ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: comanche em Maio 25, 2007, 08:39:11 pm

Título: Cinco portugueses detidos por profanação da bandeira letã
Enviado por: comanche em Maio 25, 2007, 08:39:11 pm
Citar
Cinco portugueses e dois espanhóis foram presos na semana passada em Riga, na Letónia, acusados de difamação da bandeira letã. Os jovens podem incorrer numa pena de três anos de prisão ou numa multa de 50 ordenados mínimos  

 Cinco portugueses e dois espanhóis foram detidos na semana passada em Riga, na Letónia, depois de terem pisado e destruído bandeiras daquele país, e aguardam agora a sentença do tribunal, segundo a imprensa local.

De acordo com a agência de notícias letã, citada pela Lusa, os jovens, que estavam e visita à Letónia, tiraram uma bandeira da Igreja da Nossa Senhora dos Lamentos e começaram a pisá-la.

Já a edição online do jornal The Baltic Times escreve que os jovens, com idades entre os 25 e os 36 anos, «estavam visivelmente embriagados».

Os cinco portugueses e dois espanhóis foram presentes no dia seguinte ao Tribunal Distrital de Riga, que lhes decretou a prisão, e incorrem agora numa pena que pode ir até três anos de prisão ou numa multa até 50 ordenados mínimos.

Entretanto, o secretário de Estado das Comunidades disse à agência Lusa, que os portugueses estão a ser apoiados por uma advogada local, arranjada pela Embaixada de Portugal em Riga e de acordo com a escolha dos detidos, através de uma lista de advogados que lhes foi facultada.

António Braga afirmou ainda que a embaixada portuguesa na Letónia «está a acompanhar a situação» e a «envidar esforços no sentido de alcançar os melhores resultados».

«A Embaixada continua a fazer diligências junto do governo letão através dos canais diplomáticos e aguarda-se que a medida de coacção possa ser revista na próxima semana", acrescentou.



http://tsf.sapo.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF180710
Título:
Enviado por: comanche em Maio 25, 2007, 08:58:37 pm
Citar
Letónia: Oito portugueses detidos em menos de dois meses


Oito portugueses foram detidos em menos de dois meses na Letónia, país onde apenas residem três cidadãos nacionais, segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na semana passada, cinco portugueses foram detidos em Riga, depois de terem pisado e destruído bandeiras daquele país.

De acordo com a agência letã LETA, os jovens, com idades entre os 25 e os 36 anos, estavam de visita à Letónia e tiraram uma bandeira da Igreja de Nossa Senhora dos Lamentos e começaram a pisá-la.

Além dos cinco portugueses, foram também detidos dois espanhóis por profanarem a bandeira da Letónia.

Este foi o último de uma série de casos de polícia envolvendo portugueses.

A 13 de Abril, dois portugueses foram detidos quando tentavam entrar na Letónia na posse de haxixe.

Segundo a LETA, as autoridades locais iniciaram, na semana passada, a acção judicial contra os dois portugueses, que enfrentam legislação que proíbe a entrada no país de qualquer quantidade de estupefacientes.

Em Abril, um tribunal da Letónia condenou o português Sérgio Luís Guerreiro a seis anos de prisão por pedofilia e ao pagamento de uma indemnização de 15 mil euros à mãe de duas das crianças abusadas sexualmente.

No julgamento, ficou provado que o português, de 30 anos, «reteve no seu apartamento de Riga e abusou sexualmente de uma menina de sete anos, bem como de dois rapazes de 12 e 14 anos».

A imprensa local referiu, na altura, que Sérgio Luís Guerreiro é também procurado pelas autoridades policiais da Áustria, onde foi acusado de «furtos».

De acordo com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas do MNE, estavam inscritos, em 2006, na Embaixada de Portugal em Riga apenas três portugueses.

O deputado do PSD eleito pela Europa, Carlos Gonçalves, disse à Agência Lusa que a imprensa local tem veiculado informações «não muito abonatórias para Portugal».

Carlos Gonçalves adiantou que estes três casos têm sido noticiados pelos órgãos de comunicação social da Letónia, associando-os à imagem de Portugal.



Uns poucos portugueses estão a dar má imagem do país.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 25, 2007, 11:17:28 pm
Eu nem sabia que havia Portugueses na Letónia...mas o que é que terá acontecido para se comportar de tal forma vergonhosa?!  :shock:
Título:
Enviado por: Upham em Maio 25, 2007, 11:30:28 pm
??????

O que terá acontecido?

Talvez alcool a mais ( ou haxe) em cerebros com neurónios a menos..............

Cumprimentos!
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 25, 2007, 11:49:38 pm
É o haxe a trabalhar, pena não lhe terem amassado bem as bentas.
Título:
Enviado por: SSK em Maio 26, 2007, 12:10:11 am
Se fizeram isso é porque não sabem o significado de uma bandeira, possivelmente faziam o mesmo à nossa... :!:
Título:
Enviado por: Sintra em Maio 26, 2007, 01:18:26 am
Grandes palermas... Quanto aos tipos bêbados espero que os Letões lhes dêm umas valentes "latoadas" na cabeça...
 E depois os mandem de volta para cá e espero eu, com a lição aprendida.

 Quanto ao tal de Sergio Luis Gameiro, peguem no tipo enfiem o animal numa prisão, cheia de homens muito "machos" depois deitem a chave fora.
Título:
Enviado por: SSK em Maio 26, 2007, 12:51:16 pm
Citar
Quanto ao tal de Sergio Luis Gameiro, peguem no tipo enfiem o animal numa prisão, cheia de homens muito "machos" depois deitem a chave fora.

