Notícias (Forças de Segurança)

  • 718 Respostas
  • 232393 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #180 em: Dezembro 08, 2012, 02:01:51 pm »
Este artigo estava no jornal Publico do dia 07-12-2012, mas não o encontro online.

Citar
TUTELA UNICA PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA

A proposta já estava inscrita no programa do Governo, embora não seja actualmente consensual sequer dentro do executivo de Passos Coelho. Com os argumentos do aumento da eficácia e da redução de custos, é defendida a “concentração numa única tutela política” das forças de segurança. É a conclusão final na reestruturação da estratégia para a segurança interna, que o grupo de trabalho avaliou. Depois de considerar “necessário clarificar, diferenciando, as atribuições e competências da GNR e PSP”, o estudo defende o “estabelecimento de capacidades diferenciadas” às polícias. Caso a solução viesse a ser adoptada, para a GNR ficaria a “caber a vigilância do território terrestre, através de um dispositivo de quadrícula que, em muitos casos, constituirá a única representação da soberania no território nacional”. Mas não só. Acrescentaria as responsabilidades do “combate à criminalidade mais violenta e ao terrorismo”, segurança de “pontos sensíveis”, das vias de comunicação e fronteiras. Tudo isto implicaria “armamento e equipamento com maior potencial e mais robusto que o das polícias”. À polícia civil (PSP) caberia a “protecção e segurança de pessoas e bens”, estando “mais vocacionada para o policiamento das grandes urbes”, privilegiando o “policiamento de proximidade e programas especiais de policiamento comunitário”. Dado o seu “carácter cívico”, o armamento fornecido deveria ser “individual” e “ligeiro”. A “abordagem integrada da segurança interna”, a que se junta o sector da Defesa para apoiar o princípio da segurança nacional, leva também a Comissão a propor a “operacionalização de um núcleo/pólo/unidade de segurança nacional que funcione no gabinete do primeiro-ministro”. Aí chegaria a informação recebida dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, e da Administração Interna e do Sistema de Informações da República.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #181 em: Dezembro 15, 2012, 06:58:05 pm »
PSP junta-se à polícia espanhola para patrulhar zona comercial de Badajoz


A PSP está a patrulhar, este fim de semana a cidade espanhola de Badajoz, que nesta altura do ano recebe milhares de portugueses que percorrem as principais artérias comercias para efetuar as compras de Natal. Esta iniciativa, que está a ser desenvolvida em parceria com o Corpo Nacional de Policia (CNP) de Espanha, está a deixar surpreendidos os portugueses que visitam Badajoz, a escassos quilómetros da fronteira portuguesa.

Em declarações à agência Lusa, Maria de Fátima Galhardas, residente em Elvas, mostrou-se «bastante surpreendida» com a presença da polícia portuguesa em Badajoz, considerando «muito importante» este intercâmbio entre as polícias.

«Acho que os portugueses se sentirão mais em Portugal com a presença da PSP», declarou.

De visita a Badajoz, Hélder Calado, que viajou de Abrantes (Santarém) numa excursão de Natal, com o objetivo de efetuar compras em Badajoz, disse à Lusa que a presença da PSP deixou-o «surpreendido», considerado, também, a ação «positiva».

A PSP está a patrulhar Badajoz com uma equipa de dois agentes e uma viatura policial caracterizada portuguesa, acompanhados por outros tantos polícias espanhóis, garantindo, assim, uma maior visibilidade e uma ligação mais próxima entre os visitantes e a polícia.

«Há boa aceitação por parte dos portugueses e espanhóis. Já demos informações, já ajudamos os nossos colegas espanhóis e estamos a ser bem recebidos», disse à Lusa o chefe Jorge Teixeira da PSP de Elvas.

Esta iniciativa entre as polícias dos dois países já foi desenvolvida na época da Páscoa e no início do mês de dezembro, em Lisboa, tendo a capital portuguesa recebido um contingente policial composto por dois polícias da Unidade Policial de Badajoz do CNP, auxiliados por uma viatura daquela força policial.

