Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2205 em: Abril 28, 2020, 08:38:01 pm »

Mas modernizar que vintena de F16? Os supostos que existem no AMARG? Os nossos que as células mais recentes têm quase trinta anos?
Ou o armamento que pelos vistos é eterno e não tem shelf life. É que já foi aqui referido que esse também não é eterno...

Quanto à escolha pelo Leasing, já a justifiquei varias vezes. Opção aliás que é usada na aviação militar e civil por esse mundo fora, não estou propriamente a inventar a roda...



Claro que não acredito. Mas por isso mesmo é que não adianta falar em supostos 2% e no que daria para comprar. Alias já há muito que critico estarem sempre a falarem na LPM e nos 2%. Ambos são um exercício de ficção.

Entre os nossos F-16 ou do AMARG, ou um misto de ambos, é perfeitamente possível extender a vida das células por mais uma década, década e meia sem custos avultados como seria adquirir um caça "novo".
O armamento, é um problema que o leasing não resolve
Mas para mim o problema mais grave nem é isso, é uma nova cadeia logística para apenas 10/15 anos de utilização de um novo caça, e a quantidade destes caças disponíveis para leasing. É que uma dúzia de caças não chega.

E a questão dos 2% do PIB adianta falar sim, quando prometem 2% em acordos com parceiros NATO, e cumprem menos de metade, a situação é grave e tem grande influência no actual estado das FA.

Voltando ao tópico, para mim a hipótese lógica passa por F-16V, e esta questão reside apenas em quantos anos de operação ganhavam os nossos com esta modernização. Esta é a única solução que pode ter efeitos rápidos, qualquer outra solução iria demorar anos até estar resolvida.

As nossas células apresentam problemas estruturais e de corrosão, nem todas vão chegar as 8000HA.  As do PA II apresentavam graves problemas ao nível da cablagem. A ser feita uma nova atualização teriam as células de voltar a ser "despidas" para avaliação. E provavelmente só os PA I podiam receber a atualização.

As células que estão no AMARG estão lá por alguma razão.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2206 em: Abril 28, 2020, 09:16:17 pm »
Gastar dinheiro por gastar mais vale fazer nas celulas nossas que foram compradas novas que já sabemos o que a casa gasta.
Estar a ir buscar ao AMARG pra serem mais sucata ainda não vale a pena na minha opinião.
 :-P
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2207 em: Abril 28, 2020, 09:36:17 pm »

Mas modernizar que vintena de F16? Os supostos que existem no AMARG? Os nossos que as células mais recentes têm quase trinta anos?
Ou o armamento que pelos vistos é eterno e não tem shelf life. É que já foi aqui referido que esse também não é eterno...

Quanto à escolha pelo Leasing, já a justifiquei varias vezes. Opção aliás que é usada na aviação militar e civil por esse mundo fora, não estou propriamente a inventar a roda...



Claro que não acredito. Mas por isso mesmo é que não adianta falar em supostos 2% e no que daria para comprar. Alias já há muito que critico estarem sempre a falarem na LPM e nos 2%. Ambos são um exercício de ficção.

Entre os nossos F-16 ou do AMARG, ou um misto de ambos, é perfeitamente possível extender a vida das células por mais uma década, década e meia sem custos avultados como seria adquirir um caça "novo".
O armamento, é um problema que o leasing não resolve
Mas para mim o problema mais grave nem é isso, é uma nova cadeia logística para apenas 10/15 anos de utilização de um novo caça, e a quantidade destes caças disponíveis para leasing. É que uma dúzia de caças não chega.

E a questão dos 2% do PIB adianta falar sim, quando prometem 2% em acordos com parceiros NATO, e cumprem menos de metade, a situação é grave e tem grande influência no actual estado das FA.

Voltando ao tópico, para mim a hipótese lógica passa por F-16V, e esta questão reside apenas em quantos anos de operação ganhavam os nossos com esta modernização. Esta é a única solução que pode ter efeitos rápidos, qualquer outra solução iria demorar anos até estar resolvida.

As nossas células apresentam problemas estruturais e de corrosão, nem todas vão chegar as 8000HA.  As do PA II apresentavam graves problemas ao nível da cablagem. A ser feita uma nova atualização teriam as células de voltar a ser "despidas" para avaliação. E provavelmente só os PA I podiam receber a atualização.

