100 Anos de Campeonato Carioca de Futebol (1906 - 2006)

  • 40 Respostas
  • 11131 Visualizações
*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
100 Anos de Campeonato Carioca de Futebol (1906 - 2006)
« em: Janeiro 15, 2006, 01:32:02 pm »
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 15, 2006, 01:35:29 pm »
Cem anos de sensação*

Fonte: www.jsports.com.br/

Citar
Oscar Cox foi praticamente o introdutor do futebol no Rio de Janeiro. Filho de ingleses, lutou para fundar um clube e pouco depois batalhou para criar uma entidade que tornasse possível realizar um campeonato. Do Fluminense (1902) ele foi um dos fundadores, e da Liga Metropolitana de Foot-Ball tornou-se um dos principais mentores, unindo, já em 1906, cerca de seis clubes na Primeira Divisão.

No ensolarado domingo de 3 de maio do ano da graça de 1906, rompeu para a história do futebol brasileiro o mais ressonante campeonato do país, embora em São Paulo e na Bahia, desde 1902, os certames daqueles estados já existissem.

O Rio de Janeiro era então a Capital Federal e também a maior cidade brasileira. O que acontecia no Rio tinha muito mais repercussão do que os fatos ocorridos em qualquer outro ponto do Brasil.

Isso foi um dos motivos pelos quais os clubes do Rio, no primeiro meio século do futebol em nosso território, alcançaram maior projeção nacional, criando torcidas próprias em todos os estados. Hoje, apesar dos campeonatos estaduais terem diminuído a sua força popular em conseqüência do advento do Campeonato Brasileiro, ainda o nosso Campeonato Carioca é o mais charmoso dentre todos os estaduais que são disputados no país.

Em 1963, estabeleceu-se o recorde mundial de público num jogo entre clubes – 170.020 pagantes – na final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, retratando nesse imbatível número de torcedores, toda a expressão alcançada pelo Campeonato Carioca. Esse recorde mundial jamais será batido, não há condições para o que seja, porque não existem mais estádios que possam comportar um público tão grande, nem mesmo o nosso Maracanã, cuja lotação foi diminuída.

Os clubes que há cem anos iniciaram as emoções da competição que recebeu o nome de Campeonato Carioca, foram o Fluminense, maior detentor de títulos da competição (30 vezes), o Botafogo (17 vezes vencedor), o Bangu (duas vezes), o Paysandu – deixou o futebol de lado, mais que foi campeão em 1912 –, o Rio-Cricket de Niterói, agremiação das mais antigas do Brasil que se afastou também da prática do futebol, e um clube de nome totalmente inglês, Football & Atlhletic – que nem existe mais.

A plataforma lançadora do cenário que este ano se completa no Carioca de 2006 foi aquele campeonatinho de 1906. São cem anos de sensação, envolvendo dezenas de gerações de adeptos do mais popular esporte do planeta.

*Luiz Mendes
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 15, 2006, 01:40:51 pm »
Não há Campeonato Carioca sem emoção*

Fonte: www.jb.com.br

Citar
Ninguém é filho de chocadeira, dizia João Saldanha. Não há como falar em Campeonato Carioca sem envolver a emoção de torcedor. A minha praia é escrever sobre Seleção Brasileira. Admito que sou isento de paixões quando trato do nosso escrete. Sou tão desapaixonado que se jogarem Seleção versus Flamengo torço desavergonhadamente pelo rubro-negro. Como já fizera em 1958, quando ganhamos por 1 a 0, gol do juvenil Manuelzinho. Em 1976 vencemos a canarinho por 2 a 0, com o Maracanã apinhado.

Falo isso a propósito do centenário do Campeonato Carioca. Para me reavivar a memória (o gol de Petkovic que nos deu o título foi em 2000 ou 2001?) pus aqui ao meu lado uma revista futebolística que resenha os certames do Rio de Janeiro. Incrível, não há destaque para os 100 anos daquilo que eles chamam de Cariocão. O sotaque, como dá para perceber, é alienígena. O editor fala sobre os 100 anos en passant.

Não é o Brasileirão (cruz credo!) que nos mobiliza. Nele temos que dar de cara com Figueirense, Criciúma, Corinthians, Vitória e demais clubes que nada têm a ver conosco. O bom é o puro Flamengo contra Vasco, de hoje em dia, e Flamengo x Botafogo, de outrora.

Esse negócio de quererem acabar com os campeonatos regionais é coisa do neoliberalismo. Já estamos cansados dele. O primeiro que deu cabo desses moderneiros foi Getúlio. O neoliberalismo da Primeira República se chamava política dos governadores, política do café-com-leite e outras políticas que privilegiavam os barões do café. Getúlio acabou com a farra. E o Fluminense comprou o selecionado paulista, fazendo a primeira máquina, bem antes do Francisco Horta de Nélson Mota.

