Substituição dos Allouette III

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #510 em: Março 14, 2018, 07:23:34 pm »
Passa depois de amanhã um ano que, em comunicado, o Ministro da Defesa autorizou a aquisição de 5 novos helicópteros militares ligeiros para substituir os Alouette III, e 4 meses após a Airbus ter sido eliminada do concurso e declarada vencedora a Leonardo com o AW119Kx Koala. As negociações estão a ser assim tão difíceis?  :-\

http://www.passarodeferro.com/2017/03/governo-autoriza-compra-de-helicopteros.html


Os Koala não vão ser decisivos no ataque direto aos incêndios nos próximos três anos...não é só ter a aeronave agarrar na tripulação e mandá-los para o "caldeirão"....

E quanto mais tarde chegarem, mais tarde começarão na missão de auxílio de combate às chamas devido aos factores que tão bem referiste. Além de ser uma grande farsa toda esta história de passarem a gestão e operação de meios para a FAP, e de como os novos meios - Koala e KC-390 - serão a salvação vinda dos céus::)

À pois vão ser a salvação de uns quantos que já se estão a preparar para abrir os bolsos.
O combate aos FF pela FAP vai ser mais um filme daqueles que nós já sabemos o final !!!
Formação de pilotos mecânicos e outro pessoal de terra para quê???
O nosso pessoal já nasceu ensinado, nem precisa de formação..........temos os exemplos dos nossos políticos e seus assessores a atestar o que digo !!
Abraços e venham de lá os Koalas e C390 que são muito bem vindos !!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #511 em: Março 14, 2018, 07:28:57 pm »
Três opções:
1. O atraso pode ser de propósito para evitar gastar dinheiro.
2. Deram a faca e o queijo à Leonardo/AW e agora estão a ficar gregos para conseguir tudo pelo preço que queriam.
3. A FAP está a tentar evitar outra situação como foi o contrato da manutenção dos EH-101.

Cumprimentos,

Será assim como dizes, olha que não sei não, o dinheiro até nem é deles nem lhes custa estoirá-lo como até agora tem feito !?
Já quanto aos Contratos de MNT se for assim estaria correcto o tempo extra para não haver outro filme como nos 101's, mas não estou a ver a FAP com força para atrasar a chegada dos helis por esse motivo quando os ALIII estão como estão, mas enfim é a minha opinião.

Abraços

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #512 em: Março 15, 2018, 10:36:04 am »
Consta também que a rapaziada da Airbus, gosta muito de "jogatanas". Por "portas e travessas" o descontinuar do material para os AL III no sentido de obrigar os utilizadores a mete-los "no prego", parece que nem em França foi bem visto. Ainda por cima quando a HAL continua a produzir o modelo mas é "bloqueada" a mandar peças para os usuários "in Europe", inflacionando inclusive o valor das unidades novas para os mercados Africanos e Asiáticos. Coisas da vida...  8) ::)

http://www.hal-india.com/Product_Details.aspx?Mkey=54&lKey=&CKey=26 

Citar
HAL, Helicopter Division started manufacturing of helicopters in 1962, by entering an agreement with M/s SUD-AVIATION (Presently M/s AIRBUS (Former EUROCOPTER), France) for production of Aloutte III helicopters (Chetak). The first Chetak (Aloutte III) in ‘Fly Away’ condition delivered in 1965.

The Chetak Helicopter is a two ton class helicopter.  The seven seater Chetak helicopter is versatile, multi role, multi purpose, and spacious. 

The helicopter is powered by Artouste - III B turbo shaft engine.

The helicopter is suitable for commuting, cargo / material transport, casualty evacuation, Search & Rescue (SAR), Aerial Survey & Patrolling, Emergency Medical Services, Off-shore operations and Under slung operations. 

Till date, HAL has produced and sold more than 350 of these versatile Helicopters which are in service both in India and abroad. Recently, HAL has received orders for Chetak helicopters from MOD Namibia & MoD Suriname.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #513 em: Março 20, 2018, 05:50:21 am »
Só andam é a encanar a perna á râ porque há no mercado muito por onde escolher......existem boas opções para complementar a frota de helis lig para combate aos FF e muitas dessas aeronaves são de 2008 a 2017 com poucas horas de voo.

https://pt-pt.aircraft24.com/helicopter/agusta/a109s-grand--xi127316.htm?fbacklink=a109--xm10528--xp3.htm
















https://pt-pt.aircraft24.com/helicopter/eurocopter/ec135--xm10552.htm

https://pt-pt.aircraft24.com/helicopter/eurocopter/as350-as355-ec130--xm10547.htm









Abraços
« Última modificação: Março 20, 2018, 06:23:23 am por tenente »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #514 em: Abril 19, 2018, 12:02:06 pm »
Então os helicópteros estão esgotados? Ou foram as cativações? ;D
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #515 em: Abril 22, 2018, 04:24:50 pm »
Há a hipótese de alguém poder reproduzir aqui a notícia presente hoje no CM sobre o atraso na compra dos Koala?

Citar
Tribunal atrasa novos ‘hélis’ para a Força Aérea
Tribunal de Contas pediu mais dados sobre compra de helicópteros Koala.


https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tribunal-atrasa-novos-helis-para-a-forca-aerea

https://www.cmjornal.pt/multimedia/graficos/detalhe/os-helicopteros-pretendidos-pela-forca-aerea
« Última modificação: Abril 22, 2018, 04:30:08 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #516 em: Abril 22, 2018, 10:57:54 pm »
Há a hipótese de alguém poder reproduzir aqui a notícia presente hoje no CM sobre o atraso na compra dos Koala?

