Os 28 F16A/B MLU da FAP

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2160 em: Abril 23, 2020, 12:44:26 pm »
Nem que fosse uma dúzia para abater as células MLU mais desgastadas. Mas seria para quando no nosso caso?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2161 em: Abril 23, 2020, 02:43:08 pm »
Porque é do interesse deles arranjar o máximo de clientes possível para abater o custo de desenvolvimento deste caça. É crucial que este seja um sucesso de vendas, e como qualquer outro caça que eles produzam pós-2030 seja algo na linha do que foi o F-22, ou seja, que não será exportado, resta praticamente só o F-35.

Estavas a dizer o quê mesmo? ::)

Citar
(...) “I think this is a good fourth-generation aircraft for those customers that can’t afford the F-35 or, frankly, can’t at this time buy the F-35,” Lockheed CFO Kenneth Possenriede told investors during an April 21 earnings call. “It might be a good intermediary step for customers to go from the F-16 to F-35. So we see it frankly as complementary and not competing against themselves.” (...)

 (...) “Lockheed was doing a disservice by forgetting the F-16 program for so many years. They had this idea that the future was F-35 and nothing but F-35, ignoring the part of the market that is not prepared to buy the F-35 price tag,” he said. “It’s actually a really good franchise with a really solid core market. It seems ill-advised to neglect it.” (...)


https://www.defensenews.com/global/mideast-africa/2020/04/22/lockheed-looking-to-sell-additional-f-16s-to-customers-in-africa-south-america/


P.S. Estamos todos a gastar desnecessariamente conversa no tópico que não é o indicado. A mesma deve seguir aqui: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5206.2070
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2162 em: Abril 23, 2020, 02:57:49 pm »
Eles tomam o F-16 como intermediary step até ao F-35, portanto nós estamos, tecnicamente, nesse intermediary step ao já usarmos o F-16... Mas se essa notícia significar que vão deixar de meter o pricetag no Viper tão absurdo, então a coisa ganha outra figura.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2163 em: Abril 23, 2020, 04:41:08 pm »
Eles tomam o F-16 como intermediary step até ao F-35, portanto nós estamos, tecnicamente, nesse intermediary step ao já usarmos o F-16... Mas se essa notícia significar que vão deixar de meter o pricetag no Viper tão absurdo, então a coisa ganha outra figura.

O F-16V Viper é um caça de geração 4.5, logo já de si um passo intermédio entre o F-16 clássico e o F-35. Possui sensores e aviónicos avançados derivados do F-22 e F-35, e completa interoperabilidade com estas plataformas de 5ª geração. Além de ficar no ar a promessa que o Viper terá forçosamente de ser mais barato que o Lightning II dados os argumentos apresentados pela própria LM, depois de ter lido a mais recente AFM fica também a ideia que será uma aeronave também ela em constante actualização e que Advanced Block 70/72 ou Block 70/72+ serão em princípio uma realidade.

Operando nós o F-16 desde 1994, com know-how e cadeia logística com muitos elementos em comum, era o passo certo para que no tempo das vacas anorécticas que aí se avizinha pudéssemos ser ainda minimamente relevantes no seio da NATO e não só. Até porque ninguém está a ver o Estado desembolsar nos tempos mais próximos pelo menos cerca de 2 mil milhões de euros para 20 F-35A e tudo o mais que lhe tiver de ser associado.


Meio on/of-topic, achei esta notícia vinda da Bélgica muito curiosa. O que achará, ou exigirá, então a NATO quando chegar a vez de Portugal ir a exame? ::)

https://www.vrt.be/vrtnws/en/2020/02/19/belgium-asked-to-purchase-14-more-f-35-fighter-jets/
Saudações Aeronáuticas,
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2164 em: Abril 23, 2020, 04:56:48 pm »
Lá está, se o preço for simpático, poderá tornar-se um factor importante aliado ao know how que já temos da aeronave. Agora se seria feita uma substituição da frota completa, ou de apenas 18/20 unidades, ficando um "mix" de V e MLU, aí já não sei...


Essa avaliação por cá deve ser bonita... Depois daquele estudo do BCE ou lá o que foi onde mostravam a % do PIB que Portugal gasta com a defesa, e que na realidade esse valor nem chegou a 1% em 2018... Estou para ver esse...
Sem Bérrio, OPVs desarmados, stocks de armamento dos caças magro, fragatas obsoletas, sistemas AA continuam a zero, e por aí em diante. Nota máxima na incompetência e incumprimento dos acordos.
 
