Aqui se põe (mais uma vez) completamente a descoberto a má gestão feita anteriormente pelos ENVC. A terem as tais oficinas cobertas e não utilizarem é algo que não consigo compreender, além de tornarem os trabalhos mais demorados davam piores condições de trabalho aos funcionários.
Tal má gestão séria por incompetência ou propositada?
Caro Edu
A nova oficina de blocos foi contrapartida dos submarinos nunca foi utilizada pelos ENVC porque depois de concluida nunca mais houve navios para construir.
Era para ser usada a primeira vez na construção dos asfalteiros, o que nunca veio a acontecer,
O ICE 1A+ certamente terá melhor conhecimento sobre isto que eu. Mas eu tinha ideia de já aqui se ter falado no forum à uns anitos da tal oficina de blocos e que a mesma esteve muito tempo armazenada sem uso. Agora também não sei se entre a altura que chegou a Portugal e hoje não tinha havido navios para construir que justificassem a sua montagem.
Caro NVF, longe de mim dizer que tudo o que é estatal é mau. Muito pelo contrario, eu até sou daqueles que defende que muitas empresas estratégicas deveriam de estar na orbita do estado. Acontece que verificamos que muitas delas de facto quando estão no estado dão prejuízo, assim que se tornam privadas aparecem os lucros milionários. E isto a mim só me mostra uma coisa, corrupção e gestão danosa propositada.
Caro Edu
Montar esta oficina foi um verdadeiro desafio.
Ela foi sendo montada consoante o orçamento para investimentos disponível no estaleiro.
O maior desafio foi a inexistencia de qualquer desenho qualquer plano ou projeto!
Á falta dos desenhos originais quem a desmontou na Alemanha nao teve o cuidado de os fazer e de catalogar as peças, denotando completo desleixo e negligencia pelo que edtava a fazer, foi uma empresa Alemã contratada e paga pelos ENVC. que fez esse serviço.
Esteve muito tempo armazenada na Alemanha num pavilhão alugado pelos ENVC numa zona industrial, ate os ENVC terem dinheiro para a transportar para Portugal.
Quando chegou aos ENVC era uma montanha de ferros! um verdadeiro monte de sucata , não havia uma única peça catalogada.
Imaginem o porao de um navio de 100 metros cheio de ferros e chapas! a monte sem qualquer ordem, foi assim que a oficina chegou aos ENVC.
A montagem de um puzzle é a comparação mais adquada.
Não tinha WC,s linhas de agua, linhas de esgoto para aguas contaminadas, etc etc
Quando a Martifer assumiu os ENVC havia muita coisa por fazer ainda e pelo que me contam chuvia la dentro as pontes rolantes nao funcionávam....
A martifer investiu dinheiro para a tornare operacional
junto com essa oficina chegou tambem outra de pintura e decapagem e duas gruas que chegaram no mesmo estado!
Muito outro material nao pode ser aproveitado tal a degradação em que se encontrava.
Ao estado (ENVC) podemos apontar a falta de investimento para montar a oficina! apesar de tudo se tem havido dinheiro ela poderia ter sido montada de forma mais rápida. e nao em regime conta gotas