 :G-Kill:
Isto é o que animais como esse merecem!!!!
Título:
Enviado por: Johnnie em Maio 26, 2007, 01:04:18 pm
Quase que aposto que se trata de um grupo de meninos ricos e mimados, escumalha do pior, deviam era levar umas boas bastonadas da policia, essas ja ninguem lhas tirava
Título:
Enviado por: Von Einsamkeit em Maio 28, 2007, 12:27:41 am
Estes bebados, se fosse com a bandeira do Sporting ja ninguem reclamava, mas insultar um pais, ainda pior, no proprio pais

 :shock:  :shock:  :shock:
Título:
Enviado por: ricardonunes em Maio 28, 2007, 01:45:25 am
Citação de: "Von Einsamkeit"
Estes bebados, se fosse com a bandeira do Sporting ja ninguem reclamava, mas insultar um pais, ainda pior, no proprio pais

 :shock:  :shock:  :shock:


Shº Von Einsamkeit, pesso-lhe que lave a "boca" com "sabão macaco" antes de falar do SPORTING, tá bem :wink:
Título:
Enviado por: Von Einsamkeit em Maio 28, 2007, 04:27:35 am
VÁ DE RETO INFIEEEEEEEEEEEEL, RENDA-SE AO GLORIOSO E A MI HERMOSA PERSONAAAAAAAAAAA

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpfutebol.com%2Fimages%2FTeam%2520Logos%2FPortuguese%2520Superliga%2FBenfica.jpg&hash=d6b44db2d5ad1416717fff2258672304)
Título:
Enviado por: P44 em Maio 28, 2007, 11:01:32 am
agora estiveste bem, Rabino!  :lol:
Título:
Enviado por: Lancero em Maio 31, 2007, 05:54:11 pm
Afinal é tudo bons rapazes  :roll:
Gosto especialmente da parte: "no máximo é roubo"...


Citar
Letónia: Portugueses libertados em Riga só queriam recordações

Madrid, 31 Mai (Lusa) - Dois dos três portugueses libertados na Letónia, depois de terem sido detidos sob a acusação de profanarem a bandeira daquele país, afirmaram hoje à chegada a Madrid,l que apenas pretendiam levar as bandeiras como "souvenirs" para os seus amigos.  

    À chegada ao aeroporto madrileno, Guilherme Paiva da Cunha e Nuno Miguel Luís explicaram que faziam parte do grupo dos sete jovens detidos, cinco portugueses e dois espanhóis.  

    Nuno Miguel Luis reside em Barcelona, Guilherme Paiva da Cunha em Madrid e o terceiro português, Gonçalo Pais, em Portugal, para onde seguiu directamente.

    Em declarações à Lusa, Nuno Miguel Luís disse que nenhum dos três, em momento algum, chegou sequer a tocar nas bandeiras, explicando que outros membros do grupo subiram ao mastro e retiraram o símbolo nacional letão.

    Dois outros portugueses e os espanhóis Miguel Ángel López Beltrán e Edén Galván, continuam detidos na Letónia, acusados pelas autoridades de "profanação do país" por terem retirado a bandeira nacional de estandartes numa rua do centro de Riga.  

    Nuno Miguel Luis, que chegou a Madrid procedente de um voo de Estocolmo, admitiu que a acção do grupo foi "irresponsável e estúpida", mas mantém que as acusações das autoridades da Letónia são "falsas" e o comportamento policial e judicial "exagerado.  

    "Quatro elementos do grupo subiram aos postes e retiraram as bandeiras que queriam levar para casa para oferecer a amigos", disse.  

    "Estamos a ser acusados de profanação. Dizem que rasgámos as bandeiras, as pisámos e até as atirámos ao rio. A polícia ficou com as bandeiras", afirmou.  

    O jovem português declarou ter vivido "uma péssima experiência", afirmando que durante a detenção, alguns membros do grupo foram alvo de "comportamento violento por parte das autoridades", que fizeram "muita pressão psicológica".

    "No primeiro dia levaram-nos para a esquadra, não tivemos acesso a advogados, não pudemos telefonar para ninguém nem para o consulado, e nem sequer tivemos acesso a um tradutor independente, já que quem fazia a tradução era um polícia", afirmou.  

    "Eles exerceram muita pressão psicológica. Fomos incitados a assinar papéis em letão, que não entendíamos o que diziam, e, sob muita pressão, foi-nos dito que tudo seria rápido", afirmou.  

    Os três jovens portugueses libertados passaram de acusados a testemunhas oculares, explicou, referindo que a situação dos restantes membros do grupo é "má".  

    "As acusações são falas. Tirámos as bandeiras dos postes, com o intuito de as levar para casa. Foi uma atitude irresponsável e estúpida, mas no máximo foi um roubo, não uma profanação", explicou.  

    Os sete jovens estiveram detidos numa esquadra e posteriormente numa prisão, onde "com alguma sorte" conseguiram ficar juntos numa cela e sem contacto com a restante população prisional.  

    "Depois de 12 dias fomos simplesmente libertados, sem pedido de desculpa, nem explicação", disse.  

    "É um exagero. Esta situação está a ser levada até ao limite. Até já me foi dito que mesmo que fosse verdade, que houvesse profanação, até para esse tipo de crime, isto foi demasiado empolado", afirmou.  

    Os jovens pertencem a uma associação internacional de estudantes, que Nuno Miguel Luís não quis identificar, que efectua viagens por toda a Europa.

    Segundo referiu, os outros membros do grupo podem ser condenados a penas de "três anos de cadeia, pagamento de 50 salários mínimos ou a realização de trabalho comunitário".  

    Sobre a situação em que se encontram os dois portugueses e dois espanhóis detidos, Guilherme Paiva pensava que depois do pagamento de uma fiança poderiam sair em liberdade condicional.  

    "Mas de repente, ontem, tudo mudou e terão de ficar na cadeia até ao julgamento que poderá demorar ainda três semanas", afirmou.  

    Paiva disse que a experiência na cadeia tinha sido "muito dura", que a detenção policial foi "muito violenta" e que um agente chegou mesmo a atingir os dois espanhóis com coronhadas.  

    Os dois espanhóis residem em Cartaya (Huelva) e nas Canárias, e as suas famílias têm dado inúmeros passos, através das autoridades espanholas para conseguir a sua libertação.  

