KC-390 na FAP

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2910 em: Outubro 17, 2023, 10:29:33 pm »
NOTA:

Cada KC390 vendido dá trabalho á Indústria Aeronautica portuguesa.
Portugal tem todo o interesse em manter relações estreitas com a EMBRAER.
Isso inclui a compra e utilização do Super Tucano.
Aliás: Se o Brasil não tivesse metido na cabecinha que é um BRIC, já teria dado uns quantos ST á Ucrânia, eles teriam já encontrado uma função para eles ... e as vendas estariam a ser negociadas com países europeus.

Contrastar isto com, por exemplo, a compra de F-35.
As contrapartidas serão...   pesadelos na manutenção.

SAAB Gripen... aí a conversa poderia ser outra...

p.s.
Se o KC390 é tão mau como muitos aqui no FD fazem parecer, então já há uns quantos de paises que podemos classificar como BURROS.

O KC não é mau. O KC é caro. Quando Portugal entrou no programa, o custo unitário estava previsto como a rondar os 60 milhões, e desde aí foi subindo, passando pelos 70... 80... 90... e hoje, ultrapassa os 100 milhões/unidade. De frisar que um dos aspectos mais atractivos do KC-390, e uma das principais razões para termos entrado no programa, era prometer um custo por avião inferior ao C-130, e metade do A-400. Agora vamos a ver, e poupa-se cerca de 20-30% face ao A-400, que é mais capaz.

No fim de contas, vamos gastar um valor superior a 800 milhões de euros, o que o tornará no segundo programa mais caro da história das FA portuguesas (penso que, que não me lembro de mais nenhum mais caro), a seguir aos submarinos. É grave, num país com tantas lacunas, o segundo programa mais caro das FA, ser em aeronaves de transporte! Não sei o valor da compra dos 20 F-16 originais, e poderá ser um dos poucos candidatos a ultrapassar em custos a compra dos KC, mas se calhar nem assim.

Com a agravante dos custos unitários dos KC-390, nós, mesmo vendo que a Embraer estava a pedir muito mais por cada avião, não fomos capazes de reduzir a encomenda (cortando 2 unidades, era uma poupança de ~220 milhões, que dava para outros programas), já que íamos estar a modernizar C-130 em simultâneo.

Saab Gripen seria uma péssima aquisição. Valor de compra idêntico ao do F-35, para um caça que vai ficar para trás tecnologicamente a partir das décadas de 40 em diante. Se é para gastar muito dinheiro, que se compre o melhor possível, e isso é ou F-35, ou FCAS ou GCAP.
Além de que, quase ninguém na NATO os vai usar, logo as facilidades de manutenção e sobretudo na obtenção de sobressalentes, poderão favorecer o F-35.

Se os ST fossem para a Ucrânia, quem diz que não eram todos abatidos? Se os bem mais robustos, mais rápidos e poderosos SU-25 são abatidos com alguma frequência, mesmo voando bem baixinho, o que iria acontecer com o comparativamente frágil ST?

Entretanto os países europeus não querem aeronaves COIN, querem caças topo de gama, com um maior nível de sobrevivabilidade em ambiente contestado, e drones armados.
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2911 em: Outubro 17, 2023, 11:13:19 pm »
A possivel compra do A29 N Super Tucano sera sempre para em primeiro lugar Treino Avançado, depois o mesmo podera ser usado para apoio e ataque leve como era suposto fazer com o Alfajet, com a diferenca que o custo hora voo ser mais barato, e a manutenção é facil...portanto nao vejo aqui nada de estranho.
« Última modificação: Outubro 18, 2023, 02:17:52 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2912 em: Outubro 17, 2023, 11:44:53 pm »
O nome do programa (e a forma como é mencionado nas notícias desde que foi adicionado à LPM) indica o contrário, que primeiramente a intenção é comprar uma aeronave para CAS/COIN, e "nos tempos livres" treino. Continua a ser uma compra sem nexo, estar a esbanjar dinheiro em aeronaves COIN a hélice, quando há outras prioridades, e outras formas de o fazer usando meios mais versáteis.

Aquilo que quero ver, é qual o impacto que terá no investimento da frota de F-16, e de onde vão arranjar pessoal para ter os ST como aeronaves de combate e não apenas de treino.
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2913 em: Outubro 18, 2023, 12:08:07 am »

O KC390 é caro porque ainda só foram produzidos 5 ou 6.

Se até lá forem encomendados mais 200, o nosso 5º vai custar bastante menos que o 1º.

Não foi assim com o F35?
Não é assim com todo o material militar?
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2914 em: Outubro 18, 2023, 12:27:19 am »
Depende do programa militar. Muitos contabilizam os custos de desenvolvimento, outros não. No nosso caso, devemos pagar o valor que está contratualizado, portanto terão todos os 5 o mesmo preço.

Se houver de facto uma redução de preço do KC, ainda menos sentido faz comprar logo 5 de uma vez, se mais tarde vão ficar mais baratos, sendo preferível comprar em 2 ou 3 "batches".
 

