Os 28 F16A/B MLU da FAP

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wyldething

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3180 em: Janeiro 26, 2024, 09:03:32 pm »
Contrato por ajuste direto para o fornecimento de componentes estruturais para a integração do sistema digital de aviso antecipado de ameaças radar (vulgo, Radar Warning Receiver - RWR) Elbit Systems SPS-45(V)5 na frota F-16M.

A responsabilidade da integração dos 4 sistemas adquiridos em 2022/23 caberá à OGMA, como é patente no documento.

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10510412
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/11574-2022-201678994

Da leitura das quantidades a fornecer parece-me óbvio que falamos de 26 F-16. Se calhar devia-se corrigir o nome deste tópico....  ;D

O sistema pode já fazer parte do pacote das células OCU que falta modernizar, ou não fazer parte deste contrato por ainda não ser possível aplicar
 

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Hawk20

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3181 em: Janeiro 26, 2024, 09:57:19 pm »
Contrato por ajuste direto para o fornecimento de componentes estruturais para a integração do sistema digital de aviso antecipado de ameaças radar (vulgo, Radar Warning Receiver - RWR) Elbit Systems SPS-45(V)5 na frota F-16M.

A responsabilidade da integração dos 4 sistemas adquiridos em 2022/23 caberá à OGMA, como é patente no documento.

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10510412
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/11574-2022-201678994

Da leitura das quantidades a fornecer parece-me óbvio que falamos de 26 F-16. Se calhar devia-se corrigir o nome deste tópico....  ;D

O sistema pode já fazer parte do pacote das células OCU que falta modernizar, ou não fazer parte deste contrato por ainda não ser possível aplicar
Possivelmente os sistemas serão para os 3 F-16 que estão em armazenamento e que poderão entrar ao serviço com registo 15145/15146/15147.
https://www.f-16.net/index.php?module=%20AircraftDB&func=display_airframe&id=1427&actype=F-16
https://www.f-16.net/index.php?module=%20AircraftDB&func=display_airframe&id=1441&actype=F-16
https://www.f-16.net/index.php?module=%20AircraftDB&func=display_airframe&id=1444&actype=F-16
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3182 em: Janeiro 26, 2024, 11:14:16 pm »
Contrato por ajuste direto para o fornecimento de componentes estruturais para a integração do sistema digital de aviso antecipado de ameaças radar (vulgo, Radar Warning Receiver - RWR) Elbit Systems SPS-45(V)5 na frota F-16M.

A responsabilidade da integração dos 4 sistemas adquiridos em 2022/23 caberá à OGMA, como é patente no documento.

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10510412
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/11574-2022-201678994

Da leitura das quantidades a fornecer parece-me óbvio que falamos de 26 F-16. Se calhar devia-se corrigir o nome deste tópico....  ;D

O sistema pode já fazer parte do pacote das células OCU que falta modernizar, ou não fazer parte deste contrato por ainda não ser possível aplicar

Devem ficar de fora 3 dos B. Um deles já tem a modificação visto ser o avião de testes/certificação.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3183 em: Janeiro 27, 2024, 02:02:48 pm »
Devem ficar de fora 3 dos B. Um deles já tem a modificação visto ser o avião de testes/certificação.

Correto. Quando a campanha de testes se iniciou em 2020, os novos RWR foram instalados no F-16B 15120 (que é a aeronave usada corriqueiramente para os testes e certificações) e no monolugar 15104. Partindo do princípio que os sistemas não serão desmontados destes dois caças, faltará ao restante par ser integrado noutros dois monolugares AM.
« Última modificação: Janeiro 27, 2024, 02:06:14 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3184 em: Janeiro 27, 2024, 03:51:24 pm »
Devem ficar de fora 3 dos B. Um deles já tem a modificação visto ser o avião de testes/certificação.

Correto. Quando a campanha de testes se iniciou em 2020, os novos RWR foram instalados no F-16B 15120 (que é a aeronave usada corriqueiramente para os testes e certificações) e no monolugar 15104. Partindo do princípio que os sistemas não serão desmontados destes dois caças, faltará ao restante par ser integrado noutros dois monolugares AM.

Bem visto  ;)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3185 em: Janeiro 27, 2024, 11:47:47 pm »
Devem ficar de fora 3 dos B. Um deles já tem a modificação visto ser o avião de testes/certificação.

Correto. Quando a campanha de testes se iniciou em 2020, os novos RWR foram instalados no F-16B 15120 (que é a aeronave usada corriqueiramente para os testes e certificações) e no monolugar 15104. Partindo do princípio que os sistemas não serão desmontados destes dois caças, faltará ao restante par ser integrado noutros dois monolugares AM.

Já tinha sido adquirido um sistema na altura dos testes. Acho que a ideia e ter as duas parelhas NATO equipadas com o novo sistema.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3186 em: Janeiro 28, 2024, 06:49:52 pm »
Já tinha sido adquirido um sistema na altura dos testes.

Foram adquiridos inicialmente 2 sistemas.

Citar
Está a decorrer até ao dia 21 de fevereiro, na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, a campanha de testes no solo e em voo do novo sistema de aviso antecipado de ameaças radar designado de SPS-45(V)5. Numa fase inicial, será instalado em duas aeronaves protótipo F-16 MLU com o objetivo de ser certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional.

https://emfa.pt/noticia-2867-


Acho que a ideia e ter as duas parelhas NATO equipadas com o novo sistema.