    Um dos amigos dos espanhóis, Miguel Angel, que se deslocou hoje ao aeroporto de Madrid para receber os dois portugueses, disse que até agora "os esforços diplomáticas não deram frutos".  

    As famílias tentarão agora suscitar o interesse de eurodeputados para o caso, estando previstas manifestações em frente às embaixadas da Letónia em "vários países europeus onde há amigos dos quatro detidos".
Título:
Enviado por: Benny em Maio 31, 2007, 06:55:43 pm
Cambada de imbecis!

Benny





PS: Adivinhem a quem dirijo este comentário, aos turistas ou aos Letões?
Título:
Enviado por: SSK em Maio 31, 2007, 07:56:45 pm
Citar
Paiva disse que a experiência na cadeia tinha sido "muito dura", que a detenção policial foi "muito violenta" e que um agente chegou mesmo a atingir os dois espanhóis com coronhadas.


Coitaditos :cry:

Só se perderam as que caíram no chão :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: comanche em Junho 02, 2007, 11:10:53 pm
Família pede libertação de jovens lusos

Citar
Mais de uma centena de familiares e amigos dos dois portugueses que se encontram detidos em Riga manifestaram-se hoje pacificamente defronte da embaixada da Letónia em Lisboa para pedir a libertação dos jovens lusos, noticia a Lusa.

A 16 de Maio último, cinco jovens portugueses e dois espanhóis foram detidos pela polícia letã, após terem retirado cinco bandeiras da Letónia numa rua de Riga, tendo quatro deles - três portugueses e um espanhol - sido libertados e passado de acusados a testemunhas.

Hoje, em Lisboa, numa cerimónia emocionada, os pais dos dois detidos, bem como os dos três que foram entretanto libertados, entregaram à encarregada de negócios da missão diplomática daquele país uma bandeira da Letónia que haviam cosido, à mão, minutos antes em sinal de solidariedade.

Os manifestantes, na presença de um contingente policial, entregaram também a Inga Krastina um abaixo-assinado com cerca de uma centena de nomes em que pedem a libertação dos dois jovens, detidos a 16 de Maio último pela polícia letã, depois de «profanarem» cinco bandeiras daquele país báltico.

Em declarações à Agência Lusa, a encarregada de negócios da embaixada da Letónia em Lisboa disse que irá remeter o documento às autoridades que investigam o incidente, sublinhando que nada mais pode fazer. Inga Krastina, recusando comentar, a nível pessoal, o incidente registado em Riga, adiantou, porém, que o Código Penal letão prevê uma pena máxima de prisão para casos de profanação de símbolos nacionais, mas manifestou-se convicta de que o caso poderá ser resolvido rapidamente.

Também em declarações à Lusa, os pais de dois dos jovens que ainda se encontram detidos, apelaram à libertação dos dois jovens, defendendo que, da parte das autoridades de Riga, houve «algum excesso de zelo» perante uma «brincadeira de crianças».

Por seu lado, Gonçalo Pais, um dos cinco portugueses inicialmente detidos e que foi, 12 dias depois, libertado, passando a testemunha, admitiu que os seus amigos «cometeram um pequeno erro» que está, porém, a ser «duramente punido».

«Foi um erro pequeno que está a ser duramente punido. As coisas deveriam ser mais facilitadas e é por isso que estamos agora a pedir para que haja uma resolução diplomática para o caso», afirmou, sublinhando, contudo, que durante os 12 dias que esteve detido nunca foi mal tratado.

«As condições da prisão é que eram duras. Quer na esquadra, onde estivemos algumas horas, quer nuns calabouços, onde permanecemos dois dias, quer na Prisão Central de Riga, para onde fomos finalmente enviados e lá permanecemos 10 dias, com pouca luz, com uma fraca alimentação», acrescentou.

Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 03, 2007, 12:58:47 am
Um desses imbecis, que envergonharam o nome de Portugal com as suas atitudes infantis, em declarações à RTP disse que "(..) não cometemos nenhum crime... só roubamos (...)!!!" Perante isto o que é que se pode dizer?

Deviam era ter vergonha na cara e dar-se por contentes de terem sido recambiados com um pontapé no traseiro em vez de ficarem lá presos... Em vez disso organizam encontros, e a comunicação social ainda lhes dá tempo de antena....

=modo irónico!=
Acho que vou a Espanha roubar uns trocados... se for apanhado digo que estava só a roubar e que a policia espanhola é muito bruta! :lol:


Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2007, 12:49:00 pm
Mais uma em cheio do Miguel Castelo Branco:

Manifestação frente à embaixada letã em Lisboa pedindo e implorando a libertação de uns rapazolas detidos em flagrante acto iconoclasta naquele país báltico recém-libertado da bota comunista. Fizeram-no por inconsciência e por criancice, dizem amigos e familiares consternados, mas no acto de ofender um povo na destruição da sua bandeira há, escondida, uma pedagogia de décadas, veneno corrosivo que por aqui foi gota a gota injectado por gerações de criaturas que nunca esconderam um inteiro programa desnacionalizador que agora se revela em toda a sua sementeira. Inculcaram nos miúdos deste país o desprezo por tudo o que deve ser objecto de respeito, baniram da escola os caboucos do civismo, o culto da bandeira, o respeito pelo hino. Parece já não haver "kit" patriótico capaz de reparar males que o ódio a tudo o que o estômago e as vísceras desconhecem produziu neste ataúde à beira mar plantado.
Título:
Enviado por: Yosy em Junho 03, 2007, 01:56:22 pm
Citação de: "ricardo_m"
Um desses imbecis, que envergonharam o nome de Portugal com as suas atitudes infantis, em declarações à RTP disse que "(..) não cometemos nenhum crime... só roubamos (...)!!!" Perante isto o que é que se pode dizer?

Deviam era ter vergonha na cara e dar-se por contentes de terem sido recambiados com um pontapé no traseiro em vez de ficarem lá presos... Em vez disso organizam encontros, e a comunicação social ainda lhes dá tempo de antena....


