Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)

  • 52 Respostas
  • 15676 Visualizações
*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #45 em: Março 09, 2011, 06:45:37 pm »
Citação de: "PCartCast"
Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.
A receptividade deste tópico foi nula, ou seja, não foi favorável... Nem desfavorável (Exceto por tua parte).

Citação de: "PCartCast"
A guiana e restantes territórios franceses, Ingleses e Holandeses foram referendados e preferiram permanecer sob administração das já respectivas potências.
Esse foi o erro de Portugal, não fez um referendum, simplesmente abriu a porteira e disse "Vão!", e o que se seguiu foi um descontrole. Creio eu, um referendum bem elaborado poderia mostrar um resultado bem diferente.

Citação de: "PCartCast"
Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
Mas a Commonwealth existe. E não por meras questões de conveniência.
 
Citação de: "PCartCast"
Alemanha, Reino-Unido, França e até mesmo a Itália 5 das maiores potências económicas do mundo.... Têm dúvidas???
A Itália faz parte dos PIIGS, junto com Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. Estão no "Grupo de Risco" da UE, e a continuidade dos PIIGS na UE (ou não) depende do que for decidido em Bruxelas.

Citação de: "PCartCast"
O seu desconhecimento da realidade europeia é surreal....
Mas eu explico..... O projecto de construção europeia é exactamente nesse sentido, dentro de 200 anos não vai existir Portugal, Espanha nem Alemanha etc.... etc e tal. Era a isso que me estava a referir.
E você ainda acha que isso vai dar certo? Há muito nacionalismo incrustado no povo europeu, inclusive das partes mais "desenvolvidas". Eu não acho que os portugueses vão querer que Portugal seja dissolvido e perca sua identidade dentro da Europa. E o mesmo eu digo dos espanhóis, alemães, suíços, e até dos liechtensteinenses.

Citação de: "Snowmeow"
Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.
Eu duvidei disso por acaso? Já em relação à Espanha, bem... Vou reservar meus comentários a mim mesmo, já que você diz que eu desconheço a realidade Europeia de modo surreal e até cômico, mas você pode ver por aí o que muitos foristas acham dessa "relação íntima" de Portugal com Espanha.

Citação de: "PCartCast"
Boa sorte.
Obrigado. Sei que não será fácil, mas se fosse fácil não seria legítimo.
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #46 em: Março 09, 2011, 08:46:36 pm »
Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.
A receptividade deste tópico foi nula, ou seja, não foi favorável... Nem desfavorável (Exceto por tua parte).

Já houve reacções menos favoráveis.... :( .
Como já disse noutro tópico reconheço no entanto a má descolonização em relação a alguns territórios.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "PCartCast"
Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
Mas a Commonwealth existe. E não por meras questões de conveniência.

Penso que a CPLP deve caminhar nesse sentido e tem o meu apoio incondicional. Em qualquer dos meus post nunca disse que sou contra a Lusofonia  :), são sim membros da EFTA, juntamente com a Islândia e a Noruega. é de referir que a Suíça nem sequer aderiu a zona económica europeia, aproveitando-se dos acordos estabelecidos com o Licheinstein para contornar e parcialmente usufruir da mesma.

Eu também não quero que Portugal seja dissolvido, os que já leram os meus posts neste forúm sabem que defendo o meu País com unhas e dentes (e com o sangue destes também). Mas a construção europeia é uma construção de e com respeito, não se pretende eliminar culturas (existem leis comunitárias contra isso, as mesmas que deram um puxão de orelha á Espanha na questão de Olivença).... A construção é sim uma construção de cooperação social e económica de todos para todos. Tenho bastante mais medo que os filhos dos meus filhos falem espanhol devido a uma fusão (ou anexação como lhe quiser chamar) com a Espanha (já tive algumas picardias aqui neste forúm por causa desta temática), do que simplesmente deixarem de usar o português, simplesmente porque, como já disse, a construção europeia não é no sentido de eliminar culturas.... mas sim de as preservar, algo que a Espanha ainda não compreendeu.

Citação de: "Snowmeow"
Citação de: "Snowmeow"
Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.
Eu duvidei disso por acaso? Já em relação à Espanha, bem... Vou reservar meus comentários a mim mesmo, já que você diz que eu desconheço a realidade Europeia de modo surreal e até cômico, mas você pode ver por aí o que muitos foristas acham dessa "relação íntima" de Portugal com Espanha.

Queira você comprovar, que por mera coincidência do acaso, eu sou um deles :)

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #47 em: Março 09, 2011, 10:01:30 pm »
Bom apesar de ter sido interessante e já estarem mais calmos  :twisted:

 :mrgreen:  Fique bem e vá em paz  :lol:
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #48 em: Março 09, 2011, 11:42:24 pm »
Citação de: "Lusitanian"
Está a falar a sério? Ainda não conpreendeu os objectivos de uma Lusitânia? É juntar aquilo que devia ser um povo, não tem nada a haver com nós a sermos brasileiros e vice-versa. Daí eu ter dito, mais uma vez, que se devia preservar a cultura de cada país lusofono (ou região como refiro no primeiro post deste tópico), e não andar a promover cultura de outros noutras regiões, para evitar choques culturais. Se não, o Alentejo por esta altura já estava a reclamar, e os Açores tambem. E até Barrancos com os seus touros (mas isso já é outra história).

