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Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
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Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
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63 (46.3%)

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Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

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teXou

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #450 em: Setembro 13, 2010, 11:56:49 pm »
Citação de: "AC"
Citação de: "teXou"
Citação de: "YOMISMO"
...  Laúnica línea interesante para España es Madrid-Lisboa, el resto no son viables económicamente....esperen y vean.
E para nós  ?  :arrow:  NÃO  :!:

Errado.
Das 4 ligações acordadas com Espanha, Lisboa/Madrid é, de longe, a mais rentável para Portugal.
É mesmo a única em que a receita de exploração supera (marginalmente) os custos de exploração.
A prioridade deve ser o desenvolvimento INTERNO.
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
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" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #451 em: Setembro 14, 2010, 12:29:35 am »
Isso depende do que você quer dizer com crescer internamente.
Você quer dizer crescer internamente no sentido de fazer crescer o consumo interno, como os últimos 10-15 anos anos? 100% errado.
Você quer dizer crescer internamente no sentido de fazer crescer o turismo e a produção nacional e aumentar as exportações e diminuir as importações? 100% correcto.

Mas de qualquer forma, não altera o que escrevi. A ligação Lisboa/Madrid será, de longe, a mais rentável das 4 que foram acordadas.
 

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Marauder

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #452 em: Setembro 14, 2010, 03:35:13 pm »
Bem..não correndo o risco de ser chamado de iberista venho aqui esclarecer um ponto.

O programa do TGV veio 1 pouco a ferros por causa da questão dos subsídios da União Europeia. O plano desta, que faz sentido, mas que não é o mais estrategicamente relevante para Portugal, é a ligação de todas as capitais europeias por TGV, isto é, ligação de passageiros.

O projecto em si faz sentido, mas não é deveras o melhor no caso português. Nos outros países europeus (antes do ultimo mega-alargamento) a questão do transporte ferroviário de carga não se verifica tanto, mas em Portugal este claramente necessita de investimento.

O problema de Portugal nunca foi a falta de TGV, isso é apenas um preciosismo. Bolas, nós não precisamos disso, já há vários anos que digo isso. O nosso Alfa, com uma nova linha do Norte feita de raiz, faria esquecer o TGV. E em posts neste fórum à alguns anos atrás falava de vários paises que sem TGV, mas com comboios rápidos similares ao Alfa, conseguiam viver "felizes e contentes" sem perda de competitividade. Aliás, a competitividade de uma economia está mais ligada ao transporte de carga, não tanto o de passageiros (apesar que num país aonde se sobrevive muito do turismo, este também é importante).

O que nós temos é infraestruturas ferroviárias antigas, e que o transporte de passageiros limita o uso destas para o de carga.

O investimento em novas linhas férreas de forma a potenciar o uso dos comboios rápidos tipo Alfa seria o suficiente (os ICE da alemanha por dentro, na perspectiva do passageiro, são identicos aos Alfa). O construir de novas linhas ou manutenção das actuais para o seu uso no transporte de carga iria de encontro às necessidades estratégicas do pais no sector ferroviário.

No final de tudo, com o TGV iremos gastar uma batulada de milhões em: Infraestruturas + Tecnologia.
Podiamos simplesmente investir nas infraestruturas..o que é realmente necessário

Investir no sector ferroviário é crucial, mas nao necessariamente nas palhaçadas eleitorais do TGV..é um efeito secundário de um sistema democrático (não que seja contra)..eleições..palhaçadas..mentiras..mas pronto..é o que temos neste país.
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #453 em: Setembro 14, 2010, 05:46:57 pm »
Marauder,
a respeito do TGV Lisboa/Porto, alguns apontamentos.
- Uma linha nova Lisboa/Porto para o Alfa (e só para o Alfa, nada de mercadorias) custaria uns 500M€ a menos que o TGV. Não menos que isso.E também iria perder alguma clientela, porque com uma velocidade máxima de 250 km/h nunca conseguiria fazer a 1h15/1h35 prevista para o TGV. Estas questões foram avaliadas e ponderadas.
- Os ICE na Alemanha não têm nada a ver com os Alfa. Os ICE1 e 2 são bastante mais antiquados que o Alfa. Já os ICE3 são tecnologicamente mais parecidos com os Alfa. Com a diferença que não pendulam e andam mais depressa (330 km/h).
- Não vamos ter grande financiamente da UE para o TGV Lisboa/Porto.