O subinspetor da Unidade Policial de Badajoz do CNP, Juan Picado, que já efetuou patrulhamento em Portugal no âmbito desta iniciativa, relatou que ficou surpreendido com o número de espanhóis que visitam Lisboa, considerando ainda que é «muito importante» a ligação entre as duas polícias.

«Foi uma boa experiência. Em Lisboa, os espanhóis falaram connosco, perguntavam-nos onde ficavam as lojas, os restaurantes, não acreditavam no primeiro momento que a polícia espanhola estava lá», declarou.

De acordo com a PSP, esta ação resulta do aprofundamento da cooperação transfronteiriça, em particular no domínio da luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiriças e no âmbito do acordo de cooperação em matéria policial e aduaneira rubricado por Portugal e Espanha.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #182 em: Fevereiro 28, 2013, 08:35:52 pm »
Polícias obrigados a deslocarem-se entre esquadras para tirar fotocópias


A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) informou hoje que os polícias da esquadra de Rio de Mouro, Sintra, são obrigados a deslocar-se a outras esquadras para fotocopiar documentos nos períodos fora do horário de expediente.Em declarações à agência Lusa, o presidente da distrital de Lisboa da ASPP, José Mendes, disse que esta situação acontece desde 9 de janeiro, altura em que se avariou uma das três fotocopiadoras desta esquadra.

Como as outras duas máquinas se encontram na secretaria e na sala de operações, serviços que estão encerrados durante a noite, os elementos que se encontram nos «carros patrulhas que tenham que fotocopiar um documento são obrigados a deslocar-se a outras esquadras», adiantou.

«Têm que ir tirar cópias a outra esquadra porque os elementos da polícia estão proibidos de ir à secretária ou ao serviço de operações sem estarem acompanhados por um oficial de serviço, que não se desloca a Rio de Mouro propositadamente para tirar fotocópias», disse.

José Mendes adiantou que esta situação acontece noutras esquadras da Grande Lisboa, nomeadamente na de Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira).

«É caricato um carro patrulha ter que deslocar-se em algumas situações cerca de dez quilómetros para tirar uma fotocópia. Desta forma aumentam as despesas noutras esquadras e aumentam os gastos de combustível nas deslocações», referiu.

Fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse à agência Lusa que estas são «situações pontuais», uma vez que «está determinado que o pessoal solicite ao oficial de serviço para aceder a uma máquina fotocopiadora».

«Essas salas estão fechadas porque têm material confidencial. O oficial de serviço desloca-se e permite o acesso às fotocopiadoras», explicou a fonte.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #183 em: Março 08, 2013, 05:28:01 pm »
Ex comandante do posto da GNR de Coruche julgado por crimes de tortura


O ex comandante da GNR de Coruche vai ser julgado por três crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes e desumanos, praticados no interior do posto, e por dois crimes de ofensas à integridade física qualificada. Segundo os despachos de acusação e de pronúncia, consultados pela agência Lusa, três feirantes - pai e dois filhos, um com 16 anos - foram detidos por três militares da GNR, incluindo o arguido, na sequência de distúrbios ocorridos no recinto das festas de Coruche, cerca das 23:30 de 16 de agosto de 2010.

Os três homens, que se dedicavam à venda de brinquedos, juntamente com duas familiares, foram «algemados» e antes de arrancar com a viatura, o sargento terá desferido «uma cabeçada» numa das mulheres que segurava ao colo uma criança de três anos.

De acordo com o MP, os ofendidos foram encaminhados para o interior do posto e colocados numa sala de "joelhos no chão".

O arguido, com o posto de primeiro-sargento e de 40 anos, "começou a desferir pancadas na zona das costas e das cabeças dos três homens", primeiro com "um bastão" e depois com "um chicote", além "de pontapés".

