Programa de substituição do C-130

  • 2566 Respostas
  • 561527 Visualizações
*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1530 em: Maio 20, 2019, 10:01:57 pm »
Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.

Para sua informação, os pilotos da FAP já pilotaram o KC-390 quando esteve em Portugal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1531 em: Maio 20, 2019, 11:06:31 pm »
Antes destas tretas todas de marketing que alguns senhores aqui dizem, interessava-me mais saber os moldes do negócio que supostamente se vai realizar com a FAP.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1532 em: Maio 20, 2019, 11:34:55 pm »
Essa história do preço do C17, é um bocado como a do Ferrari, até posso juntar um dinheiro e comprar um Ferrari, um usado para ser mais barato, mas será que depois tenho dinheiro para lhe trocar os pneus regularmente?
« Última modificação: Maio 20, 2019, 11:35:24 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 30
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +6/-252
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1533 em: Maio 21, 2019, 12:23:05 am »
Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.

Para sua informação, os pilotos da FAP já pilotaram o KC-390 quando esteve em Portugal.

Não pilotaram, foram sentados do lado direito, é diferente. Uns 15 países ou mais já mandaram pilotos sentarem ao lado direito do KC-390, não comandaram a aeronave.

Para comandar um avião como este são muitas horas de simulador, voos no Legacy configurado e muitas horas sentado ao lado direito antes de comandar realmente a aeronave. Não é tão simples.

Esse aqui é um H modernizado, sair de um destes para o KC-390 é uma distância muito grande, este avião é comandado por cabos de aço, no braço mesmo. No KC-390 basta um simples toque num joystick, um computador processa e executa a manobra.


Isso é grotesco comparado ao Pro Line Fusion.

Bom, vamos esperar a decisão das autoridades de Portugal.

Talvez caso façam parte da família KC-390 na OTAN, outros pilotos e forças possam se interessar também, numa espécie de efeito demonstração, cargas que o C-130 não transporta por exemplo, pode levar a reflexão de que o KC-390 seja uma opção válida.

 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 611 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1534 em: Maio 21, 2019, 12:39:14 am »
Qual Legacy configurado? E ele a insistir :D
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 611 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1535 em: Maio 21, 2019, 12:42:04 am »

Continuamos sem ver até hoje o "ká-cê" aterrar e descolar em pistas improvisadas ou de terra batida conforme o fabricante anuncia no caderno de encargos da aeronave.
« Última modificação: Maio 21, 2019, 12:42:45 am por Major Alvega »
 

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 30
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +6/-252
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1536 em: Maio 21, 2019, 03:14:18 pm »
Qual Legacy configurado? E ele a insistir :D

Aqui tem um Legacy com seu FBW configurado para se tornar um KC-390 no modo de pilotar, é este avião que os pilotos treinam antes de pilotarem o KC-390, é como se tivessem pilotando um KC-390, mas dentro de um Legacy.

Quem só pilota Bandeirante e C-130 não vai saber pilotar um KC-390.

É desses aí...



O FBW é configurado para o modo KC-390, o software entende que é um KC-390 e executa como se fosse.

Ninguém do estrangeiro passou por este estágio. Só vai entrar aí quem comprar o avião.

Sabe quantas vezes na vida, um piloto da FAP vai querer saber da existência do C-130 quando começar a voar no KC-390?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8646
  • Recebeu: 3241 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6480
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1537 em: Maio 21, 2019, 03:41:20 pm »
 ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

https://www.ainonline.com/aviation-news/business-aviation/2014-05-20/embraer-shows-complete-jet-family-new-legacys

Citar
Embraer Shows Off Complete Jet Family With New Legacys




Citar
The front office of the Legacy 500, the company's first fully fly-by-wire aircraft, features a Rockwell Collins Pro Line Fusion flight deck.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1538 em: Maio 21, 2019, 03:52:19 pm »
@mafets -- Quando o VF disse: "tudo feito em casa por brasileiros", estava a referir-se ao FBW do Praetor. Por vezes, é difícil perceber as nuances entre as duas versões do português como, por exemplo, naquele artigo muito mal escrito, que dizia que o aparelho 04 vinha para a FAP e que incluía esta pérola: "atualmente são três KC-390 fabricados e ambos em condições de voo...". Ou seja, ficámos a saber que ambos já não designa somente dois sujeitos, mas pode também servir para designar três sujeitos ;D. Felizmente, o artigo do Cavok estava bem escrito.

Quero com isto tudo dizer que o que o VF escreveu relativamente ao FBW do Praetor foi, pelo menos para mim, bastante claro. Há muitas outras coisas 'para pegar' com o que ele diz, mas temos que ser justos.
« Última modificação: Maio 21, 2019, 06:50:06 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8646
  • Recebeu: 3241 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6480
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1539 em: Maio 21, 2019, 04:16:47 pm »
@mafets -- Quando o VK disse: "tudo feito em casa por brasileiros", estava a referir-se ao FBW do Praetor. Por vezes, é difícil perceber as nuances entre as duas versões do português como, por exemplo, naquele artigo muito mal escrito, que dizia que o aparelho 04 vinha para a FAP e que incluía esta pérola: "atualmente são três KC-390 fabricados e ambos em condições de voo...". Ou seja, ficámos a saber que ambos já não designa somente dois sujeitos, mas pode também servir para designar três sujeitos ;D. Felizmente, o artigo do Cavok estava bem escrito.

Quero com isto tudo dizer que o que o VK escreveu relativamente ao FBW do Praetor foi, pelo menos para mim, bastante claro. Há muitas outras coisas 'para pegar' com o que ele diz, mas temos que ser justos.

