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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: sharkzi em Março 10, 2006, 07:36:57 pm

Título: Adeus MARSOPA
Enviado por: sharkzi em Março 10, 2006, 07:36:57 pm
Caros foristas,

Visto que até ao momento ninguem fez referência a este acontecimento, gostaria de informá-los da presença do SPS Marsopa em Lisboa.

O SPS Marsopa atracou hoje na Base Naval de Lisboa, onde irá permanecer até segunda-feira. Não está previsto a abertura do navio a visitas.

O SPS Marsopa é actualmente o unico submarino da classe Delfin (Serie 60) em actividade. Foi lançado á água em 15 de Março de 1974, tendo portanto 32 anos de "vida".

Esta é a sua ultima navegação, iniciada em 21 de Fevereiro de 2006, efectuou escala em Tarragona, Castellon, Melilla e encontra-se de momento em Lisboa. A nossa capital será o ultimo porto escalado pelo ultimo "Daphné" da Armada Espanhola, seguindo para Cartagena, onde efectuará a ultima atracação em 17 de Março de 2006.

Esta decisão da vinda a Lisboa deve-se sobretudo aos estreitos laços de amizade que sempre uniram os submarinistas portugueses e espanhóis, tendo a Armada Espanhola, em particular o Comando da sua Esquadrilha de Submarinos feito questão de enaltecer este facto.

Para o MARSOPA aqui fica um sincero abraço submarinista... até sempre camarada!!



P.S.: Para reflectir:

O Marsopa tem 32 anos de vida, o Barracuda (lançado á água em 24 de Abril de 1967) terá em 2010, 43 anos de vida. 11 anos de diferença á data de passagem á inactividade!!! Poder-se-ia dizer "engraçado  :cry:

Continuamos a cometer os mesmos erros e não aprendemos... até um dia... valha-nos o nosso espirito de corpo e de missão, o amor pela pátria, etc...

Cmpts, Sharkzi
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 10, 2006, 09:58:53 pm
A propósito desta questão, visto que no início da década de 70 a Espanha não tinha nenhum submarino operacional, dado que o único existente na altura o Almirante Garcia de los Reyes (S-31) conhecido como o «S treinta y único» estava num processo de manutenção de grande envergadura, foram os submarinos da marinha portuguesa (4ª Esquadrilha) que deslocando-se frequentemente à Cartagena, permitiu que a marinha espanhola não perdesse o seu treino e capacidade anti-submarina.

Foi também aliás, a 4ª Esquadrilha de submarinos que se encarregou da formação e do treino da guarnição do primeiro submarino Daphné espanhol, o Delfín (S-61).
Título:
Enviado por: old em Março 11, 2006, 10:44:20 am
Citação de: "Jorge Pereira"
A propósito desta questão, visto que no início da década de 70 a Espanha não tinha nenhum submarino operacional, dado que o único existente na altura o Almirante Garcia de los Reyes (S-31) conhecido como o «S treinta y único» estava num processo de manutenção de grande envergadura, foram os submarinos da marinha portuguesa (4ª Esquadrilha) que deslocando-se frequentemente à Cartagena, permitiu que a marinha espanhola não perdesse o seu treino e capacidade anti-submarina.

Foi também aliás, a 4ª Esquadrilha de submarinos que se encarregou da formação e do treino da guarnição do primeiro submarino Daphné espanhol, o Delfín (S-61).


No conocia este episodio acerca del arma submarina espanhola y portuguesa, es interesante.

Al margen de eso, parece que ambas armadas pasan ahora por un episodio de "vacas flacas" que se arreglara con los U209PN y S80/A, pero aun quedan unos pocos años.

¿cuando recibiran sus nuevos submarinos?

Un saludo
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 11, 2006, 12:15:49 pm
Bom, nesse aspecto Portugal está bem pior que a Espanha. Vocês ainda têm 4 Agosta.

As entregas dos 2+1 U-209PN estão previstas começar em 2009.

Já agora old, quais são as últimas novidades em relação aos futuros S-80?
Título:
Enviado por: sierra002 em Março 11, 2006, 05:16:11 pm
Se prevee que el primer S80 llegue en en el 2011. Esperemos que no se haya hundido ningún Agosta-Galerna para entonces.

