Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"

  • 996 Respostas
  • 348500 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8638
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6478
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #600 em: Setembro 19, 2017, 02:35:24 pm »


disse me um passarinho que em breve surgirão boas noticias!
Um bushmaster de 20mm e um mastro com uma FLIR na extremidade em vez daquele radar manhoso?  ;D Ver para crer se o passarinho não se despenha...  ;)

Cumprimentos

A foto que o P44 colocou faz com que se fique com a sensação de que se trata mais de um navio de apoio do que um patrulha.  ::)

Sim, é melhor não falar muito ou o passarinho assusta-se e voa.  ;D
Faz-me muito mais sentido como navio de apoio do que patrulha. Aliás o saudoso Schultz Xavier também fazia SAR e Patrulha Marítima e não precisava daquele penduricalho à proa. A própria aparência sem aquela coisa frontal e com um mastro de jeito fazia do S.X. um navio bem mais apelativo à visão de qualquer aficionado das lides marinhas (quando era preciso lá vinham as duas HK e pronto, nada de inventar cenas soldadas à pressa) .  ;)



Saudações
« Última modificação: Setembro 19, 2017, 02:37:18 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #601 em: Setembro 20, 2017, 08:56:19 am »
É desta que vêm as peças do Yamato

quase, ao que parece haverá uniformidade de sistemas entre os NPO e os Tejo
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #602 em: Setembro 20, 2017, 10:38:11 am »
É desta que vêm as peças do Yamato

quase, ao que parece haverá uniformidade de sistemas entre os NPO e os Tejo

Oh! O meu fisguitas  :-\ :(
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8638
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6478
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #603 em: Setembro 20, 2017, 10:50:30 am »
É desta que vêm as peças do Yamato

quase, ao que parece haverá uniformidade de sistemas entre os NPO e os Tejo
Vamos lá fazer contas. Se duas Marlin foram 4 milhões, a marinha agora vai gastar no mínimo 12 milhões ( contanto também com os dois npo em construção, sendo que se vier o quinto Tejo serão mais 2 milhões passando o total a 14 milenas)? Acho muita fruta (mas oxalá aconteça)...  8)

Citar
https://www.publico.pt/2013/10/18/politica/noticia/navios-patrulha-da-marinha-recebem-armamento-de-4-milhoes-de-euros-1609610

Uma Bushmaster que custa 1,2 milhões já não era má...  ;D


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5374
  • Recebeu: 4008 vez(es)
  • Enviou: 9939 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #604 em: Setembro 20, 2017, 01:25:53 pm »
Não te esqueças que havia 6 milhões por navio alocados à modernização das Fisgas que, obviamente, não foram gastos na totalidade. Se fizerem um contrato de aquisição decente com a Leonardo consegue-se adquirir as Marlin por menos de 2 milhões por unidade. Talvez alguém esteja a pensar em grande e se tenha decidido incluir as Marlin na negociação para aquisição dos Koala para a FAP? Nah, isso já seria demais para o pessoal do Restelo.
Talent de ne rien faire
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5847 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #605 em: Setembro 20, 2017, 08:34:26 pm »


disse me um passarinho que em breve surgirão boas noticias!

Foram libertadas verbas para um corta-unhas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #606 em: Setembro 20, 2017, 10:31:58 pm »


disse me um passarinho que em breve surgirão boas noticias!

Foram libertadas verbas para um corta-unhas?
Não se sei responder, apenas  sei que há interesse em efetuar  a compra de equipamentos  similares para as duas classes.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 609
  • Recebeu: 182 vez(es)
  • Enviou: 34 vez(es)
  • +43/-11
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #607 em: Setembro 20, 2017, 11:09:14 pm »


disse me um passarinho que em breve surgirão boas noticias!

Foram libertadas verbas para um corta-unhas?
Não se sei responder, apenas  sei que há interesse em efetuar  a compra de equipamentos  similares para as duas classes.

A mim disse-me uma avezinha que os 2 NPO em construção serão equipados de outras tantas .50.....  ;D :o :G-bigun: :G-bigun:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #608 em: Setembro 20, 2017, 11:12:10 pm »


disse me um passarinho que em breve surgirão boas noticias!

Foram libertadas verbas para um corta-unhas?
Não se sei responder, apenas  sei que há interesse em efetuar  a compra de equipamentos  similares para as duas classes.

A mim disse-me uma avezinha que os 2 NPO em construção serão equipados de outras tantas .50.....  ;D :o :G-bigun: :G-bigun:

é verdade

Aqui fica o que vai equipar os NPOs

Citar
Fittings include a Leonardo Medusa MK4/B electro-optical fire control system; iXblue Quadrans inertial navigation system; Palfinger FRSQ 600 and FRSQ 700 rescue boats; EID’s integrated communications system; Wärtsilä propulsion; Furuno Electric's FAR-3230 F-band and FAR-3220 I-band navigation radars; a 30 mm Leonardo MARLIN WS remote weapon station; and the EDISOFT/Rolls-Royce integrated platform management system.
janes.com
« Última modificação: Setembro 20, 2017, 11:16:24 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Stalker79