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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2165 em: Abril 23, 2020, 05:18:01 pm »
Sempre preocupado com o "vil metal":

- Conseguimos fazer upgrade a 20 dos nossos F16 para a versão V (V e 70/72 é equivalente)? Quanto custa?
- Se não for possível - a todos ou a parte - quanto custa ir buscar uns F16 usados e fazer upgrade para V?
- No limite... quanto custa comprar uns F16V novos (FMS, com boa vontade)?

Com estes 3 valores já se consegue comparar com outras alternativas; ou ver quanto de poupa mantendo os F16MLU até não servirem para "missões NATO" e/ou não poderem voar.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2166 em: Abril 26, 2020, 06:49:39 pm »


Citar
Na sequência do cancelamento do Tiger Meet 2020, previsto para a Base Aérea nº11 em Beja, entre 5 e 17 de Julho, devio à pandemia de COVID-19, a Organização revelou já novas datas para o evento, a realizar agora em 2021. Assim, Beja receberá o Nato Tiger Meet 2021, entre 2 e 14 de Maio, estando previsto um Festival Aéreo para Domingo 9 de Maio de 2021 e Spotters Days a 6 e 12 de Maio.

Os spotters inscritos para 2020 continuarão inscritos para os dias correspondentes em 2021, isto é: as inscrições do dia 9 Julho 2020 serão transferidas para dia 6 Maio 2021 e do dia 15 Julho 2020 para dia 12 Maio 2021. Basta para tal enviar um email para o endereço ntm20_spotter@emfa.pt até ao dia 2 de Abril de 2021. Qualquer pedido de alteração ou cancelamento da inscrição, deverá ser realizado para o mesmo endereço.
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JohnM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2167 em: Abril 26, 2020, 09:30:51 pm »
Sempre preocupado com o "vil metal":

- Conseguimos fazer upgrade a 20 dos nossos F16 para a versão V (V e 70/72 é equivalente)? Quanto custa?
- Se não for possível - a todos ou a parte - quanto custa ir buscar uns F16 usados e fazer upgrade para V?
- No limite... quanto custa comprar uns F16V novos (FMS, com boa vontade)?

Com estes 3 valores já se consegue comparar com outras alternativas; ou ver quanto de poupa mantendo os F16MLU até não servirem para "missões NATO" e/ou não poderem voar.
Há cerca de um ou dois anos, um artigo na Air Forces Monthly estimava cerca de 15M € por célula, se não me engano ($50M por cada 3 células). Assim, num cenário minimalista em que se modernizam apenas 15-18 dos PA1 (o suficiente para uma esquadra para QRA e NRF, ficando as missões de treino e outras mais a cargo dos PA2 não modernizados), estaríamos a falar de um máximo na ordem dos 300M €.

Comprar do AMARG e modernizar não deve ficar muito diferente.

Comprar novos não vai acontecer, porque custa tanto como comprar F-35A; nesse caso mais valia investir no Panther, já que a diferença de preço seria “apenas” o desenvolvimento da infra-estrutura de apoio e treino. Embora sendo um valor elevado (não faço ideia quanto, mas seriam sempre umas centenas de milhões, a julgar pelo que os outros países estão a pagar pelos primeiros lotes), terá sempre que ser investido mais cedo ou mais tarde quando o Panther chegar (nem que seja em 2040).

Abraço
João
 
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2168 em: Abril 26, 2020, 09:44:09 pm »
Qual panther?
 

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Stalker79

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2169 em: Abril 26, 2020, 09:44:44 pm »
Eu acho que seria o cenário mais economico/realista. Fazer um upgrade de 12/15 nossos F-16 para V. e uma esquadrilha de 12 F-35´s.
Se não der para fazer o upgrade completo devido a questões estruturais, ao menos os componentes electronicos essenciais para serem interoperaveis com os aviões de 5ª geração.
 :-P
 

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LM

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Claust

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2171 em: Abril 26, 2020, 09:59:09 pm »
Eu acho que seria o cenário mais economico/realista. Fazer um upgrade de 12/15 nossos F-16 para V. e uma esquadrilha de 12 F-35´s.
Se não der para fazer o upgrade completo devido a questões estruturais, ao menos os componentes electronicos essenciais para serem interoperaveis com os aviões de 5ª geração.
 :-P

Boa noite,
Sem ser especialista na área, esta opção, a meu ver seria a melhor. Nós estamos e damo-nos bem com os F-16, conhecemos o equipamento. Os F-35 é um grande passo, mas um equipamento diferente. Posto isto, para mim era a opção ideal.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2172 em: Abril 27, 2020, 11:33:49 am »
Há cerca de um ou dois anos, um artigo na Air Forces Monthly estimava cerca de 15M € por célula, se não me engano ($50M por cada 3 células). Assim, num cenário minimalista em que se modernizam apenas 15-18 dos PA1 (o suficiente para uma esquadra para QRA e NRF, ficando as missões de treino e outras mais a cargo dos PA2 não modernizados), estaríamos a falar de um máximo na ordem dos 300M €.