Tampoco conocia el episodio de como la marina portuguesa ayudó tanto a la fuerza submarina española. Si Portugal necesita algo parecido mientras llegan los U209 PN sería buen momento para devolver un favor.
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 11, 2006, 08:42:33 pm
Em 1970 Espanha tinha o S 31, dois da classe D construídos em Espanha em 1951/54, e o ex.U 573 com o nº S 01.
Qualquer desses três já não devia mergulhar mais do que à cota periscópica, se é que ainda navegavam.
Possuiam também quatro mini-submarinos.
E claro, quando resolveram escolher a classe Daphné, foi o que o Jorge Pereira escreveu.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Março 12, 2006, 07:49:46 pm
Citação de: "sierra002"
Se prevee que el primer S80 llegue en en el 2011. Esperemos que no se haya hundido ningún Agosta-Galerna para entonces.


Salvo erro, a própria construção do primeiro já deverá ter começado, não? Ou assim estava previsto.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: old em Março 13, 2006, 05:13:57 pm
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "sierra002"
Se prevee que el primer S80 llegue en en el 2011. Esperemos que no se haya hundido ningún Agosta-Galerna para entonces.

Salvo erro, a própria construção do primeiro já deverá ter começado, não? Ou assim estava previsto.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Lo primero de todo es adaptar el astillero a la construccion de los nuevos submarinos y esas obras se estan llevando a cabo, son enormes cuestan 25 mill de euros. :shock:
La contruccion ya comenzo y los plazos se mantienen.

http://www.laopiniondemurcia.es/seccion ... mplar=null (http://www.laopiniondemurcia.es/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=28152&pIdSeccion=4&pNumEjemplar=2387&pFechaEjemplar=null)
Título:
Enviado por: old em Março 13, 2006, 05:17:11 pm
Citação de: "Jorge Pereira"
Bom, nesse aspecto Portugal está bem pior que a Espanha. Vocês ainda têm 4 Agosta.

As entregas dos 2+1 U-209PN estão previstas começar em 2009.

Já agora old, quais são as últimas novidades em relação aos futuros S-80?


Es oficial el tercer submarino?


En el caso de espanha se supone que con los S80 pasara algo parecido que con las F100, inicialmente 4 y luego se alargara la serie aprovechando las infraestructuras, pero de momento solo 4.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Março 17, 2006, 04:50:33 pm
Citar
A propósito desta questão, visto que no início da década de 70 a Espanha não tinha nenhum submarino operacional, dado que o único existente na altura o Almirante Garcia de los Reyes (S-31) conhecido como o «S treinta y único» estava num processo de manutenção de grande envergadura, foram os submarinos da marinha portuguesa (4ª Esquadrilha) que deslocando-se frequentemente à Cartagena, permitiu que a marinha espanhola não perdesse o seu treino e capacidade anti-submarina.

Como as coisas mudaram, de então par cá   :(

Old dixit:
Citar
Es oficial el tercer submarino?


Serão duas unidades, ou pelo menos é o que está contratado.

Segundo consta o primero será entregue entre 2009 e 2010 e o segundo, um anos depois.

Quanto a um terceiro U-209PN (U-214) no contrato Portugal teria direito de opção por mais um, mas até ao momento nada foi avançado.

O anterior Ministro da Defesa tinha afirmado que para já seriam 2, e se fosse necessário, se accionaria essa cláusula contratual, para a 3ª unidade.
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Março 21, 2006, 02:40:10 am
Alguem me podia dar mais dados sobre o projecto s80 pois eu não conheço ese submarino :?:
Título:
Enviado por: ferrol em Março 21, 2006, 07:32:01 am
Citação de: "nuno bento"
Alguem me podia dar mais dados sobre o projecto s80 pois eu não conheço ese submarino :?:

http://www.mde.es/dgam/principalesprogramasaym.htm#A2
Desde a publicación da nota, sabemos a maiores que xa se empezou a cortar aceiro en Cartaxena e que o sistema de combate, que se dubidaba se sería o da clase Los Ángeles, ó final parece ser que se conseguíu que fose o dos Virginia da U.S. Navy.
Título:
Enviado por: old em Março 21, 2006, 09:50:49 am
Citação de: "ferrol"
Citação de: "nuno bento"
Alguem me podia dar mais dados sobre o projecto s80 pois eu não conheço ese submarino :?:
http://www.mde.es/dgam/principalesprogramasaym.htm#A2
Desde a publicación da nota, sabemos a maiores que xa se empezou a cortar aceiro en Cartaxena e que o sistema de combate, que se dubidaba se sería o da clase Los Ángeles, ó final parece ser que se conseguíu que fose o dos Virginia da U.S. Navy.


