Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3061 em: Junho 23, 2023, 03:47:30 pm »
Link:

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-portuguesa-recebe-primeiro-f-16-modernizado-pela-ogma

Não sei onde foram buscar isso, muito sinceramente. Muitas publicações devem guiar-se pela Wikipédia, sem ter atenção a mais nada. E ainda assim é preciso saber ler... ::)

O AN/APG-68(V)9 é o radar do F-16C/D Block 50/52, logo não podia ser o do MLU. O nosso é o AN/APG-66(V)2, bem mais limitado, e que durante o MLU foi actualizado para esta versão do AN/APG-66 original.

Além disso, nós operamos o AIM-120C-5, quem sabe até o C-7, e não o C-3, sem falar no disparate que são as menções no artigo do Cavok aos pods de contramedidas electrónicas AN/ALQ-211 AIDEWS e AN/ALQ-184 (utilizamos o AN/ALQ-131(V)).

A actualização MLU aproximou os F-16A/B Block 10 e 15 das capacidades dos mais tardios Block 40/50, mas não se tratou de uma equivalência ou equiparação total por si. Aliás, no próprio site da FAP encontra-se uma excelente explicação sobre isso:

Citar
(...) A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.

As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de:

- Novo computador de missão (Modular Mission Computer);

- Atualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2;

- Introdução de novos sistemas (...)

https://www.emfa.pt/aeronave-18-lockheed-martin-f16-am


Do que se fala para o futuro é da instalação do radar AESA AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) da Northrop Grumman. Para quando e de que forma? Pois, isso também eu gostaria de saber.

« Última modificação: Junho 23, 2023, 03:53:44 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3062 em: Junho 23, 2023, 05:53:17 pm »
Amigo Pescador, os nossos F-16 já passaram por um MLU; ou melhor, 25 células já foram modificadas, operando até a última versão de software - S2.2/3 - , faltando entretanto 3 monolugares para perfazer o total de 28 aeronaves. O que falta aos F-16 é a derradeira modernização para a versão Viper, no nosso caso F-16V Block 72 por operarmos um motor Pratt & Whitney.

Parecem coisas similares, mas não são: uma tratou-se de uma actualização de meia-vida operacional (Mid-Life Update, MLU), a outra é uma modernização (Upgrade), algo bem mais abrangente. Parecem jogos florais ou brincar com semântica, contudo neste caso específico não é. Só para que todos nos entendamos, por favor não leves a mal. ;)

A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...), portanto só foi pena o Pavio Curto não ter sido esperto e alegado que era para isso essencial que os F-16 estivessem mais modernos e bem armados, para ver se o programa de modernização para a versão Viper não estaria já em andamento. É que isto agora é só ir consultar o portal base do Governo e ver o fartar vilanagem dos milhões a sair praticamente todos os dias para as JMJ, e como diz o provérbio "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu". ::)

Citar
Subprojeto F-16MLU - Atualização de Software operacional (OFP) (R3.2):
- Instalação da OFP S2 nas aeronaves F-16.
- Entrega da OFP S2.3 tape 1 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3 tape 1 para testes em voo em Portugal.
- Entrega da OFP S2.3 tape 3 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3 tape 3 para testes em voo em Portugal.
- Entrega da versão final de produção da OFP S2.3 para testes em voo em Portugal.
- Entrega de documentação e publicações relativas à OFP S2.3
- Instalação da OFP S2.3 nas aeronaves F-16.
- Instalação de MIDS-JTRS em 16 aeronaves F-16.
- Entrega da OFP S2.3.1 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3.1 para testes em voo em Portugal

Parece que as TAPE´s estão um pouco atrasadas só em 2022 é que foram para OFP S2.3.

O MIDS-JTRS deu barraca, a USAF só vai disponibilizar o software lá para 2025. :(
« Última modificação: Junho 23, 2023, 05:58:48 pm por Red Baron »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3063 em: Junho 23, 2023, 06:27:04 pm »
A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...),

Mas podem fazer de outro modo, por exemplo em vez de estar em alerta na base podem andar a fazer voos de patrulha.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3064 em: Junho 23, 2023, 06:29:34 pm »
Citar
Subprojeto F-16MLU - Atualização de Software operacional (OFP) (R3.2):
- Instalação da OFP S2 nas aeronaves F-16.
- Entrega da OFP S2.3 tape 1 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3 tape 1 para testes em voo em Portugal.
- Entrega da OFP S2.3 tape 3 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3 tape 3 para testes em voo em Portugal.
- Entrega da versão final de produção da OFP S2.3 para testes em voo em Portugal.
- Entrega de documentação e publicações relativas à OFP S2.3
- Instalação da OFP S2.3 nas aeronaves F-16.
- Instalação de MIDS-JTRS em 16 aeronaves F-16.
- Entrega da OFP S2.3.1 SIL Test Version.
- Entrega da OFP S2.3.1 para testes em voo em Portugal

Parece que as TAPE´s estão um pouco atrasadas só em 2022 é que foram para OFP S2.3.

