TAP: Notícias

  • 854 Respostas
  • 164585 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #195 em: Maio 06, 2013, 05:10:56 pm »
Cabo Verde: TAP começa a voar em Novembro para ilha da Boavista


A companhia aérea portuguesa TAP-Portugal vai começar, em Novembro, a voar duas vezes por semana para a ilha cabo-verdiana da Boavista, disse hoje à agência Lusa o delegado da transportadora portuguesa em Cabo Verde.

João Inglês indicou que os dois voos semanais, à semelhança do que a TAP-Portugal já faz de Lisboa para São Vicente, vão decorrer às terças-feiras e sábados e de dia, face à falta de iluminação nocturna e das luzes de aproximação à pista do aeroporto internacional Aristides Pereira.

Segundo João Inglês, os voos para a Boavista, a segunda ilha turística de Cabo Verde, atrás da do Sal, vão ser operados por aviões Airbus A319 ou A320, consoante as necessidades operacionais.

Com a Boavista, a TAP-Portugal fará o pleno dos voos de Lisboa para os quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde, pois já voa para o Sal (seis frequências semanais, excepto às terças-feiras), para a Cidade da Praia (cinco frequências semanais, exceptuando segundas e quartas-feiras) e para São Vicente (terças-feiras e sábados).

Entre Junho e Setembro, a TAP-Portugal começa a voar diariamente para a Cidade da Praia, lembrou João Inglês.

Actualmente, a Boavista já é servida por dois voos por semana a partir de Lisboa - um "charter" do operador português Solférias, em avião da SATA, e um voo regular dos TACV, comercializado maioritariamente pela Soltrópico, outra operadora portuguesa.

Lusa
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: TAP: Notícias
« Responder #196 em: Junho 19, 2013, 01:35:28 pm »
Skytrax 2013 elege Emirates a «melhor do mundo» e TAP cai 10 posições para 77ª

A Emirates Airline, do Dubai, foi eleita a melhor companhia aérea do mundo de 2013, de acordo com o inquérito anual de satisfação (Skytrax) que coloca a TAP Portugal no 77º lugar, dez posições abaixo da classificação obtida em 2012.


O ranking mundial foi divulgado terça-feira, na feira internacional de aeronáutica de Paris (50ª edição do Salon du Bourget).

De acordo com o reputado estudo que anualmente ausculta os padrões de excelência no sector, três operadoras do Golfo Pérsico lideram as categorias «melhor companhia do mundo»; «melhor classe executiva» e «melhor primeira classe», respectivamente, Emirates, Qatar Airways e Ethiad Airways (Abu Dhabi).

Eleita a melhor do mundo neste ano, a Emirates destrona assim a Qatar - líder do ranking em 2011 e 2012 – mantendo-se ainda como a companhia com o «melhor entretenimento» a bordo, uma distinção que arrebata desde 2004, sem interrupção. De resto, de acordo com o top10, divulgado pela Skytrax, as companhias do Médio-Oriente e da Ásia confirmam este ano o domínio já evidenciado nas edições anteriores do relatório.

A TAP, que surge atrás das pretendentes sul-americanas à sua aquisição (Avianca e Azul), desceu do 67º lugar no ano passado, para 77º do ranking que classifica 100 companhias de todo o mundo.

Em termos de alianças operacionais, a Oneworld lidera como a melhor do mundo, à frente da Star Alliance.

O ranking Skytrax é elaborado com base num inquérito de satisfação abrangendo mais de 200 operadoras aéreas, desde grandes companhias a pequenas transportadoras nacionais, relativamente às quais os passageiros avaliam níveis de qualidade para 41 indicadores sobre produtos e serviços que marcam a experiência dos passageiros.

Este estudo, que se assume como sendo o benchmark da excelência na aviação comercial, recolheu informação ao longo de 10 meses, junto de passageiros de mais de 100 nacionalidades e cerca de 160 países.

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=200553
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #197 em: Setembro 05, 2013, 02:00:57 pm »
TAP obteve a 1 de Setembro o seu melhor dia de sempre


A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) alcançou, no passado dia 1 de Setembro, um novo recorde no número de passageiros transportados num único dia, ao transportar quase 40 mil pessoas. Número que, revela ainda a TAP em comunicado, correspondeu a uma taxa de ocupação de 90,5 por cento. De acordo com dados avançados pela empresa, só durante o último domingo, a companhia transportou 39.591 passageiros, recorde a que se junta igualmente a melhor taxa de ocupação de voos, 90,5%, percentagem alcançada igualmente a 1 de Setembro.

