%2529.jpg%2F750px-Two_F-22A_Raptor_in_column_flight_-_%2528Noise_reduced%2529.jpg&hash=73ba35d6c5c49268c98ddae8917a80ed)
-
F-15 Eagle
Role Air superiority fighter
Manufacturer McDonnell Douglas /
Boeing IDS
First flight 27 July 1972
Introduction 9 January 1976
Status Active
Primary users United States Air Force
Israeli Air Force
Japan Air Self-Defense Force
Royal Saudi Air Force
Unit cost F-15A/B: US$27.9 million (1998)
F-15C/D: US$29.9 million (1998)
Variants F-15E Strike Eagle
F-15 S/MTD
Armamento:
1x internally mounted 20 mm M61A1 gatling gun, 940 rounds
AIM-7F Sparrow
AIM-120 AMRAAM
AIM-9 Sidewinders
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fe%2Fe6%2FF-15%252C_71st_Fighter_Squadron%252C_in_flight.JPG%2F800px-F-15%252C_71st_Fighter_Squadron%252C_in_flight.JPG&hash=b1279d0bb5b4ec7e5748f109fe5b8f5e)
-
F-16 Falcon
Role Multirole fighter
National origin United States
Manufacturer General Dynamics
Lockheed Martin
First flight 2 February 1974
Introduction 17 August 1978
Status Active
Primary users United States Air Force
25 other users
Number built Over 4,400
Unit cost F-16A/B: US$14.6 million (1998)
F-16C/D: US$18.8 million (1998)
Variants General Dynamics F-16XL
F-16 VISTA
Mitsubishi F-2
Armamento:
1× 20 mm M61 Vulcan gatling gun, 515 rounds
2× AIM-7 Sparrow
6× AIM-9 Sidewinder
6× IRIS-T
6× AIM-120 AMRAAM
6× Python-4
6× AGM-45 Shrike
6× AGM-65 Maverick
4× AGM-88 HARM
2× AGM-84 Harpoon
4× AGM-119 Penguin
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fc%2Fc9%2FF-16_June_2008.jpg%2F800px-F-16_June_2008.jpg&hash=d5c2324ffac47953a9ec1d5f657d8c79)
-
F-18 Hornet
Role Multirole fighter
National origin United States
Manufacturer McDonnell Douglas / Boeing
Northrop
First flight 18 November 1978
Introduction 7 January 1983
Primary users United States Navy
United States Marine Corps
Royal Australian Air Force
Spanish Air Force
Number built >1,458
Unit cost US $29-57 million (2006)[1]
Developed from Northrop YF-17
Variants CF-18 Hornet
F/A-18E/F Super Hornet
High Alpha Research Vehicle
Armamento:
1× 20 mm M61 Vulcan nose mounted gatling gun, 578 rounds
4× AIM-9 Sidewinder or 4× AIM-132 ASRAAM or 4× IRIS-T or 4× AIM-120 AMRAAM
2× AIM-7 Sparrow or additional 2× AIM-120 AMRAAM
AGM-65 Maverick
AGM-88 HARM Anti-radiation missile (ARM)
AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW)
Taurus missile
AGM-84 Harpoon
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fc%2Fc6%2FUSMC_FA-18_Hornet.JPEG%2F800px-USMC_FA-18_Hornet.JPEG&hash=2aeb1c30932796c897410089286daf0c)
-
F-35 Lightning II
Role Stealth multirole fighter
First flight 15 December 2006[1]
Introduction 2011 (scheduled)
Status Under development / pre-production
Produced 2003–present
Number built 13 flight-test aircraft;[2]
