ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Futuro => Tópico iniciado por: sergio21699 em Março 26, 2010, 06:41:42 pm

Título: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Março 26, 2010, 06:41:42 pm
Citar
Navio sul-coreano afunda na fronteira marítima com Coreia do Norte
Pelos menos 58 pessoas foram resgatadas mas prevê-se que o navio transportava mais de 100 pessoas a bordo


O governo sul-coreano está reunido de emergência, depois de uma navio se ter afundado perto da fronteira marítima disputada com a Coreia do Norte, alegadamente atingido por um torpedo disparado por um navio daquele país, esta sexta-feira.

No entanto, as causas do naufrágio do navio não estão completamente esclarecidas. Ninguém arrisca a afirmar, concludentemente, que o navio que disparou o torpedo era um navio norte-coreano.

Um funcionário norte-americano, citando fontes de Seul, adiantou que pelo menos 58 pessoas foram resgatadas até agora, mas que navio sul-coreano tinha mais de 100 pessoas a bordo.

A marinha sul-coreana confirma que cerca de metade dos mais de 100 marinheiros a bordo foram resgatadas, mas os outros estão mortos.

A fonte americana, que falou sob anonimato, disse que Estados Unidos não estão envolvidos nos esforços de resgate.

O funcionário não tinha nenhuma informação independente sobre se a Coreia do Norte pode estar ou não envolvido no naufrágio.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/coreia-norte-sul-navio-afunda-tvi24/1150471-4073.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: SSK em Março 27, 2010, 10:45:42 pm
Este acontecimento promete decerto aquecer ainda um pouco mais a zona. Muito provavelmente já andará um 214 a ajudar a caçada aos responsáveis.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Nuno Calhau em Março 30, 2010, 03:38:13 pm
Segundo a imprensa sensasionalista, foi uma mina do tempo da guerra de cinquenta!

Um Abraço.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HaDeS em Abril 21, 2010, 07:07:15 pm
Citar
Submarino é suspeito de afundamento de corveta sul-coreana
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F04%2Fcheonan-pohang-recovered-580x326.jpg&hash=e9beb9795f6167220de6e0afd895d335)
Na quinta-feira da semana passada a seção da popa da corveta Cheonan  foi retirada do Mar Amarelo. Depois da recuperação desta parte do casco, aumentaram as suspeitas de uma explosão externa, provocada por torpedo ou mina.

Autoridades e especialistas acreditam que um torpedo seria a causa mais provável, devido à extensão dos estragos. A arma teria sido lançada por um submarino de 325 toneladas da classe “Shark” (imagem abaixo).

A Coreia do Sul diz que sua inteligência reportou a ausência de um ou dois submarinos da classe em seu porto base, no Cabo Bipagot, quando a Cheonan foi afundada.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F04%2Fsang-o_01-580x361.jpg&hash=4e13ff1015eee8a13810fd6b2b93efa3)


Fonte: http://www.naval.com.br/blog/wp-content ... 80x361.jpg (http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/sang-o_01-580x361.jpg)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Snowmeow em Abril 24, 2010, 01:48:34 pm
Só pra confirmar, esse submarino classe "Shark" é do Norte, certo?

Devemos nos lembrar que a Coreia do Norte nunca assinou um acordo de cessar-fogo depois da Guerra da Coreia, ou seja, os norte-coreanos ainda estão em clima de guerra. Não estivessem, e a unificação dos dois países já teria sido feita faz tempo.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Abril 25, 2010, 06:14:17 pm
Citação de: "Snowmeow"
Só pra confirmar, esse submarino classe "Shark" é do Norte, certo?

Certo
 :arrow: http://www.globalsecurity.org/military/world/dprk/s-sango.htm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HaDeS em Abril 26, 2010, 10:27:04 pm
Já foi descartada a causa da explosão interna, caso a teoria do torpedo se confirme (mais provavel assinalam especialistas), é mais uma prova da letalidade da arma submarina, mesmo de um submarino simples como esse.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: TFH masterchef em Maio 20, 2010, 12:14:40 pm
O naufrágio de um navio de guerra sul-coreano, a 26 de Março, foi causado por um torpedo de um submarino norte-coreano. Pelo menos esta é a conclusão de um relatório internacional sobre este caso, em que morreram 46 marinheiros.

«As provas apontam de forma esmagadora para a conclusão que um torpedo foi disparado por um submarino norte-coreano», refere o documento, citado pela BBC. «Não há outra explicação plausível».

A site da cadeia pública de media britânica salienta que foi descoberto parte do projéctil disparado no fundo do mar, com inscrições que indicam ter sido fabricado na Coreia do Norte.

Este relatório está já a causar mau estar entre os dois países vizinhos - tecnicamente ainda em guerra. As autoridades de Pyongyang dizem que se trata de uma «fabricação» e avisa que, caso sejam impostas sanções ao regime, partirá para a guerra.

Do lado de Seul, o presidente Lee Myung-bak invocou a necessidade da tomada de uma «acção firme» contra os vizinhos do norte. Em Pequim, as autoridades chineses pedem contenção.

Os EUA, com quem o regime comunista de Pyongyang tem um longo historial de tensões, disseram já que este se tratou de um «acto de agressão» por parte da Coreia do Norte, com o secretário-geral na ONU, Ban Ki-moon, a descrever o relatório agora divulgado como muito preocupante.

O documento foi elaborado por uma equipa internacional de especialistas dos EUA, Austrália, Reino Unido e Suécia.    :  :G-bigun:  :2gunsfiring:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: teXou em Maio 20, 2010, 07:38:33 pm
Citar
Des unités de la marine sud-coréenne ont tiré des coups de semonce, le week-end dernier en mer Jaune, sur deux patrouilleurs nord-coréens qui avaient apparemment franchi la limite des eaux territoriales entre les deux pays. Selon les autorités de Séoul, les deux intrus n'ont pas demandé leur reste et se sont repliés sans riposter. Cette nouvelle « provocation » intervient alors que l'enquête sur le naufrage dans cette région du Chon An se poursuit. Il y a 8 jours, le ministre sud-coréen de la Défense avait confirmé que des traces de substances explosives avaient été retrouvées sur l'épave de la corvette, qui a coulé mystérieusement le 26 mars en mer Jaune, provoquant la mort de 46 marins. A Séoul, l'hypothèse d'une torpille nord-coréenne est évoquée par les media mais les autorités se gardent bien de commenter cette piste, même si des escarmouches plus ou moins sérieuses ont opposé, ces dernières années, les deux marines. Ainsi, en novembre 2009, les sud-coréens affirmaient qu'un bâtiment nord coréen avait été endommagé après être entré dans leurs eaux territoriales.
Construit en 1989, le Chon An, qui embarquait un armement important sur la partie arrière (deux plateformes triples lance-torpilles, un canon de 76mm, une tourelle double de 40mm et quatre missiles antinavire) a, aussi, pu être victime d'un accident.


http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=113197
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Junho 21, 2010, 10:26:26 pm
Radiações altas detectadas na fronteira entre as duas Coreias


Níveis anormalmente altos de radiação foram detetados junto à fronteira entre as duas Coreias, semanas depois de a Coreia do Norte ter anunciado o domínio da tecnologia para fabricar uma bomba de hidrogénio, informou hoje o governo sul-coreano.

Segundo o Ministério da Ciência sul-coreano, investigações realizadas excluem a possibilidade de um teste nuclear, dado não ter havido qualquer sinal de um tremor de terra como ocorre habitualmente após uma explosão atómica, mas não permitiram identificar a fonte da radiação.

A 12 de maio, a Coreia do Norte anunciou que os seus cientistas conseguiram uma reação de fusão nuclear, tecnologia necessária para fabricar uma bomba de hidrogénio. Nesse anúncio, Pyongyang não disse como vai usar essa tecnologia, limitando-se a considerá-la "um avanço no desenvolvimento de nova energia".

Especialistas sul-coreanos manifestaram dúvidas quanto à capacidade da Coreia do Norte para um avanço destes. Cientistas de todo o mundo experimentam com a fusão nuclear há décadas, sem que tenham conseguido desenvolvê-la como uma alternativa energética viável.

A 15 de maio, no entanto, a concentração atmosférica de xénon, gás inerte libertado após uma explosão nuclear ou uma fuga radioativa de uma central nuclear, do lado sul-coreano da fronteira era oito vezes superior ao normal, segundo o Ministério da Ciência sul-coreano.

Nos dias seguintes, a Coreia do Sul procurou sinais de um tremor de terra artificialmente induzido com a magnitude habitualmente registada após um teste nuclear. Os especialistas, no entanto, não encontraram sinais de uma tal actividade sísmica, segundo o Ministério.

Segundo o especialista nuclear Whang Joo-ho, a concentração de xénon pode também ser provocada por uma fuga. E, dado que o vento soprava de norte para sul quando o xénon foi detetado, as autoridades sul-coreanas excluem que possa ter origem numa das centrais nucleares da Coreia do Sul.

Um responsável do Ministério da Ciência admitiu contudo, pedindo anonimato, que o gás possa ser proveniente da Rússia ou da China.

A Coreia do Norte, que se suspeita ter plutónio suficiente para fabricar pelo menos meia dúzia de bombas nucleares, realizou dois testes subterrâneos em 2006 e em 2009, suscitando críticas internacionais e subsequentes sanções da ONU.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Julho 01, 2010, 05:53:30 pm
Coreia do Sul condena espiões norte-coreanos a 10 anos de prisão


Um tribunal de Seul, na Coreia do Sul, condenou a 10 anos de prisão dois espiões norte-coreanos por tentarem assassinar Hwang Jang-yop, ex-alto cargo do regime comunista norte-coreano refugiado no país, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Os dois majores do exército da Coreia do Norte, Kim Myung-ho, 36 anos, e Tong Myung-hwan, 34 anos, foram detidos em Abril passado, após terem entrado na Coreia do Sul disfarçados de refugiados.
A Procuradoria pediu 15 anos de prisão para os acusados, que se declararam culpados durante o processo e admitiram os planos de assassínio. Os homens revelaram que se reportavam periodicamente a Pyongyang sobre as actividades de Hwang em Seul e se preparavam para «cortar a garganta do traidor».

O tribunal aceitou a confissão e condenou-os por violação da lei de segurança nacional. Pyongyang, contudo, negou os planos de assassínio e afirmou que a Coreia do Sul está a forjar o julgamento para intensificar o sentimento anti-Coreia do Norte.

Segundo os juízes, os dois agentes norte-coreanos obtiveram informações confidenciais sobre Hwang, através de contacto com partidários do regime norte-coreano na China. Os dois, que tinham recebido treino militar, poderiam representar uma grande ameaça» para a segurança de Hwang.

Hwang, 88 anos, refugiou-se na Coreia do Sul em 1997 e, desde então, vive sob forte esquema de segurança. É o mais eminente exilado do regime norte-coreano, já que ocupou o cargo de secretário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte e foi presidente da Assembleia Popular Suprema do país comunista.

Desde a sua deserção, através da embaixada sul-coreana em Pequim, Hwang faz frequentes aparições públicas e denúncias contra o regime comunista de Kim Jong-il, sob ameaça de Pyongyang.

Desertores do alto-escalão são alvos certos de planos de assassínio pelas forças norte-coreanas. Em 1997, a neta de uma das mulheres do ditador Kim Jong-il foi morta perto do seu apartamento em Seul, 15 anos após a sua deserção. A polícia sul-coreana nunca encontrou os assassinos, mas acredita-se que sejam agentes da Coreia do Norte.

Os dois agentes norte-coreanos têm sete dias para apelar da sentença.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Julho 25, 2010, 11:16:57 pm
Os caminhos erráticos da Coreia do Norte
Alexandre Reis Rodrigues
 
 
Mais uma vez a Coreia do Norte consegue sair impune de uma situação que devia ter merecido condenação internacional das Nações Unidas e sanções. Falo do afundamento da corveta “Cheonam” da Coreia do Sul, a 26 de Março, em que morreram 46 militares da Marinha sul-coreana, um incidente que em condições normais seria considerado um acto de guerra. O Conselho de Segurança acabou por condenar o ataque mas não nomeou o seu autor!

Ban Ki-moon tinha considerado que as evidências da autoria do incidente eram incontornáveis («compelling») e que «teriam que ser tomadas algumas medidas». A investigação feita no local tinha levado à recolha de componentes do sistema de propulsão de um torpedo (CAT-O2D) que a Coreia do Norte vende ao estrangeiro. Os serviços de informações estavam a par de que na ocasião havia submarinos da Coreia do Norte fora do porto. A China, no entanto, não reconheceu o ataque; Kim Jong Il, como esperado, rejeita liminarmente qualquer envolvimento de submarinos norte-coreanos.

A Coreia do Sul reagiu com a maior contenção, quer a nível político, quer na opinião pública. Esta pareceu sobretudo interessada em “deitar o assunto para trás das costas”, considerar o incidente como uma lamentável aberração a que não deveria ser atribuída grande importância. B. R. Myers, director de estudos internacionais na Universidade de Dongseo, comentou que a indignação tinha sido bem maior quando, em 2002, uma viatura militar norte-americana, em Seoul, involuntariamente atropelou duas jovens.

Que influência poderá ter nesta postura a percepção pública sobre a realidade militar nas duas Coreias perante a possibilidade de um confronto? Conhece-se o risco de escalada que existe, a partir de pequenos incidentes, principalmente na frente marítima, nas proximidades da área de demarcação entre as duas Coreias. Há um historial de vários casos de acusações mútuas de violações de águas territoriais, incluindo troca de tiros entre navios; o último foi em Novembro de 2009. Há também o incidente do encalhe de um submarino norte-coreano nas costas da Coreia do Sul, em 1996. Alguns observadores associam o afundamento do “Cheonan” com o incidente de 2009, em que o navio norte-coreano terá sofrido cerca de 50 impactos, presumivelmente com baixas; Kin Jong Il terá então dado ordens para preparar a retaliação agora concretizada.

A Coreia do Norte, geralmente considerada como o país mais militarizado do mundo, tem em relação à Coreia do Sul uma significativa vantagem numérica em termos de efectivos (o Exército do Norte tem entre 1.100.000 e 700 mil efectivos). Não é, no entanto, neste campo que se situa a vulnerabilidade principal do Sul; é no risco de Seul ser dizimada pelas 11.000 peças de artilharia e pelos mísseis que o Norte tem colocado ao longo da linha de demarcação. A superioridade do equipamento militar da Coreia do Sul e o continuado apoio técnico-militar e da presença militar americana (25.000 efectivos na Coreia do Sul e 32.500 estacionados no Japão, mas facilmente deslocáveis para a área) permitirão decidir favoravelmente um confronto com as forças armadas do Norte mas não evitarão o risco em que se encontra a capital.

É precisamente este compromisso de apoio que os exercícios aero-navais que se iniciaram hoje, entre a Marinha norte-americana e as Forças Armadas da Coreia do Sul, pretendem realçar como aviso de que a Coreia do Norte deve pôr termo à postura agressiva e “guerra de palavras” que insiste em manter. Estes exercícios estavam agendados para data anterior, aliás muito próxima da do incidente do “Cheonan”, mas foram então cancelados para evitar a interpretação da sua realização como uma reacção ao sucedido. Depois, durante algum tempo, os EUA, preocupados com a China e com a necessidade de não criar novos compromissos militares, enquanto não tiverem resolvidos os que estão em curso, resistiram a considerá-los oportunos.

Acabaram por os programar, com a inclusão de um porta-aviões, o melhor símbolo da disponibilidade dos EUA em garantir a sua segurança, para retirar a tensão que se acumulava no relacionamento com a Coreia do Sul. Organizaram também, pela primeira vez em Seul, uma cimeira “2+2” (secretários de Estado e Defesa dos EUA e correspondentes ministros da Coreia do Sul), o que simboliza uma espécie de renovação do estatuto do seu relacionamento. Há em tudo isto também uma mensagem dirigida à China, que obviamente não pode apreciar situações que dêem argumentos à continuação da presença da marinha mais poderosa do mundo a operar na proximidade do seu território.

Como poderá a situação evoluir em termos políticos no futuro próximo? A grande prioridade para Kim Jong Il é a substituição do Armistício de 1953 por um Tratado de Paz que encerre, formal e definitivamente, a Guerra da Coreia, ao que se seguiria a normalização das relações com os EUA. Parece um objectivo razoável que merece ser apoiado. Não é esse o caso, no entanto; a metodologia que Kim Jong Il pretende seguir não consegue afastar a suspeita de que, à semelhança do que sempre fez no passado, apenas quer eternizar a situação de facto do seu programa nuclear, uma situação que, entre avanços e recuos, dura há 15 anos e tem resistido a diferentes aproximações diplomáticas.

Pyongyang começou por recusar uma oferta de Obama, pouco depois de tomar posse, para uma visita do seu especial representante, Stephen Bosworth, e contactos directos com a secretária de Estado. Aceitou, no final de 2009, a primeira para concordar com a necessidade de retomar as “conversações a seis”, embora apenas depois de “encurtar” o que divide os dois países. Curiosamente, enquanto esta visita decorria, era interceptado em Banguecoque um avião com componentes para o fabrico de mísseis exportados pela Coreia do Norte, não obstante as sanções em vigor o proibirem.

A ideia de conversações bilaterais em que o Norte continua a insistir é antiga. Tem sido sistematicamente recusada pelos EUA por fazer correr o risco de quebrar a unidade que existe entre os restantes quatro. Essa hipótese seria especialmente inaceitável pela Coreia do Sul; ficaria excluída de conversações absolutamente centrais para a sua segurança. Colocaria o Norte como o representante de toda a península coreana. Tóquio também recusa essa possibilidade, não querendo delegar em terceiros, os casos pendentes que tem com a Coreia da Norte quanto a cidadãos japoneses que foram raptados e forçados a trabalhos forçados. Não seria aceite também pela China, preocupada com o risco de desestabilização da Coreia do Norte e, em geral, com a segurança na área.

O interesse de Kim Jong Il por um acordo de paz para a Península Coreana deve ser interpretado no âmbito do processo de indigitação do seu filho Kim Jong Un para o substituir em 2012. O ditador terá concluído que a posse de armas nucleares por si só, não garante a segurança do país no longo prazo. Quer garantias suplementares, antes de entrar na fase final do processo de transição do poder que iniciou este ano com algumas medidas de preparação do ambiente político. Algumas “peças-chave” do seu círculo próximo foram mudadas sob essa perspectiva; escolheu um homem da velha-guarda para 1º ministro (Choe Yongsin, 81 anos) e o cunhado Jang Son-Thaek para vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, o centro do poder no país.

Kim Jong Il foi buscar a inspiração para estas medidas na experiência pessoal da transição do poder de seu pai para si próprio mas continua a esquecer a mais importante lição da evolução do mundo após o fim da Guerra Fria, para a situação especial do seu país. A de que a preservação do isolamento internacional em que o mantém o país, e que é a chave da sobrevivência política do regime, não será possível para sempre, provavelmente nem por muito mais tempo.

A primeira brecha foi aberta com a instalação do parque industrial de Kaesong, perto da fronteira Sul e onde 44.000 norte-coreanos trabalham para 121 empresas estrangeiras, na maioria sul-coreanas. São cerca de 50 milhões de dólares que entram na economia do Norte por mês, uma receita importante para um país sempre à beira da bancarrota e com largos estratos da população a morrer à fome. Tão importante que, mal grado o “perigo” que representa como porta de abertura ao exterior, já constitui o único elo que nem Kim Jong Il se atreve a quebrar. Daqui para a frente é sobretudo uma questão de “alimentar” esta situação e saber esperar.

Jornal Defesa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Snowmeow em Julho 26, 2010, 02:41:37 pm
Meus dois centavos:

Kim Jong Un deverá ser peça-chave para a dissolução da Coreia do Norte e a sua união com a Coreia do Sul. Ele, e não o presidente atual, deve ser estimulado a conversas, chamado a reuniões, para que, quando ele assumir o posto de seu pai, assine o tratado de paz que porá fim à deplorável situação na qual se encontra o povo norte-coreano. Tratado de paz assinado, a desmilitarização será gradual, e os esforços para a unificação ficarão mais fortes: O povo pedirá pela unificação.

Eu acho que é nesse ponto em especial que a Coreia do Sul o Japão e os EUA deviam trabalhar, em vez de cutucarem o vespeiro Kim Jong-Il.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: canardS em Julho 26, 2010, 08:42:29 pm
QUE CHORRADA HAS ESCRITO MUCHACHO. Las dictaduras no cambian por las buenas, solo si se termina con ellas.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Julho 28, 2010, 06:07:21 pm
Citação de: "Snowmeow"
Meus dois centavos:

Kim Jong Un deverá ser peça-chave para a dissolução da Coreia do Norte e a sua união com a Coreia do Sul. Ele, e não o presidente atual, deve ser estimulado a conversas, chamado a reuniões, para que, quando ele assumir o posto de seu pai, assine o tratado de paz que porá fim à deplorável situação na qual se encontra o povo norte-coreano. Tratado de paz assinado, a desmilitarização será gradual, e os esforços para a unificação ficarão mais fortes: O povo pedirá pela unificação.

Eu acho que é nesse ponto em especial que a Coreia do Sul o Japão e os EUA deviam trabalhar, em vez de cutucarem o vespeiro Kim Jong-Il.

Eu acho é que a CIA já À algum tempo que não faz um ou outro assassínio   :twisted:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Julho 28, 2010, 06:09:38 pm
Citação de: "SSK"
Este acontecimento promete decerto aquecer ainda um pouco mais a zona. Muito provavelmente já andará um 214 a ajudar a caçada aos responsáveis.

Caro SSK, penso que você é um submarinista. E tenho uma pergunta: os torpedos não podem ser "descaracterizados"? Ou seja, tentar esconder a sua proveniência?
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Setembro 29, 2010, 10:47:36 am
A Leste, nada de novo?

Kim sucede a Kim...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh4.ggpht.com%2F_IQ96q154h2A%2FTKJ9lfa8jXI%2FAAAAAAAAJ-0%2F2OgZ0LEcpg0%2Fs800%2F2921982738_3583c6197a_b.jpg&hash=45b4c000f8cbf5950c6566a7dd2ef456)

Sempre em frente contra o imperialsimo, apesar do incómodo de Pequim.

P.S. Vou protestar. O site oficial da República Popular da Coreia do Norte (http://http) tem versão até em esperanto, mas não em português (efeito colateral do 7 a 0?)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Outubro 13, 2010, 05:56:27 pm
O Terceiro Kim e o Poker Continua

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fobama.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F340x.jpg&hash=453bca2f4100a670fe73e9aee52beb77)

Eis o mais recente - e mais jovem - General de 4 estrelas, em breve dono de um dos mais incómodos arsenais nucleares do planeta.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fthemostimportantnews.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F05%2Fnorth-korea-military-parade.jpg&hash=1fda044d5c347e56ef7c93355423732a)

O jogo pode prosseguir.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.asianews.it%2Ffiles%2Fimg%2FNORTH_KOREA_%28f%29_0316_-_Military_Parade.jpg&hash=b1583fc91077fdbfd13f28056165eb22)

http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/North-Korea-Kim-Jong-Ils-Heir-Apparent-Kim-Jong-Un-At-Military-Parade-In-Pyongyang/Article/201010215755225?f=rss

E o povo, pá?
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Outubro 13, 2010, 06:59:58 pm
Citação de: "João Vaz"

E o povo, pá?