Concordo. Que cambada de burros. Não me importava nada se tivessem apanhado umas valentes  s1x2x
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 03, 2007, 11:35:01 pm
Condenável? Sim! mas na medida em que é condenável o roubo e destruição de um pedaço de pano.

 O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.
Título:
Enviado por: Yosy em Junho 03, 2007, 11:45:16 pm
Citação de: "RedWarrior"
Condenável? Sim! mas na medida em que é condenável o roubo e destruição de um pedaço de pano.

 O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.


O patriotismo nas doses certas é algo salutar.
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 12:03:15 am
Citação de: "Yosy"
Citação de: "RedWarrior"
Condenável? Sim! mas na medida em que é condenável o roubo e destruição de um pedaço de pano.

 O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.

O patriotismo nas doses certas é algo salutar.

 
 Depende da perspectiva. Eu considero-o anacrónico, já que nega o indivíduo em tempos em que, cada vez mais, este deixa de estar prefigurado ao local onde nasce.
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 04, 2007, 12:12:22 am
Citação de: "RedWarrior"
O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.


 :roll:
Título:
Enviado por: papatango em Junho 04, 2007, 12:28:10 am
Citação de: "Red Warrior"
O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.
Lendo os livros do Peninha e do Pato Donald :mrgreen:
Só depois é que me disseram que o sabão era monárquico. :mrgreen:

Se calhar por isso é que não resultou

Estou a pensar em experimentar sabão amarelo...
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 12:30:58 am
Citação de: "papatango"
Lendo os livros do Peninha e do Pato Donald c34x
Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 04, 2007, 12:38:15 am
Citação de: "RedWarrior"
O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.


Ainda que não concorde completamete consigo...
Não se trata de patriotismo, trata-se de falta de respeito!
A bandeira é o símbolo máximo de qualquer pais, seja ele a Letónia ou o  Togo! A sua profanação constitui em qualquer lado e desde tempos imemoriais uma ofensa para com a totalidade do povo que a mesma representa, sobretudo se o mesmo povo lutou recentemente pela sua independência!!!

O mal desses jovens é a ignorância e a irresponsabilidade nascida do crónico sentimento de impunidade.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 12:46:22 am
Citação de: "ricardo_m"
A sua profanação constitui em qualquer lado e desde tempos imemoriais uma ofensa para com a totalidade do povo

 Porquê? o povo precisa de um pano que o represente?
Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 04, 2007, 12:54:53 am
Não precisa...
Mas o facto é que esse trapo (no meu caso um vermelho e verde com uns desenhos no meio....) REPRESENTA o pais... quer se queira quer não, para o bem e para o mal!

Quando a selecção ganha e tudo corre à rua com as bandeiras é porquê? Porque são todos nacionalistas?? Porque são todos uns "patriotas"?? Porque são todos imbecis?? Ou será porque tem a noção que este é o SIMBOLO que os une...

...e atenção eu disse simbolo, é claro que um povo não é definido pelos seus simbolos, apenas é representado por eles!


(sem querer ser ofensivo, só como exemplo extremo)
Se eu cuspisse numa fotografia sua o que é que o senhor pensaria de mim?
O senhor precisa dessa fotografia?
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 01:09:15 am
Citação de: "papatango"
Camarada Red Warrior, tenho-me fartado de ler carradas de literatura instrutiva, até tenho aí um livro com as citações do grande camarada Vasco Gonçalves, que me ofereceram numa das minhas viagens à sagrada Festa do Avante, e nunca mais me livro desta camada de patriotismo...
O livro de citações do grande camarada Vasco Gonçalves não é o apropriado para alguém que pretende encaixotar o patriotismo.

Citação de: "papatango"
Estou a pensar em experimentar sabão amarelo...

 Estou em crer que o sabão amarelo é liberal, e como se deve escolher sempre o menos mau, escolhe esse. As correntes jacobinas são mais eficazes no combate ao patriotismo do que a esquerda cosmopolita (http://http).
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 01:21:44 am
Citação de: "ricardo_m"
quer se queira quer não, para o bem e para o mal!
Pois, mas eu não quero que esse pano me represente a mim. Pode ser?

Citação de: "ricardo_m"
Quando a selecção ganha e tudo corre à rua com as bandeiras é porquê?
Não sei. Várias foram as vezes em que me questionei sobre o fenómeno.

Citação de: "ricardo_m"
Se eu cuspisse numa fotografia sua o que é que o senhor pensaria de mim?

 Que o senhor é alguém que não se importa de roubar saliva a importantes necessidades fisiológicas, apenas para extravasar a raiva contida :P
 Vá, para dar seguimento ao seu hipotético cenário de a minha fotografia me representar (por minha vontade), parto para os meios legais dispondo de um código penal que desconsidera a minha fotografia cuspida em detrimento de uma bandeira.
 
 O que eu quero dizer é que o acto em si, é ignorante e condenável, mas na sua medida. E esses objectos pelos quais se diz representar o povo, não devem estar protegidos por lei. Chegamos ao cúmulo de verificar que uma ofensa a uma bandeira é mais grave que uma ofensa corporal (por exemplo).
Título:
Enviado por: Creoula em Junho 04, 2007, 01:42:59 am
Citação de: "RedWarrior"
Condenável? Sim! mas na medida em que é condenável o roubo e destruição de um pedaço de pano.

 O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.