14 LRIP aircraft on order.
Unit cost US$83 million
(flyaway cost in Then-Year dollars)[3]
Developed from Lockheed Martin X-35
Armamento:
1 × GAU-22/A 25 mm cannon
AIM-120 AMRAAM
AIM-132 ASRAAM
AIM-9X Sidewinder
AGM-154 JSOW
AGM-158 JASSM
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fe%2Fed%2FF-35_at_Edwards_%2528Cropped%2529.jpg%2F800px-F-35_at_Edwards_%2528Cropped%2529.jpg&hash=493a62810567fffdeed4b1ae8fc57710)
-
MiG-29 Fulcrum
Role Air-superiority fighter, multirole fighter
National origin Soviet Union
Russia
Manufacturer Mikoyan
First flight 6 October 1977
Introduced August 1983
Status Active service
Primary users Russian Air Force
Ukrainian Air Force
Indian Air Force
Algerian Air Force
Produced 1982–present
Number built 1,257+
Unit cost US$11 million
Variants Mikoyan MiG-29M
Mikoyan MiG-35
Armamento:
1x 30 mm GSh-30-1 cannon, 100 rounds
AA-8 "Aphid"
AA-10 "Alamo"
AA-11 "Archer"
AA-12 "Adder"
FAB 500-M62
FAB-1000
TN-100
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fa%2Fa1%2FHuAF_MIG29UB.jpg%2F800px-HuAF_MIG29UB.jpg&hash=b089d384a330d76748d1cd48a99d5cfa)
-
MiG-31 Foxhound
Role Interceptor aircraft
Manufacturer Mikoyan
First flight 16 September 1975
Introduced 1982
Status Active service
Primary users Russian Air Force
Kazakhstan Air Force
Syrian Air Force
Number built 500
Unit cost US$57-60 million[1]
Developed from Mikoyan-Gurevich MiG-25
Armamento:
1x GSh-6-23 23 mm cannon, 260 rounds
4x R-33 (AA-9 'Amos') or 6x R-37 (AA-X-13 'Arrow')
2x R-40TD1 (AA-6 'Acrid')
2x2 R-60 (AA-8 'Aphid') or R-73 (AA-11 'Archer')
2x2 R-77 (AA-12 'Adder')
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Ff%2Ff4%2FMiG-31_Foxhound.jpg%2F800px-MiG-31_Foxhound.jpg&hash=b73395ae7c9ce6320f2bfc924928b0e6)
-
Su-27 Flanker
Role Air superiority fighter
Manufacturer Sukhoi Design Bureau
First flight 20 May 1977
Introduced December 1984
Status In production/in service
Primary users Russian Air Force
Chinese Air Force
Ukrainian Air Force
Produced 1984-current
Number built 680
Unit cost US$35 million
Variants Su-30
Su-33
Su-34
Su-35
Su-37
Shenyang J-11
Armamento:
30 mm GSH-30 Cannon, 275 rounds
6× R-27R, R-27ER, R-27T, R-27ET
4× R-73E
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fc%2Fcd%2FSu-27_low_pass.jpg%2F800px-Su-27_low_pass.jpg&hash=5cf8ba43de028a9879c24cf0e7752929)
-
Dassault Rafale
Role Multirole fighter aircraft
National origin France
Manufacturer Dassault Aviation
First flight 4 July 1986
Introduced 4 December 2000
Status In production
Primary users French Air Force
French Navy
Program cost €27.82 billion (2006)
Unit cost Rafale C: €64 million, US$82.3 million (flyaway cost, 2008)
Rafale M: €70 million, US$90.5 million (flyaway cost, 2008)
Armamento:
1× 30 mm GIAT 30/719B cannon, 125 rounds
MICA IR/EM or Magic II
MBDA Meteor
MBDA Apache or SCALP EG or AASM or GBU-12 Paveway II or AM 39 Exocet or ASMP-A
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fc%2Fc4%2FRafale-ec-1-7.jpg&hash=f8d63b8e3d88723088a7721dfc26fdf3)
-
Eurofighter Typhoon
Role Multirole fighter
Manufacturer Eurofighter GmbH
First flight 27 March 1994[1]
Introduced 2003
Status Operational
Primary users Royal Air Force
Luftwaffe
Italian Air Force
Spanish Air Force
Number built 146 (as of May 2008)
471 Ordered (as of January 2009)
Unit cost GB£68.9 million, €77.7 mil.
Developed from British Aerospace EAP
Armamento:
1x 27 mm Mauser BK-27, 150 rounds
AIM-9 Sidewinder
AIM-132 ASRAAM
AIM-120 AMRAAM
IRIS-T
MBDA Meteor
AGM-84 Harpoon
AGM-88 HARM
ALARM
Storm Shadow (AKA "Scalp EG")
Brimstone
Taurus KEPD 350
Penguin
AGM Armiger
Paveway 2
Paveway 3
Enhanced Paveway
JDAM
HOPE/HOSBO
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fd%2Fdc%2FTyphoon_f2_zj910_arp.jpg%2F800px-Typhoon_f2_zj910_arp.jpg&hash=5df40a49e962feed5ec69c3a0c103444)
-
não leves a mal o comentários mas na minha opinião trocava o su27 pelo su30mk, visto ser um caça que joga no mesmo campeonato do rafale e do eurofighter
-
Já não dá para trocar, só se os mods conseguirem. A votação só dá para 10, mas vocês podem votar noutros, basta referirem aqui o vosso voto.
