Votação

Qual deveria ser o blindado de rodas escolhido?

Patria AMV
16 (64%)
Pandur
2 (8%)
Piranha III
7 (28%)

Votos totais: 25

Votação encerrada: Maio 14, 2004, 06:52:49 pm

Novos blindados: votação

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Ricardo Nunes

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Novos blindados: votação
« em: Maio 06, 2004, 06:52:49 pm »
Afinal de contas, vamos lá saber qual é o modelo favorito aqui do pessoal do fórum.  :arrow: http://www.army-technology.com/projects ... index.html
Pandur  :arrow: http://www.army-technology.com/projects ... index.html

O meu voto, como já todos sabem, vai para o Pátria AMV.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

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Fábio G.

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« Responder #1 em: Maio 06, 2004, 07:20:26 pm »
O meu voto vai também para o Patria AMV.
 

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TazMonster

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« Responder #2 em: Maio 06, 2004, 07:22:36 pm »
Mais um para o AMV
Taz
 

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JNSA

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« Responder #3 em: Maio 06, 2004, 09:50:35 pm »
AMV leads the way!!  :wink:
 

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papatango

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« Responder #4 em: Maio 07, 2004, 01:51:46 am »
Confesso
======

Fui eu que votei no PANDUR-II

Ainda não terminei a minha análise dos vários veículos, mas até ao momento, em pontuação somada, os resultados vão em:

PIRANHA-III: 35.1%
PANDUR-II:34.3%
AMV: 30.6%

Mas há muita coisa ainda para ver.

Portanto, até ao momento, o PIRANHA, na minha análise, está ligeiramente á frente, mas o AMV, está mais atrás.

Ainda não comparei as características dos armamentos, e em grande medida é necessário analisar coisas com detalhe.

De qualquer forma, o AMV ganha em "beleza estética". No entanto nesse quesito, onde para patrulhas, os especialistas dizem que o veículo deve ser "agressivo" AKA feio, o Pandur, está em melhores condições... :D

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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emarques

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« Responder #5 em: Maio 07, 2004, 02:47:20 am »
Eu também votei no Pandur. Principalmente porque ainda não consegui perceber que grandes vantagens é que os outros têm (além de uma "marca" mais conhecida) para serem mais caros e ainda oferecerem muito menos contrapartidas. ;) Pode ser que dê em cisne.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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Spectral

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« Responder #6 em: Maio 07, 2004, 05:53:33 pm »
Votei no AMV tendo em conta apenas critérios técnicos ( admitamos, o veículo é bastante mais avançado do que os outros).

Mas se levarmos também em conta o aspecto financeiro, acho que o Pandur é capaz de levar a vantagem...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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papatango

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« Responder #7 em: Maio 07, 2004, 06:51:23 pm »
Citação de: "Spectral"
Votei no AMV tendo em conta apenas critérios técnicos
Por curiosidade, quais?

cumprimentos
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Spectral

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« Responder #8 em: Maio 08, 2004, 07:10:05 pm »
Foi apenas uma análise de "amador", não tendo a sofisticação de percentagens ou coisas do género  :wink: )

O AMV ganhou ao Pandur a competição de 600 veículos para a Polónia, alguns em versão IFV, outros APC como os nossos. A Finlândia perpara-se para encomendar uns quantos também. Por outro lado o Pandur apenas tem garantida a encomenda austríaca, de veículos com uma especificação bastante diferente da nossa.

O AMV está completamente pronto para produção ( vão agora sair da fábrica no Verão os primeiros veículos para a Polónia). Não sei quanto ao Pandur.

Em termos de perfomances, dimensões, etc, os veículos parecem equivaler-se. Presumo que todos eles estejam equipados com enchimento autómático de pneus, suspensões avançadas, etc...

Por outro lado o Piranha 3 é um veículo já com mais de 10 anos, que não apresenta as características técnicas destes, nem tem tanta margem de evolução. Estava à espera que fosse significativamente mais barato que os outros, mas afinal não. Mais moderno é o Piranha 4, mas este já é um veículo bastante diferente.

Em resumo, eu vejo o AMV como um veículo que está a impressionar muita gente, e a conseguir contractos no mercado internacional. Por outro lado, o Pandur II tem atraído menos atenções, talvez por a ênfase estar a ser dada numa versão 6x6, o que já saiu de moda. Parte das minhas objecções ao Pandur II, vinham da sua possível relação com Pandur I, que é um veículo mais ligeiro e menos protegido, apenas adequado a missões de paz.

Mas volto a dizer, a confirmarem-se as propostas actuais, o Pandur II também levava o meu voto.

PS: quando tiver acabado a sua análise ponha aqui. Estou curioso  :wink: E olhe que quanto a armamento, praticamente o que um deles leva, os outros podem levar também...

