Caro Rui Elias,
Tratando-se o NH-90 de um aparelho médio, e sendo o CH-47 pesado, não vejo qual a razão da sua questão... O NH-90 será adquirido para substituir a frota de UH-1 que actualmente equipa as FAMET. Dadas as capacidades acrescidas, irá também complementar, e em alguns casos substituir, a frota mais antiga de SA-330 actualmente ao serviço do EdA.
Curiosamente, a noticia apresentada por nestor refere a existência na frota espanhola de Super Frelon e Lynx. Mais uma vez estamos perante um erro cometido pela imprensa "especializada", pois estas duas aeronaves não pertecem ao efectivo espanhol (a Armada está equipada com SH-60, AB212, SeaKing, MD500).
Relativamente ao Lynx da Armada, posso informá-lo que a informação que apresentou não está correcta: os Lynx estão plenamente operacionais na Armada, não havendo qualquer porblema com a cadeia de logistica como erradamente apontou. Aliás, ainda há pouco tempo foi possível destacar dois na NRP Corte Real para um exercicio internacional no Norte da Europa.
Ainda em relação à Armada, não compreendo a sua repetida sujestão no sentido da substituição prematura do Lynx. Trata-se de uma aeronave soberba, com capacidades em termos de velocidade e manobrabilidade inigualáveis por nenhuma outra aeronave de asa móvel, para nem falar das caracteristicas operacionais ideais para operar a partir de navios de pequena e média tonelagem em condições de mar muito adversas (situação de operação típica na Armada, quer nas VdG, quer nos futuros NPO).
Sem mais,
dmbc