Mas concordo perfeitamente consigo que grande parte da justificação da construção daquilo são os problemas derivados da mistura entre Alfas, urbanos, mercadorias e etc.

Já o TGV Lisboa/Madrid são outros argumentos completamente diferentes.
 

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Marauder

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #454 em: Setembro 14, 2010, 06:11:43 pm »
Citação de: "AC"
Marauder,
a respeito do TGV Lisboa/Porto, alguns apontamentos.
- Uma linha nova Lisboa/Porto para o Alfa (e só para o Alfa, nada de mercadorias) custaria uns 500M€ a menos que o TGV. Não menos que isso.E também iria perder alguma clientela, porque com uma velocidade máxima de 250 km/h nunca conseguiria fazer a 1h15/1h35 prevista para o TGV. Estas questões foram avaliadas e ponderadas.
- Os ICE na Alemanha não têm nada a ver com os Alfa. Os ICE1 e 2 são bastante mais antiquados que o Alfa. Já os ICE3 são tecnologicamente mais parecidos com os Alfa. Com a diferença que não pendulam e andam mais depressa (330 km/h).
- Não vamos ter grande financiamente da UE para o TGV Lisboa/Porto.

Mas concordo perfeitamente consigo que grande parte da justificação da construção daquilo são os problemas derivados da mistura entre Alfas, urbanos, mercadorias e etc.

Já o TGV Lisboa/Madrid são outros argumentos completamente diferentes.

Referi-me aos IC porque supostamente estão classificados como "TGV", e na altura não encontrei diferenças entre o mesmo e o nosso Alfa.
A questão da linha Lisboa/Porto, é sempre o problema das demasiadas estações, todos os autarcas querem que o TGV pare no seu quintal. Menos estações ou então alguns comboios "expresso" com paragens reduzidas poderia ter um tempo semelhante a 1h15..1h35

Obrigado pelo reminder AC...o financiamento da UE cobre essencialmente Lisboa/Madrid. Existem financiamentos também para as outras rotas, em virtude de se tratarem de investimentos em infraestruturas / transportes, mas a um grau mais reduzido.

Penso que a aquisição da tecnologia "TGV" também não tras nenhuma vantagem a Portugal a nivel de negócios. E a mais-valia a nivel de transporte e comodidade para os passageiros...bem...esses milhões fazem imensa falta noutras áreas especialmente em tempos de crise..em vez de alimentarmos Bombardiers ou Alstrom ou etc..com capital a sair do país..
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #455 em: Setembro 14, 2010, 06:25:51 pm »
Também não há grandes diferenças de tecnologia entre o TGV e o "nosso" Alfa.
Ou como costumo dizer, estamos a falar de comboios e comboios; não de comboios e de foguetões.
A tecnologia é, fundamentalmente a mesma. Na verdade, os "verdadeiros" TGV, são tecnologicamente "antiquados" comparados com o Alfa ou o ICE3 e provavelmente nunca veremos um nas nossas futuras linhas de AV.

A questão é simplesmente: velocidades mais elevadas tendem a ter custos mais elevados.
A seu tempo foi comparado a possibilidade de fazer uma linha de 250 km/h vs uma de 300 km/h para ligar Lisboa a Porto. Sendo tudo o resto iguai: nada de mercadorias, mesmo número de paragens (nada de parar em todas as terrinhas).
A conclusão é que poupavam cerca de 500M€, mas o que perdiam em passageiros não compensava.
 