O que o citado diz :

Citar
Citação de: Victor Fukushima em Maio 20, 2019, 07:10:22 pm

Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.

E completa:

Citar
Citação de: Victor Fukushima

A prioridade da Embraer hoje é o Praetor. Este avião tem 27 regras diferente de interpretação de voo em seu FBW, tudo feito em casa, ou seja, por brasileiros, é o mesmo software para os dois aviões, mas que reconhece em que avião está voando, se conectar no Praetor 600 ele saberá o que fazer, o mesmo vale para o Preator 500, interpreta e executa para o avião que vai voar.

Ou seja, segundo o citado se o seu FBW é o mesmo para os 2 aparelhos será: " sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems "

E lendo um artigo sobre o aparelho: https://www.flightglobal.com/news/articles/flight-test-embraers-praetor-600-leaves-a-legacy-452373/

Citar
I have come to fully appreciate Embraer’s approach to FBW control systems.

Ou seja, como não refere preto no branco que a Embraer é responsavel pelo FBW e face ao que citado referiu, fiquei com a sensação que o FBW é BAE, como no KC390.  Mas isto é a interpretação que faço face ao escrito pelo citado e o artigo em questão.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 21, 2019, 04:29:28 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1540 em: Maio 21, 2019, 04:27:20 pm »
Não sei, provavelmente não, os pilotos da FAP e os Esquadrões de C-130 não devem estar familiarizados a pilotarem aeronaves controladas por joystick, sistemas aviônicos Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire BAE Systems, provavelmente deverão ser iniciados neste novo modo em um Legacy 600 especialmente configurado. Tem detalhes neste avião que são meio Top Secret, apenas seus usuários finais tomarão conhecimento.

Para sua informação, os pilotos da FAP já pilotaram o KC-390 quando esteve em Portugal.

Não pilotaram, foram sentados do lado direito, é diferente. Uns 15 países ou mais já mandaram pilotos sentarem ao lado direito do KC-390, não comandaram a aeronave.

Para comandar um avião como este são muitas horas de simulador, voos no Legacy configurado e muitas horas sentado ao lado direito antes de comandar realmente a aeronave. Não é tão simples.


Eu já tinha prometido a mim mesmo que não iria intervir neste tópico mas......

Victor Fukushima, desculpe lá explique-me o que tem a ver o co-piloto não poder pilotar uma aeronave, que tem uma tripulação de cockpit composta por dois pilotos, por não ser o cmdt da mesma ??

Não pilotaram, foram sentados do lado direito, é diferente. Uns 15 países ou mais já mandaram pilotos sentarem ao lado direito do KC-390, não comandaram a aeronave.

Pelas suas  palavras um co-piloto não pode pilotar uma aeronave quando o cmdt está presente e sentado á sua esquerda ???
Foi isso que quis dizer ???
Ou o 390 só pode ser pilotado quando o piloto no comando, está sentado á esquerda ??
Se assim for então os 390 são diferentes de todos os restantes modelos de aeronaves com tripulações de cockpit c/ 02 elementos pois tanto se pilota uma aeronave sentado á esquerda ou á direita, sendo que o cmdt se senta no lado esquerdo mas tal posição não invalida que o co-piloto, sentado á direita, não possa pilotar a aeronave.

Quanto ao simulador, bem quanto a isso, todas tripulações de cockpit das aeronaves comerciais e não só, fazem muitas horas de simulador, e não pelos procedimentos de cockpit serem muito complexos, pois se o forem vão contra as normas da aviação, é porque que nos simuladores se " simulam " situações que em situação real iriam colocar em perigo as aeronaves/tripulações/pax/carga etc, desnecessariamente, ,e também porque as horas de utilização de simulador são muito mais baratas que as horas de voo necessárias para adquirirem certas certificações!!

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 21, 2019, 04:39:49 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1541 em: Maio 21, 2019, 04:39:45 pm »
@mafets -- Eu interpretei como o software do FBW. Se o equipamento é da BAe isso não invalida que, com as devidas autorizações, não possa ser programado por outra entidade. Mas compreendo o teu cepticismo, quando o VF escreve, as agulhas do meu bullshitómetro começam logo a mover-se.  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 21, 2019, 06:50:35 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1542 em: Maio 21, 2019, 04:41:19 pm »
@mafets -- Eu interpretei como o software do FBW. Se o equipamento é da BAe isso não invalida que, com as devidas autorizações, não possa ser programado por outra entidade. Mas compreendo o teu cepticismo, quando o VK escreve, as agulhas do meu bullshitómetro começam logo a mover-se.  :mrgreen:

Já vi que uma questão da interpretação do Português, só pode ser isso, pelo menos para mim é, o que é muito mau !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5376
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9963 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1543 em: Maio 21, 2019, 04:45:55 pm »
Neste caso pode até nem ter sido uma questão de interpretação mas de lacunas na explicação. É que um gabarolas, tipicamente, fica ansioso e, por vezes, omite alguns detalhes.
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1544 em: Maio 21, 2019, 04:50:57 pm »
Neste caso pode até nem ter sido uma questão de interpretação mas de lacunas na explicação. É que um gabarolas, tipicamente, fica ansioso e, por vezes, omite alguns detalhes.

pois também pode ser NVF, é que há muita gente que fala, e muito por detrás de um PC, e muitas vezes não dizendo nada de jeito, mas, quando estamos ao vivo e a cores é que são elas, a prosápia foge a sete pés !!!

Abraços
« Última modificação: Maio 21, 2019, 04:52:05 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF