Substituição dos Allouette III

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #405 em: Agosto 24, 2017, 12:07:38 am »
Dentro do orçamento anunciado acho que seriam boas opções:

Kamov Ka-226 - este seria sinceramente de avaliar tem uma capacidade excelente para ser configurado conforme as necessidades, caíria que nem uma luva para superar as nossas necessidades

Outras alternativas:

Eurocopter UH-72 Lakota
Eurocopter EC155
Airbus Helicopters H175
Bell 429 GlobalRanger
AgustaWestland AW159 Wildcat - substituía os Lynx e os Allouette

O Eurocopter UH-72 Lakota, quem nos dera, e mais de cinco de preferencia. Os americanos parecem estar bastante satisfeitos com ele.
Quanto aos Kamov´s não são maus "bichos", mas neste clima politico nem pensar nisso.

 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #406 em: Agosto 24, 2017, 03:48:49 pm »
Dentro do orçamento anunciado acho que seriam boas opções:

Kamov Ka-226 - este seria sinceramente de avaliar tem uma capacidade excelente para ser configurado conforme as necessidades, caíria que nem uma luva para superar as nossas necessidades

Outras alternativas:

Eurocopter UH-72 Lakota
Eurocopter EC155
Airbus Helicopters H175
Bell 429 GlobalRanger
AgustaWestland AW159 Wildcat - substituía os Lynx e os Allouette

O Eurocopter UH-72 Lakota, quem nos dera, e mais de cinco de preferencia. Os americanos parecem estar bastante satisfeitos com ele.
Quanto aos Kamov´s não são maus "bichos", mas neste clima politico nem pensar nisso.


Bom, uma breve análise:

Kamov Ka-226: bimotor, e de helis russos e suas dores de cabeça já nos bastam as "batedeiras amarelas" Ka-32. Veredicto: Não Serve.

Eurocopter UH-72 Lakota: bimotor, e já agora porquê ir comprar a versão americanizada e não o H145M? Veredicto: Não Serve.

Airbus H175: bimotor, heli médio e não ligeiro, sem versão militar conhecida. Veredicto: Não Serve.

Bell 429 GlobalRanger: bimotor, e para as missões que faz o AW119 Koala chega perfeitamente. Veredicto: Não Serve.

AgustaWestland AW159 Wildcat: bimotor. Com a modernização dos Super Lynx já em curso, a vir (para a Marinha somente) só lá para meados da década de 2030. Veredicto: Não Serve.

Se todos queríamos mais helis nas nossas Forças Armadas? Acho que isso é consensual aqui no fórum, pelo menos. Um Exército com os novos AW169M e uns H225M Caracal (os NH90 continuam a dar muitos problemas e a sua taxa de prontidão permanece relativamente baixa), uma Marinha com uns Wildcat ou Seahawk Romeo, e uma Força Aérea com Merlins, uns poucos AH-1Z para proteção, para transporte médio e SAR/CSAR uns quantos AW139M, e uma frota de AW119 Koalas para instrução e tarefas ligeiras era o ideal. Agora por vezes o ideal raramente acontece, e em Portugal muito menos.
« Última modificação: Agosto 24, 2017, 04:14:31 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #407 em: Agosto 25, 2017, 11:18:53 am »
Se todos queríamos mais helis nas nossas Forças Armadas? Acho que isso é consensual aqui no fórum, pelo menos. Um Exército com os novos AW169M e uns H225M Caracal (os NH90 continuam a dar muitos problemas e a sua taxa de prontidão permanece relativamente baixa), uma Marinha com uns Wildcat ou Seahawk Romeo, e uma Força Aérea com Merlins, uns poucos AH-1Z para proteção, para transporte médio e SAR/CSAR uns quantos AW139M, e uma frota de AW119 Koalas para instrução e tarefas ligeiras era o ideal. Agora por vezes o ideal raramente acontece, e em Portugal muito menos.

Andas a vender para a Leonardo? eh eh eh

Agora mais a sério, uma coisa a apontar é o pessoal rapidamente perde a cabeça, e aqui vemos isso no numero exagerado de tipos de helicópteros, num país como Portugal temos que ter o menor numero possivel, então os AW169M, H225 Caracal, Merlins e AW139M, não é tudo muito parecido? Não é realista ter-se esses tipos todos. Acho que o expectável seria, o Exército ter o que planeou para o GALE, que era um esquadrão de helis ligeiros, ou de ataque se for para termos AH-1Z, acho que num Exército com helicópteros faz pouco sentido os Cobras estarem na FAP. E um esquadrão de transporte, mas um único tipo de aparelho.
 