Considera uma bandeira nacional "um pedaço de pano"?  :shock: As bandeiras nacionais são símbolos de soberania e é como tal que devem ser respeitadas! Diz o Artº 11º nº1 da CRP: "A Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, unidade e integridade de Portugal...", pois eu, como português, patriota, saudável, leitor e viajante assíduo, não gostaria nada de ver um letão ou outro qualquer a roubar a linda enorme Bandeira Portuguesa que está hasteada no topo do Parque Eduardo VII, não gostava de ver um letão ou outro qualquer roubar a Bandeira Portuguesa que está hasteada no Castelo de São Jorge, não gostava de ver um letão ou outro qualquer roubar a Bandeira Portuguesa que está hasteada em... etc., etc. Muito menos gostaria de ver alguém a pisar, rasgar, queimar, a bandeira do meu país! Qualquer povo defende a sua bandeira, ainda mais um povo que viveu décadas oprimido e só em 1990 obteve a independência e pôde adoptar a sua Bandeira Nacional. Lendo e viajando aprende-se a conhecer e a respeitar povos, culturas, costumes. Estes "meninos" foram irresponsáveis, não roubaram um mero pedaço de pano, roubaram (e talvez tenham feito algo mais...) um símbolo nacional de um país soberano, ofenderam gravemente um povo que se vê representado "naquele pedaço de pano".
Se levaram uns amassos, não lhes fez mal nenhum!
Citar
Pois, mas eu não quero que esse pano me represente a mim. Pode ser?
Aceito que não se sinta representado pela Bandeira do seu país, que esta lhe seja indiferente, desde que isso não degenere em desrespeito pela mesma.
Citar
Chegamos ao cúmulo de verificar que uma ofensa a uma bandeira é mais grave que uma ofensa corporal (por exemplo).

Não estamos a falar da bandeira do Bifanas Futebol Clube, é a Bandeira de um País soberano, e a ofensa a um simbolo nacional é crime público, muito mais grave do que dar um estalo a alguém.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 02:32:08 pm
Citação de: "Creoula"
Diz o Artº 11º nº1 da CRP: "A Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, unidade e integridade de Portugal..."
A CRP diz uma data de coisas engraçadas às quais se fez vista grossa.

Citação de: "Creoula"
não gostaria nada de ver um letão ou outro qualquer a roubar a linda enorme Bandeira Portuguesa que está hasteada
Nem eu, da mesma maneira que não gostaria que ninguém roubasse a toalha que Dona Ermelinda tem no estendal a secar.

Citação de: "Creoula"
Aceito que não se sinta representado pela Bandeira do seu país, que esta lhe seja indiferente, desde que isso não degenere em desrespeito pela mesma.
Não, não é meu hábito roubar nem queimar bandeiras. O acto de queimar uma bandeira é um completo contrasenso como acto provocatório, porque reconhece na bandeira algo que ela não representa e atenta contra isso. Não é a mesma coisa que alguém que precisa de limpar as mãos, e à falta de algo melhor a não ser uma bandeira, decide despreocupadamente limpar as mãos à bandeira.  
 
Citação de: "Creoula"
a ofensa a um simbolo nacional é crime público, muito mais grave do que dar um estalo a alguém.

 Estás portanto a dizer que a ofensa a um símbolo é mais gravosa que a ofensa às pessoas que é suposto representar?
Título:
Enviado por: comanche em Junho 04, 2007, 02:46:03 pm
Citação de: "RedWarrior"
Condenável? Sim! mas na medida em que é condenável o roubo e destruição de um pedaço de pano.

 O patriotismo é uma doença infantil que se cura lendo e viajando.


Experimenta viajar e faz um visita turistica por ex. à China ou a Cuba, países da tua ideologia, e quando vires uma bandeira hasteada de um de esses países, experimenta tirar a bandeira pisar-la, rasgar-la e de preferência em publico.
Depois se puderes, vem aqui a este fórum contar quais foram as consequências desses actos, para ficarmos a saber se afinal esse "pedaço de pano" tem algum valor ou não.
Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 04, 2007, 03:07:02 pm
Nem de propósito...

Ainda há menos de três meses estive em Pequim, onde pude assistir à cerimonia do hastear da bandeira na praça de Tianamen.
Esta cerimonia repete-se todos os dias exactamente ao nascer do Sol, sendo igualmente a bandeira arreada ao Por-do-Sol.

Para alem de todo o aparato e pompa que rodeia esta cerimónia, o que mais impressiona é a quantidade de gente que se desloca das restantes províncias da China até Pequim para assistir a este momento, sujeitando-se inclusive a uma noite ao relento para guardar lugar! E eu sei, porque estive lá e falei com essas pessoas, e fiquei espantado com a emoção que sentem ao presenciar tal momento.

Mais uma vez, respeito que não se sinta representado por um pedaço de pano, apenas insisto que esse mesmo pedaço de pano que pode não o representar a si, representa certamente outras pessoas, às quais todos devemos respeito!

Cumprimentos

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fbp1.blogger.com%2F_FjN9cRLuYU8%2FRmQbx4B4QNI%2FAAAAAAAAACo%2Fm0zwpnBVko0%2Fs400%2Fbeijing%2Bdia4%2B%252824%2529.JPG&hash=90a99f6d574d9718f06cd80ef4a0d895)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fbp1.blogger.com%2F_FjN9cRLuYU8%2FRmQb24B4QOI%2FAAAAAAAAACw%2F73ORmCvJWXM%2Fs400%2Fbeijing%2Bdia4%2B%252825%2529.JPG&hash=a49da58b35a5add7b9f41b9e6d7cefe7)
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 03:15:25 pm
Citação de: "comanche"
Experimenta viajar e faz um visita turistica por ex. à China ou a Cuba, países da tua ideologia

 Vá lá, de certeza que é possível uma argumentação menos enviesada. Acontece que já muitas vezes critiquei os governos de Cuba da China (http://http), nos quais não me revejo.
 Isso seria a mesma coisa que dizer que a África do Sul é um país da ideologia dos liberais clássicos, ou que a Arábia Saudita é um país da ideologia dos nacionalistas.
Título:
Enviado por: papatango em Junho 04, 2007, 05:05:04 pm
Infelizmente, o facto de o RedWarrior ter criticado os regimes da China ou de Cuba, não altera nem em um milimetro o que se passa nesses países.

Quer na China, quer em Cuba, são as teorias do Marxismo-Leninismo que são utilizadas como base para a partir daí se construirem todas as leis que suportam os respectivos regimes.

Onde o Marxismo-Leninismo não previu nada, já sabemos como é que se resolve a questão: com a Lei nr. Ak-47.

