O problema de Portugal nunca foi a falta de TGV, isso é apenas um preciosismo. Bolas, nós não precisamos disso, já há vários anos que digo isso. O nosso Alfa, com uma nova linha do Norte feita de raiz, faria esquecer o TGV. E em posts neste fórum à alguns anos atrás falava de vários paises que sem TGV, mas com comboios rápidos similares ao Alfa, conseguiam viver "felizes e contentes" sem perda de competitividade. Aliás, a competitividade de uma economia está mais ligada ao transporte de carga, não tanto o de passageiros (apesar que num país aonde se sobrevive muito do turismo, este também é importante).
O que nós temos é infraestruturas ferroviárias antigas, e que o transporte de passageiros limita o uso destas para o de carga.
O investimento em novas linhas férreas de forma a potenciar o uso dos comboios rápidos tipo Alfa seria o suficiente (os ICE da alemanha por dentro, na perspectiva do passageiro, são identicos aos Alfa). O construir de novas linhas ou manutenção das actuais para o seu uso no transporte de carga iria de encontro às necessidades estratégicas do pais no sector ferroviário.
No final de tudo, com o TGV iremos gastar uma batulada de milhões em: Infraestruturas + Tecnologia.
Podiamos simplesmente investir nas infraestruturas..o que é realmente necessário
Concordo consigo, deviamos em primeio lugar tratar da nossa casa e da modernização das linhas nacionais, e que o alfa seria suficiente.
Depois deviamos pensar numa linha para a ligação á europa e essa tinha que ser sempre pelo corredor Vilar Formoso-Irun, que esta no centro demográfico do pais, linha esta que arrancaria de lisboa em direcção a Santárem, e depois à Guarda pelo actual trajecto da linha da beira alta, ou então por aveiro-viseu -guarda.
Para alem disso este é o caminho mais curto para chegar á europa, que éque nos interessa e esta linha livrava-nos das forças iberistas de madrid.
Era isso que estava inicilamente previsto, que a nossa ligação á europa fosse feita por Vilar Formoso, quem quisesse ir para madrid chega-va a salamanca e apanhava um comboio para madrid, qual era o problema?
Se voce recuar à págia anterior está lá uma imagem que mostra esse projecto.
E está lá um comentário meu que demonstra cabalmente e sem margens para duvidas que a linha por madrid apesar de ser mista, e ao contrário do que muita gente pensa, nunca nos vai permitir meter nada por TGV na frança que era o que nos interessava, porque não tem ligação de madrid para frança, e isto foi feito de proposito para nos encravar aqui dentro.
Depois claro está que os iberistas, que não é o seu caso nem de longe nem de perto na minha opinião, esses e as forças iberistas ser o seu caso as forças iberistas tentam desdramatizar a situação e pintar um cenário menos negro para ver se enganam o povo.
Por essa linha de madrid, nem um prego metemos em frança, não vale apena vir com essa lenga lenga dos bens pereciveis para ameciar situação que é negra, por madrid não segue nada para aeuropa, ZERO.
A unica hipotese é a linha de bitola iberpca, mas isso é uma não opção devido á lentidão das composições, e depis em barcelona ou figusres ainda tinha que se proceder aos transfer's os vagões o que demora uma eternidade, isso não é viável.
Quem saiu beneficiado foi castela, que vai ter livre acesso aos nosso portos que era o que lhes interessava e nos nem sequer ainda temos um pipe-line ferroviario em bitola UIC que nos permita meter rapidamente mercadoria em fraça e no resto da europa.
A hipótese disso se vir a fazer reside na linha Vilar formoso-Irun, que como se sabe esta parada, e temo que castela vá inventar uma aldrabice qualquer para impedir que linha seja feita como mista, ou seja, o relevo e as consequentes inclinações, ou a viabilidade económica da linha, ou a conjuntura economica, alguma coisa eles vão inventar para nos entalar, vai ver, os estudos encomendados vão ser mais que muitos.
Na volta vão-nos indicar a opção Sevilha-Barcelona, corredrto mediterranico que por razões obvias é uma não opção para portugal, visto que os portos portugueses perdem automaticamente competividade face a algeciras, e eles vaõ-se ficar a rir porque nos entalaram aqui dentro e conseguiram o que queriam, acesso aos nosso portos de mar, com isto conseguem tornar a nossa economia aisnda mais dependente da espanhola, e impedem-nos de recolher dividendos do envio de mercdoria para aeuropa, o que seria uma grande fonte de receitas para Portugal.
Se não leu o meu artigo, e se tiver tempo de um aespreitadela, e ve que tudo encaixa na perfeição, isto é uma politica de cerco.
Claro que a retórica iberista passa por dizer que a linha lisboa madrid é que é rentável, claro está com base em estudos encomendados e sem o minimo de valor teórico como já foi dito antes.
Cumprimentos.