-
Su-30 Flanker-C
Role Strike fighter
Manufacturer Sukhoi
First flight 1989
Introduction 1996
Status Operational
Primary users Russian Air Force
Indian Air Force
Algerian Air Force
PLA Air Force (China)
Unit cost US$33-$45 million
Developed from Sukhoi Su-27
Variants Sukhoi Su-30MKI
Sukhoi Su-30MKK
Armamento:
1 × GSh-30-1 gun 30 mm, 150 rounds
6 × R-27ER1 (AA-10C)
2 × R-27ET1 (AA-10D)
6 × R-73E (AA-11)
6 × R-77 RVV-AE(AA-12)
6 × Kh-31P/Kh-31A
6 × Kh-29T/L
2 × Kh-59ME
6 × KAB 500KR
3 × KAB-1500KR
8 × FAB-500T
28 × OFAB-250-270
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F6%2F64%2FSU-30MKI_India.jpg%2F800px-SU-30MKI_India.jpg&hash=decc14070ea5b990decc8274923ae9d1)
-
isto do melhor é muito relativo, o F22 sem um avião AEW&C tem que usar o seu radar para detectar alvos, logo dá a sua posição, em dogfight a curta distancia, não é o mais manobravel do lote, e temos outra coisa, com o dinheiro que se gasta num F22 compras alguns Eurofighters, e 2 Eurofighters são melhores que 1 F22.
o melhor é uma coisa que não existe, existe é quem tem vantagem num determinado momento e contexto.
Num ambiente com empastelamento total do espectro de radar, todos os aviões tornam-se automaticamente furtivos .
-
como alguem aqui comentou depende das circunstancias do momento e a isto tudo nao esquecer o equipamento furtivo pois todos sao bons a pequenos detalhes e mesmo so detalhes no caso do eurofighter e majestoso uma maquina de guerra temivel para qualquer aparelho americano ou outro tem de tudo nao especificando pormenores pois levava muito tempo a enumerar deste ou outro mas neste momento e so o melhor caca da actualidade 'e e sera e continuara a ser o f-15 STRIKE EAGLE mais informacoes vai ao site da boeing www.boeing.com (http://www.boeing.com) um abraco
nota: aproveita e ve o f-18 super hornet tira conclusoes nao o coloquei em primeiro por um mero detalhe mas e sem sombra de duvidas uma maquina portentoza.....
-
boas
em termos de stealth pelo que me disseram o f22 não é o caça mais stealth que existe. mas sim o único caça com capacidades stealth para voar a velocidades supersónicas. O avião mais stealth que foi feito até hoje foi o .....
-
Lei hace poco las conclusiones de unos ejercicios entre F15 Vs Efa y de entre ellas comentaban que si los EEUU quieren seguir dominando los aires necesitan el F22 obligatoriamente.
-
Votei no F-18 pois é algo com bastante história e respeito por quem anda nos ares.
Não esqueçamos que é a história e os pilotos que definem as aeronaves e não a tecnologia implementada. É certo que chegaremos a um ponto em que teremos que confiar, se não o fazemos já, a máquinas virtuais.
Não há nada melhor que o instinto, algo que ainda não chegou ao mundo das máquinas, e as máquinas são faliveis, essencialmente porque os programas em que estas mesmas correm são criados por seres humanos. Seres criados por empirismo.
Simples de entender, mas não fácil de compreender.
Não esqueçamos o nosso querido F- 16, pois é como uma G-3. Já tem história, e é versátil, e relativamente mais barato de "remendar".
Abraços de Lanceiro.
-
Saudações.
São só suposições da minha parte, mas creio que o melhor avião do lote será o Rafale. Pelo que sei, será o caça mais equilibrado da actualidade, com grandes capacidades em todos as áreas, mais velocidade, manobrabilidade, um grande sistema de contramedidas, e algumas características semi-furtivas. Um F/-18 do século XXI. Aparentemente os pilotos americanos fizeram algumas "brincadeiras" contra os Rafale franceses e ficaram estupefactos com os resultados.
Não obstante, votei no Typhoon, pois considero ser o caça mais capaz da nossa era, o Spitfire do século XXI. O Rafale seria o faz-tudo, e o F-22 o nosso equivalente do P-51, talvez.