Cumptos
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R.P. Feynman
 

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emarques

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« Responder #9 em: Maio 08, 2004, 11:21:59 pm »
Se bem me lembro, para a Polónia o AMV era mais barato que o Pandur (isto sem me dar ao trabalho de verificar os dados, mas parece que me lembro disso). Se tiver razão, penso que isso terá tido algum peso na decisão.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
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Spectral

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« Responder #10 em: Maio 08, 2004, 11:31:03 pm »
Claro! Tinha-me esquecido...

Até fui eu que tinha encontrado o site  :roll:

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=103&postdays=0&postorder=asc&start=45

(a meio da página)

Mas está visto que a parte financeira deste tipo de contratos varia bastante de caso para caso.

De qualquer maneira, é bastante lógico que o factor financeiro seja importante, ainda por mais tratando-se de veículos que não apresentam nenhuma vantagem/desvantagem decisiva em relação aos outros...

cumptos
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R.P. Feynman
 

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papatango

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« Responder #11 em: Maio 09, 2004, 12:06:06 am »
Reparei que fiz um quote e dupliquei uma mensagem.
sorry
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« Última modificação: Maio 09, 2004, 11:56:40 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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papatango

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« Responder #12 em: Maio 09, 2004, 12:57:04 am »
Citação de: "papatango"
Bom, prometo que quando tiver os varios dados os coloco no site e aqui. No entanto alguns são complicados de obter, como por exemplo o consumo em estrada e em terreno aberto.

Só uns comentários, que posso fazer depois de ter já andado a compilar dados:

Citar
blindagem do AMV é de base contra calibre 7.62mm podendo ir até 30mm ( presume-se que só em algumas secções), enquanto que o Pandur a base é também 7.62mm e pode ir até 14.5mm ( referidos, pode ainda ser superior).
Neste caso, considerei a blindagem do veículo mais numeroso, que é o veículo para transporte de pessoal com metralhadora 12.7. Portanto nestes dois casos as blindagens são iguais.

Citar
O PANDUR II é um desenho 6x6 com uma torre c/ peça 25mm para o Exército Austríaco. Ao mesmo tempo apareceu a variante 8x8. O AMV foi desde o início desenhado como 8x8, e parece que agora apareceu uma versão 6x6.
Eu também pensava que era assim. No entanto depois de consultar varios sites onde são descritas as caracteristicas do PANDUR-II, conclui-se que não se trata de um PANDUR-I 6x6 aumentado. O PANDUR-II é feito praticamente de raiz, utilizando no entanto, muitos dos componentes do PANDUR-I (70%) mas colocando-os de forma diferente. É na realidade um design novo, com enfase dada ao interior que ficou mais espaçoso, e por isso leva mais infantes que o AMV na sua versão base.

Citar
O AMV ganhou ao Pandur a competição de 600 veículos para a Polónia, alguns em versão IFV, outros APC como os nossos. A Finlândia perpara-se para encomendar uns quantos também. Por outro lado o Pandur apenas tem garantida a encomenda austríaca, de veículos com uma especificação bastante diferente da nossa.
Verdade: No entanto tratou-se de uma compra de equipamentos em que o PANDUR, por causa da configuração dos Polacos, que pediram muito mais carros de combate de infantaria com torre, era de facto bastante mais caro que o AMV. Creio que aqui a diferença de preço da torre alemã MAUSER do PANDUR para a torre italiana OTO-MELARA do AMV pode fazer a diferença. Além do mais as contrapartidas dos finlandeses são da maior importância para a industria e economia polacas, porque se trata de um vizinho, para onde mais facilmente se podem escoar produtos. A questão das economias foi muito importante e neste caso (ao contrario dos F-16) não havia concorrente americano.

Citar
O AMV está completamente pronto para produção ( vão agora sair da fábrica no Verão os primeiros veículos para a Polónia). Não sei quanto ao Pandur.
Na realidade, cada caso é um caso, dado cada exército ter as suas exigências, isso implica estudos especificos para cada carro. Além do mais, no caso do PANDUR, sendo fabricado em Portugal, essa questão não se colocaria, porque os "nossos" PANDUR não viriam da fabrica de origem.

Citar
Em termos de perfomances, dimensões, etc, os veículos parecem equivaler-se. Presumo que todos eles estejam equipados com enchimento autómático de pneus, suspensões avançadas, etc...
É verdade, embora haja em cada caso, algumas vantagens para cada modelo, como por exemplo no PANDUR a transmissão integral automatica (que se liga conforme o tipo de terreno) e a blindagem reforçada da transmissão.

Citar
o Pandur II tem atraído menos atenções, talvez por a ênfase estar a ser dada numa versão 6x6, o que já saiu de moda. Parte das minhas objecções ao Pandur II, vinham da sua possível relação com Pandur I
Antes de ter começado a ver, eu também tinha essa ideia. No entanto, como referi antes, o PANDUR-II foi na prática redesenhado, embora exteriormente não pareça.


