Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.
Sim o EH101 teve uma altura muito apertada porque saíram muitos pilotos comandantes num curto espaço de tempo (o resto dos tripulantes acho que nunca teve problemas), e formar um piloto comandante demora tempo, mas actualmente parece que já possui o numero suficiente para guarnecer todos os destacamentos nas ilhas.
Voltando ao texto do Cabeça de Martelo, de certeza que as esquadras de voo da FAP não tem o seu efectivo de pilotos a 100%, por isso realmente para quê comprar mais aparelhos? Primeiro sim aumentar o efectivo de pilotos.
Estamos a melhorar esse racio mas é pela diminuição de aparelhos, primeiro a venda de 12 F-16 à Roménia, recentemente o fim da esquadra Alpha Jet... talvez agora a percentagem já esteja melhor, mas tem sido à custa de menos aviões, não de mais pilotos a entrar.