As células que estão no AMARG estão lá por alguma razão.

Correcto.

E convém não esquecer também que a USAF tem em marcha já há uns anos o programa de conversão dos F-16 do AMARG em drones QF-16, pelo que as células se vão começar a esgotar rapidamente a ponto de já estarem a utilizar também a versão C.

https://www.boeing.com/defense/support/qf-16/index.page
« Última modificação: Abril 28, 2020, 09:37:19 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2208 em: Abril 28, 2020, 10:42:59 pm »
Gastar dinheiro por gastar mais vale fazer nas celulas nossas que foram compradas novas que já sabemos o que a casa gasta.
Estar a ir buscar ao AMARG pra serem mais sucata ainda não vale a pena na minha opinião.
 :-P

Os PA I com um radar novo e com novos sensores anti míssil (RWR+IR) podem muito bem aguentar ate 2035 como avião de CAS mesmo em missões da NATO.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2209 em: Abril 29, 2020, 09:43:19 am »
https://twitter.com/MIL_STD/status/1255326582312448000

"F-16 Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+, released in April 2020 to more than 600 Blk 40/42/50/52 F-16s, fielded major capability upgrades such as the AESA Radar, JASSM-ER and the latest AMRAAM integration , an Integrated Communication Suite, and 42 other enhancements."

Bem… olhem sem palavras… fica a info.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2210 em: Abril 29, 2020, 10:44:41 am »
Os PA I com um radar novo e com novos sensores anti míssil (RWR+IR) podem muito bem aguentar ate 2035 como avião de CAS mesmo em missões da NATO.

Não te esqueças do coração do aparelho, o motor, que terá quase de certeza de ser novo também. E sim, dessa forma e com a aquisição de algum armamento de última geração, os nossos F-16 MLU PA I transformados em Viper aguentam-se à bronca sem problemas até ao início da próxima década. Basta querer...
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2211 em: Abril 29, 2020, 11:05:00 am »
Os PA I com um radar novo e com novos sensores anti míssil (RWR+IR) podem muito bem aguentar ate 2035 como avião de CAS mesmo em missões da NATO.

Não te esqueças do coração do aparelho, o motor, que terá quase de certeza de ser novo também. E sim, dessa forma e com a aquisição de algum armamento de última geração, os nossos F-16 MLU PA I transformados em Viper aguentam-se à bronca sem problemas até ao início da próxima década. Basta querer...

O problema é que tens duas vertentes dentro da FAP. Uma que acha que esses upgrades é uma forma de dos fabricantes sacarem dinheiro aos operadores. Que o MLU está bom e vai continuar a estar.

Por outro lado tens outros que só serve um avião capaz de operar seguramente em cenários onde o inimigo tenha S-300 e que consiga fazer SEAD.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2212 em: Abril 29, 2020, 11:12:56 am »
Parece outro ramo: por um lado NPO sem radares, NPC sem rws... por outro lado só com LPD's "padrão NATO" é que podemos dizer que temos marinha...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2213 em: Abril 29, 2020, 12:15:14 pm »
https://twitter.com/MIL_STD/status/1255326582312448000

"F-16 Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+, released in April 2020 to more than 600 Blk 40/42/50/52 F-16s, fielded major capability upgrades such as the AESA Radar, JASSM-ER and the latest AMRAAM integration , an Integrated Communication Suite, and 42 other enhancements."

Bem… olhem sem palavras… fica a info.

Complementando:



The first AIM-120 “AMRAAM” shot using the first USAF Post Block F-16 utilizing the new APG-83 AESA radar shot by Maj. Joseph
 “Rocket” Schenkel over the gulf near Eglin AFB, FL. The installation of Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+ fielded
 several major capability upgrades to more than 600 Block 40/42/50/52 aircraft. (courtesy photo)

Citar
Software innovations makes F-16 more capable
Published April 28, 2020

WRIGHT-PATTERSON AFB, Ohio (AFLCMC) – F-16 Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+ was released in April 2020 to more than 600 Block 40/42/50/52 F-16s delivering a wide range of new capabilities to the Fighting Falcon.   
 