Recorde-se que, já em Agosto, a transportadora portuguesa tinha alcançado o recorde de número de passageiros num mês.

«Reforçando a tendência de crescimento do tráfego já verificada nos meses anteriores, a TAP bateu em Agosto um outro recorde, alcançando 1.113.475 passageiros, o maior número de passageiros alguma vez transportados pela companhia num só mês», pode ler-se no comunicado.

Segundo a companhia, o bom desempenho fica a dever-se ao «mercado dos EUA com uma taxa de ocupação de 91%, a Venezuela com 90,8% e o Brasil com 86,5%, logo seguidos pela Europa com 82,9% e pelos sectores das Regiões Autónomas e África, que registaram taxas de ocupação da ordem dos 82,6 e 81,8%, respectivamente».

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #198 em: Setembro 12, 2013, 10:07:53 pm »
A TAP "vale mais hoje" do que quando privatização foi lançada


O secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse à Lusa que, "potencialmente", a TAP vale mais hoje do que quando a operação de privatização foi lançada, porque 2013 tem sido um "bom" ano. "Felizmente, o ano de 2013 tem sido um ano bom para a TAP no segmento aéreo. Temos taxas de ocupação nos aviões superiores às do ano anterior, temos tido também valores cobrados superiores e, portanto, estamos com uma receita e uma tesouraria acima daquilo que estava estimado", afirmou o secretário de Estado.

Sérgio Monteiro acrescentou que o Governo "está a fazer tudo" o que está ao seu alcance para "incrementar a eficiência da companhia e criar valor para que possa haver mais interessados" no processo de privatização.

Quando questionado sobre se a TAP vale mais hoje do que quando foi lançado o processo de privatização, que acabou por ser suspenso, o secretário de Estado respondeu: "A execução de 2013 é melhor do que a que estava no plano de negócios, o que significa que, potencialmente, vale mais".

Sérgio Monteiro afirmou que o Governo está a "cuidar bem" da transportadora aérea, mas sublinhou que a "capacidade de o Estado e dos gestores da companhia fazerem isso sem dinheiro adicional para recapitalizar a empresa é muito limitada".

Isto porque, reiterou, "o Estado não pode, por imposição comunitária e por incapacidade financeira, recapitalizar" a TAP.

Questionado sobre uma data para o relançamento da privatização, o secretário de Estado disse que a intenção do Governo é "retomar muito rapidamente" o processo.

Mas, para que tal aconteça, é necessário ter "um grau de certeza elevado" de que existirão "vários candidatos para a companhia aérea", defendeu.

No anteprojecto das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, a que a Lusa teve acesso esta semana, o Governo afirma que o processo de reprivatização da TAP será "relançado brevemente", mas não adianta datas.

A 20 de Dezembro de 2012, o Governo anunciou que decidiu recusar a proposta de compra do grupo Synergy para a TAP, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional, por considerar que não tinham sido cumpridos requisitos previstos no caderno de encargos da operação.

Luas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #199 em: Outubro 05, 2013, 06:12:48 pm »
TAP anuncia novas rotas para o Brasil


A TAP vai começar a voar para Belém e Manaus a partir de 3 de Junho de 2014, anunciou hoje a companhia aérea. Estes serão o 11º e o 12º destinos da transportadora portuguesa no Brasil, que já voa para 10 cidades brasileiras, realizando actualmente 77 voos semanais para o país.

“Chegámos ao Norte do Brasil”, valorizou o administrador da TAP, Luiz Mor, numa conferência de imprensa da companhia durante o 2º Fórum Empresarial do Algarve, evento organizado pelo LIDE Portugal, que decorre até amanhã em Vilamoura.

Com três frequências semanais (terça-feira, sexta-feira e domingo), a TAP vai realizar um voo circular, que sairá de Lisboa para Manaus e daí para Belém, regressando à capital portuguesa.

Para efectuar estas ligações, a TAP, que teve um crescimento de 4,5% em volume de passageiros até Setembro, e cuja frota está no limite da capacidade, alugará mais dois aviões.