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MATRA

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2915 em: Outubro 18, 2023, 09:29:33 am »

O KC390 é caro porque ainda só foram produzidos 5 ou 6.

Se até lá forem encomendados mais 200, o nosso 5º vai custar bastante menos que o 1º.

Não foi assim com o F35?
Não é assim com todo o material militar?

O nosso lote de KC390 tem um valor contratualizado que se irá manter até ao final, as oscilações serão essencialmente cambiais.  Se a produção ficar mais barata e Portugal resolver adquirir mais unidades, aí sim, poderia beneficiar desses valores.

É isso que acontece com o F35 e tantos outros programas, os novos valores, refletem-se nas novas encomendas.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2916 em: Outubro 18, 2023, 11:54:53 am »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2917 em: Outubro 18, 2023, 11:58:00 am »
É HOJE É HOJE

https://twitter.com/joaopeniche1/status/1714578704020500857

Já vem para estar completamente operacional ao serviço da FAP ou ainda faltam etapas?
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2918 em: Outubro 18, 2023, 02:26:18 pm »
Vem para ficar de vez amanha ja estara na BA 11 o primeiro dos cinco, o segundo tambem ja se encontra em avancado estado  de fabricação possivelmente sera entregue em 2024 e  ate 2027 estarao todos os 5 em serviço na FAP, isto obviamente nao haver algum problema.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2919 em: Outubro 18, 2023, 02:35:54 pm »
Já vem para estar completamente operacional ao serviço da FAP ou ainda faltam etapas?

Neste momento está no Sal, em Cabo Verde. Resta aguardar para saber se fica lá esta noite, ou se descola ainda hoje para Beja (além do reabastecimento, estarão a ser verificadas/estudadas as condições atmosféricas, provavelmente devido à depressão Aline).

Nos sites de acompanhamento de voo já surge apenas como "29601", um indício que poderá significar que a aeronave estará pronta a entrar ao serviço na FAP, faltando depois apenas a cerimónia oficial.
« Última modificação: Outubro 18, 2023, 02:37:45 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2920 em: Outubro 18, 2023, 03:12:54 pm »
Já vem para estar completamente operacional ao serviço da FAP ou ainda faltam etapas?

Neste momento está no Sal, em Cabo Verde. Resta aguardar para saber se fica lá esta noite, ou se descola ainda hoje para Beja (além do reabastecimento, estarão a ser verificadas/estudadas as condições atmosféricas, provavelmente devido à depressão Aline).

Nos sites de acompanhamento de voo já surge apenas como "29601", um indício que poderá significar que a aeronave estará pronta a entrar ao serviço na FAP, faltando depois apenas a cerimónia oficial.

Boas CG,  o que eu não entendo é porque o voo não foi directo de por exemplo REC para LPBJ, pois em termos de autonomia em ferry flt dava perfeitamente 6140km vs distância de 5730 km.
Será que tem algum equipamento OB ?

Abraço
« Última modificação: Outubro 19, 2023, 12:39:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2921 em: Outubro 18, 2023, 03:49:51 pm »
Já vem para estar completamente operacional ao serviço da FAP ou ainda faltam etapas?
Nos sites de acompanhamento de voo já surge apenas como "29601", um indício que poderá significar que a aeronave estará pronta a entrar ao serviço na FAP, faltando depois apenas a cerimónia oficial.

Grato.
Estava com "receio" que ainda faltasse alguma certificação/burocracia para poder entrar ao serviço efetivo da FAP.
Mesmo não concordando com o timing da compra por haver prioridades bem mais prementes, é uma bela adição ao inventário da FAP.
Só ficam a faltar 2 A-440M e o refurbishment dos C-295... :mrgreen:
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2922 em: Outubro 18, 2023, 03:50:14 pm »
Já vem para estar completamente operacional ao serviço da FAP ou ainda faltam etapas?
Nos sites de acompanhamento de voo já surge apenas como "29601", um indício que poderá significar que a aeronave estará pronta a entrar ao serviço na FAP, faltando depois apenas a cerimónia oficial.

Grato.
Estava com "receio" que ainda faltasse alguma certificação/burocracia para poder entrar ao serviço efetivo da FAP.
Mesmo não concordando com o timing da compra por haver prioridades bem mais prementes, é uma bela adição ao inventário de transporte aéreo da FAP.
Só ficam a faltar 2 A-440M e o refurbishment dos C-295... :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 18, 2023, 04:43:14 pm por Mentat »
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2923 em: Outubro 18, 2023, 04:31:25 pm »
O status da aeronave é de entregue pela fabricante para a FAP.
Bons ventos, sempre!
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2924 em: Outubro 18, 2023, 04:39:02 pm »
Boas CG,  o que eu não entendo é porque o voo não foi directo de por exemplo REC para LPBJ, pois em termos de autonomia em ferry flt dava perfeitamente 6140km vs distância de 5830 km.
Será que tem algum equipamento OB ?

Abraço

Boa pergunta, meu querido amigo. Provavelmente trará algo a bordo para lá da tripulação sim, mas tu és uma F.B.I. que provavelmente até saberá bem mais do que eu. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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