Casa C-212B-2/E2 Aviocar

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TaGOs

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Casa C-212B-2/E2 Aviocar
« em: Janeiro 24, 2006, 09:33:47 pm »
Boas.

Encontrei estas fotos no site airliners.net.






Alguem me sabe dizer o que é aquilo na cauda?


Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 24, 2006, 10:43:42 pm por TaGOs »
 

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luis filipe silva

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« Responder #1 em: Janeiro 24, 2006, 09:54:46 pm »
É um MAD detector de anomalias magnéticas.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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TaGOs

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« Responder #2 em: Janeiro 24, 2006, 10:03:58 pm »
Para que isso serve? O C-295 Tambem vai fazer isso?
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #3 em: Janeiro 25, 2006, 01:40:25 am »
É o Aviocar "16524" de pesquisa geofísica, pertencente à Esq. 401 "Cientistas".

O espigão presente na cauda é, de facto, um Detector de Anomalias Magnéticas ou MAD (Magnetic Anomaly Detector). O MAD é usado para detectar as diferenças existentes no campo magnético da Terra, quer essas diferenças sejam naturais ou causadas pelo Homem. Este sensor funciona como uma espécie de detector de metais; sobre terra pode pesquisar o solo em busca de formações minerais, lençóis de água, etc, através da alteração que estes elementos produzem no campo magnético.

No entanto, o MAD é geralmente associado às aeronaves de luta anti-submarina, isto porque o casco metálico do submersível perturba e interfere no campo magnético natural da Terra. Daí que em quase todas os aviões de ASW se note a presença do "MAD boom" na cauda, uma localização onde a radiação eléctrica produzida pelos equipamentos a bordo da aeronave é menor tornando, por conseguinte, a detecção de anomalias mais eficaz e o risco de auto-interferências menos acentuado.

O campo magnético da Terra produz um constante ruído de fundo, se assim se pode chamar. O MAD permite ao avião alinhar-se com esse mesmo ruído. Qualquer perturbação no mesmo é indício da presença de algo que está a alterar o campo magnético. Numa aeronave ASW, por exemplo, é necessário estar muito próximo do alvo para que ocorra a sua identificação através da mudança que causa a nível magnético.

Em relação à questão se o C-295 também será equipado com um MAD, há a hipótese de os dois aparelhos destinados a vigilância marítima poderem dispôr deste sensor até porque se encontra dentro das capacidades da aeronave mas ainda é cedo para haverem mais dados concretos a esse respeito.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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« Responder #4 em: Fevereiro 25, 2006, 12:02:41 am »
Essa avião ainda voa mas o equipamento tá obsoleto e já n esta montado no avião.
 

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Lightning

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« Responder #5 em: Fevereiro 25, 2006, 12:05:27 am »
Quanto ao C295 acho k só virá em versão transporte tactico, fotografia aérea e vigilancia maritima, mas quando eles chegarem logo se verá.
e quanto à guerra electronica, e à instrução de navegadores, era tudo versões do velhinho C212 sabem algo sobre s o C295 tb terá... acho k n.