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Marauder

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #456 em: Setembro 14, 2010, 10:06:45 pm »
Citação de: "AC"
A seu tempo foi comparado a possibilidade de fazer uma linha de 250 km/h vs uma de 300 km/h para ligar Lisboa a Porto. Sendo tudo o resto iguai: nada de mercadorias, mesmo número de paragens (nada de parar em todas as terrinhas).
A conclusão é que poupavam cerca de 500M€, mas o que perdiam em passageiros não compensava.

Não conheço este estudo e há algo que não estou a perceber..a CP perderia 500M em passageiros com a diferença de 50km/h dos comboios?
Em 2009 a CP teve 263milhões de euros de receitas resultante do transporte de passageiros (pag. 59 do Rel. contas 2009 http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... 01a8c0RCRD)
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #457 em: Setembro 14, 2010, 10:48:47 pm »
A perda não se resume às receitas da CP; são também as externalidades (os benefícios e prejuízos para a economia).
E claro, a avaliação é feita a multiplicar por 20 anos.

Há talvez um facto que o ajude a compreender a importância do factor tempo/velocidade na ligação Lisboa/Porto. Em 2003, o número de pessoas a fazer deslocações de média/longa distância no eixo Lisboa/Porto repartia-se em qualquer coisa como isto:
- 82% via rodoviária
- 11% via ferroviária
- 7% via aérea.

O número de pessoas que toma um avião para viajar entre Lisboa e Porto é... significativo. Há uns 10 vôos Lisboa/Porto (em cada sentido) por dia.
Estamos num país pobre. Mas há muita gente que se desloca muitas vezes e está disposta a pagar princepescamente à TAP pelo seu tempo.
É importante, para a rentabilidade económica do TGV Lisboa/Porto ser competitivo em tempo com o avião e conquistar esses passageiros.

Mesmo entre o "Zé Povinho" que hoje vai de carro, muitos fazem-no não porque seja mais barato que o comboio mas porque, quando somamos o tempo de todos os transportes públicos, ir de carro é mais rápido. O Alfa faz Lisboa/Porto em 2h35. Parece óptimo, mas eu preciso de contar com 30 minutos só para ir de casa à Gare do Oriente de metro (entre viagens e esperas)...
Todos os minutos que o TGV poupe, são mais alguns passageiros para quem faz sentido ir de comboio em vez de carro.

PS: Reparou que desses 263M€, 86M€ vieram só dos 5,3M passageiros da CP Longo Curso?
 

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Luso-Efe

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #458 em: Setembro 14, 2010, 11:24:23 pm »
Citação de: "Marauder"

O problema de Portugal nunca foi a falta de TGV, isso é apenas um preciosismo. Bolas, nós não precisamos disso, já há vários anos que digo isso. O nosso Alfa, com uma nova linha do Norte feita de raiz, faria esquecer o TGV. E em posts neste fórum à alguns anos atrás falava de vários paises que sem TGV, mas com comboios rápidos similares ao Alfa, conseguiam viver "felizes e contentes" sem perda de competitividade. Aliás, a competitividade de uma economia está mais ligada ao transporte de carga, não tanto o de passageiros (apesar que num país aonde se sobrevive muito do turismo, este também é importante).

O que nós temos é infraestruturas ferroviárias antigas, e que o transporte de passageiros limita o uso destas para o de carga.

O investimento em novas linhas férreas de forma a potenciar o uso dos comboios rápidos tipo Alfa seria o suficiente (os ICE da alemanha por dentro, na perspectiva do passageiro, são identicos aos Alfa). O construir de novas linhas ou manutenção das actuais para o seu uso no transporte de carga iria de encontro às necessidades estratégicas do pais no sector ferroviário.

No final de tudo, com o TGV iremos gastar uma batulada de milhões em: Infraestruturas + Tecnologia.
Podiamos simplesmente investir nas infraestruturas..o que é realmente necessário

Concordo consigo, deviamos em primeio lugar tratar da nossa casa e da modernização das linhas nacionais, e que o alfa seria suficiente.

Depois deviamos pensar numa linha para a ligação á europa e essa tinha que ser sempre pelo corredor Vilar Formoso-Irun, que esta no centro demográfico do pais, linha esta que arrancaria de lisboa em direcção a  Santárem, e depois à Guarda pelo actual trajecto da linha da beira alta, ou então por aveiro-viseu -guarda.

