Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5928 Respostas
  • 1360503 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7162/-9540
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3945 em: Maio 05, 2017, 09:36:12 pm »
A história também apareceu no site do MDN.

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mdn/noticias/20170503-mdn-envc.aspx

Se se realizar a construção de mais dois NPO a seguir a estes, isso vai significar seis patrulhões que é uma quantidade superior às previsões mais pessimistas.

Cumprimentos,

Epá não lhes chames patrulhões.......... é foleiro até dizer chega !!!!!

Não sei onde raio o    https://navaltoday.com/2017/05/04/third-viana-do-castelo-class-opv-launched-for-portuguese-navy/
Foi buscar a info que mais três Unidades irão ser construidas, após o NRP Sines, mas se for verdade venham de lá os NPO's, que muita falta fazem á nossa MdG !!!

Mesmo com seis unidades, seriam poucos, pois vão substituir as dez corvetas que possuiamos, o que temos de fazer daqui em diante é substituir Casco por Casco para assim mantermos um número mínimo de Unidades Navais que sustente as necessidades operacionais Combate e patrulhamento que diariamente enfrentamos, esse terá que ser o Objectivo Maior que a MdG tem de se Propor a Atingir, não tentar atingir, tentar não é suficiente........................... pois de outro modo daqui a uns anos já quase que nem Navios Temos !
O Alargamento da Plataforma Continental,
agora tão badalado pelo sector político, implica que a Armada terá de possuir meios Humanos e Materiais, suficientes para que se efectue um patrulhamento/SAR adequados, isto só entre outros desafios, mas o real estado de meios Humanos e Materiais a que a nossa MdG chegou, demonstra-nos que com efectivos actuais tal Missão não pode ser cabalmente Cumprida

Gostei que a notícia tivesse tido eco lá fora, acho muito positivo que tal aconteça, com esta publicidade sobre este modelo de NPO, pode ser que daí advenha algo de bom para com o Projecto dos Navios de Patrulha Oceânica Lusitanos !!!

Abraços

Essa dos SEIS deve ser confusão do Naval Today que pegou nos 2 já existentes e depois juntou-os aos 2 em construção, acabando em 4 em construção?????? (ou seja, contou os 2 primeiros duas vezes...)

Era bom que fosse verdade mas deve ter sido engano.
« Última modificação: Maio 05, 2017, 09:39:49 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7162/-9540
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3947 em: Maio 06, 2017, 08:50:37 pm »
O NRP Setúbal já está neste estádio da sua construção :





Abraços
« Última modificação: Maio 06, 2017, 08:54:04 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgeshot1

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3948 em: Maio 06, 2017, 10:30:49 pm »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3949 em: Maio 06, 2017, 10:54:24 pm »
Segundo li neste fórum... sim.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3950 em: Maio 07, 2017, 07:53:03 am »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Afirmativo e, na foto de cima até se vê o duplo casco do bicho, bem pelo menos eu consigo ver nas zonas inacabadas da proa.
Quanto á segunda foto olha para as vigias do navio a bombordo e compara com o NRP VdC ou o FF , são as mesmas cinco e com espaçamentos idênticos.
« Última modificação: Maio 07, 2017, 07:56:42 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3951 em: Maio 07, 2017, 01:28:19 pm »
Desculpem postar esta notícia pela segunda vez, mas fiz delete há pouco da que tinha aqui colocado há dias.


Ministro da Defesa elogia West Sea por cumprir “religiosamente” contrato com a Marinha. de Andrea Cruz (RAM)



O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, elogiou hoje os estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, pelo cumprimento “cabal” do contrato de construção de dois Navios Patrulha Oceânico (NPO) para Marinha portuguesa, a entregar em 2018.

Azeredo Lopes visitou, hoje, pela primeira vez desde que assumiu funções, os estaleiros da WestSea e assitiu à cerimónia de flutuação do terceiro Navio Patrulha Oceânico (NPO), que está a ser construído em Viana do Castelo para a Marinha e que será batizado com o nome “NRP Sines”.

