Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #75 em: Fevereiro 17, 2019, 02:51:49 pm »
Estou a fazer um esforço enorme para não comentar este thread. Esta aquisição é demasiado miserabilista para merecer qualquer tipo de comentário mais sério. Um pouco como os Tejo, os VdC, e os MLU às fragata, aos Lynx e às G3 dos fuzileiros.

Estou a mais de um milhão % de acordo contigo, mas como somos um País geridos por mentecaptos, incompetentes, corruptos, ignorantes e afins, não me admirava nada que amanhã afirmassem para a populaça que estes helis monomotores, são o top, veremos se tenho ou não razão no digo.

Espero que a Srª Sec Def Nacional comente este equipamento quando amanhã forem apresentados á NAÇÃO, pois já me apercebi que ela percebe, e muito, de Helis !!

Bem os Tejo é um caso á parte de muito bom que é !!
Chegaram em 2015 e das cinco embarcações apenas três estão operacionais, ou seja levamos mais tempo a por aquelas cascas de noz a funcionar que os West Sea demoraram a construir dois NPO's !!!!
Muito bom !!!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 17, 2019, 04:23:33 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #76 em: Fevereiro 17, 2019, 04:08:24 pm »
Desculpem a ignorância, mas o que são aqueles cilindros nos patins? Para que servem?
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #77 em: Fevereiro 17, 2019, 04:26:16 pm »
Desculpem a ignorância, mas o que são aqueles cilindros nos patins? Para que servem?

são os flutuadores para o SAR marítimo, não vá o monomotor ficar sem potência.

Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #78 em: Fevereiro 17, 2019, 04:28:00 pm »
São paióis de vinho, mas também podem servir como backup aos paióis de Tancos (se estiverem a voar são mais difíceis de gamar). :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #79 em: Fevereiro 17, 2019, 04:29:04 pm »
a mim o que mais me choca nesta história toda é o estado ter sujeitado os seus cidadãos a operar com uma aeronave durante 50 anos!...
não estamos a falar de um camião ou de um navio, que se avariar pode não ter consequências nenhumas!...
se o navio ficar sem motor não tem consequências imediatas - pode se fazer qualquer coisa!...
se um helicóptero ficar sem motor cai - nada se pode fazer!...
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu, mas a irresponsabilidade de quem deixa chegar as coisas até este ponto é brutal!...
o limite de vida útil dos Alouette devia ter sido 30 anos ou no máximo 35, mas nunca 50!...e mais quando andaram na guerra do ultramar e tendo um numero enorme de horas de uso!...a única coisa que há a saudar nesta história é o fim de vida das velhas máquinas, sem acidentes!...e deviam ser paradas já! ...para não termos de lamentar nada!...só isso!...
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #80 em: Fevereiro 17, 2019, 04:45:58 pm »
São paióis de vinho, mas também podem servir como backup aos paióis de Tancos (se estiverem a voar são mais difíceis de gamar). :mrgreen:

Não confundas o pessoal, ó NVF isso da Pinga em Paióis dá mau resultado não há nada como o vinho engarrafado, um belo dum Syrah, uma garrafa c/ touriga Nacional, touriga Franca + Bastardo ou até Tinta Roriz, é um espectáculo, mas também gosto muito do cabernet Sauvignon, como Monocasta e.........

.....mas agora falando de coisas sérias, cá está alguma info sobre os ditos flutuadores e a sua grande utilidade em especial para os Monomotores !!

http://www.rtypemedia.com/wordpresstesting/?page_id=246



Abraços
« Última modificação: Fevereiro 17, 2019, 04:50:23 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #81 em: Fevereiro 17, 2019, 04:52:10 pm »
e, se a FAP quiser mais dois AW119MKII tem estes dois exemplares por 4 milhões.

https://www.aircraftdealer.com/dealers/m/mbaaircraftsolutions/51349/Spec_Sheet_N191NT__N192NT.pdf

Abraços
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mafets

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #82 em: Fevereiro 17, 2019, 04:55:19 pm »
a mim o que mais me choca nesta história toda é o estado ter sujeitado os seus cidadãos a operar com uma aeronave durante 50 anos!...
não estamos a falar de um camião ou de um navio, que se avariar pode não ter consequências nenhumas!...
se o navio ficar sem motor não tem consequências imediatas - pode se fazer qualquer coisa!...
se um helicóptero ficar sem motor cai - nada se pode fazer!...
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu, mas a irresponsabilidade de quem deixa chegar as coisas até este ponto é brutal!...
o limite de vida útil dos Alouette devia ter sido 30 anos ou no máximo 35, mas nunca 50!...e mais quando andaram na guerra do ultramar e tendo um numero enorme de horas de uso!...a única coisa que há a saudar nesta história é o fim de vida das velhas máquinas, sem acidentes!...e deviam ser paradas já! ...para não termos de lamentar nada!...só isso!...