Al margen de esos datos y los del enlace añadir que montara el siguiente armamento:

Misiles de crucero TLAM (  Raytheon )
Misiles ante buque Sub Harpoon ( Raytheon )
Torpedos DM2A4 (Atlas elektronic)

En principio iba a estar dotado de silos verticales, pero el gran tamaño de este dispositivo impedia el alojamiento de una camara de recarga asi que
el lanzamiento de misiles se efectuara desde 6 tubos lanzatorpedos de 533 mm disponiendo de una camara con 12 tubos mas para almacenar los TLAM

Un saludo
Título: TLAM???
Enviado por: sharkzi em Março 23, 2006, 09:40:57 pm
Caro old,

Tanto quanto sei o projecto S80 espanhol consiste basicamente em submarinos scorpene, semelhantes aos que os franceses estão a construir para o Chile e "queriam" construir para nós. Ou seja, em termos de dimensões não podem alojar lançadores para TLAMs, e tanto quanto sei nem sequer está prevista nenhuma alteração de raiz ao projecto nesse sentido! Mas posso estar enganado... não sei de onde retirou essa informação, mas não se deixe enganar pela informação do site sobre "capacidad ataque a tierra"... esta capacidade será eventualmente garantida pelos mesmos misseis que nós iremos receber com os U209PN, os Harpoon Block II, que têm de facto essa capacidade.

Boa sorte aos nuestros hermanos com os S80 e o seu MESMA  :?  (estou a ser sincero e não irónico!)

Cmpts, Sharkzi
Título: Re: TLAM???
Enviado por: old em Março 24, 2006, 09:35:02 am
Citação de: "sharkzi"
Caro old,

Tanto quanto sei o projecto S80 espanhol consiste basicamente em submarinos scorpene, semelhantes aos que os franceses estão a construir para o Chile e "queriam" construir para nós. Ou seja, em termos de dimensões não podem alojar lançadores para TLAMs, e tanto quanto sei nem sequer está prevista nenhuma alteração de raiz ao projecto nesse sentido! Mas posso estar enganado... não sei de onde retirou essa informação, mas não se deixe enganar pela informação do site sobre "capacidad ataque a tierra"... esta capacidade será eventualmente garantida pelos mesmos misseis que nós iremos receber com os U209PN, os Harpoon Block II, que têm de facto essa capacidade.

Boa sorte aos nuestros hermanos com os S80 e o seu MESMA  :?  (estou a ser sincero e não irónico!)

Cmpts, Sharkzi


No es un Scorpene ,es un proyecto totalmente diferente.
Hasta el punto de que navantia lo ofrece de manera independiente al scorpene franco espanhol.

Los Tlam son un requisito basico del proyecto.

El AIP es el de Abengoa Systems

Un saludo
Título:
Enviado por: radar2 em Março 24, 2006, 03:35:04 pm
SCORPENE
 
Eslora total  63,50 m  
Manga  6,20 m  
Calado  5,40 m  
Diámetro de casco  6,20 m  
Desplazamiento en superficie  1.430 tn  
Desplazamiento sumergido  1.570 tn  
Velocidad en superficie  12 kn  
Velocidad sumergido  21 nudos  
Autonomía  > 8.500 nm  

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.navantia.es%2Fficheros%2F1020221270920%2FSCORPENE_g.jpg&hash=e68670496a95a9c70c6ca3a23a2b1dad)

- S - 80
 
Eslora total  71,05 m  
Eslora casco resistente  51,37 m  
Diámetros casco resistente  7,3 m  
Desplazamiento inmersión  2.345 m3  
Desplazamiento superficie  2.122 m3  
Flotabilidad  9,5%  
Potencia propulsora (MEP)  3.500 kW  
Número de elementos de batería  360  
Potencia generadores  3.600 kW  
Dotación  32 personas (+8)  

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.navantia.es%2Fficheros%2Focd%2Fproductos%2FS80_01_G.jpg&hash=0f120ebd16c5fe592904e3e7c157f06c)
Título: interessante
Enviado por: sharkzi em Março 24, 2006, 04:57:40 pm
Pelos vistos houve uma inversão nas intenções politicas espanholas.

