O ERJ-145 é um excelente avião e ainda vigente, a Embraer faz a manutenção dessas aeronaves para a FAB, tanto as do transporte executivo como dos modelos militares E-99 e P-99, a FAB tem nove aeronaves desse modelo de busca radar e varredura de terra e mar.
Este avião é o sucessor do Emb-120 Brasília, e foi um dos maiores sucessos de venda da Embraer, foi o pioneiro de toda a linha dos modernos Ejets e aviões comerciais da Embraer, ainda que sua produção tenha sido desprogramada para dar lugar a aviões maiores e mais modernos, ainda é um avião muito útil e vigente.
Além desse modelo e entre outros como os Legacy, a FAB também emprega o E-190 como avião de transporte executivo, um deles serve ao vice presidente da república, um desses E-190 foi batizado com o nome do padre jesuíta português Bartolomeu de Gusmão.
Sobre Portugal querer empregar modelos AEW como os E-99 e P-99 da FAB, caso seja de interesse, o melhor seria esperar mais um pouco pelo novo radar pedido pela FAB a SAAB, maior e mais potente que será instalado nos novos modelos E-190E2, muito maior autonomia e maior capacidade e alcance de detecção, já que o interior do E-190 é maior e pode abrigar mais baterias para gerar energia, além de mais tanques de combustível.
O trabalho de integração dos sistemas poderia ser feito em Portugal mesmo.
Foi um P-99 da FAB que encontrou a uma hora da manhã os destroços do voo AF-447 da Air France que caiu próximo a Fernando de Noronha.