Navios de guerra famosos

  • 28 Respostas
  • 26873 Visualizações
*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Navios de guerra famosos
« em: Julho 02, 2004, 06:11:30 pm »
Caros companheiros

Vou abrir um novo tópico referente a navios de guerra que fizeram história e que por diversos motivos ficaram famosos

Vou começar com um bem conhecido :

Biimarck, couraçado da Marinha alemã. A 24-05-41, afundou o HMS Hood á 3ª salva e avariou o couraçado HMS Prince of Wales, acompanhado pelo cruzador pesado Prinz Eugen. Afundado pelos couraçados britânicos HMS King George V e HMS Rodney e pelo cruzador HMS Dorsetshire a 27-05-41, depois de atacado por aviões Swordfish dos porta-aviões britânicos HMS Victorious e HMS Ark Royal e pelos destroyers da 4th Flotilla. Só se salvaram 118 tripulantes.



Cumprimentos
JLRC
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 02, 2004, 06:23:52 pm »
Uma pequeno pormenor, pelo que sei o navio foi afundado pelos próprios alemães, depois de fatalmente danificado, salvou-se a honra deste  :wink:

Qual será o próximo? Eu voto Yamato!!! Se arranjar umas fotografias bem perto dos canhões agradecia... projecteis de 3000 libras de peso!
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 02, 2004, 09:33:59 pm »
É verdade, mas o Bismarck já se estava a afundar (lentamente) devido aos torpedos do Dosertshire.
Na minha opinião é um navio muito sobrevalorizado, que deve a sua fama a 3 tiros de sorte ( contra o Hood). Depois da guerra, os ingleses transformaram-no num mito (de que outra maneira se poderia justificar que um único navio tenha destruído o orgulho da armada britância com 3 tiros, e ocupado durante uma semana a inteira Home Fleet ?  :wink:

Na minha opinião, tanto um como o outro foram um desperdício de recursos. No caso da Alemanha seria melhor mais submarinos, e no Japão porta-aviões ( acho que o 3º navio da classe Yamato começou a sere alterado ainda nas docas para porta-aviões, mas não foi concluído).

Aqui vai o Yamato:



Juntamente com o seu irmão Musashi, foram os maiores couraçados de sempre.

Se bem me lembro o Yamato apenas combateu "a sério" em Abril de 45, quando o resto da frota imperial saiu dos portos e cometeu "hara-kiri" face a centenas de aviões, apesar de ter entrado ao serviço 9 dias depois de Pearl Harbor. No entanto, também esteve presente em Midway e no Golfo de Leyte ( em que os couraçados japoneses falharam miseravelmente contra uma frota ligeira americana completamente exposta).
Foi ao fundo com 11-13 torpedos e 7-10 bombas.

O seu navio gémeo, o Musashi, foi afundado na batalha do Golfo de Leyte ( Filipinas) numa fase anterior da batalha. Mais uma vez os carrascos foram aviões americanos ( 20 torpedos e 17 bombas).
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 02, 2004, 11:07:05 pm »
Aqui vão mais umas imagens do Yamato que penso são tão impressionantes que dispensam comentários.

As granadas de 460 mm do Yamato em exposição no seu memorial



Explosão do Yamato que se voltou e afundou no dia 7 de Abril de 1945



Cumpts
JLRC
« Última modificação: Novembro 29, 2004, 07:03:44 pm por JLRC »
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 02, 2004, 11:09:03 pm »
Colossal  :shock:  :wink:

E agora que tal uns barquinhos britânicos?
"History is always written by who wins the war..."
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 02, 2004, 11:12:29 pm »
Parece que troquei uma imagem. Vamos lá a ver se sai uma imagem bonita do Yamato.