Eu compreendo os objectivos de uma CPLP, que apoio, apoio também os desenvolvimento económico mútuo dos PALOP....

Mas não concordo que se voltem a cometer erros do passado apenas por causa de orgulho estúpido.... Erros como o ''Orgulhosamente Sós?'' que nos impediu de ser, quiçá, uma potência europeia, isto apesar de termos beneficiado, minimamente mas beneficiamos, do plano Marshall do pós 2ª Guerra Mundial....

Economicamente, e também politicamente, estamos mais perto da Europa do que do mar de Timor ou dos trópicos....
Salazar cometeu o seu maior erro ao presumir que poderia sobreviver apenas com os, seus, territórios Ultramarinos, foi o maior erro de Portugal no séc XX :twisted: [/quote]

Veja as declarações recentes do Exm.º Sr. Presidente de Angola. E depois diga-me se pensa que ainda é possível.

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #49 em: Março 10, 2011, 10:39:07 pm »
Citar
Eu compreendo os objectivos de uma CPLP, que apoio, apoio também os desenvolvimento económico mútuo dos PALOP....

Mas não concordo que se voltem a cometer erros do passado apenas por causa de orgulho estúpido.... Erros como o ''Orgulhosamente Sós?'' que nos impediu de ser, quiçá, uma potência europeia, isto apesar de termos beneficiado, minimamente mas beneficiamos, do plano Marshall do pós 2ª Guerra Mundial....

Economicamente, e também politicamente, estamos mais perto da Europa do que do mar de Timor ou dos trópicos....
Salazar cometeu o seu maior erro ao presumir que poderia sobreviver apenas com os, seus, territórios Ultramarinos, foi o maior erro de Portugal no séc XX .
Porque haveria eu de querer que o mesmo erro do passado volte a ensombrar a alma dos portugueses??? Cria-se uma Lusitânia e em vez de se dar um passo em frente, mesmo que vagarosamente, damos dois atrás, e cometemos os mesmos erros do passado??

A convivência das nações Lusas sob uma única tutela já aconteceu, e não correu bem. O Brasil separou-se de Portugal de livre e espontânea vontade. Goa e os restantes territórios da Índia foram capturados. E os restantes países que outrora foram parte de Portugal nem com a garantia de que seriam independentes do pó 25 de Abril deixaram de fazer emboscadas e aos militares portugueses que por essa altura estavam apenas a assegurar a transição. Pergunto eu, ''O mar Salgado, quantas gotas do teu Mar Salgado são lágrimas de Portugal???''


Entendo perfeitamente o que disse...aliás nem posso contrariar mesmo que o quisesse. Tem razão e concordo com o que disse (quando li o que está a sublinhado e lembrei de tudo o que Portugal fez e sofreu apeteceu-me deitar uma lágrima de tristeza e nostalgia).

Citar
Ainda á dois dias atrás vi o Eduardo dos Santos a acusar Portugal dos movimentos recentes em Angola.... e você fala-me em Lusitânia??? Uma vez mais, concordo com a CPLP e até com algo mais..... Não concordo com mais sofrimento.... apenas por orgulho.
Citar
Veja as declarações recentes do Exm.º Sr. Presidente de Angola. E depois diga-me se pensa que ainda é possível.
Isso deixou-me surpreso e curioso. Não ouvi nem li essa noticia, se é que ela foi noticiada em Portugal. Consegue arranjar um artigo (link) para eu ver? Estou curioso em ler essa noticia, no entanto vou pesquisá-la. Não dúvido do que diz, mas quando um Presidente diz isso tenho que ver com os meus próprios olhos.  :|
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #50 em: Março 11, 2011, 01:35:34 am »
Infelizmente também não encontro nada, mas eu li no CM (em papel) e também vi algo na TV :), não encontro as outras.

*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #51 em: Março 11, 2011, 02:56:19 pm »
Meus dois cêntimos (Ou centavos, tanto faz) a respeito de Angola:

--Quem teria interesse na desestabilização da política de Angola, sabendo que o país está se desenvolvendo rapidamente, com investimento estrangeiro, na maioria português e brasileiro?
--Quem desejaria ver o fracasso na política de um país "filho" de Portugal e "irmão" do Brasil, causando complicações econômicas também em brasileiros e portugueses?
--Quem tem o poder de corromper até as pessoas mais santas, fazendo-as acreditarem que elas estão fazendo o correto, quando elas estão pondo tudo a perder?
--Quem conhece a possibilidade da potência que se pode tornar a federação formada a partir de Brasil, Portugal e Angola, e faria de tudo para impedir que isso acontecesse?
--Quem "divide para conquistar"?

Tenho dois suspeitos, com a possibilidade de uma terceira hipótese, que seria a dos dois suspeitos agindo juntos. E, creio eu, muitos aqui sabem de quem estou a suspeitar.

Se estou a falar besteira, me corrijam.
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: Uma Lusitania (e talvez o futuro de Portugal)
« Responder #52 em: Março 11, 2011, 03:39:30 pm »
Lol esse Bento é passado da cabeça. Como é que ele sabe que os angolanos que manifestaram em Portugal e noutros países (se realmente houve manifestação) não são angolanos? Chama-se isso Paranónia Cerebal Politica  :(  A sério, não sei mesmo.
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!