The $455 million program fielded major capability upgrades such as the Active Electronically Scanned Array (AESA) Radar (NORTHCOM’s #1 priority Joint Urgent Operational Need), integration with the Joint Air-to-Surface Standoff Missile-Extended Range as well as the latest Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile, an Integrated Communication Suite, and 42 other modernization enhancements.  Altogether, the upgrades bring reduced pilot workload, enhanced close air support weapons accuracy, increased lethality, and improved projected mission effectiveness rates, according to Capt. Justin R. Marsh, F-16 OFP Lead Engineer.
 
The F-16 System Program Office (SPO), located at both Hill AFB, Utah and Wright-Patterson AFB is responsible for development and sustainment of capabilities throughout the lifecycle of the aircraft.  The F-16 SPO, the 309th Software Engineering Group (SWEG), the OFP Combined Test Force (CTF) including the Air Force Test Center Developmental Test, 53 Wing Operational Test, and the Air National Guard Air Force Reserve Test Center are partnered to develop and field software capability upgrades.
 
OFP M7.2+ development encompassed over 300 personnel at 7 locations. The 100% organic, in-house development met all requirements while also increasing the reliability of the F-16s Modular Mission Computer.  In the midst of the COVID-19 pandemic, the logisticians at Hill AFB were able to safely overcome restrictions through the combined use of remote telework, plus mission essential use of base facilities and were able to complete all documentation to release the upgrade to the field.
 
The OFP CTF, Eglin AFB, led the F-16 flight test team in support of the M7.2+ program and was credited with more than 4,200 sorties and 4,600 flight hours, including participation in the 2019 Northern Edge Exercise. The OFP CTF is unique in that it is the only dual MAJCOM (ACC and AFMC) unit in the USAF that specializes in fully integrating Developmental and Operational Test under one commander. This construct enables end-to-end ownership and effective integration of the weapon system through design, development, and ultimately the fielding recommendation provided to the USAF.
 
“The fielding of the M7.2+ OFP to over 600 USAF F-16s marks a milestone in the future of flight test efficiency,” said Lt. Col. Ben “Rex” Wysack, Director of the F-16 Test Division, OFP CTF. This was the first F-16 OFP ever managed from beginning to end, entirely under the capable hands of the fine men and women of the OFP CTF. Thanks to the incredible support and hard work from the Integrated Product Team at Hill, Edwards, Nellis, and Wright Patterson Air Force Bases, the warfighter has a much more capable F-16 than before.”
 
OFP M7.2+ is also the official sunset of a legacy software development approach known as “waterfall.”  Moving forward, F-16 OFP development will use an open source, agile approach called DevSecOps as part of a Department of Defense initiative to revolutionize software development.  DevSecOps is a software engineering culture and practice that aims at unifying software development (Dev), with “baked-in” cybersecurity (Sec), and software operation (Ops).   The advantages DevSecOps provides over waterfall are shorter development cycles, increased deployment frequency through continuous delivery, and more dependable releases through continuous integration, all in closer alignment with military objectives, Marsh said.  “In terms of release cadence we’ll be delivering new software to flight test every 13 weeks versus 18 and new OFPs to the warfighter every two years versus every 3-4 years,” remarked Lt Col Paul Tinker, Materiel Leader for F-16 USAF Development. “The 309th is making huge strides in their software transformation efforts and leading our developmental enterprise towards the release on demand capability required for a modern Air Force.”
 
The F-16 SPO and 309th SWEG are already hard at work laying the groundwork for successful DevSecOps implementation. “The 309th is excited about the future of the F-16,” said David Droge, the 309th F-16 Technical Project Manager.  “The changes to the Requirements Development Process allows the 309th Software teams to be more responsive to the user needs and pivot when needed to accommodate updated demands in an ever-changing threat environment. We look forward to providing continued support and to be in lock-step with our users to keep the F-16 relevant for decades to come.”
 