“Na medida em que estes dois destinos se desenvolvam, o nosso objectivo é partir para dois voos independentes e directos”, sublinhou Mor.

A ligação a Belém, capital do Pará, e a Manaus, capital do Estado do Amazonas, vai ainda permitir libertar lugares noutras rotas operadas pela TAP – que até agora voava apenas para o sul do Brasil – que apresentam já alguma escassez de oferta face à elevada procura. E permitirá à empresa ‘entrar’ em mais uma cidade-sede do Mundial de Futebol (Manaus), que se realizará no Brasil, de 12 de Junho a 13 de Julho de 2014.

Questionado sobre a privatização, Luiz Mor disse que “não há novidades”.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #200 em: Outubro 29, 2013, 10:12:14 pm »
TAP tem 71 voos semanais para destinos africanos


A TAP tem a partir de hoje 71 voos semanais para destinos africanos, em 10 países e 15 aeroportos, o que consolida a transportadora aérea portuguesa como "grande operador entre Europa e África", afirmou hoje o porta-voz da empresa. António Monteiro falava aos jornalistas no aeroporto da ilha da Boa Vista, após a aterragem e baptismo do voo inaugural da TAP para aquela ilha cabo-verdiana.

Segundo o responsável, a inauguração de mais estes voos, que deixam Cabo Verde com 15 ligações semanais a Portugal, assim como a inauguração, na segunda-feira, de um voo para Tânger, o terceiro em Marrocos, consolidam a aposta da TAP em África.

"Completamos assim 10 países em África, 15 aeroportos diferentes - quatro deles em Cabo Verde - e 71 frequências semanais. Comparando com as companhias europeias, é seguramente uma das redes mais expressivas e que consolida a TAP como grande operador entre Europa e África", disse.

António Monteiro anunciou ainda que a TAP tem em curso pesquisas para a compra de quatro aviões de médio curso, além dos dois novos Airbus A330 previstos para o próximo ano.

"Dois já estavam praticamente assentes que se iam traduzir em aumento de frota. Neste momento começam a estudar-se as hipóteses para onde serão aplicados e os estudos são tão interessantes que permitem neste momento ter a ambição de ter, não mais dois, mas mais 4 aviões", disse.

Referindo-se às eventuais rotas para estes novos aparelhos, António Monteiro admitiu que possa haver "novas experiências em África", embora afirme ser demasiado cedo para saber.

"Mas haverá certamente novas experiencias no continente europeu, que também terão influência no tráfego de turismo para Cabo Verde", disse o porta-voz, para quem o arquipélago está, através da TAP, ligado aos 41 destinos europeus para onde a companhia voa.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #201 em: Dezembro 13, 2013, 10:18:38 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #202 em: Dezembro 23, 2013, 07:43:19 pm »
Voos da TAP de Caracas para Lisboa esgotados até Junho de 2014


Os voos de Caracas para Lisboa estão praticamente esgotados até Junho, confirmou hoje a operadora aérea portuguesa à Lusa, considerando que é uma "situação excepcional" e garantindo que já foram tomadas medidas até "ao limite da capacidade" da TAP.

"Há uma procura muitíssimo forte que já dura há meses e que provoca que as reservas dos voos também para os próximos meses estejam com uma ocupação absolutamente excepcional, praticamente a 100% até Junho", disse o porta-voz da TAP, António Monteiro, escusando-se a comentar os contornos e as razões deste "período excepcional em termos de reforço da procura".

A ligação Caracas-Lisboa registou um aumento de 13,8% em número de passageiros entre Janeiro e Novembro, disse o responsável, notando que no inverno há três voos por semana, que no verão passam a um por dia.

Questionado sobre se a TAP vai aumentar a frequência dos voos ou encontrar uma solução para os passageiros que querem viajar de Caracas para Portugal, António Monteiro respondeu que "a TAP já reforçou as suas frequências até ao limite da sua capacidade atual, já que os aviões de longo curso estão a ser utilizados no limite da sua capacidade, ou seja, não há aviões disponíveis".

A falta de aviões, apontou, prende-se com as duas novas linhas que vão ser abertas para Bogotá e para o Panamá.