Para alem disso este é o caminho mais curto para chegar á europa, que éque nos interessa e esta linha livrava-nos das forças iberistas de madrid.

Era isso que estava inicilamente previsto, que  a nossa ligação á europa fosse feita por Vilar Formoso, quem quisesse ir para madrid chega-va a salamanca e apanhava um comboio para madrid, qual era o problema?

Se voce recuar à págia anterior está lá uma imagem que mostra esse projecto.

E está lá um comentário meu que demonstra cabalmente e sem margens para duvidas que a linha por madrid apesar de ser mista, e ao contrário do que muita gente pensa, nunca nos vai permitir meter nada por TGV na frança que era o que nos interessava, porque não tem ligação de madrid para frança, e isto foi feito de proposito para nos encravar aqui dentro.

Depois claro está que os iberistas,  que não é o seu caso nem de longe nem de perto na minha opinião, esses e as forças iberistas ser o seu caso as forças iberistas tentam desdramatizar a situação e pintar um cenário menos negro para ver se enganam o povo.

Por essa linha de madrid, nem um prego metemos em frança, não vale apena vir com essa lenga lenga dos bens pereciveis  para ameciar situação que é negra, por madrid não segue nada para aeuropa, ZERO.


A unica hipotese é a linha de bitola iberpca, mas isso é uma não opção devido á lentidão das composições, e depis em barcelona ou figusres ainda tinha que se proceder aos transfer's os vagões o que demora uma eternidade, isso não é viável.

Quem saiu beneficiado foi castela, que vai ter livre acesso aos nosso portos que era o que lhes interessava e nos nem sequer ainda temos um pipe-line ferroviario em bitola UIC que nos permita meter rapidamente mercadoria em fraça e no resto da europa.

A hipótese disso se vir a fazer reside na linha Vilar formoso-Irun, que como se sabe esta parada, e temo que castela vá inventar uma aldrabice qualquer para impedir que linha seja feita como mista, ou seja, o relevo e as consequentes inclinações, ou a viabilidade económica da linha, ou a conjuntura economica, alguma coisa eles vão inventar para nos entalar, vai ver, os estudos encomendados vão ser mais que muitos.

Na volta vão-nos indicar a opção Sevilha-Barcelona, corredrto mediterranico que por razões obvias é uma não opção para portugal, visto que os portos portugueses perdem automaticamente competividade face a algeciras, e eles vaõ-se ficar a rir porque nos entalaram aqui dentro e conseguiram o que queriam, acesso aos nosso portos de mar, com isto conseguem tornar a nossa economia aisnda mais dependente da espanhola, e impedem-nos de recolher dividendos do envio de mercdoria para aeuropa, o que seria uma grande fonte de receitas para Portugal.

Se não leu o meu artigo, e se tiver tempo de um aespreitadela, e ve que tudo encaixa na perfeição, isto é uma politica de cerco.

Claro que a retórica iberista passa por dizer que a linha lisboa madrid é que é rentável, claro está com base em estudos encomendados e sem o minimo de valor teórico como já foi dito antes.

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

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Marauder

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #459 em: Setembro 15, 2010, 01:24:48 am »
Caro AC,
A nível de externalidades, não vejo grande variação entre as duas "tecnologias" se podemos assim chamar.

Claro que se a comparação for feita de 1h15/1h35 do TGV para as 2h35 do Alfa, aí sim fica perfeitamente claro a variação. No entanto, o problema está na infraestrutura, e com uma nova linha do norte penso que se conseguiria um Alfa a 1h45.

Sim, o target do TGV será a fatia do transporte aéreo, ou da TAP. Pois os 30min de voo soma-se sempre o check-in, o esperar pelas malas, etc.
As pessoas que usam a via rodoviária tem normalmente outras preocupações, como a liberdade de movimento, simples conformismo, etc etc.

Caro Luso-Efe,
Temos que separar as duas realidades: transporte de carga e o de passageiros.