A acusação sustenta que o sargento utilizou ainda "um telefone, uma ventoinha e uma mesa" para atingir os ofendidos na cabeça e nas costas.

"Seguidamente pegou num revólver e, ao estilo do jogo da roleta russa, apontou-o a um dos homens e percutiu o gatilho várias vezes, tendo ainda vaporizado gás pimenta nos olhos das três vítimas", acrescenta a acusação.

As presumíveis agressões aos três homens, sempre algemados, continuaram num pátio, ainda no interior do posto da GNR de Coruche.

Aí, alegadamente, o arguido "desferiu pancadas nas costas das vítimas com uma mangueira" e molhou-lhes a roupa. De seguida, terá agarrado os cabelos do jovem de 16 anos e "atirou-lhe a cabeça contra um jipe" que estava no local.

Quando os homens já se encontravam sentados junto a um pilar, o ex-comandante do posto da GNR de Coruche, segundo o MP, atirou, "jocosamente" bolas de sabão para as suas caras, tendo de seguida, partido a pistola de plástico na cabeça das vítimas.

O sargento da GNR é ainda suspeito de ter dito ao menor que "conhecia um indivíduo negro, que o iria violar".

Cerca da 01h30 - duas horas após a detenção - o arguido libertou os detidos, advertindo-os de que "não os queria ver mais na zona", caso contrário seriam "novamente agredidos".

Segundo a acusação, as vítimas foram assistidas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde lhes foram diagnosticados diversos traumatismos, nomeadamente craniano com perda de conhecimento, e diversos hematomas. As vítimas ficaram impossibilitadas de trabalhar durante vários dias.

O início do julgamento está agendado para 19 de Março no Tribunal Judicial de Coruche.

O arguido foi afastado do cargo de comandante do posto da GNR de Coruche em 17 de maio de 2012, na sequência de uma investigação da própria instituição militar, envolvendo o uso indevido de uma arma.

Actualmente, encontra-se a prestar serviço em Setúbal. Além desta acusação, estão em curso outros inquéritos contra o primeiro-sargento, disse hoje à agência Lusa fonte militar.

Lusa
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #184 em: Março 08, 2013, 05:36:09 pm »
Citação de: "Lusitano89"
[
... três feirantes - pai e dois filhos, um com 16 anos - foram detidos por três militares da GNR, incluindo o arguido, na sequência de distúrbios ocorridos no recinto das festas de Coruche, cerca das 23:30 de 16 de agosto de 2010.
Feirantes...  :N-icon-Gun:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #185 em: Março 11, 2013, 05:21:05 pm »
10 milhões de €€ para aquisição de novas viaturas para a PSP e GNR


O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje investimentos em mais de 10 milhões de euros para aquisição de novas viaturas para a PSP e GNR. "Decorrem procedimentos para a aquisição de viaturas, quer para a GNR, quer para a PSP, que são importantes para a operacionalidade das forças. É um investimento muito significativo", disse Miguel Macedo aos jornalistas no final da cerimónia que assinalou o 146.º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).

O ministro adiantou que o processo para aquisição das novas viaturas começou em 2012 e o objectivo é que seja concretizado este ano, devendo ser entregues os primeiros veículos a breve prazo. Miguel Macedo sublinhou que se trata de um investimento de "vários milhões de euros", na ordem dos 12 a 13 milhões de euros.

"No ano passado, foi aberto um primeiro procedimento, no montante global de sete milhões de euros no conjunto das duas forças de segurança. Só uma parte reduzida desse procedimento é que já teve concretização. Este ano vamos aumentar ainda mais o investimento, uma vez que se trata de uma área crucial para a operacionalidade das forças de segurança", afirmou.

O ministro destacou também que "há muito tempo que não era feito nas forças de segurança um investimento, neste montante, em veículos destinados às operações das forças de segurança".