In 2019, Dr. Will Roper, Assistant Secretary of the Air Force for Acquisition, Technology and Logistics, challenged the F-16 team to install and run Kubernetes, a key open-source platform for managing containerized workloads and services in DevSecOps, on an F-16 in 45 days.  The 309th successfully conducted a proof-of-concept demonstration in front of Dr. Roper and Nicolas M. Chaillan, Air Force Chief Software Officer, in December 2019 and is already exploring the next level of integration, Marsh said.  The end goal is for future F-16 software updates to be released on-demand and received in-flight without having to land, reducing software fielding timelines by 50 percent.
 
“After many test sorties, weapons checks, and all that goes into getting fighter aircraft software right, last week we officially requested approval to field a major upgrade to the post-block F-16 fleet,” said Col. Timothy Bailey, F-16 System Program Manager and Senior Materiel Leader.  “From government coders to flight test pilots, I'm grateful for the M7.2 team's hard work. This will be the fleet's FINAL waterfall software program.  Agile or bust!”
 
Needless to say, the future of the Viper is as exciting as ever.  The F-16 continues to push boundaries and change what it means to be a modern fighter, now through software development and deployment.

https://www.robins.af.mil/News/Article-Display/Article/2168517/software-innovations-makes-f-16-more-capable/
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2214 em: Abril 29, 2020, 01:40:23 pm »
Tenho a forte convicção que se os PA I fossem convertidos em Viper (AESA, novos motores, etc.), poderiam operar em conjunto com os futuros F-35 até 2040. Poderiam não só desempenhar missões de apoio aos F-35, mas também missões de soberania (QRA), poupando assim as células dos 35 e diminuído os custos operacionais.

Ficávamos com uma mistura hi-lo, com os F-35 a desempenhar primariamente missões expedicionárias e os Viper missões de soberania, mas complementando-se sempre que necessário. As munições seriam as mesmas e assim até se podiam comprar menos  :mrgreen:

Para isto ser viável tinha que se avançar de forma a que o upgrade Viper estivesse concluído até 2025 e os F-35 operacionais até 2030. Mas se já em condições normais tal cenário seria difícil de concretizar-se, com a desculpa do konavírus, as FFAA portuguesas não passarão no futuro de guardas de honra glorificadas.

Tenho a certeza que em muitos estados-maior por essa Europa fora, os PowerPoints a justificarem o futuro investimento nas suas FFAA, depois do papel que tiveram no combate ao konavírus, já estão prontos há várias semanas. Da mesma forma, tenho a certeza os especialistas-tachistas em PT estão a polir os argumentos de “as FFAA estão conscientes que a grave situação do país vai levar ao adiamento de programas importantes, mas a sua operacionalidade nunca vai estar em causa”.
« Última modificação: Abril 29, 2020, 01:44:20 pm por NVF »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2215 em: Abril 29, 2020, 01:50:35 pm »
Tenho a forte convicção que se os PA I fossem convertidos em Viper (AESA, novos motores, etc.), poderiam operar em conjunto com os futuros F-35 até 2040. Poderiam não só desempenhar missões de apoio aos F-35, mas também missões de soberania (QRA), poupando assim as células dos primeiros e diminuído os respectivos custos operacionais.

Ficávamos com uma mistura hi-lo, com os F-35 a desempenhar primariamente missões expedicionárias e os Viper missões de soberania, mas complementando-se sempre que necessário. As munições até seriam as mesmas e assim podíamos até comprar menos  :mrgreen:

Seria sem dúvida o ideal e mais sensato. No entanto na segunda parte do teu post pode estar infelizmente a razão para isso não vir a acontecer:


Para isto ser viável tinha que se avançar de forma a que o upgrade Viper estivesse concluído até 2025 e os F-35 operacionais até 2030. Mas se já em condições normais tal cenário seria difícil de concretizar-se, com a desculpa do konavírus, as FFAA portuguesas não passarão no futuro de guardas de honra glorificadas.

Tenho a certeza que em muitos estados-maior por essa Europa fora, os PowerPoints a justificarem o futuro investimento nas suas FFAA, depois do papel que tiveram no combate ao konavírus, já estão prontos há várias semanas. Da mesma forma, tenho a certeza os especialistas-tachistas em PT estão a polir os argumentos de “as FFAA estão conscientes que a grave situação do país vai levar ao adiamento de programas importantes, mas a sua operacionalidade nunca vai estar em causa”.

Na mouche!

