Peço desculpa, mas não foi isso que vi na comunicação social. Foi mostrado, à algum tempo, penso que na TVI, uma comparação entre as expectativas dos troços do TGV portugueses comparados com troços um pouco por toda a europa. E foi mostrado que a realidade desses troços também ficava aquém das expectativas.
Se estou a mentir, é baseado no que vi/ouvi.
Não exageremos. Não disse que estava a mentir. Só que estava errado.
Sem ver a notícia que refere, é dificil fazer o contraditório.
Mas você sabe bem que em assuntos de defesa os jornalistas a maior parte das vezes não percebem um cu e escrevem disparates. Em relação a TGVs e virtualmente tudo o resto, idem.
Eu recordo-me em particular de uma série de notícias que comparavam o número de passageiros Paris/Londres (9.5M) com Lisboa/Madrid (9M), o que obviamente faz esta última parecer irrealista. Mas essa comparação incorre em 2 erros crassos, logo à partida.
Primeiro erro, os 9M de passageiros previstos para Lisboa/Madrid é o previsto para 2033. A previsão para 2014 é (ou era, sem TTT não vai ser) uns 6.7M. Já os 9.5M Paris/Londres é o volume de hoje.
Segundo erro, os 9M de passageiros Lisboa/Madrid são o total de passageiros a usar a linha. A maior parte deles nem fará o percurso completo Lisboa/Madrid.
Já os 9.5M Paris/Londres são só os passageiros do serviço EuroStar. Mas, do lado Francês, há (paletes) de outros serviços TGV (TGV e Thallys) a usar a mesma linha cujos passageiros não estão incluidos naqueles 9.5M
E sim, penso que será um elefante do género Tide "Branco mais branco não há". E por algumas razões bastante simples. Acha mesmo que, na actual situação económica dos portugueses, algum terá dinheiro para usar o TGV efectivamente? Acha que os turistas vão pagar o preço do bilhete (que agora acabou de ficar mais caro por não haver travessia do Tejo) só para ir para Lisboa? E o resto do país? E será que ir de avião não ficará mais barato? Penso que a construção do aeroporto seria muito mais necessária, mais rentável, e a ser feita, iria tornar o TGV numa mera atracção turística.
Começando pelo fim: o avião não ficará mais barato. Ou melhor, quando o TGV estiver a operar com o tempo alvo (2h45), o TGV poderá dar-se ao luxo de cobrar um pouco mais que o avião porque as pessoas irão aceitar e pagar um pouco mais por uma viagem um pouco mais rápida e mais confortável.
Voltando à realidade, entre Madrid e Barcelona (que era um dos 3 corredores aéreos mais usados do mundo), o TGV já apanhou metade dos passageiros e os comboios ainda não estão ao operar à velocidade prevista. Em França, foi a decimação das ligações internas. A Air France até chegou a pensar comprar comboios e tornar-se também operador ferroviário (acabou por contentar-se com parcerias com a SNCF).
Mas enquanto a TTT não estiver construida... sim, *aquilo* vai ser um elefante branco.
Aproveitando que você fala no aeroporto, você vai encontrar muita gente a usar argumentos semelhantes contra a construção do NAL, porque estamos em crise e as viagens aéreas estão a diminuir e etc. Mas se essas pessoas fossem ver o número de passageiros da Portela.. vêm que continua a aumentar. Houve uma queda substancial há 2 ou 3 anos mas desde então tem vindo sempre a crescer e 2010 baterá todos os valores de passageiros na Portela. A crise pode ter dado uns 2 ou 3 anos de margem de manobra mas, a médio prazo, o NAL continua a ser necessário.
A questão é que, apesar das dificuldades, há gente que continua a ter dinheiro e a viajar por necessidade ou prazer. Acho que Portugal tem alguma sorte: como destino turistico relativamente barato, os turistas que deixam de cá vir porque não têm dinheiro são compensados por turistas que trocam destinos mais caros por Portugal.
Mas voltando ao TGV, tal como a crise não matou a Portela, não se espera que mate o TGV.