A preços de 2017, o upgrade de 30 MLU para Viper custaria cerca de 500M€, ou seja, perto de 17M€ por aeronave. Dificilmente se está a ver isso acontecer até porque a FAP já o descartou quase de forma oficial (e já deu várias indicações a esse respeito), além da idade até dos PA I começar a pesar num possível upgrade pois 25 anos de operação são, apesar de tudo, 25 anos. Viper novos ficariam entre 90 a 110M€ a unidade, e a não ser que a recente tomada de posição da Lockheed em revitalizar o programa F-16 para quem não tenha hipótese de adquirir para já o F-35 signifique uma redução no preço unitário de células novas saídas de Greenville, se assim for para isso de facto mais vale dar o salto e ir já para a 5ª geração em conjunto com os nossos parceiros mais directos.

https://www.dn.pt/portugal/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

É claro, neste momento tudo é uma incógnita; com a recessão que nos aguarda, é bem possível que o leque de opções seja revisto e eventualmente alargado, voltando a considerar válidas hipóteses entretanto descartadas. Ou isso ou explorar o F-16 MLU até ao limite que depois lá para a frente logo se vê, à boa maneira nacional.  ::)
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2173 em: Abril 27, 2020, 12:28:40 pm »
Há cerca de um ou dois anos, um artigo na Air Forces Monthly estimava cerca de 15M € por célula, se não me engano ($50M por cada 3 células). Assim, num cenário minimalista em que se modernizam apenas 15-18 dos PA1 (o suficiente para uma esquadra para QRA e NRF, ficando as missões de treino e outras mais a cargo dos PA2 não modernizados), estaríamos a falar de um máximo na ordem dos 300M €.

A preços de 2017, o upgrade de 30 MLU para Viper custaria cerca de 500M€, ou seja, perto de 17M€ por aeronave. Dificilmente se está a ver isso acontecer até porque a FAP já o descartou quase de forma oficial (e já deu várias indicações a esse respeito), além da idade até dos PA I começar a pesar num possível upgrade pois 25 anos de operação são, apesar de tudo, 25 anos. Viper novos ficariam entre 90 a 110M€ a unidade, e a não ser que a recente tomada de posição da Lockheed em revitalizar o programa F-16 para quem não tenha hipótese de adquirir para já o F-35 signifique uma redução no preço unitário de células novas saídas de Greenville, se assim for para isso de facto mais vale dar o salto e ir já para a 5ª geração em conjunto com os nossos parceiros mais directos.

https://www.dn.pt/portugal/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

É claro, neste momento tudo é uma incógnita; com a recessão que nos aguarda, é bem possível que o leque de opções seja revisto e eventualmente alargado, voltando a considerar válidas hipóteses entretanto descartadas. Ou isso ou explorar o F-16 MLU até ao limite que depois lá para a frente logo se vê, à boa maneira nacional.  ::)

O problema era que o processo tinha logo que arrancar em 2017, mas com a defesa dos 20M nem la para 2030 conseguias os PA I atualizados.

A ideia de não modernizar é fazer como os Belgas e receber uns Block 4 para começar a capacitação operacional mais cedo e não ter que esperar pelos Block 5 versão de produção.

Mas como é sempre a poupar na defesa só vamos ter os F-35 em FOC bem para la de 2030.
 

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LM

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2174 em: Abril 27, 2020, 12:53:34 pm »
Cenário 1: vamos, até 2030, substituindo os F16MLU por F35, mesmo que ficando só com 18/20 unidades.
Cenário 2: vamos fazendo upgrade a 18/20 unidades dos F16MLU para a a versão V.
Cenário 3: não se faz nada e vamos "calmamente" perdendo a capacidade de missões NATO e diminuindo os F16MLU operacionais até 20XX
Cenário 4: (colocar hipótese, se não mais cara que 1 ou 2, e talvez seja possível)

Vivem-se tempos interessantes...  :-\   
« Última modificação: Abril 27, 2020, 12:54:36 pm por LM »
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