Se aparecer alguém a dizer que na sua origem as iodeias do fascismo de Mussolini até eram boas, e que o problema foi a sua má aplicação, o que é que você vai dizer?

Você parece ter ideais muito românticos, e isso é muito respeitável. O problema é que a história mostra onde é que chegaram todos os que seguiram muitos esses ideais, que sacrificam a pessoa em prol do colectivo.

.

Uma nação é o nome que damos a um grupo de pessoas que entre si partilham um numero de valores conceitos e também património.
Essas pessoas, consideram que se deve defender aquilo que olham como seu e o que acham ser correcto e bom.

A nação, e os simbolos da nação, são desta forma simbolos dessa determinação em defender o que o grupo de pessoas considera como valores pelos quais vale a pena lutar.

A bandeir aé um desses simbolos.
A Nação e a independência, são a mais significativa demonstração de Liberdade.

Os simbolos da nação, são por isso os simbolos do direito dos povos a essa Liberdade.

A Liberdade de uns, acaba onde começa a Liberdade dos outros, por isso cada país tem o direito de preservar os simbolos da sua Liberdade.

Provavelmente num país que viveu durante tanto tempo sob a bota de uma tirania como a soviética, e que anteriormente também vivia sob o jugo estrangeiro Russo e não só, esta Liberdade tem um valor que nós em Portugal já esquecemos, porque achamos que a Liberdade é um Direito, esquecendo que houve muitos que lutaram por esse direito.

Sem Independência não há Liberdade, e a bandeira é um simbolo dessa liberdade.
Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 04, 2007, 05:17:41 pm
Citação de: "papatango"
Uma nação é o nome que damos a um grupo de pessoas que entre si partilham um numero de valores conceitos e também património.
Essas pessoas, consideram que se deve defender aquilo que olham como seu e o que acham ser correcto e bom.

A nação, e os simbolos da nação, são desta forma simbolos dessa determinação em defender o que o grupo de pessoas considera como valores pelos quais vale a pena lutar.

A bandeir aé um desses simbolos.
A Nação e a independência, são a mais significativa demonstração de Liberdade.

Os simbolos da nação, são por isso os simbolos do direito dos povos a essa Liberdade.

A Liberdade de uns, acaba onde começa a Liberdade dos outros, por isso cada país tem o direito de preservar os simbolos da sua Liberdade.

Provavelmente num país que viveu durante tanto tempo sob a bota de uma tirania como a soviética, e que anteriormente também vivia sob o jugo estrangeiro Russo e não só, esta Liberdade tem um valor que nós em Portugal já esquecemos, porque achamos que a Liberdade é um Direito, esquecendo que houve muitos que lutaram por esse direito.

Sem Independência não há Liberdade, e a bandeira é um simbolo dessa liberdade.


 :Palmas:  :Palmas:  :wink:

..às vezes convem (re)lembrar o tema  :D
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 04, 2007, 06:43:56 pm
O RedWarrior pode dormir um pouco mais descansado esta noite. Já as bandeiras da Letónia que possam ainda restar...


Citar
  Riga, 04 Jun (Lusa) - Os cidadãos portugueses João Silva e Paulo Franco,  hoje libertados da prisão central de Riga, Letónia, acham que foram mal  interpretados e que o caso da "profanação" da bandeira "foi um grande mal  entendido".  

   Os dois portugueses foram detidos a 16 de Maio, foram libertados juntamente  com o cidadão espanhol Miguel Ángel Beltrán, tendo sido conduzidos de imediato  ao consulado espanhol na capital letã.  

   "De facto retirámos algumas bandeiras, foi um acto irreflectido e irresponsável,  mas obviamente que [o episódio] não merecia as acusações que nos fizeram,  como profanação de bandeira", afirmou João Silva à Agência Lusa.  

   "É um país que nós admiramos, como todos os do mundo em geral, gostamos  de viajar e fomos injustamente acusados", afirmou o cidadão português.  

   "Vimos umas bandeiras que decidimos recolher como lembranças e depois  fomos mal interpretados", afirmou Paulo Franco à Lusa, já nas instalações  do consulado espanhol.  

   "Pensaram que ultrajámos o país e que as pisámos, o que é completamente  errado, nunca tivemos intenção de o fazer e jamais o faríamos", garantiu.  

   João Silva e Paulo Franco esperam agora que as autoridades cheguem a  um acordo e estão a preparar um texto, em conjunto com os seus colegas espanhóis,  "para explicar a nossa versão da história bem contada".  

   "As condições foram difíceis, mas sentimos bastante o apoio vindo do  exterior", disse João Silva.  

   Os jovens esperam agora o julgamento em liberdade, estando proibidos  de sair da Letónia.  

   De acordo com a advogada de defesa, portugueses e espanhóis poderão  ter de esperar entre "duas a três semanas" até às audiências.  

   Contudo, o cônsul de Espanha em Riga, Bernardo López López-Ríos, fala  na possibilidade de o processo se arrastar até Setembro.  

  Entretanto, a agência de notícias letã LETA, noticiou hoje que as autoridades  letãs alteraram a acusação contra os dois portugueses e os dois espanhóis  de crime de profanação de simbolo nacional para roubo premeditado em grupo.  

   Esta alteração implica também uma mudança na pena máxima, que passa  de três para seis anos de prisão.
*  


*Acho que deviam ter alinhado na profanação. Agora arriscam seis anos...  :roll:
Título:
Enviado por: Creoula em Junho 04, 2007, 07:59:52 pm
Citação de: "RedWarrior"
A CRP diz uma data de coisas engraçadas às quais se fez vista grossa.
Engano seu. A CRP diz uma data de coisas sérias às quais, infelizmente, se fez e faz vista grossa! E daí? O facto disto acontecer não é justificação para se desrespeitar a Constituição e a Bandeira Nacional!