No dia em que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP completou 146 anos foram também inauguradas as instalações da sede do COMETLIS, em Moscavide.

As novas instalações do COMETLIS foi um projecto iniciado pelo anterior ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e têm merecido críticas por parte dos sindicatos da Polícia, nomeadamente por edifício já estar concluído desde o início de 2012 e a mudança ter sido várias vezes adiada.

Segundo os sindicatos, desde Setembro de 2012 que a PSP paga mensalmente mais de 130 mil euros de renda.

Miguel Macedo não considerou a renda cara, sublinhando que "o custo por metro quadrado das instalações é de oito euros por mês".

"Um preço considerado adequado quando foi revisitado o contrato que já tinha sido celebrado", afirmou, destacando a importância das novas instalações para o maior comando da PSP do país.

Sobre as antigas instalações do COMETLIS, no Chiado, o ministro afirmou que vão ser utilizadas sobretudo para actividades ligadas ao turismo, cultura e artes, estando a ser estudada a possibilidade de se construir no local um museu da PSP.

Lusa
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #186 em: Abril 16, 2013, 10:05:54 pm »
Citação de: "Lusitano89"
PSP junta-se à polícia espanhola para patrulhar zona comercial de Badajoz


A PSP está a patrulhar, este fim de semana a cidade espanhola de Badajoz, que nesta altura do ano recebe milhares de portugueses que percorrem as principais artérias comercias para efetuar as compras de Natal. Esta iniciativa, que está a ser desenvolvida em parceria com o Corpo Nacional de Policia (CNP) de Espanha, está a deixar surpreendidos os portugueses que visitam Badajoz, a escassos quilómetros da fronteira portuguesa.

Em declarações à agência Lusa, Maria de Fátima Galhardas, residente em Elvas, mostrou-se «bastante surpreendida» com a presença da polícia portuguesa em Badajoz, considerando «muito importante» este intercâmbio entre as polícias.

«Acho que os portugueses se sentirão mais em Portugal com a presença da PSP», declarou.

De visita a Badajoz, Hélder Calado, que viajou de Abrantes (Santarém) numa excursão de Natal, com o objetivo de efetuar compras em Badajoz, disse à Lusa que a presença da PSP deixou-o «surpreendido», considerado, também, a ação «positiva».

A PSP está a patrulhar Badajoz com uma equipa de dois agentes e uma viatura policial caracterizada portuguesa, acompanhados por outros tantos polícias espanhóis, garantindo, assim, uma maior visibilidade e uma ligação mais próxima entre os visitantes e a polícia.

«Há boa aceitação por parte dos portugueses e espanhóis. Já demos informações, já ajudamos os nossos colegas espanhóis e estamos a ser bem recebidos», disse à Lusa o chefe Jorge Teixeira da PSP de Elvas.

Esta iniciativa entre as polícias dos dois países já foi desenvolvida na época da Páscoa e no início do mês de dezembro, em Lisboa, tendo a capital portuguesa recebido um contingente policial composto por dois polícias da Unidade Policial de Badajoz do CNP, auxiliados por uma viatura daquela força policial.

O subinspetor da Unidade Policial de Badajoz do CNP, Juan Picado, que já efetuou patrulhamento em Portugal no âmbito desta iniciativa, relatou que ficou surpreendido com o número de espanhóis que visitam Lisboa, considerando ainda que é «muito importante» a ligação entre as duas polícias.

«Foi uma boa experiência. Em Lisboa, os espanhóis falaram connosco, perguntavam-nos onde ficavam as lojas, os restaurantes, não acreditavam no primeiro momento que a polícia espanhola estava lá», declarou.

De acordo com a PSP, esta ação resulta do aprofundamento da cooperação transfronteiriça, em particular no domínio da luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiriças e no âmbito do acordo de cooperação em matéria policial e aduaneira rubricado por Portugal e Espanha.