Como sou filho de militar – e eu mesmo ex-militar – passei muito tempo longe do Rio. Nos tempos de garoto morava em Porto Alegre e torcia pelo Internacional. Lembremos: ninguém é filho de chocadeira. Por isso, a gurizada tinha que torcer por algum time. O meu era o colorado de Tesourinha e Adãozinho. Passei minha infância gozando os gremistas, mas nunca deixei de acompanhar o Flamengo pela Rádio Nacional, nas vozes de Jorge Cury e de Antônio Cordeiro, aprendendo que a cerveja Brahma era o requinte em malte e lúpulo. Enquanto vencia em Porto Alegre, penava com as notícias do Rio, porque lá tinha um time que juntava Ademir, Barbosa, Danilo, Maneca, Ipojucan e Chico. Ninguém ganhava deles. Senti o abalo da saída de Zizinho para o Bangu. Vibrei com o mesmo Bangu, que encurralou o Fluminense no Campeonato Carioca de 1951. Se Didi não tivesse quebrado a perna de Mendonça, sei não... Naquele campeonato de 1951, os jornais chamaram atenção para um fato esportivo-místico-religioso impressionante: na rodada que coincidia com a data dedicada a São Cosme e Damião, os jogos terminaram empatados em 1 a 1!

Estava de volta ao Rio no tricampeonato de 1953-54-55. Solich era o meu deus e Dida o seu apóstolo. Para as pessoas que candidamente têm o América como seu segundo time, o mais simpático, alerto: o América era insuportável. Os americanos, se quiserem recuperar o seu fascínio d’antanho, devem tornar a ser antipáticos. A pior qualidade do homem é ser bonzinho.

Homem feito, retornei a Porto Alegre. Era oficial do Exército. Retomei o gosto pelo Internacional, sem o mesmo vigor de antes. Foi uma época dura para nós, colorados. O Grêmio levantava todos os campeonatos. O Internacional economizava para construir o Beira-Rio. Eles tinham Aírton, Ortunho, Alcindo, Joãozinho e outros cobras. Assim mesmo, mantinha meus ouvidos ligados no Rio, vibrando com o título de 1963. O empate nos servia contra o Fluminense. Marcial pegou tudo. Escurinho perdeu um gol que até a minha genitora faria e ficamos com mais esse Campeonato Carioca.

Houve a fusão da Guanabara com o Estado do Rio, o que me põe em dúvida se esse campeonato atual pode realmente ser chamado de carioca. E os títulos do Americano pelo Campeonato Campista?

Reconheço que no reinado de Zico ficamos nojentos. O sorriso atarraxado identificava o flamenguista nas ruas. “E aquela tabelinha de cabeça entre Tita e Zico dentro da área? O Leão zonzinho, não sabia se ia num ou noutro? Rê, rê, rê!”. “E aquele córner, no último minuto, que Zico bateu e Rondinelli, o deus da raça, veio lá de trás e testou pra dentro? Rá, rá, rá!”.

Entretanto, a minha maior alegria, o momento mais sublime de minha vida, foi a falta cobrada por Petkovic contra o Vasco, no finzinho da partida que decidia o Campeonato Carioca de 2001. O resultado favorecia ao Vasco, com seus Juninhos Paulista e Pernambucano. Para levar o campeonato, o Flamengo precisava fazer um gol. Faltavam dois, três minutos para acabar o jogo. Parecia que não tinha jeito, o Vasco já era campeão. Sinceramente, eu estava até conformado com isso. O gringo colocou a bola para bater a falta com a cara de quem ia aprontar. A bola saiu pelo lado de fora da barreira e descreveu uma curva para dentro. Hélton se esticou todo. A bola fez a volta por trás do dedo mais comprido do goleiro, entortou mais um pouquinho para a esquerda e entrou. Não agüentei ver os minutos finais pela televisão. Fui para cozinha lavar pratos, com as mãos tremendo e o coração acelerado.

*Ivan Soter - autor da Enciclopédia da Seleção (Ed. Folha Seca)
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 16, 2006, 01:08:43 pm »
Citar
14/01/2006
Grupo A - 16:00 - Americano  3 x  2 Cabofriense (Godofredo Cruz)
Grupo A - 18:10 - Flamengo  0 x  1 Nova Iguaçu (Raulino de Oliveira)
Grupo B - 16:00 - América-RJ  1 x  2 Volta Redonda (Edson Passos)

15/01/2006
Grupo A - 16:00 - Fluminense  4 x  0 Portuguesa-RJ (Edson Passos)
Grupo B - 16:00 - Vasco  3 x  1 Madureira (São Januário)
Grupo B - 18:10 - Botafogo  3 x  0 Friburguense (Luso Brasileiro)


As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 20, 2006, 10:38:27 am »
Saudações guerreiras.

Paisano, só para ter uma ideia dos números.

