Substituição dos Allouette III

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #300 em: Maio 13, 2017, 05:51:29 pm »
( entenda-se que é "ligeiro" por ser o + barato)
 

Então se os americanos nos desses os Black Hawk para o Exército esses eram o quê? Super Ligeiros. pesos plumas? lool

Não, eram sucata do AMARG que nos ia custar bastante para voltar a pôr a voar em condições e segurança. Foi isso que o Paulo Portas se esqueceu de referir quando adiantou essa hipótese depois de mais uma reunião com o seu adorado Donald Rumsfeld. E os Black Hawk, tal como as fragatas da classe Oliver Hazard Perry, ficaram sossegadinhos onde estavam.

A FAP precisa de meios médios de asa rotativa, não pode ficar apenas com Alouettes, os seus escassos substitutos e Merlins. Se o NH90 tivesse vindo para o Exército, e aquela ideia inglesada de uma espécie de comando conjunto de helicópteros inter-ramos seguisse em frente, tudo teria sido diferente. Agora não, a capacidade cada vez é menor e os políticos não percebem que os helicópteros fazem falta não apenas às Forças Armadas, mas principalmente para missões de âmbito mais civil como seja o apoio às populações através de missões como busca e salvamento e combate a incêndios.

Digo eu: porque não atribuir os Ka-32 à UALE? É assim uma solução tão radical ou o nosso pessoal está tão crescido e avantajado que não cabe dentro de um Kamov?  ;D
« Última modificação: Maio 13, 2017, 08:24:23 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #301 em: Maio 13, 2017, 09:02:46 pm »
( entenda-se que é "ligeiro" por ser o + barato)
 

Então se os americanos nos desses os Black Hawk para o Exército esses eram o quê? Super Ligeiros. pesos plumas? lool

Não, eram sucata do AMARG que nos ia custar bastante para voltar a pôr a voar em condições e segurança. Foi isso que o Paulo Portas se esqueceu de referir quando adiantou essa hipótese depois de mais uma reunião com o seu adorado Donald Rumsfeld. E os Black Hawk, tal como as fragatas da classe Oliver Hazard Perry, ficaram sossegadinhos onde estavam.

A FAP precisa de meios médios de asa rotativa, não pode ficar apenas com Alouettes, os seus escassos substitutos e Merlins. Se o NH90 tivesse vindo para o Exército, e aquela ideia inglesada de uma espécie de comando conjunto de helicópteros inter-ramos seguisse em frente, tudo teria sido diferente. Agora não, a capacidade cada vez é menor e os políticos não percebem que os helicópteros fazem falta não apenas às Forças Armadas, mas principalmente para missões de âmbito mais civil como seja o apoio às populações através de missões como busca e salvamento e combate a incêndios.

Digo eu: porque não atribuir os Ka-32 à UALE? É assim uma solução tão radical ou o nosso pessoal está tão crescido e avantajado que não cabe dentro de um Kamov?  ;D

Não sei se seria SUCATA, sendo assim a segunda esquadra de F-16, vinda do AMARG também seria Sucata...

Por isso qualquer comprador de aeronaves do amarg, faz uma cuidada inspecção e análise as aeronaves, e são feitas as escolhas em função do estado de conservação.

Continuo a preferir 10 UH-60L, modernizados do que 0 helis no Exército.

Além disso podia ter sido a maneira de normalizar os helis médios nos 3 ramos, usando o UH-60 como heli de transporte no UALE, e como heli SAR, costeiro na FAP (substituindo o A III em Ovar por exemplo), e servindo de heli naval na Marinha.


Cumprimentos
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #302 em: Maio 13, 2017, 09:29:32 pm »
( entenda-se que é "ligeiro" por ser o + barato)
 

Então se os americanos nos desses os Black Hawk para o Exército esses eram o quê? Super Ligeiros. pesos plumas? lool

Não, eram sucata do AMARG que nos ia custar bastante para voltar a pôr a voar em condições e segurança. Foi isso que o Paulo Portas se esqueceu de referir quando adiantou essa hipótese depois de mais uma reunião com o seu adorado Donald Rumsfeld. E os Black Hawk, tal como as fragatas da classe Oliver Hazard Perry, ficaram sossegadinhos onde estavam.

A FAP precisa de meios médios de asa rotativa, não pode ficar apenas com Alouettes, os seus escassos substitutos e Merlins. Se o NH90 tivesse vindo para o Exército, e aquela ideia inglesada de uma espécie de comando conjunto de helicópteros inter-ramos seguisse em frente, tudo teria sido diferente. Agora não, a capacidade cada vez é menor e os políticos não percebem que os helicópteros fazem falta não apenas às Forças Armadas, mas principalmente para missões de âmbito mais civil como seja o apoio às populações através de missões como busca e salvamento e combate a incêndios.

Digo eu: porque não atribuir os Ka-32 à UALE? É assim uma solução tão radical ou o nosso pessoal está tão crescido e avantajado que não cabe dentro de um Kamov?  ;D

Não sei se seria SUCATA, sendo assim a segunda esquadra de F-16, vinda do AMARG também seria Sucata...