“Os Estaleiros de Viana do Castelo cumpriram de forma, absolutamente, cabal aquilo que estava contratualizado. Para isso, contribuiu também, muito, a competência técnica da Marinha e, a circunstância, de não haver alterações contratuais, de haver um prazo e um planeamento de execução que foi religiosamente, cumprido, aliás com um ganho de alguns dias em relação ao que estava, aparentemente, previsto”, afirmou o governante após uma reunião com a administração da WestSea, empresa subconcessionária dos estaleiros navais da cidade.



Para Azeredo Lopes trata-se de “algo relativamente pouco habitual”, sublinhando ser “importante” para o Governo “testemunhar, em primeiro lugar, a circunstância de que se confirma a possibilidade da indústria nacional ou estabelecida em Portugal poder participar no esforço de investimento e de capacitação das Forças Armadas”.

“No caso concreto a capacidade de construir, de planear, de desenhar um modelo de navio que, eu espero, possa ser utilizado no futuro não só pela Marinha Portuguesa mas garantir, pouco a pouco, capacidade exportável”, frisou.

Os dois navios representam um investimento de 70 milhões de euros e vão reforçar o dispositivo naval da Marinha portuguesa a partir de meados de 2018.

O primeiro navio será entregue em junho e o segundo em dezembro do próximo ano.

A construção dos dois NPO nos estaleiros da WestSea foi anunciada, em maio de 2015, pelo então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.


De acordo com algumas fontes, esta foto é do NRP Setúbal tirada quando da flutuação do NRP Sines

Segundo dados avançados hoje pela West Sea, a subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) conta, atualmente com cerca de 264 trabalhadores, dos quais 155 são antigos funcionários dos ENVC. ´

Além daqueles, trabalham nos estaleiros da West Sea, “em média, por dia, ns últimos quatro meses, 335 trabalhadores indiretos (subempreiteiros)”.

A empresa “procedeu à recuperação das instalações e dos equipamentos dos ENVC, num investimento que ultrapassa os seis milhões de euros”.

A West Sea “já efetuou a reparação ou reconversão de 118 navios e conta com nove contratos de construção naval”.

Entre eles estão cinco navios cruzeiro para o rio Douro, já entregues à empresa Douro Azul, os dois NPO em construção para a Marinha Portuguesa, e com entrega marcada para 2018, uma draga de sucção até -40 metros de profundidade, para a empresa Dragus, a entregar em 2018 e um porta flutuante para doca de estaleiro, para empresa francesa Joseph Paris, também com prazo de entrega no próximo ano 2018.

Em negociação, a West Sea revelou ter “três contratos para a construção de um navio de expedição, para a empresa Mystic Cruises, um navio de expedição, para a empresa International Trade Winds e um navio cruzeiro para a empresa Douro Azul, para operar no rio Douro”.

Questionado pelos jornalistas sobre o contrato para a construção dos dois navios asfalteiros para a Venezuela, o ministro da Defesa disse a empresa Petróleos de Venezuela, SA (PDVSA) “foi notificada pelo não cumprimento total dessa relação contratual, estando a decorrer o prazo para resposta”.

“Vamos aguardar para ver qual é essa resposta. Mas de facto e como eu disse, no Parlamento, parece hoje menos provável a realização tranquila e a execução tranquila dessa relação contratual”, referiu.

Em março passado, o ministro da Defesa Nacional, admitiu como “muito provável” que o contrato para a construção dos dois navios asfalteiros para a Venezuela não se concretize, deixando um “imbróglio” que o Governo está a tentar resolver.

“O contrato de construção dos asfalteiros muito provavelmente não se vai concretizar”, afirmou, na altura, Azeredo Lopes, em resposta a uma questão do deputado do Bloco de Esquerda (BE), João Vasconcelos, durante uma audição na comissão parlamentar de Defesa.