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Camuflage

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #408 em: Agosto 25, 2017, 11:24:57 am »
Essa justificação do não serve na prática não justifica nada. Os Kamov basta saber negociar contratos de manutenção ou até a sua montagem em Portugal para exportação para países da EU ou PALOP, apesar de ter supostamente maior transtorno a nível mecânico tem a vantagem de poder ser reconfigurado para várias missões desde SAR, transporte, ambulância e combate a fogos florestais.

O exército não tem direito a nada, quer que use os meios da FAP, de caminho também querem ter corvetas e fragatas. Para um país como o nosso as forças aerotransportadas devem estar sediadas num quartel com essa capacidade, mais inoperacionalidade e menos brinquedos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #409 em: Agosto 25, 2017, 04:59:29 pm »
Se todos queríamos mais helis nas nossas Forças Armadas? Acho que isso é consensual aqui no fórum, pelo menos. Um Exército com os novos AW169M e uns H225M Caracal (os NH90 continuam a dar muitos problemas e a sua taxa de prontidão permanece relativamente baixa), uma Marinha com uns Wildcat ou Seahawk Romeo, e uma Força Aérea com Merlins, uns poucos AH-1Z para proteção, para transporte médio e SAR/CSAR uns quantos AW139M, e uma frota de AW119 Koalas para instrução e tarefas ligeiras era o ideal. Agora por vezes o ideal raramente acontece, e em Portugal muito menos.

Andas a vender para a Leonardo? eh eh eh

Agora mais a sério, uma coisa a apontar é o pessoal rapidamente perde a cabeça, e aqui vemos isso no numero exagerado de tipos de helicópteros, num país como Portugal temos que ter o menor numero possivel, então os AW169M, H225 Caracal, Merlins e AW139M, não é tudo muito parecido? Não é realista ter-se esses tipos todos. Acho que o expectável seria, o Exército ter o que planeou para o GALE, que era um esquadrão de helis ligeiros, ou de ataque se for para termos AH-1Z, acho que num Exército com helicópteros faz pouco sentido os Cobras estarem na FAP. E um esquadrão de transporte, mas um único tipo de aparelho.

Era, e foi, um exercício especulativo da minha parte como te podes ter apercebido, para reforçar a ideia de que se fosse pela vontade de muitos de nós teríamos decerto bastantes mais meios de asa rotativa nas Forças Armadas e, claro, principalmente efectivos para os operar. Não quer dizer que seja o que eu preconize, até porque a grande maioria dos modelos de aeronaves que lancei (muito) dificilmente se materializariam algum dia no nosso país, foi apenas um exagero propositado.  ;)

Não sou delegado de vendas da Leonardo (antes fosse), porém a lógica ditaria que ao operarmos várias frotas desse fabricante seria mais consentâneo adquirir aparelhos ao mesmo, agilizando assim muita coisa, cadeia logística e não só. E é por isso que estou convicto que o novo helicóptero ligeiro da FAP - que é o assunto central deste tópico - será o AW119Kx Koala. É mais potente, versátil e adequado que o H125M para as missões que se encontram descritas nos pré-requisitos, logo seria o sucessor natural do Alouette III.

Até porque anda de novo no ar que nenhum meio aéreo da ANPC entrará ao serviço da FAP em 2019, preferindo o Governo antes vendê-los. E logo aí, a suposta vantagem de hipoteticamente se comprarem 5 (+2) H125M, aos quais depois se poderiam juntar os 3 AS350B3e da ANPC perfazendo assim um total de 10 aparelhos, esfumar-se-ia.

A decisão está para muito breve, resta aguardar mais um pouco.
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #410 em: Agosto 25, 2017, 05:31:17 pm »
Se pensarmos que a Marinha tem Lynx, a FAP tem EH101, pode vir a ter o Koala, se o Exército também tivesse um meio aéreo próprio (transporte táctico), já são muitos meios diferentes para Portugal, já chega eh eh eh. Eu percebo que o construtor adoraria que nós comprássemos mais meia dúzia de aparelhos de 3 ou 4 modelos diferentes mais logística, mas para o país não seria assim tão bom em relação a comprar mais quantidade de um único modelo.

Venham os Koalas que Portugal tem muitos eucaliptos ;D.
« Última modificação: Agosto 25, 2017, 05:32:51 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #411 em: Agosto 25, 2017, 11:56:42 pm »

Venham os Koalas que Portugal tem muitos eucaliptos ;D.