De facto é muito interessante, a Navantia entra para a DCN e formam o consórcio scorpene... mas agora o projecto para a Armada espanhola é totalmente diferente do scorpene!  :P  (vejam-se as peças de 100mm das nossas Vasco da Gama  :( )

Irei tentar informar-me sobre esse projecto S-80. Despertou-me a curiosidade!

Cmpts, Sharkzi
Título:
Enviado por: NVF em Março 24, 2006, 05:35:52 pm
Ate' podem ser projectos diferentes, mas se querem fazer comparacoes,  convem que os parametros a comparar sejam os mesmos. Pelo que aqui foi mostrado, os barcos tem dimensoes e deslocamentos diferentes (apesar de os cascos serem muito parecidos  :) ), mas nao sao comparadas as performances nem os equipamentos.

Mais uma vez, parece que os nossos amigos espanhois tentam esconder as origens dos equipamentos que produzem. Sinceramente, nao entendo qual o problema de se desenvolver um navio que tem origem num outro. A Espanha, actualmente, produz muitos equipamentos originais — de concepcao exclusivamente espanhola —, ou desenvolvidos em parceria com outros paises, qual e' a necessidade de menosprezar ou minorizar os restantes parceiros de desenvolvimento? So' pode ser explicado por uma necessidade de afirmacao bacoca.
Título:
Enviado por: old em Março 24, 2006, 05:42:00 pm
tiene en comun parte del diseño de la plataforma del Scorpene diseñado por navantia y Dcn ( 66% DCN- Francia-33% Navantia- España), el resto va por caminos diferentes.

El S-80A es un producto diseñado con las especificaciones de la Armada Española y producido 100% por Navantia.

Se preve o supone una segunda serie de 2 unidades mas(S-80B) al finalizar el programa, algo similar al programa F100, con dos series.

Esquema:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg287.imageshack.us%2Fimg287%2F2676%2Fs80a5fo.jpg&hash=d816bd14b1e7a1e8b3e95fd328b093a3)
Título:
Enviado por: ferrol em Março 27, 2006, 08:05:41 am
Citação de: "NVF"
nao sao comparadas as performances nem os equipamentos.
Porque non se poden comparar nin sequera os equipos de cada Scorpene, posto que cada país pide os que pode pagar ou os que considera necesarios. Logo a comparación dos Scorpenes chilenos será diferente da dos malaios, por exemplo. Ademáis, cada país pode por equipos locais se o considera necesario, polo que as comparacións fanse máis difíciles aínda.

Citação de: "NVF"
Mais uma vez, parece que os nossos amigos espanhois tentam esconder as origens dos equipamentos que produzem. Sinceramente, nao entendo qual o problema de se desenvolver um navio que tem origem num outro.
Penso que se trata de poñe-lo todo na súa xusta medida. As F-100 son españolas, por moito que usen un radar americano que representa só unha pequena porcentaxe do custo.
Os Leopard son españois, posto que se fan en España cunha importante presencia de equipos locais e variacións de deseño sobre o orixinal alemán.
E os S-80 son españois, porque se fan en España con deseño español e equipos en parte españoles.

Pero ninguén dubida que o máis importante das F-100 é un radar americano, que os Leopard II son os mellores tanques alemanes e que probablemente, sen o proxecto Scorpene para aprender, Navantia non se atrevería en solitario co S-80, e probablemente remataría como a Fincatieri, facendo U-212 nos seus asteleiros.

Pero cada cousa na súa medida, non se oculta nada, pero tampouco se pode infravalorar nada.

Saúdos.
Título:
Enviado por: NVF em Março 28, 2006, 05:20:44 am
Citação de: "ferrol"
Citação de: "NVF"
nao sao comparadas as performances nem os equipamentos.
Porque non se poden comparar nin sequera os equipos de cada Scorpene, posto que cada país pide os que pode pagar ou os que considera necesarios. Logo a comparación dos Scorpenes chilenos será diferente da dos malaios, por exemplo. Ademáis, cada país pode por equipos locais se o considera necesario, polo que as comparacións fanse máis difíciles aínda.


Voce deve ter um problema. Deixe-me dar-lhe um conselho: experimente nao truncar os textos e talvez seja mais facil perceber o que os outros querem dizer — se e' que isso e' importante para si. Agora se voce trunca textos, ainda por cima, escritos numa lingua que nao e' a sua, torna-se mais dificil compreende-los.

