Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Edu

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #960 em: Março 24, 2015, 01:29:33 pm »
Portanto, no fim destas compras, vendas e actualizações quantos F-16s e de que versão irá a Força Aérea Portuguesa ter nos próximos anos?
 

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Duarte

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #961 em: Março 24, 2015, 03:02:46 pm »
Ficamos com 30 salvo erro..
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 
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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #962 em: Março 26, 2015, 12:49:22 pm »
Há aqui uma coisa que me chama a atenção... os americanos deram esses 3 F16, certo?
Então e que tal, aproveitar as Lajes para fazer um negóciozito? Isto é, acho que não nos dão dinheiro directamente, nem nos "pagam" de outra forma... então e se fosse chegado a um acordo para nos fornecerem, sem custos, F16 "armazenados" e nós, com os mesmos, fazer uma modernização para países que queiram adquirir? Só nos custaria mão de obra, mas com isto, mantinha-se o pessoal que fez durante largos anos o MLU aos nossos, e ainda ganhava-se dinheiro a vender os MLU por encomenda... Há tantos países com vontade de substituir os seus caças, a Argentina anda a encomendar caças chineses, será que não prefeririam algo ocidental e com garantia e não "Made in China"? E quantos outros países da América Latina precisam de novos caças? Quantos países de África? E da Europa de Leste que se viraram para a Nato? Oportunidades de negócio não devem faltar, e com o dinheiro proveniente disso, podia fazer parte das futuras LPMs, onde seria utilizado para a substituição dos All3, e outros projectos de reequipamento, e mais tarde para a substituição dos próprios F16, ajudando a pagar parte da despesa.
 

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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #963 em: Março 26, 2015, 12:57:10 pm »
Citação de: "dc"
Há aqui uma coisa que me chama a atenção... os americanos deram esses 3 F16, certo?
Então e que tal, aproveitar as Lajes para fazer um negóciozito? Isto é, acho que não nos dão dinheiro directamente, nem nos "pagam" de outra forma... então e se fosse chegado a um acordo para nos fornecerem, sem custos, F16 "armazenados" e nós, com os mesmos, fazer uma modernização para países que queiram adquirir? Só nos custaria mão de obra, mas com isto, mantinha-se o pessoal que fez durante largos anos o MLU aos nossos, e ainda ganhava-se dinheiro a vender os MLU por encomenda... Há tantos países com vontade de substituir os seus caças, a Argentina anda a encomendar caças chineses, será que não prefeririam algo ocidental e com garantia e não "Made in China"? E quantos outros países da América Latina precisam de novos caças? Quantos países de África? E da Europa de Leste que se viraram para a Nato? Oportunidades de negócio não devem faltar, e com o dinheiro proveniente disso, podia fazer parte das futuras LPMs, onde seria utilizado para a substituição dos All3, e outros projectos de reequipamento, e mais tarde para a substituição dos próprios F16, ajudando a pagar parte da despesa.
Vindo dos EUA, sendo EUA e tendo equipamento EUA, só se pode exportar para qualquer lado com autorização americana. A titulo de exemplo:
Citar
Venezuela - 24 aeronaves (vetado). Em 11 de janeiro de 2006, o Governo norte-americano vetou a venda de 24 unidades do Super Tucano à Venezuela. O Governo dos EUA tem o poder de veto nas vendas de qualquer equipamento militar que conte com tecnologia norte-americana. Neste caso, o Super Tucano conta com sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice, além de outros sistemas de origem norte-americana http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314_Super_Tucano

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Oktarnash

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #964 em: Março 26, 2015, 03:14:57 pm »
Modernização da Força aerea, deveria ser a mais importante, aviões de combate, sao mais ou menos os mais cost effective.
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #965 em: Abril 02, 2015, 07:19:44 pm »
Citar
defensa.com) El fabricante aeronáutico portugués OGMA - Industria Aeronáutica de Portugal (constituido por la brasileña Embraer y el holding de industria de defensa portugués EMPORDEF) inició los trabajos de modernización de tres cazas Lockheed Martin F-16A Block 15 Fighting Falcon para la Fuerza Aérea Portuguesa (FAP). Las tres aeronaves serán modernizadas a la versión F-16AM y entregadas a la FAP hasta 2017.

Estas aeronaves, retiradas del servicio y estacionadas en el  309º AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group) de la Base Aérea Davis-Monthan de la Fuerza Aérea  de Estados Unidos, fueron cedidas a Portugal a través del programa EDA (Excess Defense Articles). Portugal apenas corrió con los gastos asociados a la preparación y transporte de las aeronaves. La FAP también participará en la modernización de los F-16 para la configuración de actualización de media vida o MLU (Mid Life Update).

La versión del F-16AM portuguesa introduce  entre otras tecnologías un nuevo  computador modular de misión; actualización del radar para la versión APG-66(V)2; sistema de enlace de datos del tipo Link 16; capacidad de identificación amigo-enemigo en modo 5; el paquete JHCMS (Joint Helmet Mounted Cueing System) con sistema integrado de detección de objetivos; y capacidad de emplear misiles aire-aire AIM-120C5 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile); sistema de gestión de medios de guerra electrónica; pantallas digitales multifunción; sistema guiado de precisión; sistema de navegación y puntería AN/AAQ-28(V) LITENING; y modificaciones estructurales y mejoras del  motor.

