Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #285 em: Dezembro 01, 2017, 09:45:23 pm »
O grande problema dos NPO é que são um projecto que parou no tempo, não foram minimamente actualizados em termos de possiveis funções
Esse modelo da BMT obviamente tem algumas vantagens sobre o NPO visto possuir hangar e espaço para contentores modular na traseira.
Como é um design mais moderno , obviamente está mais pensado para soluções que existem agora e não á 17 anos atrás.
Não é uma questão de não pudermos fazer mas sim do rotineiro "assim está bom que se f**a!" que é tipico dos politicos e das chefias militares que andam mais á beira.

 :G-bigun:

Aguardemos a resposta do ICE 1A+, de Navios percebe mais do que eu, disso não tenho qq dúvida.

Abraços
Modulares para que? Isso é para "meninas". Cá a malta de barba rixa espeta com um contentor amarrado com correntes ao deck de uma corveta quarentona e siga para comandar o Minex...  ;D :jok:

https://www.euromarfor.org/article/1/447
Citar
EUROMARFOR SHIPS DEPARTED LA SPEZIA FOR THE ITALIAN MINEX 16
The ships FS Capricorne (France), ITS Milazzo (Italy), NRP João Roby (Portugal) and ESPS Duero (Spain) departed La Spezia to participate in the exercise Italian Minex 16. These ships are integrated in a EUROMARFOR Task Group. The photos are from the activation ceremony of the force, with representatives of the four ships and the international staff.

The Commander of the Force is Commander (Italian Navy) Giuseppe Villani embarked in the Portuguese Navy ship João Roby, that is the flagship during the exercise, from 6th to 18th of June.

NRP João Roby has a detachment of special divers embarked and a underwater autonomous vehicle (UAV). 

Other assets from NATO and Italian Navy participate in the exercise, a total of 11 ships from five different nations (Portugal, Spain, France, Italy and Turkey).



Saudações  ;) ;D
« Última modificação: Dezembro 01, 2017, 09:47:39 pm por mafets »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #286 em: Dezembro 08, 2017, 06:33:34 pm »
Na minha modesta opinião o caminho que devia ser seguido com os NPO 2000, exemplificado com os OPV 80 da Colúmbia  ;)


http://www.janes.com/article/69199/colombian-navy-receives-new-opv
Citar
The Colombian Navy (ARC) officially received offshore patrol vessel (OPV) ARC Victoria on 30 March in Cartagena, according to the Colombian Science and Technology Corporation for the Development of Naval, Maritime, and Riverine Industries (COTECMAR).

The new vessel, originally christened ARC Santander , was delivered without its main armament, which is a 76 mm Oto Melara Super Rapid turret that the navy will install itself.

Based on Fassmer's OPV-80 design, Victoria is the last of a series of three such vessels produced by COTECMAR for the ARC. Unlike its two sister-ships, Victoria is fitted with a larger and strengthened flight deck that accommodates a 10.5-tonne medium helicopter, such as the Sikorsky S-70B Seahawk.

Citar
Armada Nacional on Twitter: "Primer atraque de la nueva OPV III A.R.C " Victoria" en la Base Naval del Caribe.

http://www.webinfomil.com/2017/03/asi-seran-los-nuevos-patrulleros.html
Citar
Así serán los nuevos patrulleros oceánicos de la Armada de Colombia construidos por Cotecmar | Webinfomil


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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #287 em: Abril 28, 2018, 09:57:27 pm »
A grande melhoria para esta classe, a ser possível, seria compatibilizá-la com os EH-101. Mas, eu cá trocava isso por 1 NPO de combate a poluição – acenda-se já uma vela ao padroeiro para acelerar o processo - baseado no desenho atual e lançava-se uma nova classe de NPO. Que tal 4 unidades dos novos NPO? Vá lá, tudo em nome do EH-101. Nem que se tenha que esperar outra eternidade. É só uma questão de tempo.

Cump.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #288 em: Abril 28, 2018, 10:49:52 pm »
A grande melhoria para esta classe, a ser possível, seria compatibilizá-la com os EH-101. Mas, eu cá trocava isso por 1 NPO de combate a poluição – acenda-se já uma vela ao padroeiro para acelerar o processo - baseado no desenho atual e lançava-se uma nova classe de NPO. Que tal 4 unidades dos novos NPO? Vá lá, tudo em nome do EH-101. Nem que se tenha que esperar outra eternidade. É só uma questão de tempo.
Cump.


Na minha opinião é melhor não interromper, por nada deste mundo, o programa que está em curso...
e fazer com que os 10 NPO saiam cá para fora - 2 por ano!...
como já aqui foi escrito, fazê-los parecidos uns com os outros (por dentro), já vai ser uma tourada!...
pois a demora tem sido tanta que as tecnologias mudam!...
tem de ser feitos, o mais de seguida possível!...