O contrato para a construção dos navios foi celebrado em 2010 entre a empresa Petróleos da Venezuela Naval e os ENVC, no valor de 128 milhões de euros.

A resolução deste contrato é o principal impeditivo da extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Por este contrato, os ENVC receberam cerca de 12,8 milhões de euros e iniciaram em maio de 2013 a aquisição de matéria-prima e outros equipamentos para a construção dos dois navios, com 188 metros de comprimento, que se destinam ao transporte de asfalto

Abraços e as minhas desculpas
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3952 em: Maio 07, 2017, 10:07:00 pm »
A flutuação do NRP Sines também foi noticia na EuroMarFor.
 
https://www.euromarfor.org/article/10/518

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3262 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3953 em: Maio 08, 2017, 09:59:43 am »
Aquele espaço do deck para o Heli  continua a ser feito para que? Nunca aterrou lá nada e poupava-se o metal que certamente daria verba para qualquer coisa "usavel"...   ;D ;)


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3954 em: Maio 08, 2017, 02:44:24 pm »
 Acho estranho o super OPV P362 NRP Sines já estar a flutuar e ainda não se ouviu falar de nenhuma encomenda do Marlin WS.
 Se calhar não é preciso e está muito bem assim.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4028 vez(es)
  • Enviou: 10035 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3955 em: Maio 08, 2017, 04:04:45 pm »
Primeiro é preciso testar a plataforma com os Bofors
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3262 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3956 em: Maio 08, 2017, 04:21:46 pm »
Consta que as 12,7mm estão em saldo...  ::) :-X


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3957 em: Maio 08, 2017, 05:33:21 pm »
Quando passar ao "estado de armamento" vai calar a boca a muitos detractores.
 
 
« Última modificação: Maio 08, 2017, 05:35:09 pm por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, jorgeshot1

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +470/-31
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3958 em: Maio 08, 2017, 10:30:24 pm »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Afirmativo e, na foto de cima até se vê o duplo casco do bicho, bem pelo menos eu consigo ver nas zonas inacabadas da proa.
Quanto á segunda foto olha para as vigias do navio a bombordo e compara com o NRP VdC ou o FF , são as mesmas cinco e com espaçamentos idênticos.

E uma boa questão!
Trata-se da zona de união entre dois blocos  do navio,  naquela zona ainda  não vês duplo casco, porque quando encostassem ali o proximo bloco o   interior do duplo casco, se ja estivesse montado  tornava-se inacessível aos soldadores  que fossem fazer o trabalho de união dos dois blocos.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3959 em: Maio 09, 2017, 06:00:13 am »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Afirmativo e, na foto de cima até se vê o duplo casco do bicho, bem pelo menos eu consigo ver nas zonas inacabadas da proa.
Quanto á segunda foto olha para as vigias do navio a bombordo e compara com o NRP VdC ou o FF , são as mesmas cinco e com espaçamentos idênticos.

E uma boa questão!
Trata-se da zona de união entre dois blocos  do navio,  naquela zona ainda  não vês duplo casco, porque quando encostassem ali o proximo bloco o   interior do duplo casco, se ja estivesse montado  tornava-se inacessível aos soldadores  que fossem fazer o trabalho de união dos dois blocos.

Então ó ICE, chega-te á frente e explica ao pessoal o que é aquele espaçamento entre as placas ou é erro optico meu ?
Pelo que depreendo depois dos blocos " encostados ", soldados, é que se coloca o duplo casco, será soldado pelo interior do que já existe, correcto ?
O duplo casco acompanha o casco exterior até que altura deste ?
Até a linha de agua, acima da linha de agua ou mesmo a totalidade do casco do navio ?
Desculpa lá mas gosto de aprender.

Abraços
« Última modificação: Maio 09, 2017, 06:03:34 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!