Que se lixe o povo. Brincar às guerras é sempre mais divertido.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Outubro 13, 2010, 07:23:52 pm
Do MP.net
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?187407-Weekend-Photos-9th-and-10th-October-2010/page3

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg299.imageshack.us%2Fimg299%2F2873%2Fx610jw.jpg&hash=5c5df12e14acb604e76614e572df5e58)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg259.imageshack.us%2Fimg259%2F384%2F610xeo.jpg&hash=929baaaf0db8bc106f7f387537c7fdcc)

"Hay fatty, our people are starving so dont clap as everybody can see your chins wobble".

 :lol:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Outubro 31, 2010, 02:29:35 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Outubro 31, 2010, 05:21:18 pm
Citação de: "HSMW"

Mais alguém acha que eles parece que estão a fazer aquele andar de contente/dançar? Eu fartei-me de rir, em algumas partes.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Crypter em Novembro 01, 2010, 12:44:39 am
Verdade seja dita, tomara os militares portugueses de hoje terem metade da disciplina que estes têm.. Ali ninguém troca o passo..  :P
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Novembro 01, 2010, 01:03:21 am
Ai não, que lhe cortam as pernas...  :twisted:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: chaimites em Novembro 01, 2010, 02:41:32 am
Boas !

Aquilo parecem as formaçoes de batalha das legioes Romanas, a famosa tartaruga, marcham numa massa compacta ombro com ombro so faltam os escudos  
Mas nao mexem os braços!!! sera da fome??'


"O povo mostra a sua felicidade agitando as correntes"
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: chaimites em Novembro 01, 2010, 03:27:43 am
Olha a diferença
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: FoxTroop em Novembro 01, 2010, 12:46:44 pm
Citar
Mais alguém acha que eles parece que estão a fazer aquele andar de contente/dançar? Eu fartei-me de rir, em algumas partes.

Olhe que este passo militar (passo de ganso) não tem nada de divertido. Exige uma preparação fisica muito acima da média e é do melhor que há para dar cabo dos vasos linfáticos e das articulações do joelho. Foi abolido em praticamente todos os exercitos ocidentais e aposto que a vasta maioria dos militares ocidentais, não aguenta este passo como deve ser e sem entrar em"sofrimento", durante mais de 50 metros. Um exercito que marcha assim diz muito sobre a preparação fisica e disciplinar a que é sujeito.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 01, 2010, 06:58:02 pm
Citação de: "FoxTroop"
Citar
Mais alguém acha que eles parece que estão a fazer aquele andar de contente/dançar? Eu fartei-me de rir, em algumas partes.

Olhe que este passo militar (passo de ganso) não tem nada de divertido. Exige uma preparação fisica muito acima da média e é do melhor que há para dar cabo dos vasos linfáticos e das articulações do joelho. Foi abolido em praticamente todos os exercitos ocidentais e aposto que a vasta maioria dos militares ocidentais, não aguenta este passo como deve ser e sem entrar em"sofrimento", durante mais de 50 metros. Um exercito que marcha assim diz muito sobre a preparação fisica e disciplinar a que é sujeito.

Bem, de facto não fazia ideia. Mas lá que até me ri um bocado, lá isso ri. Quem não souber também deve achar aquela forma de marchar estranha...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Jorge Pereira em Novembro 01, 2010, 11:42:44 pm
Pobre povo...refém de um lunático :cry:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 04, 2010, 09:14:44 am
Citação de: "FoxTroop"
Citar
Mais alguém acha que eles parece que estão a fazer aquele andar de contente/dançar? Eu fartei-me de rir, em algumas partes.

Olhe que este passo militar (passo de ganso) não tem nada de divertido. Exige uma preparação fisica muito acima da média e é do melhor que há para dar cabo dos vasos linfáticos e das articulações do joelho. Foi abolido em praticamente todos os exercitos ocidentais e aposto que a vasta maioria dos militares ocidentais, não aguenta este passo como deve ser e sem entrar em"sofrimento", durante mais de 50 metros. Um exercito que marcha assim diz muito sobre a preparação fisica e disciplinar a que é sujeito.

Devias ver o pessoal a marchar para as messes, aí é que é marchar à Pára-quedista, até as canções são cantadas à alentejana tal a lentidão da marcha. Eu esfolei a biqueira das minhas botas à pala disso, mas era lindo! c34x

Era o único momento do dia que um tipo enchia o peito de orgulho e marchava com cangança, no resto do tempo era completas, crosses, marchas...tu sabes como é.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: FoxTroop em Novembro 04, 2010, 10:38:29 pm
Citar
Devias ver o pessoal a marchar para as messes, aí é que é marchar à Pára-quedista, até as canções são cantadas à alentejana tal a lentidão da marcha. Eu esfolei a biqueira das minhas botas à pala disso, mas era lindo!  

Era o único momento do dia que um tipo enchia o peito de orgulho e marchava com cangança, no resto do tempo era completas, crosses, marchas...tu sabes como é


Agora, olhando à distancia e nas conversas com os "filhos da Escola", é do que se sente mais saudades...  :G-beer2:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Novembro 23, 2010, 09:43:49 am
The Shit Hits the Fan

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fstatic.guim.co.uk%2Fsys-images%2FBusiness%2FBusiness_competitions%2Fpictures%2F2010%2F11%2F23%2F1290503161931%2FNorth-Korea-007.jpg&hash=7bbcfecba2cfce568ae90aa0f6c7b0ec)

Notícias fresquinhas do Paralelo 38.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fbalita.ph%2Fwpress%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F01%2F20100128104852_bodyfile.jpg&hash=0711c19cd9816a7dd1bb02b4f2ae5511)

Esta madrugada, a Coreia do Norte disparou uns 200 e tais obuses sobre a ilha de Yeonpyeong no limite territorial entre as Coreias.
A Coreia do Sul "respondeu" (não sei se contaram os obuses respectivos).

Resultado: 1 soldado sul-coreano morto e uns 20 feridos, entre militares e civis. O contingente sul-coreano rondará os 1.000 homens.

Enquanto a ilha é parcialmente abandonada pela população, já há quem fale na morte do velhinho Grande Líder Kim Jung Il. Isto, não passaria, assim, de uma espécie de "salva" de boas-vindas, anunciando o novo manda-chuva.

A porrada na ilha não é coisa nova: para não variar, tem sido ponto de disputa frequente entre as Coreias, com incidentes anteriores ocorridos em 1999, 2002 e 2009.  

Enquanto isso, claro, a omnipresente economia está no alvo: a Bolsa de Seoul fechou e a coisa afecta os "mercados".
http://www.guardian.co.uk/business/2010/nov/23/shares-fall-korea-ireland-fears
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 23, 2010, 10:27:52 am
Citar
a Coreia do Norte disparou uns 200 e tais obuses

Um obus é isto. :mrgreen:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Novembro 23, 2010, 10:53:39 am
:lol:

Obrigado, ó ilustre. Se fossem obuses, as baixas teriam sido piores, então :roll:

Saudações civis

Update:
Entretanto, já se fala em dois soldados sul-coreanos mortos.
http://www.reuters.com/article/idUSTRE6AM0YS20101123

Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: FoxTroop em Novembro 23, 2010, 07:10:11 pm
Ao que parece o alvo das salvas da Coreia do Norte, foram instalações militares na ilha. Até ao momento todas as baixas são militares.

Também, segundo a informação das agencias noticiosas estava a decorrer na zona um exercicio militar e foram disparadas salvas de artilharia para as águas da Coreia do Norte, apesar dos aviso do governo norte-coreano e que poderá estar na origem do ataque obuses norte-coreano. Essa informação já foi confirmada por um porta voz do governo sul-coreano, que contudo ressalva que, apesar dos disparos de artilharia para "águas em disputa", nunca a costa da Coreia do Norte esteve em perigo de ser atingida.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 23, 2010, 07:30:20 pm
Pentágono: Prematuro considerar acção militar contra Pyongyang


Os Estados Unidos consideram prematuro nesse momento considerar uma acção militar contra a Coreia do Norte depois do bombardeamento contra uma ilha da Coreia do Sul, disse um porta-voz do Pentágono, coronel David Lapan.

A Coreia do Norte disparou quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas, além de provocar uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Segundo o canal YTN, quase 50 obuses caíram na ilha de Yeonpyeong, que tem 1.000 habitantes, localizada no Mar Amarelo, numa área disputada pelas duas Coreias e que já registou incidentes no passado.

Dois soldados sul-coreanos morreram no ataque. Ao anunciar o balanço, o general Lee Hong-Ki disse ainda que cinco militares estão gravemente feridos e outros 10 sofreram ferimentos leves. Além disso, três civis foram feridos.

Os disparos foram executados dois dias depois de um cientista norte-americano revelar a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e dos seus aliados.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 23, 2010, 09:55:43 pm
Bem, esperemos que não aconteça nada de mais. É que não me apetece que comece a 3ª Guerra Mundial por causa dos desejos de poder de um balofo que governa um país de esqueletos...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Luís em Novembro 24, 2010, 11:17:10 am
Citação de: "GI Jorge"
Bem, esperemos que não aconteça nada de mais. É que não me apetece que comece a 3ª Guerra Mundial por causa dos desejos de poder de um balofo que governa um país de esqueletos...

Eu acho que neste caso é uma questão de tempo, infelizmente...

Se a guerra começar lá acho que vai ter um futuro incerto...temos que ver o que países como Rússia, China, Índia iriam fazer, como reagiriam...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 24, 2010, 04:24:51 pm
Citação de: "Luís"
Citação de: "GI Jorge"
Bem, esperemos que não aconteça nada de mais. É que não me apetece que comece a 3ª Guerra Mundial por causa dos desejos de poder de um balofo que governa um país de esqueletos...

Eu acho que neste caso é uma questão de tempo, infelizmente...

Se a guerra começar lá acho que vai ter um futuro incerto...temos que ver o que países como Rússia, China, Índia iriam fazer, como reagiriam...

A India e a Russia, penso que alinhariam com a NATO, o que me preocupa é a China. Mas agora, ainda não tem poder para enfrentar tantas ameaças. Mas por volta de 2020, as coisas vão ficar feias...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: armando30 em Novembro 25, 2010, 02:25:32 am
com o ataque norte-coreano da última terça-feira é só uma questão de dias para haver acções militares dos dois lados.
a primeira acção pode ser a retaliação por parte da Coreia-do-Sul ou pode ser a Coreia-do-Norte a continuar as hostilidades.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Luís em Novembro 25, 2010, 08:42:08 am
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Luís"
Citação de: "GI Jorge"
Bem, esperemos que não aconteça nada de mais. É que não me apetece que comece a 3ª Guerra Mundial por causa dos desejos de poder de um balofo que governa um país de esqueletos...

Eu acho que neste caso é uma questão de tempo, infelizmente...

Se a guerra começar lá acho que vai ter um futuro incerto...temos que ver o que países como Rússia, China, Índia iriam fazer, como reagiriam...

A India e a Russia, penso que alinhariam com a NATO, o que me preocupa é a China. Mas agora, ainda não tem poder para enfrentar tantas ameaças. Mas por volta de 2020, as coisas vão ficar feias...

Se uma guerra com a Coreia do Norte e a China é inevitável, então acho que o melhor era agora. Com esses dois países do lado da NATO, acho que a China não tinha hipóteses nenhumas
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: teXou em Novembro 25, 2010, 11:37:28 am
Citar
Super-Silent Jimmy Carter Ready to Spy on North Korea

It’s not the diplomacy-minded former president who is ready to spy, it’s the secretive nuclear submarine named for him. The surveillance and attack capabilities it’s supposed to have could keep the tense situation on the Korean peninsula from spiraling out of control.

In the wake of yesterday’s North Korean artillery barrage against a South Korean island, the U.S.S. George Washington is sailing to South Korea to participate in joint exercises.

A statement from the Navy’s Seventh Fleet, which patrols the western Pacific, says the drill was planned before the “unprovoked” North Korean attack, but will demonstrate “the strength of the [South Korea]-U.S. Alliance and our commitment to regional stability through deterrence.” In other words: to stave off another attack, not to initiate a retaliation.

The George Washington aircraft carrier is equipped with 75 planes and around 6,000 sailors. But it’s not coming alone. It’s got the destroyers Lassen, Stethem and Fitzgerald with it, and the missile cruiser Cowpens in tow. Rumor also has it that the carrier strike group will link up with another asset in area: The undersea spy known as the Jimmy Carter, which can monitor and potentially thwart North Korean subs that might shadow the American-South Korea exercises.


According to plugged-in naval blogger Raymond Pritchett, word’s going around Navy circles that the first surveillance assets that the United States had in the air over yesterday’s Korean island battle were drones launched from the Jimmy Carter.

“North Korea couldn’t detect the USS Jimmy Carter short of using a minefield, even if they used every sonar in their entire inventory,” Galrahn writes. That’ll matter in case North Korea decides to launch another torpedo attack from a submarine, as it did in March to sink the South Korean corvette Cheonan.

The Navy doesn’t say much about what the Jimmy Carter can do, but the consensus is that it’s used for “highly classified missions.” Reportedly, it can tap undersea fiber-optic cables, potentially intercepting North Korean commands.

It carries Navy SEALs to slip into enemy ports undetected. And its class of subs have 26-and-a-half-inch-diameter torpedo tubes, wider than the rest of the submarine fleet, in case the Carter has to take out rival ships. “That’s a Seawolf, the most powerful attack sub in the world,” says Robert Farley, a maritime and international-relations scholar at the University of Kentucky.

All that might be intended to keep the North Koreans from trying something during the exercises, scheduled to run from December 3 through 10. As bellicose as they’ve been this year, they’d be up against a carrier strike group on the lookout for North Korean aggression.

The North’s 10 Yeono-class midget submarines — tiny subs with a crew of only a few sailors designed mostly for firing torpedoes — is “only mildly more capable than the submarines the Nazis were using in 1945,” Farley says, but “if there’s a nervous or adventurous North Korean sub skipper out there, we could have a real problem.”

The real role of the George Washington’s carrier strike group is floating diplomacy and deterrence, signaling “the close security cooperation between our two countries, and to underscore the strength of our Alliance and commitment to peace and security in the region,” as the White House’s account of a phone call between the U.S. and South Korean presidents last night put it.

And the Armed Forces Communications and Electronics Association’s influential NightWatch newsletter doubts that North Korea is really preparing for war: It doesn’t appear to have issued new military alerts, and it’s competing in the Chinese-sponsored Asian Games.

But should its submarines get ready to harass the United States during next month’s exercises, chances are the Jimmy Carter will see it first.

http://www.wired.com/dangerroom/2010/11/jimmy-carter-is-nearly-invisible-and-ready-to-spy-on-north-korea/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 25, 2010, 12:25:55 pm
Citação de: "Luís"
Se uma guerra com a Coreia do Norte e a China é inevitável, então acho que o melhor era agora. Com esses dois países do lado da NATO, acho que a China não tinha hipóteses nenhumas

Não sei. A china tem as maiores explorações de minerais. Tem milhões e milhões de soldados. É um dos motores da economia mundial. A sua geografia, difícil e intimidadora. Mesmo que a China não consiga atravessar o Atlântico a tempo (o que não deveria acontecer), os seus submarinos conseguiriam, muito provavelmente, "pavimentar" o fundo oceânico com navios de outros países, a não ser que fossem destruídos nas suas bases, quer por ataques de precisão, quer por operações especiais. E mesmo lutar na terra seria difícil. Como se iria concentrar poder aéreo suficiente para garantir a superioridade aérea? Porta-aviões? Nem todos os porta-aviões do mundo seriam suficientes. E desembarcar tanques, ou qualquer outro tipo de equipamento pesado seria um enorme pesadelo logístico. E uma invasão por terra estaria fora de questão, tal seriam os meios necessários concentrar para fazer frente aos milhares de tanques que a China tem à sua disposição. A única opção mais viável (a meu ver) seriam para-quedistas e largar meios pesados também por para-quedas. Mas mais uma vez, como garantir superioridade aérea e suprimir as defesas antiaéreas?
E pior ainda se a China já tiver desenvolvido o seu próprio caça stealth, como dizem os rumores.

De qualquer das formas, a China é um gigante, e um daqueles que não dá para derrotar com uma pedra e uma fisga.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 25, 2010, 12:35:06 pm
Seul reagirá com mais firmeza a eventual agressão de Pyongyang


A Coreia do Sul anunciou hoje que vai adotar as “medidas necessárias” para “reforçar a segurança nacional” e reagir com mais firmeza a uma eventual agressão da Coreia do Norte, depois do bombardeamento de uma ilha sul-coreana.

“Nunca baixaremos a guarda e estamos a preparar-nos para a possibilidade de qualquer provocação pela Coreia do Norte”, afirmou o Presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, numa reunião de emergência sobre segurança, segundo a presidência.

“As regras de empenhamento (que definem como devem atuar as forças militares), que são consideradas como relativamente passivas, vão ser completamente revistas”, indicou a presidência num comunicado.

As tropas no terreno serão reforçadas “de maneira drástica”, incluindo as estacionadas nas cinco ilhas do Mar Amarelo a noroeste da Coreia do Sul, segundo o gabinete da presidência. A presidência vai também anular um plano de redução do contingente de fuzileiros adotado em 2006.

O Presidente sul-coreano foi muito criticado, tanto por políticos como comentadores, pela resposta militar, considerada tímida, ao bombardeamento norte-coreano de terça-feira.

A Coreia do Norte lançou na terça-feira 170 granadas de morteiro contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, segundo o exército sul-coreano. Cerca de 80 atingiram a ilha, matando quatro pessoas. As forças sul-coreanas ripostaram com o lançamento de 80 projéteis.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Luís em Novembro 25, 2010, 02:50:22 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Luís"
Se uma guerra com a Coreia do Norte e a China é inevitável, então acho que o melhor era agora. Com esses dois países do lado da NATO, acho que a China não tinha hipóteses nenhumas

Não sei. A china tem as maiores explorações de minerais. Tem milhões e milhões de soldados. É um dos motores da economia mundial. A sua geografia, difícil e intimidadora. Mesmo que a China não consiga atravessar o Atlântico a tempo (o que não deveria acontecer), os seus submarinos conseguiriam, muito provavelmente, "pavimentar" o fundo oceânico com navios de outros países, a não ser que fossem destruídos nas suas bases, quer por ataques de precisão, quer por operações especiais. E mesmo lutar na terra seria difícil. Como se iria concentrar poder aéreo suficiente para garantir a superioridade aérea? Porta-aviões? Nem todos os porta-aviões do mundo seriam suficientes. E desembarcar tanques, ou qualquer outro tipo de equipamento pesado seria um enorme pesadelo logístico. E uma invasão por terra estaria fora de questão, tal seriam os meios necessários concentrar para fazer frente aos milhares de tanques que a China tem à sua disposição. A única opção mais viável (a meu ver) seriam para-quedistas e largar meios pesados também por para-quedas. Mas mais uma vez, como garantir superioridade aérea e suprimir as defesas antiaéreas?
E pior ainda se a China já tiver desenvolvido o seu próprio caça stealth, como dizem os rumores.


De qualquer das formas, a China é um gigante, e um daqueles que não dá para derrotar com uma pedra e uma fisga.

Eu continuo a achar que tecnologicamente os EUA estão mais avançados do que a China em todas as áreas das FA. Embora a marinha chinesa já seja grande, não me parece que seja suficientemente forte para as dos EUA, sem contar se o Japão ou outro país interviesse também.

Quanto á força aérea os EUA talvez não garantissem uma superioridade inicialmente pela proximidade em da China da Coreia, mas penso que como tem vários porta-aviões, muitos aviões sofisticados e excelentes pilotos, não creio que também dai a China tirasse algum proveito.

Quanto ao exercito sim, aí é mais dificil,  o da china é o maior do mundo, mas também tenho sérias dúvidas em relação á qualidade dos equipamentos e dos treinos.


De qualquer das formas como tinha dito, se a Rússia entrasse contra a China, acho que eles não tinham a mínima hipótese. Por muito grande o exercito que seja, a maioria iriam ser reservistas e tal, e tenho ainda mais duvidas sobre qualidade desses em relação aos efectivos actuais.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 25, 2010, 05:53:40 pm
Citação de: "Luís"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Luís"
Se uma guerra com a Coreia do Norte e a China é inevitável, então acho que o melhor era agora. Com esses dois países do lado da NATO, acho que a China não tinha hipóteses nenhumas

Não sei. A china tem as maiores explorações de minerais. Tem milhões e milhões de soldados. É um dos motores da economia mundial. A sua geografia, difícil e intimidadora. Mesmo que a China não consiga atravessar o Atlântico a tempo (o que não deveria acontecer), os seus submarinos conseguiriam, muito provavelmente, "pavimentar" o fundo oceânico com navios de outros países, a não ser que fossem destruídos nas suas bases, quer por ataques de precisão, quer por operações especiais. E mesmo lutar na terra seria difícil. Como se iria concentrar poder aéreo suficiente para garantir a superioridade aérea? Porta-aviões? Nem todos os porta-aviões do mundo seriam suficientes. E desembarcar tanques, ou qualquer outro tipo de equipamento pesado seria um enorme pesadelo logístico. E uma invasão por terra estaria fora de questão, tal seriam os meios necessários concentrar para fazer frente aos milhares de tanques que a China tem à sua disposição. A única opção mais viável (a meu ver) seriam para-quedistas e largar meios pesados também por para-quedas. Mas mais uma vez, como garantir superioridade aérea e suprimir as defesas antiaéreas?
E pior ainda se a China já tiver desenvolvido o seu próprio caça stealth, como dizem os rumores.


De qualquer das formas, a China é um gigante, e um daqueles que não dá para derrotar com uma pedra e uma fisga.

Eu continuo a achar que tecnologicamente os EUA estão mais avançados do que a China em todas as áreas das FA. Embora a marinha chinesa já seja grande, não me parece que seja suficientemente forte para as dos EUA, sem contar se o Japão ou outro país interviesse também.

Quanto á força aérea os EUA talvez não garantissem uma superioridade inicialmente pela proximidade em da China da Coreia, mas penso que como tem vários porta-aviões, muitos aviões sofisticados e excelentes pilotos, não creio que também dai a China tirasse algum proveito.

Quanto ao exercito sim, aí é mais dificil,  o da china é o maior do mundo, mas também tenho sérias dúvidas em relação á qualidade dos equipamentos e dos treinos.