O transporte de carga, numa análise simples (sem ter em conta as futuras localizações dos chamados centros logisticos) eu diria que apenas duas linhas realmente deveriam estar operacionais numa perspectiva de exportações:
Aveiro (com a carga de Leixões a ser canalizada para esta linha)-Salamanca
Sines - Sevilha ou Madrid

A nivel interno a ligação principal passaria pela linha do norte, e as ligações aos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa Sines. Uma ligação até Faro também faria sentido

Transporte de Passageiros:
Tudo que ultrapasse Espanha não vale a pena pensar, será desperdício de euros. As low-cost estão a dominar o panorama, e uma viagem para Paris mesmo de TGV demoraria mais e seria mais cara que uma low-cost.
Só temos que pensar mais nas nossas ligações internas.
A ligação a Madrid de TGV a partir de Lisboa fará sentido. As ligações entre Porto-Vigo e Faro-Sevilha são interessantes e devem ser modernizadas, mas penso que o uso de TGV, os custos suplantariam os proveitos, pelo que algo rapido e com custos mais baixos consegue realizar o mesmo. Não seremos menos homens por ter linhas assim  ;) Mas vejo que boas ligações a espanha fazem falta, não tanto para nós irmos para Espanha ou resto da Europa, mas mais para os turistas (essencialmente espanhóis) virem cá gastar os seus euros (eu sei que custa a todos, é tipo a nossa boa-acção colectiva..aturar alguns turistas espanhóis..mas pronto..todos os povos tem os seus douchebags, certamente também alguns portugueses o são em Espanha :wink: )
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #460 em: Setembro 15, 2010, 01:47:32 am »
Citação de: "Marauder"
Caro AC,
A nível de externalidades, não vejo grande variação entre as duas "tecnologias" se podemos assim chamar.

Claro que se a comparação for feita de 1h15/1h35 do TGV para as 2h35 do Alfa, aí sim fica perfeitamente claro a variação. No entanto, o problema está na infraestrutura, e com uma nova linha do norte penso que se conseguiria um Alfa a 1h45.

A variação das externalidades tem a ver com a procura, não com a tecnologia (que uma vez mais, é a mesma).
O que queria dizer é que mais pessoas a usar o comboio em vez do avião e do carro significam, além de mais receita para a CP..
a) mais receita para o estado (ie, IVA)
b) menos petróleo que importamos
c) menos CO2 que emitimos
d) menos acidentes nas estradas
...
E tudo isto representa benefícios/poupanças para o país.

Sendo que o tempo de viagem é um factor importante na procura.

Se bem me lembro, o tempo previsto para a nova linha de 250 km/h era mesmo na ordem das 1h45-1h50 (é uma infelicidade este estudo não estar publicado na internet).
Mas os estudos de procura apontam para que o valor mágico para captar passageiros ao avião seja a 1h30. Daí a opção por gastar 4500M€ em vez de 4000M€.
Repare: o que está aqui em questão não é o modelo ou marca de comboio; são as características da linha e as velocidades que ela permite.
 

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Marauder

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #461 em: Setembro 15, 2010, 01:56:24 am »
Citação de: "AC"

A variação das externalidades tem a ver com a procura, não com a tecnologia (que uma vez mais, é a mesma).
O que queria dizer é que mais pessoas a usar o comboio em vez do avião e do carro significam, além de mais receita para a CP..
a) mais receita para o estado (ie, IVA)
b) menos petróleo que importamos
c) menos CO2 que emitimos
d) menos acidentes nas estradas
...
E tudo isto representa benefícios/poupanças para o país.

Sendo que o tempo de viagem é um factor importante na procura.

Se bem me lembro, o tempo previsto para a nova linha de 250 km/h era mesmo na ordem das 1h45-1h50 (é uma infelicidade este estudo não estar publicado na internet).
Mas os estudos de procura apontam para que o valor mágico para captar passageiros ao avião seja a 1h30. Daí a opção por gastar 4500M€ em vez de 4000M€.
Repare: o que está aqui em questão não é o modelo ou marca de comboio; são as características da linha e as velocidades que ela permite.

