F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #180 em: Janeiro 17, 2024, 03:52:42 pm »
Não é necessariamente confiança no J-20. É mais que o J-20 aparenta ser mais furtivo que o Su-57, e o Su-57 tem um RCS frontal (estimado) equivalente ao de um Super Hornet "limpo" (que por sua vez não deve fugir muito do Rafale). Um Rafale com armamento irá sempre ter um RCS maior, enquanto que o armamento do J-20 é interno, não afectando o RCS. O Rafale teria acesso ao Meteor, e o J-20 ao PL-15 e o futuro PL-21. Mesmo assumindo que o Meteor é superior, a maior furtividade (teórica) do J-20, poderá ser o suficiente para detectar um Rafale e disparar primeiro. E isto sem falar do J-35, que é uma incógnita ainda maior.
Depois há a questão dos radares, que é outra incógnita.

São muitos "se's", mas nas avaliações estratégicas, estes se's contam muito.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #181 em: Janeiro 17, 2024, 04:22:38 pm »
Não é necessariamente confiança no J-20. É mais que o J-20 aparenta ser mais furtivo que o Su-57, e o Su-57 tem um RCS frontal (estimado) equivalente ao de um Super Hornet "limpo" (que por sua vez não deve fugir muito do Rafale). Um Rafale com armamento irá sempre ter um RCS maior, enquanto que o armamento do J-20 é interno, não afectando o RCS. O Rafale teria acesso ao Meteor, e o J-20 ao PL-15 e o futuro PL-21. Mesmo assumindo que o Meteor é superior, a maior furtividade (teórica) do J-20, poderá ser o suficiente para detectar um Rafale e disparar primeiro. E isto sem falar do J-35, que é uma incógnita ainda maior.
Depois há a questão dos radares, que é outra incógnita.

São muitos "se's", mas nas avaliações estratégicas, estes se's contam muito.

A estratégia do Rafale não é desaparecer, mas sim criar pequenos falsos positivos. O que limita a capacidade de "Lock".
Por exemplo o EA-18G Growler cria uma mancha de radar enorme o que torna impossível o radar inimigo ver algo dentro da mancha.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #182 em: Janeiro 17, 2024, 04:39:37 pm »
Não é necessariamente confiança no J-20. É mais que o J-20 aparenta ser mais furtivo que o Su-57, e o Su-57 tem um RCS frontal (estimado) equivalente ao de um Super Hornet "limpo" (que por sua vez não deve fugir muito do Rafale). Um Rafale com armamento irá sempre ter um RCS maior, enquanto que o armamento do J-20 é interno, não afectando o RCS. O Rafale teria acesso ao Meteor, e o J-20 ao PL-15 e o futuro PL-21. Mesmo assumindo que o Meteor é superior, a maior furtividade (teórica) do J-20, poderá ser o suficiente para detectar um Rafale e disparar primeiro. E isto sem falar do J-35, que é uma incógnita ainda maior.
Depois há a questão dos radares, que é outra incógnita.

São muitos "se's", mas nas avaliações estratégicas, estes se's contam muito.

A estratégia do Rafale não é desaparecer, mas sim criar pequenos falsos positivos. O que limita a capacidade de "Lock".
Por exemplo o EA-18G Growler cria uma mancha de radar enorme o que torna impossível o radar inimigo ver algo dentro da mancha.

Isto já não é tão eficaz com os mísseis que não precisam de lock para serem disparados. Depois podem receber o lock por data link ou então pela ativação dos sistemas próprios do míssil quando estão mais próximos. E o alvo não detecta o míssil porque ele vai quase o caminho todo em modo passivo. O problema é a perda de energia pelo atrito da própria atmosfera que vai retirando velocidade e torna-se mais fácil de evadir. Aqui o Meteor é dispar porque "liga o turbo" na parte final e és seguido por um míssil a Mach 3 em vez de um a Mach 1 ou 1.5.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #183 em: Janeiro 17, 2024, 04:48:13 pm »
O pessoal tem mais confiança no J-20 do que eu. Um "stealth" com canards não é stealth. É um bocadinho "stealth" de frente, vá.