De qualquer das formas como tinha dito, se a Rússia entrasse contra a China, acho que eles não tinham a mínima hipótese. Por muito grande o exercito que seja, a maioria iriam ser reservistas e tal, e tenho ainda mais duvidas sobre qualidade desses em relação aos efectivos actuais.

Mas não sei se é bem assim. A marinha chinesa conta com bastantes submarinos. E se um consegue penetrar a defesa de um grupo de batalha norte americano e submergir ao lado de um porta-aviões... Podem muito bem afundá-los. Mas esqueci-me do Japão. De facto, podia servir de base aérea. E a tecnologia chinesa está a aproximar-se bastante da americana... Não sei até que ponto os projectos secretos estão à altura dos americanos.
Mas conquistar a China, e se esta conseguir o apoio do Afeganistão e esses países islâmicos meios tolos... Seria um desafio dantesco subjugar esse gigante...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Novembro 25, 2010, 06:21:32 pm
Citação de: "GI Jorge"

Mas não sei se é bem assim. A marinha chinesa conta com bastantes submarinos

Quantidade nem sempre significa qualidade, alem disso, e se como o Luis disse a Russia lutasse ao lado dos EUA ou mesmo que se mantive-se neutra, seria, na minha opiniao, muito difcil a china conseguir vencer.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: armando30 em Novembro 25, 2010, 06:37:25 pm
Citação de: "sergio21699"
Citação de: "GI Jorge"

Mas não sei se é bem assim. A marinha chinesa conta com bastantes submarinos

Quantidade nem sempre significa qualidade, alem disso, e se como o Luis disse a Russia lutasse ao lado dos EUA ou mesmo que se mantive-se neutra, seria, na minha opiniao, muito difcil a china conseguir vencer.
tanto a Rússia como o Japão tem interesses, pelo menos do ponto de vista de observação, em descobrir as capacidades reais da marinha chinesa.
ainda há pouco membros da marinha russa chamavam a atenção do seu governo para a incapacidade da sua frota no pacífico para enfrentar possíveis ameaças, como da China, e o Japão está sempre em pré-aviso para uma acção militar chinesa devido a umas ilhas que ambos os países disputam.
ainda há um ou dois meses foi notícia a marinha japonesa ter albarroado um navio de pesca chinês por suspeitarem que era uma embarcação militar disfarçada e ter "invadido" a ZEE japonesa.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Luís em Novembro 25, 2010, 10:04:18 pm
A Rússi ainda se vai arrepender de lhes ter vendido material...de qualquer das formas parar a China tem que ser já, depois pode ser muito tarde. Se este conflito começar, a Coreia do Norte não deverá levar nada de bom disto, resta saber se a China se vai aventurar contra os EUA...se uma guerra assim acontece...ate já tenho pena dos Coreanos.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Novembro 26, 2010, 03:53:14 pm
Casualty update:

4 mortos = 2 fuzileiros e 2 civis Sul-Coreanos
1 demissão = Ministro da Defesa Sul-Coreano

Convém também não esquecer que a Coreia do Norte tem sido nos últimos anos uma fonte de embaraço crescente para Pequim apostado numa abertura global sem precedentes. A última coisa que a China deseja é ver-se a braços com o êxodo de 4 ou 5 milhões de esqueletos ambulantes através da fronteira do Sul, combinada com a presença reforçada da máquina militar norte-americana no Mar Amarelo. De igual modo, a última coisa que os Estados Unidos querem é a destruição da única nação democrática e financeiramente viável obtida com apoio de Washington.

Pyongyang não tem o apoio incondicional da China, nem sequer esta dispõe de controlo directo sobre o demente tiranozeco norte-coreano.

Esta é uma oportunidade para a China mostrar o que quer como super-potência regional, sendo que nunca até hoje estabeleceu qualquer esboço de política diplomática coerente, excepto através do volume de relações comerciais. Até hoje, Pequim mantém-se discretamente ambígua no domínio das "relações internacionais".  

Talvez a presença dos norte-americanos nos arredores da ilha bombardeada consigam arrefecer os ânimos norte-coreanos, enquanto os chineses recordam a Pyongyang que a energia e a alimentação lhes é largamente fornecida por Pequim...

Nos entretantos...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.nationalpost.com%2Fnews%2Fworld%2F3321243.bin%3Fsize%3D620x465&hash=12783faa8874e21dc80219d89ed30011)

Big Brother is coming
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Novembro 26, 2010, 04:27:38 pm
Hummm... Com a demissão do MdD não acredito que isto dê em porrada a sério...   :roll:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: FoxTroop em Novembro 26, 2010, 07:34:18 pm
Também não acredito que dê em alguma coisa.

Como é reconhecido pela Coreia do Sul, estava a decorrer um exercicio aero-naval na zona e, apesar os pedidos e avisos insistentes da Coreia do Norte, foram efectuadas barragens de artilharia para as águas da CN. Os sul-coreanos afirmam que, esses disparos não colocaram em perigo terra ou instalações norte-coreanas mas quem não quer chatices não anda a disparar para o quintal de outrem. Isso não justifica a atitude norte-coreana de bombardear a ilha, pois poderia responder no mesmo tom, com barragens de artilharia para as águas sul-coreanas e com isto foi longe demais. Penso que a demissão do ministro da defesa sul-coreano tem mais a ver com a sua falha em compreender que os avisos do norte eram mais do que o costumeiro "agarrem-me senão vou-me a eles". Uma falha que quase levou a um conflito aberto.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 26, 2010, 07:46:43 pm
Seul revê normas de combate após ataque norte-coreano


O Presidente sul-coreano Lee Myung-bak aceitou a demissão do responsável pela pasta da Defesa, Kim Tae-young, um dia depois do ataque da artilharia da Coreia do Norte à ilha de Yeonpyeong, que causou quatro mortos, dois civis e dois militares, e ainda 18 feridos.

Fortemente criticado por outras figuras políticas, pela opinião pública e pela imprensa, o Presidente anunciou a revisão das normas de combate perante incidentes desta natureza e o reforço dos meios militares no mar Amarelo, onde se situa Yeonpyeong.

Em resposta àquele que é o primeiro ataque a civis sul-coreanos desde 1987 na longa lista de incidentes que se têm sucedido desde o fim da guerra na península, em 1953, o Presidente Lee anunciou a adopção de políticas "menos passivas" em confrontos da mesma natureza.

Os jornais sul-coreanos revelavam ontem detalhes sobre o ataque da véspera, escrevendo o The Korea Herald que a artilharia de Pyongyang disparou bombas termobáricas ou de vácuo. Estas munições têm capacidade de penetrar estruturas de cimento e provocar incêndios.

O principal diário em língua inglesa de Seul cita fontes militares para explicar que este tipo de engenho é usado para, de forma deliberada, provocar o máximo de vítimas humanas e destruição material. O nível de destruição teria sido superior se a artilharia norte-coreana não fosse constituída por peças antiquadas e, eventualmente, sem manutenção adequada, referiam especialistas militares.

Outro diário sul-coreano, o JoongAng, na edição em inglês, refere mais detalhes sobre o ataque, escrevendo que os disparos norte-coreanos foram feitos quando a artilharia de Seul estava apontada para o lado oposto à costa, o que retardou o seu tempo de resposta.

Os alvos escolhidos foram instalações militares actuais e outras entretanto reconvertidas para finalidades civis. O que deixa pressuposto, dizia ao diário um general de Seul, o recurso a mapas desactualizados.

O JoongAng explicava que o ataque foi autorizado pelo líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong-il, e envolveu o filho mais novo e sucessor designado, Kim Jong-un, no processo de decisão.

Fonte governamental sul-coreana disse àquele jornal que uma decisão desta natureza implica "a ordem directa das mais altas autoridades de Pyongyang".

Aquela fonte referiu ainda "provas circunstanciais do ataque ter sido meticulosamente preparado". Por exemplo, o facto de os dois Kim terem visitado a base de artilharia de costa de Gaemori, onde teve origem a barragem de artilharia, 24 horas antes do ataque.

Disparar sobre território da Coreia do Sul depende, dizia a mesma fonte, "da vontade directa de Kim Jong-il".

DN
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: GI Jorge em Novembro 27, 2010, 09:57:02 am
Citação de: "sergio21699"
Citação de: "GI Jorge"

Mas não sei se é bem assim. A marinha chinesa conta com bastantes submarinos

Quantidade nem sempre significa qualidade, alem disso, e se como o Luis disse a Russia lutasse ao lado dos EUA ou mesmo que se mantive-se neutra, seria, na minha opiniao, muito difcil a china conseguir vencer.

Mas qualquer tentativa de invasão da China seria complicadíssima... Este problema vai ser resolvido com quem queira dar o 1º passo. E espere-mos que seja a NATO, porque senão a China desata a usar misseis intercontinentais e armados com ogivas nucleares. Esse cenário até já esteve mais longe...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 27, 2010, 01:23:56 pm
Seul reforça dispositivo militar nas cinco ilhas


Explosões de artilharia voltaram ontem a ouvir-se a partir do território da Coreia do Norte diante de Yeonpyeong, mas nenhum tiro alcançou a ilha, bombardeada terça-feira e que se encontra agora praticamente deserta, à excepção das forças militares sul-coreanas.

Em resposta a estas provocações do regime de Pyongyang, o Governo de Seul prepara o reforço do dispositivo militar nas cinco ilhas que controla junto à costa norte-coreana.

O reforço implica a presença de aviões de vigilância não tripulados, o aumento de efectivos e de peças de artilharia em paralelo com a concessão de maior autonomia ao comando local para responder a acções como os disparos de terça-feira.

Além de Yeonpyeong, serão abrangidas por este dispositivo as ilhas de Baengnyeong, Daecheong, Socheong e U. Em todas elas já existem fortificações que serão agora reforçadas. As ilhas situam-se entre 20 a 50 quilómetros da costa da Coreia do Norte.

Os disparos norte-coreanos de ontem coincidiram com a presença em Yeonpyeong do comandante do destacamento americano na Coreia do Sul, general Walter Sharp, que ontem visitou a ilha. Os tiros não atingiram sequer as águas territoriais da Coreia do Sul, segundo um porta-voz das forças armadas deste país.

Os militares sul-coreanos adoptaram os procedimentos de defesa adequados e os raros civis na ilha foram levado para abrigos subterrâneos.

Os disparos sucederam cerca de 48 horas antes do início das manobras aeronavais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos no Mar Amarelo.

A possibilidade de "provocações adicionais da Coreia do Norte" foi admitida por fonte militar de Seul, citada pelo The Korea Herald, referindo estarem a ser "observados todos os movimentos das forças norte-coreanas".

O Presidente sul-coreano Lee Myung-bak nomeou um antigo chefe do estado-maior conjunto para a pasta da Defesa, general Kim Kwan-jin, em substituição de Kim Tae-young, considerado responsável pela resposta lenta das forças colocadas em Yeonpyeong à barragem de artilharia norte-coreana.

Os jornais da Coreia do Sul referiam ontem a criação de um comando conjunto exército-marinha-força aérea e marines que passará a dirigir um total de efectivos de 12 mil soldados, face aos actuais cinco mil; a artilharia - que inclui canhões de costa de 90 mm, peças autopropulsionadas de 155 mm, morteiros de 81 mm e tanques M-48 - será adaptada a propósitos ofensivos.

Um elemento da comissão que prepara um relatório sobre as mudanças a operar naquelas cinco ilhas, afirmava ontem ao JoongAng que estas "deverão ser transformadas de bases defensivas em bases de ofensiva, em caso de emergência". Até porque as forças norte-coreanas mantêm na região clara superioridade em efectivos, artilharia e mísseis tácticos.

O The Korea Times escrevia ontem que Pyongyang tem 20 mil a 30 mil efectivos junto da costa, apoiados por mil peças de artilharia e mísseis Silkworm, de origem chinesa.

DN
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Novembro 27, 2010, 02:25:50 pm
Na minha opinião tudo depende da Russia, se a Russia não intervir do lado da Coreia do Norte/China, não vejo Seul a ajudar á festa pois ao meter-se com a Coreia do Sul é como se atacassem os EUA e por isso a NATO/Europa.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 29, 2010, 06:18:25 pm
O enigma da Coreia do Norte
Alexandre Reis Rodrigues


Ninguém consegue perceber o que a Coreia do Norte afinal pretende com a escalada de sucessivos desafios ao precário equilíbrio na península coreana. Presume-se que não deseje iniciar um conflito aberto com a Coreia do Sul, que levaria directamente ao desaparecimento do regime; muito menos agora que se encontra numa fase de transição do poder de Kim Jong Il para o seu filho Kim Jong-eun. Mas até a ideia de que o regime é muito mais calculista do que aparentemente é sugerido pelas atitudes frequentemente irracionais que toma está hoje sob a mais séria interrogação.

A Coreia do Norte tem um historial de crises deliberadamente provocadas para depois, em troca de recuos, negociar numa posição de vantagem. É possível que agora esteja a arriscar mais, com base na experiência de ter atravessado praticamente incólume diversas “linhas vermelhas” que não respeitou, por exemplo, com os testes nucleares que realizou em 2006 e 2009. Ou então, que esteja a assumir que a Coreia do Sul continuará a ser extremamente prudente a responder (melhor dizendo a não responder) às provocações do Norte, sob pressão dos EUA para evitar a eventual generalização do conflito à China, o que seria devastador. O caso do afundamento da corveta Cheonan, em Março deste ano, em que morreram 46 marinheiros, foi elucidativo neste último âmbito, não obstante Seoul ter tentado mostrar-se não intimidado e disposto a seguir uma postura de dissuasão pró-activa (if our terrritorial waters, airspace, or territory are military violated, we will immediatly exercise our right of self-defense).

O caso do bombardeamento da ilha Yeonpyang no passado dia 23 de Novembro, embora menos grave nas suas consequências, é mais sério como escalada do conflito. Enquanto que no caso da corveta Cheonan a Coreia do Norte recusou sempre a autoria do ataque (não obstante várias evidências), neste último caso assume-o abertamente, embora sob a alegação de que se tratou de uma resposta aos exercícios conduzidos pela Coreia do Sul, durante os quais algumas granadas poderão ter caído nas suas águas territoriais. Mesmo assim e apesar da retórica atrás referida, a Coreia do Sul manteve grande contenção. A sua principal resposta foi ter conseguido um sinal claro de apoio dos EUA com a deslocação do porta-aviões George Washington para exercícios na área. Washington vinha resistindo a este pedido de assistência desde o incidente da corveta, supostamente dentro da linha adoptada pelo Presidente Obama para manter uma postura de “paciência estratégica”, em que se inclui a preocupação de não criar dificuldades no relacionamento com a China, cujo Presidente visitará Washington em Janeiro.

Paul B. Stars, ainda antes do incidente de Novembro, previa um agravamento das tensões e nova instabilidade durante os próximos 12 a 18 meses, dada a “atmosfera de recriminação e desconfiança” entretanto criada entre as duas Coreias. Entre outros motivos, apontava razões de política doméstica de Pyongyang à volta da instabilidade decorrente do processo de sucessão do líder obrigando a concessões à elite militar. Kim Jong Il pode ter-se visto obrigado a criar factos que sirvam os seus interesses na gestão das relações entra as várias facções internas, tendo em vista consolidar as “credenciais” do seu sucessor. No entanto, no passado recente, nada sugeria os dois últimos incidentes. O último, aliás, coincidiu com um programa em curso de troca de visitas de Delegações das respectivas Cruz Vermelhas e com a insistência do Norte no retomar próximo de conversações, hipótese que os factos ocorridos tornaram mais remota.

Como poderão os EUA lidar com esta situação, estando perfeitamente claro que não podem contar nem com o apoio da China nem com a eficácia das sanções aplicadas? Pequim já deu vários sinais que não quer condenar Pyongyang, nem sequer pelo afundamento da corveta Cheonan; este ano, o Presidente chinês já recebeu oficialmente Kim Jong Il por duas vezes e deu ao seu sucessor a honra de ser recebido pelo Comité Permanente do Politburo, o que constituiu a aprovação do processo de transição ao mais alto nível. A falta de eficácia das sanções, presumivelmente atribuível a ajudas da China, ficou bem patente na revelação, a duas delegações americanas que visitaram o país recentemente, de uma nova e moderna infraestrutura de enriquecimento de urânio, o que dá uma nova dimensão ao programa nuclear.

Por outro lado, há muito que se tornou patente que a Coreia do Norte, tal como o Irão, não desistirá do seu estatuto de potência nuclear, não obstante as promessas e passos que deu nesse sentido, mas que nunca concluiu. Portanto, não parece realista esperar que agora se venha declarar pronta a abandonar o programa por troca com a realização de novo ciclo de negociações, exigência dos EUA e da Coreia do Sul. A haver conversações, que os norte-coreanos querem, terão que ser sem condições prévias. Valerá a pena tentar seguir esse caminho? À luz dos resultados de anteriores tentativas parece que não. Aliás, nunca nada deu resultado; nem quando a “sunshine policy” lançada pelo Presidente Kim Dae Jung levou a um encontro entre os dois líderes em 2000, sob sinais de uma possível reunificação das duas Coreias.

Que estratégia deve então os EUA seguir? Como primeira prioridade, certamente, será não deixar que a situação saia fora de controlo, o que implica um acompanhamento muito próximo. Paul Stars sugere mais duas linhas de actuação: Tornar inequívoca a sua disponibilidade de apoio à Coreia do Sul, incluindo apoio militar onde existam pontos fracos, e tornar claro junto de Pequim que a continuação do apoio incondicional à Coreia do Norte levará inevitavelmente ao que a China mais procura evitar: mais instabilidade regional.

Jornal Defesa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 01, 2010, 08:22:19 pm
Segundo os jornais da coeria do sul, a coisa está a ficar preta!
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Luís em Dezembro 02, 2010, 11:31:44 am
China descreve a Coreia do Norte como 'criança mimada'

Conforme documentos revelados pelo site WikiLeaks, país questiona sua própria influência sobre Pyongyang - e admite que programa nuclear de Kim é ameaça

A China, aliada da Coreia do Norte, duvida cada vez mais de sua própria influência sobre Pyongyang - e está disposta até a aceitar a reunificação da península coreana se o regime do Norte entrar em colapso. As revelações estão na série de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos divulgados pelo site WikiLeaks. Num dos trechos mais interessantes dos documentos, Pequim descreve a Coreia do Norte como uma "criança mimada".

Os papéis revelam, por exemplo, que, durante um jantar em 2009, o embaixador chinês no Cazaquistão admitiu a um diplomata americano que Pequim considera o programa nuclear da Coreia do Norte uma “uma ameaça à segurança de todo o mundo”. Funcionários chineses também teriam dito a uma autoridade sul-coreana que a China dá pouco valor à Coreia do Norte como um estado-tampão entre o território chinês e a Coreia do Sul, aliada dos Estados Unidos.

Em um almoço em fevereiro de 2010, entre a embaixadora dos Estados Unidos em Seul, Kathleen Stephens, e o ex-vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chun Yung-woo, o diplomata de Seul declarou que a nova geração de líderes chineses não considera mais a Coreia do Norte como um aliado útil ou confiável, e não arriscaria um novo conflito armado na península.

Chun afirmou à embaixadora americana que a Coreia do Norte “já entrou em colapso econômico e entraria também em colapso político dois ou três anos após a morte de Kim Jong-il”, apesar de seus esforços para obter ajuda chinesa e para assegurar a sucessão para seu filho. “Ao descrever uma diferença de geração nas atitudes chinesas em relação à Coreia do Norte, Chun alegou que [nome apagado] acreditava que a Coreia deveria ser unificada sob o controle da República da Coreia”, diz o texto, em referência a Seul.

Em outro documento que manifesta a frustração de Pequim com a Coreia do Norte, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, He Yafei, teria afirmado que o governo norte-coreano estaria se comportando como uma “criança mimada” para chamar a atenção americana ao realizar testes nucleares em abril de 2009.

He disse que o governo norte-coreano queria “negociar diretamente com os Estados Unidos, e por isso estava agindo como dessa forma", escreveu o diplomata americano. “A China por isso incentivou os Estados Unidos, ‘depois de algum tempo’, a começar a retomar os contatos com a Coreia do Norte”, afirmou.

Vazamento - Os documentos são parte do pacote de mais de 250.000 comunicações entre embaixadas e outros canais diplomáticos americanos aos quais o site WikiLeaks teve acesso e que começou a vazar no domingo. A divulgação ocorre em meio às polêmicas envolvendo o programa nuclear norte-coreano e o recente ataque a uma ilha sul-coreana próxima à fronteira, que deixou quatro mortos na semana passada.

Nesta segunda-feira, a Coreia do Norte disse que tem milhares de centrífugas operando em uma usina de enriquecimento de urânio revelada pelo país no início do mês. Os norte-coreanos dizem que a usina é para a produção de energia nuclear para uso civil. Não se sabe se as centrífugas poderiam produzir também material para a fabricação de armas nucleares.

WikiLeaks - O WikiLeaks é um site que se dedica a revelar documentos militares secretos dos EUA e de outros países. Neste ano, o site divulgou cerca de 400.000 documentos secretos sobre a guerra do Iraque. Antes disso, o WikiLeaks já havia divulgado 90.000 relatórios confidenciais sobre abusos cometidos no Afeganistão.


FONTE: Site "Veja" - http://veja.abril.com.br/noticia/intern ... do-de-seul (http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-admite-reunificacao-coreana-sob-comando-de-seul)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: PCartCast em Dezembro 03, 2010, 02:11:26 am
Citação de: "sergio21699"
Na minha opinião tudo depende da Russia, se a Russia não intervir do lado da Coreia do Norte/China, não vejo Seul a ajudar á festa pois ao meter-se com a Coreia do Sul é como se atacassem os EUA e por isso a NATO/Europa.

Não me parece que a China alinhe ao lado da Coreia do Norte. Ajudaram-nos nos anos 50 e penso que já se arrependeram disso. Ideologicamente a Coreia do Norte já não segue o Socialismo Comunista (originalmente Maoista), tendo substituído-o por uma ideologia Divinista/centralista baseada no culto da divindade do querido lider :). Tenho a certeza que isto fez com que o próprio Mao arrancasse (os poucos) cabelos que tinha (antes de morrer), bolas como é que estes gajos conseguem ser tão burros.

Formalmente a China, ainda, está alinhada com a CN, sinceramente, da forma que a China está a dar cartas no plano económico Mundial, não me parece que se dignassem sequer a ajudar os norte coreanos.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 04, 2010, 05:26:01 pm
Seul admite retaliações unilaterais e ataques preventivos a Pyongyang


Da próxima vez que se verifique uma agressão da Coreia do Norte, o Governo de Seul irá retaliar de forma unilateral e recorrendo aos meios considerados necessários, designadamente aviões de combate.

As autoridades sul-coreanas passam a admitir o recurso a acções preventivas, que neutralizem possíveis ameaças do regime de Pyongyang, eliminando-as pela raiz.

