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Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 06:58:28 pm »
Beja Air Show 2024
Base Aérea N.º 11 (BA11)
1 e 2 de junho

https://www.emfa.pt/p-1075-beja-air-show

Presenças:
• Mirage 2000 Couteau Delta – Armée de l'air et de l'espace (França)
• Saab JAS 39 Gripen – Magyar Légierő (Hungria)
• Northdrop F-5E Tiger II – Patroulle Suisse (Suíça)
• Eurofighter Typhoon – Ejército del Aire y del Espacio (Espanha)
• CASA C-101 Aviojet – Patrula Aguila (Espanha)
• Yakovlev Yak-52 – YAKSTARS (Espanha / Portugal)
• Falcons Display Team – Royal Air Force (Reino Unido)
• McDonnell Douglas F-15E Strike Eagle – United States Air Force (EUA)
• General Dynamics F-16 Fighting Falcon – Forțele Aeriene Române (Roménia)
• Embraer A-29A Super Tucano – Força Aérea Brasileira (Brasil)
• Embraer KC-390 Millenium – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Sikorsky UH-60 Black Hawk – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Lockheed Martin F-16M Fighting Falcon – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Leonardo AW119 MkII Koala – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Avions Mudry & Cie CAP 232 – Adwas ujenna ageldan (Marrocos)
• Agusta Bell AB-212 – Österreichische Luftstreitkräfte (Austria)
• Eurocopter AS532 Cougar – Schweizer Luftwaffe (Suíça)
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 06:56:32 pm »
partilha aqui pf
cps
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 06:52:26 pm »
Só os pilotos é que tem esquadra atribuída, os F-16 não, um F-16 de manhã pode ser duma esquadra e à tarde de outra, uma parelha de alerta (QRA), hoje pode ter pilotos da 201 e amanhã pode ter pilotos da 301, mas os aviões podem ser sempre os mesmos uma semana inteira por exemplo.

Mas há algumas células 100% da 201 e outras da 301, não? Afinal de contas, estão pintadas com decorações das mesmas...
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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 06:51:42 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Eu estou a favor da criação duma guarda costeira, ou independente ou sob alçada da GNR, mas dependente do MAI em tempos de paz, e sob o MDN em guerra.
Polícia Marítma, ISN, patrulhas costeiros e lanchas, e helis SAR .

A Marinha fica apenas com as fragatas (idealmente 6), SSKs 2 (eventualmente 4), 2 AORs, os NPOs + crossover/ NavPol, etc. e Fuzos e mergulhadores.

A FAP fica com os 4 Merlin CSAR, o resto vai para SAR, mais outros helis SAR (Koala/ UH-60 possivelmente?)
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 06:37:43 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:



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Exército Português / Re: Missão na Roménia
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 06:33:47 pm »
everyone point and laugh

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Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por raphael em Hoje às 06:30:41 pm »
Provavelmente referia-se às variantes não blindadas. O ST5 é obviamente muito mais pesado.

Garantidamente...

https://weaponsparade.com/weapon/uro-vamtac-st5-bn-3/

Quando forem comparar pesos não esquecer que a proteção balística é à escolha do cliente...logo cuidado com os dados da wiki...

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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 06:06:09 pm »

O filme da coisa


Reparei que por este andar podemos oferecer a frota da Marinha para exercício, mas como alvos. Em troca de lugares a bordo para comodoros
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 05:55:57 pm »
Isso quer dizer um mínimo dos mínimos de duas parelhas, uma de cada Esquadra, ou duas de cada?

O normal é enviarem um destacamento de 4 F-16 com apoio de terra. O mínimo é menos que isso, 2 ou 3 e por vezes acordarem apoio de terra de outros países EPAF, mas como os EPAF já largaram os F-16 e isto até parece ser um exercicio importante, acredito que enviem os 4 F-16 com apoio dedicado. É que enviarem menos aviões e sem pessoal de terra dedicado, aumenta a probabilidade de em caso de alguma avaria, falhar a participação em alguma parte do exercicio, assim com 4 aviões e pessoal próprio, fica quase garantido a 100% que se faz o exercicio todo.

Só os pilotos é que tem esquadra atribuída, os F-16 não, um F-16 de manhã pode ser duma esquadra e à tarde de outra, uma parelha de alerta (QRA), hoje pode ter pilotos da 201 e amanhã pode ter pilotos da 301, mas os aviões podem ser sempre os mesmos uma semana inteira por exemplo.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 05:52:38 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
Se o AIM-9L conseguir "cheirar" o calor do motor do drone sim facilmente consegue o abate!
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