Citação de: "RedWarrior"
Nem eu, da mesma maneira que não gostaria que ninguém roubasse a toalha que Dona Ermelinda tem no estendal a secar.
Pois, eu também não. Mas se roubarem a toalha da senhora só ela é lesada, enquanto que se roubarem a Bandeira Nacional estarão a ofender todo um povo, uma Nação!

Citação de: "RedWarrior"
Citação de: "Creoula"
a ofensa a um simbolo nacional é crime público, muito mais grave do que dar um estalo a alguém.
Estás portanto a dizer que a ofensa a um símbolo é mais gravosa que a ofensa às pessoas que é suposto representar?

Estou a dizer que a ofensa a um Simbolo Nacional é mais grave que certas ofensas pessoais, como por exemplo furtar a toalha da Dona Ermelinda ou dar uma estalada a um tipo que esteja a gozar com o Hino Nacional.

Quanto ao que o RedWarrior disse sobre limpar a boca, ou as mãos, à Bandeira Nacional, não vou sequer comentar :roll:

Fazendo a ligação ao assunto inicial deste tópico, pode ter havido empolgamento do assunto pela comunicação social, pode até ter havido excessos da policia letã, mas nada desculpa o que estes meninos fizeram. Merecem ser castigados.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Junho 04, 2007, 09:01:51 pm
Citação de: "Creoula"
Quanto ao que o RedWarrior disse sobre limpar a boca, ou as mãos, à Bandeira Nacional, não vou sequer comentar :roll:


Uma vez que não é possível dar uns açoites no rabiosque do infante, não alimentem o troll.
Título:
Enviado por: RedWarrior em Junho 04, 2007, 09:14:12 pm
Citação de: "papatango"
Quer na China, quer em Cuba, são as teorias do Marxismo-Leninismo que são utilizadas como base para a partir daí se construirem todas as leis que suportam os respectivos regimes.
Sim, e é por isso que eu critico construtivamente a adaptação de Lenine ao determinismo histórico de Marx. Aquilo que Lenine fez é aquilo que eu quero refazer, mas desta vez de uma forma descomprometida.
 Um modelo sustentável e alternativo ao liberalismo clássico, que não crie mais problemas do que aqueles que pretende resolver. Que seja competitivo para não ter que ser implementado pela força, ao mesmo tempo que regule os aspectos que o mercado não consegue resolver por si. As tendências monopolistas (morte da concorrência), a insustentabilidade do Estado social, a fome, a divisão internacional do trabalho, a falta de integração económica num mundo globalizado...
 Isso poderá levar-me à social-democracia ou a outra forma de organização social que serve este objectivos no presente. Mas não deixo de ter sempre a visão materialista de Marx, apenas porque alguns aplicaram mal as suas ideias, como Lenine por exemplo. Ou então, reduziram as suas ideias ao que elas tinham de mais criminoso.

Citação de: "papatango"
Se aparecer alguém a dizer que na sua origem as iodeias do fascismo de Mussolini até eram boas, e que o problema foi a sua má aplicação, o que é que você vai dizer?
Não tenho dúvidas em afirmar que as ideias de Mussolini merecem desde logo, a minha discordância, tal como as de Lenine. Aliás, há uns aspectos curiosos entre estas duas figuras que a história tende a ignorar.

Citação de: "papatango"
Uma nação é o nome que damos a um grupo de pessoas que entre si partilham um numero de valores conceitos e também património.
Essas pessoas, consideram que se deve defender aquilo que olham como seu e o que acham ser correcto e bom.
O que tu fazes é negar o indivíduo e tomar como adquirido aquilo que cada um pensa. Toda a tua restante argumentação teria a minha concordância se substituísses a palavra "Nação" por "Indivíduo". Essa visão do mundo em blocos homogéneos é sufocante, e já esteve na origem de muitas guerras.

Citação de: "Creoula"
O facto disto acontecer não é justificação para se desrespeitar a Constituição e a Bandeira Nacional!
Concordo. É apenas razão para se alterar a Constituição.

Citação de: "Creoula"
Pois, eu também não. Mas se roubarem a toalha da senhora só ela é lesada, enquanto que se roubarem a Bandeira Nacional estarão a ofender todo um povo, uma Nação!

 Todos aqueles que se fazem representar pela bandeira, que poderão ser todos menos eu (pelo menos, de certeza que a minha posição não é isolada).
 Ainda assim, se eu queimar uma bandeira do Benfica, quantos milhões de pessoas é que estou a ofender? E o que é que me acontece?
 
 Penso que esta sacralização da bandeira é bastante semelhante ao culto de personalidade que era feito a Mao e a Estaline. Não sejam aquilo que criticam :wink:
Título:
Enviado por: ricardo_m em Junho 04, 2007, 09:19:43 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "Creoula"
Quanto ao que o RedWarrior disse sobre limpar a boca, ou as mãos, à Bandeira Nacional, não vou sequer comentar :down:
Título:
Enviado por: Luso em Junho 04, 2007, 09:49:34 pm
Citação de: "ricardo_m"
Citação de: "Luso"
Citação de: "Creoula"
Quanto ao que o RedWarrior disse sobre limpar a boca, ou as mãos, à Bandeira Nacional, não vou sequer comentar :down:


Não era para o Creoula, atenção.
Argumentar com o Rédeuoriór é um exercício inútil, sobretudo quando as suas posições colocam em causa a razão de ser deste fórum. Para quem não conhece a personagem e sua ideologia que faça uma pesquisa.
Este espaço serve para discutir, fazer criticismo e criticar (leia-se reclamar) das opções políticas e técnicas, história em geral tendo-se sempre como referência o tema "Defesa" que implica o conceito de manutenção da existência de um bem ou valor, que neste caso é Portugal, Passado, Presente e Futuro.
Não compreender isso e insistir em "originalidades conceptuais" pueris é "estar a mais".
E já estou cansado de ter que explicar estas evidências.
Título:
Enviado por: ferrol em Junho 05, 2007, 12:58:21 pm
Citação de: "RedWarrior"
Penso que esta sacralização da bandeira é bastante semelhante ao culto de personalidade que era feito a Mao e a Estaline. Não sejam aquilo que criticam :wink:
Coincido plenamente. Unha bandeira non deixa de ser un trapo de cores. Sacraliza-los símbolos dun Estado, sexa a bandeira, sexa a moeda, sexa o himno, sexa un pao con letras como os batussis, sexa... é equivalente a renunciar á propia individualidade e meterse dentro da manada que sacraliza ese símbolo. Non hai que esquecer qu o home, é, por natureza, un animal social, como o lobo, como o leon.

