Corte Real apenas com 2 Harpoon

  • 6 Respostas
  • 3727 Visualizações
*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
Corte Real apenas com 2 Harpoon
« em: Outubro 10, 2004, 02:33:01 pm »
Ola companheiros,
Estava a dar uma vista de olhos nalgumas fotos dos navios que participaram no recente exercício conjunto CONTEX/PHIBEX e reparei que a Corte Real apenas tinha instalados 2 casulos de misseis Harpoon nos laçadores Mk. 141 (1 em cada um dos 2) em vez dos 8 habituais. A Âlvares Cabral que também participou no exercício tinha os 8.
Alguém conhece o motivo???

Corte Real:


Âlvares Cabral:



Cmpts,
LF2A
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5403 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9427
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 11, 2004, 11:37:51 am »
acho que é normal...
aliás nem sei se a Marinha tem lançadores suficientes para as 3 VdG
(4x2x3=24)

Acho que o normal é mudarem os lançadores de umas fragatas para outras consoante as missões...

Tb me parece que é uma situação normal em diversas marinhas, para reduzir custos.

Mas não sei mesmo se existem lançadores Harpoon suficientes em caso de ser necessário equipar as 3 ao mesmo tempo...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

RuiMurteira

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 11, 2004, 11:58:40 am »
Lançadores parece que há. Misseis é que não.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5403 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9427
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 11, 2004, 12:11:50 pm »
Citação de: "RuiMurteira"
Lançadores parece que há. Misseis é que não.


Já agora, segundo um conhecido meu que é oficial da Marinha, também não existem munições suficientes para as CIWS Phalanx, em caso de necessidade urgente...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

snakeye25

  • Membro
  • *
  • 134
  • +0/-0
Harpoon
« Responder #4 em: Outubro 11, 2004, 01:41:47 pm »
Citação de: "RuiMurteira"
Lançadores parece que há. Misseis é que não.


Caro Rui

Os mísseis estão contidos em tubos selados de lançamento e estão lá durante toda a vida útil do míssil, tendo como vantagem a não necessidade de manutenção dos mesmos. Portanto lançador = míssil.

O mesmo já não se passa com os Sea Sparrow, onde as munições são de facto removiveis.

Em tempo de paz não é vulgar operar com mais do que 2 ou 4 mísseis. De facto a Álvares Cabral encontra-se equipada com a totalidade da sua capacidade devido a ter regressado dias antes da sua missão operacional na STANAVFORLANT.
Um abraço,

André Carvalho
 

*

RuiMurteira

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 11, 2004, 02:53:36 pm »
As desculpas, mas a informação que tinha é que tinhamos falta de munições, inclusivé misseis. Quanto aos Sea Sparrow, também não há falta?
Obrigado pelo esclarecimento.
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 17, 2004, 10:27:02 am »
Citação de: "snakeye25"
Em tempo de paz não é vulgar operar com mais do que 2 ou 4 mísseis. De facto a Álvares Cabral encontra-se equipada com a totalidade da sua capacidade devido a ter regressado dias antes da sua missão operacional na STANAVFORLANT.


Exactamente. A AC tem os 8 lanç., a CR tem 2 e a VG tem 2. Quanto às munições sei que para a NATO os CIWS vão sempre bem "carregados", e apenas costumam levar os 8 Sea Sparrow. Quanto ao Harpoon basta dizer que só foi disparado uma vez pela nossa Marinha.