Com 5 Koalas, ou a manutenção vai ser "state of art" com uma disponibilidade de 80 a 90% ou ainda vais ter muitas saudades dos Alouette III (com a média FAP de disponibilidade ficam para aí 3 Koalas, e com um em Ovar restam 2 em Beja para instrução, apagar fogos, MEDEVAC e ainda SAR)...  ::) :bang:


Citar
50 anos de história - ALOUETTE III

Saudações

Cumprimentos.
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #83 em: Fevereiro 17, 2019, 05:16:59 pm »
a mim o que mais me choca nesta história toda é o estado ter sujeitado os seus cidadãos a operar com uma aeronave durante 50 anos!...
não estamos a falar de um camião ou de um navio, que se avariar pode não ter consequências nenhumas!...
se o navio ficar sem motor não tem consequências imediatas - pode se fazer qualquer coisa!...
se um helicóptero ficar sem motor cai - nada se pode fazer!...
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu, mas a irresponsabilidade de quem deixa chegar as coisas até este ponto é brutal!...
o limite de vida útil dos Alouette devia ter sido 30 anos ou no máximo 35, mas nunca 50!...e mais quando andaram na guerra do ultramar e tendo um numero enorme de horas de uso!...a única coisa que há a saudar nesta história é o fim de vida das velhas máquinas, sem acidentes!...e deviam ser paradas já! ...para não termos de lamentar nada!...só isso!...

Com 5 Koalas, ou a manutenção vai ser "state of art" com uma disponibilidade de 80 a 90% ou ainda vais ter muitas saudades dos Alouette III (com a média FAP de disponibilidade ficam para aí 3 Koalas, e com um em Ovar restam 2 em Beja para instrução, apagar fogos, MEDEVAC e ainda SAR)...  ::) :bang:


Citar
50 anos de história - ALOUETTE III

Saudações

Cumprimentos.

Os especialistas, refiro-me ás altas chefias da FAP, que aceitaram que se comprasse apenas cinco unidades estão de parabéns pela sua visão futurista e muito apurada, como estão de parabéns, os responsáveis políticos, porque, uma vez mais, gozaram á força toda desta vez com os Militares da FAP !

È no mínimo, ridículo e irresponsável,  que alguém no seu perfeito juízo, possa, atribuir tantas missões primárias e secundárias, para serem levadas a cabo por um numero tão reduzido de aeronaves.

Penso que que muitas missões de SAR, costeiro e no interior, evacuação sanitária durante a época balnear, sempre que envolvidos até duas a três vitimas, serão executadas por estes helis, pois tem um custo/hora voo muito mais baixo que o 101!

Se adicionarmos estas duas missões á solicitação para apoio nos combates aos FF, não quer dizer que andem com os Bambi, se traduz em pelo menos estarem quatro helis alocados para estas duas missões.

Mas e o heli do destacamento de Ovar, e se algum estiver em MNT em quantos ficamos ?
Eu já conto com seis, mas se houver instrução a decorrer lá é preciso mais um, lá vamos em sete,.......mas como estamos em Portugal, na época Balnear e dos FF, passa a não haver instrução de voo, dirão os espertalhaços e o problema de cinco unidades    chegarem para tudo e todos está mais que resolvido.

TIPOS DE MISSÃO

Instrução Básica
 Instrução Complementar
 Vigilância e Reconhecimento
 Busca e Salvamento
 Evacuação Sanitária

Na minha opinião deveriam ter sido negociados no minimo oito 119, e, mesmo esse numero seria algo curto mas sempre muito melhor que cinco helis.

Abraços


« Última modificação: Fevereiro 17, 2019, 05:35:02 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #84 em: Fevereiro 18, 2019, 08:18:34 pm »
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu

Não sei bem o que quer dizer com isso, pois os Alouettes tiveram acidentes com vítimas mortais, falando no pós guerra de África, mas também não foi nenhum widowmaker, mas de um modo geral quase todas as aeronaves da FAP tiveram acidentes com vítimas mortais, o F-16 já teve um, os Epsilon acho que tiveram dois, os C-130 3 mortos, etc, pelo menos são sempre casos excepcionais que se contam pelos dedos de uma mão. Mas para as famílias que perdem os seus entes queridos a perda é para sempre.
« Última modificação: Fevereiro 18, 2019, 08:23:39 pm por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #85 em: Fevereiro 18, 2019, 09:01:17 pm »
felizmente e por imenso milagre nada aconteceu

Não sei bem o que quer dizer com isso, pois os Alouettes tiveram acidentes com vítimas mortais, falando no pós guerra de África, mas também não foi nenhum widowmaker, mas de um modo geral quase todas as aeronaves da FAP tiveram acidentes com vítimas mortais, o F-16 já teve um, os Epsilon acho que tiveram dois, os C-130 3 mortos, etc, pelo menos são sempre casos excepcionais que se contam pelos dedos de uma mão. Mas para as famílias que perdem os seus entes queridos a perda é para sempre.