Esperemos no entanto que haja uma excepção à regra desta aparente normalidade dos carreiristas-seguidistas em baixar a cabeça e acatar, como bem escreveu o Luso noutro tópico, e que é importante manter a capacidade de combate para não nos tornarmos noutra Irlanda ou Nova Zelândia.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2216 em: Abril 29, 2020, 02:48:05 pm »
O SLEP está sempre incluído nos upgrade para a versão V? Ou seja por 17 milhões / unidade temos a versão V "normal", que inclui mais x HV?

Tenho a impressão que isto fica entre ter uns 16/20 F16V (upgrade dos nossos PA I) e depois logo se vê... ou, pior, manter os F16MLU até ao "logo se vê", que será algures em 2035.     
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2217 em: Abril 29, 2020, 03:03:29 pm »
O SLEP está sempre incluído nos upgrade para a versão V? Ou seja por 17 milhões / unidade temos a versão V "normal", que inclui mais x HV?

Não quero mentir por engano, mas creio que sim até porque senão pouco sentido faria embarcar nessa modernização sem também incluir o upgrade estrutural das 8 mil para 12 mil HV.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2218 em: Abril 29, 2020, 03:08:01 pm »
https://twitter.com/MIL_STD/status/1255326582312448000

"F-16 Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+, released in April 2020 to more than 600 Blk 40/42/50/52 F-16s, fielded major capability upgrades such as the AESA Radar, JASSM-ER and the latest AMRAAM integration , an Integrated Communication Suite, and 42 other enhancements."

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The first AIM-120 “AMRAAM” shot using the first USAF Post Block F-16 utilizing the new APG-83 AESA radar shot by Maj. Joseph
 “Rocket” Schenkel over the gulf near Eglin AFB, FL. The installation of Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+ fielded
 several major capability upgrades to more than 600 Block 40/42/50/52 aircraft. (courtesy photo)

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Software innovations makes F-16 more capable
Published April 28, 2020

WRIGHT-PATTERSON AFB, Ohio (AFLCMC) – F-16 Operational Flight Program (OFP) M-series 7.2+ was released in April 2020 to more than 600 Block 40/42/50/52 F-16s delivering a wide range of new capabilities to the Fighting Falcon.   
 
The $455 million program fielded major capability upgrades such as the Active Electronically Scanned Array (AESA) Radar (NORTHCOM’s #1 priority Joint Urgent Operational Need), integration with the Joint Air-to-Surface Standoff Missile-Extended Range as well as the latest Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile, an Integrated Communication Suite, and 42 other modernization enhancements.  Altogether, the upgrades bring reduced pilot workload, enhanced close air support weapons accuracy, increased lethality, and improved projected mission effectiveness rates, according to Capt. Justin R. Marsh, F-16 OFP Lead Engineer.
 
The F-16 System Program Office (SPO), located at both Hill AFB, Utah and Wright-Patterson AFB is responsible for development and sustainment of capabilities throughout the lifecycle of the aircraft.  The F-16 SPO, the 309th Software Engineering Group (SWEG), the OFP Combined Test Force (CTF) including the Air Force Test Center Developmental Test, 53 Wing Operational Test, and the Air National Guard Air Force Reserve Test Center are partnered to develop and field software capability upgrades.
 
OFP M7.2+ development encompassed over 300 personnel at 7 locations. The 100% organic, in-house development met all requirements while also increasing the reliability of the F-16s Modular Mission Computer.  In the midst of the COVID-19 pandemic, the logisticians at Hill AFB were able to safely overcome restrictions through the combined use of remote telework, plus mission essential use of base facilities and were able to complete all documentation to release the upgrade to the field.
 
The OFP CTF, Eglin AFB, led the F-16 flight test team in support of the M7.2+ program and was credited with more than 4,200 sorties and 4,600 flight hours, including participation in the 2019 Northern Edge Exercise. The OFP CTF is unique in that it is the only dual MAJCOM (ACC and AFMC) unit in the USAF that specializes in fully integrating Developmental and Operational Test under one commander. This construct enables end-to-end ownership and effective integration of the weapon system through design, development, and ultimately the fielding recommendation provided to the USAF.
 