O Rafale com canards e com uma só superfície vertical na traseira também nunca será stealth.

Então não vejas isto:



Fonte: https://www.boeing.com/defense/phantom-works/index.page#/media/digital-production-system?playlistVideoId=6312307057112
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #184 em: Janeiro 17, 2024, 05:10:37 pm »
O pessoal tem mais confiança no J-20 do que eu. Um "stealth" com canards não é stealth. É um bocadinho "stealth" de frente, vá.

O Rafale com canards e com uma só superfície vertical na traseira também nunca será stealth.

Então não vejas isto:



Fonte: https://www.boeing.com/defense/phantom-works/index.page#/media/digital-production-system?playlistVideoId=6312307057112

É porque são fixos. Se se mexerem criam ângulos que devolvem o sinal.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #185 em: Janeiro 17, 2024, 05:23:18 pm »
Canards fixos? Desconhecia que isso existia. Tens a certeza?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #186 em: Janeiro 17, 2024, 05:32:51 pm »
Não é necessariamente confiança no J-20. É mais que o J-20 aparenta ser mais furtivo que o Su-57, e o Su-57 tem um RCS frontal (estimado) equivalente ao de um Super Hornet "limpo" (que por sua vez não deve fugir muito do Rafale). Um Rafale com armamento irá sempre ter um RCS maior, enquanto que o armamento do J-20 é interno, não afectando o RCS. O Rafale teria acesso ao Meteor, e o J-20 ao PL-15 e o futuro PL-21. Mesmo assumindo que o Meteor é superior, a maior furtividade (teórica) do J-20, poderá ser o suficiente para detectar um Rafale e disparar primeiro. E isto sem falar do J-35, que é uma incógnita ainda maior.
Depois há a questão dos radares, que é outra incógnita.

São muitos "se's", mas nas avaliações estratégicas, estes se's contam muito.

A estratégia do Rafale não é desaparecer, mas sim criar pequenos falsos positivos. O que limita a capacidade de "Lock".
Por exemplo o EA-18G Growler cria uma mancha de radar enorme o que torna impossível o radar inimigo ver algo dentro da mancha.

Isto já não é tão eficaz com os mísseis que não precisam de lock para serem disparados. Depois podem receber o lock por data link ou então pela ativação dos sistemas próprios do míssil quando estão mais próximos. E o alvo não detecta o míssil porque ele vai quase o caminho todo em modo passivo. O problema é a perda de energia pelo atrito da própria atmosfera que vai retirando velocidade e torna-se mais fácil de evadir. Aqui o Meteor é dispar porque "liga o turbo" na parte final e és seguido por um míssil a Mach 3 em vez de um a Mach 1 ou 1.5.

Não é assim que o Meteor funciona.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #187 em: Janeiro 17, 2024, 05:44:05 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #188 em: Janeiro 17, 2024, 07:30:52 pm »
Não é necessariamente confiança no J-20. É mais que o J-20 aparenta ser mais furtivo que o Su-57, e o Su-57 tem um RCS frontal (estimado) equivalente ao de um Super Hornet "limpo" (que por sua vez não deve fugir muito do Rafale). Um Rafale com armamento irá sempre ter um RCS maior, enquanto que o armamento do J-20 é interno, não afectando o RCS. O Rafale teria acesso ao Meteor, e o J-20 ao PL-15 e o futuro PL-21. Mesmo assumindo que o Meteor é superior, a maior furtividade (teórica) do J-20, poderá ser o suficiente para detectar um Rafale e disparar primeiro. E isto sem falar do J-35, que é uma incógnita ainda maior.
Depois há a questão dos radares, que é outra incógnita.

São muitos "se's", mas nas avaliações estratégicas, estes se's contam muito.

A estratégia do Rafale não é desaparecer, mas sim criar pequenos falsos positivos. O que limita a capacidade de "Lock".
Por exemplo o EA-18G Growler cria uma mancha de radar enorme o que torna impossível o radar inimigo ver algo dentro da mancha.