As novas orientações para a defesa da Coreia do Sul foram expressas ontem por dois importantes elementos do Governo de Seul: o ministro da Defesa indigitado, Kim Kwan-jin, e Nam Sung Uk, director do Instituto de Estratégia e Segurança Nacional (IESN).

O primeiro falava numa sessão de confirmação na Assembleia Nacional, enquanto o segundo fez os seus comentários num encontro com representantes dos media estrangeiros.

As duas intervenções reflectem uma clara mudança de orientação estratégica por parte do Governo de Seul. Até agora, a Coreia do Sul respondia a posteriori às provocações do regime comunista de Pyongyang, aplicando sanções económicas ou suspendendo os vários tipos de ajuda que concede à Coreia do Norte.

No limite, a resposta verificava--se no plano militar, mas em grau idêntico à agressão. O que sucedeu com o bombardeamento da ilha de Yeonpyeong, a 23 de Novembro, em que a resposta sul-coreana foi o disparo de cerca de 80 tiros de artilharia fixa e autopropulsionada em resposta a número semelhante de obuses norte-coreanos.

A partir de Yeonpyeong, uma resposta militar será a primeira opção para a Coreia do Sul, disse--o claramente Kim Kwan-jin na audição de ontem. E esta opção será exercida com recurso à força aérea que terá como missão eliminar a origem da ameaça. "Sem dúvida que os nossos aviões de combate serão empregues na resposta", com a finalidade de "punir o agressor de forma severa", afirmou Kim.

O futuro ministro considerou, por outro lado, limitada a possibilidade de um conflito aberto na península coreana. "Graças às forças combinadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, podemos vigiar cuidadosamente todo e qualquer sinal de provocação do Norte e estamos confiantes nos nossos meios para limitar e impedir qualquer provocação", salientou o futuro ministro.

Provocações estas que, segundo o director do IESN, Nam Sung Uk, poderão voltar a suceder. "Há 50% de probabilidades de isso suceder, que irão aumentar à medida que se aproximar o momento de sucessão entre Kim Jong-il, o actual líder da Coreia do Norte, e seu filho Kim Jong-un.

Nam Sung Uk desvalorizou, por outro lado, notícias surgidas em alguns jornais japoneses de que a Coreia do Norte prepararia agora um ataque de artilharia sobre o território continental do Sul, designadamente sobre a capital: Seul. Para aquele analista, Pyongyang nunca desencadeará um provocação, que abra caminho a uma guerra aberta. "Guerra que sabe não estar em condições de ganhar", garantiu.

Em resposta às provocações norte-coreanas, Japão e EUA iniciaram ontem importantes manobras conjuntas, para que foram convidados, pela primeira vez, observadores da Coreia do Sul. O objectivo é evidenciar a solidariedade entre os três países, que vão reunir-se segunda-feira em Washington para analisar a crise.

As forças japonesas estão em alerta desde 23 de Novembro, mas está impedida de lançar acções ofensivas nos termos da Constituição vigente desde 1945.

DN
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Dezembro 06, 2010, 09:31:46 pm
"China preocupada com possibilidade de conflito coreano"--> http://areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=982
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 13, 2010, 05:34:39 pm
O Imbróglio coreano
Alexandre Reis Rodrigues
 

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ftrendsupdates.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F11%2Fnorth-and-south-korea.jpg&hash=93a0329164f8e02c09f65894e220c0c6)
 
As mudanças nas chefias militares das Forças Armadas da Coreia do Norte, em Fevereiro de 2009, já indiciavam o que se está a passar presentemente. Kim Jong Il, em vez de renovar, foi buscar os mais ortodoxos fiéis do regime, numa manobra que então se considerou de captação do apoio militar à passagem de testemunho para o seu terceiro filho Kim Jong-eun. O sinal ficou dado no preenchimento do lugar de ministro das Forças Armadas para que foi escolhido o vice-Marechal Ki Yong Chen, de 73 anos, figura-chave do programa nuclear e de mísseis balísticos e responsável pelos incidentes com a Coreia do Sul em 1999 e 2002, incluindo, nesse mesmo ano, os ensaios nucleares que tanto alarme levantaram em todo o mundo.

Agora discutem-se os riscos de guerra, perante a escalada de tensões criadas por Pyongyang com o afundamento da corveta Cheonam em Março e do bombardeamento da ilha Yeonpyang em Novembro, situações a que, quer a Coreia do Sul, quer os EUA, responderam com grande contenção. Poderão manter essa postura no futuro se os incidentes continuarem?

A Coreia do Sul, ao substituir o ministro da Defesa, depois do afundamento da corveta, procurou dar um sinal de que reagirá em próxima ocasião, sem qualquer intimidação. O actual ministro adoptou um discurso de intransigência na defesa da integridade territorial, numa postura diferente da do seu antecessor, muito criticado pela falta de reacção militar. Os EUA, também até então muito cautelosos, resolveram, finalmente, a voltar aos exercícios militares com a Coreia do Sul, que adiaram sucessivamente depois do incidente de Março, e com o Japão, numa preocupação de deixar inequívoca a sua disponibilidade de apoio militar, surgindo essa necessidade.

O centro da questão continua, como até aqui, no desentendimento entre os EUA e a China sobre a forma de lidar com a Coreia do Norte, não obstante as recentes revelações da Wikileaks darem a ideia de que Pequim poderia estar já a dar sinais de impaciência com o comportamento de Kim Jong Il. Segundo alguns telegramas vindos a público, a China poderia estar a distanciar-se de Pyongyang e encontrar-se mais perto de aceitar a reunificação das duas Coreias, sob o entendimento que o regime não sobreviverá à morte do actual líder. Esta teoria, no entanto, não tem consistência, como veremos; aliás, disse-se o mesmo quando morreu Kim Il-sung em 1994, mas nada aconteceu nesse sentido.

Um afastamento China/Coreia do Norte, de facto, permanece como pouco provável; os telegramas que a Wikileaks revelou referem-se sobretudo a conversas entre diplomatas, que, pelo lado chinês, podem mesmo ter sido “dirigidas” para dar a ideia de abertura a outras soluções e de uma imagem de um país que não pretende impor soluções. A China, em qualquer caso, vai continuar a mostrar-se relutante em perder a “buffer zone” com a Coreia do Sul/EUA, que passou a dispor, através da Coreia do Norte, na sequência da Guerra de 1950/1953.

Em qualquer caso, de momento, nenhum país da zona se mostra interessado numa reunificação; nem mesmo a Coreia do Sul que teria que pagar a maior parte da respectiva factura. O Japão prefere uma Coreia do Norte sob controlo, pois mal grado a ameaça da posse de armas nucleares, Pyongyang não dispõe de veículos capazes de transportar ogivas devidamente miniaturizadas para esse efeito; uma Coreia unificada alteraria a avaliação que Tóquio faz do equilíbrio regional.

A possibilidade de volta às negociações no âmbito do Grupo dos Seis, em que a China tem particularmente insistido ultimamente e que a Coreia do Norte também deseja, continua remota. EUA, Coreia do Sul e Japão estão unidos numa frente que só as aceita se a Coreia do Norte der um sinal prévio de que está pronta a assumir compromissos de abandono do programa nuclear. Neste momento, esta posição faz sentido; aceitar conversações, sem quaisquer concessões prévias de Pyongyang, depois dos dois últimos graves incidentes, seria um sinal de fraqueza, como que uma recompensa pelos erros cometidos.

Também já se tornou claro que Pequim parece contentar-se em usar as negociações para gerir a crise sem ter que procurar resolvê-la; tendo recusado condenar a Coreia do Norte pelo afundamento da corveta, tarda em pronunciar-se sobre o último incidente. A continuar nessa linha, porém, arrisca-se a perder o papel de moderador que tem procurado preservar. As iniciativas diplomáticas de Washington junto de Seul e Tóquio, na procura de uma resposta unificada dos três vão precisamente nesse sentido. A Rússia, a partir do afundamento da corveta, passou a mostrar-se alinhada com as preocupações de segurança de Seul mas não é garantido que tenha abandonado qualquer coordenação com a China.

O mais influente diplomata chinês para a questão das Coreias, Dai Bingguo, apontado como tendo um relacionamento muito próximo de Kim Jong Il e que visitou Pyongyang e Seul, dias depois do incidente de Novembro, procura desdramatizar a situação com a teoria de que Pequim não tem qualquer pretensão de assumir o papel de liderança dos EUA e não quer estabelecer para a região uma espécie de doutrina Monroe; uma forma de dizer que não procura afastar os EUA sob a ideia de que a Ásia é para os asiáticos.

O que, de facto, está em causa, como atrás assinalado, é o relacionamento sino-americano, agora à luz da próxima visita do Presidente chinês Hu Jintao a Washington em Janeiro. O senador democrata Kerry, ex-candidato à Presidência no segundo termo de Bush, defendeu recentemente algumas mudanças significativas, sugerindo a substituição da actual política de contenção por uma política de estreitamento das relações, à semelhança do que foi feito por Nixon e Kissinger em 1972.

Kerry manifestou-se contra as correntes de opinião que defendem uma postura de confronto directo com a China/Coreia do Norte, lembrando que a interdependência económica e financeira exige sobretudo integração; segundo o senador, as desigualdades internas e os graves problemas políticos, sociais e ambientais com que Pequim se debate dispensam a necessidade de exercer muita pressão sobre o regime para fazer mudanças.

A posição da China está, de certo, ligada à percepção da necessidade da “buffer zone” acima referida, mas torna-se difícil compreender como Pequim deixa a situação evoluir para um nível tão crítico de instabilidade regional, não obstante a influência que tem sobre Pyongyang. Mais intrigante ainda é a forma como Kim Jong Il terá encontrado apoio externo para a construção das novas e muito modernas instalações de enriquecimento de urânio e de um reactor experimental de água leve. Com o regime de sanções decretado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas é difícil conceber como terão sido possíveis estes avanços sem a ajuda ou conivência de Pequim. Esta nova realidade acentua a preocupação dos que vêm no programa nuclear coreano não apenas o risco decorrente da posse de armas nucleares mas também o risco de proliferação de materiais e tecnologia, à custa da qual a Coreia do Norte também se financia. Poderão estes aspectos não serem tidos em conta na definição da forma de relacionamento com a China?

Jornal Defesa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 14, 2010, 08:44:29 pm
China diz ter conseguido acalmar os ânimos da Coreia Norte


O Governo da China indicou hoje que o conselheiro de Estado Dai Bingguo conseguiu na sua recente visita a Pyongyang apaziguar os ânimos da Coreia do Norte e obter apoio para a negociação com a Coreia do Sul.

Nos dias 8 e 9 de Dezembro, Dai esteve em visita oficial à Coreia do Norte, onde se reuniu com o líder norte-coreano, Kim Jong-il, numa tentativa de Pequim de acalmar os ânimos na região após o ataque à ilha sul-coreana de Yeonpyeong, a 23 de Novembro.

A China, desde 2003, é o país anfitrião das conversas para o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, no qual participam também as duas Coreias, Estados Unidos, Rússia e Japão. Todos esses países formam o chamado diálogo de seis lados, cujas negociações estão paralisadas há dois anos.

«As duas partes acham que as conversas de seis lados devem continuar e esforçar-se para conseguir a desnuclearização da península (de Coreia)», disse em conferência de imprensa a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jiang Yu.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: sergio21699 em Dezembro 17, 2010, 05:12:13 pm
Citar
Coreia do Norte ameaça ripostar a novo exercício militar da Coreia do Sul
Exercícios militares previstos entre sábado e terça-feira


A Coreia do Norte ameaçou ripostar esta sexta-feira caso a Coreia do Sul avançar com o exercício de tiro real numa ilha sul-coreana, Yeonpyeong, bombardeada em Novembro por Pyongyang.

«Um segundo e um terceiro ataque de autodefesa, imprevisíveis, serão lançados caso o Sul concretize os exercícios com tiros reais que pretende executar entre sábado e terça-feira», avisa o Exército norte-coreano citado KCNA.

«A intensidade e o alcance do poder de fogo serão mais sérios que os de 23 de Novembro», refere ainda o comunicado. Os exercício dessa data resultaram em quatro mortos e 18 feridos.

Esta nova tensão deve-se ao anúncio feito nesta quinta-feira por parte da Coreia do Sul referente à execução de exercícios de artilharia com disparos verdadeiros entre sábado e a próxima terça-feira, consoante as condições meteorológicas. Estes exercícios podem resultar numa possível forte reacção cruzada entre Pyongyang e Seul.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/coreia-do-norte-coreia-do-sul/1219096-4073.html

Este tópico ameaça cada vez mais passar para o separador "Conflitos do Presente".
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: PCartCast em Dezembro 17, 2010, 08:36:46 pm
Já lá devia estar há muito tempo.... Tecnicamente as duas Coreias estão em Guerra desde a primeira guerra da Coreia nos anos 50 do século passado.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: João Vaz em Dezembro 20, 2010, 12:41:35 pm
É Natal...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcache.daylife.com%2Fimageserve%2F06qBd3ncBe7Pn%2F790x.jpg&hash=f09c7851ba51407593fb069da5e5f57c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_PZBrp7TrKeQ%2FTPMkurCvb2I%2FAAAAAAAAJJs%2FNNu8Y_n5CIY%2Fs400%2F23Nov2010%2BMAP%2BNorth%2BKorean%2BArtillery%2BAttack%2Bon%2Ba%2BSouthern%2BIsland%2B2.jpg&hash=bf44eaf1c3cd1d785bddf76faa0d6fb4)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.semp.us%2Fimages%2FBiot608PhotoD.jpg&hash=c5606665489eab4d48fe721bb5002e6c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnews.bbcimg.co.uk%2Fmedia%2Fimages%2F50114000%2Fgif%2F_50114613_military_balance_464.gif&hash=686f34699ac4999b721dbc3ca1574bff)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpolicymic.com%2Fbeta%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fimagecache%2Fnodefullsize%2Fnorth_korea.jpg&hash=ae407f2dd11394a65380eea4ddb6e615)

Citar
North Korea 'will not hit back' over Yeonpyeong drills

"North Korea says it will not retaliate despite "reckless provocations" from the South, which held live-fire drills on the flashpoint island of Yeonpyeong.

The North shelled the island last month after similar drills and had threatened more retaliation this time.

But state media quoted the army as saying it was "not worth reacting".

UN Security Council talks ended without a deal on the weekend, reportedly after China refused to agree to a statement critical of its ally, the North.

The South's government has been under huge domestic pressure to take a tough stance towards Pyongyang, in the wake of the 23 November shelling of Yeonpyeong, which killed four people.

'Make dialogue, not war'
 
The South ordered residents of Yeonpyeong and several other islands to take cover in air-raid shelters early on Monday.

Witnesses said the ground shook from the force of the artillery barrages during 90 minutes of firing.

South Koreans feared a military response from the North, but state news agency KCNA reported that the military was not planning any retaliation.

«The revolutionary armed forces of the DPRK [North Korea] did not feel any need to retaliate against every despicable military provocation», KCNA quoted the the army's Supreme Command as saying.

«The world should properly know who is the true champion of peace and who is the real provocateur of a war»."

...

Mais aqui na BBC News (http://http)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.dailymail.co.uk%2Fi%2Fpix%2F2010%2F11%2F30%2Farticle-1334232-0C4357E9000005DC-503_634x354.jpg&hash=c04d8e10589430815448b44bd7c1496c)

Por enquanto...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 10, 2011, 07:06:49 pm
Coreia do Sul instala sensores submarinos para prevenir ataques norte-coreanos


As forças militares da Coreia do Sul vão instalar sensores submarinos junto à fronteira marítima com a Coreia do Norte para prevenir ataques com submarinos de Pyongyang, noticia hoje um jornal de Seul.

De acordo com o Maeil, o principal jornal económico da Coreia do Sul, Seul está a planear a instalação de sensores em ilhas do Mar Amarelo junto da fronteira com a Coreia do Norte, que foram palco de incidentes em 1999, 2002 e 2010.

A tensão entre as duas Coreias escalou em março de 2010 quando uma corveta da marinha sul-coreana foi afundada na região fronteira custando a vida a 46 militares, num ataque em que a Coreia da Sul, apoiada por relatórios internacionais, acusa Pyongyang, mas em que o governo da Coreia Norte nega qualquer intervenção.

Em novembro de 2010, disparos da artilharia norte-coreana sobre a ilha de Yeonpyeong provocaram a morte a quatro pessoas, entre as quais dois militares.

Um militar da Coreia do Sul, não identificado mas citado pelo jornal, explicou que as autoridades estão a planear a instalação dos sensores nomeadamente nas ilhas de Baengnyeong e Yeonpyeong, junto à fronteira na região do Mar Amarelo.

O centro de controlo dos sensores ficará instalado na ilha de Baengnyeong, a mais próxima do território do norte, mas oficialmente Seul não comenta a situação.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 19, 2011, 09:40:01 am
Citar
O presidente da Coreia do Sul apelou à calma e concentração da população nas suas actividades diárias, após o anúncio da morte do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il. Em conversa telefónica, recebeu o apoio do presidente dos EUA no sentido de assegurar a estabilidade na região.

 
"O presidente Lee [Myung-Bak] apelou à população para prosseguir com as suas actividades económicas usuais sem turbulência", disse uma fonte da presidência sul-coreana em declarações à televisão de Seul.

O presidente da Coreia do Sul teve uma conversa telefónica com o presidente norte-americano, Barack Obama, cerca de duas horas depois do anúncio da morte de Kim Jong-il.

"Os dois líderes concordaram em cooperar e monitorizar juntos a situação", disse a mesma fonte.

Um comunicado da Casa Branca refere que Barack Obama "reafirmou o compromisso dos Estados Unidos para com a estabilidade na península coreana e a segurança dos aliados, a República da Coreia".

"Os dois líderes concordaram em manter o contacto em relação a eventuais desenvolvimentos da situação e em darem continuidade a uma coordenação próxima entre as respectivas equipas de segurança", acrescenta a nota.

jn.pt

Citar
O filho mais novo de Kim Jong-il, o jovem Kim Jong-un, parece bem colocado para suceder ao pai, mas analistas ocidentais interrogam-se se o processo de sucessão na hermética Coreia do Norte estará consolidado.

 
"Kim Jong-il teve muitos anos para se preparar. O filho não teve esse tempo. Além da geração do pai, ainda estão no poder várias representantes da geração do avô (Kim il-Sung)", salientou à agência Lusa um diplomata ocidental residente em Seul.

Questionado sobre os efeitos da morte de Kim Jong-il, o mesmo diplomata afirmou: "A curto prazo não vejo qualquer ameaça à estabilidade regional, mas, a médio e a mais longo prazo, não sei".

"Se o processo de sucessão não estiver consolidado, isso criará instabilidade, o que acabará por se projectar regionalmente", acrescentou.

A morte de Kim Jong-il, aos 69 anos, foi anunciada, esta segunda-feira de manhã (hora local), pela televisão norte-coreana.

O filho mais novo, Kim Jong-Un, foi nomeado presidente da comissão encarregue de organizar o funeral, numa aparente confirmação do seu estatuto de sucessor.

jn.pt

Citar
A situação em Seul continuava "calma", esta segunda-feira de manhã, após o anúncio da morte do líder norte-coreano, Kim Jong-il, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal na Coreia do Sul, Henrique Silveira Borges.

"Esta tudo calmo", afirmou o diplomata, contactado telefonicamente pela delegação da Lusa em Pequim.

"O governo (sul-coreano) aumentou o grau de alerta e reforçou a vigilância nas zonas fronteiriças, mas, de resto, está tudo calmo", acrescentou.

Colocado em Seul, capital da Coreia do Sul, há quase quatro anos, Silveira Borges está também acreditado como embaixador em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Tecnicamente, as duas Coreias continuam em estado de guerra: o armistício assinado, em 1953, ainda não foi substituído por um tratado formal de paz.

Kim Jong-il faleceu no sábado passado, com um ataque cardíaco. Tinha 69 anos.

jn.pt

Citar
A moeda única europeia segue em baixa face ao dólar devido aos receios de um aumento da instabilidade na Coreia do Norte.

O euro descia 0,28% até aos 1,30 dólares, numa sessão em que a divisa norte-americana avança face à maioria das divisas mundiais.

Os investidores receiam um aumento da instabilidade na Coreia do Norte, após o anúncio da morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, o que está a aumentar o apetite por dólares como um activo de refúgio,

"Avançámos para uma situação onde o dólar americano é visto quase como a moeda mundial de último refúgio", afirmou Tim Riddell, especialista do Australia & New Zealand Banking Group, à Bloomberg. "Existem riscos e fragilidades terríveis na Coreia do Norte, que vão ser adensadas pela transição política de líder", acrescentou o mesmo perito.

Kim Jong-il morreu este sábado aos 70 anos de ataque cardíaco quando realizava uma viagem de comboio e o seu terceiro filho Kim Jong Un é o provável sucessor.

Na Europa, os ministros das Finanças da zona euro vão reunir-se esta tarde através de uma conferência telefónica para discutir diversos dossiers técnicos ligados à crise da dívida na zona euro, nomeadamente os assuntos pendentes da Cimeira da União Europeia de 8 e 9 de Dezembro.

Um tema central será a questão dos empréstimos bilaterais para reforçar os meios do Fundo Monetário Internacional (FMI), num montante de 200 mil milhões de euros, uma das medidas desenhadas na última cimeira europeia. Hoje termina o 'deadline' informal para os países revelarem as suas contribuições para reforçar o Fundo mas há ainda vários Estados que não deram qualquer indicação

economico.pt
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: typhonman em Dezembro 19, 2011, 05:15:42 pm
Morreu o anão gnomo.. :mrgreen:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: whiskey01 em Dezembro 25, 2011, 09:37:36 pm
Duvido seriamente que esta "Guerra Fria" se torne numa guerra convencional. O facto da Coreia do Norte ameaçar a Coreia do Sul caso esta realize os exercícios mencionados, faz parte de uma doutrina militar a que se dá o nome de "Massive Retaliation" (Retaliação em massa), também conhecida como "Massive Response" (Resposta Massiva) ou "Massive Deterrence" (Dissuasão Massiva). Esta manobra consiste num princípio básico: "Tu lanças um míssil, eu lanço dez". E através desta intimidação (que tem resultado), a Coreia do Norte consegue manter uma política de "vale-tudo", sabendo que o máximo que os outros países farão é aplicar sanções. Creio que a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o resto das Nações Unidas ainda não se aperceberam que os "nortistas" não querem saber disso.
Ora vejamos porque afirmo isto:

26 de Março de 2010: Enquanto a ROKN (Republic of Korea Navy) e a USN (United States Navy) realizam uma das maiores simulações de exercícios de guerra Anti-Submarina do planeta, O ROKS Cheonan é atingido por um torpedo disparado de um submarino norte-coreano. O navio acaba por se afundar. Foi realizado um inquérito e determinou-se que o torpedo foi realmente disparado por um submarino anão da classe Yono ou Sang-O. Em resposta ao incidente, a Coreia do Sul e as forças norte-americanas estacionadas na Península Coreana reforçaram as suas defesas mas não tomaram quaisquer medidas ofensivas. O ataque causou a morte de 46 marinheiros sul-coreanos.