Pelo menos é a minha opinião.
-
Boa tarde
para mim, feitas as contas, o melhor caça é o Typhoon.
Coloco este á frente do F-22 numa perspectiva de custo-eficácia e à frente do F-35 devido (neste momento) a uma perpsectiva de capacidades provas e por provar.
Um abraço para todos
-
F-22, pela informação que até hoje li sobre caças, coloco esta "besta" em 1º lugar. A informação relativa a sua tecnologia é um pouco secreta (digamos assim) e não tenho dúvidas que tem o melhor que a tecnologia em radararmasetc pode dar. As suas capacidades de manobralidade são fantásticas, colocando estes dois factores juntos... está aí um belo animal.
Como já foi dito, o piloto também é um factor importante na história de uma aeronave.
-
f 15 strike eagle
-
F-22 disparado, mesmo porque ele está em outro patamar e hoje não tem concorrentes. F-35 ainda é um protótipo e é muito inferior ao raptor.
-
Voto no SU30
-
Se estamos comparando apenas os aviões em desempenho e capacidades, não é aconselhavel comparar aviões de quarta geração com quarta e meia geração ou quinta.
Cade o Gripen ?
Cade o SU-30 ?
O F-16 deve ser o Block 60, estou certo ?
O F-18 deve ser o Super Hornet, estou certo ?
O F-35 e o F-22 são de quinta geração, a comparação mais indicada seria com os futuros PACK FA, J-14, KFX, HAL FGFA, que não estão operacionais.
Saudações
-
Boas pessoal!
Estava a seguir agora este tópico e reparei de que como é possivel nao terem falado de grandes avioes como por exemplo o su37 super flanker ou ate mesmo o su47 berkut!???
É verdade que tanto o super flanker como o berkut sao versoes melhoradas do su27...mas sao versoes muito mas mesmo muito diferentes por exemplo o su37 super flanker foi o primeiro aviao a sair com o sistema tvc que permite o aviao fazer manobras que deixam qualquer outro aviao a nora( tirando o f-22 ou o f-35 e mesmos esses... :?: ) e o berkut, bom o berkut...é um aviao de certa forma especial... :D mas que consegue grandes prestaçoes e que consegue fazer grandes manobras a uma velocidade muito reduzida dando vantagens num dogfight...
Mas isto de comparar avioes tem muito que se lhe diga sem falar nos novos avioes existentes como o f-22 raptor ou o 47 berkut, cada aviao fui desenvolvido para um funçao por exemplo:
o f-16 originalmente era um aviao de intercepçao e o f-15 um aviao de superioridade aerea...claramente o f-15 sendo um aviao de superioridade aerea deixa o f-16 um pouco em maus lençois mas isso so acontece se o f-16 nao se aproximar suficientemente para um dogfight porque ai será o f-15 a ficar em muito maus lençois...por isso é dificil comparar avioes que nao sejam desenvolvidos para o mesmo efeito...
claro que isso tambem depende muito de quem vai dentro dos avioes e nao so os avioes...veja-se por exemplo o que acontece com portugal equipado com f-16, sao considerados dos melhores pilotos do mundo e com o equipamento que tem fazem ver aos outros...
a meu ver o su37 super flanker e o su47 berkut sao grandes avioes e tambem deveriam entrar pa votaçao para o papel de melhores avioes do mundo...
abraços
-
claro que isso tambem depende muito de quem vai dentro dos avioes e nao so os avioes...veja-se por exemplo o que acontece com portugal equipado com f-16, sao considerados dos melhores pilotos do mundo e com o equipamento que tem fazem ver aos outros...
Melhores?!
-
Provavelmente não falaram de aviões da família Su-27 que não existem, e provavelmente nunca vão existir.
Os aviões russos Su-33, Su-35, Su-37, são apenas a forma russa de vender uma aeronave modernizada. Se o Su-27 fosse americano, o Su-35 seria o Su-27E e o Su-37 seria conhecido como Su-27F.
Não passam todos de derivações de uma mesma aeronave desenhada há 30 anos e que voou pouco depois do F-16.
Portanto a referência a Su-27 engloba toda a família, da mesma maneira que o F-16 também englobará a família toda.
Naturalmente creio que quando se pede uma opinião sobre a actualidade, falaremos da versão mais actual dessa aeronave e não das versões mais antigas.