Se interrompemos a produção, sabe-se lá se alguma vez volta a ser retomada!...
Precisamos desses barcos desesperadamente e não dá para arriscar!...
Quando estiverem feitos, pensa-se em novos projectos!...
Não podemos é andar com corvetas e patrulhas com 50 anos no mar!...
e mais no nosso, que no inverno pode ser bastante mau!...
« Última modificação: Abril 29, 2018, 01:32:50 am por jpthiran »
 

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #289 em: Abril 29, 2018, 11:54:24 am »
A grande melhoria para esta classe, a ser possível, seria compatibilizá-la com os EH-101. Mas, eu cá trocava isso por 1 NPO de combate a poluição – acenda-se já uma vela ao padroeiro para acelerar o processo - baseado no desenho atual e lançava-se uma nova classe de NPO. Que tal 4 unidades dos novos NPO? Vá lá, tudo em nome do EH-101. Nem que se tenha que esperar outra eternidade. É só uma questão de tempo.

Cump.

Andava por aí uma concepção de um NPO de convés de voo corrido, fruto de um interesse que em tempos ouve da Tailândia. Possivelmente face ao tamanho do deck e com os devidos reforços estruturais era uma ideia bem pensada.



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #290 em: Abril 29, 2018, 06:37:55 pm »
Se nem os Lynx que são da Marinha lá aterram (parece que até hoje nunca houve certificação para tal) não vejo grande utilidade para tal. Aliás, nas actuais condições os EH101 (ou qualquer outro heli) podiam perfeitamente ser reabastecidos pelos NPO mas, mais uma vez, duvido que alguma vez tenham tentado, ou que haja certificação para tal.

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« Última modificação: Abril 29, 2018, 06:40:44 pm por NVF »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #291 em: Abril 29, 2018, 08:23:17 pm »
Se nem os Lynx que são da Marinha lá aterram (parece que até hoje nunca houve certificação para tal) não vejo grande utilidade para tal. Aliás, nas actuais condições os EH101 (ou qualquer outro heli) podiam perfeitamente ser reabastecidos pelos NPO mas, mais uma vez, duvido que alguma vez tenham tentado, ou que haja certificação para tal.

HIFR - Helicopter In-Flight Refueling



Essa é que é essa, andamos há canos sem saber se os landing deck dos NPO está OK para as operações com Helis, falta-nos a bendita certificação, nunca ouvi nada sobre tal certificação, e sem tal certificação, a mais valia do patrulha em termos de operação aero/naval não tem qq utilidade, mas se calhar também não nos faz falta, digo eu !

Abraços
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #292 em: Abril 29, 2018, 11:06:01 pm »
A Marinha já deve andar é a planear o uso de drones eh eh eh.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #293 em: Abril 30, 2018, 12:55:35 am »
Mas depois houve a grande preocupação de que o Siroco não dava para os EH101 e para os Leo 2. É só rir!
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #294 em: Abril 30, 2018, 09:40:56 am »
Se nem os Lynx que são da Marinha lá aterram (parece que até hoje nunca houve certificação para tal) não vejo grande utilidade para tal. Aliás, nas actuais condições os EH101 (ou qualquer outro heli) podiam perfeitamente ser reabastecidos pelos NPO mas, mais uma vez, duvido que alguma vez tenham tentado, ou que haja certificação para tal.

HIFR - Helicopter In-Flight Refueling



Não sejas mauzinho NVF que o "sonho comanda a vida". Além disso aquele deck já é útil para muita coisa imagina com mais espaço (Drones, UAV, Zebro's  ;D ).



Já agora, segundo o saudoso Chaimites, o sistema HIFR tinha sido adqurido para os NPO 2000 mas nunca tinha sido instalado (aqui um Merlin da RN a ser abastecido.  ::)



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #295 em: Abril 30, 2018, 09:48:51 am »
E estas Tendas/barracas/toldos também fazem parte das possiveis utilizações do landing deck e, como não é preciso certificação............é só armar o barracame, só falta mesmo é a venda da bela da bifana, era uma maravilha, já pensaram nisso para quando forem atravessar o Equador ??
O Rei neptuno ainda não viu nada sobre as capacidades secretas dos nossos NPO's. :G-beer2:





Abraços
« Última modificação: Abril 30, 2018, 09:54:33 am por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #296 em: Abril 30, 2018, 01:32:31 pm »
Sai uma sandes de courato e uma mine  :D

@mafets Obrigado por recordares essa observação do Chaimites; já não me recordava que tínhamos o equipamento.
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #297 em: Abril 30, 2018, 11:38:48 pm »
Citar
MARINHA VAI LIDERAR FORÇA NAVAL EUROPEIA EM TREINO DE GUERRA DE MINAS NO MEDITERRÂNEO
O navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa Viana do Castelo largou ontem de Lisboa com destino a ilha de Menorca (Espanha), para participar no exercício internacional de manutenção de capacidades de guerra de minas em cenários de crise.