Sim, daí eu não ter percebido o porquê da referência das externalidades para as duas situações (TGV ou Alfa - tecnologia semelhante), como estávamos a falar antes.
À primeira vista aparentemente só temos externalidades positivas para a economia, o importante mesmo é realmente investir.

Se o break-point é mesmo a 1h30, então valerá a pena sim. De qualquer forma, a CP está a perder passageiros, portanto algo tem que ser feito..e se o TGV foi chamariz para as eleições, assim o poderá ser a nivel de vendas =)
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #462 em: Setembro 15, 2010, 09:19:38 am »
Há externalidades negativas. A maior e mais óbvia é o aumento do endividamento do país. E deve haver mais algumas, decerto.
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #463 em: Setembro 17, 2010, 10:53:51 am »
Citar
Publicação: 17-09-2010 10:02   |  Última actualização: 17-09-2010 10:40
TGV entre Lisboa e Poceirão travado pela "crise financeira mundial" :mrgreen:
O Governo anulou o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa-Poceirão, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República. A decisão é justificada com a "significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" de Portugal, situação decorrente da "grave e conhecida crise financeira mundial". [o sócrates não tem nada a ver com isto...]


O despacho número 14505/2010, assinado a 10 de setembro, pelos ministérios das Finanças e das Obras Públicas, refere ainda que o concurso necessitaria de "uma grande parcela de financiamento privado" e do apoio da banca comercial.

"O aumento dos custos de financiamento, em virtude da conjuntura económica implicaria, à semelhança do já verificado em outros processos de concurso de concessão de obras públicas de infraestruturas de transportes, um agravamento das condições das propostas dos concorrentes para além dos limites admitidos pelas normas que regulam o procedimento concursal", lê-se no despacho.

Razões, pelas quais o Governo determina "não adjudicar o concurso público internacional" para a concessão do projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização por todo o período da concessão do troço Lisboa-Poceirão.

O despacho determina ainda que a decisão de não adjudicação deve ser comunicada aos concorrentes "no prazo de cinco dias", a contar da data da assinatura do documento hoje publicado em Diário da República.

O despacho é assinado pelo secreto de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, em nome do ministro de Estado e das Finanças, e pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Lusa

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinh ... do+TGV.htm



VIDEO:
Governo já devia ter percebido que não tinha verba para TGV, diz José Gomes Ferreira (SIC)

http://sic.sapo.pt/online/video/informa ... nciame.htm
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #464 em: Setembro 17, 2010, 11:03:47 am »
Governo anula concurso do TGV entre Lisboa e Poceirão
Económico com Lusa  
17/09/10 08:35

A difícil situação económica do país é o argumento apresentado para anular o concurso de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão.

O Governo anulou o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa-Poceirão, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

A decisão é justificada com a "significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" de Portugal, situação decorrente da "grave e conhecida crise financeira mundial".

O despacho número 14505/2010, assinado a 10 de Setembro, pelos ministérios das Finanças e das Obras Públicas, refere ainda que o concurso necessitaria de "uma grande parcela de financiamento privado" e do apoio da banca comercial.

"O aumento dos custos de financiamento, em virtude da conjuntura económica implicaria, à semelhança do já verificado em outros processos de concurso de concessão de obras públicas de infraestruturas de transportes, um agravamento das condições das propostas dos concorrentes para além dos limites admitidos pelas normas que regulam o procedimento concursal", lê-se no despacho.

Razões, pelas quais o Governo determina "não adjudicar o concurso público internacional" para a concessão do projecto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização por todo o período da concessão do troço Lisboa-Poceirão.

O despacho determina ainda que a decisão de não adjudicação deve ser comunicada aos concorrentes "no prazo de cinco dias", a contar da data da assinatura do documento hoje publicado em Diário da República.

O despacho é assinado pelo secreto de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, em nome do ministro de Estado e das Finanças, e pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

 :arrow: http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 99363.html
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.