23 de Novembro de 2010: A Coreia do Norte apresenta uma queixa formal contra a Coreia do Sul, perguntando se o exercício realizado pelos Sul-Coreanos (que era aparentemente rotineiro) foi um ataque contra o norte. A Coreia do Sul nega, afirmando que os tiros disparados durante o exercício foram efectuados longe de território norte-coreano, no sentido contrário do mesmo e dentro de águas sul-coreanas. Desconsiderando a defesa dos sul-coreanos, às 14:34 da hora local, a bateria costeira norte-coreana localizada em Mudo (que por acaso continha um lança-foguetes de 122mm que tinha sido recentemente destacado para essa área) abriu fogo contra a ilha de Yeonpyeong, com a maioria dos disparos dirigidos contra um campo militar. De acordo com um desertor norte-coreano que serviu na bateria agressora, cerca de 108 disparos foram efectuados. A Coreia do Sul retaliou e mandou descolar jactos KF-16 e KF-15. Estes, no entanto, não chegaram a abrir fogo contra a bateria norte-coreana. No final, 2 sul-coreanos morreram e 16 ficaram feridos, enquanto 5 norte-coreanos morreram. As tensões aumentaram entre os dois países. A Coreia do Sul e os Estados Unidos reforçaram as suas medidas de segurança. Não houve qualquer retaliação massiva contra os norte-coreanos.

Isto tudo para dizer o que?
Já ocorreram inúmeros incidentes entre os dois países (estes são os mais recentes que mereceram especial atenção) que poderiam ter levado a uma guerra convencional. Ainda estamos na mesma. Recordo-me também de um exercício com mísseis realizado pelo Exército Norte-Coreano que seguiu em frente apesar de múltiplos avisos por parte do Sul de que tal ocorrência teria consequências. Não houveram quaisquer consequências, nem vão haver caso ocorram novas situações parecidas com estas. Isto porque um ataque contra o Sul implicaria um ataque contra forças norte-americanas e um ataque contra o norte implicaria uma possível escalada nuclear. Porque se o pai era mau, então o filho não há de ser melhor. Afinal de contas, filho de cobra é cobra...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Março 18, 2012, 03:58:50 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 16, 2012, 05:22:25 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi528.photobucket.com%2Falbums%2Fdd324%2Fbdpopeye%2FTPMigration6%2F5-68.jpg&hash=f430edc2a29b926756c2ca45cfd6b80f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi528.photobucket.com%2Falbums%2Fdd324%2Fbdpopeye%2FTPMigration6%2F6-50.jpg&hash=40c70e13cc77f73e8fef0336c7c2543b)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: whiskey01 em Junho 15, 2012, 11:16:26 pm
Se esse museu é na Coreia do norte, que raio é que está lá a fazer um porta-aviões (falo do modelo e da imagem de fundo)?
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 20, 2012, 07:10:27 pm
Seul e Washington iniciaram manobras militares conjuntas


Os Exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as suas manobras militares conjuntas anuais para melhorar a defesa coordenada face à Coreia do Norte, que criticou o exercício que considera ser um "teste de guerra".

Mais de 20 mil soldados norte-americanos e cerca de 56 mil soldados sul-coreanos participam nas manobras designadas "Ulchi Freedom Guardian", informou o Comando das Forças Conjuntas (CFC) em comunicado.

As manobras, que passam por simulações de guerra real assistidas por computador, pretendem reforçar a capacidade de resposta dos dois Exércitos e contarão com a simulação da neutralização de armas de destruição maciça norte-coreanas.

"A 'Ulchi Freedom Guardian' é um exercício chave para fortalecer a preparação das Forças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos", salienta o comandante das CFC, James D. Thurman, citado em comunicado, ao realçar que as manobras são baseadas em "cenários realistas".

Observadores das Nações Unidas vão supervisionar as manobras para garantir que estas não violam o acordo de armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-1953).

A agência oficial norte-coreana KCNA informou no domingo que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, atribuiu o título de herói nacional ao destacamento militar que, em novembro de 2010, lançou um ataque contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, que causou a morte a dois civis e a dois soldados sul-coreanos.

Na sua visita ao destacamento, Kim Jong-un exortou os militares a lutarem numa "guerra santa pela reunificação nacional" e a "transformarem o Mar Amarelo no túmulo dos invasores" em resposta às alegadas provocações da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 23, 2012, 01:07:56 pm
Seul e Washington ampliam alcance de mísseis balísticos


A Coreia do Sul e os Estados Unidos preparam-se para aumentar o alcance dos mísseis balísticos de Seul até 800 quilómetros, o suficiente para abranger todo o território norte-coreano, informou hoje a agência Yonhap.

Atualmente o alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Sul está limitado a 300 quilómetros e a sua carga útil a 500 quilos, segundo um acordo estabelecido entre Seul e Washington em 1979 e revisto em 2001.

"Foram firmados acordos na maioria dos assuntos", disse uma fonte diplomática citada pela agência sul-coreana. Outra fonte disse que as duas nações estavam apenas a "ultimar detalhes" do acordo para expandir o previamente acordado em 2001.

O novo limite deverá ser anunciado no próximo mês segundo acrescentou a Yonhap. O Governo de Seul não comentou a notícia avançada pela agência de notícias sul-coreana.

Seul tem pedido para aumentar a sua capacidade balística para ter maior alcance sobre a Coreia do Norte, mas os Estados Unidos têm-se mantido reticentes até agora, alegando que isso poderia fomentar uma escalada armamentista na região.

A Yonhap refere que o novo acordo permitiria ampliar o alcance até 800 quilómetros, mas que manteria o limite de carga útil nos 500 quilos. Os Estados Unidos são o principal aliado militar da Coreia do Sul, onde tem deslocados cerca de 28.000 soldados.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício e não com um Tratado de Paz.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 26, 2012, 09:52:36 pm
Presidente sul-coreano apela ao reforço do exército


O presidente do Coreia do Sul, Lee Myung-bak, apelou hoje ao reforço do Exército para fazer face à ameaça de segurança por parte da Coreia do Norte, durante uma cerimónia do Dia das Forças Armadas, em Seul.

Num momento em que as tensões entre as duas Coreias têm vindo a aumentar desde 2010, o chefe de Estado sul-coreano constatou que "o ambiente de segurança (regional) está a mudar e que a instabilidade está a aumentar".

Com esta afirmação, Lee Myung-bak também aludiu indiretamente à crescente tensão com o Japão pelas ilhas Dokdo/Takeshima, disputadas por Seul e Tóquio.

"Estamos a assistir a uma escalada dos conflitos políticos e tensões militares (no noroeste da Ásia), devido às diferentes perceções da história e questões relacionadas com os territórios e os direitos de soberania", afirmou Lee Myung-bak.

Para superar estes desafios e salvaguardar a paz na península da Coreia e nordeste da Ásia, o exército sul-coreano "tem que atuar com um fundamento inquebrável da segurança", apontou.

Posto isto, defendeu Lee Myung-bak, a Coreia do Sul deve impulsionar uma reforma da defesa para que o exército seja mais ágil e eficiente.

O Dia das Forças Armadas celebra-se a 01 de outubro na Coreia do Sul, mas a cerimónia foi antecipada por ser feriado no país.

A Coreia do Norte e Coreia do Sul permanecem tecnicamente em guerra, desde que a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício nunca substituído por um acordo de paz definitivo.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: psaa em Setembro 27, 2012, 09:34:53 pm
A Coreia do Sul continua a preparar-se para tudo...  :shock:


Citar
South Korea Requests AH-64D APACHE Attack Helicopters

The Defense Security Cooperation Agency notified Congress September 21 of a possible Foreign Military Sale to the Government of Korea for 36 AH-64D APACHE Longbow Block III Attack Helicopters and associated equipment, parts, training and logistical support for an estimated cost of $3.6 billion.

The Republic of Korea has requested a possible sale of:

    36 AH-64 D Apache Longbow Block III Attack Helicopters
    84 T-700-GE-701D Engines (72 installed and 12 spares)
    42 Modernized Target Acquisition and Designation Sight/Modernized Pilot Night Vision Sensors
    36 AN/APG-78 Fire Control Radar (FCR) with Radar Electronics Unit (Longbow Component)
    36 AN/APR-48A Radar Frequency Interferometers
    42 AN/APR-39 Radar Signal Detecting Sets
    45 AN/AVR-2B Laser Warning Sets
    43 AAR-57(V) 3/5 Common Missile Warning Systems (CMWS) with 5th Sensor and Improved Countermeasure Dispensers
    42 AN/APX-123 Transponders
    120 Improved Helmet Display Sight Systems (IHDSS-21)
    81 Embedded Global Positioning Systems with Inertial Navigation
    38 30mm Automatic Chain Guns (Aircraft Component)
    90 AN/ARC-201E Single Channel Ground and Airborne Radio System (SINCGARS) Radios
    90 AN/ARC-231 Radios
    42 AN/ARC-220 Radios
    80 M299 Hellfire or Missile Launchers
    400 AGM-114R1 Hellfire Missiles Semi-Active Lasers (SAL)
    438 Stinger Block I 92H Missiles
    774,144 30 mm Cartridge HEDP High Explosive Dual Purpose M789s
    11,020 2.75 Inch HYDRA Rockets (Unguided)
    108 Apache Aviator Integrated Helmets (AAIH).

Also included are training devices, simulators, generators, transportation, wheeled vehicles and organizational equipment, tools and test equipment, communication equipment, spare and repair parts, support equipment, personnel training and training equipment, publications and technical documentation, U.S. Government and contractor engineering, technical and logistics support services, and other related elements of program support. The estimated cost is $3.6 billion.

The ROK is one of the major political and economic powers in East Asia and the Western Pacific and a key partner of the United States in ensuring peace and stability in that region. It is vital to the U.S. national interest to assist our Korean ally in developing and maintaining a strong and ready self-defense capability.

The ROK intends to use new attack helicopters to more effectively secure its borders and littoral waters, as well as conduct counter-terrorism/counter-piracy operations. The proposed sale will improve the Republic of Korea Army’s close air support, air interdiction, armed reconnaissance, strike coordination/reconnaissance, forward air control (airborne), and aerial escort capabilities while enhancing interoperability with U.S. forces. Korea will have no difficulty absorbing these helicopters into its armed forces.

The proposed sale of this equipment and support will not alter the basic military balance in the region.

The prime contractors will be The Boeing Company in Mesa, Arizona; Lockheed Martin Corporation in Orlando, Florida; General Electric Company in Cincinnati, Ohio; Lockheed Martin Millimeter Technology in Owego, New York; and Longbow Limited Liability Corporation in Orlando, Florida. There are no known offset agreements proposed in connection with this potential sale.

Implementation of this proposed sale may require the assignment of additional U.S. contractor and U.S. Government representatives in country full-time. Contractor Field Service Representatives will be in country for post-production support for an estimated three years with anticipation of a future follow on support contract or an additional Foreign Military Sales contract for support. Also, U.S. Government representatives will include a U.S. Army Aviation and Missile Life Cycle Management Command (AMCOM) field office for technical and logistical support for three years.

There will be no adverse impact on U.S. defense readiness as a result of this proposed sale.

This notice of a potential sale is required by law and does not mean the sale has been concluded.

Read more: http://www.defencetalk.com/south-korea- ... z27hixjncn (http://www.defencetalk.com/south-korea-requests-ah-64d-apache-attack-helicopters-44781/#ixzz27hixjncn)

Citar
South Korea Requests AH-1Z Cobra Attack Helicopters

The Defense Security Cooperation Agency notified Congress September 21 of a possible Foreign Military Sale to the Government of Korea for 36 AH-1Z Cobra attack helicopters and associated equipment, parts, training and logistical support for an estimated cost of $2.6 billion.

The Government of the Republic of Korea has requested a possible sale of

    36 AH-1Z Cobra Attack Helicopters,
    84 T-700 GE 401C Engines (72 installed and 12 spares),
    288 AGM-114K3 Hellfire Missiles,
    72 AIM-9M-8 Sidewinder Missiles,
    integrated missile launchers,
    AN/AAQ-30 Target Sighting Systems (TSS) and AN/ALQ-136 Radar Frequency Jammers.

The electronic warfare systems include the AN/AAR-47 Missile Warning System, AN/ALQ-144 Infrared Jammer, APX-123 Identify Friend or Foe (IFF) Mode-4 and AN/ALE-47 Chaff and Flare Decoy Dispenser;

    communication and support equipment, spare engine containers spare and repair parts, tools and test equipment, technical data and publications, personnel training and training equipment, U.S. government and contractor engineering, technical and logistics support services, and other related elements of logistics and program support.

The estimated cost is $2.6 billion.

The Government of Korea is one of the major political and economic powers in East Asia and the Western Pacific and a key partner of the United States in ensuring peace and stability in that region. It is vital to the U.S. national interest to assist our Korean ally in developing and maintaining a strong and ready self-defense capability.

The proposed sale of the AH-1Z Cobra helicopters will improve South Korea’s capability to meet current and future threats. The sale of these AH-1Z helicopters will improve its close air support, air interdiction, armed reconnaissance, strike coordination/reconnaissance, forward air control (airborne), and aerial escort capabilities while enhancing interoperability with U.S. forces. Korea will have no difficulty absorbing these helicopters into its armed forces.

The proposed sale of this system and support will not alter the basic military balance in the region.

The prime contractors will be Bell-Textron Corporation in Amarillo, Texas, and General Electric in Lynn, Massachusetts. There are no known offset agreements proposed in connection with this potential sale.

Implementation of this proposed sale will require multiple trips to Korea involving U.S. Government or contractor representatives on a temporary basis for program and technical ort, and management oversight.

There will be no adverse impact on U.S. defense readiness as a result of this proposed sale.

This notice of a potential sale is required by law and does not mean the sale has been concluded.

Read more: http://www.defencetalk.com/south-korea- ... z27hjIxUcW (http://www.defencetalk.com/south-korea-requests-ah-1z-cobra-attack-helicopters-44778/#ixzz27hjIxUcW)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 26, 2012, 04:12:34 pm
Assassino pretendia usar «caneta do 007» para matar activista na Coreia do Sul


Além de ser um dos países mais fechados do mundo, a Coreia do Norte também usa de artifícios quase hollywoodescos para tentar assassinar dissidentes e críticos do regime pelo mundo. Uma reportagem do canal CNN revelou que um assassino norte-coreano foi preso com três armas aparentemente inofensivas, mas com tecnologia de 007.

O norte-coreano, identificado apenas como Ahn, tinha como missão matar o activista político Park Sang-hak, notório crítico do regime de Pyongyang. O assassino foi preso com uma caneta Parker que tinha uma agulha envenenada na ponta. Uma picada seria capaz de paralisar os músculos e, lentamente, matar a vítima por sufocamento.
 
Ahn também tinha outra caneta que quando accionada libertava uma bala também envenenada. A terceira arma do norte-coreano era uma lanterna que se transformava em revólver e estava carregada com três balas.
 
O norte-coreano estava a fingir ser também um activista e havia marcado um encontro com Sang-hak. Os serviços secretos sul-coreanos conseguiram impedir o encontro, que ocorreria no ano passado, e prendeu Ahn. O assassino foi condenado a quatro anos de prisão.
 
Sang-hak, que costuma enviar balões com propaganda anti-Pyongyang para a Coreia do Norte, recebeu reforço na sua segurança, pois sabe que é o «número um» na lista de inimigos do governo comunista norte-coreano.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 03, 2013, 01:40:09 pm
Coreia do Sul vai gastar mais este ano para melhorar laços com o Norte


A Coreia do Sul vai aumentar, este ano, o orçamento destinado ao fundo de cooperação inter-coreana, na expectativa de que o novo Governo melhore as deterioradas relações com o Norte, confirmou hoje fonte oficial à agência noticiosa Efe. O Conselho de Ministros sul-coreano deu hoje 'luz verde' aos orçamentos de 2013, aprovados, na terça-feira pelo Parlamento, os quais reservam ao fundo de cooperação 1,09 biliões de won (727,2 milhões de euros), mais 9,1 % do que a verba canalizada para o efeito em 2012.

O Ministério da Unificação, cujo orçamento geral também aumentou 4,4 % em termos anuais, informou ainda que o apoio estatal aos encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53) e a ajuda humanitária crescem, por seu turno, 13 % para 735.700 milhões de won (524,5 milhões de euros).

Este montante inclui ainda a ajuda directa e indirecta para os reencontros familiares, o apoio a organizações privadas para o alargamento dos laços com a Coreia do Norte e o futuro envio de 400 mil toneladas de arroz e de 300 mil toneladas de fertilizantes para o país vizinho.

Além disso, o orçamento dedicado a prestar ajuda aos desertores do Norte - em 2012 foram cerca de 1.500 - vai subir de 123.900 milhões de won (88,3 milhões de euros) do ano passado para 134.100 milhões de won (95,6 milhões de euros) no corrente ano.

O aumento do fundo de cooperação intercoreana surge depois de a Presidente eleita da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ter realçado a promessa de melhorar as relações com o regime de Kim Jong-un, gravemente deterioradas nos últimos anos o Governo do conservador Lee Myung-bak.

Uma das grandes promessas da campanha eleitoral de Park Geun-hye, que venceu o escrutínio de 19 de Dezembro e assumirá o cargo em Fevereiro, foi a de abrir novas vias de entendimento com a Coreia do Norte, tendo inclusivamente se mostrado disponível para se reunir com o "supremo líder" norte-coreano, se necessário.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, proferiu um inesperado discurso pelo Ano Novo, no qual expressou o seu desejo de melhorar os laços com o Sul.

As Coreias permanecem tecnicamente em guerra na sequência do conflito que terminou com um armistício que nunca foi substituído por um tratado de paz definitivo.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 05, 2013, 04:05:09 pm
Coreia do Norte ameaça anular armistício assinado após a Guerra da Coreia


A Coreia do Norte ameaçou hoje anular o acordo de cessar-fogo que encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953) e deu como motivo as acções lideradas pelos Estados Unidos para impor novas sanções da ONU, ao regime pelo seu recente teste nuclear. Numa nota da agência estatal de notícias KCNA, o exército norte-coreano ameaçou também cortar os laços com a Coreia do Sul na aldeia de Panmunjom, situada na zona fronteiriça entre os dois países e utilizada para manter encontros entre as duas partes.

Sem dar mais pormenores, o comando do exército alertou sobre possíveis «ataques cirúrgicos», com o objetcivo de unificar a península coreana.

O anúncio surge no momento em que a imprensa da Coreia do Sul e dos Estados Unidos indicam que o governo norte-americano e a China, tradicional aliada do regime de Pyongyang, terão aprovado um esboço de resolução com novas sanções contra o país, em retaliação pelos testes nucleares realizados no mês passado.

A 12 de Fevereiro, o regime norte-coreano realizou o seu terceiro teste nuclear subterrâneo, após os de 2006 e 2009, o que causou a reprovação da comunidade internacional e provavelmente levará à aplicação de novas sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU, que se reúne hoje.

Os Estados Unidos temem que o último teste nuclear seja um passo mais em direcção ao desenvolvimento de um armamento nuclear que alcance os Estados Unidos.

A Coreia do Norte argumenta que os testes são uma resposta à crescente hostilidade dos EUA em relação ao país, e que datariam da Guerra da Coreia, que terminou num armistício e não num tratado de paz, o que tecnicamente mantém a península em guerra até aos dias de hoje.

O efectivo militar norte-americano na Coreia do Sul conta hoje com 28,5 mil soldados.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 07, 2013, 12:56:25 pm
Apesar da tensão, há cada vez mais negócios entre as duas Coreias


O comércio entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte ascendeu a 1.980 milhões de dólares (1.524 milhões de euros) em 2012, mais 15 % do que no ano anterior, apesar da constante tensão, indicam dados hoje divulgados em Seul. De acordo com a Associação de Comércio Internacional da Coreia (KITA), as trocas comerciais entre as duas Coreias registaram uma importante subida durante o primeiro ano do regime liderado pelo jovem Kim Jong-un marcado, tal como no ano anterior, por uma deterioração das relações.

Contudo, o comércio entre as duas Coreias em 2012 representou apenas um terço do volume que a Coreia do Norte transaccionou com a China, o seu principal aliado, de acordo com dados da KITA.

No ano passado, o comércio bilateral entre a China e a Coreia do Norte cifrou-se em 5.930 milhões de dólares (4.562 milhões de euros), mais 5,4 % comparativamente a 2011.

Entre 2008 e 2012, o comércio entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul registou um aumento anual médio de 2,1 %, enquanto as transacções entre Pequim e Pyongyang cresceram a uma taxa de 20,8 % ao ano, segundo dados revelado pela entidade sul-coreana.

Grande parte das trocas comerciais entre as duas Coreias é produzida no complexo de Kaesong, situado em território norte-coreano, o qual funciona com capital privado do Sul e mão-de-obra do Norte.

O lento crescimento do comércio bilateral é atribuído à persistente tensão na região durante o mandato do ex-presidente sul-coreano Lee Myung-bak, iniciado em 2008 e que terminou há menos de um mês.

O conservador Lee Myung-bak reduziu ao mínimo as ações de cooperação, sobretudo desde 2010, altura em que a tensão se agravou ainda mais devido aos ataques contra o barco Cheonan, que Seul atribui a Pyongyang, e contra a ilha de Yeonpyeong, levado a cabo pelo regime norte-coreano, os quais causaram meia centena de mortos do lado sul-coreano.

Nos últimos anos de tensão com o Sul, a Coreia do Norte tem vindo a apostar no reforço das suas relações económicas com a China, numa tentativa de reactivar a sua economia, que sofre de um crónica crise desde os anos 90 e atingida pelas sanções internacionais impostos pelos ensaios de mísseis balísticos e nucleares do país.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 08, 2013, 05:42:13 pm
Merkel preocupada com tensão na península de Coreia


A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou hoje a "grande preocupação" de Berlim com o aumento da tensão na península da Coreia. A Coreia do Norte não vai "conseguir que o mundo se deixe afetar pelas ameaças de guerra", anunciou o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert.

Seibert, que saudou a resposta "forte e unânime" do Conselho de Segurança, incluindo da China, aliada tradicional de Pyongyang, referiu a disponibilidade da comunidade internacional para o diálogo.

Por seu turno, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, pediu hoje à União Europeia para, na segunda-feira, discutir a possibilidade de novas sanções contra a Coreia do Norte, além das votadas na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Devemos discutir a nossa contribuição para que a pressão sobre o regime (de Pyongyang) não abrande", disse Westerwelle numa conferência de imprensa.