Para ilustrar o que eu queria dizer na frase truncada que voce cita, vou dar-lhe este exemplo — que espero que voce consiga perceber —, de como nao faz nenhum sentido efectuar comparacoes baseando-se em paramentros diferentes:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2F7%2F71%2FF-22F119.JPG&hash=f6d20bdfaa774a569c32caff9d4212da)

Aviao americano
    * Length: 62 ft 1 in (18.9 m)
    * Wingspan: 44 ft 6 in (13.6 m)
    * Height: 16 ft 8 in (5.08 m)
    * Loaded weight: 60,000 lb (27,000 kg)
    * Maximum gross takeoff weight: 80,000 lb (37,000 kg)
    * Maximum speed: >Mach 2.42 (1,842 mph, 2,600 km/h)
    * Range: 2,000 mi (3,200 km)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fen%2F8%2F8c%2FTyphoon.750pix.jpg&hash=3c24f1fa4954a0ae54b235f8bdf2cf92)

Aviao espanhol
    * Crew: 1 or 2
    * Length: 15.96 m (52 ft 5 in)
    * Wingspan: 10.95 m (35 ft 11 in)
    * Height: 5.28 m (17 ft 4 in)
    * Wing area: 50 m² (540 ft²)
    * Loaded weight: 15,550 kg (34,280 lb)
    * Maximum gross takeoff weight: 21,000 kg (46,300 lb)
    * Powerplant: 2× Eurojet EJ200 afterburning turbofans, 60 kN dry, 90 kN with afterburner (13,500 lbf / 20,200 lbf) each
    * Maximum speed: Mach 2.0+, 2,390 km/h at high altitude, Mach 1.2 at sea level (1,480 mph at high altitude)

Por comparacao directa, o aviao espanhol aparenta levar a melhor, pois leva mais tripulantes (1 ou 2 contra nenhum do americano), a potencia dos seus motores e' superior (60 kN contra 0 kN) e e' mais pequeno e leve (mais dificil de detectar). As vantagens do aviao americano face ao europeu sao a maior autonomia (3200 km versus 0 km), maior economia (motores menos potentes, 0 contra 60 kN) e maior velocidade (presume-se que em queda livre, pois nao tem motores).

Acha que isto faz sentido? Eu acho que nao e, pelas mesmas razoes, tambem achei que o exemplo do seu compatriota radar2 tambem nao fazia muito sentido.

Quanto ao resto, nem vale a pena discutir pois nao vale a pena. Mas nao queria deixar passar em claro algo basico, como fazer comparacoes usando parametros diferentes.
Título:
Enviado por: radar2 em Março 28, 2006, 07:39:18 pm
Diferencias:

Desplazamiento
S-80           2500 TM
Scorpene     1500 TM

Sistema de Combate
S-80         Norteamericano
Scorpene   Frances

Torpedos
S-80          Alemanes
Scorpene    Franceses
Título:
Enviado por: balburdio em Março 29, 2006, 04:50:18 pm
O S-80 é um submarino de projecto espanhol, baseado em tecnologia francesa, mas não necessariamente nos Scorpene.

De facto a DCN é o "prime contractor" da Navantia, fornece aos estaleiros espanhois toda a tecnologia necessária, o que lhes permite desenvolver um projecto deste género.

Mais uma vez se demonstra que os nossos vizinhos são espertos, dado que conseguem não só projectar um submarino próprio, como ainda o vão produzir localmente.
É certo que as contrapartidas dos U-209PN são muito atrativas, mas seria muito melhor se tivessemos desenvolvido uma parceria deste género.

Os S-80 tem basicamente o mesmo desenho e arquitectura dos scorpene, mas com diferenças substanciais nos sistemas internos.

Antes de mais a AIP não é a MESMA, mas um sistema de "células de combustível" de bioetanol, projectada pela empresa Abengoa a partir de tecnologia argentina(sistema de conversão bioetanol-hidrogénio da LPC) e alemã(células de combustível Siemens).

O bioetanol possui uma maior relação energia/volume que o hidrogénio pelo que os S-80 não necessitam de grandes depósitos de combustível para a AIP.