Uma outra questão:
O conceito de interceptor, normalmente aplica-se a uma aeronave de alta velocidade destinada a interceptar aeronaves inimigas.
O interceptor tem por isso, uma elevada velocidade e está equipado com mísseis com maior alcance.
O F-16 não foi desenvolvido especificamente para ser um interceptor. Embora a sua velocidade fosse relativamente alta, ele não era o mais rápido dos aviões norte-americanos e além disso, o equipamento com que foi inicialmente armado, não era decididamente destinado à função.
Creio que só no final dos anos 70 e inicio dos 80 foi considerada a possibilidade de utilizar o F-16 como interceptor nos Estados Unidos.
Outra coisa esquisita, é a colocação do MiG-25 na lista, uma aeronave que essa sim foi feita para interceptar bombardeiros, mas que não tinha praticamente nenhuma capacidade para enfrentar outros aviões de combate.
-
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... -what.html (http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/06/the-f-22-cant-do-what.html)
The F-22 can't do what???
By Stephen Trimble on June 22, 2009 1:24 PM | Permalink | Comments (20) | TrackBacks (0) |ShareThis
Dave Majumdar's aerospace blog on examiner.com illuminates some stunning omissions in the US Air Force's upgrade plans for the Lockheed Martin F-22 fleet. My list of highlights from Dave's recent interview with the F-22 SPO:
1.The first 34 F-22s can not be upgraded with the Increment 3.1 air-to-ground and electronic attack and Increment 3.2 advanced air-to-air and networking upgrades.
2.The next batch of 63 F-22s will be upgraded to carry eight small diameter bombs, but they can only attack two targets at a time. These aircraft will never be able to fire high off bore sight missiles, which are swiftly becoming the standard for aerial combat.
3.The final batch of 91 aircraft are programmed to receive both the air-to-ground and advanced air-to-air hardware, but these do not include helmet-mounted cuing, also standard kit for latest-generation dogfighters.
:rir: :(
O Gates sabe o que faz.
Que fraude!
Já leram alguma coisa acerca do hangar onde estarão a mandar os Ospreys avariados à espera que o pessoal se esqueça deles?
-
but these do not include helmet-mounted cuing, also standard kit for latest-generation dogfighters
Não acredito nisto, o custo do F22 é demasiado elevado para não ter o que este post diz.
-
F-22.
Embora caríssimo, é o melhor.
Mas, para quem pretende o melhor em termos de relação preço/qualidade, o melhor é mesmo o Sukhoi.
-
Presentemente a voar o meu voto vai para o f-15 strike eagle deveras o melhor mais completo da espinha dorsal norte americana.
A voar na europa sem sombra de duvidas e presentemente e apesar de ja um pouco ultrapassado o f-16 mlu,apesar de estar ja aí o eurofighter so digo isto por ser um sucesso de vendas mas é um caso serio num futuro nao muito longiquo irei apostar no eurifighter.
-
Neste momento é o F-22 Raptor o unico avião da 5ª geraçaõ em serviço.
-
Boa Tarde,
but these do not include helmet-mounted cuing, also standard kit for latest-generation dogfighters
Não acredito nisto, o custo do F22 é demasiado elevado para não ter o que este post diz.
E eles não parecem nada preocupados com isso.
(…)
Weaknesses
The USAF fielded its first 134 F-22A (of the 187 planned, included two that have crashed) without having developed a datalink system for the aircraft. This means the F-22A excels in simulated dogfights, but it is nearly useless in ‘net-centric’ conflict – its pilots able to reach the outside world only via voice radio. The F-22A lacks a helmet-mounted cueing sight and there are no plans to integrate one. An Air Combat Command spokesman said: “This is not a concern.” The F-22A is currently unable to employ the AIM-9X advanced Sidewinder heat-seeking missile but plans exist to add the capability by 2016. The F-22A’s M61A1 canon is equipped with just 480 rounds, compared to 940 rounds on the F-15C Eagle.
“Six of the Best American Fighters”, by Robert F Dorr, AirForces Monthly October 2009, pages 50-63
Cumprimentos
-
o meu voto vai para o f 16 falcon pois como sou um "louco" por f 16 desde criança decidi votar no f 16
1º É um caça formidável pois durante muito tempo não teve substituto.
2º Tem uma maneabilidade espectacular.
3º Acho que é um caça simples ou por assim dizer acho que ele tem "tudo no sitio" :D
Daí o meu voto
cmps
-
Boas
Tenho andado afastado do nosso forum e hoje passei por aqui e axo interessante o tema...