"Temos novas rotas no Brasil e na América do Sul (em Bogotá e Panamá), só o podemos fazer com a entrada de dois novos aviões, em Junho", acrescentou o porta-voz da companhia aérea portuguesa.

A TAP não é a única a registar uma afluência excepcional. Já em Dezembro, a American Airlines suspendeu a venda de bilhetes aéreos para viagens com partida da Venezuela, em qualquer tipo de moeda, segundo a agência Bloomberg.

A suspensão da venda de bilhetes da American Airlines tem lugar depois de a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) revelar que existe preocupação do sector por atrasos de parte do Governo venezuelano em autorizar as operadoras a repatriar 2,6 milhões de dólares.

Na Venezuela vigora desde 2003 um sistema de controlo cambial extremamente apertado que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país, cuja distribuição é controlada pela Comissão de Administração de Divisas (Cadivi).

Os empresários venezuelanos queixam-se com frequência de atrasos na autorização de divisas, que têm uma cotação oficial de 6,30 bolívares por cada dólar norte-americano, mas cujo valor é até sete vezes superior no mercado paralelo.

Além da alta inflação de quase 50% em 12 meses, os venezuelanos queixam-se de dificuldades para comprar produtos básicos como farinha de milho, arroz, margarina, açúcar, óleo, leite em pó e pasteurizado, papel higiénico, entre outros.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #203 em: Janeiro 15, 2014, 09:03:28 pm »
Governo aguarda "suficiente ambiente competitivo" para reabrir privatização da TAP


O secretário de Estado dos Transportes disse hoje que o Governo aguarda um momento em que haja "suficiente ambiente competitivo" para reabrir o processo de privatização da TAP, enaltecendo o interesse "que aparentemente existe" na companhia aérea portuguesa. "Reiteramos a vontade de, no momento em que houver suficiente ambiente competitivo, podermos reabrir o processo através da aprovação do decreto-lei e respectivas regras em Conselho de Ministros", disse Sérgio Monteiro em declarações aos jornalistas no parlamento.

O governante falava no dia em que diversos jornais avançam que há novos interessados na empresa, entre os quais o norte-americano Frank Lorenzo, antigo accionista e presidente da Continental Airlines.

Sérgio Monteiro escusou-se a confirmar se existe um interesse concreto de novos investidores, sublinhando contudo que o executivo "tem mantido contactos com muitos investidores em muitas áreas" em visitas e 'roadshows' de diferentes governantes no estrangeiro.

"Em nenhum processo anterior (...) alguma vez o Governo especulou sobre nomes, confirmando ou desmentindo contactos. E vamos continuar a não o fazer", disse o secretário de Estado.

O responsável pelos transportes disse sentir que "ainda não é o momento" para voltar a tentar a privatização da TAP, esperando o Governo a existência de contactos mais vinculativos com "potenciais compradores com elevada possibilidade de fazer uma oferta" pela companhia aérea.

O Governo recusou, em Dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional.

A venda está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso".

Em Outubro do ano passado, Germán Efromovich esteve em Lisboa onde manteve reuniões nos ministérios das Finanças e da Economia.

A 17 de Dezembro, o presidente da TAP disse que "não é fundamental" que a privatização da companhia aérea seja feita em 2014, porque a empresa tem um plano de negócios até 2016 "perfeitamente viável".

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #204 em: Janeiro 22, 2014, 06:47:52 pm »
TAP aumentará em 15% número de lugares para voos ibéricos


A TAP anunciou hoje que deverá aumentar este ano em 15% o número de lugares disponíveis dos voos para Espanha, depois de ter crescido 6% no mercado ibérico no ano passado.

No comunicado, a transportadora aérea lembra que entre Portugal e Espanha, voa de Lisboa para Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga, Valência, Bilbau e a Corunha, do Porto para Madrid e Barcelona e do Funchal para Madrid e Barcelona (no verão). "Todas estas ligações vão manter-se em 2014, estando, no entanto, previsto que haja um aumento de 15% dos lugares disponíveis, resultante do reforço da capacidade planeado", adianta a companhia.

A TAP cresceu 6% no mercado ibérico em 2013, com um total de 944 mil passageiros transportados nas ligações entre Portugal e Espanha, "reforçando a sua posição de companhia aérea líder nas ligações na Península Ibérica", diz o documento.