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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #412 em: Agosto 26, 2017, 01:01:23 pm »
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #413 em: Setembro 19, 2017, 09:59:30 am »
Rapazinho jeitoso...  ;D ;)

http://www.forte.jor.br/2017/09/13/h145m-completa-primeiro-voo-com-sistema-de-armas-hforce/
Citar
São Paulo, 13 de setembro de 2017 – No final de agosto, o H145M realizou seu primeiro voo com o sistema de armamentos HForce em Donauwörth, Alemanha. O sistema modular de armamentos foi projetado pela Airbus e pode ser adaptado a todo tipo de armamento guiados e balísticos, como mísseis e foguetes guiados a laser, metralhadoras e foguetes. A qualificação operacional do HForce, para uso no H145M está prevista para 2018.

“Os próximos passos antes da qualificação incluem uma campanha de tiro, testando todo o espectro da missão de fogo com metralhadoras, canhões e foguetes na Hungria, bem como testes dos foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano”, disse Jean-Luc André, Gerente do Programa HForce da Airbus Helicopters. “Como cliente de lançamento do H145M com o sistema de armamentos HForce, a República da Sérvia encomendou nove aeronaves H145M, incluindo quatro helicópteros de ataque equipados com HForce”, acrescentou.

O HForce é um sistema abrangente de armas modular e econômico que pode ser usado em qualquer versão militar da gama de helicópteros da Airbus (H125M, H145M e H225M). A flexibilidade do sistema de gerenciamento de armas permite que as Forças em todo o mundo complementem suas frotas com versões especializadas de helicópteros leves de ataque.



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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #414 em: Setembro 19, 2017, 12:21:19 pm »
Rapazinho jeitoso...  ;D ;)

http://www.forte.jor.br/2017/09/13/h145m-completa-primeiro-voo-com-sistema-de-armas-hforce/
Citar
São Paulo, 13 de setembro de 2017 – No final de agosto, o H145M realizou seu primeiro voo com o sistema de armamentos HForce em Donauwörth, Alemanha. O sistema modular de armamentos foi projetado pela Airbus e pode ser adaptado a todo tipo de armamento guiados e balísticos, como mísseis e foguetes guiados a laser, metralhadoras e foguetes. A qualificação operacional do HForce, para uso no H145M está prevista para 2018.

“Os próximos passos antes da qualificação incluem uma campanha de tiro, testando todo o espectro da missão de fogo com metralhadoras, canhões e foguetes na Hungria, bem como testes dos foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano”, disse Jean-Luc André, Gerente do Programa HForce da Airbus Helicopters. “Como cliente de lançamento do H145M com o sistema de armamentos HForce, a República da Sérvia encomendou nove aeronaves H145M, incluindo quatro helicópteros de ataque equipados com HForce”, acrescentou.

O HForce é um sistema abrangente de armas modular e econômico que pode ser usado em qualquer versão militar da gama de helicópteros da Airbus (H125M, H145M e H225M). A flexibilidade do sistema de gerenciamento de armas permite que as Forças em todo o mundo complementem suas frotas com versões especializadas de helicópteros leves de ataque.



Saudações

Era o ideal para a UALE deixar de ser uma piada e se tornar realidade.
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #415 em: Setembro 19, 2017, 04:12:07 pm »
Demoraram uns 15 anos a desenvolver isto e o Paulo Portas aproveitou logo a deixa.
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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #416 em: Setembro 26, 2017, 11:24:43 am »
Demoraram uns 15 anos a desenvolver isto e o Paulo Portas aproveitou logo a deixa.

Aliás, não é por nada que os alemães andam a testar o H145M na Jordânia. É para ver se os jordanos os encomendam para substituir os "nossos" EC635 ou então os complementar.


O downwash do heli é que é uma treta...  ;D
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Pedro Monteiro

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #417 em: Novembro 05, 2017, 09:25:40 am »
Uma boa oferta para quem se interessa pelos Alouette III, e os seus 50 anos de história.



Se comprar os 3 livros, poupa €15. Ao apoiar a edição do livro "Berliet, Chaimite e UMM - Os Grandes Veículos Militares Nacionais", ganha a oportunidade de comprar exemplares do livro "Land Rover em Portugal" ao preço de €25 (em vez do actual PVP de €30) e "50 Anos Alouette III na Força Aérea" (PVP €35). Visite a página da campanha de crowdfunding e escolha a modalidade dos €75 (três livros 3 x €25):
https://ppl.com.pt/prj/berliet-chaimite-umm

Cumprimentos, Pedro Monteiro
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #418 em: Novembro 05, 2017, 05:14:16 pm »
Com estas coisas da FAP  ir comandar ou combater os incendios  e com a indefinição que daí  advêm, só tem feito que o concurso dos novos helis se tenha atrasado!

Pelo andar da carruagem até 2020  ficaremos sem helis .
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #419 em: Novembro 05, 2017, 06:48:51 pm »
Nobody cares  8)