Los escuadrones  201 "Falcões" y 301 "Jaguares" de la FAP operan hoy 39 cazas F-16AM/BM desde la  Base Aérea Nº5 en Monte Real. Ambos realizan operaciones de  lucha aérea defensiva y  ofensiva y misiones de apoyo a  fuerzas terrestres y marítimas. Portugal recibió de Estados Unidos entre 1994 y 1996 un total de 20 cazas nuevos F-16A/B Block 15 OCU (Operational Conversion Unit) en el marco del programa Peace Atlantis I (17 monoplazas F-16A Block 15 OCU y 3 biplazas F-16B Block 15 OCU) y entre 2004 y 2008 un total de 25 células (21 F-16A Block 15 OCU e 4 F-16B Block 15 OCU) usadas de la EDA (Excess Defense Articles), en el marco del programa Peace Atlantis II, para sustituir los A-7P/TA-7P Corsair II. Fueron modernizadas 40 unidades por la FAP en asociación con OGMA y de ellas 39 se integran hoy en los escuadrones 201 "Falcões" y 301 "Jaguares"

Las tres unidades sustituirán igual número de cazas F-16AM, que integran un contrato suscrito con Rumanía en 2013 para el suministro de 12 cazas modernizados del lote Peace Atlantis II y servicios asociados a la Fuerza Aérea de Rumanía. A partir de septiembre de 2016 y hasta 2017, Portugal entregará a ese país 9 F-16AM y 3 F-16BM que sustituirán a los MiG-21 LanceR.

http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15181:la-fuerza-aerea-de-portugal-moderniza-tres-cazas-f-16-procedentes-de-excedentes-de-la-fuerza-aerea-de-eeuu&catid=57:otan&Itemid=186
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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P44

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #966 em: Abril 02, 2015, 07:34:05 pm »
39-12+3 =30

Quer dizer que ficaremos no futuro com 30 F-16?
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #967 em: Abril 02, 2015, 07:49:06 pm »
Citação de: "P44"
39-12+3 =30

Quer dizer que ficaremos no futuro com 30 F-16?

Parece que sim, parece que vamos ter uma redução de 33 para 30.
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night_runner

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #968 em: Abril 02, 2015, 08:07:45 pm »
Citação de: "nelson38899"
Parece que sim, parece que vamos ter uma redução de 33 para 30.
A meta sempre foi os 30, nunca 33. Das 40 aeronaves previstas, dez foram colocadas à venda. Entretanto uma caiu e ficaram nove para dispensar. Os romenos não faziam negócio só para nove F-16 e aí apareceu a solução americana destas três aeronaves para que a venda se pudesse confirmar e a FAP mantivesse 30 aeronaves no inventário.
 
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Nuno

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #969 em: Abril 03, 2015, 12:52:40 pm »
Então vamos ficar com 32 F16, 29 F16AM e 3 F16BM ?

  Descontando dos 45 recebidos no total, 4 retirados/destruidos mais os 12 vendidos para a Romenia acrescentando o 3 que em dos USA.


  Informação tirada de :http://pt.wikipedia.org/wiki/F-16_Fighting_Falcon

 

  Já agora , cerca de 30 F16 para quantos pilotos  ????
 

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night_runner

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #970 em: Abril 04, 2015, 01:11:26 am »
Camarada Nuno,

20 F-16 Peace Atlantis I:
1 acidentado (15111)
19 convertidos
Total: 19

25 F-16 Peace Atlantis II
2 em exposição
2 reposição peças/GI
21 convertidos
1 acidentado (15140)
Total: 20

19+20 = 39 - 12 para a Roménia = 27 + 3 (ex-EUA) = 30
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #971 em: Abril 10, 2015, 12:46:05 am »
simulador de voo da Fap



fonte

http://issuu.com/halldale/docs/mst_34_2013?e=1283403/4262773

não vi nem o simulador da marinha, nem dos outros aviões da FAP.
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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #972 em: Abril 16, 2015, 10:19:30 pm »
Citar
O Conselho de Ministros aprovou uma despesa de 16 milhões de euros até 2018 para a sustentação logística do sistema de armas dos caças F-16, da Força Aérea Portuguesa.

"O Conselho de Ministros autorizou a realização da despesa inerente à aquisição de bens e serviços relativos à sustentação logística do sistema de armas das aeronaves F-16. O fornecimento desses bens e serviços, bem como os respetivos pagamentos, repartem-se pelos anos de 2015 a 2018, totalizando 16 milhões de euros", pode ler-se no comunicado.

Portugal tem atualmente 27 caças F-16, depois de no ano passado ter acertado a venda de 12 aeronaves ao Estado romeno.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4515507
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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #973 em: Abril 29, 2015, 11:14:26 am »
A referida resolução publicada em DR: https://dre.pt/application/conteudo/67098356
 

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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #974 em: Maio 11, 2015, 03:01:45 pm »
http://walkarounds-ccadf.blogspot.pt/2015/05/amarc-1999-peace-atlantis-ii.html
Citar
AMARC, Davies Monthain, Tucson, Arizona, Estados Unidos da América. Nos primeiros meses de 1999 um grupo de militares acompanha os preparativos para o envio do segundo conjunto de aeronaves F-16 adquiridos por Portugal para, ao abrigo do Programa “Peace Atlantis II”, equipar a Força Aérea Portuguesa. Um processo que teve início em 1996 quando a FAP avançou com um pedido para a aquisição aos Estados Unidos de um total de 25 aeronaves F-16, em segunda mão, e que conduziu à transformação de toda a actual frota de aeronaves operacionais para o padrão MLU, colocando Portugal e a Força Aérea Portuguesa ao nível das suas congéneres operadoras destas aeronaves.
Não querendo apresentar um trabalho sobre todo o Programa, o Walkarounds apresenta aqui um conjunto de fotos históricas que remontam a esses dias de 1999 em que as aeronaves começaram a ser enviadas para Portugal, agradecendo a António Neto pela partilha e por todos os esclarecimentos prestados.







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