 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 02, 2004, 11:18:11 pm »
Caros companheiros
Tenho pena que não possa mostrar umas imagens e esquemas dos destroços do Yamato, mas o photobucket não quer, nada feito. Já agora, vocês que são mais entendidos nisto digam-me o que faço às imagens já colocadas? Julgo que se fizer delete elas desaparecem do forum mas se continuar assim, fico com muitas imagens no photobucket.
Cumprimentos
JLRC
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 02, 2004, 11:39:42 pm »
Citação de: "Spectral"
( acho que o 3º navio da classe Yamato começou a sere alterado ainda nas docas para porta-aviões, mas não foi concluído).


Caro Spectral

O Shinano, que deveria ser o 3º couraçado da classe Yamato, foi transformado em porta-avíões na sequência do desastre de Midway. Foi completado em 1944 e estava em acabamentos quando deixou Yokosuka a 28-11-44, escoltado pelos destroyers Hamakaze, Isokaze e Yukikaze e na madrugada do dia seguinte foi atingido por 4 torpedos do submarino USS Archerfish. Devido à falta de treino da tripulação, portas abertas dos compartimentos estanques e não terem sido ainda montadas as bombas de sucção de água, Shinano voltou-se e afundou-se cinco horas depois do ataque do USS Archerfish.



O Shinano foi o maior porta-aviões construído até à construção do Forrestal.


D: 64 800 sd (72 000 pc)   V: 27 nós
Dim: 266 x 36,3 x 10,4 m   Trip: 2 400 h.

Cumprimentos
JLRC
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 03, 2004, 12:22:10 am »
Citação de: "komet"

E agora que tal uns barquinhos britânicos?


Então aqui vai o Hood



Há quem afirme que a salva fatal foi uma de 203 mm disparada pelo Prinz Eugen.

Cumpts
JLRC
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 03, 2004, 12:58:35 am »
@komet: sim essa é a beleza dos "what if". Ambos os lados cometeram erros terríveis ( se as forças aéreas aliadas em vez de atacar as cidades tivessem bombardeado os campos petrolíferos da Roménia a guerra poderia ter acabado em 1944), que apenas depois das hostilidades foi possível verificar ( alguns, porque outros eram flagrantes na altura).


@JLRC:Sim também já tinha visto esse rumor. De qualquer maneira foi um tiro com muita sorte, porque perfurou a blindagem do Hood precisamente pelo seu ponto mais fraco (esta falha já tinha sido identificada pelos ingleses)  até chegar ao paiol das munições.

----

O meu navio favorito inglês da 2ªGM é o couraçado HMS Warspite, da classe Queen Elizabeth.



Foi construído como um couraçado rápido durante a 1ªGM. Participou na batalha da Jutlândia, em que foi atingido por 13 projectéis pesados, e o seu leme bloqueou, tendo então efectuado involuntariamente uma volta completa em frente da frota alemã! Os rumores são que o leme desbloqueou depois de receber um novo tiro.

Durante as duas guerras foi modernizado duas vezes. Para terem uma ideia das mudanças, comparem a foto acima ( posterior à primeira modernização), com esta, da sua configuração original:


Na 2ªGM:

-Participou nas batalhas navais de Narvik, em Abril de '40, onde em atacou tropas alemãs e em conjunto com destroyers ingleses destruiu 8 destroyers alemães.

-Foi o navio almirante da frota do Mediterrâneo, tendo participado em todas as batalhas de superfície nesse teatro, na qual se destaca a Batalha de Matapão, em que destruiu 2 cruzadores italianos num combate nocturno, e a batalha de Calabria, em que atingiu um couraçado italiano a 21 km de distância ( talvez o tiro mais longe de sempre). Durante muito tempo foi o único navio capital no Mediterrâneo, devido ao afundamento dos outros couraçados pelos submarinos e homens-rã. Durante a evacuação de Creta foi severamente atingido por aviões alemães.

-Reparado em New York, foi enviado para o Índico para enfrentar os japoneses, mas não viu acção.

-Voltou ao Mediterrâneo em '43, participando nos bombardeamentos navais dos desembarques na Sicília e em Salerno/Nápoles. Neste útlimo teve a "honra" de ser o primeiro navio a ser atingido ( causando graves danos) por uma bomba controlada por rádio.