Isto já não é tão eficaz com os mísseis que não precisam de lock para serem disparados. Depois podem receber o lock por data link ou então pela ativação dos sistemas próprios do míssil quando estão mais próximos. E o alvo não detecta o míssil porque ele vai quase o caminho todo em modo passivo. O problema é a perda de energia pelo atrito da própria atmosfera que vai retirando velocidade e torna-se mais fácil de evadir. Aqui o Meteor é dispar porque "liga o turbo" na parte final e és seguido por um míssil a Mach 3 em vez de um a Mach 1 ou 1.5.

Não é assim que o Meteor funciona.

Depois do booster acelerar o míssil o Ramjet é ativado e aqui reside o segredo. É um motor de fluxo variável que permite controlar a entrada de combustível no motor controlando a velocidade e conservando combustível para a fase final, ou seja, na realidade funciona um pouco como um turbo sendo que a injeção será de combustível e não de ar.

Ao contrário de outros mísseis que usam o combustível de forma co atuante e assim sendo são sujeitos à desaceleração do atrito com o ar sem combustível extra que possa ser usado na fase final para conferir nova energia ao veículo.

Porque é que acham que o Meteor tem 3x maior kill area que um AIM-120 no Typhoon?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #189 em: Janeiro 17, 2024, 07:44:08 pm »
Canards fixos? Desconhecia que isso existia. Tens a certeza?

Os do Viggen eram fixos com flaps na retaguarda. O problema do canards é que os aviões stealth têm que evitar ângulos retos. Se o canard se mexe vai acabar por criar ângulos de 90 º porque não podes desenhar a fuselagem para se mexer com os canard. Mas se o radar estiver de frente para o nariz do avião o problema criado é muito menos grave.

É o mesmo problema da cauda única nos caças . Uma cauda entra na fuselagem a 90°. Mas se tiveres duas já podes colocar as mesmas em ângulos diferentes evitando os ângulos retos.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #190 em: Janeiro 18, 2024, 07:36:35 pm »
O pessoal tem mais confiança no J-20 do que eu. Um "stealth" com canards não é stealth. É um bocadinho "stealth" de frente, vá.

O Rafale com canards e com uma só superfície vertical na traseira também nunca será stealth.

Então não vejas isto:



Fonte: https://www.boeing.com/defense/phantom-works/index.page#/media/digital-production-system?playlistVideoId=6312307057112

É porque são fixos. Se se mexerem criam ângulos que devolvem o sinal.


Não consigo abrir o link.
Mas a apresentação só faz sentido no âmbito de desenvolvimento de NGAD ou o equivalente da NAVY (6ª Geração).

Um e outro têm uma probabilidade muuuuito pequena de terem canards.
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #191 em: Janeiro 18, 2024, 08:53:14 pm »
Canards fixos? Desconhecia que isso existia. Tens a certeza?

Os do Viggen eram fixos com flaps na retaguarda. O problema do canards é que os aviões stealth têm que evitar ângulos retos. Se o canard se mexe vai acabar por criar ângulos de 90 º porque não podes desenhar a fuselagem para se mexer com os canard. Mas se o radar estiver de frente para o nariz do avião o problema criado é muito menos grave.


Idem para o Atlas Cheetah da África do Sul (refiro.me aos canards fixos)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #192 em: Janeiro 18, 2024, 10:33:46 pm »
Os canards do Kfir também são fixos.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #193 em: Janeiro 19, 2024, 03:03:46 pm »
Já ganhei o dia, sempre pensei que no Kfir/Atlas Cheetah os canards fossem normais, nunca pensei que fossem fixos.

Viver a aprender!
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #194 em: Janeiro 19, 2024, 03:17:56 pm »
https://pt.wikipedia.org/wiki/MBDA_Meteor
Portanto, Portugal fora

https://mil.in.ua/en/articles/meteor-potential-improvement-of-ukrainian-f-16/

Os F16 para a Ucrânia ainda vão acabar por ficar mais avançados. Como aliás outros F16 de Países que os receberam mais tarde que Portugal

Uma questão de ....interesse. Antes gastar 200 milhões com avionetas dos manos