Qual o melhor caca?
Eu vou enumerar os melhores 20 cacas da actualidade.
1-f-15 strike eagle
2-f-22 raptor
3-eurofighter
4-f-18 super hornet
5-f-16
6-su-30
7-su-27 flanker
8-mig 25
9-mig 29
10-mig-31
11-grippen
12-rafale
13-mirage 2000
14-f-18 hornet
15-f-35
16-y-23
17-f117
18-A-10 thunderbolt
19-f-4 phantom
20-f-14 tomcat
Obvio que aqui tive em conta o maior fiasco...caso do caca f-35...que na teoria e o melhor mas na pratica fika mto abaixo do super hornet pesquisei no youtube ta la tudo...
Relativamente ao strike eagle sem duvida merece o 1lugar tendo em conta o preco que custa tudo o que engloba etc...o raptor tem contra o seu valor que e exurbitante belissimo caca muito completo mas e so pelo preco fica em segundo...
Aguardo comentarios
-
F-117 não foi retirado?
-
Sim foi assim como o f 4 phatom o f 14 tomcat entre outros obgdo
-
Boas
Tenho andado afastado do nosso forum e hoje passei por aqui e axo interessante o tema...
Qual o melhor caca?
Eu vou enumerar os melhores 20 cacas da actualidade.
1-f-15 strike eagle
2-f-22 raptor
3-eurofighter
4-f-18 super hornet
5-f-16
6-su-30
7-su-27 flanker
8-mig 25
9-mig 29
10-mig-31
11-grippen
12-rafale
13-mirage 2000
14-f-18 hornet
15-f-35
16-y-23
17-f117
18-A-10 thunderbolt
19-f-4 phantom
20-f-14 tomcat
Obvio que aqui tive em conta o maior fiasco...caso do caca f-35...que na teoria e o melhor mas na pratica fika mto abaixo do super hornet pesquisei no youtube ta la tudo...
Relativamente ao strike eagle sem duvida merece o 1lugar tendo em conta o preco que custa tudo o que engloba etc...o raptor tem contra o seu valor que e exurbitante belissimo caca muito completo mas e so pelo preco fica em segundo...
Aguardo comentarios
O Strike Eagle é a versão de ataque do F-15 Eagle, não sendo um caça. O F-117, apesar da sigla "F", também não o era já que sempre fez missões de ataque. O A-10 é um avião de Apoio Cerrado, que faz missões FAC e COIN (etc), sendo que e apesar de já ter abatido helicópteros e levar misseis ar-ar Sidewinder, também não se transforma em caça por isso.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F2%2F2b%2FNorthrop_YF-23_DFRC.jpg&hash=37c179c67b543b2e0ea29d7e6381da8b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcontraryperspective.files.wordpress.com%2F2014%2F02%2Ff35.jpg&hash=52b79880c4c31aa2fad03e1580d6b605)
Sendo uma lista pessoal, presumo eu, das suas preferências ao nível da aviação de combate, é aceitável e respeitavel a sua opinião, agora de forma alguma o YF-23 ou o F-35 podem ser considerados já que um nunca foi desenvolvido e o outro está ainda em desenvolvimento (no final logo se saberá se saberá se foi um fiasco ou não, embora esteja bem encaminhado para isso :wink: ), ao contrario dos citados, que desde caça, a missões de ataque ao solo, antinavio, Coin, Cas, FAC, WildWeasel, etc, tudo fizeram e bem melhor que qualquer dos caças russos citados (do qual o Mig 21, que possui a melhor performance de combate de longe, só superada pelo mítico Mig-15, nem sequer entra na lista).
Cumprimentos
-
Rafale vs Typhoon
-
MAFETES-------
Obviamente estudei e pesquisei documentos,fichas tecnicas,assisti a comentarios, visualizei filmes etc.......
concordo e para ja estou a falar do presente e a realidade é esta obvio que o Raptor é uma belissima Aeronave mas e so nao esta em primeiro devido ao elevado preço......
ABRAÇO
-
Boas
para que fique aqui registado e ja que passou algum tempo desde que se postou este topico eu vou eleger 5 aeronaves....
1- F-15 Strike Eagle
2- F-22 Raptor
3- Eurofighter
4- F-18 Super Hornet
5- F-16 MLU
Tendo em conta o custo-------Equipamento-----Performances-------entre outros pontos
abraxo