-Em 1944, estava reparado e participou nos bombardeamentos da Normandia, tendo passados poucos dias sido atingido por uma mina, mas continuou na sua missão.

-Em 1946, foi vendido para sucata, mas a caminho do estaleiro onde ia ser desmantelado, teve a sua última actuação, encalhando num banco de areia! Teve de ser desmantelado no local...

Recebeu 14 "battle honors" da RN, e foi sem dúvida o couraçado que mais combates viu durante a 2ªGM.


PS: descobri um novo serviço de imagens na net.
http://www.imageshack.us/
Basta carregar no "procurar",  selecionar o ficheiro e já está! E o melhor é que não tem absolutamente limite nenhum ao número de imagens, nem ao tempo que elas lá possam ficar!
No photobucket, se tirarmos as imagens, os outros depois não as poderão ver.

Cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 03, 2004, 01:21:45 am »
Têm fotos do russo "Marat"? Afundado por um voo de 40 Ju-87 "Stuka" (entre eles o famoso ás Hans Ulrich Rudel)?

Fica aqui um pequeno excerto da missão, relatada pelo próprio:



Citar
"Foi terrível. Havia explosões por todos os lados. O céu parecia estar repleto de cascalhos. Eu estava me sentin-do muito mal e o vôo foi uma tortura. (...) O mergulho, num ângulo de 70º a 80º, tirou o meu fôlego. Eu tinha o "Marat" em minha mira, ele se aproximava cada vez mais
 
mais rápido. O navio se tornava cada vez maior. Eu via as bocas de suas armas antiaéreas apontando ameaçadora-mente para mim. (...) Não havia tempo para me preocupar com o fato de que um tiro direto de flak poderia me partir em pedaços. O "Marat" já preenchia completamente meu visor. Os marinheiros corriam pelo deck do navio, alguns carregando munições. Um dos canhões virou em minha direção e começou a disparar. Neste momento eu apertei o botão que liberava a bomba. Puxei o manche para trás com toda minha força, na tentativa de tirar o avião do mergulho, já que minha altitude era de apenas 300 metros. A bomba de 1.000kg que tinha acabado de soltar não poderia ser lançada de uma altitude inferior a 1.000 metros sob o risco de destruir o bombardeiro. Mas eu não estava me importando com isso. Eu queria atingir o "Marat" - nada mais.
Embora eu puxasse o manche como um louco, eu tinha a sensação que o avião não estava me obedecendo. Eu estava quase perdendo os sentidos. Havia uma sensação terrível em minha cabeça e estômago, quando eu escutei a voz excitada de meu artilheiro-de-ré: 'Herr Oberleutnant, o navio explodiu!´ Eu me virei lenta-mente. Lá estava o "Marat" atrás de uma nuvem de fumaça quase impenetrável de 400 metros."

Ao finalizar seu mais bem sucedido ataque, Rudel, descendo dos céus em um ângulo de 90º, saiu do mergulho a apenas 4 metros da superfície da água! "Somente nesse momento eu percebi que ainda estava vivo" - ele afirmou bem depois.




O "Marat"


Ju-87
"History is always written by who wins the war..."
 

*

FinkenHeinle

  • Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
Re: Navios de guerra famosos
« Responder #11 em: Julho 03, 2004, 01:30:21 am »
Citação de: "JLRC"
Caros companheiros

Vou abrir um novo tópico referente a navios de guerra que fizeram história e que por diversos motivos ficaram famosos

Vou começar com um bem conhecido :

Biimarck, couraçado da Marinha alemã. A 24-05-41, afundou o HMS Hood á 3ª salva e avariou o couraçado HMS Prince of Wales, acompanhado pelo cruzador pesado Prinz Eugen. Afundado pelos couraçados britânicos HMS King George V e HMS Rodney e pelo cruzador HMS Dorsetshire a 27-05-41, depois de atacado por aviões Swordfish dos porta-aviões britânicos HMS Victorious e HMS Ark Royal e pelos destroyers da 4th Flotilla. Só se salvaram 118 tripulantes.