A empresa, liderada por Fernando Pinto, afirma ainda ter atingido uma taxa de ocupação de 78% nos seus voos, o que representou um aumento de oito pontos percentuais face a 2012, dados que foram divulgados hoje em Madrid, na FITUR (Feira Internacional de Turismo).

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #205 em: Fevereiro 18, 2014, 07:48:22 pm »
Fernando Pinto diz que TAP está cada vez mais preparada para a privatização


O presidente da TAP, Fernando Pinto, considera que quando avançar a privatização da empresa, suspensa em Dezembro de 2012, o processo será mais rápido do que da primeira vez e sublinhou que a TAP está cada vez mais preparada. "Diria que houve um treino de como deve ser o processo. Essa aprendizagem já aconteceu, a segunda tentativa será, sem dúvida, mais rápida do que a primeira", disse hoje Fernando Pinto, à margem de uma conferência organizada pela revista The Economist, num hotel em Cascais.

Fernando Pinto afirmou ainda que a gestão tem feito o trabalho de modo a "manter a empresa em condições de a qualquer momento iniciar-se o processo" e que "está cada vez melhor" para ser alienada.

No entanto, disse, não tem previsão para quando pode voltar a ser lançado o processo: "A TAP está sempre bem, sempre em posição boa para fazer a privatização, mas depende da hora do mercado. Depende das propostas, depende de tudo, isso está sendo julgado pelo Governo".

O Governo pediu aos assessores financeiros da privatização da TAP uma actualização da avaliação da companhia aérea, disse fonte governamental à Lusa, a 16 de Janeiro.

Segundo a mesma fonte, esta actualização, pedida ao Barclays Capital, ao Banco Espírito Santo de Investimento, ao Citi Bank e ao Crédit Suisse, visa ter em consideração os resultados da TAP referentes a 2013.

Até ao final do terceiro trimestre de 2013 e comparativamente com o mesmo período de 2012, as receitas operacionais da TAP aumentaram 2,2% para 1.863 milhões de euros e o resultado líquido passou de um prejuízo de 9,7 milhões de euros para um lucro de 8,5 milhões de euros.

No que respeita ao tráfego, a TAP anunciou a 08 de Janeiro que transportou 10.703.000 passageiros em 2013, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, e que a taxa de ocupação dos voos subiu de 76,8% para 79,4%.

Em Janeiro, o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, disse no parlamento que o Governo aguarda um momento em que haja "suficiente ambiente competitivo" para reabrir o processo de privatização da TAP, enaltecendo o interesse "que aparentemente existe" na companhia aérea portuguesa.

A imprensa tem avançado que há novos interessados na companhia aérea, entre os quais o norte-americano Frank Lorenzo, antigo accionista e presidente da Continental Airlines, e Pais do Amaral.

O Governo recusou, em Dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional.

A venda está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso".

A 17 de Dezembro, Fernando Pinto afirmou que "não é fundamental" que a privatização da companhia aérea seja feita em 2014, porque a empresa tem um plano de negócios até 2016 "perfeitamente viável".

Lusa
« Última modificação: Março 12, 2014, 05:25:11 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #206 em: Março 12, 2014, 05:24:35 pm »
Lucro da TAP sobe para 34 milhões de euros em 2013


A TAP registou um lucro de 34 milhões de euros em 2013, uma subida de 42% em relação a 2012, completando cinco anos consecutivos de resultados positivos, foi hoje anunciado. As receitas de 2013 totalizaram 2.480 milhões de euros, um crescimento de 2% face aos 2.436 milhões apurados no ano anterior, com as receitas de passagens a subirem 5% para 2.217 milhões de euros.

O EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) passou de 156 milhões de euros em 2012 para 154 milhões de euros no ano passado.

Os resultados da TAP SA foram apresentados pelo presidente da companhia, Fernando Pinto, e pelo administrador Michael Connely, numa conferência de imprensa em Lisboa.

A TAP "é uma empresa que, apesar da crise, cresce", afirmou Fernando Pinto, sublinhando que, desde 2009, a companhia aérea apresentou sempre resultados positivos.

Em 2009, a TAP SA registou um lucro de 60 milhões de euros, em 2010 de 62 milhões de euros, em 2011 de três milhões de euros e em 2012 de 24 milhões de euros.