Logo creo, RedWarrior, que non podemos ignora-los símbolos e descalificalos como símbolos deshumanizadores, porque o son, pero a propia persoa tende a deshumanizarse no grupo ó que pertence, sexa a tribu neolítica, sexa a nación...

Pero eses símbolos nunha sociedade moderna non representan só ó grupo "per se", senón representan anceios e desexos das persoas que se ven representadas neles. Se preguntas a un norteamericano, a súa bandeira representa a liberdade, a democracia e a liberdade individual, concentrada toda nese trapo. Se preguntas a un chino ou un coreano, a súa bandeira seguramente representará cousas semellantes de bonanza persoal e social...

De feito, cada un ve no símbolo o que quere ver. Seguramente moitos dos foristas deste foro verán no séu trapo cousas que outros non ven, i eu vexo no méu trapo outras cousas que poden ser parecidas ás que ve vostede no séu. O cal non quere dicir que éste ou aquel trapo queiran dicir nada, senón simplemente que as persoas que o ven o interpretan dun xeito diferente, pero todas dentro da representación da seguridade grupal que o símbolo implica.

Todos os reximes tratan de gobernar ó grupo. Unha das primeiras cousas que fan e troca-los símbolos cando chegan ó poder. O fixeron os comunistas na URSS, e o fixeron os post-comunistas en Rusia. Fíxose en España ó remata-la dictadura e faise en todos lados. Para que o grupo se identifique co novo gobernador, fai falla troca-lo símbolo do antigo. Logo xa só queda imbui-las novas ideas nas mentes do grupo para que o novo símbolo sexa aceptado polos gobernados, á par do goberno.

En resumo, RedWarrior, que estando dacordo con vostede na non importancia física dun trapo pegado a un pao, creo que estes símbolos teñen importancia grupal, polo que deben ser respetados, non como símbolos propiamente, senón como a expresión dun sentimento do grupo que se sente representado polo símbolo.

Non sei se me explico ben. En todo caso, un saúdo e gracias por dar unha bocanada de aire fresco e opinións diverxentes ó foro.
Título:
Enviado por: comanche em Junho 15, 2007, 01:11:24 pm
Letónia: portugueses podem regressar a Portugal


Citar
Os dois cidadãos portugueses que estavam impedidos de sair da Letónia, por estarem acusados de profanação da bandeira letã, já podem regressar a Portugal, onde vão aguardar o julgamento, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das comunidades.

António Braga adiantou que «após a intervenção da embaixada de Portugal em Riga foi levantada a interdição da saída do país, pelo que os dois cidadãos podem aguardar o desenvolvimento do processo em Portugal».

Perto das 11h30, a agência EFE noticiava que os dois jovens espanhóis acusados de profanar a bandeira ¿ o mesmo crime que pende sobre os portugueses ¿ podiam regressar ao seu país natal. A EFE escrevia ainda que os dois têm de regressar a Riga por altura do julgamento.

Na passada terça-feira, João Silva e Paulo Franco, os portugueses detidos em Riga, foram informados pelo procurador regional letão de que teriam de aguardar julgamento antes de poderem sair da república báltica. Segundo os dois portugueses, o próprio embaixador português em Riga havia manifestado a esperança na possibilidade de aguardarem julgamento em Portugal, o que veio a acontecer apenas hoje.

A 16 de Maio, na sequência de uma denúncia popular, cinco portugueses e dois espanhóis foram detidos pela polícia letã junto ao rio Daugava, tendo quatro deles passado três semanas na Prisão Central de Riga. Os outros três portugueses e um espanhol foram entretanto libertados e regressaram aos seus países.

Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 10:17:19 am
Vamos esta foto lindíssima de uma bandeira republicana ...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_7HmgXeM08Yw%2FSL-odyBeiaI%2FAAAAAAAAASc%2FQirgkSxsqqg%2Fs400%2F1985113_EvjJz.jpeg&hash=5d15f149e4e8a9d411a5e145ad84a9c8)

Mas isto é perfeitamente normal por culpa do regime em que vivemos que tem vergonha de que as pessoas se afirmem patriotas ... isso nunca acontece numa monarquia :) Não se pode esperar muito quando só 28% da população portuguesa votou no chefe de estado, não há união.

E já agora fotos de pessoas com a bandeira a tomar banho ? querem ?

A minha Bandeira Nacional Azul e Branca da Monarquia Constitucional está bem posta na parede. Para quem quiser uma podem mandar vir sem problemas do site :

http://www.sanjor.pt
Título:
Enviado por: LM em Setembro 04, 2008, 11:05:42 am
Citar
isso nunca acontece numa monarquia  Não se pode esperar muito quando só 28% da população portuguesa votou no chefe de estado, não há união


Esta frase, algo retirado do contexto admito, explica muito... quem quis pôde votar no chefe de estado... na sua alternativa eu não poderia votar/dar opinião e a escolha resume-se a um acontecimento biológico e legal de uma mulher ser Mãe de uma criança e ser legalmente casada com um homem que por acaso é rei...

Mas vou ficar por aqui para não alimentar mais "off-topic" (lamento o que já alimentei).
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 11:15:44 am
Ya e a primeira dama não é casada com o presidente ? curiosamente até lhe dão mais importância do que merece porque protocolarmente não existe :)

O mais importante é a Bandeira, não se ensina nas salas de aula o que é cidadania. É vergonhoso a maneira como muitos tratam a bandeira nacional, não é a "minha" bandeira mas não a deixo de respeitar porque acima de tudo representa o meu país.