Já há vários F-16M a voar com a S2.3, para lá dos protótipos 15109 e 15144. Estou é proibido de dizer quantos para já.

Segundo o PF:

Citar
(...) A Tape 2.3 irá aportar uma melhoria nas capacidades ofensivas dos F-16M portugueses, quer na vertente de luta aérea, quer no ataque a alvos de superfície. (...)

http://www.passarodeferro.com/2022/05/novo-software-dos-f-16m-da-fap-em.html

Por isso não é de estranhar a notícia da aquisição das SDB I.


O MIDS-JTRS deu barraca, a USAF só vai disponibilizar o software lá para 2025. :(

Pois. Os EUA estão cientes da nossa intenção de operar o F-16 MLU até 2035, e andam a forçar-nos "delicadamente" a seguir para o Viper através das FMS, comprando assim o pacote completo e não apenas uma parte, dado o alargado espectro de alterações que apenas a instalação do MIDS-JTRS irá acarretar.

Citar
A integração do sistema Multifunction Information Distribution System — Joint Tatical Radio System (MIDS JTRS) na Operational Flight Program (OFP) das aeronaves F -16 MLU é vital para continuar a garantir a capacidade de navegação tática — TACAN, de comunicação militar Link-16 e dar cumprimento aos mandatos de modernização de comunicações cripto e de remapeamento de bandas de frequência, permitindo utilização destas capacidades no horizonte 2030/2035.

A integração do MIDS JTRS no SA F-16 requer alterações substanciais ao software da OFP associado a um complexo programa de modificações de software, modificações físicas e documentais e suportado por um programa de certificação de aeronavegabilidade, e que apenas a USAF tem competência para prestar este serviço na aeronave F-16 MLU, tornando-se necessário a aquisição do serviço de integração do sistema MIDS JTRS junto do Governo dos EUA, através da assinatura de uma Letter of Acceptance (LOA) e a implementação dum Foreign Military Sales Case (FMS Case).

Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3065 em: Junho 23, 2023, 06:32:22 pm »
A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...),

Mas podem fazer de outro modo, por exemplo em vez de estar em alerta na base podem andar a fazer voos de patrulha.

Eu sei, tal como fizeram aquando do Euro 2004. Bem os via em órbitas a média/alta altitude sobre a Luz e Alvalade durante os jogos. ;)

Mais uma razão para se aproveitar a visibilidade e tirar daí ganhos... quando há vontade para tal, claro está.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3066 em: Junho 23, 2023, 11:04:38 pm »



O MIDS-JTRS deu barraca, a USAF só vai disponibilizar o software lá para 2025. :(

Pois. Os EUA estão cientes da nossa intenção de operar o F-16 MLU até 2035, e andam a forçar-nos "delicadamente" a seguir para o Viper através das FMS, comprando assim o pacote completo e não apenas uma parte, dado o alargado espectro de alterações que apenas a instalação do MIDS-JTRS irá acarretar.

Citar
A integração do sistema Multifunction Information Distribution System — Joint Tatical Radio System (MIDS JTRS) na Operational Flight Program (OFP) das aeronaves F -16 MLU é vital para continuar a garantir a capacidade de navegação tática — TACAN, de comunicação militar Link-16 e dar cumprimento aos mandatos de modernização de comunicações cripto e de remapeamento de bandas de frequência, permitindo utilização destas capacidades no horizonte 2030/2035.

A integração do MIDS JTRS no SA F-16 requer alterações substanciais ao software da OFP associado a um complexo programa de modificações de software, modificações físicas e documentais e suportado por um programa de certificação de aeronavegabilidade, e que apenas a USAF tem competência para prestar este serviço na aeronave F-16 MLU, tornando-se necessário a aquisição do serviço de integração do sistema MIDS JTRS junto do Governo dos EUA, através da assinatura de uma Letter of Acceptance (LOA) e a implementação dum Foreign Military Sales Case (FMS Case).

