PSP concurso 2006, etc (opiniões)

  • 49 Respostas
  • 19082 Visualizações
*

pinto

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
PSP concurso 2006, etc (opiniões)
« em: Abril 09, 2006, 06:20:49 pm »
Boas,tenho 24 anos e gostaria de concorrer à psp,alguem tem conhecimento se e quando vai abrir o concurso de 2006.tem havido todos os anos e este ainda não abriu poque está a ser gasto euros nesta nova coorporação de bombeiros,e foi adiado o concurso para a psps,agradecia quem tiver informações,me ajude. :D
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 09, 2006, 11:43:47 pm »
pinto, segundo o que agora se pretende fazer, os investigadores da PSP passaram tambem a ser inspectores tal como na PJ.
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
Re: PSP concurso 2006, etc (opiniões)
« Responder #2 em: Abril 10, 2006, 04:40:27 pm »
Citação de: "pinto"
Boas,tenho 24 anos e gostaria de concorrer à psp,alguem tem conhecimento se e quando vai abrir o concurso de 2006.tem havido todos os anos e este ainda não abriu poque está a ser gasto euros nesta nova coorporação de bombeiros,e foi adiado o concurso para a psps,agradecia quem tiver informações,me ajude. :D



O concurso da PSP este ano já abriu caro amigo.Possivelmente só para o ano que vêm,eu já me informei disso,mas o melhor é mesmo telefonares para lá.

abraços

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 11, 2006, 02:31:42 am »
Neste momento está a decorrer um CFA (Curso de Formação de Agentes) que terminará lá para os fins de Julho.
É de todo improvavel que venham a abrir novo concurso ainda este ano.

Citar
pinto, segundo o que agora se pretende fazer, os investigadores da PSP passaram tambem a ser inspectores tal como na PJ.

Nada disso. Na PSP não existe esse posto, Inspector.
O pessoal da IC está integrado nos quadros normais e não existe nenhuma carreira paralela especifica dessa area de actuação. São agentes, subchefes, chefes e oficiais, tal como todos os outros.
::..Trafaria..::
 

*

pinto

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
Re: PSP concurso 2006, etc (opiniões)
« Responder #4 em: Abril 11, 2006, 06:09:47 am »
Citar
O concurso da PSP este ano já abriu caro amigo.Possivelmente só para o ano que vêm,eu já me informei disso,mas o melhor é mesmo telefonares para lá.

abraços


Para terminar em julho o curso que tá a decorrer teve de começar o ano passado porque o curso é de 9 meses!
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 11, 2006, 08:03:56 pm »
Trafaria, eu falei sobre planos do que se pretende fazer!

Estão a haver discussões no seio do MAI sobre a IC da PSP, e ao que tudo indica a planos para que os investigadores das EIC da PSP passem a ser denominados Inspectores tal como na PJ.

e ja agora, os subchefes e os chefes não são oficiais?  :P
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 11, 2006, 08:26:04 pm »
Citação de: "3520"

e ja agora, os subchefes e os chefes não são oficiais?  :P



Não, a categoria é mesmo Chefes (engloba chefe e subchefe)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 11, 2006, 09:54:39 pm »
Pronto então estou esclarecido  :wink:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 11, 2006, 11:47:28 pm »
Citação de: "3520"
Trafaria, eu falei sobre planos do que se pretende fazer!

Estão a haver discussões no seio do MAI sobre a IC da PSP, e ao que tudo indica a planos para que os investigadores das EIC da PSP passem a ser denominados Inspectores tal como na PJ.

e ja agora, os subchefes e os chefes não são oficiais?  :P

Os chefes (como foi dito, categoria que inclui subchefes) são os "sargentos" da PSP. Mas antigamente (até 89/90) Chefe era oficial (Chefe de Esquadra). Francamente nao gostei da troca, era uma designação histórica, carismática...

Quanto à carreira especifica para a IC da PSP tudo quanto sei é através da conversa de caserna e julgo que tudo se resume a isso. Pessoalmente acho que não é uma coisa boa; restringe em muito as opcções e oportunidades do pessoal. É que uma das coisas boas que a PSP oferece é a diversidade de funções. A existir essa carreira ela afunilava a vida profissional de quem nela entraria... seria aquilo e só aquilo, para o bem e para o mal.

Fala-se sim em alterar a designação do posto de subcomissário e comissário para inspector e inspector-chefe, respectivamente, para os colocar "em linha" com as suas congeneres europeias.
::..Trafaria..::
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 12, 2006, 11:08:20 am »
Trafaria hoje em dia o que se quer é que cada agente tenha a sua função, já acabou o tempo em que um policia com a qualificação só ate ao 10º fazia de tudo um pouco.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 15, 2006, 06:53:58 pm »
Citação de: "3520"
Trafaria hoje em dia o que se quer é que cada agente tenha a sua função, já acabou o tempo em que um policia com a qualificação só ate ao 10º fazia de tudo um pouco.

Não foi isso que eu disse!
Eu já desempenhei 3 tipos de funções bem distintas dentro da PSP e em todas elas me senti bem e realizado profissionalmente. Todas elas foram precedidas de formação especifica, mas nenhuma delas era uma carreira em si, estanque, o que me permitiu sair sem prejuizo de carreira e experimentar outras coisa interessantes e que na PSP abundam.
::..Trafaria..::
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 16, 2006, 12:47:36 am »
Citar
Não foi isso que eu disse!
Eu já desempenhei 3 tipos de funções bem distintas dentro da PSP e em todas elas me senti bem e realizado profissionalmente. Todas elas foram precedidas de formação especifica, mas nenhuma delas era uma carreira em si, estanque, o que me permitiu sair sem prejuizo de carreira e experimentar outras coisa interessantes e que na PSP abundam.


Pois, mas se repararmos bem, os agentes não têm tendencia em mudar de funções durante a sua carreira na PSP optando sempre por aquilo que escolheram inicialmente, até mesmo porque a propria PSP não o permite com facilidade, salvo os casos dos agentes que tiraram o "curso" do CI que muitas das vezes devido a facto de a esquadra da sua terra natal não comportar CI têm que escolher forçosamente outra via dentro da PSP.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 18, 2006, 01:28:39 am »
Bem, é notório que você não conhece a PSP.
O CI é uma unidade de reserva sedeada em Lisboa com 2 extensões, uma no Porto outra em Faro.

Os agentes da PSP não “optam”; isto no sentido de que ninguém pode dizer, garantindo, que vai para esta ou para aquela função dentro da policia. Mas pode tentar se e quando a oportunidade surgir.

Terminado CFA a norma é todo o pessoal ir para o serviço policial urbano (esquadras) e em geral todo para a área de Lisboa.
Depois, se estiver interessado, aguarda pelos concursos internos para as mais variadas unidades e serviços como o GOE, CI, CSP… etc…

um abraço
::..Trafaria..::
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 18, 2006, 07:47:07 pm »
Sim mas, aquilo que eu quis dizer é que apesar de que a PSP ter varias areas interessantes e que da a possiblidade de um agente escolher ( dentro do possivel ), a verdade é que esse agente fica sempre limitado isto se preferir voltar há esquadra da sua terra natal, por isso esse agente será obrigado a seguir outros caminhos na PSP.

Aquilo que disse foi pura e simplesmente opinativo, uma vez que ainda tenho "uma certa ignorancia" em certos aspectos.  

Abraços  :wink:
 

*

TikinhO

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 13, 2006, 07:26:20 pm »
Mas as candidaturas para a PSP quando é que abrem? (mais ou menos o més que costuma estar aberto o concurso)

E já agora para a GNR é quando?