O chefe da diplomacia alemã congratulou-se igualmente por a China ter "assumido a sua responsabilidade particular", ao votar favoravelmente as sanções da ONU, e pediu a Pequim para "fazer compreender claramente aos dirigentes de Pyongyang que foram longe demais com as suas novas ameaças e provocações".

Também a França condenou as ameaças proferidas pela Coreia do Norte e apelou a Pyongyang para dialogar com vista ao desmantelamento do seu programa nuclear.

"Condenamos as recentes ameaças proferidas pela Coreia do Norte e reiteramos o nosso apelo para se abster de qualquer gesto que possa aumentar a tensão" existente na região, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

A Coreia do Norte anunciou, algumas horas depois das novas sanções decretadas pelo Conselho de Segurança, que iria romper os acordos de não agressão com a Coreia do Sul e que cortaria o 'telefone vermelho' existente entre os dois países.

Na terça-feira, Pyongyang já havia ameaçado denunciar o armistício que pôs fim à guerra de 1953 e, prevendo a aprovação de novas sanções, um "ataque nuclear preventivo" contra os Estados Unidos.

Paris saudou igualmente a adoção, na quinta-feira, da resolução 2094 pelo Conselho de Segurança da ONU, condenando a Coreia do Norte pelo seu terceiro ensaio nuclear, realizado no passado dia 12 em violação das anteriores resoluções das Nações Unidas.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Março 09, 2013, 01:26:46 pm
http://economico.sapo.pt/noticias/pyongyang-rompe-pacto-de-naoagressao-com-coreia-do-sul_164409.html

Citar
Anúncio de Pyongyang surge horas depois de Conselho de Segurança da ONU ter decidido aplicar novas sanções ao país.

A tensão está a subir de tom na península coreana. A Coreia do Norte anunciou hoje ter rompido todos os pactos de não-agressão e cortado o "telefone vermelho" entre Pyongyang e Seul.

Uma medida que serve de resposta ao facto de a ONU ter aplicado novas sanções ao país, depois dos testes com mísseis nucleares realizados em Fevereiro.

De acordo com o comunicado divulgado pela agência oficial KCNA, citado pela BBC, o regime liderado por Kim Jong-Un "revoga todos os pactos de não agressão entre Norte e Sul". A Coreia do Norte informa ainda que vai "cortar imediatamente o telefone vermelho".

O telefone vermelho é uma liha directa de emergência entre Pyongyang e Seul, que existe desde 1971, usada sobretudo em tempos de tensão e também para coordenar a utilização da zona desmilitarizada entre as duas coreias, nomeadamente no que toca à passagem de pessoas e mercadorias por essa zona.

O principal pacto de não-agressão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul foi assinado em 1991, mas os dois países mantêm um clima de tensão constante desde então. Já no final de 2010, uma unidade de artilharia norte-coreana bombardeou a ilha de Yeonpyeong, na Coreia do Sul, fazendo quatro mortos.

E foi nessa mesma unidade de artilharia que Kim Jong-Un disse hoje ter o seu exército pronto para "a guerra total". As ameaças de Pyongyang estão a subir de tom, não só pelas sanções da ONU, mas também pelo facto de os Estados Unidos estarem a realizar manobras militares conjuntas com a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte instou Washington e Seul a terminarem as manobras conjuntas, ameaçando romper o armísticio que pôs fim à guerra das duas coreias, em 1953. O ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang considerou, entretanto, "inevitável" uma segunda guerra entre o Norte e o Sul, ameaçando também os Estados Unidos com um "ataque nuclear preventivo".

Diario Económico

A concretização da ameaça.

Cumprimentos
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: psaa em Março 18, 2013, 08:33:48 pm
Citar
Os Estados Unidos garantiram hoje à Coreia do Sul que o arsenal nuclear norte-americano e «todos os recursos» militares necessários estão ao serviço de Seul para defesa contra as ameaças da Coreia do Norte.

O secretário de Estado da Defesa adjunto, Ashton Carter, declarou hoje em Seul que os Estados Unidos estão «firmes no seu compromisso» de usar as suas armas nucleares como força de dissuasão contra as ameaças de ataque nuclear feitas por Pyongyang nos últimos dias.

«Poremos todos os recursos à disposição da nossa aliança», afirmou no fim de um encontro com o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Kwan-Jin, citado pela agência sul-coreana Yonhap.

Em Washington, o Departamento de Defesa (Pentágono) anunciou que no passado dia 18 um bombardeiro estratégico norte-americano B-52 voou sobre a Coreia do Sul no âmbito do exercício militar conjunto «Foal Eagle».

Estes voos, considerados rotineiros pelos Estados Unidos, podem também ser realizados pelos mais modernos B1 ou B-2, com tecnologia que os torna praticamente invisíveis aos radares.

«Não é segredo que tentámos enviar um sinal muito forte (à Coreia do Norte) do nosso forte compromisso na aliança com a Coreia do Sul», afirmou o porta-voz do Pentágono, George Little.

Depois da ameaça norte-coreana de lançar um «ataque nuclear preventivo» contra os Estados Unidos, Washington anunciou na sexta-feira a sua intenção de reforçar a sua defesa antimíssil na costa oeste.

A tensão na península coreana agravou-se desde o lançamento em dezembro passado de um foguetão norte-coreano considerado pela Coreia do Sul como um míssil balístico e ainda mais com o terceiro teste nuclear de Pyongyang, em fevereiro, que levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a agravar as sanções contra a Coreia do Norte."

Diário Digital com Lusa

Cada vez mais preocupante!
Isto a juntar à tensão com o Irão, e com a guerra financeira que está a ocorrer debaixo do pano pela Europa...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lightning em Março 23, 2013, 02:16:05 pm
Como a Coreia do Norte acha que será a guerra.

Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Março 29, 2013, 09:26:02 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FWZBFm.jpg&hash=067295a92950e73d12db678357e3ddc7)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F408WK.jpg&hash=e90b609e98cbe5753e3d29cf4222823f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2Fz5IHR.jpg&hash=5c5e46e2142d31b13574d74a47906d81)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FMvWKD.jpg&hash=8e277d8ff0f6f1e0f32b8971be2cc267)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: TOMSK em Março 30, 2013, 12:48:56 am
Sendo sempre de lamentar uma guerra pelas consequências que ela acarreta, talvez, tomando em linha de pensamento aquela máxima do Churchill sobre alimentar um crocodilo, não seria talvez "mau" que esta monarquia de lunáticos comunas fosse eliminada de de vez, para que o povo da Coreia do Norte pudesse finalmente viver condignamente como os seus irmãos do Sul.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 06, 2013, 12:10:36 am
Quanto a uma acção armada da Coreia do Sul, não aposto numa ofensiva terrestre mas antes numa operação aérea de destruição das instalações militares da Coreia do Norte, levando a uma total humilhação do regime e consequente instabilidade politica e militar que mais tarde levaria à sua queda.

Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: psaa em Abril 06, 2013, 07:08:53 pm
Citação de: "HSMW"
Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.

Claro que interessa... 22 milhões de mão de obra super barata para monstros como Samsung, Hyundai, LG, KIA, Daewo, etc, etc... era ouro sobre azul!
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Abril 06, 2013, 09:23:54 pm
A farsa coreana
Alexandre Reis Rodrigues

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpsdpics.s3.amazonaws.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F03%2Fnorth-korea-hovercraft.jpeg&hash=8a74465d3e10f66fee9324517bef5830)


Nunca se viu nada parecido. Nem é provável que alguma vez se volte a ver. Uma das mais pobres potências do mundo a ameaçar a superpotência mundial. E, para que não restem dúvidas, divulga uma fotografia do líder, junto dos chefes militares, a estudar os planos de ataque. Assim se desafia a lógica do uso do elemento surpresa. Antes tinha sido divulgada uma outra fotografia a mostrá-lo a assistir a um exercício militar de uma operação anfíbia clássica, envolvendo um impressionante conjunto de meios de desembarque, alguns dos mais sofisticados existentes no mundo.

O propósito desta campanha mediática não pode ser senão dar credibilidade ao caudal de ameaças que, nas duas últimas semanas, têm sido feitas contra os EUA e a Coreia do Sul, mas estes esforços não conseguiram sequer alterar a indiferença com que a população da Coreia do Sul – o alvo principal das ameaças – continua a reagir à situação. Aliás, o parque industrial de Kaesong, que funciona na Coreia do Norte - graças a investimentos do sul - e que é um símbolo da possibilidade de um relacionamento com interesse para ambas as partes, continua a funcionar normalmente, o que desacredita a declaração de estado de guerra que Pyongyang diz existir. O resultado final da campanha mediática apenas ridiculariza o regime, quer pelo desfasamento que revela em relação ao mundo em que vivemos, na postura e decrepitude das chefias militares, quer pela absurda e flagrante distorção da realidade.

Todo o mundo sabe que, malgrado a Coreia do Norte seja o País mais militarizado do mundo e tenha efetuado três testes nucleares, nem uma coisa nem outra, bem como o facto de dominar a tecnologia de construção de mísseis, a colocam no plano de constituir uma ameaça nuclear credível aos EUA. Também todo o mundo sabe que a Coreia do Norte não dispõe de “hovercrafts” militares para desembarques; o que mostra, é o resultado de uma infantil manipulação de imagens, que foi, de imediato, detetada. Não obstante estas limitações, a Coreia do Norte tem capacidades de infligir pesados danos na Coreia do Sul e isso é motivo justo de preocupação de que a escalada que o regime norte coreano está a criar possa, a qualquer momento, sair de controlo.

Não se espera que esta situação se desanuvie antes da conclusão dos exercícios entre os EUA e a Coreia do Sul, prevista para o fim de abril, e que, entretanto, farão deslocar mais meios navais e aéreos dos EUA para a zona. No jogo arriscado que Kim Jong Un decidiu seguir é mesmo provável que a agressividade retórica da Coreia do Norte continue a crescer durante o período. Eventualmente, será acompanhada por ações pontuais contra a Coreia do Sul, mas sob o cuidado de não poderem ser atribuíveis inequivocamente ao Norte, como aconteceu com o torpedeamento da corveta “Cheonan”, em 26 de março de 2010, e os ataques cibernéticos de há duas semanas.

Calcula-se que o regime tenha concluído que precisa destes desenvolvimentos também como forma de afirmação interna do seu jovem líder junto da hierarquia militar e estrutura do Partido e ainda como forma de responder às sanções das Nações Unidas e ao anúncio de investigações sobre violações de direitos humanos. Mas o objetivo final será, conforme dito em anterior artigo, passar para uma posição de força de que possam tirar vantagens nas esperadas conversações subsequentes. Vai ser precisa muita contenção da parte da Coreia do Sul com apoio claro dos EUA e, sobretudo, paciência para encontrar uma saída sem cedência a esta tática conhecida de fazer chantagem e não dar qualquer passo para a solução final do problema.

Jornal Defesa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 07, 2013, 08:01:23 pm
Citação de: "psaa"
Citação de: "HSMW"
Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.

Claro que interessa... 22 milhões de mão de obra super barata para monstros como Samsung, Hyundai, LG, KIA, Daewo, etc, etc... era ouro sobre azul!

Acho que para trabalhar lá é necessário saber ler e escrever...  :roll:
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: chaimites em Abril 07, 2013, 09:45:00 pm
A paranoia esta a ultrapassar todos os limites
Apesar de tudo acho que so os norte Koreanos e que acreditam neles proprios

Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: chaimites em Abril 07, 2013, 09:59:10 pm
Entretanto paa juntar a festa os "Anonimous" hackearam os sites de propaganda da korea do Norte



Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: psaa em Abril 07, 2013, 10:35:55 pm
Citação de: "HSMW"
Citação de: "psaa"
Citação de: "HSMW"
Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.

Claro que interessa... 22 milhões de mão de obra super barata para monstros como Samsung, Hyundai, LG, KIA, Daewo, etc, etc... era ouro sobre azul!

Acho que para trabalhar lá é necessário saber ler e escrever...  :roll:

Não necessáriamente...
No fim dos anos 80 quando quase todas as grandes empresas mundiais começaram a deslocalizar as produções para a China, onde enormes unidades de produção foram construidas em centros fabris como Shenzhen ou Guangzhou, que receberam milhões (sim foram mesmo milhões) de camponeses, que tinham um indice de analfabetismo que era superior a 90%! E foi esta mão de obra que transformou a China na industria produtiva do mundo, pelo simples facto de serem mão de obra muito barata!
Não estou a ver os gigantes Sul Coreanos a deixarem escapar uma oportunidade de usar uma mão de obra tão barata, aumentando exponencialmente os seus lucros, se essa mesma oportunidade realmente aparecer.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Abril 12, 2013, 10:53:14 pm
Em Seul "ninguém está minimamente preocupado" com a Coreia do Norte


Joana Almeida, uma estudante portuguesa há oito meses em Seul, assegura que, lá, “ninguém está minimamente preocupado” com a tensão entre as duas Coreias e que os amigos coreanos “não levam a Coreia do Norte a sério”. “Aqui é quase como se a situação não existisse, para ser sincera. Ninguém está minimamente preocupado, tudo corre pela normalidade”, disse Joana Almeida, 18 anos, contactada telefonicamente pela agência Lusa para a capital da Coreia do Sul.

Estudante da língua coreana na Universidade Nacional de Seul, a jovem portuguesa considerou que “há um certo exagero” dos "media" estrangeiros e que alguns dos seus amigos coreanos “até dizem que as traduções são por vezes alteradas”, fazendo com que acabe “por parecer uma situação bem mais drástica do que realmente é”.

“Os meus amigos coreanos dizem que não levam a Coreia do Norte a sério, pois as tais ameaças são regulares e normalmente são inofensivas (…) No fundo aqui considera-se apenas mais uma tentativa (norte-coreana) de impor respeito”, disse.

As ameaças norte-coreanas das últimas semanas estão presentes nas conversas e nos ‘media’ mas, segundo Joana Almeida, “as notícias são o oposto do que se passa no estrangeiro”.

“Claro que se fala sobre isto tudo, mas não é com a mesma intensidade com que se fala nos outros países, o cenário não é tão drástico como se faz parecer aí”, disse.

Na Universidade, onde há vários estudantes estrangeiros, o tema é falado “um bocadinho”, “por causa dos pais e das notícias”, mas, além dos colegas coreanos, os professores asseguram-lhes “todos os dias” que não há motivo para preocupação.

“Até os meus amigos americanos estão seguros e tranquilos e, no máximo, caso aconteça realmente algo, eles estão convictos de que rapidamente se deitaria a Coreia do Norte abaixo”, relatou.

Esses colegas americanos, segundo a jovem, estão “um bocadinho receosos” que no dia 15 de Abril, aniversário de Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte, o actual líder “se lembre de fazer alguma coisa”, mas os restantes colegas não, “nem sequer abordam esse tema, não querem saber mesmo”.

Joana Almeida não sentiu até agora necessidade de contactar a embaixada portuguesa em Seul, mas o pai sim.

“Por causa de uma notícia que foi transmitida aí, de as embaixadas terem de retirar daqui, o meu pai entrou em contacto com a embaixada portuguesa que nos assegurou que não há qualquer motivo para preocupação (…) e que, caso alguma coisa acontecesse, eles estão preparados”, disse.

As duas Coreias vivem um dos momentos de maior tensão das últimas décadas, com repetidas ameaças do regime de Kim Jong-Un à Coreia do Sul e aos Estados Unidos desde que, há mais de um mês, a ONU anunciou novas sanções contra Pyongyang pelo ensaio nuclear realizado em Fevereiro.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 13, 2013, 02:07:10 pm
http://www.guardian.co.uk/world/interac ... CMP=twt_gu (http://www.guardian.co.uk/world/interactive/2010/nov/23/korea-incidents-map?CMP=twt_gu)
Todos os incidentes até ao presente dia.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Junho 26, 2013, 09:25:25 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Julho 29, 2013, 06:27:13 pm
Coreia do Sul vai doar 4,5 milhões de euros ao Norte


A Coreia do Sul vai doar 4,5 milhões de euros em ajuda humanitária à Coreia do Norte, através do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), anunciou hoje o Ministério da Unificação sul-coreano.

"Decidimos financiar alimentos e medicamentos para a Coreia do Norte", através da UNICEF, naquele que será o primeiro envio governamental de assistência desde o início do mandato da Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, em fevereiro, acrescentou à agência noticiosa espanhola EFE uma porta-voz do ministério.

A ajuda governamental será integrada num pacote de 5,5 milhões de euros, sendo o resto do dinheiro doado por cinco organizações não-governamentais (ONG) privadas sul-coreanas.

A porta-voz disse que Seul está a finalizar os "procedimentos necessários" para conseguir "luz verde" e o envio deverá ser confirmado oficialmente nos próximos dias.

Esta decisão surge numa altura em que Seul procura iniciar um novo diálogo com Pyongyang para negociar a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, único projeto intercoreano existente até que, em abril, o regime de Kim Jong-un decidiu o encerramento unilateral.

O Governo sul-coreano continua a fazer uma avaliação separada da ajuda humanitária ao Norte, independentemente da conjuntura política na península coreana.

Nos últimos anos, a Coreia do Sul, que no passado entregou generosos contingentes de ajuda ao vizinho do Norte, limitou os envios de ajuda humanitária devido à deterioração das relações bilaterais e aos episódios de tensão que os dois países já enfrentaram.

No ano passado, 16 ONG do Sul entregaram 125 milhões de euros em ajuda ao Norte, tendo o Governo sul-coreano canalizado, através de organizações privadas, mais 16 milhões de euros em assistência, de acordo com o Ministério da Unificação sul-coreano.

A Coreia do Norte sofre uma continuada crise económica, desde os anos 1990, que leva o país a depender de ajuda externa para alimentar a população.

No final da Guerra da Coreia (1950-53), Norte e Sul assinaram um armistício, mas nunca um tratado de paz, motivo pelo qual os dois vizinhos continuam tecnicamente em guerra.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 01, 2013, 08:43:32 pm
A Coreia do Norte, Sessenta anos depois do Armistício
Alexandre Reis Rodrigues



A Coreia do Norte, há décadas na iminência de colapso financeiro e económico e incapaz de sobreviver sem ajuda externa maciça (alimentar e energética), comemorou, no passado fim de semana, o 60º aniversário do Armistício da Guerra da Coreia (25 junho de 1950 a 27 de julho de 1953). Tentando reescrever a história de um conflito, que terminou num impasse que continua a aguardar a celebração de um Tratado de Paz, apresentou-se, mais uma vez, como se fosse a grande potência vencedora.

Como se mais nada interessasse, tentando fazer esquecer todas as irracionalidades do regime e as extremas dificuldades por que passa a maioria da sua população, Pyongyang não se poupou a esforços nem dinheiro para concretizar um desmesurado programa de festividades, inaugurações de dispendiosos novos símbolos do regime (um renovado Museu da Guerra e um novo cemitério a honrar os mortos em combate) e um monumental desfile militar.

Esta postura seria própria de um País sem fragilidades económicas e sociais mas a Coreia do Norte está precisamente no extremo oposto e não está a passar por qualquer “milagre de recuperação”, por mais esforços que os seus dirigentes façam em mostrar que têm tido sucesso. É verdade que, embora inesperadamente, conseguiu em 2012, 1,3% de crescimento do PIB, malgrado as sanções e isolamento internacional, mas esse progresso pontual não a retira da lista dos Países mais pobres do mundo (o 197º lugar e um PIB per capita que é 1/19 avos do da Coreia do Sul), uma situação de todo em todo incompatível com a postura internacional que desafia tudo o que seria expectável de um País que nem sequer tendo estatuto para ser uma pequena potência. Duas circunstâncias explicam esta situação. Por um lado, o ter conseguido tornar a China refém das suas exigências, levando Pequim a ocupar o vazio imposto pelo isolamento internacional. Por outro lado, a feroz ditadura em que o regime faz viver a população (um em cada 120 norte-coreanos, detido em campos de concentração).

Presentemente, dá-se ao luxo de manter encerrado há mais de três meses (desde princípios de abril) o complexo industrial de Kaesong que dá trabalho a 53.000 norte-coreanos e representa 99,5% do comércio entre as duas Coreias. Ao fim de seis rondas de negociações, continua a não aceitar o compromisso que Seul lhe exige de não voltar a fechar unilateralmente as instalações. Pyongyang considera que o encerramento de Kaesong é da responsabilidade de Seul, devido à sua atitude sistematicamente hostil para com a Coreia do Norte. Entretanto, não deu qualquer resposta a mais uma oferta de regresso às conversações feita pelo Sul.

Kim Jong Un insiste em reafirmar interesse em retomar conversações de âmbito geral, suspensas em 2008, e de esclarecer que a prioridade é a economia e melhoria das condições de vida da população. Mas não se mostra disponível para qualquer cedência ou aceitação de condições prévias. Usa, aliás muito habilidosamente, duas “ferramentas” principais. Por um lado, o que Joseph Nye chama o “poder dos fracos”: a ameaça de colapso se não receber ajudas, um desfecho que sabe perfeitamente ser inaceitável, quer para a China, quer para a Coreia do Sul. Por outro lado, capacidade nuclear e um profuso arsenal de mísseis balísticos que, para já, constitui uma ameaça às bases americanas no Japão e em Guam, malgrado a falta de evidências de constituírem sistemas comprovadamente eficazes.

Quanto tempo mais poderá esta situação perdurar depende da forma como Pequim decidir dar substância prática à crescente exasperação que manifesta pelo comportamento provocativo de Pyongyang, adotando uma política de menor condescendência. Pequim tem dado alguns sinais nesse sentido, logo a começar, ao aderir às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sequência dos testes de mísseis realizados no primeiro trimestre. Mas a pressão feita, que na prática se traduz por uma redução da ajuda, parece longe do nível que poderia começar a produzir efeito. Aliás, a presença do vice-presidente chinês ao lado de Kim Jong Un, nas cerimónias do armistício, deixaram claro que Pequim continuará a lidar com esta situação de forma muito cautelosa.

Tudo considerado, parece não se registarem quaisquer alterações significativas na situação da Península coreana. Há, no entanto, na postura da Coreia do Norte pelo
menos uma nova nuance que deve merecer atenção. Até aqui, o habitual tem sido alternar períodos de maior agressividade com períodos de acalmia para reclamar ajudas e incentivos para a normalização do relacionamento. Agora, nota-se uma combinação de maior agressividade, incluindo ameaças diretas aos EUA como ficou
patente na última crise, com um esforço de passar uma imagem de menor dependência de ajuda externa, presumivelmente para ganhar uma posição de força em próximas conversações. Ou seja, condições mais difíceis para uma próxima saída da situação de instabilidade em que continua mergulhada a península coreana. Estas circunstâncias levarão os EUA e a Coreia do Sul a reverem as suas opções.