O SPANISH MINEX 18 é um exercício anual organizado pela Marinha espanhola, cujo objetivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos contra a ameaça de minas e providenciar segurança aos navios mercantes. Decorre no mediterrâneo Oeste no período de 30 de abril a 10 de maio.
 
Este navio da Marinha Portuguesa assumirá as funções de navio chefe de uma força-tarefa naval Europeia, EUROMARFOR, ativada para este exercício, constituída por meios navais de Espanha, França, Itália e Portugal, com o seu estado-maior e comandante embarcados.
Portugal assume o comando desta força naval internacional, a EUROMARFOR, no biénio 2018/2019.
 
A EUROMARFOR,  constituída pelas quatro nações simbolizadas,  é uma força naval multinacional, não permanente, que pode, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em vários tipos de missões, nomeadamente missões humanitárias e de salvamento, manutenção da paz, de combate em gestão de crises e restabelecimento da paz.
 
A missão de cada participante é manter as águas livres da ameaça de minas, harmonizando procedimentos e incrementando o grau de interoperabilidade com as restantes marinhas aliadas. As minas usadas neste exercício internacional são simuladas por dispositivos submarinos inertes amigos do ambiente que serão recolhidos quando a missão terminar.
 
Para além de Portugal participam neste exercício meios navais de Espanha, França, Itália, Turquia, Reino Unido, Grécia, Bélgica, EUA e elementos do centro de investigação, experimentação e desenvolvimento marítimo da NATO, Centre for Maritime Research and Experimentatation (CMRE). Portugal, para além do NRP Viana do Castelo, empenha ainda militares da Marinha do Destacamento de Guerra de Minas com veículos autónomos subaquáticos.


Lá vai o VdC  com o famoso contentor em cima..


 

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Charlie Jaguar

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #298 em: Maio 01, 2018, 11:55:29 am »
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MARINHA VAI LIDERAR FORÇA NAVAL EUROPEIA EM TREINO DE GUERRA DE MINAS NO MEDITERRÂNEO
O navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa Viana do Castelo largou ontem de Lisboa com destino a ilha de Menorca (Espanha), para participar no exercício internacional de manutenção de capacidades de guerra de minas em cenários de crise.

O SPANISH MINEX 18 é um exercício anual organizado pela Marinha espanhola, cujo objetivo é pôr em prática os procedimentos comuns para a defesa de portos contra a ameaça de minas e providenciar segurança aos navios mercantes. Decorre no mediterrâneo Oeste no período de 30 de abril a 10 de maio.
 
Este navio da Marinha Portuguesa assumirá as funções de navio chefe de uma força-tarefa naval Europeia, EUROMARFOR, ativada para este exercício, constituída por meios navais de Espanha, França, Itália e Portugal, com o seu estado-maior e comandante embarcados.
Portugal assume o comando desta força naval internacional, a EUROMARFOR, no biénio 2018/2019.
 
A EUROMARFOR,  constituída pelas quatro nações simbolizadas,  é uma força naval multinacional, não permanente, que pode, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em vários tipos de missões, nomeadamente missões humanitárias e de salvamento, manutenção da paz, de combate em gestão de crises e restabelecimento da paz.
 
A missão de cada participante é manter as águas livres da ameaça de minas, harmonizando procedimentos e incrementando o grau de interoperabilidade com as restantes marinhas aliadas. As minas usadas neste exercício internacional são simuladas por dispositivos submarinos inertes amigos do ambiente que serão recolhidos quando a missão terminar.
 
Para além de Portugal participam neste exercício meios navais de Espanha, França, Itália, Turquia, Reino Unido, Grécia, Bélgica, EUA e elementos do centro de investigação, experimentação e desenvolvimento marítimo da NATO, Centre for Maritime Research and Experimentatation (CMRE). Portugal, para além do NRP Viana do Castelo, empenha ainda militares da Marinha do Destacamento de Guerra de Minas com veículos autónomos subaquáticos.


Lá vai o VdC  com o famoso contentor em cima..

Vá lá, temos de ver o aspecto positivo da coisa: ao menos não é uma corveta como das vezes anteriores.  ;) ;D
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #299 em: Maio 08, 2018, 08:28:19 pm »
Se nem os Lynx que são da Marinha lá aterram (parece que até hoje nunca houve certificação para tal) não vejo grande utilidade para tal. Aliás, nas actuais condições os EH101 (ou qualquer outro heli) podiam perfeitamente ser reabastecidos pelos NPO mas, mais uma vez, duvido que alguma vez tenham tentado, ou que haja certificação para tal.

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Cumprimentos

Senão estou em erro , a FAP ate há 2 anos atrás possuía o Kit HIFR para os EH 101 ....., nunca foi instalado em nenhum navio da Marinha nem nos NPO’s nem nas  Fragatas!
Desconheço a atual situação do equipamento.
« Última modificação: Maio 08, 2018, 08:37:57 pm por ICE 1A+ »
 
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