Aqui o PANDUR-I 6x6


e aqui o PANDUR-II tambem 6x6 para se comparar melhor.

Repare na parte da frente com mais angulos.
As laterais do PANDUR-II são mais direitas
As laterais do PANDUR-II não têm "seteiras" que são um conceito ultrapassado, essencialmente porque prejudicam de sobremaneira a rigidez estrutural do veículo e reduzem drasticamente a sua segurança em ambientes NBQ.
As laterais são mais direitas, eventualmente com menos protecção balistica, contrabalançada com maior espessura e maior facilidade na aplicação de blindagem adicional.


Em termos gerais (do meu ponto de vista), perde o Piranha, para os outros dois conceitos porque está um pouco ultrapassado quer relativamente ao PANDUR-II quer ao AMV. Isto não aconteceria se se tratasse do PIRANHA-IV. No computo geral, pelo que até agora consegui entender, a ideia com que tenho, vem sendo reforçada, de que o PANDUR, parece (pelas suas origens germânicas Steyr-Daimler-Puch embora tambem tenha sido comprada pela General Dynamics, tal como a Mowag que fabrica o Piranha) ser um producto mais resistente e mais adequado á nossa realidade.

Além do mais, o simples facto de poder ser em grande medida fabricado em Portugal (ou mesmo até só montado) é de tal forma importante, que mesmo que o PANDUR fosse técnicamente inferior ao AMV, essa vantagem, seria sempre de um enorme peso. A eventual possibilidade de produzir, mesmo que em menor escala, versões especializadas ou melhoradas, que poderiam fornecer a Força Aérea e a GNR (veículo de policiamento - anti-motim, veículo anti-aéreo, ou outras)

Mas claro, só vendo o produto e analisando-o directamente e observando in-loco as performances é possível ter uma ideia concreta que não é apenas baseada nas informações de terceiros, na análise das características técnicas e na observação de fotografias.

Cumprimentos

PS: Não, não senhor
não me mandaram fazer propaganda do PANDUR...   :anjo:
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TazMonster

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« Responder #13 em: Maio 09, 2004, 10:40:01 am »
Digam lá se o Pandur de frente não se parece com um BTR??? Perigoso essas confusões. Especialmente quando é visto por uma camâra térmica.

Já agora vou ter uma diarreia mental.
O que me dizem ao  Boxer?? Não sei porque não veio a concurso. Sei que é mais caro (talvez mesmo MUIIIIIITO mais caro) mas há uma coisa que me agrada nele (bem como no AMV) que é a capacidade de trocar os módulos e de se poder adaptar o veículo para várias missões.
Não quero dizer que esta seja uma funcionalidade que seja aproveitada no terreno (muito provávelmente nunca será), mas é uma funcionalidade que facilita em muito a construção, a manutenção e a recuperação do veículo em caso de danos de combate (sendo esta a unica que se poderá aproveitar no terreno, 1 veículo com o motor INOP, troca o módulo para outro que tenha sido atingido de lado no módulo e em vez de 2 INOPS temos 1 que pode andar).
E quando penso na facilidade de construção, não estou a pensar como a maioria dos camaradas do forum (que pensam em construir o veículo completo em Portugal), nesta coisa das parcerias há que assegurar é o fabrico de partes ou componenetes que façam parte da manutenção do veículo (assim a linha de fabrico fica aberta muito mais tempo e é mais fácil fazer a sua conversão para quando o modelo mudar). Claro que se pode fazer a montagem por cá, mas se a encomenda é de 322 viaturas, a linha vai fechar mais cedo ou mais tarde, e tão depressa não vamos trocar de viaturas para voltar a abrir a linha e lá vai o pessoal da ex-sorefame/Bombardier para o desemprego outra vez.
É claro que juntamente com o Boxer, podia vir o Fennek, Leo2A6 :lol:, PzH2000 (já estão a ver que sou grande fã do material alemão, mas penso mesmo que é do melhor que há) (e lá estou eu a sonhar acordado outra vez, tenho de deixar de ver revistas esquisitas[Jane's IDR a Playboy dos "Armamentófilos"]).
Mas  esta ideia de ir buscar tudo à mesma fonte tem uma razão, a cadeia logística é menor, fica mais fácil negociar contrapartidas, e sempre se podia assegurar o fabrico e fornecimento de sobressalentes. Para além de que se os alemães estão a reduzir as suas aquisições de material, sempre podiamos ficar com o "excendente de produção" a um preço em I&D um pouco mais baixo.

Um abraço
Taz
 

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[PT]HKFlash

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Patria AMV
« Responder #14 em: Maio 09, 2004, 11:23:58 am »
Acho que a torre com o canhão de 30mm vai ajudar nos combates! :)