Por isso qualquer comprador de aeronaves do amarg, faz uma cuidada inspecção e análise as aeronaves, e são feitas as escolhas em função do estado de conservação.

Continuo a preferir 10 UH-60L, modernizados do que 0 helis no Exército.

Além disso podia ter sido a maneira de normalizar os helis médios nos 3 ramos, usando o UH-60 como heli de transporte no UALE, e como heli SAR, costeiro na FAP (substituindo o A III em Ovar por exemplo), e servindo de heli naval na Marinha.


Cumprimentos

Podes ter a certeza que eram sucata, e foi por isso que - e bem - o Exército despachou prontamente essa hipótese. Uma das coisas mais graves é que a maior parte das células supostamente reservadas para nós possuía falhas estruturais sérias na cauda que obrigariam a um extenso e oneroso trabalho de reconstrução ou substituição. No fundo era, tal como as duas OHP, um presente envenenado.

Entre ter isso e não ter nada, sinceramente venha o diabo e escolha.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #303 em: Maio 13, 2017, 09:33:26 pm »
( entenda-se que é "ligeiro" por ser o + barato)
 

Então se os americanos nos desses os Black Hawk para o Exército esses eram o quê? Super Ligeiros. pesos plumas? lool

Queres que eu te faça um desenho?
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #304 em: Maio 13, 2017, 10:14:36 pm »
( entenda-se que é "ligeiro" por ser o + barato)
 

Então se os americanos nos desses os Black Hawk para o Exército esses eram o quê? Super Ligeiros. pesos plumas? lool

Não, eram sucata do AMARG que nos ia custar bastante para voltar a pôr a voar em condições e segurança. Foi isso que o Paulo Portas se esqueceu de referir quando adiantou essa hipótese depois de mais uma reunião com o seu adorado Donald Rumsfeld. E os Black Hawk, tal como as fragatas da classe Oliver Hazard Perry, ficaram sossegadinhos onde estavam.

A FAP precisa de meios médios de asa rotativa, não pode ficar apenas com Alouettes, os seus escassos substitutos e Merlins. Se o NH90 tivesse vindo para o Exército, e aquela ideia inglesada de uma espécie de comando conjunto de helicópteros inter-ramos seguisse em frente, tudo teria sido diferente. Agora não, a capacidade cada vez é menor e os políticos não percebem que os helicópteros fazem falta não apenas às Forças Armadas, mas principalmente para missões de âmbito mais civil como seja o apoio às populações através de missões como busca e salvamento e combate a incêndios.

Digo eu: porque não atribuir os Ka-32 à UALE? É assim uma solução tão radical ou o nosso pessoal está tão crescido e avantajado que não cabe dentro de um Kamov?  ;D

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Continuo a preferir 10 UH-60L, modernizados do que 0 helis no Exército.

Além disso podia ter sido a maneira de normalizar os helis médios nos 3 ramos, usando o UH-60 como heli de transporte no UALE, e como heli SAR, costeiro na FAP (substituindo o A III em Ovar por exemplo), e servindo de heli naval na Marinha.


Cumprimentos

Podes ter a certeza que eram sucata, e foi por isso que - e bem - o Exército despachou prontamente essa hipótese. Uma das coisas mais graves é que a maior parte das células supostamente reservadas para nós possuía falhas estruturais sérias na cauda que obrigariam a um extenso e oneroso trabalho de reconstrução ou substituição. No fundo era, tal como as duas OHP, um presente envenenado.

Entre ter isso e não ter nada, sinceramente venha o diabo e escolha.

Desconhecia esse problema estrutural, mas este artigo deste oficial do exército nada fala sobre esse present envenenado ...

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988


No entanto acredito nessa teoria...


Mas de tantos black hawk, não haveria 10 que estivessem minimanente bons ?


 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #305 em: Maio 13, 2017, 11:26:19 pm »
Um problema que raramente aparece mencionado nestas compras/ofertas made in USA é que muitas vezes quando se vai contabilizar tudo o que é necessário para pôr os equipamentos a funcionar, e o custo das assistências e peças sobressalentes(também MADE IN USA pois claro), acaba-se por descobrir que mais vale despachá-los para sucata quando avariarem e começar a pensar em comprar-se novo.

Cumprimentos,
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #306 em: Maio 15, 2017, 12:24:55 pm »
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #307 em: Maio 15, 2017, 09:55:16 pm »
Como se pode ver na peça, o problema é sempre o mesmo, para a Defesa não ha guito ... :N-icon-Axe:
 

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Alvalade

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #308 em: Maio 15, 2017, 10:33:45 pm »
É o nosso fado, quantas vezes na história já aconteceu isto?

Ou alguém se abotoa com o dinheiro, ou não é prioritário e somos apanhados com as calças na mão quando é preciso.
 
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Crypter

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #309 em: Maio 16, 2017, 11:50:21 am »
É o nosso fado, quantas vezes na história já aconteceu isto?

Ou alguém se abotoa com o dinheiro, ou não é prioritário e somos apanhados com as calças na mão quando é preciso.


Esse é que é o problema. Desde a guerra colonial (terminou à mais de 40 anos..) quantas vezes foi de facto preciso as FA?!  É difícil para o Zé povinho entender as despesas em algo que eles já nem se lembram para que servem.
 