Jornal Defesa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Agosto 04, 2013, 05:30:41 pm
Cerimonia dos 60 anos do armistício.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.forte.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F07%2Finfografico-guerra-da-coreia.jpg&hash=7fc45c209b8e1c243757ca5b850b4ff0)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Agosto 06, 2013, 01:42:15 pm
http://www.nknews.org/2013/08/north-kor ... -show-you/ (http://www.nknews.org/2013/08/north-korean-military-parade-what-the-cameras-didnt-show-you/)
Citar
North Korean military parade: What the cameras didn’t show you
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 04, 2013, 10:37:05 pm
Coreia do Norte promete continuar programa nuclear


O comando militar norte-coreano criticou hoje a presidente da Coreia do Sul, depois de algumas semanas de tranquilidade, e prometeu que Pyongyang ia continuar a desenvolver o programa de armamento nuclear. Num comunicado transmitido pela agência oficial KCNA, o porta-voz da comissão de defesa nacional norte-coreana afirmou que a presidente Park Geun-hye conduz a península coreana para um novo período de confrontos.
 
O tom é semelhante ao usado por Pyongyang para se dirigir a Park no pior momento das mais recentes tensões na península, no início do ano, na sequência do agravamento das sanções internacionais em resposta ao terceiro teste nuclear da Coreia do Norte.

Os comentários do comando norte-coreano são também uma resposta a um discurso da presidente sul-coreana, que na terça-feira encorajou o Norte a renunciar às ambições nucleares, referindo o desenvolvimento de uma capacidade de dissuasão nuclear para tornar o arsenal norte-coreano inútil.

Um dia depois, o secretário da Defesa norte-americano, Chuck Hagel, e o homólogo sul-coreano, Kim Kwan-jin, assinaram um plano de dissuasão perante a ameaça nuclear de Pyongyang.

"Se Park e o seu grupo conspiram com estrangeiros, sob pretexto de trazer uma mudança (à Coreia do Norte) e forçá-la a desmantelar o arsenal nuclear, estão a construir o seu túmulo", de acordo com o mesmo comunicado.

O Norte "vai avançar sem falhas" no desenvolvimento do arsenal nuclear, que é um meio de dissuasão contra um ataque norte-americano, acrescentou o porta-voz da comissão.

Cerca de 30.000 soldados dos Estados Unidos estão estacionados na Coreia do Sul. Na próxima semana, as marinhas dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul iniciam manobras conjuntas, ao largo da península coreana.

De acordo com imagens obtidas por satélite, Pyongyang parece estar pronta a colocar em funcionamento um reator nuclear na central de Yongbyon, que produz plutónio, o que permitirá ao regime acelerar o programa de armamento, indicaram em meados de setembro, fontes russas e norte-americanas, citadas pela agência noticiosa francesa AFP.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Outubro 05, 2013, 03:31:26 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Snowmeow em Outubro 06, 2013, 05:24:25 am
Citação de: "HSMW"
Citação de: "psaa"
Citação de: "HSMW"
Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.

Claro que interessa... 22 milhões de mão de obra super barata para monstros como Samsung, Hyundai, LG, KIA, Daewoo, etc, etc... era ouro sobre azul!

Acho que para trabalhar lá é necessário saber ler e escrever...  :roll:
Incrível onde chega o nível de depreciação e ignorância acerca de todo um país, de todo um povo. Estou pasmo e decepcionado.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: psaa em Outubro 06, 2013, 04:08:08 pm
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "HSMW"
Citação de: "psaa"
Citação de: "HSMW"
Relembro que não interessa a nenhum país vizinho, absorver 22 milhões de analfabetos subnutridos.

Claro que interessa... 22 milhões de mão de obra super barata para monstros como Samsung, Hyundai, LG, KIA, Daewoo, etc, etc... era ouro sobre azul!

Acho que para trabalhar lá é necessário saber ler e escrever...  :roll:
Incrível onde chega o nível de depreciação e ignorância acerca de todo um país, de todo um povo. Estou pasmo e decepcionado.

Caro Snowmeow, será que poderia explicar um pouco melhor o seu comentário?
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Outubro 06, 2013, 05:01:03 pm
Pasmado fico eu com o nível de admiração que pessoas de um dos países mais livres do mundo podem ter pelos regimes mais opressores e retrógrados existentes.

Deviam trocar... A sério...
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 24, 2014, 03:33:54 pm
Coreia do Norte simulou ataque a aeroporto de Seul


A Coreia do Norte efetuou no domingo manobras militares secretas, durante as quais simulou um ataque ao maior aeroporto civil da Coreia do Sul, informou hoje o diário sul-coreano Joongang, que cita fonte do Governo de Seul.

A fonte, que não foi identificada, declarou que, na noite de 19 de janeiro, tiveram lugar "exercícios noturnos das forças especiais da Coreia do Norte", que simularam tomar as instalações do aeroporto internacional de Incheon.

Na operação secreta terão participado cerca de 150 agentes de uma unidade especial de infiltração norte-coreana, que, segundo a fonte, ensaiaram um atentado terrorista e a ocupação de aviões e instalações no maior aeroporto do país a uns 50 quilómetros a leste de Seul. De acordo com o mesmo diário, o governo da Coreia do Sul "reforçou a segurança no aeroporto internacional de Incheon" e elevou o alerta militar perante a possibilidade de um ataque a partir de uma base norte-coreana.

Pyongyang prometeu dar os primeiros passos para acabar com a tensão e as hostilidades se os Estados Unidos e a Coreia do Sul cancelassem os exercícios militares previstos para entre fevereiro e abril, mas Seul recusou esta situação.

As Coreias estão tecnicamente em guerra depois de o conflito que enfrentaram entre 1950 e 1953 terminou com um armistício que até hoje ainda não foi substituído por um tratado de paz definitivo.


Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Março 31, 2014, 04:21:23 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Junho 18, 2014, 05:01:32 pm
http://news.nationalpost.com/2013/04/10 ... onal-arms/ (http://news.nationalpost.com/2013/04/10/graphic-north-koreas-conventional-arms/)
Material militar da Coreia do Norte por quantidades.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Junho 30, 2014, 01:07:25 pm
Coreia do Norte propõe ao Sul fim de hostilidades

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdiariodigital.sapo.pt%2Fimages_content%2F2014%2F201425758_Coreias2013.jpg&hash=9ef31464ea3d1fac8354f9e604473b90)

A Coreia do Norte propôs hoje a Seul a suspensão, a partir desta semana, das provocações e atos militares hostis perto da fronteira marítima do Mar Amarelo.
A proposta foi feita pela Comissão de Defesa Nacional, a mais alta instância militar do país, poucas horas depois de Pyongyang ter confirmado a realização de um segundo teste de mísseis.

A Coreia do Norte está pronta para suspender todo o tipo de provocações e insultos a partir de sexta-feira, declarou a Comissão, num comunicado publicado pela agência estatal KCNA, instando a Coreia do Sul a ser recíproca.

Pyongyang também apelou ao fim de manobras de fogo real e de outras atividades militares hostis em torno da linha de demarcação marítima no Mar Amarelo. O órgão pediu também a Seul para cancelar as manobras militares conjuntas anuais com os Estados Unidos, previstas para agosto, a fim de se criar uma ambiente favorável para os jogos asiáticos que se realizam, este ano, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte prometeu enviar uma delegação de atletas para os jogos, que vão decorrer entre 19 de setembro e 04 de outubro. A proposta surge nas vésperas da visita do Presidente chinês à Coreia do Sul, agendada para a próxima quinta e sexta-feira.

Xi Jinping vai ser recebido pela sua homóloga sul-coreana, Park Geun-hye, num encontro que deverá ser dominado pela questão do programa nuclear da Coreia do Norte. A China é o principal aliado da Coreia do Norte - uma aliança estabelecida com a participação das tropas do líder comunista Mao Tsé-Tung na Guerra da Coreia (1950-53) -, mas Xi Jinping não se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, desde que este sucedeu ao pai, Kim Jong-il, que morreu em dezembro de 2011. Oficialmente, Pequim defende a paz, estabilidade e desnuclearização da península coreana, sem pretender medidas de retaliação demasiado fortes contra Pyongyang, que podiam resultar num colapso económico.

No final de 2012 e início de 2013, as relações entre a China e a Coreia do Norte deterioraram-se, na sequência do lançamento de mísseis e de um ensaio nuclear, realizados por Pyongyang.

Neste contexto, ao dar a primazia a Seul na primeira viagem à Coreia, Xi "está a enviar uma mensagem" a Pyongyang, segundo analistas. Contudo, a escolha de Seul prende-se também com razões económicas. A China é o primeiro parceiro comercial da Coreia do Sul, que é, por sua vez, o quarto da China (quinto se for incluída na classificação a UE).

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 04, 2014, 02:33:53 pm
Coreia do Sul e do Norte chegam a acordo para retomar diálogo


As Coreias do Norte e do Sul concordaram relançar o diálogo ao mais alto nível, que estava suspenso desde fevereiro, anunciou hoje o Ministério da Unificação sul-coreano.

O anúncio do acordo surgiu durante uma visita inesperada à Coreia do Sul de três altos responsáveis do regime de Pyongyang, que se encontraram com o ministro da Unificação e com o conselheiro nacional de segurança. «Os dois lados concordaram discutir os detalhes para a retoma dos contactos ao mais alto nível», adianta um comunicado do Ministério da Unificação.

Há meses que Seul vinha instando o Norte a reassumir as conversações, mas até agora Pyongyang tinha rejeitado o pedido, parcialmente por causa dos recentes exercícios militares conjuntos Coreia do Sul - Estados Unidos.

O comunicado, refere ainda que os responsáveis norte-coreanos exprimiram "vontade" de recomeçar o diálogo entre o final de outubro e início de novembro
As últimas conversações de alto nível decorreram em Seul em fevereiro e delas resultou a organização de uma rara reunião entre famílias das duas Coreias, separadas pela guerra de 1950-1953.

As negociações fizeram aumentar a esperança de um compromisso construtivo, mas foram frustradas quando os dois países rivais voltaram a elevar a tensão militar.
O Ministério da Unificação adianta ainda que o presidente Park Geun-Hye queria encontrar-se com os delegados da Coreia do Norte, mas a agenda apertada da visita não permitiu uma deslocação ao palácio presidencial.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Março 03, 2015, 12:39:45 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Junho 28, 2015, 04:09:07 pm
http://www.janes.com/article/52551/north-korea-close-to-completing-upgrades-to-sohae-launch-site
Citar
Ongoing modifications to the launch pad at North Korea's Sohae satellite launch centre suggest it will be the location for upcoming satellite launches.

Paek Chang Ho, vice director of Scientific Research and Development at National Aeronautics Development Agency (NADA), said in an Associated Press interview in late May that a new "earth observation satellite" was under development. He did not say which space launch vehicle (SLV) would be used, when the launch would occur, or from where it would be launched.

Nonetheless, North Korea's modus operandi of linking major technological developments to important dates for the regime has led to speculation that it could be launched in October to coincide with the 70th anniversary of the Korean Workers' Party.

Sohae (also known as Tongchang-ri) is on North Korea's West Sea/Yellow Sea coast and is one of two space launch facilities in the country; the other is Tonghae (also known as Musudan-ri), which is on the East Sea/Sea of Japan coast.

Satellite imagery of the Tonghae facility taken on 6 June 2015 shows no significant activity at the site. Construction of a large new launch pad, assembly building, and the supporting roads has stopped and the Unha-2 pad that was last used in 2009 appears to be mothballed.

The lack of activity at Tonghae - and a number of other factors - reinforces assertions that Sohae has become the main hub for North Korea's space and long-range missile programme. Analysts have suggested that Pyongyang has prioritised the Sohae site to minimise the diplomatic fallout of rocket debris landing in Japanese territory, which was possible with launches from Tonghae.

There have been two launches from Sohae since its public debut in 2012, although neither has been fully successful. An Unha-3 launch in April 2012 suffered a catastrophic failure in the first stage, while in December 2012 an Unha-3 rocket was successfully launched but failed to put its payload - a small satellite - into the correct orbit.

Despite these failures, Sohae is already undergoing a second stage of evolution. Its first incarnation (from 2001 to present) was as a test range developed to launch satellites using the Unha rocket and to perform rocket engine testing. Since 2013, North Korea has made a number of changes to the Sohae site to allow it to operate more efficiently and to launch a wider range of rockets that could relate to the mock-up of a new, larger SLV that was first seen at the Sanum Dong research and development facility, outside Pyongyang, in April 2012.

Imagery of Sohae taken on 3 June 2015 shows that this major construction project is almost complete. If the pad is cleared in August, the assembly and check-out timelines for the two Unha-3 launches in 2012 suggest that a launch could take place in October.

The construction programme at Sohae includes:

1. Raising the height of the gantry tower on the launch pad in 2014 to launch taller rockets while retaining the Unha launch capability.

2. Building a railway line to the Unha launch pad in 2014 to transport a large first stage to the pad for assembly and check-out. The terminus was completed in May 2015 and has a 4 m by 20 m opening into the rail tunnel that will allow the rocket to be lifted onto a moveable trailer on the launch pad.

3. Building a three-storey horizontal assembly building on the east end of the launch pad. The high bay section of the building is 30 m long by 20 m wide and has a single storey section facing the gantry tower. The high bay section has a 10 m long by 5 m high opening in the side that faces the railway tracks.

4. Building a 30 m long by 20 m wide three-storey first stage mover at the gantry tower end of the launch pad. So far three sides of the structure have been completed but when finished it will have a fourth side and probably some type of roof. It is mounted on a platform that moves on rails that run from the gantry tower to the opening in the rail tunnel and the new horizontal assembly building. The mover has a folding section of the floor that allows access to the tunnel opening.

Although the upgrade work will allow the Sohae launch pad to launch larger rockets, it is probable that the pad will still retain the capability to launch Unha-series SLVs. North Korea has previously announced that there will be six more Unha launches up to Unha-9.

Other upgrade work at Sohae appears intended to obscure activities on the ground. For example, work to cover the rail spur will complicate external observation and may make estimates of future SLV launches, of all sizes, more difficult.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.janes.com%2Fimages%2Fassets%2F551%2F52551%2F1639971_-_main.jpg&hash=abaa72d3009cb4f0b531c4eb2ba5984c)

Saudações
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Julho 02, 2015, 09:50:31 am
http://www.janes.com/defence
Citar
Second centrifuge hall in use in North Korea
North Korea appears to have brought a second hall of uranium enrichment centrifuges into service at its Yongbyon site. Nick Hansen examines the evidence of operational activity and the implications for Pyongyang's civil and military nuclear programmes.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fthebulletin.org%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles_legacy_files%2Fu13%2FFig9.jpg&hash=b79ccf64dce7599c9e1ef68c4920b7ee)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcisac.fsi.stanford.edu%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fstyles%2F820xauto%2Fpublic%2Fsig_photo_0.jpg%3Fitok%3DKKwWtsBU&hash=c9ec68fbf81f7556911e812949c452c0)

Saudações
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 15, 2015, 08:15:49 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Crypter em Agosto 20, 2015, 10:57:01 am
A Coreia do Norte bombardeou hoje uma unidade militar sul-coreana localizada na secção ocidental da fronteira entre as duas Coreias, revelou a agência de notícias South Yonhap, citando fontes militares.

O Ministério da Defesa sul-coreano disse não poder confirmar de imediato a notícia, que surge num momento de tensão nas fronteiras entre as duas Coreias.

O incidente surge na sequência de um ataque com minas terrestres no início deste mês, que o executivo de Seul considera ser da autoria de Pyongyang.

Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 20, 2015, 07:40:08 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 21, 2015, 01:10:55 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 23, 2015, 06:17:30 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Agosto 24, 2015, 08:47:58 am

Seul continua emissões até Pyongyang pedir desculpas

http://pt.euronews.com/2015/08/24/seul- ... desculpas/ (http://pt.euronews.com/2015/08/24/seul-continua-emisses-nos-altifalantes-ate-pyongyang-pedir-desculpas/)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 24, 2015, 07:43:26 pm
Coreia do Norte pede desculpa. Sul desliga a propaganda


A Coreia do Norte pediu desculpa por um incidente na fronteira com a Coreia do Sul e o Governo de Seul vai desligar o sistema sonoro de propaganda junto à linha que separa os dois países.

O entendimento foi alcançado esta segunda-feira entre representantes das duas Coreias, após uma maratona de negociações na localidade fronteiriça de Panmunjom.

A Coreia do Norte pediu desculpa pela explosão de minas terrestres, que no início do mês provocou ferimentos a dois soldados sul-coreanos. O incidente aconteceu na zona desmilitarizada, entre os dois países.

A Coreia do Sul já apelidou este pedido de desculpas de "muito significativo". Em contrapartida, aceitou desligar o sistema sonoro instalado na zona da fronteira, que transmite mensagens de propaganda para os vizinhos do Norte.

No acordo agora alcançado, o regime de Pyonyang também levantou o estado de pré-guerra em que se encontrava, avança a agência no notícias sul-coreana Yonhap.

Numa declaração conjunta, os dois países comprometem-se a realizar novas negociações, em Seul ou Pyongyang, para melhorar as relações. Prometem também apostar na reunião de famílias separadas pela guerra.

As duas Coreias tinham os respetivos contingentes militares em alerta depois de uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na passada quinta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou usar a força para acabar com a transmissão de propaganda por parte da Coreia do Sul.

As autoridades sul-coreanas começaram a transmitir os conteúdos de propaganda depois de dois soldados sul-coreanos terem ficado feridos na sequência de uma explosão de minas antipessoais, um incidente que Seul atribuiu ao regime de Pyongyang.

As duas Coreias iniciaram no passado sábado uma maratona negocial, com funcionários de alto nível, com vista a tentar evitar uma escalada da tensão na península.


Renascença
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Agosto 25, 2015, 08:58:56 am

South Korea turns off its propaganda loudspeakers on Tuesday, as part of the compromise agreement reached yesterday after marathonian talks to lift the "quasi-state of war" declared by Pyongyang.

But before the agreement, US sources quoted by CNN said that Washington was prepared to back Seoul whatever it happened.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Agosto 29, 2015, 09:37:22 am

Show of strength by  South Korea and the United States  
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Outubro 20, 2015, 10:05:05 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Outubro 22, 2015, 10:21:29 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Outubro 24, 2015, 08:38:37 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Dezembro 11, 2015, 03:51:01 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lightning em Dezembro 13, 2015, 05:25:04 pm

Coreia do Norte diz ter bomba de hidrogénio
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 01, 2016, 10:56:12 pm

Líder norte-coreano diz que responderá a agitadores com "guerra sagrada" 

http://pt.euronews.com/2016/01/01/lider-norte-coreano-diz-que-respondera-a-agitadores-com-guerra-sagrada/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 06, 2016, 11:24:48 am



North Korea announces its first hydrogen bomb test

http://www.nbcnews.com/news/north-korea/north-korea-claims-it-successfully-conducted-hydrogen-bomb-test-n491006
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 06, 2016, 01:41:59 pm
 

North Korea 's claims it tested a hydrogen bomb draw skepticism, condemnations

https://www.washingtonpost.com/world/north-korea-says-it-has-conducted-a-successful-hydrogen-bomb-test/2016/01/06/9add0e52-b436-11e5-a76a-0b5145e8679a_story.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 08, 2016, 10:20:20 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 08, 2016, 04:37:07 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.cdn.turner.com%2Fcnnnext%2Fdam%2Fassets%2F160108160229-nk-science-tech-center-ripley-exlarge-169.jpg&hash=a08ee60159572b32a0ae002d1a777f9f) 

Inside North Korea: high-tech science center lauds nuclear advances  

http://edition.cnn.com/2016/01/08/asia/north-korea-hydrogen-bomb-science-park/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 09, 2016, 11:43:39 pm


Televisão da Coreia do Norte divulga vídeo com alegados testes com bomba de hidrogénio
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 10, 2016, 04:02:50 pm
 

Coreia do Sul e EUA mostram os músculos à Coreia do Norte
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 11, 2016, 08:38:34 am
 

Washington e Seul preparam  resposta à bomba H norte-coreana 
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 11, 2016, 01:23:01 pm
 

North Korea demonstrates new submarine ballistic missile test

https://rt.com/news/328340-pyongyang-submarine-ballistic-missile/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 13, 2016, 04:19:17 pm
(https://cdn.rt.com/files/2016.01/original/569609b6c46188f43d8b45db.jpg)

N.  Korea says its H-bomb capable of wiping the whole of the U.S. at once

https://www.rt.com/news/328724-north-korea-bomb-us/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 13, 2016, 07:24:16 pm


Seul pede ajuda a Pequim para travar ambições nucleares de Pyongyang
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Janeiro 27, 2016, 05:49:01 pm


Washington pede a Pequim mais pressão sobre a Coreia do Norte
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Fevereiro 07, 2016, 09:47:05 am


Novo foguetão norte-coreano aumenta tensão na zona
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Fevereiro 07, 2016, 12:54:36 pm

EUA e Japão prontos a "tomar medidas" após novo teste norte-coreano
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Fevereiro 07, 2016, 09:36:44 pm

Reações ao lançamento do "Estrela Brilhante 4"
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Fevereiro 08, 2016, 08:32:13 am

Conselho de Segurança da ONU promete reforçar sanções à Coreia do Norte 
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Crypter em Fevereiro 08, 2016, 10:00:28 am
Navio patrulha norte-coreano entra em águas da Coreia do Sul
Um navio patrulha da Coreia do Norte entrou hoje em águas da Coreia do Sul, gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyang ter lançado um 'rocket' de longo alcance.
O patrulheiro norte-coreano cruzou a delimitação marítima ocidental entre as duas coreias às 06:55 locais (21:55 em Lisboa), segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
O navio permaneceu 20 minutos em águas sul-coreanos e regressou ao lado da Coreia do Norte depois de um navio militar da Coreia do Sul ter feito disparos de advertência, explicou a mesma fonte.
A Marinha sul-coreana "está numa situação de alerta elevada e intensificou a vigilância das atividades da Coreia do Norte", afirmou aquele porta-voz.
Estas incursões em águas sul-coreanas são relativamente frequentes, uma vez que Pyongyang não reconhece a delimitação marítima entre os dois países traçada no final da guerra da Coreia (1950-53).
Este episódio ocorreu depois de no domingo o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter condenado "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de um 'rocket' pela Coreia do Norte e ter anunciado que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.
A declaração do Conselho foi unânime, o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países que compõem o Conselho de Segurança.
O órgão executivo da ONU reuniu-se de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de foguetão para colocar um satélite em órbitra que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio de mísseis balísticos.
Diário Digital com Lusa
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Fevereiro 10, 2016, 10:21:15 pm
 

Executado mais um alto quadro da Defesa da Coreia do Norte
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 17, 2016, 12:02:10 pm
EUA enviam quatro caças F-22 Raptor para a Coreia do Sul



Os Estados Unidos destacaram hoje quatro caças F-22 Raptor para a Coreia do Sul, numa nova demonstração de força frente à Coreia do Norte após o ensaio nuclear e de mísseis do regime liderado por Kim Jong-un.