 :?:

 :?: (se não acertar peço desculpa, foi sem ofensa)

Cumprimentos
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 20, 2006, 01:16:20 pm »
Salve Leonidas,

Quanto a sua primeira questão, vou dar a minha opinião que é bem mais rigorosa do que a média, pois para mim no Brasil existem 12 clubes de futebol de primeira linha, que são:

Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atletico Mineiro, Internacional e Grêmio.

Eu os considero de primeira linha porque cada um deles, no início de cada temporada, tem condições de ser campeão brasileiro, ou seja, esses 12 clubes todos os anos se apresentam como candidatos ao título e não como meros participantes do Brasileirão.

Já no que se refere a sua segunda questão, o meu avatar é a estilização do "Manequinho", mascote do Botafogo:

Citar
O Manequinho é original da Bélgica. Uma cópia da estátua foi construída no Rio, bem em frente a sede social do Botafogo. No campeonato de 1957, um torcedor "vestiu" a estátua com a camisa do Botafogo. A partir daí, torcedores consideram-na como mascote e toda vez que o Botafogo é campeão a estátua é vestida novamente. Por ser uma fonte, alguns bebem da água para comemorar.




Sendo, ainda, que a cor do equipamento (como vocês chamam aí em Portugal) do Botafogo é o preto e o branco:



Quanto ao Volta Redonda, que é o time de futebol da minha cidade, a cor do equipamento é o preto e o amarelo:



Um abraço.
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 20, 2006, 01:24:37 pm »
Citar
18/01/2006
Grupo A - 16:00 - Portuguesa-RJ  0 x  2 Americano (Luso Brasileiro)
Grupo A - 19:30 - Nova Iguaçu  0 x  6 Fluminense (Edson Passos)
Grupo B - 16:00 - Madureira  1 x  2 Botafogo (Conselheiro Galvão)
Grupo B - 20:30 - Friburguense  3 x  2 América-RJ (Eduardo Guinle)
Grupo B - 21:45 - Vasco  2 x  1 Volta Redonda (São Januário)

19/01/2006
Grupo - A 20:30 - Cabofriense  2 x  1 Flamengo (Alair Correa)
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 23, 2006, 10:47:20 am »
Citar
21/01/2006
Grupo A - 18:10 - Americano  2 x  2 Fluminense (Godofredo Cruz)
Grupo B - 16:00 - Madureira  0 x  3 América-RJ (Conselheiro Galvão)

22/01/2006
Grupo A - 16:00 - Portuguesa-RJ  2 x  2 Flamengo (Luso Brasileiro)
Grupo A - 18:00 - Cabofriense  1 x  2 Nova Iguaçu (Alair Correa)
Grupo B - 16:00 - Volta Redonda  1 x  2 Friburguense (Raulino de Oliveira)
Grupo B - 18:10 - Botafogo  5 x  3 Vasco (Maracanã)


As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 24, 2006, 11:51:54 pm »
Eis o melhor clube do campeonato Carioca

"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 25, 2006, 01:08:45 am »
Citação de: "dremanu"
Eis o melhor clube do campeonato Carioca


Citar
22/01/2006
Grupo B - 18:10 - Botafogo  5 x  3 Vasco (Maracanã)


 :wink:
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 25, 2006, 01:41:19 am »
Aquilo ali não é o simbolo do Vasco da Gama?  :Bajular:  :Bajular:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 25, 2006, 02:58:29 am »
Citar


Clube de Regatas Vasco da Gama

Fundação - 21/08/1898
Site - www.crvascodagama.com
Estádio - São Januário
Endereço - Rua General Américo de Moura, 131 - São Cristóvão
Capacidade - 35.000 pessoas
Mascote - Português
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 02, 2006, 08:48:41 pm »
Citar
29/01/2006
Grupo A - 18:10 - Fluminense  2 x  2 Flamengo (Maracanã)
Grupo B - 16:00 - Volta Redonda  3 x  2 Botafogo (Raulino de Oliveira)

01/02/2006
Grupo A - 21:45 - Nova Iguaçu  3 x  2 Portuguesa-RJ (Edson Passos)
Grupo A - 21:45 - Fluminense  0 x  1 Cabofriense (Maracanã)
Grupo B - 19:30 - Friburguense  1 x  1 Vasco (Eduardo Guinle)
Grupo B - 19:30 - Botafogo  0 x  2 América-RJ (Maracanã)
Grupo B - 20:30 - Volta Redonda  3 x  1 Madureira (Raulino de Oliveira)
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 02, 2006, 09:02:08 pm »
Semi-Final da Taça Guanabara:


América Futebol Clube


Americano Futebol Clube


Botafogo de Futebol e Regatas


Associação Desportiva Cabofriense
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2006, 06:46:55 pm »
Citar
02/02/2006

Grupo A - 20:30 - Flamengo  4 x 2 Americano (Maracanã)


As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________