Lusa


 

*

M@rkoz

  • 13
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #187 em: Abril 17, 2013, 04:35:11 pm »
Citar
Comunicado do Comando-Geral da Polícia Marítima
11-04-2013 11:50
 

Na sequência dos acontecimentos ocorridos ontem, dia 10ABRIL, na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, e no decurso de uma operação de salvamento e socorro de 5 cidadãos comunitários, tripulantes do veleiro “MERI TUULI”, que se encontravam em perigo de vida no mar, coordenada pela Capitania do Porto da Figueira da Foz e com meios da Polícia Marítima em reforço do dispositivo da Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos local, resultou o falecimento do agente de 1ª classe da PM Adriano Ribeiro Martins, em serviço no Comando Local da PM da Figueira da Foz.


O Comando-Geral da Polícia Marítima (CGPM), na pessoa do seu Comandante-Geral, manifesta o seu extremo pesar pelo trágico desaparecimento daquele agente da PM que faleceu no cumprimento daquela missão pública e do seu dever de servidor do Estado, na Autoridade Marítima Nacional e na Polícia Marítima, e que sempre serviu com todo o empenho, zelo e dedicação.

O CGPM endereça à família enlutada o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Agente da Polícia Marítima Adriano Ribeiro Martins.

(Fonte CGPM)
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #188 em: Abril 24, 2013, 10:57:31 am »
Casos de maus tratos durante as detenções são pontuais, defende associação de polícia


O presidente da Associação Sócio Profissional da Polícia (ASPP/PSP) lamentou hoje à Lusa que a denúncia do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura não refira que os casos de maus-tratos praticados por elementos da PSP são esporádicos.

O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura denunciou na terça-feira casos de maus-tratos pela PSP, GNR e Polícia Judiciária durante as detenções e recomenda às autoridades portuguesas que continuem a esforçar-se para acabar com essas práticas.

«Quem lê o relatório de uma forma muito genérica parece que temos uma situação que é recorrente na polícia e, de facto, não é, são situações pontuais e que acontecem nas ocorrências mais graves e mais violentas com que nos confrontamos», disse Paulo Rodrigues.

O dirigente da ASPP lamenta, por isso, que «o relatório não refira que são situações pontuais e que ao longo dos anos se tem feito uma evolução positiva».

«A polícia tem feito nessa área uma evolução extremamente importante, se compararmos com a realidade de há 30 ou 40 anos», sublinhou.

Paulo Rodrigues admite que as situações pontuais que persistem «têm de ser corrigidas e definitivamente eliminadas».

«É verdade que a tensão dos últimos tempos aumentou bastante, porque a violência é maior e, muitas vezes, a atuação da polícia é o resultado desta agressividade com que nos confrontamos no dia-a-dia», acrescentou

O relatório do comité do Conselho da Europa resultou da 6.ª visita periódica realizada em fevereiro de 2012 a Portugal, a pedido das autoridades portuguesas.

Durante a deslocação, os peritos do Conselho da Europa visitaram 10 esquadras da PSP de Lisboa, duas de Coimbra e de Setúbal, bem como a sede da PJ e o estabelecimento prisional anexo.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #189 em: Abril 29, 2013, 09:11:20 pm »
MAI diz que reforço policial para o verão de 2013 é o adequado


O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, assegurou hoje em Faro que o reforço policial para o verão de 2013 é o adequado e que o orçamento do seu Ministério para este ano corresponde às exigências operacionais.

O reforço nacional permanente da GNR para o período de 01 de junho a 15 de setembro será de 480 efetivos (150 dos quais para o Algarve), sendo o reforço adicional não permanente - para atuação em eventos desportivos ou musicais de grande dimensão - de 682 homens (224 para o Algarve).

"Não é atirando com mais 500 ou 600 elementos para o terreno que se resolvem os problemas", afirmou Miguel Macedo, sublinhando que o reforço hoje apresentado é o necessário e que o Ministério da Administração Interna (MAI) não tem vivido em "sobressalto orçamental".