Só para citar dois exemplos rápidos: as frotas de Alouette III da Holanda e Áustria todas elas ultrapassaram também o meio século de serviço e não é por isso que lhes "caíram os parentes na lama". Além disso, até meados dos anos 80 muitos "zingarelhos" saíam das oficinas de Alverca com a célula praticamente como nova, portanto não se pode dizer nunca que tenhamos operado o Alouette III sem segurança. Quanto à obsolescência, isso é outra história completamente diferente.

Então e no dia da apresentação oficial do Koala ninguém coloca aqui nada?  :mrgreen:

https://www.publico.pt/2019/02/18/politica/noticia/novos-helis-forca-aerea-nao-integram-ano-dispositivo-combate-incendios-1862459#gs.dx6Rv5It







P.S. De acordo com as palavras do MDN, a opção de compra por mais 2 Koala será exercida até ao final deste ano ou durante o próximo. Na RTP ainda foi afirmado que dos 5 aparelhos apenas 2 estariam destacados para o dispositivo a combate a incêndios, mas esta informação carece de confirmação e pode ser confusão pelo óbvio facto de não se poder contar com o par de helicópteros recém-chegados para a época de incêndios deste ano.
« Última modificação: Fevereiro 18, 2019, 09:14:57 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #86 em: Fevereiro 18, 2019, 09:22:02 pm »
Só para citar dois exemplos rápidos: as frotas de Alouette III da Holanda e Áustria todas elas ultrapassaram também o meio século de serviço e não é por isso que lhes "caíram os parentes na lama". Além disso, até meados dos anos 80 muitos "zingarelhos" saíam das oficinas de Alverca com a célula praticamente como nova, portanto não se pode dizer nunca que tenhamos operado o Alouette III sem segurança. Quanto à obsolescência, isso é outra história completamente diferente.

CJ concordo com o que dizes, mas não percebo o que tem a ver com o que eu escrevi. Estava a responder à frase do jpthiran em que ele diz "por milagre nada aconteceu" e eu estava a dizer que não foi bem assim, ainda em 2002 morreram 3 num acidente com Alouette em Lamego, mas também escrevi que todas as aeronaves estão sujeitas a acidentes e as pessoas que lá andam e as famílias têm que estar conscientes que o risco existe. Felizmente em Portugal é tão raro que quase passa a ideia que nunca acontece. Nunca caiu nem morreu ninguém nos Alouettes da Holanda ou da Áustria?

https://www.publico.pt/2002/04/09/sociedade/noticia/helicoptero-da-forca-aerea-caiu-em-castro-daire-125932
« Última modificação: Fevereiro 18, 2019, 09:27:47 pm por Lightning »
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #87 em: Fevereiro 19, 2019, 12:22:49 am »
Na RTP ainda foi afirmado que dos 5 aparelhos apenas 2 estariam destacados para o dispositivo a combate a incêndios, mas esta informação carece de confirmação e pode ser confusão pelo óbvio facto de não se poder contar com o par de helicópteros recém-chegados para a época de incêndios deste ano.
Cheira mais a propaganda jornalística.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #88 em: Fevereiro 19, 2019, 08:31:17 am »
CJ concordo com o que dizes, mas não percebo o que tem a ver com o que eu escrevi. Estava a responder à frase do jpthiran em que ele diz "por milagre nada aconteceu" e eu estava a dizer que não foi bem assim, ainda em 2002 morreram 3 num acidente com Alouette em Lamego, mas também escrevi que todas as aeronaves estão sujeitas a acidentes e as pessoas que lá andam e as famílias têm que estar conscientes que o risco existe. Felizmente em Portugal é tão raro que quase passa a ideia que nunca acontece. Nunca caiu nem morreu ninguém nos Alouettes da Holanda ou da Áustria?

https://www.publico.pt/2002/04/09/sociedade/noticia/helicoptero-da-forca-aerea-caiu-em-castro-daire-125932

Não estava a pôr em causa aquilo que disseste e bem, nem tão pouco a criticar, Lightning. Estava, isso sim, apenas a complementar a tua resposta anterior ao forista jpthiran.  ;)

A FAP pode até ter uma dotação orçamental baixa face a tudo aquilo que sabemos, mas se manda para o ar aviões ou helicópteros com 4 a 5 décadas de serviço é na certeza que vão voar em segurança. Podemos ter parcos recursos, mas não somos inconscientes ao ponto de ignorar o valor mais precioso que é o da vida humana. Não é o ideal operar com meios com essa idade, mas se se o faz é porque se pode fazer e está muito trabalho, esforço e dedicação por detrás disso.

Ainda no mais importante acidente a nível recente, o sucedido com o C-130H 16804 em Julho de 2016 na BA6, a culpa não foi do aparelho mas antes a tragédia ficou-se a dever infelizmente a erro humano.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2019, 08:33:40 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #89 em: Fevereiro 19, 2019, 10:09:10 am »
Mais duas fotos dos 119.





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