Cumprimentos
JLRC


Eu particularmente acho que a Kriegsmarine deveria ter usado o Bismark junto com uma Força Tarefa, de modo à superlativizar suas excevelntes qualidades...
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle
_________________
"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo." (AYRTON SENNA)
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Navios de guerra famosos
« Responder #12 em: Julho 03, 2004, 02:06:59 pm »
Já que falámos várias vezes no Prinz Eugen, aqui vai então uma imagem dele. Na minha opinião foi um dos melhores e dos mais belos cruzadores da WW II.
Algumas das suas características :
Entrou ao serviço em 01-08-40
D : 14.800 tsd, 19.800 tpc.      V : 32,5       
Dim : 212,5 x 21,8 x 7,2 m.
A : 8/203 (II x 4) - 12/105 (II x 6) - 17/40 AA - 12/37 AA (II x 6) - 28/20 AA - 12 TLT/533 (III x 4).
Equip. aeronáutico: 4 hidraviões Arado Ar 196, 1 catapulta.
P : cintura : 80 mm, coberta blindada : 50 mm, torres : 50-150 mm, ponte de comando : 150 mm.
M : 12 caldeiras La Mont ou Schultz, 3 turbinas a vapor com engrenagens Deschimag (Germania Prinz Eugen), 3 veios, 3 hélices. 136.000 cv.
Combustível: 4.250 t.       DT : 7.200/20
Trip : 1.600 h.
Observações : Esta classe era um desenvolvimento da classe Hipper, distinguindo-se daquela por apresentarem uma proa de "clipper atlântica" e a parte superior da chaminé, proeminente. O hangar dos hidroaviões também era maior e podiam transportar 900 soldados. O Prinz Eugen sobreviveu à guerra e afundou-se a 15-11-47, após ter sobrevivido à explosão de uma bomba A no atoll de Bikini.

 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 03, 2004, 09:47:24 pm »
O "Prinz Eugen" também foi um dos navios que efectuou a famosa "Channel Dash", em que toda a frota nazi concentrada em Brest passou para a Alemanha pelo Canal da Mancha, "debaixo das barbas"  dos ingleses .  :wink:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Navios de guerra famosos
« Responder #14 em: Julho 03, 2004, 10:47:48 pm »
Caros companheiros

Em relação ao Prinz Eugen, quero contar uma história que poderá servir de exemplo para nós.
Como disse anteriormente, este cruzador após a guerra foi dado à US Navy, que o utilizou nas experiências atómicas do atoll de Bikini. Em 12-11-47 sobreviveu à explosão de uma bomba atómica, utilizada para os americanos verem qual a resistência de uma esquadra ao rebentamento de uma bomba atómica (bomba A) mas 3 dias depois afundou-se. No mesmo teste, o porta-aviões Saratoga, por exemplo, afundou-se. Muitos anos mais tarde (julgo que nos anos 80), uma equipa de mergulhadores da Bundesmarine, recuperou um veio e respectiva hélice do Prinz Eugen e têm-nos em exposição no Museu da Marinha em Wilhelmshaven.
Será que ainda existem restos do Afonso de Albuquerque? Em caso afirmativo não poderiamos recuperar qualquer parte do navio e expô-lo no nosso Museu da Marinha?
Deixo-lhes esta minha ideia que não sei se será demasiado irrealista. Poderiamos por exemplo liderar uma campanha para isso. Era uma boa atitude por parte do Forum.
Cumprimentos
JLRC

PS: Eu tinha uma fotografia do memorial mas não a consigo encontrar, julgo que a perdi quando tive que formatar o disco. O que não tinha em CD foi-se e se calhar a fotografia foi uma delas. Mas vou tentar encontrá-la.