O dispositivo para o verão de 2013 foi hoje apresentado no auditório do Turismo do Algarve, em Faro, numa sessão presidida por Miguel Macedo, que contou igualmente com a presença dos diretores nacionais da PSP e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entre outras individualidades.

"As forças de segurança têm feito uma gestão adequada e é assim que vai continuar a ser", afirmou, considerando "lastimável" que as ordens do Ministério das Finanças para cortar na despesa não fiquem dentro do Conselho de Ministros.

"Isso são matérias que são discutidas dentro do Conselho de Ministros, devem ficar dentro do Conselho de Ministros e é lastimável que não fiquem dentro do Conselho de Ministros, portanto, sobre isso, nem uma palavra", afirmou.

Miguel Macedo acrescentou ainda que, nos últimos dois anos, tem sido reforçado sistematicamente o dispositivo permanente das forças de segurança no Algarve, o que permite partir de patamares diferentes daqueles que se consideravam anteriormente.

"Não se trata aqui de vir a correr à pressa, no momento do verão, com um reforço de circunstância para o verão", sublinhou. Durante a tarde, o ministro Miguel Macedo inaugurou ainda as instalações da força destacada da Unidade Especial de Polícia (UEP) no Algarve, situada nas imediações do Aeroporto Internacional de Faro, obra orçada em 1,2 milhões de euros.

Após a sessão em que foram adiantados os números do reforço policial, foi ainda apresentado o projeto "Algarve - Destino Seguro", que envolve o Comando de Faro da PSP, o Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg). O programa prevê a realização de inquéritos aos turistas e à população residente, que serão depois validados pela UAlg, e o desenvolvimento de uma aplicação para "smartphones", pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) daquela universidade.

Lusa
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #190 em: Maio 11, 2013, 03:10:11 pm »

1:03 Toma lá um bacalhau!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #191 em: Maio 23, 2013, 01:04:04 pm »
Amnistia Internacional critica 'uso excessivo da força' pela polícia portuguesa


O "uso excessivo da força" por parte da polícia contra manifestantes e ciganos em Portugal é assinalado no relatório da Amnistia Internacional (AI) divulgado hoje, que adianta que a violência doméstica continua a constituir uma "preocupação séria". O relatório anual da organização de defesa dos direitos humanos, com dados de 2012, enumera alguns casos, entre os quais o da manifestação realizada em Lisboa a 22 de Março, dia de greve geral, e promovida pela Plataforma 15 de Outubro.

A polícia terá usado "força excessiva contra manifestantes pacíficos", refere a AI, adiantando que "dois jornalistas receberam tratamento médico depois de alegadamente terem sido espancados pela polícia".

Os fotojornalistas José Goulão, da agência Lusa, e Patrícia Melo Moreira, da AFP, faziam a cobertura da carga policial sobre os manifestantes no Chiado quando foram agredidos.

A Amnistia assinala também uma carga policial sobre manifestantes a 14 de Novembro, junto à Assembleia da República, adiantando que os media deram conta de 48 feridos.

Indica ainda que alguns dos detidos (foram detidas nove pessoas e identificadas 21) não foram informados das razões da detenção e não tiveram acesso a um advogado em tempo oportuno.

O terceiro caso apontado ocorreu em setembro em Vila Verde, numa busca para a detenção de um homem num acampamento cigano. "Pelo menos nove ciganos, incluindo crianças, foram alegadamente espancados e abusados física e verbalmente por cerca de 30 polícias; pelo menos três tiveram de receber tratamento médico", precisa o relatório.

Lusa
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #192 em: Maio 24, 2013, 09:03:39 pm »
Coitadinhos... Abusados verbalmente...  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #193 em: Junho 30, 2013, 02:52:33 pm »
Agentes da PSP presos esta semana cobravam 100 a 200 euros


Dois dos três agentes da PSP que foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção – num esquema que envolve outros três agentes e centenas de empresários – continuaram a receber subornos mesmo depois de terem sido afastados do Departamento de Armas e Explosivos, em Janeiro do ano passado, quando começou a investigação.