Citar
Tribunal atrasa novos ‘hélis’ para a Força Aérea
Tribunal de Contas pediu mais dados sobre compra de helicópteros Koala.


https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tribunal-atrasa-novos-helis-para-a-forca-aerea

https://www.cmjornal.pt/multimedia/graficos/detalhe/os-helicopteros-pretendidos-pela-forca-aerea

Epá, não há um único concurso que corra sem problemas/atrasos/suspeitas, do inicio ao seu fim, é a saga do costume, nem os Koalas se safam !!!

Abraços
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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #517 em: Abril 24, 2018, 12:29:46 pm »
CM:
Citar
"O contrato para a aquisição de 5 AW119 Koala está assinado desde 27 de Dezembro do ano passado, mas ainda não foi divulgado porque o Tribunal de Contas não formalizou o visto. O processo sofreu um atraso depois de ter sido devolvido há duas semanas ao gabinete do Ministro da Defesa solicitando documentação adicional. O impasse está já a atrasar o plano de entregas que previa a colocação em Portugal do primeiro aparelho ainda este ano."

http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/tribunal-atrasa-novos-helis-para-a-forca-aerea



Edit:
também o Pássaro de Ferro comentou ontem a notícia avançada pelo diário Correio da Manhã: http://www.passarodeferro.com/2018/04/koala-aguarda-pelo-tribunal-de-contas.html
« Última modificação: Abril 24, 2018, 02:54:19 pm por Charlie Jaguar »
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Igor

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #518 em: Abril 24, 2018, 06:30:39 pm »
Que rídiculo, grande frota de helis ligeiros que a FAP vai dispor, 5 unidades para instrução e para combate aos incendios, ainda quero ver que participação a FAP vai ter no combate aos incendios, até dá vontade de rir.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #519 em: Abril 26, 2018, 10:43:16 am »
A FAP vai ter a mesma participação no combate a incêndios que teve com as centenas de Al III, já que o problema nunca foi o número mas sim falta de vontade (sobretudo política).  ;)

Citar
A Força Aérea Portuguesa adquiriu um total de 142 Alouette III, o segundo maior número de um único modelo de aeronave ao serviço de Portugal, logo a seguir ao North-American T-6.

https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9rospatiale_Alouette_III






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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #520 em: Abril 26, 2018, 10:54:10 am »
Que Alouettes?
Quando desapareceu aquela pessoa que estava a fazer parapente no Meco adivinhem lá que helicóptero andava a fazer buscas na zona de rebentação?

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #521 em: Abril 26, 2018, 11:09:39 am »
Que Alouettes?
Quando desapareceu aquela pessoa que estava a fazer parapente no Meco adivinhem lá que helicóptero andava a fazer buscas na zona de rebentação?

Actualmente a voar 5 ou 6 Al III , não me parece que fizesse sentido estar a mandar vir um de Beja ou Ovar, quando os Eh101 estão no Montijo. Ainda mais com o atraso dos Koala (depois da Guerra do Ultramar tínhamos uma boa frota, mas se mesmo aí não foram empregues com o B. Bucket de 800l são os Koala que vão ser?).  ;)

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #522 em: Abril 26, 2018, 02:26:27 pm »
Que Alouettes?
Quando desapareceu aquela pessoa que estava a fazer parapente no Meco adivinhem lá que helicóptero andava a fazer buscas na zona de rebentação?


A nível de Alouettes SAR, o único ainda a operar nessa função é o que está destacado no AM1, em Ovar.

Cinco Koalas para instrução, busca e salvamento, combate a incêndios, evacuação médica, etc, mesmo exercendo a opção pela compra de mais dois, é completamente ridículo. No caso de Ovar, por exemplo, ou a Esq. 751 passa a destacar lá um Merlin ou então em Monte Real, de modo a cobrir assim a zona norte. Se for um dos cinco AW119, e como nem todas as células estarão operacionais em simultâneo como é óbvio, não sei sinceramente como darão para tudo. Só por magia.  ::)
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #523 em: Abril 27, 2018, 12:49:31 am »
Penso que o EH101 não precisa de ir para lado nenhum para cobrir a zona norte, de onde ele está já cobre qualquer necessidade de Portugal Continental, o EH101 já fez resgates no Algarve e voo directo à Corunha na Galiza.

Os helis ligeiros são é bem mais baratos a hora de voo que o EH101 e para resgatar uma ou duas pessoas junto à costa chegam bem, se tivéssemos mais aparelhos e tripulações além do Am1 acho que devíamos ter um no centro (por exemplo Sintra) e talvez um no Algarve ou costa alentejana, e o EH101 seria o reserva e para missões mais complexas. Mas não sei qual a estratégia que definiu que o heli ligeiro fica no norte.
« Última modificação: Abril 27, 2018, 12:54:03 am por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #524 em: Abril 27, 2018, 01:38:55 am »
Se posso dar os meus 5 tostões. Acho que a compra dos EH101 apenas para SAR foi um exagero, de certeza não seria necessário um helicóptero pesado com três motores para missões de busca e salvamento quando o AW139 seria uma escolha muita mais adequada e económica tanto em aquisição como em manutenção. Para alem de ser um helicóptero mais rápido e com mais alcance de acção.





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