Segundo me disseram, mas não tenho dados que sustentem, os F-35 devem precisar de menos pessoal de terra do que os F-16.
Naturalmente vão ter menos avarias enquanto são novos, além disso também a Força Aérea vai deixar de ter capacidade de mexer no "miolo" do avião, na BA5 existem várias secções de manutenção de equipamentos, o chamado 3° escalão, é desmontar o motor até ao parafuso, é abrir componentes electrónicos e substituir a resistência, o transístor, a placa electrónica, etc, com o F-35 supostamente isso acaba, os computadores e equipamentos electrónicos são todos selados de fábrica e só podem ser abertos por eles, assim várias secções que existem com o F-16 não vão existir para o F-35.
Acho que é o modelo nos Países Baixos, Reino Unido, etc. Mete bomba, tira bomba, tira computador avariado e mete computador bom e o avariado vai para a fábrica, já não é reparado em Monte Real.
Também já é um bocado o sistema do C295 e do EH101...