Ao que o SOL apurou, os polícias intitulavam-se agentes fiscalizadores daquele departamento e, nessa condição, faziam inspecções ‘paralelas’ a industriais e donos de pedreiras, quase sempre fora do horário de serviço. O desfecho era quase sempre o mesmo: recebiam contrapartidas em dinheiro dos empresários e, em troca, fechavam os olhos a infracções (carga explosiva em excesso ou mal acondicionada).

Pelo menos por duas vezes foram encontrados em acções de fiscalização quando estavam fora de serviço, o que levantou suspeitas dentro da PSP. O então director do departamento, Francisco Bagina, comunicou as suspeitas ao Ministério Público em finais de 2011, quando recebeu também denúncias de operadores pirotécnicos e de explosivos.

Durante pelo menos quatro anos, os seis polícias favoreceram empresários de várias maneiras. Umas vezes avisavam-nos que iam ser alvo de fiscalizações. Mais tarde, passavam no local e cobravam a comissão.

Outras vezes, faziam crer aos industriais que conseguiam obter documentos e facilitar os licenciamentos. Este esquema terá rendido milhares de euros. Se no início os favores eram pagos com almoços e jantares, mais tarde a relação de confiança deu lugar a ‘luvas’: de cada vez, cada polícia recebia no mínimo 100 a 200 euros. Quando recebiam mais chegaram a fazer depósitos de 300 e 400 euros. Mas nenhum aparentava sinais exteriores de riqueza. As quantias eram gastas em roupa, jantaradas e diversão nocturna.

Mal arrancou a investigação, a cargo da PJ, dois agentes foram transferidos – para a divisão de Loures do Comando de Lisboa – em Janeiro de 2012. Outro saiu em Junho. No departamento, mantiveram-se até hoje três colegas (dois trabalham ali há dez anos). Os seis, todos agentes principais, são suspeitos de corrupção passiva para acto ilícito e três ficaram em prisão preventiva. Todos foram alvo de processos disciplinares.

Até agora, cerca de 50 empresários, todos operadores de explosivos e do Norte do país, foram constituídos arguidos no inquérito, conduzido pela 9.ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Desde o início da investigação, a PSP colaborou com a PJ, fazendo diligências e enviando informação. No dia das buscas, o acesso aos emails de serviço dos arguidos foi feito a partir deste departamento da PSP.

SOL
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #194 em: Julho 08, 2013, 09:23:53 pm »
PSP destruiu hoje mais de 3.000 armas, este ano já foram destruídas quase 9.000


A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do seu Departamento de Armas e Explosivos, destruiu hoje mais de 3.000 armas brancas e de fogo, que se juntam às milhares já destruídas este ano, num total de quase 9.000. De acordo com um comunicado da PSP, o Departamento de Armas e Explosivos destruiu hoje 3.050 armas – 2.850 armas de fogo e 200 armas brancas –, sendo esta a terceira destruição de armas já realizada este ano.

Em operações semelhantes que decorreram em Janeiro e Abril, a PSP destruiu 5.529 armas de fogo e 366 armas brancas.

Com a destruição de armas de hoje, o total de armas destruídas eleva-se para 8.379 armas de fogo e 566 armas brancas.

“As armas destruídas foram declaradas como perdidas a favor do Estado no âmbito de processos-crime, contra-ordenação ou administrativos, depois de terem sido apreendidas pela PSP e demais autoridades policiais, a nível nacional, no decorrer da sua missão preventiva, em especial da prática de crimes violentos com o emprego de armas de fogo. Integraram ainda o referido lote, armas entregues voluntariamente ao Estado pelos seus detentores ou achadores”, explicou a PSP, em comunicado.

Lusa