Os caças de quinta geração, com tecnologia furtiva, voaram a baixa altitude sobre a base aérea de Osan, a aproximadamente 55 quilómetros a sul de Seul, pouco depois de serem enviados para o país asiático, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O destacamento dos quatro caças norte-americanos na Coreia do Sul constitui uma ação inusual com a qual, aparentemente, os aliados pretendem dar mostras da sua força após as recentes atitudes da Coreia do Norte.

O regime de Kim Jong-un realizou um ensaio nuclear a 06 de janeiro, e a 07 de fevereiro lançou um satélite espacial, uma ação fortemente contestada por Seul e Washington, que a comunidade internacional censurou, considerando-o um ensaio de mísseis balísticos encoberto, o que violaria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que, por isso, se prepara para anunciar novas sanções.

O F-22 Raptor, um caça de elevada importância estratégica para o exército norte-americano, possui as mais avançadas tecnologias e alta capacidade de ataque, sendo também dificilmente detetável nos radares.

DN
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 03, 2016, 01:52:16 pm
n

North Korea fires short-range missiles after harsh new UN sanctions
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 04, 2016, 08:59:40 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 07, 2016, 08:57:32 am


Coreia do Norte ameaça com "ofensiva total"
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 07, 2016, 10:08:57 am


South Korea and US set for 'largest ever' war games

http://www.bbc.com/news/world-asia-35739110
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 08, 2016, 09:02:31 am


EUA e Coreia do Sul estudam implementação de sistema antimíssil
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 08, 2016, 09:56:39 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn1.img.br.sputniknews.com%2Fimages%2F171%2F36%2F1713624.jpg&hash=079edb3cc9793f679b31288750bb9519)

Russia califica como "categoricamente inadmissíveis" as ameaças
de Coreia do Norte com "ataque nuclear preventivo" contra EUA e Coreia do Sul

http://br.sputniknews.com/mundo/20160307/3755257/pyongyang-ameaca-eua-coreia-ataque-nuclear-russia-reage.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 08, 2016, 12:51:40 pm


Coreia do Sul avança com sanções unitareais contra o Norte
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 09, 2016, 11:13:29 am


Coreia do Norte diz ter mísseis termonucleares
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 09, 2016, 01:33:30 pm
Moscovo avisa Coreia do Norte que está a arriscar um ataque contra si própria


A Rússia alertou a Coreia do Norte para o risco de que as suas ameaças de fazer "ataques nucleares preventivos" possam ser causa para o uso de força militar contra o regime de Pyongyang por forças estrangeiras. O governo russo é um dos poucos aliados de Kim Jong-Un, que governa isolado, fazendo frequentemente aquilo que afirma serem ensaios nucleares.

A Coreia do Norte, conhecida como DPRK, ou República Democrática Popular da Coreia, ameaçou recentemente atacar a Coreia do Sul e o território dos Estados Unidos com "ataques nucleares preventivos". Em resposta, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia respondeu com uma declaração em que apela à Coreia do Norte que tenha atenção a este tipo de ameaças, que Moscovo considera "absolutamente intoleráveis".

"Pyongyang deve ter consciência de que desta forma a DPRK vai ficar totalmente oposta à comunidade internacional, e criar fundamento legal internacional para o uso de força militar contra si própria, de acordo com o direito à autodefesa de cada estado que está na legislação das Nações Unidas", lê-se na declaração, citada pelo jornal britânico The Guardian.

As ameaças da Coreia do Norte, feitas na segunda-feira, são uma resposta ao agendamento dos exercícios militares anuais conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Pyongyang acredita que os exercícios anuais são ensaios para a invasão do país. "Se carregarmos nos botões para eliminar os inimigos neste momento, qualquer base para provocação vai reduzir-se a mares de chamas e cinzas num instante", lê-se numa declaração da Comissão para a Defesa Nacional da Coreia do Norte.

O regime autoritário de Kim Jong-Un faz ameaças frequentes aos regimes que considera inimigos, especialmente aos Estados Unidos e à vizinha Coreia do Sul, com a qual ainda está oficialmente em guerra, embora o conflito não esteja ativo há décadas. No entanto, as suas ameaças mais recentes parecem ter desagradado mesmo aos aliados como a Rússia.

A declaração do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia também denuncia, no entanto, os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. A Coreia do Norte, lê-se, "não pode deixar de sentir preocupações razoáveis pela sua segurança" quando é diretamente mencionada como um motivo para estas atividades militares.

DN
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 10, 2016, 12:03:34 pm

Coreia do Norte dispara mísseis para Mar do Japão
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 12, 2016, 04:10:09 pm


Inicio dos maiores exercícios conjuntos na história da Coreia do Sul e dos EUA



Pyongyang ameaça a Coreia do Sul com guerra relâmpago 

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hisutton.com%2Fimages%2FSinpoLaunch900.jpg&hash=3e15c823b7886613eb40c63f4da428c1)

Submarino norte-coreano está desaparecido

http://www.dn.pt/mundo/interior/submarino-norte-coreano-esta-desaparecido-5073912.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 12, 2016, 05:27:22 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 13, 2016, 01:19:55 pm

Protestos em Coreia do Sul contra participação dos EUA nas manobras militares
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 13, 2016, 01:27:27 pm


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 13, 2016, 02:16:51 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 14, 2016, 12:26:56 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 15, 2016, 09:59:35 am


Coreia do Norte anuncia testes com ogiva nuclear
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 18, 2016, 08:39:20 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 21, 2016, 02:53:21 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Março 24, 2016, 08:24:15 pm


Coreia do Sul 
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Abril 24, 2016, 09:11:15 am


Coreia do Norte testa missil balístico mar-terra
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Junho 22, 2016, 03:32:08 pm

Toquio e Seul repostam na ONU contra novo teste de Pyongyang
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Julho 09, 2016, 11:58:37 am


Coreia do Norte lança míssil a partir de submarino
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Julho 09, 2016, 01:09:14 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.defencetalk.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2FTHAAD-missile-defense-systems-696x522.jpg&hash=724a3ce7f72f127b32627663fa18a9d9)

US to deploy missiles in South Korea as North Korea riled

http://www.defencetalk.com/us-to-deploy-missiles-in-south-korea-as-north-korea-riled-67804/
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Julho 11, 2016, 11:20:59 am


Coreia do Norte ameaça ação física contra sistema antimíssil dos EUA
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Julho 20, 2016, 09:43:01 am


Coreia do Norte dispara três mísseis balísticos
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Agosto 02, 2016, 12:54:45 pm

North Korea: Defectors' stories
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: olisipo em Agosto 03, 2016, 11:29:03 am


Coreia do Norte lança míssil e provoca ira do Japão
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 23, 2017, 11:06:14 am
Assim serão os desembarques?  8)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Junho 08, 2017, 04:36:29 pm
http://www.janes.com/article/71250/north-korea-test-fires-possible-anti-ship-missiles (http://www.janes.com/article/71250/north-korea-test-fires-possible-anti-ship-missiles)
Citar
"North Korea fired several unidentified projectiles, which are assumed to be short-range surface-to-ship cruise missiles, this morning in the direction of the East Sea [also known as Sea of Japan] from the vicinity of [the eastern port city of] Wonsan, Kangwon Province," the JCS were quoted as saying, adding that the missiles flew for about 200 km (124 miles).

JCS spokesperson Colonel Roh Jae-cheon told reporters that the missiles flew in a northeasterly direction at a maximum altitude of about 2 km (1.24 miles) from the port city.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.janes.com%2Fimages%2Fassets%2F250%2F71250%2Fp1693068.jpg&hash=06da7b4c4141568de37a5a8f91d10f84)
Citar
North Korea paraded tracked TELs on 15 April carrying launch tubes consistent with the country's version of the Russian 3M24 anti-ship missile system. It is possible that the missiles launched by Pyongyang on 8 May were similar to these. (KCNA)

Cumprimentos
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 29, 2017, 03:12:00 pm
Principal parceiro e aliado da Coreia do Norte, o governo chinês tomou tal decisão com base nas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, a fim de convencer Kim Jong-un a desistir do uso das suas armas nucleares

As autoridades da China deram um prazo de até 120 dias para que todas as empresas norte-coreanas deixem de atuar no país. A decisão, que foi divulgada nesta quinta-feira (28), no site do ministério do Comércio chinês, foi tomada com base nas mais recentes sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

O objetivo de tais sanções é que a Coreia do Norte se sinta obrigada a parar de investir em testes, produções e ameaças com suas armas nucleares. O forte clima de tensão que toma a Península Coreana nos últimos meses fez com que até a China – que sempre se posicionou do lado de Kim Jong-un – começasse a impor sanções ao país.
Com isso, as empresas sujeitas à ordem devem encerrar as suas atividades em solo chinês até 9 de janeiro de 2018.
Pressão contra Kim Jong-un
O ministério do Comércio chinês divulgou que tomou a decisão em consonância com a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, adotada após o sexto teste nuclear norte-coreano, realizado em 3 de setembro.

A cada reunião da ONU, ficam mais intensas as pressões internacionais para que a Coreia do Norte sinta a pressão da parceria chinesa, sendo influenciado pelo seu aliado. No entanto, os canais diplomáticos entre os dois países não vão bem e o 'amor pode ter acabado'.
Ainda nesta quinta, o ministério de Defesa chinês disse, sem dar maiores detalhes, que as Forças Armadas chinesas farão “todas as preparações necessárias para proteger a soberania nacional, a paz e a estabilidade regional” para o caso de uma guerra na Península Coreana .
A declaração, proferida pelo porta-voz do ministério, Wu Qian, foi feita ao ser questionado sobre o risco de um conflito na região. Apesar disso, Wu voltou a defender a visão da China de que a questão precisa ser resolvida através de conversas, não de forma bélica. “Os meios militares não podem se tornar uma opção para resolver as tensões”, comentou.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2017-09-28/china-coreia-norte-empresas.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Outubro 02, 2017, 11:54:21 am
http://www.aereo.jor.br/2017/09/26/coreia-do-norte-desloca-cacas-mig-29-e-trump-adverte-sobre-opcao-militar-devastadora/ (http://www.aereo.jor.br/2017/09/26/coreia-do-norte-desloca-cacas-mig-29-e-trump-adverte-sobre-opcao-militar-devastadora/)
Citar
O presidente dos EUA Donald Trump, fez uma advertência para a Coreia do Norte nesta terça-feira, dizendo que os EUA estão preparados para usar ações militares “devastadoras”, se necessário – ao mesmo tempo em que dois oficiais de defesa dos EUA disseram à CNN que o país rebelde deslocou um pequeno número de jatos de combate, tanques de combustível externos e mísseis ar-ar para uma base em sua costa leste para aumentar a prontidão militar.

Os oficiais não foram além de dizer que um pequeno número de ativos foi movido pelo regime para um aeródromo conhecido na parte leste do país.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F09%2FMiG-29-Coreia-do-Norte.jpg&hash=c959b43ba9f95e2c0fe9419e55da8ac9)

Saudações
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 02, 2017, 03:05:12 pm
Secretário-geral da NATO visita zona desmilitarizada coreana


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 08, 2018, 05:07:05 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 09, 2018, 07:21:00 pm
(https://image.ibb.co/jzdFBm/17795923_1323095541116040_796368597870349837_n.jpg)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Abril 27, 2018, 03:30:32 pm
Coreias chegam a acordo histórico para a paz


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: HSMW em Abril 27, 2018, 08:51:08 pm
Mas alguém me explique o que aconteceu aqui!!!!!

Então ainda no outro dia queriam matar toda a gente e agora ficou tudo bem?!?!?
O que será que não está a ser contado?
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Camuflage em Abril 27, 2018, 08:57:06 pm
A partir do momento que a Coreia do Norte atingiu o desenvolvimento nuclear pleno, deixou de ter medo dos EUA. Agora pode negociar tete a tete sem medo e sem ser a única ter que ceder tudo e mais alguma coisa. Creio que a China também terá feito a pressão para a mudança, simplesmente não dá a cara e prefere não se meter no assunto. No fundo este sempre foi um problema Coreano com mão dos EUA que nem deviam estar ali metidos.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Viajante em Abril 27, 2018, 09:47:38 pm
Para além do que já disse o Camuflage, acho que os 2 líderes coreanos olham para o que podem ganhar com uma união. A Coreia do Norte sabe que politicamente está muito melhor preparado para uma união política, devido principalmente devido à corrupção que assola a Coreia do Sul. Além disso a Coreia do Sul é extremamente desenvolvida industrialmente sobretudo, e tem quase tudo o que a Coreia do Norte precisa.
Por seu lado o sul, embrulhado na corrupção, vê a união ou pelo menos o apaziguamento como uma tábua de salvação.

Com a paz ou melhor ainda com uma união coreana, quem sai muito reforçado a vários níveis é a China, perde um "inimigo" no mar da China e ainda ganha um poderoso aliado e convém relembrar, inimigo do Japão também!!!!
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 28, 2018, 10:38:13 am
Para além do que já disse o Camuflage, acho que os 2 líderes coreanos olham para o que podem ganhar com uma união. A Coreia do Norte sabe que politicamente está muito melhor preparado para uma união política, devido principalmente devido à corrupção que assola a Coreia do Sul. Além disso a Coreia do Sul é extremamente desenvolvida industrialmente sobretudo, e tem quase tudo o que a Coreia do Norte precisa.
Por seu lado o sul, embrulhado na corrupção, vê a união ou pelo menos o apaziguamento como uma tábua de salvação.

Com a paz ou melhor ainda com uma união coreana, quem sai muito reforçado a vários níveis é a China, perde um "inimigo" no mar da China e ainda ganha um poderoso aliado e convém relembrar, inimigo do Japão também!!!!

Dúvido que vá haver qualquer processo de reunificação, já que quem manda no Norte quer continuar a ter a sua cotada de caça e os do sul não vão querer ter que alimentar toda aquela população do norte. São países que depois de tantas décadas separadas tornaram-se tão estranhas como um Finlandês de um Angolano.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Abril 28, 2018, 11:52:38 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Abril 29, 2018, 02:09:18 pm
Coreia do Norte fecha Punggye-ri em maio


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 18, 2018, 10:33:36 am
Nova cimeira intercoreana para resolver velhos problemas


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 19, 2018, 10:48:50 am
Coreias caminham para uma paz "livre da ameaça nuclear"


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Crypter em Setembro 19, 2018, 02:58:12 pm
Digam o que disserem do Trump, mas se de facto conseguir trazer estabilidade para aquela zona do mundo já valeu a pena aturar todas as baboseiras que saem daquela boca! E até digo que se a paz for consumada, corre o risco de ganhar um Nobel da Paz (MEDO!!)!
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 26, 2018, 11:38:21 am
Coreias celebram religação ferroviária e rodoviária


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Maio 14, 2019, 10:58:01 pm
Diplomacia musical para aproximar Coreias


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Julho 26, 2019, 02:14:40 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: mafets em Julho 26, 2019, 03:41:25 pm
Citar
North Korea only SSB, Sinpo-class SSB.

(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/67556010_1462121603930139_804645140604911616_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_oc=AQnq2RFZ4JTM0AadaFVJT241Bzml8Skk0BslmsjAv-YKbASOIfrSezT0MacoroR0ngY&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=11ea2743bb78d630e0ac2f7200f4d8bb&oe=5DAEEAAC)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hisutton.com%2Fimages%2FDPRK_Romeo-Mod_Profile.jpg&hash=e280274d9dd68fbab48727c0f1b68b42)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hisutton.com%2Fimages%2FDPRK_Subs940.jpg&hash=ff4963b52030f18395ec79f601b7ce51)

http://www.hisutton.com/North_Korean_Submarines.html][url]http://www.hisutton.com/North_Korean_Submarines.html (http://[url)
[/url]

Citar
With the Republic of Korea Navy currently operating the Type 209 and 214 submarines, the Moon Jae-in government is moving to build nuclear-powered submarines to better deter threats from North Korea's submarine-launched ballistic missiles. / Graphic by Cho Sang-won

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.koreatimes.co.kr%2Fupload%2FnewsV2%2Fimages%2F170904_p14_SouthKorea.jpg%2Fdims%2Fresize%2F740%2Foptimize&hash=7b9bbdac02fe2e65670f7f6c6585562f)

Saudações
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Viajante em Abril 05, 2022, 02:32:57 pm
Entretanto fora da Europa.......

Pyongyang ameaça Coreia do Sul com ataque nuclear

https://www.dn.pt/internacional/pyongyang-ameaca-coreia-do-sul-com-ataque-nuclear-14743469.html
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Srgdoido em Abril 07, 2022, 09:09:46 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: asalves em Abril 08, 2022, 09:15:33 am

Acho que isso foi uma resposta a alguém da Coreia do Sul que disse que tinham capacidade de fazer um ataque preventivo.
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 06, 2022, 09:46:51 am
Conselho de Segurança  da ONU pede a Pyongyang que pare com exercícios


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 08, 2022, 12:03:25 am
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 26, 2022, 03:16:42 pm
Coreia do Sul dispara tiros de aviso após deteção de drones norte-coreanos


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: LuisPolis em Dezembro 29, 2022, 10:29:07 am
Nenhum dos drones foi abatido e ainda perderam um avião. A justificação do CEMFA Sul Coreano é curiosa.
 
Citar
One of the drones flew as far as the northern Seoul metropolitan area Monday afternoon before returning to North Korea about three hours later. But the South’s military lost track of the other four aircraft and they have not been found, according to officials.

Citar
In a statement Tuesday, South Korea’s Joint Chiefs of Staff admitted that the country’s air defenses are better equipped to detect and strike North Korea’s armed drones, which are larger and pose a bigger threat. The surveillance drones sent Monday were less than 3 meters long, it said.

https://www.voanews.com/a/north-korean-drones-befuddle-south-highlight-growing-role-for-tiny-uavs/6893060.html (https://www.voanews.com/a/north-korean-drones-befuddle-south-highlight-growing-role-for-tiny-uavs/6893060.html)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: LuisPolis em Janeiro 07, 2023, 09:00:27 pm

How did North Korea Get The Modern American MD 500E Helicopters? (http://How did North Korea Get The Modern American MD 500E Helicopters?)

(https://i.pinimg.com/originals/98/87/ad/9887add2cb5cd710df2fb6c742d06b8a.jpg)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 13, 2023, 07:24:11 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Março 16, 2023, 11:34:38 am
Ameaça norte-coreana aproxima Japão e Coreia do Sul


Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 05, 2024, 06:11:02 pm
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: LuisPolis em Janeiro 06, 2024, 08:14:40 pm
Pormenor do bunker (entrada/saída) da artilharia Sul Coreana (K9)

(https://bulgarianmilitary.com/wp-content/uploads/2024/01/North-and-South-Korea-exchanged-fire-200-versus-400-shells.jpg)
Título: Re: Coreia do Sul vs Coreia do Norte
Enviado por: Malagueta em Março 08, 2024, 11:26:01 am
https://edition.cnn.com/2024/03/07/asia/north-korea-artillery-exercise-seoul-threat-intl-hnk-ml/index.html

North Korea showcases artillery that poses a deadly threat to the South

(https://media.cnn.com/api/v1/images/stellar/prod/pic0079510.jpg?c=16x9&q=h_653,w_1160,c_fill/f_webp)

North Korea on Thursday showed off its long-range artillery systems, thousands of weapons that it could use to strike the South with little warning while causing tens of thousands of casualties, according to experts.

The North’s artillery drills come at a time of heightened tension on the Korean Peninsula as the United States and South Korea conduct their annual Freedom Shield exercise, which the South Korean military said will focus on deterring North Korea’s nuclear threats.

North Korea’s Defense Ministry on Monday denounced the 11-day US-South Korea joint exercises as “provocative” and “reckless,” and warned North Korean forces will monitor “adventurist acts” and conduct “responsible military activities” to bring what it called an unstable security situation under control, according to the state-run Korean Central News Agency (KCNA).

Thursday’s artillery exercise was the North’s second drill this week, a day after its ground forces appeared to infiltrate border guard posts during maneuvers.

North Korean leader Kim Jong Un observed both drills and was seen in photos provided by state media.

A KCNA report on Friday said the artillery drill sent a message to the South.

“The drill started with the power demonstration firing of the long-range artillery sub-units near the border who have put the enemy’s capital in their striking range and fulfilled important military missions for war deterrence,” the KCNA report said.

Kim stressed the importance of preparing “for regular combat mobilization so that all the artillery sub-units can take the initiative with merciless and rapid strikes at the moment of their entry into an actual war,” the report said.

Ever-present threat
North Korea’s artillery systems have been making headlines in recent weeks as Pyongyang is arming Russian forces with them for combat in Ukraine.

Since August, Pyongyang has shipped about 6,700 containers to Russia, which could accommodate more than 3 million rounds of artillery shells or more than 500,000 rounds for multiple rocket launchers, according to the South Korean Defense Ministry.

While those weapons present a big challenge for Ukraine’s defenders, they are also an ever-present looming threat for South Korea and the US military forces stationed on the Korean Peninsula.

Artillery strikes are almost impossible to defend against, experts say.

A 2020 report from the RAND Corp. think tank said North Korea’s artillery systems, with nearly 6,000 big guns within range of major South Korean population centers, present as great a danger to the South as Kim’s nuclear weapons and missile programs.

“If fired at civilian targets, those nearly 6,000 systems could potentially kill more than 10,000 people in only an hour,” the RAND report said.

In one scenario, a one-minute barrage on a 2.4-square-kilometer area of the capital Seoul using just 54 multiple rocket launchers, predicted more than 10,000 casualties.

(https://media.cnn.com/api/v1/images/stellar/prod/pic0079505.jpg?q=w_1110,c_fill/f_webp)

“Because (North Korean) shelling could kill many thousands in just an hour, with little warning, it would be difficult for the Republic of Korea (ROK) and the United States, once the bombardment had begun, to halt it, or otherwise protect the ROK population, before it could do very serious harm,” the report said.

Even retaliatory strikes by South Korea and the US would be difficult to execute, the report said.

“Much of the DPRK’s artillery is located in heavily fortified hardened artillery sites (HARTS) with air defense capabilities deployed to their rear. These physical protective measures make air strikes and counter-battery fire against the DPRK artillery a challenge for U.S. and ROK forces,” the report said.

(https://media.cnn.com/api/v1/images/stellar/prod/pic0079516.jpg?q=w_1110,c_fill/f_webp)

Kim has drawn an increasingly harder line against South Korea in recent months, saying the North will no longer seek reconciliation and reunification with the South and instructing the country’s army, munitions industry, nuclear weapons and civil defense sectors to accelerate war preparations in response to “confrontation moves” by the US.

In January, Kim called the South the North’s “primary foe and invariable principal enemy” and ordered a reunification monument in the North Korean capital to be demolished.