Não faz muito sentido, se a ideia é juntar tudo numa TAPE única.
Nunca vamos modernizar para V, mas acreditando nas palavras da Embraer vamos ficar com uma coisa parecida.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3067 em: Junho 24, 2023, 10:03:44 am »
Não faz muito sentido, se a ideia é juntar tudo numa TAPE única.
Nunca vamos modernizar para V, mas acreditando nas palavras da Embraer vamos ficar com uma coisa parecida.

No fundo o que a FAP quer é um "Custom Viper", como certa vez referiu um representante da LM, ou uma espécie de "MLU+" como há tempos aqui teorizei. Querem o melhor de dois mundos sem recorrer à intervenção profunda da modernização total, utilizando desse pacote apenas o que lhe (nos) interessa. Era esse o plano em 2017, quando o montante apontado para 30 aparelhos era de 500M€, agora está a ficar mais difícil pois os norte-americanos já perceberam e estão a tentar que compremos o todo e não apenas umas partes.

E com menos de 160M€ inscritos na LPM para a aviação de combate até 2034, já se percebeu que a aquisição mais sonante para os F-16 a nível de equipamentos deverá ser o SABR (2,5M/3M€ a unidade), e quem sabe somente para os Peace Atlantis I.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3068 em: Junho 24, 2023, 08:15:47 pm »
Amigo Pescador, os nossos F-16 já passaram por um MLU; ou melhor, 25 células já foram modificadas, operando até a última versão de software - S2.2/3 - , faltando entretanto 3 monolugares para perfazer o total de 28 aeronaves. O que falta aos F-16 é a derradeira modernização para a versão Viper, no nosso caso F-16V Block 72 por operarmos um motor Pratt & Whitney.

Parecem coisas similares, mas não são: uma tratou-se de uma actualização de meia-vida operacional (Mid-Life Update, MLU), a outra é uma modernização (Upgrade), algo bem mais abrangente. Parecem jogos florais ou brincar com semântica, contudo neste caso específico não é. Só para que todos nos entendamos, por favor não leves a mal. ;)

A FAP já disse que vai vigiar e proteger o espaço aéreo da capital durante as JMJ (como se não o fizesse diariamente...), portanto só foi pena o Pavio Curto não ter sido esperto e alegado que era para isso essencial que os F-16 estivessem mais modernos e bem armados, para ver se o programa de modernização para a versão Viper não estaria já em andamento. É que isto agora é só ir consultar o portal base do Governo e ver o fartar vilanagem dos milhões a sair praticamente todos os dias para as JMJ, e como diz o provérbio "quem não tem vergonha, todo o mundo é seu". ::)

Não fico nada chateado e agradeço o esclarecimento.
Realmente aquilo estava confuso, soube que tinham feito o MLU, mas depois aparece a noticia a falar de 3 a fazer. Pensei que fossem 3 que tinham ficado atrasados ou estavam encaixotados. 
Já percebi que não é mesma coisa. Realmente este upgrades assim aos pacotinhos torna as coisa sujeitas a alguma confusão.

Mas agora torna tudo ainda mais critico no que respeita ao aproveitamento das capacidades do avião. E com tantos atrasos um dia não está disponível a sua modernização em tempo oportuno. Como aliás já foi referido quanto "a listas" de espera.

As vezes apetece comparar aquilo dos computadores, de meter uma placa gráfica melhor mas ficar com o mesmo processador ou mother bord. Vão metendo mais uma memoria um placa e a coisa vai andando.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3069 em: Junho 25, 2023, 11:05:21 pm »
https://www.cavok.com.br/melhores-imagens-do-air-defender-maior-exercicio-militar-da-otan-e-finalizado-com-sucesso

Vejam o patch...Mais uma prova que só fomos pressionados...
Nem a bandeira aparece...
Cps
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3070 em: Julho 07, 2023, 03:25:17 pm »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3071 em: Julho 10, 2023, 10:00:14 am »
O Zé foi a Lituânia ver o destacamento. Era boa altura para um alto tesudo lhe mostrar que os F16 carecem mais de MLU que a vinda do 6º KC e de tucanitos.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3072 em: Julho 11, 2023, 01:49:23 pm »
Com a entrada da Suecia na NATO já podemos comprar os Gripen com desculpa que é material da NATO  :mrgreen:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3073 em: Julho 11, 2023, 01:51:20 pm »
Com a entrada da Suecia na NATO já podemos comprar os Gripen com desculpa que é material da NATO  :mrgreen:

Dá ideias
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3074 em: Julho 15, 2023, 03:48:56 pm »
Com a entrada da Suecia na NATO já podemos comprar os Gripen com desculpa que é material da NATO  :mrgreen:

Dá ideias

Mesmo.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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