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perdadetempo

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #310 em: Maio 18, 2017, 10:03:21 pm »
O link do Anúncio de procedimento n.º 3831/2017
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/107002700/details/maximized?at=c&serie=II&parte_filter=41&dreId=106982565

Como infelizmente duvido que alguém no Forum seja representante de uma das empresas que vá concorrer, e mesmo que fosse provavelmente deverá existir algum dever de sigilo ou outra coisa parecida, nunca se vai conseguir pôr os olhos nas peças do procedimento embora neste caso até sejam gratuitas.

Suponho que será aí que estão as características técnicas do helicóptero pretendido, pois o que se tem no anúncio tanto dá para um Robinson R44, como para A119kx.

O capitulo III deste decreto é o que, segundo o anuncio, irá definir as regras do procedimento
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_print_articulado.php?tabela=leis&artigo_id=1471A0077&nid=1471&nversao=&tabela=leis

Pelo menos sabe-se que as propostas têm que ser entregues até o dia 19 de Junho de 2017, e que como a validade é de 180 dias pelo menos o mais tardar daqui a seis meses teremos resultados.

Cumprimentos,
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #311 em: Maio 18, 2017, 11:37:40 pm »
Ou muito me engano ,ou este parece daqueles programas cujo vencedor já está escolhido à partida, ou seja, o AS350 B2 ou B3.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #312 em: Maio 19, 2017, 08:28:15 am »
Ou muito me engano ,ou este parece daqueles programas cujo vencedor já está escolhido à partida, ou seja, o AS350 B2 ou B3.

Também me parece, especialmente agora que a Força Aérea vai receber os da Protecção Civil. Se quisermos fantasiar um bocadinho podia ser o AS350 (H125M) Fennec e modificavam-se os 3 AS350B3 (H125) Écureuil já existentes.

Os Fennec são basicamente Écureuil que podem utilizar armamento.

Brochura H125: http://www.airbushelicopters.com/website/docs_wsw/RUB_29/tile_2658/125-17-101-01E.pdf.
Brochura  H125M: http://www.airbushelicopters.com/website/docs_wsw/RUB_45/tile_3347/125M-C3-16-100-04E.pdf
« Última modificação: Maio 19, 2017, 09:13:17 am por Alvalade »
 

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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #313 em: Maio 19, 2017, 11:12:04 am »
Ou muito me engano ,ou este parece daqueles programas cujo vencedor já está escolhido à partida, ou seja, o AS350 B2 ou B3.

Também me parece, especialmente agora que a Força Aérea vai receber os da Protecção Civil. Se quisermos fantasiar um bocadinho podia ser o AS350 (H125M) Fennec e modificavam-se os 3 AS350B3 (H125) Écureuil já existentes.

Os Fennec são basicamente Écureuil que podem utilizar armamento.

Brochura H125: http://www.airbushelicopters.com/website/docs_wsw/RUB_29/tile_2658/125-17-101-01E.pdf.
Brochura  H125M: http://www.airbushelicopters.com/website/docs_wsw/RUB_45/tile_3347/125M-C3-16-100-04E.pdf

Não haja dúvidas que estamos mesmo a bater no fundo não há Ramo das FFAA nacionais que se diga que está mais ou menos, tanto em termos de pessoal com em termos de equipamento............Andamos de mal a pior, ao estado a que chegaram as FFAA e não vamos ficar por aqui !!!!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #314 em: Maio 19, 2017, 02:23:52 pm »
Ou muito me engano ,ou este parece daqueles programas cujo vencedor já está escolhido à partida, ou seja, o AS350 B2 ou B3.

Desde o início que todo este concurso parece ter sido feito à medida do AS550 C3, hoje H125M Fennec.

De todas as missões que a FAP pretende que o novo helicóptero ligeiro execute - caso o vencedor seja o aparelho da hoje Airbus Helicopters - a que mais me levanta preocupações é o SAR costeiro. Parece-me que o Fennec é ligeiro demais para isso e que o Koala seria bem mais robusto para essa missão e para a de evacuação médica. Curioso ou talvez não, a missão de apoio aéreo próximo que o H125M até aparenta estar bem equipado para tal, não é mencionada nos requisitos. A não ser, claro, que venha a versão civil H125, antigo AS350B3e...  ::)

Com os sobreviventes B3 da ANPC, mais os cinco e dois de opção, dá um total de 10 aparelhos. De facto a coisa parece estar assim encaminhada.




Salvo-erro já foi por aqui insinuado que muito provavelmente os Kamov Ka32A-11BC serão vendidos. Apesar de todos os problemas que já enfrentaram, acho que isso a concretizar-se será um erro e que se poderia encontrar uma maneira destes aparelhos serem operados pela FAP, aí sim, para busca e salvamento costeiro, evacuação médica, combate a incêndios e mesmo operações especiais, com as Forças Armadas e forças de segurança. Mas que disparate estou eu para aqui a dizer?  ::)
« Última modificação: Maio 19, 2017, 03:54:14 pm por Charlie Jaguar »
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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