Sim, a ideia é para já ter entre 4 a 6 células equipadas com este RWR digital, portanto o suficiente para os destacamentos "Enhanced Air Policing" e/ou aeronaves atribuídas à NRF.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3187 em: Janeiro 28, 2024, 08:48:29 pm »
Para adquirir estes quatro “sistemas Radar ‘Warning Receiver SPS-45(V)5’” foi autorizada uma despesa até dois milhões e quatrocentos mil euros, “sem IVA incluído, a financiar em 2022 através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar (LPM)”.

Calma, 4 sistemas. Nada de esbanjar  ;)
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3188 em: Janeiro 29, 2024, 10:48:48 pm »
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=2099510&ext=.pdf

.... deve haver já ferrugem nas células de alguns F-16 da FAP....
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3189 em: Janeiro 29, 2024, 11:10:21 pm »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3190 em: Janeiro 30, 2024, 03:52:03 am »
Já tinha sido adquirido um sistema na altura dos testes.

Foram adquiridos inicialmente 2 sistemas.

Citar
Está a decorrer até ao dia 21 de fevereiro, na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, a campanha de testes no solo e em voo do novo sistema de aviso antecipado de ameaças radar designado de SPS-45(V)5. Numa fase inicial, será instalado em duas aeronaves protótipo F-16 MLU com o objetivo de ser certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional.

https://emfa.pt/noticia-2867-


Acho que a ideia e ter as duas parelhas NATO equipadas com o novo sistema.

Sim, a ideia é para já ter entre 4 a 6 células equipadas com este RWR digital, portanto o suficiente para os destacamentos "Enhanced Air Policing" e/ou aeronaves atribuídas à NRF.

É a filosofia do gripas: tal como as BD estão aptas a participar nas SNMG, estes caças ficam aptos a participar em missões… de retaguarda. Tudo equipado com o número mínimo de munições necessárias para a fotografia, porque mal dão para um único “engagement”.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3191 em: Janeiro 31, 2024, 12:05:58 am »
Já tinha sido adquirido um sistema na altura dos testes.

Foram adquiridos inicialmente 2 sistemas.

Citar
Está a decorrer até ao dia 21 de fevereiro, na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, a campanha de testes no solo e em voo do novo sistema de aviso antecipado de ameaças radar designado de SPS-45(V)5. Numa fase inicial, será instalado em duas aeronaves protótipo F-16 MLU com o objetivo de ser certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional.

https://emfa.pt/noticia-2867-


Acho que a ideia e ter as duas parelhas NATO equipadas com o novo sistema.

Sim, a ideia é para já ter entre 4 a 6 células equipadas com este RWR digital, portanto o suficiente para os destacamentos "Enhanced Air Policing" e/ou aeronaves atribuídas à NRF.

É a filosofia do gripas: tal como as BD estão aptas a participar nas SNMG, estes caças ficam aptos a participar em missões… de retaguarda. Tudo equipado com o número mínimo de munições necessárias para a fotografia, porque mal dão para um único “engagement”.

É um pouco diferente, visto que estes upgrades são feitos sobretudo com verbas próprias.

Pela FAP os F-16 estavam todos modernizados por esta altura. Mas os políticos preferiram o KC-390
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3192 em: Janeiro 31, 2024, 11:03:15 am »
Já tinha sido adquirido um sistema na altura dos testes.

Foram adquiridos inicialmente 2 sistemas.

Citar
Está a decorrer até ao dia 21 de fevereiro, na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, a campanha de testes no solo e em voo do novo sistema de aviso antecipado de ameaças radar designado de SPS-45(V)5. Numa fase inicial, será instalado em duas aeronaves protótipo F-16 MLU com o objetivo de ser certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional.

https://emfa.pt/noticia-2867-


Acho que a ideia e ter as duas parelhas NATO equipadas com o novo sistema.

Sim, a ideia é para já ter entre 4 a 6 células equipadas com este RWR digital, portanto o suficiente para os destacamentos "Enhanced Air Policing" e/ou aeronaves atribuídas à NRF.

É a filosofia do gripas: tal como as BD estão aptas a participar nas SNMG, estes caças ficam aptos a participar em missões… de retaguarda. Tudo equipado com o número mínimo de munições necessárias para a fotografia, porque mal dão para um único “engagement”.

É um pouco diferente, visto que estes upgrades são feitos sobretudo com verbas próprias.

Pela FAP os F-16 estavam todos modernizados por esta altura. Mas os políticos preferiram o KC-390

Os pilotos?
Os mesmos que querem os Tucanos em vez de actualizar F16 e outros meios que estão encostados, até sem manutenção?
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3193 em: Janeiro 31, 2024, 03:15:14 pm »
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=2099510&ext=.pdf

.... deve haver já ferrugem nas células de alguns F-16 da FAP....

Vacas....

Vamos ver se não é um negocio como o da Grécia.
Neste caso as doações de F-16 para Ucrânia vão ser feitas via Portugal.
 

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Subsea7

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3194 em: Janeiro 31, 2024, 09:21:40 pm »
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=2099510&ext=.pdf

.... deve haver já ferrugem nas células de alguns F-16 da FAP....

Vacas....

Vamos ver se não é um negocio como o da Grécia.
Neste caso as doações de F-16 para Ucrânia vão ser feitas via Portugal.

Qual é o negócio ?