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2475
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3121 vez(es)
  • +572/-75
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #609 em: Setembro 21, 2017, 05:47:53 pm »
Citar
Aqui fica o que vai equipar os NPOs

Citar
Fittings include a Leonardo Medusa MK4/B electro-optical fire control system; iXblue Quadrans inertial navigation system; Palfinger FRSQ 600 and FRSQ 700 rescue boats; EID’s integrated communications system; Wärtsilä propulsion; Furuno Electric's FAR-3230 F-band and FAR-3220 I-band navigation radars; a 30 mm Leonardo MARLIN WS remote weapon station; and the EDISOFT/Rolls-Royce integrated platform management system.
janes.com

Assim de repente: que alterações em relação aos já existentes? Radares? que, pelo que entendo, continuam a ser do segmento "mercantes civis" e sem capacidade de "vigilância"?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #610 em: Setembro 21, 2017, 07:49:19 pm »
Citar
Aqui fica o que vai equipar os NPOs

Citar
Fittings include a Leonardo Medusa MK4/B electro-optical fire control system; iXblue Quadrans inertial navigation system; Palfinger FRSQ 600 and FRSQ 700 rescue boats; EID’s integrated communications system; Wärtsilä propulsion; Furuno Electric's FAR-3230 F-band and FAR-3220 I-band navigation radars; a 30 mm Leonardo MARLIN WS remote weapon station; and the EDISOFT/Rolls-Royce integrated platform management system.
janes.com

Assim de repente: que alterações em relação aos já existentes? Radares? que, pelo que entendo, continuam a ser do segmento "mercantes civis" e sem capacidade de "vigilância"?

Os radares e os sensor electro-óptico são diferentes, os instalados anteriormente eram da Kelvin Hugues e SAGEM (Grupo SAFRAM). respectivamente. O sistema de navegação também me parece que era da K.Hugues.
Os radares são civis mas modernos
http://www.furuno.com/files/Brochure/105/upload/far-3000.pdf
O sensor destina-se principalmente ao controlo de tiro e secundáriamente a missões de vigilância. Como é da Leonardo não deverá dar qualquer problema de integração com as Merlin e teoricamente irá dar uma instalação mais barata embora com os italianos se quiserem economias é melhor esperarem sentados
http://www.leonardocompany.com/documents/63265270/65922932/Medusa_MK4B_LQ_mm07983_.pdf?download_file

Em termos do uso operacional dos navios não vai atrasar nem adiantar nada, talvez com a excepção de sobressalentes para os radares Furuno serem muito mais fáceis de arranjar.

Para quem não tiver a paciência  de ir procurar o que mais necessite nas 268 páginas de posts no assunto NPO2000 provavelmente o artigo do OPERACIONAL http://www.operacional.pt/uma-manha-no-%E2%80%9Cviana-do-castelo%E2%80%9D-ii/ ou do
barco à vista https://barcoavista.blogspot.pt/2009/07/navios-de-patrulha-oceanico-classe.html poderá ajudar.

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #611 em: Setembro 22, 2017, 05:55:04 pm »
Afinal os meus fisguitas devem continuar iguais..

O que o Estado comprou foi mais 2 30MM para os NPO's

Citar
O governo autorizou a aquisição, através da agência de compras da NATO, de dois sistemas de armas e sensores eletrónicos para os dois navios patrulha oceânicos (NPO) em construção, no valor de 6.500 milhões de euros.

 
Segundo um despacho de 4 setembro, hoje publicado, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, entregou à NSPA (Nato Suport and Procurement Agency) a compra dos sistemas eletrónicos e de artilharia, incluindo manuais, formação e instalação para equipar os Navios de Patrulha Oceânicos da classe Viana do Castelo.

O montante máximo autorizado, 6.500 milhões de euros, "inclui os 'fees' [pagamento] a pagar à NSPA pelos serviços de 'procurement', bem como eventuais impostos que venham a incidir sobre esta aquisição", refere o despacho.

No despacho, o ministro justifica a opção pela NSPA referindo que aquela agência de compras permite "satisfazer a aquisição de material de guerra, com a economia de tempo, segurança, confidencialidade e qualidade".

Segundo o governo, a NSPA permite "um célere e seguro acesso ao mercado internacional e uma potencial integração de requisições de vários países" e satisfaz a "procura concorrencial no mercado respetivo".

Quanto ao equipamento a adquirir, Azeredo Lopes refere a necessidade de garantir "a uniformização logística e conhecimento técnico e operacional do sistema já existente na Marinha".

A Marinha conta receber o segundo par de navios de patrulha oceânicos, em construção nos estaleiros WeastSea, em Viana do Castelo, até ao final de 2018. Cada navio ronda um investimento público de 35 milhões de euros, segundo afirmou o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, em janeiro passado.

Fonte: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/governo-compra-sistemas-de-armas-para-os-npo-viana-do-castelo-no-valor-de-6-500-milhoes-de-ano
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5847 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #612 em: Setembro 22, 2017, 07:08:36 pm »
Vá lá, melhor que nada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18177
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 5847 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #613 em: Setembro 23, 2017, 12:10:31 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #614 em: Setembro 23, 2017, 07:03:27 pm »