Os custos de exploração registaram um aumento de 2%, passando de 2.226 milhões em 2012 para 2.264 em 2013.

Em 2013, a dívida líquida da TAP baixou de 791 milhões de euros para 585 milhões de euros, passando de 32% do total das receitas para 24%.

A dívida total baixou para 842 milhões de euros no ano passado.

A TAP "é uma empresa que reduz o endividamento", destacou o presidente da companhia, acrescentando que a transportadora aérea "tem sido uma das maiores exportadoras portuguesas".

Fernando Pinto salientou ainda o facto de a TAP ter criado, "entre 2013 e o início de 2014", 600 empregos directos, para "pessoas com formação, altamente habilitadas".

"Duvido que a totalidade das 'low cost' [companhias aéreas de baixo custo] que operam aqui, em Portugal, gerem 600 empregos neste período", disse.

Estas admissões, que exigiram autorização do Governo, visam dar resposta ao crescimento da companhia, mas também compensar as saídas verificadas no ano passado, como explicou o presidente da TAP: "Perdemos 50 técnicos [de manutenção] e pilotos perdemos 20".

Em 2013, a TAP transportou mais 517 mil passageiros, atingindo um recorde de 10.7 milhões de passageiros transportados.

A companhia aérea liderada por Fernando Pinto e que está na lista de privatizações do Governo manteve em 2013 a oferta nos níveis de 2012, mas a procura aumentou 3,4%, o que se traduziu na melhoria da taxa de ocupação dos aviões, que passou de 76,8% para 79,4%.

Este ano, a TAP vai acrescentar seis aviões à sua frota, o que lhe permitirá abrir dez novos destinos (Belém, Manaus, Bogotá, Panamá, Nantes, Gotemburgo, Belgrado, Hanôver, Talim e São Petersburgo) e reforçar outros, o que representa um incremento da oferta de 8%, que a companhia afirma ser o "maior aumento de sempre num único ano".


Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #207 em: Março 18, 2014, 06:20:30 pm »
TAP criou 600 postos de trabalho entre 2013 e 2014


A TAP registou um lucro de 34 milhões de euros em 2013, uma subida de 42% em relação a 2012, reduzindo o seu endividamento graças ao quinto ano consecutivo de resultados positivos. Entre 2013 e o início de 2014 a empresa criou também 600 novos postos de trabalho
 
As receitas de 2013 totalizaram 2.480 milhões de euros, um crescimento de 2% face aos 2.436 milhões apurados no ano anterior, com as receitas de passagens a subirem 5% para 2.217 milhões de euros.
 
O EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) passou de 156 milhões de euros em 2012 para 154 milhões de euros no ano passado.
 
Os resultados da TAP SA foram apresentados pelo presidente da companhia, Fernando Pinto, e pelo administrador Michael Connely, numa conferência de imprensa em Lisboa.
 
Citado pela Lusa, Fernando Pinto afirmou que a TAP "é uma empresa que, apesar da crise, cresce", sublinhando que, desde 2009, a companhia aérea apresentou sempre resultados positivos.
 
Em 2013, a dívida líquida da TAP baixou de 791 milhões de euros para 585 milhões de euros, passando de 32% do total das receitas para 24%. A dívida total baixou para 842 milhões de euros no ano passado.
 
A TAP "é uma empresa que reduz o endividamento", destacou o presidente da companhia, acrescentando que a transportadora aérea "tem sido uma das maiores exportadoras portuguesas".
 
600 empregos diretos

Fernando Pinto salientou ainda o facto de a TAP ter criado, "entre 2013 e o início de 2014", 600 empregos diretos, para "pessoas com formação, altamente habilitadas", a fim de vai reforçar as equipas dos novos aviões e das 10 novas rotas.

Duvido que a totalidade das 'low cost' [companhias aéreas de baixo custo] que operam aqui, em Portugal, gerem 600 empregos neste período", disse.
 
Estas admissões, que exigiram autorização do Governo, visam dar resposta ao crescimento da companhia, mas também compensar as saídas verificadas no ano passado, como explicou o presidente da TAP: "Perdemos 50 técnicos [de manutenção] e pilotos perdemos 20".
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa salienta que, em 2013, transportou mais 517 mil passageiros, atingindo um recorde de 10.7 milhões de passageiros transportados.