O sistema de combate é desenvolvido pela Lockeed Martin que tb desenvolveu o Subics 900 da classe Virginia, será baseado neste contudo não é igual nem poderia ser dada a diferença enorme entre as duas classes, começando pelo tamanho. Aliás o projecto terá a participação da Indra e da Faba.

O sonar é desenvolvido pela EDO, também americana

Os submarinos poderão ser armados com mísseis harpoon e torpedos, e eventualmente com o tomahawk.
Título:
Enviado por: NVF em Março 29, 2006, 08:09:52 pm
Finalmente alguem esclareceu cabalmente este assunto, com detalhe e sem preconceitos. Faz toda a diferenca uma explicacao bem fundamentada versus uma do tipo "e' assim porque e".

Obrigado balburdio.
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Maio 03, 2006, 08:10:36 am
É engraçado que no site

http://www.deagel.com/pandora/scorpene- ... 84003.aspx (http://www.deagel.com/pandora/scorpene-basic-aip_pm00184003.aspx)

Refiram que a espanha vai construir 4 scorpene  AIP

Citar
The modular Scorpene-class submarines feature reduced acoustic emissions for stealth, integrated weapon system to achieve improved performance over previous generations, and automated systems to reduce the crew requested to operate the vessel. The Mesma Air Independent Propulsion (AIP) system, provided to the Scorpene submarines, extends the submerged endurance 3 to 4 times.

Chile and Malaysia have ordered two Scorpene submarines each. The Malaysian Scorpenes will be delivered in 2007 and 2008, and the Chilean in 2005 and 2007. O'Higgins class is the Chilean designation for the Scorpene-class submarines. India and Spain could be the next export customers for the Scorpene submarine with 6+6 and 3 vessels expected respectively. As of 2004, Spain signed up for four firm boats to be built by IZAR.

Each Scorpene submarine features six 533mm bow located torpedo tubes with 18 weapons between torpedoes, mines (up to 30) and missiles. The Scorpene's torpedo tubes are compatible with F17 and Mk48 torpedoes and Exocet missiles. These submarines can perform anti-submarine warfare (ASW), anti-surface warfare (ASuW), reconnaissance and intelligence, mine laying and special operations missions.

The Scorpene Basic-AIP has been designed to perform a wide range of missions with a secondary Mesma AIP propulsion system for extended submerged endurance.

In 2003 the Spanish government ordered 4 Scorpene-AIP submarines worth €1,756 million under S-80 program to be built by IZAR. The Spanish Navy will replace current Agosta-class submarine fleet with four S-80 submarines.

In early January 2006, Lockheed Martin was awarded a contract by Avantia for the development in partnership with other Spanish industrial leaders of an advanced combat system for the Spanish Navy's S-80A diesel submarines which would be built by Avantia. Lockheed Martin was responsible for the development of core combat system as a partner
Título: Crucero de Despedida del Submarino Marsopa S 63
Enviado por: benjamin em Junho 21, 2006, 03:23:13 pm
Saludos a todos. El Marsopa llegó a Ceuta el 07-03-2006, procedente de Melilla y con destino a Lisboa.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg147.imageshack.us%2Fimg147%2F190%2Fsubmarinoclasedelfnmarsopas63e.th.jpg&hash=8b4dda9ccecd82c0e7265816c6aeb50a) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg61.imageshack.us%2Fimg61%2F190%2Fsubmarinoclasedelfnmarsopas63e.th.jpg&hash=824e57be0442b6f9eed8a29e24ecb4ad) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg528.imageshack.us%2Fimg528%2F7453%2Fsubmarinoclasedelfnmarsopas63e1.th.jpg&hash=a1bada5e857d114ce43a11bf48dba995) (http://http)
Título:
Enviado por: SSK em Junho 29, 2007, 05:07:35 pm
E por cá passou e se depediu da Marinha Portuguesa com esta passagem pela BNL...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg144.imageshack.us%2Fimg144%2F5186%2F031306095yw1.th.jpg&hash=ec4c95eefd1d362596fea01305e6328a) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg45.imageshack.us%2Fimg45%2F2160%2F031306073lk1.th.jpg&hash=8e67fe8d5b47a480e2bb4cd4cb62346b) (http://http)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg263.imageshack.us%2Fimg263%2F201%2F031306119br0.th.jpg&hash=2f7a8ee6199c169e6260dc849a39b3bb) (http://http)