“The fielding of the M7.2+ OFP to over 600 USAF F-16s marks a milestone in the future of flight test efficiency,” said Lt. Col. Ben “Rex” Wysack, Director of the F-16 Test Division, OFP CTF. This was the first F-16 OFP ever managed from beginning to end, entirely under the capable hands of the fine men and women of the OFP CTF. Thanks to the incredible support and hard work from the Integrated Product Team at Hill, Edwards, Nellis, and Wright Patterson Air Force Bases, the warfighter has a much more capable F-16 than before.”
 
OFP M7.2+ is also the official sunset of a legacy software development approach known as “waterfall.”  Moving forward, F-16 OFP development will use an open source, agile approach called DevSecOps as part of a Department of Defense initiative to revolutionize software development.  DevSecOps is a software engineering culture and practice that aims at unifying software development (Dev), with “baked-in” cybersecurity (Sec), and software operation (Ops).   The advantages DevSecOps provides over waterfall are shorter development cycles, increased deployment frequency through continuous delivery, and more dependable releases through continuous integration, all in closer alignment with military objectives, Marsh said.  “In terms of release cadence we’ll be delivering new software to flight test every 13 weeks versus 18 and new OFPs to the warfighter every two years versus every 3-4 years,” remarked Lt Col Paul Tinker, Materiel Leader for F-16 USAF Development. “The 309th is making huge strides in their software transformation efforts and leading our developmental enterprise towards the release on demand capability required for a modern Air Force.”
 
The F-16 SPO and 309th SWEG are already hard at work laying the groundwork for successful DevSecOps implementation. “The 309th is excited about the future of the F-16,” said David Droge, the 309th F-16 Technical Project Manager.  “The changes to the Requirements Development Process allows the 309th Software teams to be more responsive to the user needs and pivot when needed to accommodate updated demands in an ever-changing threat environment. We look forward to providing continued support and to be in lock-step with our users to keep the F-16 relevant for decades to come.”
 
In 2019, Dr. Will Roper, Assistant Secretary of the Air Force for Acquisition, Technology and Logistics, challenged the F-16 team to install and run Kubernetes, a key open-source platform for managing containerized workloads and services in DevSecOps, on an F-16 in 45 days.  The 309th successfully conducted a proof-of-concept demonstration in front of Dr. Roper and Nicolas M. Chaillan, Air Force Chief Software Officer, in December 2019 and is already exploring the next level of integration, Marsh said.  The end goal is for future F-16 software updates to be released on-demand and received in-flight without having to land, reducing software fielding timelines by 50 percent.
 
“After many test sorties, weapons checks, and all that goes into getting fighter aircraft software right, last week we officially requested approval to field a major upgrade to the post-block F-16 fleet,” said Col. Timothy Bailey, F-16 System Program Manager and Senior Materiel Leader.  “From government coders to flight test pilots, I'm grateful for the M7.2 team's hard work. This will be the fleet's FINAL waterfall software program.  Agile or bust!”
 
Needless to say, the future of the Viper is as exciting as ever.  The F-16 continues to push boundaries and change what it means to be a modern fighter, now through software development and deployment.

https://www.robins.af.mil/News/Article-Display/Article/2168517/software-innovations-makes-f-16-more-capable/

E complementando mais um pouco...
https://airrecognition.com/index.php/news/defense-aviation-news/2020/april/6183-f-16-operational-flight-program-delivers-new-capabilities.html

O F-16 vai continuar a ser suportado e melhorado por muito tempo. Não me parece que com a crise que aí vem (já aí está?) tenhamos dinheiro para mais do que este tipo de atualizações aos PA1 e talvez as células menos “cansadas” do PA2 até 2030, independentemente dos sonhos molhados da FAP. Se viesse o SABR já não era mau...

Ab
João
 
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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2219 em: Abril 29, 2020, 03:11:31 pm »
O SLEP está sempre incluído nos upgrade para a versão V? Ou seja por 17 milhões / unidade temos a versão V "normal", que inclui mais x HV?

Não quero mentir por engano, mas creio que sim até porque senão pouco sentido faria embarcar nessa modernização sem também incluir o upgrade estrutural das 8 mil para 12 mil HV.
Sim, segundo li, o upgrade estrutural para as 12000 horas está incluído.

Ab
J