Mais seis aviões e 10 novas rotas
 
A companhia aérea liderada por Fernando Pinto e que está na lista de privatizações do Governo manteve em 2013 a oferta nos níveis de 2012, mas a procura aumentou 3,4%, o que se traduziu na melhoria da taxa de ocupação dos aviões, que passou de 76,8% para 79,4%.
 
Este ano, a TAP vai acrescentar seis aviões à sua frota, o que lhe permitirá abrir dez novos destinos (Belém, Manaus, Bogotá, Panamá, Nantes, Gotemburgo, Belgrado, Hanôver, Talim e São Petersburgo) e reforçar outros, o que representa um incremento da oferta de 8%, que a companhia afirma ser o "maior aumento de sempre num único ano".
 
Boas Notícias
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #208 em: Maio 09, 2014, 09:50:07 pm »
TAP já transportou mais 240 mil passageiros em 2014


Ainda o ano está a chegar a meio e os resultados já são mais do que animadores para a TAP. No primeiro quadrimestre de 2014, a companhia aérea portuguesa contou com um crescimento de 8% no número de passageiros, o que corresponde a um total de 240.000 pessoas a mais que no período homólogo do ano passado.
 
Em termos globais, a TAP transportou mais de 3.280.000 passageiros entre Janeiro e Abril deste ano, superando os 3.044.000 no mesmo período de 2013. Para este crescimento, a empresa diz que contribuíram os mais diversos setores de rede da companhia, nomeadamente os EUA (com mais 17%), as regiões autónomas (mais 14%), África (mais 10%) e Europa (mais 8%).

De acordo com comunicado enviado ao Boas Notícias, os resultados foram também visíveis ao nível da taxa de ocupação média dos voos que, neste período, passou de 74,8% para 78,5%.
 
As perspetivas são de que as melhorias se continuem a registar no futuro, ainda para mais com a abertura de onze novas rotas e o reforço de outras, graças à entrada de seis novas aeronaves (duas de longo curso e quatro de médio curso) e da substituição dos Beechcraft por novos ATR, com maior capacidade, ao serviço da PGA.
 
Esta melhoria ocorre ainda antes da abertura de onze novas rotas e do reforço de outras, a ocorrer entre 3 de Junho e 3 de Julho, crescimentos proporcionados pela entrada de seis novas aeronaves (duas de longo curso e quatro de médio curso) e da substituição dos Beechcraft por novos ATR, com maior capacidade, ao serviço da PGA.
 
Líder de mercado e membro da Star Alliance, a TAP tem vindo a somar cada vez mais distinções a nível internacional pelos serviços, tendo, inclusive, sido eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012 e 2013,  pela prestigiada revista 'Global Traveller' dos EUA.

Boas Noticias
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: TAP: Notícias
« Responder #209 em: Julho 17, 2014, 03:00:28 pm »
Governo rejeita que haja insegurança na TAP


O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, apelou hoje à administração da TAP para que resolva rapidamente o problema de falta de aviões, recusando problemas de segurança na companhia aérea portuguesa.

"Compreendemos que as pessoas que utilizam a companhia não estejam satisfeitas com os atrasos e cancelamentos que existem - nós também não estamos - e o que pedimos ao Conselho de Administração da empresa é que crie condições para que rapidamente este problema operacional - de insuficiência de aviões e meios, nada a ver com questões de segurança - seja suprido", afirmou hoje Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado respondia, assim, às questões colocadas pelos jornalistas sobre a TAP no final do Conselho de Ministros que decorreu esta manhã, apelando à manutenção da "imagem de confiança" da companhia aérea portuguesa. "Não há nenhuma questão de segurança", assegurou.

O presidente da TAP admitiu, em entrevista à agência Lusa na quarta-feira, que um somatório de fatores associados a um crescimento do tráfego acima do esperado têm conduzido a cancelamentos de voos, o que classifica de "dores de crescimento" que espera estarem sanadas em agosto.

"Tivemos um atraso na receção dos [seis] aviões, também um atraso na formação, sobretudo de tripulantes. Neste momento, conseguimos formar cerca de metade dos tripulantes que gostaríamos de ter formado", declarou.

Lusa